Sunteți pe pagina 1din 7

Informativo - Ano 1 - n 10 - 15 de novembro a 15 de dezembro de 2.

013

AAILNDIA - MA
Aconteceu - 01/11 - Com muita criatividade, crianas e adolescentes se empolgaram ao confeccionar cartes de tinta de terra na Casa Verde. 18 (dezoito) pessoas aprenderam a tcnica de transformar terra em arte.

- 07/11 - A comunidade se apropria cada vez mais das aes promovidas pelo Projeto. 15 (quinze) pessoas reuniram-se na Casa Verde para confeccionar porta-fraldas, feitos de caixas de sapato. As peas produzidas foram doadas s gestantes atendidas pelo projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento. - 08/11 - Roda de Leitura com os alunos e professores da Escola Joviana Farias, na Casa Verde. Os alunos participaram de jogos promovidos pela equipe da Biblioteca e fizeram a carteirinha da Biblioteca - uma maneira de incentiv-los a ler. 24 (vinte e quatro) crianas estiveram presentes. - 20/11 - Oficina comunitria Cozinha Experimental - Alm de orientar os participantes sobre o consumo consciente e reduo do desperdcio por meio do aproveitamento integral dos alimentos, as receitas desenvolvidas contribuem para uma alimentao saudvel e de qualidade. As receitas testadas foram geleias de beterraba e banana e po de cebola. A oficina aconteceu na Casa Verde e contou com a presena de 17 (dezessete) pessoas. - 21/11 - I Mostra de Cincias Reciclando protegemos a natureza da Escola Municipal Iranilde da Conceio Sobral. A equipe do projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento foi convidada a participar e expor as aes desenvolvidas na comunidade. Na feira foram apresentados diversos trabalhos de reciclagem elaborados pelos professores e alunos da escola. Acontece - 02/12 - Encontro de avaliao e planejamento das aes desenvolvidas pela equipe e manuteno do viveiro de mudas, sob orientao de um educador do projeto Trilhos. O viveiro tem aproximadamente 200 (duzentas) mudas, dentre elas caju, graviola e cupuau. Nas prximas semanas algumas mudas sero doadas e daro lugar a novas.

- 05/11 - Oficina de brinquedos com as crianas na Casa Verde. Foram confeccionados bonecos com tampinhas de refrigerante e vidros de iogurte. 12 (doze) crianas participaram ativamente de todo o processo de criao.

Acontecer - 04 a 18/12 - A equipe do projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento promover entre os dias 4 e 18 de dezembro, diversas aes voltadas para as gestantes e comunidade: Oficinas de tinta de terra em cartes, Confeco de brinquedos, Oficina sobre os Direitos da Criana e do Adolescente, Rodas de Leitura na Casa Verde, Cinema, plantio de mudas, tarde literria, acompanhamento s gestantes, purperas e bebs e entrega de kits s gestantes. Participe! Maiores informaes na Casa Verde, Quadra 88, Lote 190, Vila Idelmar.

- 11/11 - Com capacidade para 500 (quinhentas) mudas, o mini viveiro est hoje em processo de manuteno. Hoje existem 250 (duzentas e cinquenta) mudas dentre elas aa, mamo, pinha, manga, caju, azeitona e limo, que so cultivadas pelo educador Antnio Filho e crianas da comunidade.

ALTO ALEGRE DO PINDAR - Altamira - MA


Aconteceu - 06/11 e 13/11 - Representantes da Secretaria Estadual de Sade, do Departamento de Assistncia a Sade da Criana e do Adolescente e do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, visitaram a Comunidade Altamira, em Alto Alegre do Pindar. A finalidade da visita foi conhecer as atividades e dependncias do projeto como o Espao Periquito Loro, onde acontecem oficinas, cinema e algibeira de leitura e a Casa de Referncia, onde esto funcionando a Biblioteca, Banco do Livro e o Banco da Solidariedade.

