Sunteți pe pagina 1din 33

Modem Nokia CS-11

Edio 2.0

DECLARAO DE CONFORMIDADE A NOKIA CORPORATION declara, neste instrumento, que o produto RD-15 est em conformidade com as exigncias bsicas e outros dispositivos relevantes da Diretiva 1999/5/EC. Para obter uma cpia da Declarao de Conformidade, acesse o site, em ingls, http://www.nokia.com/phones/ declaration_of_conformity/.

2010-2011 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e o logotipo de Nokia Original Accessories so marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa, mencionados neste manual, podem ser marcas comerciais ou nomes comerciais de seus respectivos proprietrios. proibida a reproduo, transferncia, distribuio ou armazenamento, no todo ou em parte, do contedo deste documento, de qualquer forma, sem a prvia autorizao por escrito da Nokia. A Nokia adota uma poltica de desenvolvimento contnuo. A Nokia reserva-se o direito de fazer alteraes e melhorias em qualquer um dos produtos descritos neste documento sem aviso prvio. No limite permitido pela lei aplicvel, nem a Nokia nem qualquer de seus licenciantes podero ser, em hiptese alguma, responsabilizados por quaisquer perdas de dados, lucros ou lucros cessantes, nem por danos extraordinrios, incidentais, consequentes ou indiretos, seja qual for a causa.

O contedo deste documento fornecido "no estado em que se encontra" e deve ser interpretado de maneira literal. Salvo nos casos em que a lei em vigor o exija, nenhuma garantia de qualquer espcie, seja expressa ou implcita, incluindo, entre outras, as garantias implcitas de comercializao e adequao para uma finalidade especfica, ser oferecida em relao preciso, confiabilidade ou ao contedo deste documento. A Nokia reserva-se o direito de revisar este documento ou de exclu-lo a qualquer momento, sem aviso prvio. A disponibilidade de determinados produtos, seus aplicativos e servios pode variar conforme a regio. Verifique, com o revendedor Nokia, os detalhes e a disponibilidade de opes de idioma. Este dispositivo pode conter produtos, tecnologia ou software sujeitos s leis e regulamentos de exportao dos Estados Unidos e de outros pases. Probe-se qualquer uso contrrio s referidas leis.

Anatel

Anatel
Este produto est homologado pela Anatel, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resoluo no. 242/2000 e atende aos requisitos tcnicos aplicados, incluindo os limites de exposio da Taxa de Absoro Especifica referente a campos eltricos, magnticos e eletromagnticos de radiofrequncia, de acordo com as Resolues no. 303/2002 e no. 533/2009.

www.anatel.gov.br

Os logotipos Nokia, Connecting People e Original Accessories so marcas registradas e/ou marcas comerciais da Nokia Corporation e/ou companhias afiliadas.

SEGURANA

SEGURANA
Leia estas diretrizes bsicas. A falta de ateno a essas regras pode oferecer perigo ou ser ilegal. Leia o Manual do Usurio, na ntegra, para obter mais informaes.
PRECAUO AO LIGAR O DISPOSITIVO

No ligue o dispositivo quando o uso de aparelhos celulares for proibido ou quando houver a possibilidade de oferecer perigo ou causar interferncia.
INTERFERNCIA

Dispositivos sem-fio podem estar sujeitos a interferncias que podem afetar a sua operao.
DESLIGUE O DISPOSITIVO EM REAS RESTRITAS

Siga as restries aplicveis. Desligue o dispositivo quando estiver a bordo de uma aeronave, prximo a equipamentos mdicos, combustveis, produtos qumicos ou reas de detonao.
SERVIO AUTORIZADO

Somente tcnicos autorizados podem instalar ou consertar este produto. 6

SEGURANA EVITE O CONTATO COM GUA

Este dispositivo no prova dgua. Mantenha-o seco.

