Sunteți pe pagina 1din 11

Sair

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

ENSAIO POR ULTRA-SOM EM CHAPAS GROSSAS PRODUZIDAS NA USIMINAS UTILIZANDO O MTODO DE IMERSO (1)

Edmar Uzai Martins (2) Joo Maurcio d'Aparecida Melo (3) Mauro Ramon Dias(4)

RESUMO A USIMINAS desenvolveu uma sistemtica para utilizao da tcnica de ensaio por ultra-som no mtodo de imerso para inspeo em chapas grossas. Esta tcnica possibilita a USIMINAS executar o ensaio por ultra-som em material laminado de pequenas espessuras a partir de 6mm, utilizando cabeotes monocristal, de ondas longitudinais, e prova d'agua. Neste trabalho mostrada esta sistemtica, os recursos desenvolvidos e o dispositivo utilizado para realizar o ensaio.
Palavras-chaves: ULTRA-SOM, IMERSO, CHAPAS GROSSAS, USIMINAS. Temrio: Desenvolvimento de novos ensaios e novas tcnicas no convencionais de inspeo.

(1) Contribuio Tcnica 6 COTEQ da ABENDE, Salvador, BA, agosto de 2002. (2) Inspetor por Ultra-som nvel II ASNT-TC-1A- Gerncia de Acabamento e Expedio de Chapas Grossas da Usiminas; Ipatinga, MG. (3) Tcnico Metalrgico, Inspetor por Ultra-som nvel II - ASNT-TC-1A, ; USN1CL SNQC/END 01850 - ABENDE Gerncia de Acabamento e Expedio de Chapas Grossas, Usiminas; Ipatinga, MG. (4) Inspetor por Ultra-som nvel II ASNT-TC-1A- Gerncia de Acabamento e Expedio de Chapas Grossas da Usiminas; Ipatinga, MG.

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Sair

1 - RESUMO

Esta tcnica nos possibilita executar o ensaio por ultra-som em material laminado de pequenas espessuras at 6mm, utilizando cabeote monocristal de ondas longitudinais, especial e prova dgua . Esse tipo de inspeo at alguns anos atrs era considerado impraticvel nos materiais com espessuras abaixo de 50mm, pela dificuldade de interpretao do ecograma causada pelo tamanho da zona morta e turbulncia snica do campo prximo. O ensaio feito atravs de um dispositivo mecnico que possui um reservatrio com gua, onde o cabeote alojado. Nesse reservatrio o campo prximo absorvido pela coluna dgua. Nesse caso, a inspeo no laminado feita dentro do campo longnquo ou zona de Fraunhofer, resultando com isso um ecograma de interpretao mais fcil.

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Sair

2 - INTRODUO
O ultra-som um dos mais importantes e mais versteis mtodos de teste no destrutivos usados na indstria moderna. A importncia alcanada pelo ensaio por imerso entre os demais mtodos, uma certeza, pois esse tipo de inspeo que at alguns anos atrs podia ser considerado como ensaio de laboratrio, converteu-se atualmente em prtica corrente no material laminado plano. Com esse mtodo podemos medir no s a amplitude dos ecos, como tambm a posio dos ecos de interface gua/ao, ecos de descontinuidades e eco de fundo. O processo por imerso tem como grandes vantagens o acoplamento uniforme e constante, alm da eliminao do campo prximo na pea a ser ensaiada. Salientamos ainda que as literaturas pelo mtodo de imerso encontradas no mercado, so de capacidade limitada, haja vista que o material a ser ensaiado que completamente mergulhado em um tanque com gua para realizar o ensaio, conforme a ilustrao (fig.1) abaixo:

Cabeote de imerso

Tanque de teste

gua

Material em teste

Fig. 1 Tanque de imerso

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Sair

3 - DESENVOLVIMENTO
3.1. TCNICA DO ENSAIO - COLUNA DGUA USIMINAS

Essa tcnica executada em chapas grossas conforme o procedimento do setor de ultra-som da Gerncia de Seo de Acabamento e Expedio de Chapas Grossas ILQG. Neste procedimento o cabeote que fica dentro da gua e no o material a ser ensaiado. No dispositivo onde o cabeote alojado criada uma coluna dgua de, por exemplo, 40mm de altura. Essa coluna dgua retirada pelo controle de ajuste zero do aparelho com valores na ordem de 53,67 /s de atraso do pulso inicial, at aparecer o eco de superfcie, sendo mantida esta distncia em 160mm. Isso nos possibilita executar ensaios em materiais com espessuras a partir de 6mm, mantendo assim um acoplamento acstico perfeito e com uma grande vantagem em relao ao contato direto que absorver o campo prximo. Com isso, a regio de inspeo ser no campo longnquo ou zona de Fraunhofer. A figura 2 mostra a tela do aparelho (desenvolvida), usando os valores citados acima, aps calibrao usando o bloco V1. Nesse caso foi feita uma escala de 100 mm e usou-se o recurso do bloco (plexiglass) na espessura de 50 mm.

