Sunteți pe pagina 1din 276

PV01 Laboratrio de FactoryTalk View SE

Apresentador: Mirela Cunjalo

N999 O ttulo do seu laboratrio inserido aqui


Apresentador: <<Seu nome>> <<Seu grupo de negcios>>

PV01 Configurando uma aplicao de FactoryTalk View SE

Sumrio
1 N999 O ttulo do seu laboratrio inserido aqui 2 2 PV01 Configurando uma aplicao de FactoryTalk View SE 3 Sumrio 3

Pgina deixada em branco intencionalmente.

Antes de comear

Este laboratrio tem como objetivo ser uma compilao de diversos exerccios menores elaborados para ensinar ao usurio os princpios do FactoryTalk View Site Edition. Embora este possa ser feito linearmente, em que todos os exerccios so cumulativos, os nicos exerccios obrigatrios so todos da Seo 1:Criar sua aplicao e da Seo 2: Importar/exportar componentes da aplicao.Depois, o usurio pode selecionar quais exerccios interessam mais sem precisar se preocupar com a sequncia numrica. As etapas a seguir devem ser concludas antes de iniciar os exerccios do laboratrio:

1. Se a caixa de dilogo Log On To Windows estiver ativa, insira administrator como


nome do usurio e rockwell como senha.

2. Use as mesmas informaes do Login se solicitado para fazer o logon no FactoryTalk


Directory ou ao criar um banco de dados de histrico do FactoryTalk Alarms and Events.

Sobre este laboratrio

Bem-vindo srie de laboratrios prticos do FactoryTalk View SE. Esta seo oferece a oportunidade de explorar os fundamentos bsicos do FactoryTalk View Site Edition (FactoryTalk View SE). As sees a seguir explicam o que voc far nesta seo do laboratrio e o que voc precisar fazer para concluir os exerccios prticos. Observao: Na verso 5.00 (CPR 9), foram feitas mudanas no nome do produto para refletir melhor a arquitetura integrada e o software orientado ao sistema da Rockwell Automation.

Nome do RSView (CPR 7 e anterior)

Nome do FactoryTalk View (CPR 9 e posterior)

Nome do RSView (CPR 7 e anterior)

Nome do FactoryTalk View (CPR 9 e posterior)

RSView Supervisory Edition (SE)

FactoryTalk View Site Edition (SE)

RSView Enterprise

FactoryTalk View

RSView SE Stand-alone

FactoryTalk View SE (Local)

RSView SE Distributed

FactoryTalk View SE (Rede)

RSView SE Client

FactoryTalk View SE Client

RSView Studio

FactoryTalk View Studio

RSView SE

FactoryTalk View SE

RSView SE Server

FactoryTalk View SE

Administration Console

Administration Console

Server

RSView ME Station

FactoryTalk View Machine Edition Station

RSView Machine Edition (ME)

FactoryTalk View Machine Edition (ME)

Este laboratrio usa o FactoryTalk View SE 5.00 (CPR 9). O View SE um pacote integrado para desenvolvimento e operao de aplicao de interface homem-mquina (IHM) em rede e de mltiplos usurios. O View SE foi desenvolvido para processos automatizados ou monitorao da mquina e controle supervisrio. Neste laboratrio, voc trabalhar com uma aplicao em rede que contm um servidor de IHM, um servidor de dados e um nico cliente de IHM.Para este laboratrio, esses servidores e clientes estaro todos localizados no mesmo computador. O View Studio, o ambiente de desenvolvimento, tambm estaro neste computador. Porm, no sistema distribudo, esses componentes podem estar realmente em computadores separados e clientes de IHM adicionais podem ser usados, pois o View SE se expande facilmente de sistemas pequenos a grandes.Este procedimento de laboratrio contm explicaes e exerccios para usurios novos e avanados. Aps executar as primeiras sees do laboratrio, voc poder escolher outras sees. Recomendamos que os usurios concluam os procedimentos restantes do laboratrio na ordem em que so apresentados, conforme o tempo permitir.

O que ser realizado neste laboratrio


medida que voc conclui os exerccios desta seo prtica, voc compreender a funcionalidade e os recursos do FactoryTalk View Site Edition criando uma aplicao configurando um servidor de IHM configurando um servidor de dados RSLinx Enterprise e habilitando-o para suportar alarmes e eventos utilizando grficos e animaes executando teste de telas configurando e executando um arquivo cliente da IHM configurando e monitorando alarmes (baseado em tag e FactoryTalk A&E) implementando segurana trabalhando com modelos e tendncias de armazenamento de dados usando o visualizador FactoryTalk Diagnostics trabalhando com objetos globais configurando sua aplicao para troca de idiomas

Quem deve participar deste laboratrio


Este laboratrio prtico destina-se a indivduos que: Tenham um conhecimento bsico do software de IHM e esto envolvidos no projeto e implementao de projetos de IHM no nvel supervisrio.

Ferramentas e pr-requisitos Hardware


Este laboratrio prtico no requer nenhum hardware. Um controlador Logix5000 pode ser usado no lugar do SoftLogix 5800. Observao: Os alarmes baseados no servio FactoryTalk Alarms and Events requerem um firmware com verso 16.20 ou superior para ControlLogix, CompactLogix L3x e L4x e DriveLogix.

Software
Este laboratrio usa os seguintes softwares:

FactoryTalk Services Platform v2.10.00.0117 FactoryTalk View SE v5.00.00.55 RSLinx Enterprise v5.00.00.99 FactoryTalk Alarms and Events v2.10.00.0117 (includo com FactoryTalk View Site Edition e RSLinx Enterprise) RSLinx Classic (usado para programao do Logix) v2.52.00.17 RSLogix5000 v16.03.00 SoftLogix 16.03.00 (Bld 42) Microsoft SQL Server 2005 Express Microsoft SQL Server Management Studio Express

Microsoft SQL Server 2005 Express Edition uma verso grtis, redistribuvel do Microsoft SQL Server. O FactoryTalk Alarms and Events usa o Microsoft SQL Server como mecanismo de banco de dados para armazenamento de informaes de alarme e eventos.Voc pode conectar a um banco de dados SQL Server ou instalar o Microsoft SQL Server 2005 Express, Service Pack 2, que est na pasta Redist nos CDs FactoryTalk View SE e RSLinx Enterprise. Microsoft SQL Server Management Studio Express (SSMSE) uma ferramenta de gesto de grficos grtis e fcil de usar para gerenciar o SQL Server 2005 Express. Ele est na pasta Redist nos CDs FactoryTalk View SE e RSLinx Enterprise.