Seu dispositivo
O dispositivo sem-fio descrito neste manual foi aprovado para uso nas redes (E)GSM 850, 900, 1800 e 1900, bem como nas redes UMTS 850/1900/2100 HSPA. Para obter mais informaes sobre redes, entre em contato com a operadora. Durante uma operao prolongada, como uma conexo de dados de alta velocidade, o dispositivo pode ficar quente. Na maioria dos casos, essa condio normal. Se voc suspeitar que o dispositivo no est funcionando corretamente, leve-o at a assistncia tcnica mais prxima. Antes de conectar este dispositivo a qualquer outro, leia o respectivo Manual do Usurio para obter instrues detalhadas sobre segurana. No conecte produtos incompatveis.

Introduo

Servios de rede
Para utilizar o dispositivo, necessrio ter acesso aos servios de uma operadora. Alguns recursos no esto disponveis em todas as redes; para que possam ser utilizados, alguns recursos podem exigir adaptaes especficas junto operadora. Os servios de rede envolvem a transmisso de dados. Entre em contato com a operadora para obter detalhes sobre taxas da sua rede local e de quando estiver em roaming em outras redes. A operadora pode explicar quais cobranas se aplicam. Algumas redes podem apresentar limitaes que afetam o modo de utilizao de alguns recursos deste dispositivo, exigindo suporte de rede.

1. Introduo
O Nokia Internet Stick CS-11 um modem sem-fio que permite transferir dados em redes celulares. Para usar o dispositivo com o seu computador, voc precisa do aplicativo Nokia Internet Modem que
8

Introduo

instalado automaticamente quando voc conecta o dispositivo ao computador pela primeira vez. Leia atentamente este Manual do Usurio antes de usar o dispositivo. Alm disso, leia os Manuais do Usurio do aplicativo Nokia Internet Modem, do seu computador, do sistema operacional e de qualquer software usado com a conexo de Internet configurada pelo dispositivo. Para obter mais informaes, visite www.nokia.com/ support ou o site local da Nokia. A temperatura operacional deste dispositivo deve permanecer entre -15C e 35C; e a temperatura de armazenamento deve permanecer entre -40C e 85C. Aviso: O conector deste dispositivo pode conter uma pequena quantidade de nquel. As pessoas sensveis a nquel podem apresentar sintomas devido ao contato prolongado da pele com o conector.
9

Introduo

Ler o Manual do Usurio do Nokia Internet Modem


Para ler o Manual do Usurio do aplicativo Nokia Internet Modem, voc deve ter um aplicativo leitor de PDF instalado no seu computador. Voc pode fazer o download do leitor de PDF, por exemplo, no site da Adobe. Para acessar o Manual do Usurio, selecione o ponto de interrogao (Ajuda) na exibio principal do aplicativo Nokia Internet Modem. O Manual do Usurio exibido no idioma selecionado durante a instalao do aplicativo.

Hardware e software suportados


O conector USB do dispositivo suporta as taxas de transferncia de dados definidas na verso de especificao USB 2.0.
10

Incio

Para usar o dispositivo para transferncia de dados com seu computador, o computador precisa ter um processador de 500 MHz de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) ou mais rpido, uma porta USB compatvel e 350 megabytes de espao disponvel no disco rgido. Voc tambm precisar de um dos seguintes sistemas operacionais: Microsoft Windows XP (Service Pack 2 com Hotfix KB943198 ou Service Pack 3 ou mais recente), Microsoft Windows Vista, Windows 7, Linux Ubuntu 9.04 ou Apple Mac OS 10.4, 10.5 ou 10.6. O Microsoft Windows XP 64-bit Edition no suportado.

2. Incio
O dispositivo contm as seguintes partes mostradas na pgina de ttulo: luz indicadora (1), conector USB coberto com tampa de proteo (2) e tampa do compartimento do carto SIM (3).
11

Incio

Locais de antena
Seu dispositivo tem antenas internas. Evite tocar na rea da antena (4) desnecessariamente enquanto a antena estiver transmitindo ou recebendo. O contato com as antenas afeta a qualidade da comunicao e pode fazer com que o dispositivo opere em um nvel de consumo de energia muito alto e pode reduzir a vida til da bateria.