Eco inicial

eco de superfcie

1o eco de fundo 2o eco de fundo

160mm coluna dgua

espessura do material

espessura do material

Fig. 2 Tela desenvolvida Como sabemos, a diferena da relao entre a velocidade longitudinal do som no ao ( VL M2 ) e na gua ( VL M1 ) de 4 vezes, conforme a apresentao da ilustrao acima e as seqncias matemticas abaixo: VL M2 3.600 s/h VL M1 3.600 s/h VL M2 VL M1 = 5.920 m/s 3.600 s/h 1.480 m/s 3.600 s/h 5.920 m/s 1.480 m/s = 1,6

0,4

4,0

40 mm........... gua .......... diferena da relao velocidade gua/ao. x4 160 mm.......... coluna dgua representada tela do aparelho

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Sair

3.2 - DISPOSITIVOS

Na Gerncia de Seo de Acabamento e Expedio de Chapas Grossas ILQG, o ensaio realizado atravs de um dispositivo (fig. 3). Este dispositivo possui trs partes e dois acessrios: tampa (bronze): local onde o cabeote fixado; anel de borracha: acessrio para nivelamento do cabeote; corpo (bronze) local onde o cabeote alojado e a sua imerso na coluna dgua; sapata (ao ligado tratado) local para colocao do plstico para represar a gua e o anel de borracha para amortecer o atrito entre a sapata e o corpo; anel de borracha: acessrio amortecedor para diminuir o atrito entre o corpo e a sapata durante o ensaio e vedar a gua. O cabeote fixado com um parafuso na tampa e essa por sua vez, fixada no corpo, onde existe a coluna dgua. Ao enroscar a sapata no corpo, coloca-se um plstico para represar o lquido. Aps essa etapa verifica-se a perpendicularidade do cabeote utilizando os parafusos que assentam a tampa no corpo. Finalmente acoplada uma haste no dispositivo para execuo da varredura. A montagem da haste possui duas partes: o cabo ( PVC ) e o gancho ( ao ), ( fig. 4 ). Aps o estabelecimento correto dos parmetros da calibrao e sensibilidade, o inspetor estar seguro da confiabilidade do ensaio, reconhecendo os sinais indicativos das descontinuidades, a delimitao do seu tamanho aproximado e sua localizao correta.

Tampa (bronze) Anel de borracha para nivelamento do cabeote

Furo para fixao do cabeote

Verificao vertical do cabeote

Corpo (bronze)

Furos para fixao da haste

Rosca
Anel de borracha para vedao da gua

Sapata Ao temperado

Fig. 3 - Dispositivo para ensaio por imerso

tubo de PVC rgido comprimento 1700mm 6

rosca

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

gancho de ao para acoplar no corpo

Fig. 4 Haste para varredura


3.3 - CARACTERSTICAS DO CABEOTE

Na Gerncia de Seo de Acabamento e Expedio de Chapas Grossas ILQG, a grande parte do material ensaiado possui espessuras abaixo de 50mm. Se utilizarmos um cabeote monocristal por contato direto, haver muitas dificuldades de avaliao das descontinuidades devido ao campo prximo. O campo prximo uma regio onde existe uma interferncia ondulatria muito grande, assim como uma turbulncia de energia snica, no confivel na interpretao das indicaes. No campo prximo, as descontinuidades so detectadas porm seu dimensionamento no confivel. O seu comprimento (campo prximo) depende da rea do cristal e da freqncia da onda. Como sabemos, a obteno do comprimento do campo prximo segue a seguinte frmula matemtica: N = D2 . f 4 . VL N D F VL 4 Exemplo: 202 . 4.000.000Hz 4 . 5.920 m/s 400 . 4MHz = 67,57mm 4. 5.92km/s.

= distncia do campo prximo = dimetro do cristal = freqncia da onda = velocidade longitudinal do som no material = constante

O feixe snico, neste mtodo ir propagar-se em dois meios ( gua e ao ) com velocidades e elasticidade diferentes, e apenas para ressaltar, teremos ainda a divergncia do feixe snico do cabeote com 4MHz que utilizado nos ensaios ( fig. 5 ).

Fig. 5 Divergncia snica sen = k . v D.F

k = fator da sensibilidade v = velocidade do som no material D= do cristal F= freqncia

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Sair

Exemplo: cabeote Z4N ( Krautkramer )

- onda longitudinal - cabeote de imerso - do cristal 20mm

k = 1,08 gua = sen = 1,08 . 1,08 . 1480 1.480 m/s 0,020 m . 4.000 000 Hz 80 000 1,08 . 0,0185 sen = 0,01998 = 1.14o ao = sen = 1,08 ; 1,08 .