Arquivos do laboratrio
Este laboratrio usa os seguintes arquivos localizados em C:\InstantFizz - Lab Files\ subdiretrio:

Language Switching contm 3 arquivos que sero usados na seo de troca de idiomas do laboratrio InstantFizz_Translated.xls Arquivo convertido para o FactoryTalk View SE InstantFizz_Controller-Tags_translated.TXT - Arquivo convertido para as mensagens de alarme baseadas no servio FactoryTalk Alarms and Events no RSLogix 5000 InstantFizz_FTAETagServer_Alarm Export_translated.xls - Arquivo convertido para mensagens de alarme baseadas em tags FactoryTalk Alarms and Events no FactoryTalk Tag Alarm and Event Server RSLogix 5000 contm 1 arquivo que pode ser usado com RSLogix 5000.

InstantFizz_Controller.ACD programa de controle que ser usado neste laboratrio Graphics displays contm 19 arquivos que foram pr-configurados alarm banner.gfx alarmlogviewer.gfx Alarms.gfx alarmstatusexplorer.gfx Blending.gfx cip - process steps.gfx CIP - Sensor Trend.gfx CIP - Valves.gfx CIP Overview.gfx filling.gfx labeling.gfx Languages.gfx Navigation.gfx packaging.gfx Plant Overview.gfx Rapid Mix - Overview.gfx Rapid Mix - Process Steps.gfx Security.gfx Images contm 56 imagens pr-configuradas Client contm um arquivo FactoryTalk View SE Client pr-configurado ClientFile_DockedDisplays.cli Client Keys - ClientKeys.key ODBC database - ODBC_InstantFizz.mdb Arquivo XML grfico - CIP - Process Steps.xml Exported Tag database - Additional_Tags.CSV Local Messages 2 arquivos pr-configurados CIPProcessSteps.loc RapidMix.loc Trend Templates 9 modelos de tendncias pr-configurados Datalog CIP.mdf Arquivos de migrao do RSView32 Global Objects - CIPComponents.ggfx

Caractersticas gerais Sobre este laboratrio


Este laboratrio resumir os principais componentes e os princpios fundamentais do FactoryTalk View Site Edition. Especificamente, ele ir:

Discutir os componentes do FactoryTalk View SE Discutir as diferenas entre as aplicaes FactoryTalk View SE local e em rede Discutir os servidores de IHM, de dados e de tags de eventos e alarmes Discutir o FactoryTalk Alarms and Events Services para alarmes baseados em tags e dispositivos

FactoryTalk View SE Components

FactoryTalk View Site Edition


O FactoryTalk View Site Edition um pacote de software integrado para desenvolvimento e operao das aplicaes de interface homem-mquina (IHM) que envolve diversos servidores e usurios distribudos em uma rede. Um membro da famlia de produtos FactoryTalk, o FactoryTalk View Site Edition (tambm chamado de FactoryTalk View SE) fornece todas as ferramentas que voc precisa para criar aplicaes de controle supervisrio e monitorao do processo poderosas e confiveis. O software FactoryTalk View SE foi desenvolvido para ser usado com os sistemas operacionais Microsoft Windows Server 2003, Windows XP, e Windows 2000. O FactoryTalk View Site Edition consiste em vrias partes de um software que voc pode usar para construir aplicaes de automao. Dependendo dos pacotes de software particulares instalados, voc ter uma ou mais das seguintes partes do software:FactoryTalk View Studio, FactoryTalk View SE Client, FactoryTalk View SE Server, FactoryTalk Alarms and Events, FactoryTalk Services Platform, FactoryTalk Administrator Console, FactoryTalk Directory e FactoryTalk Activation.

FactoryTalk View Studio

Start > Programs > Rockwell Software > FactoryTalk View > FactoryTalk View Studio O FactoryTalk View Studio o software de configurao para desenvolver e testar aplicaes do FactoryTalk View SE.O FactoryTalk View Studio contm editores para criar aplicaes completas e inclui software cliente e servidor para testar as aplicaes criadas por voc. Use os editores para criar aplicaes que tenham a simplicidade ou a complexidade que voc precisa.Voc pode usar o FactoryTalk View Studio para desenvolver aplicaes do FactoryTalk View Site Edition e do FactoryTalk View Machine Edition (ME).

O FactoryTalk View vem com bibliotecas grficas e frontais de processos que podem ser usados em suas aplicaes.Os frontais de processo so pr-configurados para trabalhar com vrias instrues do Logix5000 (por exemplo, PIDE, D2SD e as novas instrues ALMD e ALMA). Muitos dos objetos da biblioteca grfica so pr-configurados com animao. Use os objetos como eles esto ou altere-os para adequ-los s suas necessidades. Quando acabar de desenvolver uma aplicao, use o FactoryTalk View SE Client para visualizar e interagir com a aplicao.

FactoryTalk View SE Client

Start > Programs > Rockwell Software > FactoryTalk View > FactoryTalk View Client O FactoryTalk View SE Client um ambiente de operao completo para visualizar e interagir com as aplicaes do FactoryTalk View SE locais e em rede. Para configurar um FactoryTalk View SE Client, voc precisa criar um arquivo de configurao usando o assistente do FactoryTalk View SE Client. O servidor de IHM no precisa estar executando quando voc configurar um FactoryTalk View SE Client. Com o FactoryTalk View SE Client, voc pode:

Carregar, visualizar e interagir com diversas telas grficas ao mesmo tempo a partir de mltiplos servidores Executar a gesto dos alarmes Visualizar as tendncias histricas e em tempo real Ajustar valores de referncia Ligar e parar componentes em qualquer servidor Fornecer um ambiente seguro ao operador E muito mais!

FactoryTalk View Administration Console

Start > Programs > Rockwell Software > FactoryTalk View > Tools > SE Administration Console O FactoryTalk View Administration Console administra as aplicaes do FactoryTalk View depois que elas forem distribudas.O FactoryTalk View Administration Console contm um subconjunto dos editores do FactoryTalk View Studio para que voc possa fazer pequenas alteraes em uma aplicao sem precisar instalar o FactoryTalk View Studio. O FactoryTalk View Administration Console tem runtime com limite de duas horas.Uma mensagem de advertncia exibida cinco minutos antes do tempo expirar.Para continuar usando-o, basta deslig-lo e reinici-lo. O FactoryTalk View Administration Console permite que voc:

Altere as propriedades de um servidor de IHM. Altere as propriedades de um servidor de dados. Adicione usurios do FactoryTalk a uma aplicao, usando o editor Runtime Security.

