Sunteți pe pagina 1din 3

Planejamento de aula 02/08/13

Gesto de Materiais: que trata especificamente do Planejamento e Controle de Materiais (PCM) Planejamento: entendemos o processo de determinar diretrizes e aes futuras coordenadas visando aumentar a probabilidade de alcanar os resultados desejados. Controle: acompanhar o progresso destas aes, visando identificar desvios relevantes que acionam medidas corretivas, assegurando assim a implementao do planejamento. Funes primrias dos estoques Pulmo: Como regulador do fluxo logstico, o estoque tem a funo de amortecer (buffer) as influncias da oferta na demanda e vice-versa, dessincronizando as velocidades de entrada e sada dos materiais. Exemplos: O volume armazenado na caixa dgua nas residncias, para fazer frente s variaes diria de abastecimento, bem como o estoque regulador de gros mantido pelo governo federal, buscando minimizar as variaes bruscas de preos decorrentes da sazonalidade anual da agricultura. Estratgico: Quando existe algum risco de carter extraordinrio, o estoque pode assumir a funo de uma resposta contingencial, reduzindo o impacto da falta de oferta. Exemplo: Estoque estratgico de 15 dias de cobertura, mantido pela Petrobras, para assegurar abastecimento dos servios de emergncia caso ocorra uma interrupo repentina na importao de petrleo. Especulativo: Existem ocasies onde empresas operam como agentes financeiros, deliberadamente adquirindo produtos quando os preos esto em baixa e vendendo-os quando estiverem em alta. Exemplo: Grande lote de barras de alumnio adquiridas por preo de ocasio, a serem comercializadas a mdio prazo, assim que a cotao da commodity exceder 30% desse valor. Em sntese, a finalidade dos estoques amortecer as conseqncias das incertezas. E, de fato, existem muitas incertezas na logstica. Tipos de estoques: Procurando entender as diversas variveis em jogo na gesto de materiais, vejamos como podemos categorizar a classificao dos itens, em tipos ou grupos de materiais. Nas organizaes convencionais de manufatura e servios, as categorias de materiais mais usuais que encontramos so as seguintes: Matrias-primas (MP); Materiais complementares; Componentes; Insumos - a combinao de fatores de produo, diretos (matrias-primas) e indiretos (mode-obra, energia, tributos), que entram na elaborao de certa quantidade de bens ou servios. Material em elaborao (work-in-process, WIP); Conjuntos (e sub-conjuntos); Material de embalagens; . Produtos acabados (PA); Equipamentos produtivos; Veculos (e peas para veculos); Materiais de manuteno; e Materiais auxiliares Gestor de materiais: aquele que analisa e decide o que e o que no colocar nos estoques da empresa. Responsabilidade do gestor de materiais:

1- Assegurar um satisfatrio padro de qualidade no atendimento das necessidades de seus clientes (externos e internos); 2- Assegurar e elevar a produtividade da empresa, administrando os materiais, recursos e as informaes relacionadas. Dilema da Gesto de Materiais Naturalmente existem boas razes para mantermos e para reduzirmos os estoques: Por um lado, desejamos reduzir os estoques, pois. Crescente diversificao de produtos exige utilizar recursos de forma mais produtiva. Desejamos maior liquidez. Itens parados no estoque no agregam valor para os clientes. Algum sempre paga pelo custo do financiamento do capital de giro investido em materiais. Estoque reduzido agiliza o feedback que melhora a qualidade, e permite resposta rpida na mudana de linha. Reduzimos os custos de manuteno, tais como espao para armazenagem, seguros e perdas por manuseio. Manter estoques provoca tambm perdas por obsolescncia dos materiais.

