Sunteți pe pagina 1din 8

Histria da Independncia do Brasil, Dom Pedro I, Grito do Ipiranga, 7 de setembro, Histria do Brasil Imprio, Dia da Independncia, transformaes polticas,

econmicas e sociais, dependncia da Inglaterra no Brasil Introduo A independncia do Brasil, enquanto processo histrico, desenhou-se muito tempo antes do prncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laos coloniais s margens do rio Ipiranga. De fato, para entendermos como o Brasil se tornou uma nao independente, devemos perceber como as transformaes polticas, econmicas e sociais inauguradas com a chegada da famlia da Corte Lusitana ao pas abriram espao para a possibilidade da independncia. A chegada da Famlia Real Portuguesa ao Brasil foi episdio de grande importncia para que possamos iniciar as justificativas da nossa independncia. Ao pisar em solo brasileiro, Dom Joo VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleo e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar capital da colnia, o rei portugus realizou a abertura dos portos brasileiros s demais naes do mundo. Dia do Fico Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. H tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presena de D. Pedro impedia este ideal. Porm, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se para o bem de todos e felicidade geral da nao, diga ao povo que fico." O processo de independncia Aps o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma srie de medidas que desagradaram a metrpole, pois preparavam caminho para a independncia do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou tambm que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovao. Alm disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independncia. O prncipe fez uma rpida viagem Minas Gerais e a So Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os ltimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilizao social.

Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrpole. Estas notcias chegaram as mos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para So Paulo. Prximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independncia ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independncia do Brasil. No ms de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Ps Independncia Os primeiros pases que reconheceram a independncia do Brasil foram os Estados Unidos e o Mxico. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhes de libras esterlinas para reconhecer a independncia de sua ex-colnia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um emprstimo da Inglaterra. Embora tenha sido de grande valor, este fato histrico no provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independncia. A estrutura agrria continuou a mesma, a escravido se manteve e a distribuio de renda continuou desigual. A elite agrria, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Causas da Independncia do Brasil As principais causas que geraram o processo de Independncia do Brasil Introduo A Independncia do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822, foi um dos mais importantes fatos histricos da Histria do Brasil. Liderado por D. Pedro I, tirou o Brasil da situao de colnia portuguesa, possibilitando sua independncia poltica e econmica. Causas da Independncia do Brasil: - No final do sculo XVIII e incio do XIX, aumentaram no Brasil as presses e descontentamento contra o monoplio comercial imposto por Portugal ao Brasil. As elites agrria e comercial brasileira desejavam liberdade econmica para poder ampliar o comrcio de seus produtos. Esta liberdade s seria obtida com a independncia do pas. - Desde a Inconfidncia Mineira (1789) e outros movimentos sociais contrrios ao domnio portugus sobre o Brasil, era muito grande a insatisfao com relao cobrana de altas taxas e impostos exigidos pela metrpole (Portugal). Portanto, a independncia era vista como uma forma de libertao destes impostos abusivos. - Influncia de movimentos externos liberais e, portanto, contrrios ao colonialismo. Entres estes movimentos polticos e sociais, podemos citar a Independncia dos Estados Unidos (1776) e a Revoluo Francesa (1789). Estes ideais chegaram ao Brasil, aumentando as presses poltica contra o domnio portugus sobre o Brasil.

- Aps a Revoluo Liberal do Porto, a corte portuguesa exigiu o retorno de D. Joo VI para Portugal. Dom Pedro ficou no Brasil como prncipe regente. Percebendo o aumento do movimento poltico no Brasil pela conquista da liberdade, a corte portuguesa passou a pressionar Dom Pedro para que ele tambm fosse para Portugal. Esta situao foi encarada no Brasil como uma tentativa de Portugal recolonizar o Brasil, gerando mais insatisfao e aumentando os anseios pela conquista da liberdade. - No podemos deixar de citar tambm o projeto poltico de Dom Pedro em se tornar imperador do Brasil aps a conquista da independncia.

Histria da Independncia do Brasil A Independncia do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colnia de Portugal. A proclamao foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em So Paulo. Causas: - Vontade de grande parte da elite poltica brasileira em conquistar a autonomia poltica; - Desgaste do sistema de controle econmico, com restries e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil; - Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil. Dia do Fico - D. Pedro no acatou as determinaes feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil. Medidas pr independncia: Logo aps o Dia do Fico, D. Pedro I tomou vrias medidas com o objetivo de preparar o pas para o processo de independncia: - Organizao a Marinha de Guerra - Convocou uma Assembleia Constituinte; - Determinou o retornou das tropas portuguesas; - Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovao de D. Pedro. - Visitou So Paulo e Minas Gerais para acalmar os nimos, principalmente entre a populao, que estavam exaltados em vrias regies. A Proclamao da Independncia Ao viajar de Santos para So Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situao, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: Independncia ou Morte! Ps Independncia - D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;

- Portugal reconheceu a independncia, exigindo uma indenizao de 2 milhes de libras esterlinas; - Em algumas regies do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrrias independncia do Brasil. Estas manifestaes foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.