Configure a segurana dos comandos e das macros, usando o editor Runtime Secured Commands. Execute os comandos do FactoryTalk View a partir da linha de comando. Altere a maneira como os alarmes de tags da IHM so armazenados e anunciados usando o editor Alarm Setup. Altere o caminho dos modelos de armazenamento de dados. Modifique quais atividades do sistema so armazenadas e com qual frequncia, usando o editor Diagnostics Setup (no menu Tools). Altere o local em que os alarmes so armazenados e gerencie arquivos de registro, usando o editor Alarm Log Setup (no menu Tools). Importe e exporte os tags de IHM usando o Tag Import and Export Wizard (no menu Tools).

FactoryTalk View SE Server


O FactoryTalk View SE Server, tambm chamado de servidor de IHM, armazena os componentes do projeto de IHM (por exemplo, telas grficas, objetos globais e macros) e disponibiliza-os para os clientes.O servidor tambm contm um banco de dados de tags, realiza o registro de dados e a monitorao de alarmes da IHM. O FactoryTalk Alarms and Events pode ser usado no lugar da monitorao de alarmes da IHM FactoryTalk View SE. Para manter a compatibilidade com as aplicaes existentes, o FactoryTalk View ainda suporta a monitorao de alarmes da IHM tradicional. O FactoryTalk View SE Server no tem interface do usurio.Uma vez instalado, ele operar como um conjunto de servios do Windows "sem chefe" que fornece informaes aos clientes quando solicitam.

FactoryTalk Alarms and Events


Antes do FactoryTalk Alarms and Events (introduzido na verso 5.00), o FactoryTalk View SE suportava somente a monitorao de alarme de tags da IHM. Para manter a compatibilidade com as aplicaes existentes, o FactoryTalk View ainda suporta este tipo de monitorao de alarmes. Porm, agora o FactoryTalk Alarms and Events permite que vrios produtos FactoryTalk participem de uma visualizao de alarmes e eventos consistente e comum por todo o sistema FactoryTalk. O FactoryTalk Alarms and Events suporta dois tipos de monitorao de alarmes:

Monitorao de alarme baseada em dispositivo. As instrues de alarme princorporadas, disponveis no RSLogix 5000 v. 16 ou posterior, so programadas e descarregadas em um controlador Logix5000. O controlador detecta as condies de alarme e divulga as informaes que so roteadas atravs do sistema para exibio e armazenamento. Monitorao de alarme baseada em tag. Se voc no estiver usando os controladores Logix5000 ou se voc no quer usar as instrues de alarme pr-incorporadas disponveis com o RSLogix 5000, a monitorao de alarme baseada em tag oferece o equivalente monitorao de alarmes de tags da IHM, mas com um conjunto maior de recursos. O servidor de alarmes e eventos baseados em tags monitoram os controladores para as condies de alarme atravs de servidores de dados e divulgam as informaes de evento para exibio e armazenamento. A monitorao de alarmes baseada em tags suportada pelos controladores Logix5000, CLP-5 e SLC 500 que se comunicam atravs dos servidores de dispositivos da Rockwell Automation (RSLinx Enterprise) ou por controladores de terceiros que se comunicam atravs dos servidores de dados OPC.

FactoryTalk Services Platform


O FactoryTalk Services Platform fornece servios comuns (como mensagens de diagnsticos, servios de monitorao de condies e acesso a dados em tempo real) aos produtos e aplicaes em um sistema FactoryTalk.

FactoryTalk Directory
O FactoryTalk Directory centraliza o acesso aos recursos do sistema (por exemplo, FactoryTalk View SE Servers ou servidores OPC) e nomes (por exemplo, tags de dados, telas grficas e modelos de armazenamento), para todos os produtos e componentes FactoryTalk que participam de um sistema de controle automatizado.

O software FactoryTalk Directory funciona como um diretrio de telefones,ou agenda eletrnica, fornecendo um servio de busca que permite que as partes de uma aplicao se encontrem em um nico computador ou atravs de uma rede. Por meio desse servio de busca, os componentes da aplicao como tags e telas grficas, por exemplo, podem ser armazenados em seus ambientes originais e ainda ficarem disponveis para todos os clientes que participam de uma aplicao. Nenhuma duplicao necessria. As aplicaes do FactoryTalk View Site Edition usam dois tipos de FactoryTalk Directory: O FactoryTalk Local Directory (tambm chamado de Local Directory) gerencia as aplicaes locais.Todos os componentes da aplicao local, exceto servidores de dados OPC, devem estar localizados no mesmo computador. O FactoryTalk Network Directory (tambm chamado de Network Directory) gerencia as aplicaes de rede.As aplicaes em rede podem consistir em mltiplos clientes e servidores, distribudos em vrios computadores conectados em uma rede.Um Network Directory gerencia todos os produtos FactoryTalk que formam uma nica aplicao de rede.

Tanto o Local Directory quanto o Network Directory so configurados no computador quando voc instala o FactoryTalk Services Platform.

FactoryTalk Administration Console

Start > Programs > Rockwell Software > FactoryTalk Administration Console Parte do FactoryTalk Services Platform, o FactoryTalk Administration Console uma ferramenta opcional independente para desenvolver aplicaes e gerenciar um sistema FactoryTalk. Voc pode usar o FactoryTalk Administration Console ou o FactoryTalk View Studio para desenvolver aplicaes e gerenciar um sistema FactoryTalk. Somente o FactoryTalk View Studio pode ser usado para criar os servidores e os projetos da IHM. FactoryTalk Administration Console permite que voc:

Crie e configure elementos da aplicao, rea e servidor de dados em um FactoryTalk Directory. Crie e configure servidores de alarmes e eventos, incluindo tanto servidores baseados em tags quanto em dispositivos Configure condies de alarme para deteco de alarmes baseados em tags.

Organize aes confiveis em grupos. Crie definies de banco de dados para armazenamento de mensagens de alarmes e eventos histricos. Configure as opes para roteamento, armazenamento e visualizao de mensagens de diagnsticos. Faz back-up e recupera um diretrio inteiro, uma aplicao individual ou configuraes do sistema. Configure a redundncia para os servidores de dados OPC e servidores de alarmes e eventos. Configure computadores clientes para que reconheam o local de um computador com Network Directory Server. Configure os parmetros de poltica de todo o sistema. Proteja um sistema FactoryTalk com servios de segurana.