- 29/11 - Sarau de poesias, parlendas, teatros e msicas em homenagem ao centenrio de nascimento do poeta Vincius de Moraes. O evento ocorreu nas dependncias da Unidade Integrada Viriato Correia, com a participao de 320 (trezentas e vinte) pessoas da comunidade e alunos da Unidade Integrada Viriato Correia. Acontece - 02/12 - Oficina de Permacultura, confeco de horta suspensa com garrafas Pet, com as crianas, na Casa de Referncia, pela manh s 8 horas e a tarde s 14 horas. Acontecer - 05/12 - Oficina de Shantala nas casas dos bebs atendidos pelo projeto Nos trilhos do Desenvolvimento, A Shantala uma massagem originria da ndia, indicada para equilibrar o funcionamento do sistema imunolgico e acalmar os bebs. Sero atendidas 32 (trinta e duas) crianas.

- 08/12 - A Biblioteca de Altamira, sob coordenao do projeto Nos trilhos do Desenvolvimento, ampliou o seu acervo e hoje est com 1.320 (mil trezentos e vinte) exemplares, dentre eles, literrios, didticos, infantis e infantojuvenis. Faa uma visita e solicite a sua carteirinha.

- 06/12 - Oficina de produtos de limpeza, na casa de Vilaneide, situada na Rua da Alegria prximo ponte do Trem de Ferro Carajs. Esto convidadas 45 (quarenta e cinco) pessoas da comunidade para produzir amaciante, gua sanitria e desinfetante de eucalipto, para uso domstico.

BOM JESUS DAS SELVAS - MA


Aconteceu - No ms de novembro foram produzidas 650 (seiscentas e cinquenta) mudas no viveiro. A equipe de educadores iniciar o cadastramento de moradores para participarem do plantio. - 13/11 - Roda de conversa na Casa Familiar Rural com a presena de Tio Rocha - presidente do CPCD-, professora Cristina Loyola - Secretria adjunta da Sade-, representantes da Associao de Pais da Escola, professores e 24 (vinte e quatro) alunos, para alinhamento das aes que sero desenvolvidas em 2014. - 14/11 - A revitalizao das casas prximas a um Igarap despertou a ateno de muitos moradores que se comprometeram a reflorestar a rea no entorno. O lixo ser recolhido e mudas de aa sero cultivadas e plantadas por cada morador. A proposta manter o local limpo e cada morador cultivar e plantar mensalmente 20 (vinte) mudas.

Antes quando no tnhamos gua na porta das casas, todos os moradores usavam esse Igarap para lavar roupa e para banhar e ele era bem cuidado, agora estamos reaprendendo a cuidar dele e de ns.
Dona Eva Lcia - moradora

- 21/11 - Roda de conversa com as gestantes, Anjos e equipe do Hospital Dr. Milton Lopes. A finalidade da roda foi esclarecer as gestantes sobre a assistncia hospitalar, o trabalho de parto normal e a importncia do acompanhamento. Acontece - 02 a 06/12 - Oficina de brinquedos e brincadeiras com a equipe de colaboradores da Unidade Escolar Rio Branco e Projeto Mais Educao na comunidade Nova Vida. Acontecer - 03/12 - Roda de conversa com as gestantes atendidas pelos 4 PSFs da cidade, sob a coordenao de enfermeiros e tcnicos do hospital. A finalidade do encontro foi esclarecer dvidas e fazer o ensaio de parto.