Por outro lado, precisamos manter os estoques, pois Existem restries na cadeia de abastecimento entre a capacidade produtiva instalada e demanda de mercado. Persistem as causas das incertezas e flutuaes na oferta e na demanda. A falta de materiais pode comprometer o atendimento, reduzindo o faturamento e permitindo que o cliente procure alternativas na concorrncia

Histrico da Logstica Antes da dcada de 50, as empresas executavam normalmente, a atividade logstica de maneira puramente funcional. A distribuio era subordinada ao marketing; o planejamento e controle da produo eram comandados pela rea industrial; os estoques eram responsabilidade da rea administrativa; o processamento de pedidos era controlado pelo departamento de vendas; e as compras eram responsabilidade do setor financeiro. Isto resultava em enorme conflito de objetivos e responsabilidades para as atividades logsticas de forma como atualmente concebidas e acabavam acarretando um precrio atendimento ao consumidor. A falta de ateno dada logstica durante a evoluo do conceito de marketing pode ser atribuda a trs importantes fatores. 1- Antes da grande difuso dos computadores e de tcnicas quantitativas, no havia nenhum motivo para se acreditar que funes logsticas pudessem ser integradas ou que essa integrao de funes pudesse aprimorar o desempenho total. 2- A contnua presso no sentido de elevar os lucros, que teve incio em meados da dcada de 50, em conjunto com condies de mercado instveis. 3- Foi a dificuldade de quantificar o retorno sobre o investimento que poderia ser obtido. Os problemas de quantificao resultaram, em parte, da dificuldade de a administrao entender o real custo de estoque. Durante a dcada de 80 e no incio dos anos 90, a prtica logstica passou por um renascimento que envolveu mais mudanas do que aquelas ocorridas em todas as dcadas juntas desde a revoluo industrial. Os mais importantes mecanismos propulsores dessas mudanas formam: 1- Mudana significativa nas regulamentaes; 2- A comercializao do microcomputador; 3- A revoluo da informao; 4- A adoo, em grande escala, dos movimentos da qualidade; 5- O desenvolvimento de parcerias e alianas estratgicas.

O que Logstica Empresarial? Trata de todas as atividades de movimentao e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o local de aquisio de matria-prima at o local de consumo final, assim, como dos fluxos de informao que colocam os produtos bens tangveis ou servios em movimento, com o propsito de providenciar nveis de servios adequados aos clientes a um custo razovel. Por tanto, a logstica envolve a integrao de informaes, transporte, estoque, armazenagem, manuseio de materiais e embalagem. Todas essas reas que envolvem o trabalho logstico oferecem ampla variedade de tarefas estimulantes. Combinadas, essas tarefas tornam o gerencialmente integrado da logstica uma profisso desafiante e compensadora. Objetivo da Logstica: fazer chegar a quantidade certa das mercadorias certas ao local certo no momento certo, nas condies desejadas e ao custo mnimo. ( Moura 1996 ) A logstica agrega valor quando o estoque corretamente posicionado para facilitar as vendas. A criao de valor logstico envolve alto custo O gerenciamento logstico inclui o projeto e a administrao de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados, com o objetivo de fortalecer a estratgia das unidades de negcios da empresa. Misso da logstica A logstica existe para satisfazer s necessidades do cliente, facilitando as operaes relevantes de produo e marketing. Servio: - possvel manter um estoque dedicado geograficamente prximo a um cliente importante; - possvel disponibilizar uma frota de caminhes em estado de permanente prontido para pronta entrega a clientes; - Para facilitar o recebimento de pedidos, possvel manter comunicaes exclusivas em tempo real entre a empresa cliente e a operao logstica do fornecedor. - Exemplo negativo Um material que no esteja disponvel no momento necessrio para a produo pode forar uma paralisao da fbrica, causando transtornos significativos em termos de custos e possvel perda de vendas, e levar at mesmo perda de um bom cliente. Servio de logstico bsico: 1- Confiabilidade: significa ter estoque para atender de maneira consistente s necessidades de materiais ou produtos do cliente; 2- Desempenho Operacional: est ligado ao tempo decorrido desde o recebimento de um pedido at a entrega da respectiva mercadoria. Envolve a velocidade e a consistncia da entrega; 3- Confiabilidade de servio: envolve os atributos de qualidade da logstica. A chave para a qualidade a mensurao precisa da disponibilidade e do desempenho operacional.

S-ar putea să vă placă și