FactoryTalk Activation

Start > Programs > Rockwell Software > FactoryTalk Activation > FactoryTalk Activation Tool O FactoryTalk Activation fornece um sistema baseado em software seguro para ativar os produtos Rockwell Software e gerenciar os arquivos de ativao do software.Com o FactoryTalk Activation, no h necessidade de um "disco mestre" fsico nem de uma mdia fsica;os arquivos de ativao so gerados e distribudos eletronicamente. O FactoryTalk Activation fornece esses tipos de ativao:

As ativaes tipo node-locked locais so direcionadas a um nico computador. As ativaes tipo node-locked mveis so direcionadas a um hardware (dongle). As ativaes simultneas compartilhadas (concurrent) so descarregadas a um servidor de ativao e compartilhadas por computadores clientes na rede.

H dois tipos de ativao simultnea compartilhada (concurrent): flutuante e emprestada. A ativao simultnea flutuante precisa de uma conexo contnua com a rede, enquanto que a ativao simultnea emprestada no.

FactoryTalk View SE - Network e Local Aplicaes em rede


Uma aplicao em rede pode conter vrios servidores, executando em diversos computadores em uma rede com diversos usurios clientes que se se conectam aplicao simultaneamente de qualquer ponto da rede. Por exemplo, voc pode usar servidores separados para diferentes reas funcionais dentro da empresa e permitir que os clientes faam a interface a qualquer um dos servidores. As aplicaes em rede tm uma ou mais reas (veja a definio de reas abaixo), um servidor de IHM por rea e um ou mais servidores de dados. Uma rea pode conter outra rea dentro dela. Uma vez que voc criou as aplicaes e um servidor de IHM, voc pode usar os editores do FactoryTalk View Studio no projeto do servidor de IHM para criar os componentes da aplicao como telas grficas, objetos globais e modelos de armazenamento de dados.

reas: Uma parte importante do sistema de arquitetura de rede a rea. Uma rea uma diviso lgica dentro de sua aplicao.Voc pode pensar em reas como parties de seu disco rgido.As parties esto todas no mesmo disco principal (ou aplicao, nesta analogia), mas elas se dividem logicamente e mantm as informaes independentemente umas das outras.Uma rea tambm pode ser usada para organizar a aplicao de maneira que faa sentido para o processo que ela est controlando. Por exemplo, uma rea pode representar uma parte de um processo ou uma regio dentro da instalao do processo.Uma fbrica automotiva pode ser dividida em reas chamadas Prensa e fabricao, Armao, Pintura, Motor e Transmisso;uma confeitaria pode ser dividida em reas chamadas Ingredientes, Mistura, Cozimento e Empacotamento.Alternativamente, uma fbrica com linhas de produo idnticas pode ser dividida em reas chamadas Linha 1, Linha 2, Linha 3 e assim por diante.Isso permitiria que voc adicionasse novas linhas de produo idnticas aplicao copiando os projetos do servidor de IHM nas reas novas.

rea raiz: Todas as aplicaes do FactoryTalk View tm uma rea definida pelo sistema chamada de rea raiz que tem o mesmo nome da aplicao.A rea raiz da aplicao pode conter um servidor de IHM e um ou mais servidores de dados.

Boas prticas
Como uma rea nada mais do que um mtodo lgico de organizar a aplicao e no uma entidade fsica, no h uma quantidade limitada de reas que pode conter em uma aplicao.Porm, h um limite de 1 servidor de IHM por rea e de 10 servidores de IHM por aplicao*. O limite recomendado de servidores de dados dentro de uma aplicao 10*. No h um limite para o nmero de servidores de dados que podem coexistir na mesma rea.Entretanto, faz sentido organizar logicamente os servidores de dados que esto servindo de alarmes para que o resumo filtre os alarmes corretamente em operao. Por exemplo, uma nica rea pode conter um servidor de IHM para um local fsico de uma instalao, um servidor de dados RSLinx Enterprise (configurado como um servidor FactoryTalk de alarme baseado em dispositivo) e um servidor OPC de terceiros (configurado com o servidor de alarmes baseado em tag). Esta configurao permite que o resumo filtre os alarmes com base no nome da rea, independente de qual servidor emitiu o alarme. O que voc quer evitar que uma instalao fsica de um servidor de dados seja consultada diversas vezes por diferentes reas da aplicao. Isso no necessrio porque o FactoryTalk permite que qualquer cliente veja todos os pontos de dados dentro da aplicao, independentemente da rea que o originou. *Observao: A verso inicial do FactoryTalk Alarms and Events tem limites diferentes do FactoryTalk View SE 5.0. Consulte o guia de incio rpido do FactoryTalk Alarms and Events ou a resposta de ID 44177 na base de conhecimento da Rockwell Automation para mais informaes.

Este um exemplo de uma aplicao em rede do FactoryTalk View SE.

A aplicao Insta Corp consiste em quatro diferentes reas definidas:ie_packaging, ie_production, is_packaging e is_production. As reas so identificadas pelas pastas que esto diretamente na raiz que a aplicao Insta Corp. Tente analisar uma dessas reas ie_packaging, a rea mais acima.Observe que o servidor de IHM chamado IE_CasePack est localizado dentro da rea. As pastas no servidor de IHM ie_packaging ,chamadas System, HMI Tags, Graphics, Alarms, Logic and Control e Data Log, so componentes diferentes que voc pode configurar em cada servidor de IHM elas so reas dentro da rea, mas, na verdade, so componentes de um servidor de IHM.
H um servidor de dados chamado RSLinx Enterprise localizado na rea raiz (Insta Corp).

O diagrama abaixo mostra um exemplo de arquitetura de sistema que usa uma aplicao em rede como parte de um sistema FactoryTalk distribudo.

Aplicaes locais
Uma aplicao local semelhante a um projeto RSView32;todos os componentes da aplicao e o FactoryTalk View SE client esto localizados em um nico computador.H somente um servidor de IHM que criado por voc na rea raiz quando a aplicao for criada.Voc pode usar as aplicaes locais para as partes da fbrica ou do processo que sejam autnomas e no relacionadas a outras partes do processo. O diagrama abaixo mostra um exemplo de arquitetura de sistema que usa uma aplicao local como parte de um sistema FactoryTalk Stand Alone.