Independncia do Brasil
A independncia do Brasil, enquanto processo histrico, desenhou-se muito tempo antes do prncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laos coloniais s margens do rio Ipiranga. De fato, para entendermos como o Brasil se tornou uma nao independente, devemos perceber como as transformaes polticas, econmicas e sociais inauguradas com a chegada da famlia da Corte Lusitana ao pas abriram espao para a possibilidade da independncia. A chegada da Famlia Real Portuguesa ao Brasil foi episdio de grande importncia para que possamos iniciar as justificativas da nossa independncia. Ao pisar em solo brasileiro, Dom Joo VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleo e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar capital da colnia, o rei portugus realizou a abertura dos portos brasileiros s demais naes do mundo. Do ponto de vista econmico, essa medida pode ser vista como um primeiro grito de independncia, onde a colnia brasileira no mais estaria atrelada ao monoplio comercial imposto pelo antigo pacto colonial. Com tal medida, os grandes produtores agrcolas e comerciantes nacionais puderam avolumar os seus negcios e viver um tempo de prosperidade material nunca antes experimentado em toda histria colonial. A liberdade j era sentida no bolso de nossas elites. Para fora do campo da economia, podemos salientar como a reforma urbanstica feita por Dom Joo VI promoveu um embelezamento do Rio de Janeiro at ento nunca antes vivida na capital da colnia, que deixou de ser uma simples zona de explorao para ser elevada categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. Se a medida prestigiou os novos sditos tupiniquins, logo despertou a insatisfao dos portugueses que foram deixados merc da administrao de Lorde Protetor do exrcito ingls. Essas medidas, tomadas at o ano de 1815, alimentaram um movimento de mudanas por parte das elites lusitanas, que se viam abandonadas por sua antiga autoridade poltica. Foi

nesse contexto que uma revoluo constitucionalista tomou conta dos quadros polticos portugueses em agosto de 1820. A Revoluo Liberal do Porto tinha como objetivo reestruturar a soberania poltica portuguesa por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei e reconduziria o Brasil condio de colnia. Os revolucionrios lusitanos formaram uma espcie de Assembleia Nacional que ganhou o nome de Cortes. Nas Cortes, as principais figuras polticas lusitanas exigiam que o rei Dom Joo VI retornasse terra natal para que legitimasse as transformaes polticas em andamento. Temendo perder sua autoridade real, D. Joo saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como prncipe regente do Brasil. A medida ainda foi acompanhada pelo rombo dos cofres brasileiros, o que deixou a nao em pssimas condies financeiras. Em meio s conturbaes polticas que se viam contrrias s intenes polticas dos lusitanos, Dom Pedro I tratou de tomar medidas em favor da populao tupiniquim. Entre suas primeiras medidas, o prncipe regente baixou os impostos e equiparou as autoridades militares nacionais s lusitanas. Naturalmente, tais aes desagradaram bastante as Cortes de Portugal. Mediante as claras intenes de Dom Pedro, as Cortes exigiram que o prncipe retornasse para Portugal e entregasse o Brasil ao controle de uma junta administrativa formada pelas Cortes. A ameaa vinda de Portugal despertou a elite econmica brasileira para o risco que as benesses econmicas conquistadas ao longo do perodo joanino corriam. Dessa maneira, grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascenso poltica de Dom Pedro I lder da independncia brasileira. No final de 1821, quando as presses das Cortes atingiram sua fora mxima, os defensores da independncia organizaram um grande abaixo-assinado requerendo a permanncia e Dom Pedro no Brasil. A demonstrao de apoio dada foi retribuda quando, em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro I reafirmou sua permanncia no conhecido Dia do Fico. A partir desse ato pblico, o prncipe regente assinalou qual era seu posicionamento poltico. Logo em seguida, Dom Pedro I incorporou figuras polticas pr-independncia aos quadros administrativos de seu governo. Entre eles estavam Jos Bonifcio, grande conselheiro poltico de Dom Pedro e defensor de um processo de independncia conservador guiado pelas mos de um regime monrquico. Alm disso, Dom Pedro I firmou uma resoluo onde dizia que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorizao prvia. Essa ltima medida de Dom Pedro I tornou sua relao poltica com as Cortes praticamente insustentvel. Em setembro de 1822, a assembleia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do prncipe para Portugal sob a ameaa de invaso militar, caso a exigncia no fosse imediatamente cumprida. Ao tomar conhecimento do documento, Dom

Pedro I (que estava em viagem) declarou a independncia do pas no dia 7 de setembro de 1822, s margens do rio Ipiranga. Por Rainer Sousa Graduado em Histria

S-ar putea să vă placă și