Inserir o carto SIM


Aviso: Mantenha a tampa de proteo fora do alcance de crianas. 1. Remova a tampa de proteo (5). 2. Levante a tampa do compartimento do carto SIM (6). 3. Insira o carto SIM (7). Verifique se a superfcie de contato do carto est voltada para baixo e se o canto recortado est voltado para a direita.
12

Incio

4. Para fechar a tampa, pressione-a contra o dispositivo (8) e deslize-a at seu lugar.

Primeira configurao
Para configurar o dispositivo para o seu computador, voc pode precisar de direitos de administrador para o sistema operacional. Voc tambm pode precisar alterar as configuraes do firewall do sistema operacional para permitir que o dispositivo acesse a internet. 1. Verifique se um carto SIM est inserido no dispositivo. 2. Remova a tampa de proteo do conector USB. 3. Ligue o computador e conecte o dispositivo porta USB de modo que o logotipo da Nokia fique voltado para cima.

13

Incio

Dica: Para conectar o dispositivo a um computador compatvel usando o Cabo de conectividade Nokia CA-175D, conecte o cabo ao conector USB e porta USB no computador. 4. Para instalar o dispositivo e o aplicativo Nokia Internet Modem, execute uma das seguintes aes: No Windows, o instalador aberto automaticamente se o recurso de execuo automtica estiver habilitado. Se o recurso de execuo automtica estiver desabilitado ou se a sua verso do Windows no oferecer suporte a ele, no Windows Explorer, clique duas vezes na unidade do Nokia Internet Modem e, em seguida, no arquivo setup.exe.

14

Incio

No Mac OS, clique duas vezes na unidade do Nokia Internet Modem e, em seguida, no cone do Nokia Internet Modem. No Linux, clique duas vezes na unidade de CD e no cone nokiaInternetmodem.deb. Selecione Instalar pacote. 5. Escolha o idioma desejado na lista e selecione OK. Siga as instrues exibidas. Leia atentamente o contrato de licena de usurio final e aceite-o. O aplicativo e as unidades necessrias so instalados em seu computador. A instalao pode levar alguns minutos. 6. Com base no seu carto SIM, o dispositivo tenta definir automaticamente as configuraes da rede celular da operadora.

15

Incio

7. Quando solicitado, digite o cdigo do nmero de identificao pessoal, PIN (Personal Identification Number) de seu carto SIM. O cdigo PIN ajuda a proteger seu carto SIM contra uso no autorizado e geralmente fornecido com o carto. A exibio principal do aplicativo Nokia Internet Modem exibida. 8. Para sair do aplicativo Nokia Internet Modem, selecione X. 9. Para desconectar o dispositivo do computador, desconecte o dispositivo da porta USB. Talvez seja necessrio parar o dispositivo antes de desconect-lo, caso seu sistema operacional suporte essa funo.

16

Incio

Luz indicadora
Se a luz indicadora estiver vermelha, o dispositivo no poder se registrar em uma rede celular porque o carto SIM no vlido ou est inserido incorretamente, ou porque no consegue encontrar uma rede com suporte em sua localizao. Se a luz vermelha piscar, o dispositivo no estar registrado em uma rede celular porque voc no inseriu o cdigo PIN, se a solicitao do cdigo PIN estiver habilitada no aplicativo Nokia Internet Modem. Se a luz indicadora estiver verde, o dispositivo est registrado em uma rede GSM e est transferindo dados. Se a luz verde piscar, o dispositivo estar registrado em uma rede GSM, mas a conexo de dados no est ativa. Se a luz indicadora estiver azul, o dispositivo estar registrado em uma rede 3G e estar transferindo dados. Se a luz azul piscar, o dispositivo estar
17

Conecte-se internet

registrado em uma rede 3G, mas a conexo de dados no estar ativa.

Desinstalar
Para desinstalar o dispositivo e o aplicativo Nokia Internet Modem do computador, execute uma das seguintes aes: No Windows, selecione o aplicativo de desinstalao no menu Iniciar. No Mac OS, selecione o cone de desinstalao na pasta Nokia. No Linux, use o gerenciador de pacotes.