Criar uma nova aplicao FactoryTalk View SE


Estas so as etapas gerais para criar uma aplicao: 1. Crie uma aplicao local ou em rede 2. Se for uma aplicao em rede, adicione uma ou mais reas 3. Caso seja uma aplicao em rede, pode ser adicionado um servidor de IHM por rea (a local cria um automaticamente).Opte por adicionar qualquer tela frontal no servidor de IHM. 4. Configure a comunicao do servidor de dados.Adicione um ou mais dos seguintes servidores de dados 1. Servidor de dispositivos Rockwell Automation 2. Servidor de dados OPC 5. Configure o servidor de alarmes e eventos por tag 6. Crie telas grficas, objetos globais e outros componentes em seu servidor de IHM 7. Configure o armazenamento de alarmes e eventos histricos do FactoryTalk 8. Configure a segurana 9. Configure um projeto runtime com o FactoryTalk View SE Client

FactoryTalk View SE Servidores

Servidores de IHM
Os servidores de IHM so programas de aplicao que fornecem informaes aos clientes sempre que solicitam.Um servidor de IHM armazena os componentes do projeto de IHM (como telas grficas) e disponibiliza esses componentes aos clientes.Um servidor de IHM tambm administra um banco de dados de tags, detecta os alarmes de tags da IHM e armazena dados histricos.

Servidores de dados
Um servidor de dados fornece uma rota para os dispositivos fsicos na rede, permitindo que as aplicaes monitorem e controlem os valores nesses dispositivos.Por exemplo, os servidores de dados podem conectar os clientes da aplicao ao controlador programvel, aos tags OPC (valores ou informaes de status), ou as tags em um controlador Logix5000. Um servidor de dados pode ser um servidor de dispositivos Rockwell Automation (RSLinx Enterprise) ou um servidor de dados OPC que fornecem os valores dos tags.Uma vez que um servidor de dados est configurado, voc pode ajust-lo para apontar para um controlador especfico como, por exemplo, um controlador ControlLogix.A configurao correta de um servidor de dados permite que voc acesse diretamente um tag. Os seguintes tipos de servidores de dados so compatveis:

Servidores de dispositivos Rockwell Automation (RSLinx Enterprise): fornecem melhor desempenho ao se comunicar com os controladores Logix5000 ou com muitos clientes. Voc tambm pode usar o servidor RSLinx Enterprise para publicar os alarmes e eventos baseados em dispositivos. Os servidores de dados OPC (incluindo RSLinx Classic) suportam todos os servidores de dados que estejam em conformidade com a norma OPC-DA 2.0.OPC, significa OLE for Process Control, um protocolo que permite que o FactoryTalk View recupere os valores dos tags de:

Controladores programveis e dispositivos Rockwell Automation usando o RSLinx Classic ou o RSLinx Gateway como um servidor OPC. Dispositivos de controladores de terceiros, como Siemens ou Modicon, que usem servidores OPC de terceiros.

Servidores de alarmes e eventos


O FactoryTalk Alarms and Events permite que vrios produtos FactoryTalk compartilhem uma visualizao comum e consistente de alarmes e eventos por todo o sistema FactoryTalk. O FactoryTalk Alarms and Events suporta dois tipos de monitorao de alarmes:

Monitorao de alarme baseada em dispositivo. Monitorao de alarme baseada em tag.

Um servidor de alarmes e eventos pode ser um servidor de dispositivos Rockwell Automation (RSLinx Enterprise) que seja habilitado para monitorar os alarmes baseados em dispositivos ou um servidor de alarmes e eventos para monitorar os alarmes baseados em tags.

Seo 1: Criar e executar uma aplicao simples (necessrio)


O FactoryTalk View Site Edition (SE) pode ser usado para desenvolver e executar aplicaes que envolvam um ou vrios usurios e servidores e pode ser distribudo em uma rede ou estar em um nico computador ou em vrios. Os dois tipos de aplicao SE esto explicadas abaixo: 1. FactoryTalk View SE Local (Stand Alone) - Uma aplicao local semelhante a um projeto do RSView32;todos os componentes da aplicao e o FactoryTalk View SE client esto localizados em um nico computador.H somente um servidor de IHM que criado por voc na rea raiz quando a aplicao for criada.Voc pode usar as aplicaes locais para as partes da fbrica ou do processo que sejam autnomas e no relacionadas a outras partes do processo. 2. FactoryTalk View SE Network (distribudo) - Uma aplicao em rede pode conter vrios servidores, executando em diversos computadores em uma rede com mltiplos usurios de clientes que se conectam aplicao simultaneamente de qualquer ponto da rede. Por exemplo, voc pode usar servidores separados para diferentes reas funcionais dentro da empresa e permitir que os clientes faam a interface a qualquer um dos servidores.As aplicaes em rede tm uma ou mais reas, um servidor de IHM por rea e um ou mais servidores de dados. Uma rea pode conter outra rea dentro dela. Voc pode usar o FactoryTalk View Studio para criar componentes da aplicao como telas grficas, objetos globais, alarmes e modelos de armazenamento de dados.

Neste laboratrio, criaremos e operaremos uma aplicao em rede (distribudo) do FactoryTalk View SE.

Sobre esta seo


Nesta seo do laboratrio, voc ir:

Criar uma aplicao em rede chamada InstantFizz Adicionar uma rea chamada Area1 Adicionar um servidor de IHM dentro de Area1 chamado InstantFizz_HMIServer Adicionar Faceplates de processo ao seu projeto de IHM Adicionar um servidor de dados chamado RSLinx Enterprise Configurar um caminho de comunicao chamado shortcut que levar ao controlador SoftLogix Verificar as comunicaes Criar uma tela, adicionar um objeto tela numrica Testar a tela

Toda esta seo deve ser concluda antes de qualquer outra seo deste laboratrio.

Criar um projeto de IHM em rede no FactoryTalk View Studio Vamos criar uma aplicao em rede que suporte mltiplas IHM, servidores de dados e clientes distribudos em uma rede. Conforme explicado em detalhes na seo Caractersticas gerais, uma aplicao em rede requer um FactoryTalk Directory em rede para ser configurado. A configurao do FactoryTalk Directory geralmente feita durante a instalao, mas ele pode ser configurado depois usando o FactoryTalk Directory Configuration Wizard em Start> All Programs >

Rockwell Software > FactoryTalk Tools > FactoryTalk Directory Configuration Wizard. Uma vez que o FactoryTalk Directory foi configurado, voc pode especificar qual computador ser o host do Directory. O local padro do FactoryTalk Directory o computador local, mas ele pode ser qualquer computador em sua rede.Observao: Para uma aplicao FactoryTalk View Local, deve ser usado o FactoryTalk Directory local. Especificar o local do FactoryTalk Directory 1. Especifique o local do FactoryTalk Directory. V em Start > All Programs > Rockwell Software > FactoryTalk Tools > Specify FactoryTalk Directory Location. Um prompt abrir para fazer o login

Observao: Para especificar o local do FactoryTalk Directory, voc deve ter direitos de administrador . Durante a instalao do FactoryTalk Services Platform os grupos Windows Administrator e Administrator so automaticamente adicionados ao FactoryTalk Directory em rede. Daqui para frente, voc pode fazer o login com qualquer usurio que pertena a um desses grupos. 2. O Specify FactoryTalk Directory Server Location Utility abrir. Neste laboratrio, definiremos o local do FactoryTalk Directory como um computador local (localhost). Em uma aplicao FactoryTalk View SE Network, o FactoryTalk Directory pode estar localizado em qualquer computador na rede que tem o FactoryTalk Services Platform instalado. Use este utilitrio para modificar o local de seu FactoryTalk Directory. Siga as etapas a at b para especificar o local do FactoryTalk Directory.