BURITICUPU - MA
Aconteceu - 08/11 - Dia da Beleza na Nossa Casa em Buritizinho. Tratamento de pele, massagem capilar, cuidado com as mos e com o corpo. O objetivo do encontro promover a melhoria da autoestima dos participantes e da comunidade. - 13/11 - Roda de conversa com Tio Rocha Presidente CPCD e Cristina Loyola Secretria adjunta de Sade. Foi uma conversa muito estimulante para o grupo, que pde contar sobre as aes que vem desenvolvendo e trocar ideias. Ao final ficaram boas reflexes e provocaes para as atividades e prticas na comunidade. - 19 e 20/11 - Oficina de cuidados com recmnascidos e PTA 1, 2 e 3 a formao aconteceu no espao da Igreja Assembleia de Deus. 38 (trinta e oito) Agentes de Sade e 2 (dois) enfermeiros que atuam em diversos povoados e na sede participaram da oficina. Com essa oficina extra, encerram-se as capacitaes e 98% dos ACS do municpio participaram.

- 20/11 - Todas as teras e quartas-feiras aula de Francs no Farol da Educao. Durante as aulas soexibidos filmes e discusses. Um momento que emocionou a todos foi a exibio do vdeo O homem que plantava rvores, que gerou diversas consideraes sobre solidariedade e coragem. Esta uma ao do Banco da Solidariedade.

- 26/11 - Sesso de cinema em Buritizinho. Os moradores e as crianas foram muito receptivos. A comunidade protagonizou momentos de interao e muita descontrao. Aproximadamente 50 (cinquenta) pessoas, adultos, adolescentes e crianas participaram da atividade. Acontece - 02/12 - Semanalmente, aula de alfabetizao, coordenada pela equipe de Cuidadoras Solidrias em Buritizinho. Uma oportunidade de aprender e de ensinar. A oficina uma ao do Banco da Solidariedade e acontece s segundas-feiras. Todo momento que ensinamos, a gente aprende e ainda nem aprendemos tudo, tem muita coisa para aprender. A experincia de trocar conhecimentos faz a gente se sentir capaz...
Diana Mouro, Educadora Social

- 25/11 - Pesquisa e coleta de terra para as atividades de embelezamento das fachadas das casas da comunidade. Foram encontrados mais 4(quatro) cores diferentes e ao mesmo tempo descobriram novos lugares para coletar terra, sem agredir o meio ambiente.

Acontecer - 08/11 - Ao Verde Amarela na Vila Unio, prximo comunidade Vila Pindar. So esperadas 300 (trezentas) crianas e adolescentes da comunidade. A ao acontecer das 14h s 17h. A Equipe do projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento ser responsvel por 5 oficinas: horta mandala, horta suspensa, pintura com tinta de terra, cartes com tinta de terra e oficina de brinquedos.

SANTA RITA - MA
Aconteceu - 18/11 - Plantio de sementes no viveiro de mudas do Centro de Referncia. O viveiro conta com mais de 300 (trezentas) sementes plantadas. Dentre elas: noni, - rvore frutfera de pequeno porte -, cupuau, aucena, caju e aa. Todas as mudas sero plantadas nos quintais e tambm doadas aos recm-nascidos. - 19/11 - A fachada da casa de uma das moradoras da Vila F em Deus foi revitalizada, destacou-se dentre outras da comunidade pela diversidade de tons terrosos e pela criatividade. A tinta de terra

traz algumas vantagens em relao s tintas convencionais. A mais importante delas a ausncia de compostos altamente poluentes. A meta que todas as fachadas sejam pintadas com a tinta de terra.

- 26/11 - Reproduo de 15 (quinze) jogos de Portugus e Matemtica no Centro de Referncia do Projeto. 25 (vinte e cinco) monitores do programa Mais Educao participaram da atividade. Os jogos so para as atividades de letramento e matematizao dos monitores que atendem as crianas da Rede Municipal. Estes encontros acontecero mensalmente. Acontece - Nesta primeira quinzena de dezembro a equipe do projeto realizar plantio de sementes no viveiro do Centro de Referncia, emisso da carteirinha de scio, cadastro de leitores da Biblioteca, atividades nas escola, disponibilizao dos terminais para pesquisa, acompanhamento s gestantes, visitas s purperas e monitoramento das algibeira da sade nas casas das gestantes. Acontecer - 03 a 06/12 - Entrega de enxovais s gestantes e purperas at o segundo ms de vida da criana. Inicio s 9h nos PSFs dos Povoados Santana, Santiago, Olhos Dagua e Fogoso.