3. Conecte-se internet
Para obter informaes sobre a disponibilidade de servios de dados, preos e tarifas, entre em contato com a operadora.
18

Conecte-se internet

1. Quando um carto SIM for inserido no dispositivo, ligue o computador e conecte o dispositivo a ele. 2. Se o aplicativo Nokia Internet Modem no for aberto automaticamente, execute uma das seguintes aes: No Windows, abra o aplicativo no menu Iniciar. Por exemplo, no Windows XP, selecione Iniciar > Programas > Nokia > Nokia Internet Modem > Nokia Internet Modem. No Mac OS, selecione o aplicativo no Finder. No Linux, selecione Aplicativos > Internet > Nokia Internet Modem. 3. Se solicitado, digite o cdigo PIN de seu carto SIM. 4. Verifique a luz indicadora de rede para confirmar se a conexo de rede est disponvel.

19

Conecte-se internet

5. Para se conectar internet, selecione Conexo de internet > . Comece a usar a conexo com o software desejado. Durante a transferncia de dados, a janela Conexo de internet mostra a taxa de transmisso dos dados enviados (Taxa de envio) e recebidos (Taxa de recebimento), a durao da seo atual e a quantidade total de dados enviados e recebidos durante a seo (Volume). Se o computador entrar em modo de espera ou hibernao, a transferncia de dados poder ser interrompida. Usar o dispositivo para transferncia de dados aumenta a necessidade de energia da bateria do computador e reduz a vida til da bateria. 6. Para encerrar a conexo, na janela Conexo de internet, selecione .

20

Conecte-se internet

Para sair do aplicativo, selecione X. A conexo tambm ser encerrada. Para minimizar a janela do aplicativo sem encerrar a conexo ativa, selecione . Para restaurar a janela do aplicativo, selecione o cone do aplicativo minimizado.

21

Como cuidar do seu dispositivo

Como cuidar do seu dispositivo


O seu dispositivo um produto de qualidade superior e dever ser tratado com cuidado. As sugestes a seguir ajudaro a assegurar a cobertura da garantia. Mantenha o dispositivo seco. Chuva, umidade e todos os tipos de lquidos podem conter minerais que provocam corroso dos circuitos eletrnicos. Se o dispositivo entrar em contato com lquidos, deixe-o secar por completo. No utilize nem guarde o dispositivo em locais com p e sujeira. Os componentes mveis e eletrnicos podero ser danificados. No guarde o dispositivo em temperaturas altas ou baixas. As altas temperaturas podem reduzir a vida til dos dispositivos eletrnicos, danificar as baterias e deformar ou derreter determinados plsticos. Quando o dispositivo voltar temperatura normal a partir de uma temperatura fria, poder haver formao de umidade na parte interna e danos nas placas dos circuitos eletrnicos. 22

Como cuidar do seu dispositivo

No tente abrir o dispositivo de uma forma diferente da especificada neste manual. No derrube, bata ou faa movimentos bruscos com o dispositivo. O manuseio indevido pode quebrar as placas do circuito interno e os mecanismos mais delicados. No utilize produtos qumicos, diluentes ou detergentes abrasivos para limpar o dispositivo. Use somente um pano macio, limpo e seco para limpar a superfcie do dispositivo. No pinte o dispositivo. A pintura pode obstruir os componentes mveis e impedir o funcionamento correto. Essas sugestes se aplicam igualmente ao seu dispositivo ou a qualquer acessrio. Reciclagem Sempre devolva seus produtos eletrnicos, baterias e embalagens usados a pontos de coleta dedicados. Desta forma, voc ajuda a evitar o descarte descontrolado de lixo e a promover a reciclagem de materiais. Consulte as informaes ambientais e veja como reciclar os produtos Nokia em www.nokia.com.br/reciclagem ou em nokia.mobi/werecycle (em ingls). 23

Como cuidar do seu dispositivo

O smbolo do contentor de lixo riscado presente em seu produto, na bateria, na documentao ou embalagem, serve para lembrar voc de que todos os produtos eletroeletrnicos, baterias e acumuladores devem ser separados para coleta seletiva no final da vida til. Esta exigncia se aplica Unio Europeia. No descarte esses produtos como lixo domstico. Para obter mais informaes sobre meio ambiente, consulte as Eco-Declaraes do produto no site, em ingls, www.nokia.com/environment.