Criar uma nova aplicao FactoryTalk View SE (em rede)

1. Abra o FactoryTalk View Studio. Selecione o item de menu Start > All Programs > Rockwell Software > FactoryTalk View > FactoryTalk View Studio.

2. Crie uma aplicao em rede chamada InstantFizz seguindo as etapas a at f. A seguinte caixa de dilogo abrir:

Aguarde alguns segundos para permitir que o FactoryTalk View Studio crie a aplicao. Adicionar uma rea a uma aplicao 1. Siga as etapas de a at c para adicionar uma rea chamada Area1.

Observao: a primeira linha na janela Explorer: Network (LOCALHOST) indica que criamos uma aplicao em rede (distribuda) e que o FactoryTalk Directory est localizado no computador local (LOCALHOST).

Adicionar um servidor de IHM aplicao

1. S i g a a s etapas de a at g para adicionar um servidor de IHM aplicao.

Observao: O servidor de IHM levar algum tempo para carregar.

Adicionar Faceplates de processo ao servidor de IHM

Quando adicionar um servidor de IHM a uma aplicao em rede ou quando criar uma aplicao local, voc tem a opo de adicionar os faceplates de processo que so instaladas com o FactoryTalk View SE. A caixa de dilogo Process Faceplates abrir se ela estiver configurada para aparecer quando voc criar um novo servidor de IHM.

1. Selecione o boto Clear All. 2. Marque as caixas desses tipos de tela:


Discrete 2-State Device D2SD Help Help Browser

Sua caixa de dilogo deve parecer-se com esta:

3. Clique no boto OK. 4. Observe que uma aplicao em rede, InstantFizz foi criada. O servidor de IHM chamado InstantFizz_HMIServer foi criado na rea Area1. 5. Maximize ou redimensione a janela do seu FactoryTalk View Studio para o tamanho desejado para trabalhar com sua aplicao.

A caixa de dilogo Add Process Faceplates Quando adicionar um servidor de IHM a uma aplicao em rede ou quando criar uma aplicao local, voc tem a opo de adicionar Faceplates de processo que so instaladas com o FactoryTalk View SE. A caixa de dilogo Process Faceplates abrir se ela estiver configurada para aparecer quando voc criar um novo servidor de IHM.Se voc no quiser adicionar os faceplates, clique em Cancel para fechar a caixa de dilogo sem afetar a criao do servidor de IHM. Se voc no quiser que seja perguntado toda vez que criar um servidor de IHM, desmarque a opo Display this dialog when creating a new application. Aps criar a aplicao ou o servidor de IHM, voc ainda pode adicionar os Faceplates de processo clicando com o boto direito do mouse no servidor de IHM e selecionando o item de menu Add Process Faceplates. Se voc adicionou uma tela anteriormente, voc pode substitu-la ou remov-la da lista de telas. Observao: Adicionar Faceplates a uma aplicao afeta a contagem da licena. Cada Faceplate adicionado (arquivo .gfx) conta como uma tela para fins de ativao. Novos Faceplates Os Faceplates Alarm Analog ALMA and Alarm Digital ALMD so pr-configurados para trabalhar com as novas instrues do RSLogix 5000 que esto disponveis na verso 16 ou posterior. Esses Faceplates juntamente com os Faceplates existentes podem ser usados como esto ou podem ser modificados para adequar s suas necessidades.

Adicionar um servidor de dados

Para permitir que nossa aplicao monitore e controle os valores no controlador SoftLogix que est executando o programa de controle para este laboratrio, voc precisa adicionar um servidor de dados.Voc adicionar os servidores de dispositivos Rockwell Automation (RSLinx Enterprise). Ele propicia o melhor desempenho quando se comunicar com os controladores Logix5000. Para monitorar os alarmes em um controlador Logix5000, um servidor de dispositivo Rockwell Automation (RSLinx Enterprise) precisa ser adicionado a uma aplicao FactoryTalk. 1. Clique com o boto direito do mouse na rea Area1, selecione o item de menu de contexto Add New Server > Rockwell Automation Device Server (RSLinx Enterprise)

Observao: Para este laboratrio, adicionaremos o servidor de dados RSlinx Enterprise rea Area1. Leia o pargrafo rea no tem Boas Prticas na seo Caractersticas gerais para outras alternativas em uma aplicao distribuda. 2. A caixa de dilogo RSLinx Enterprise Server Properties aparecer. Deixe os padres na guia General.

Observao: A janela RSLinx Enterprise Server Properties tambm usada para configurar redundncia do servidor de dados e o FactoryTalk Alarms and Events.

3. Habilite os alarmes e eventos seguindo as etapas a-c. O FactoryTalk Alarms and Events ser discutido detalhadamente durante a seo Alarmes e Eventos. .

4. Verifique se o servidor de dispositivo RSLinx Enterprise foi adicionado com sucesso sua aplicao.

Configurar a comunicao

Agora, vamos configurar um atalho do dispositivo.

Atalhos de dispositivos: Um atalho de dispositivo permite que voc crie um "indicador" para um dispositivo que voc pode consultar atravs da aplicao enquanto desenvolve as telas. Isto permite que o usurio mude o local de um controlador ou outro dispositivo em um lugar, que se propaga para todo o resto do projeto sem precisar alterar todas as referncias de tags para aquele controlador. Um atalho de dispositivo semelhante a um atalho do Windows na rea de trabalho de seu computador que fornece acesso fcil a uma aplicao.