- Exibio de vdeo para 15 gestantes e acompanhantes durante espera pela consulta no Centro de Referncia. Elas viram a importncia do aleitamento materno e tambm o passo a passo da gestao. - Entrega de 20 (vinte) enxovais no Bairro Gonalo e no Centro de Referncia. As mes ficam muito satisfeitas com o mimo e sentem-se valorizadas.Para algumas so as primeiras roupas que o beb recebe. - 21 e 22/11 - Visita de 59(cinquenta e nove) crianas da Escola Padroeira Santa Rita ao Centro de Referncia. As crianas conheceram os diversos estgios do cultivo das mudas, desde a plantao at o tamanho adulto.

EM FOCO Projeto Casa Saudvel - onde mora uma vida melhor


O Projeto Casa Saudvel, acontece em Vila Pindar - povoado de Buriticupu - atravs da parceria do CPCD e Fundao Vale. O Projeto prev a construo de 110 (cento e dez) kits, em Vila Pindar. O kit composto por: 1 banheiro seco/compostvel, uma caixa reservatrio de 16.000 l para captao de gua das chuvas, uma horta familiar permacultural para produo de orgnicos, pequenas reformas e requalificao dos ambientes das casas, gerando conforto, bem-estar, sade e sustentabilidade para seus habitantes, de acordo com a tica e os princpios da permacultura. O trabalho est sendo realizado atravs de mobilizaes comunitrias e oficinas de formao. Aconteceu - A primeira ao do projeto foi a mobilizao da comunidade para falar da proposta do projeto e para a oficina de capacitao dos cisterneiros responsveis pela construo de 110 (cento e dez) caixas na comunidade.

- 05 a 14/11 - Oficina de capacitao caixa dgua. Durante duas semanas de formao foram repassadas todas as tcnicas, os segredos e as dicas para se tornar um cisterneiro. 18 (dezoito) pessoas participaram da formao.

facilitar o trabalho e evitar a contaminao da gua.

- 20 e 21/11 - Oficina de pintura de terra com adolescentes da comunidade. Em parceria com a Escola Jos de Anchieta, foram mobilizados 10 (dez) adolescentes para a pintura das duas primeiras caixas dgua construdas em Vila Pindar. Alm de promover o aprendizado da tecnologia da pintura o objetivo envolver os jovens e adolescentes no projeto. Nunca imaginei que pudesse pintar casas com o barro. fcil e ao mesmo tempo lindo.
Milena, 15 anos

- Numa segunda etapa sero testadas as habilidades dessa turma que ser responsvel pela confeco de 110 (cento e dez) bombas para as casas beneficiadas pelo projeto. Ncleos de produo organizados: - cisterneiros (04), aprendizes de cisterneiros (07), artesos - confeco de bombas para as caixas (04) e pintores - tinta de terra (05) - J foram iniciadas as reformas dos telhados das casas para que possam receber as calhas de captao da gua de chuva.

- 22/11 - Durante quatro horas de atividade 10 (dez) adolescentes aprenderam a confeccionar a bomba, que ajudar a retirar a gua da caixa para o consumo da famlia. Ela tem a funo de

- 23/11 - Encerramento da primeira etapa do programa, com a despedida do Senhor Miro mestre em caixas dgua que veio de Arauai, MG, para capacitar a equipe.
Este informativo contou com a contribuio de Astrogilda J. Santana, Ednalda Aparecida dos Santos, Vnia Lcia Coutinho, Jorge Luiz P. Pinto, Washington A. Rodrigues, Gleidiane O. Santos, Eliane Luiz e Simone Ceclia.

S-ar putea să vă placă și