24

Informaes adicionais de segurana

Informaes adicionais de segurana


Crianas
Este dispositivo e seus acessrios no so brinquedos. Eles podem conter peas pequenas. Mantenha-os fora do alcance de crianas.

Ambiente de operao
Este dispositivo foi testado e est em conformidade com as diretrizes de exposio radiofrequncia quando posicionado a pelo menos 0,5 cm de distncia do corpo e quando conectado diretamente a uma porta USB no dispositivo host ou quando usado na extremidade do Cabo de conectividade Nokia CA-175D, que pode ser fornecido no pacote de vendas.

25

Informaes adicionais de segurana

Dispositivos mdicos
A operao de qualquer equipamento radiotransmissor, incluindo aparelhos celulares, poder interferir no funcionamento de dispositivos mdicos protegidos de forma inadequada. Consulte um mdico ou o fabricante do dispositivo mdico para determinar se ele est devidamente protegido contra energia de radiofrequncia externa. Desligue o dispositivo quando os regulamentos aplicveis derem essa instruo. Hospitais ou clnicas de sade podem utilizar equipamentos sensveis energia de radiofrequncia externa.

Dispositivos mdicos implantados


Os fabricantes de dispositivos mdicos implantados recomendam que seja mantida uma distncia mnima de 15,3 cm entre um dispositivo sem-fio e um dispositivo mdico implantado, por exemplo, marca-passo ou desfibrilador cardioversor implantado, a fim de evitar possveis interferncias no dispositivo mdico. As pessoas que possuem esses dispositivos devem:

26

Informaes adicionais de segurana

Sempre manter o dispositivo sem-fio a uma distncia superior a 15,3 cm do dispositivo mdico. Desligar o dispositivo sem-fio se houver qualquer suspeita de interferncia. Seguir as instrues do fabricante do dispositivo mdico implantado. Se voc tiver dvidas sobre a utilizao do seu dispositivo sem-fio com um dispositivo mdico implantado, consulte um mdico.

Aparelhos auditivos
Alguns dispositivos sem-fio podem interferir em alguns aparelhos auditivos.

Veculos
Os sinais de radiofrequncia podem afetar sistemas eletrnicos incorretamente instalados ou isolados em veculos motorizados, tais como injeo eletrnica, frenagem eletrnica de antitravamento das rodas, sistemas eletrnicos de controle de velocidade e sistemas de airbags. 27

Informaes adicionais de segurana

Para obter mais informaes, consulte o fabricante do veculo ou de seu equipamento. Somente a equipe qualificada deve fazer a manuteno do dispositivo. Uma reparao incorreta pode ser perigosa e invalidar a garantia. No guarde nem transporte lquidos inflamveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento onde guarda o dispositivo, suas peas ou acessrios. Desligue o seu dispositivo antes de embarcar em uma aeronave. O uso de dispositivos celulares pode ser perigoso para o controle da aeronave e ser ilegal.

Ambientes com risco de exploso


Desligue o dispositivo em ambientes com risco de exploso. Respeite todas as instrues disponveis. Fascas nessas reas podem provocar exploso ou incndio, resultando em ferimentos ou em morte. Desligue o dispositivo em locais de reabastecimento, como postos de gasolina. Observe as restries em reas de depsito, armazenamento e distribuio de combustvel, indstrias qumicas ou locais onde se realizam operaes que envolvem detonao de 28

Informaes adicionais de segurana

explosivos. reas com risco de exploso esto quase sempre identificadas com clareza. Essas reas incluem ambientes onde h avisos para desligar o motor do carro, pores de navios, instalaes de transferncia ou armazenamento de produtos qumicos e reas em que se verifique a presena de produtos qumicos ou partculas no ar, como p ou limalhas. Entre em contato com os fabricantes de veculos movidos a gs liquefeito de petrleo (tais como o gs propano ou butano) para verificar se este dispositivo pode ser utilizado com segurana nesses tipos de veculos.