Melhorias no editor Communications Setup A navegao off-line das tags no precisa mais que voc associe o atalho do dispositivo a um controlador real. Nas verses anteriores, era solicitado que voc associasse um atalho a um controlador e um arquivo de tag off-line para poder navegar pelos tags no arquivo. Agora, voc pode criar um atalho que esteja associado somente ao arquivo de tag off-line. O editor Communication Setup foi melhorado para evitar a criao de atalhos que apontam para dispositivos que no fornecem dados (como mdulos de comunicao e backplanes). Agora, o editor Communication Setup fornece mensagens de status sobre atalhos medida que so criados, bem como um resumo de todas as mensagens atravs de um relatrio de verificao de atalhos. O editor Communication Setup tem uma nova opo para habilitar o suporte a alarmes e eventos no nvel do dispositivo. As advertncias foram adicionadas ao FactoryTalk para informar aos usurios que uma edio no ambiente de desenvolvimento afetar adversamente o runtime do sistema. Se a alterao for feita atravs de um caixa de dilogo, este cone de advertncia aparecer prximo ao componente editado.

1. Abra o Communication Setup. Expanda o servidor de dispositivos RSLinx Enterprise. Clique duas vezes em Communication Setup.

A caixa de dilogo Communication Setup aparecer direita da rvore do Explorer.


Adicione um atalho de dispositivo seguindo as etapas a-b.

2. Navegue at o controlador. Clique com o boto direito do mouse em 1789-A17, Backplane e selecione Start Browsing

3. Selecione 2, 1789-L60/A, SoftLogix5800 Controller. Observao: possvel que voc veja 2, 1789-L60/A, InstantFizz_Controller.

Observao: 2 o nmero do slot do mdulo SoftLogix que est no rack, que onde o programa de controle deste laboratrio est operando.

4. Adicione um arquivo de tag off-line. Clique no boto Browse prximo ao campo de entrada Offline Tag File. Navegue at a pasta C:\InstantFizz-Lab Files\RSLogix 5000\ . Selecione o arquivo InstantFizz_Controller.ACD. Clique no boto Open

Navegao de tag off-line O arquivo de tag off-line permitir que voc navegue pelos tags do controlador ControlLogix quando ele no estiver on-line. O arquivo deve estar localizado no PC local e no em um local da rede.

Melhorias na navegao de tags off-line

A navegao off-line das tags no precisa mais que voc associe o atalho do dispositivo a um controlador. Nas verses anteriores, era solicitado que voc associasse um atalho a um controlador e um arquivo de tag off-line para poder navegar pelos tags no arquivo de tags offline.Agora, voc pode criar um atalho que esteja associado somente ao arquivo de tag off-.
Como possvel ter muitos atalhos configurados para diferentes controladores, voc tambm deve habilitar os alarmes e eventos em seu atalho da aplicao para ativar o controlador do qual voc gostaria de receber informaes de alarme.

5. Habilite alarmes e eventos selecionando Yes no menu.

6. Aplique as configuraes ao atalho do dispositivo Shortcut seguindo as etapas a-c,

7. O prompt RSLinx Enterprise aparecer. Ele lista todas as alteraes feitas no atalho.Certifique-se de que seu atalho est definido como Shortcut, pois usaremos telas pr-configuradas que fazem referncia ao nome do atalho. Compare seu prompt com o mostrado abaixo.Se estiver igual, selecione Yes para aplicar as alteraes.

8. Para verificar a comunicao a qualquer momento, selecione o boto Verify na parte inferior da janela Communications Setup.

A caixa de dilogo Verify aparecer. Revise suas alteraes. Clique no boto Close

9. Clique em OK na caixa de dilogo Communications Setup para fechar.


Seu atalho de dispositivo foi criado.

Criar uma tela e adicionar um objeto entrada de dados (Numeric Input) tela
Vamos verificar se a comunicao est configurada corretamente. Adicione um objeto numeric input a uma tela e teste-a no FactoryTalk View Studio. Verifique que voc pode acessar os tags no controlador SoftLogix e o arquivo de tags off-line navegando pelas tags. No Explorer, clique com o boto direito do mouse na pasta Display, selecione o item do menu suspenso New

Aparecer uma tela sem ttulo.

1. Clique uma vez para selecionar o objeto Numeric Input em Objects > Numeric and String > Numeric Input no menu.

2. Na tela vazia, clique uma vez e segure o boto do mouse, arraste o cursor para desenhar a entrada numrica e solte o boto do mouse.Conforme arrasta o mouse, voc ver um retngulo para mostrar o tamanho do objeto que ser criado.

3. Quando soltar, a caixa de dilogo Numeric Input Properties aparecer.

Melhorias na entrada numrica O objeto Numeric input permite que os valores mnimo e mximo atribudos pelo usurio sejam validados antes do download.

4. Clique na guia Connections .

4. Clique no boto Tags prximo ao campo Value. 5. O Tag Browser abrir. Se voc no visualizar uma pasta para Shortcut, clique com o boto direito do mouse em InstantFizz, selecione o item do menu suspenso Refresh All Folders.

4. Abra a pasta Shortcut e observe as duas sub-pastas Online e Offline. A pasta Online faz referncia aos tags do controlador on-line para o qual o atalho est apontando (como nosso controlador SoftLogix). A pasta Offline faz referncia aos tags no arquivo do controlador ControlLogix (.ACD). Use a navegao do tag off-line e o arquivo de tag off-line em RSLinx Enterprise Communications Setup quando o controlador on-line no estiver disponvel para o arquivo do controlador (.ACD). Siga as etapas a e b para selecionar o tag MixSteps.

10. O tag aparecer no campo Tag/Expression prximo a Value. Seu tag selecionado deve parecer-se com este:

11. Clique no boto OK na caixa de dilogo Numeric Input Properties.

12. Depois de adicionar um objeto a nossa tela, podemos verificar a comunicao com nosso controlador e testar a tela.

13. Um valor (ex. 7) deve aparecer na tela. Isto realmente confirma que voc conseguiu acessar o tag do arquivo on-line e que est on-line com o controlador. Se no estiver on-line com o controlador, a caixa ficar em branco, porque os dados no esto disponveis no momento. Semelhante ao desenho abaixo:

11. Clique no boto Edit Display para voltar ao modo de edio.

11. Feche a tela e quando solicitado para salvar suas alteraes, selecione No. A seo 1 est concluda. Voc criou uma aplicao de rede simples. Voc tem os elementos fundamentais no lugar e est pronto para comear a criar suas telas grficas. Seo 2: Importar componentes da aplicao (necessrio) Sobre esta seo
Nesta seo do laboratrio, voc ir: Importar componentes da aplicao pr-configurados

O FactoryTalk View SE permite que voc importe e exporte um ou todos componentes do servidor de IHM, incluindo as telas, individual ou os alarmes, mensagens locais, imagens, arquivos de parmetros, registros de dados, etc. As telas grficas so armazenadas em arquivos gfx que s podem ser modificados (neste formato) quando importados para o FactoryTalk View Studio. Voc pode importar uma tela de uma aplicao para outra adicionando os arquivos .gfx.
Esta a janela Application Explorer usada durante todo o laboratri o. O Explorer permite que voc selecione diferentes objetos, telas e outros componentes da aplicao FactoryTalk View SE.