5.920 m/s 0,020. 4 000 000 Hz

5920 80 000

1,08 . 0,074 sen = 0,07992 = 4.58o


3.4 - AVALIAO E JULGAMENTO

A tcnica e o dispositivo apresentados so utilizados para a varredura e localizao das descontinuidades. Em alguns casos, as normas permitem a avaliao das descontinuidades com esse dispositivo. Em outros casos, elas exigem que a delimitao das descontinuidades, seja feita utilizando cabeotes com duplo cristal. Durante o ensaio, utilizamos a gua como acoplante e a varredura executada pelo eixo transversal do sentido de laminao. A garantia da qualidade do produto obedecer ao critrio de julgamento da norma USIMINAS e outras normas internacionais de ultra-som com vrios nveis de aceitao conforme a relao seguinte: Norma USI UST Norma ASTM-A-435/90 Norma ASTM-A-578 /96 Norma BS-EN-10160/99 Norma DIN-EN-10160 /97 Norma SEL 072/77 Norma NF-A04-305/83 - Normas Tcnicas da Usiminas - American Society for Testing Materials - American Society for Testing Material - Norma Europia - Norma Europia - Stahl Elsen Lieferbedingunge - AFNOR

Norma EURONORM EU160/85 - Norma Europia

3.5 - QUALIFICAO

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Sair

A Gerncia de Seo de Acabamento e Expedio de Chapas Grossas ILQG, dispe de inspetores treinados e qualificados pelas entidades: AMERICAN SOCIETY FOR NONDESTRUCTIVE TESTING ASNT Prticas recomendadas SNT TC 1A. CENTRO TCNICO AEROESPACIAL CTA Conformidade com a norma MIL STD 410 D. ASSOCIAO BRASILEIRA DE ENSAIOS NO DESTRUTIVOS ABENDE SNQC Sistema Nacional de Qualificao e Certificao Requisitos da norma ABENDE 01 NA 01

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Sair

4. CONCLUSO
O ultra-som um ensaio muito confivel para garantir a sanidade interna dos materiais, principalmente em ao, onde vrias tcnicas so usadas com muita confiabilidade. No entanto, algumas restries tornam o ensaio as vezes de difcil execuo e com confiabilidade duvidosa. Uma dessas restries o campo prximo, que em funo do tamanho do cristal do cabeote, da freqncia, da velocidade snica do material em teste, etc. , pode ser maior ou menor. Dentro do campo prximo, as descontinuidades podem ser detectadas, porm seu dimensionamento algo que no se pode confiar, principalmente em funo da presso snica exercida naquela regio. A Gerncia de Seo de Acabamento e Expedio de Chapas Grossas - ILQG atravs do uso deste dispositivo, consegue ensaiar chapas grossas com espessuras a partir de 6mm, com alto grau de confiabilidade e segurana. Tambm possvel conseguir um acoplamento uniforme e constante, o que muito importante em se tratando da diversidade de materiais e espessuras que produzimos. Com isso podemos assegurar que os ensaios realizados em nosso setor, so feitos dentro das mais modernas tcnicas, de acordo com as normas em vigncia, sem no entanto comprometer a avaliao dos resultados, devido a utilizao deste dispositivo.

10

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

5- ANEXOS
Durante o perodo de realizao dos ensaios, e para nos dar as respostas com preciso, foi utilizado um aparelho da Krautkramer Branson - modelo USN 50 de fabricao alem, para conformidade e concluso deste trabalho. O cabeote utilizado nos testes foi o Z4N Fabricado pela Krautkramer

11

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

6 - AUTORES
Edmar Uzai Martins Operador de ultra-som nvel I norma MIL - STD-410D CTA Inspetor de ultra-som industrial nvel II norma - ASNT TC-1A Inspetor de partculas magnticas nvel II - norma - ASNT TC-1A Joo Maurcio dAparecida Melo Operador de ultra-som nvel I norma MIL - STD-410D CTA Inspetor de ultra-som industrial nvel II norma - ASNT TC-1A Inspetor de ultra-som chapas laminadas SNQC US N1 CL - ABENDE Inspetor de partculas magnticas nvel II - ASNT TC-1A Mauro Ramon Dias Operador de ultra-som nvel I norma - MIL STD-410D CTA Inspetor de ultra-som industrial nvel II norma - ASNT TC-1A

7 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Miranda, J. r.g., Filho, W.f., Curso de Ultra-som N1 e N2. Apostila de Ultra-som Cetre, Centro de Treinamento Abende, pp 01-111. Ultra-som tcnica e aplicao Jorge Luiz Santin editora Qualitymark ed. 1996, pp 52-60, 72, 96-101, 258. Bittencourt, M.s.q., Lamy, C.a., Payo Filho, J.c; Potencialidade Da Tcnica Ultrasnica. Suplemento Tcnico da Revista Soldagem e Inspeo, ano 4 nmero 12, dezembro de 1998, pp 01-11. Ultrasonic Inspection 2 - Training for Nondestructive Testing E.A. Ginzel; Prometheus Press Canada. Magnetic system for ultrasonic probe providing operation with magnetic liquid coupling layer.- Defectoscopiya,Russian Acad. Sc., 1989, No.3, pp.33-39. /V.Korovin, I.Lebedev, Yu.Raykher, V.Epifanov Rationale and Summary of Methods for Determining Ultrasonic Properties of Materials at Lawrence Livermore National Laboratory by Albert E. Brown, February 9, 1995 Diedericks, R, Ginzel, E., Nondestrutive Testing Encyclopedia, Ultrasonic Testing Dictionary Immersion Technique, Immersion Method, Immersion Testing, Immersion Probe

12

S-ar putea să vă placă și