Dados sobre a certificao (SAR)


Este modelo est em conformidade com as diretrizes de exposio a ondas de rdio. Este dispositivo um transmissor e receptor de rdio. Foi projetado para no exceder os limites de exposio a ondas de rdio recomendados por diretrizes internacionais. As referidas diretrizes foram desenvolvidas pelo ICNIRP, instituio cientfica independente, e incluem margens de segurana estabelecidas para garantir a proteo de todos, independentemente de idade ou estado de sade. 29

Informaes adicionais de segurana

As diretrizes de exposio para dispositivos mveis utilizam uma unidade de medida denominada Taxa de Absoro Especfica (SAR). O limite SAR estabelecido pelas diretrizes do ICNIRP de 2,0 Watts/quilograma (W/kg), calculados com base em dez gramas de tecido humano. Os testes de SAR so realizados utilizando-;se posies padronizadas de funcionamento, sendo que o dispositivo transmite seu mais elevado nvel de potncia certificado em todas as faixas de frequncia testadas. O nvel real de SAR de um dispositivo ligado pode ser bem inferior ao valor mximo, pois o dispositivo foi projetado para operar utilizando somente a potncia necessria para acessar a rede. Esse nvel pode variar de acordo com inmeros fatores, por exemplo, a proximidade da estao rdio-base. Os valores de SAR podem variar em funo das exigncias nacionais de teste e registro, bem como da banda da rede. Para obter mais informaes sobre SAR, consulte as informaes sobre o produto na pgina, em ingls, www.nokia.com. Este dispositivo foi testado e est em conformidade com as diretrizes de exposio radiofrequncia quando 30

Informaes adicionais de segurana

posicionado a pelo menos 0,5 cm de distncia do corpo e quando conectado diretamente a uma porta USB no dispositivo host ou quando usado na extremidade do Cabo de conectividade Nokia CA-175D, que pode ser fornecido no pacote de vendas. Este dispositivo tambm foi projetado para atender aos requisitos de exposio a ondas de rdio estabelecidos pela Federal Communications Commission (EUA) e pela Industry Canada. Esses requisitos estabelecem um limite SAR de 1,6 W/Kg, calculado com base em um grama de tecido humano. O valor SAR mais elevado, registrado sob esse padro durante a certificao do produto quando posicionado a uma distncia de 0,5 centmetros do corpo, de 0,81 W/kg.

31

Aviso da FCC/Industry Canada

Aviso da FCC/Industry Canada


Este dispositivo pode causar interferncia em TV ou rdio (por exemplo, ao ser utilizado muito prximo do equipamento receptor). A FCC ou a Industry Canada poder exigir a interrupo do uso do aparelho se essa interferncia no puder ser eliminada. Caso necessite de ajuda, entre em contato com a sua assistncia tcnica autorizada local. Este dispositivo est em conformidade com a parte 15 das regras da FCC. A operao est sujeita s duas condies a seguir: (1) Este dispositivo no pode provocar interferncia prejudicial e (2) este dispositivo deve aceitar qualquer interferncia recebida, incluindo interferncia que possa causar um funcionamento indesejvel. Quaisquer alteraes ou modificaes sem aprovao expressa da Nokia podem anular o direito do usurio de operar o equipamento. Este transmissor no deve ser colocado nem operado junto com qualquer outra antena ou transmissor.

32

Garantia limitada

Garantia limitada
O Certificado de Garantia encontra-se na caixa do produto e deve ser apresentado para qualquer prestao de servio de assistncia tcnica em um Posto de Servio Autorizado Nokia.

33

S-ar putea să vă placă și