Adicionar componentes da IHM pr-configurados:


H componentes de IHM pr-configurados (ex.: telas e macros) que sero usados neste laboratrio. Faa o seguinte para adicion-los ao servidor de IHM.

1. Clique com o boto direito do mouse em Displays e selecione Add Component Into Application

2. V at C:\InstantFizz Lab Files\Graphic Displays e adicione as telas seguindo as etapas a-b.

Agora, voc adicionou as telas grficas pr-configuradas. Algumas das telas referemse a imagens externas (JPG, bmp etc). As prximas etapas mostraro como importar essas imagens em sua aplicao.

3. Clique com o boto direito do mouse em Images e selecione Add Component Into Application

4. Navegue at C:\InstantFizz Lab Files\Images para adicionar as imagens

Voc adicionou as telas grficas pr-configuradas e as imagens correspondentes. As prximas duas etapas mostraro como adicionar a macro de partida pr-configurada sua aplicao. Voc pode saber mais sobre macros na Seo 4.

5. Clique com o boto direito do mouse em Macro e selecione Add Component Into Application

6. V em C:\InstantFizz Lab Files\ e selecione startup.mcr para adicionar a macro pr-configurada

Seo 3: Tags (necessrio) Sobre esta seo

Nesta seo do laboratrio, voc ir: Aprender a diferena entre os tags de IHM e os tags de referncia direta Criar um tag de IHM Importar e exportar tags Adicionar um objeto e uma referncia a um tag de IHM Aprender sobre etiquetas de tags

Leia sobre tags de IHM e tags de referncia direta


Um tag um nome lgico que representa uma varivel na memria de um dispositivo de rede ou local. O FactoryTalk View SE possui dois tipos de tags: Tags do servidor de dados (tambm chamados de tags de referncia direta) fornecem acesso direto aos tags do controlador atravs dos servidores de dados que voc adiciona a uma aplicao.

Tags de IHM fornece propriedades adicionais para a segurana do runtime e manipulao de dados. Os tags de IHM so criados no editor Tags e armazenados em um banco de dados de tags do servidor de IHM.

Para alguns fins em uma aplicao, usar os tags de referncia direta oferece vantagens em relao ao uso dos tags de IHM e vice-versa.A tabela a seguir contm uma lista de vantagens

tanto para os tags de IHM quando para os tags de referncia direta. Dependendo da aplicao, voc pode escolher apenas um deles ou combinar os dois.

Tags de IHM
Uso de recursos estendidos de tags de IHM Para aproveitar as vantagens dos recursos estendidos, como segurana no runtime, converso de escala ou offseting dos valores de tags, ou endereamento mais flexvel, crie tags de IHM no FactoryTalk View Studio, no editor Tags.

Tags de referncia direta


Uso de referenciamento direto para eliminar duplicaes Usar um referenciamento direto minimiza erros, pois necessrio criar o banco de dados de tags somente uma vez (no controlador) e no ter que duplic-lo novamente na IHM. Isto se aplica a todos os objetos incluindo o FactoryTalk Alarms and Events baseado em dispositivos. Alm disso, no necessrio criar um banco de dados de tags enquanto desenvolve a IHM, o que economiza tempo.Use tambm os tags do servidor de dados para adicionar, modificar ou excluir tags em um dispositivo sem ter que duplicar as alteraes no banco de dados de tags do servidor de IHM.

Organizao de tags em pastas Os tags podem ser organizados em pastas e subpastas lgicas. Por exemplo, crie uma pasta para o processo CIP de uma fbrica de soda. Em uma aplicao grande, voc pode encontrar tags facilmente se organiz-las em pastas.

Permisso de acesso a tipos de dados complexos Alguns dispositivos (controladores Logix5000, por exemplo) suportam tipos de dados como vetores e estruturas (UDT) que podem conter centenas de elementos como membros. Use os tags do servidor de dados para referenciar diretamente os valores dos tags e eliminar a necessidade de criar um tag de IHM para cada elemento membro.Voc pode maximizar a otimizao colocando os dados em vetores e estruturas.

Armazenamento de valores na memria Crie tags de memria da IHM para armazenar valores sem precisar de um dispositivo conectado ou acessvel. Por exemplo, voc pode usar os tags de memria para: armazenar o resultado de um clculo. agir como um contador ou ndice temporrio. manter informaes sobre o estado atual do sistema, por exemplo, qual foi a ltima tela grfica exibida.

Reutilizao de telas e outros componentes entre as aplicaes Por exemplo, exporte telas de uma aplicao para outra que use os mesmos tags do controlador. No h necessidade de mover o banco de dados de tags de IHM. Todos os tags de referncia direta so transferidos com a tela.

Reutilizao dos nomes do tag Os tags de IHM no precisam de endereos fsicos codificados nem de nomes de variveis especficas do dispositivo.Isto significa que voc pode reutilizar uma aplicao com outros dispositivos alterando os endereos fsicos para os quais os nomes dos tags de IHM esto mapeados.

Velocidade As referncias diretas so um link direto com o servidor de dados e o controlador que ajuda a acelerar a taxa de atualizao da aplicao.

Importao e exportao de tags de IHM Use o Tag Export/Import Wizard para importar/exportar tags no formato .CSV (pode ser aberto em Excel). O banco de dados de tags exportados podem ser usados em outros projetos do FactoryTalk View. Voc pode modificar e criar todos os tags em Excel e economizar tempo de engenharia. Voc pode importar arquivos de endereos do RSLogix no banco de dados de tags do FactoryTalk View

Nomes descritivos Alguns controladores e servidores OPC no permitem nomes de tags descritivos, por exemplo, SLC. Criar um tag de IHM permite que voc atribua nomes significativos aos tags ao invs de locais de memria como N7:0.

Criar um tag de IHM


Permite criar um tag no banco de dados de tags.

1. Abra o banco de dados Tag no servidor de IHM, InstantFizz_HMIServer. Siga as etapas a-i para adicionar um tag de IHM em uma pasta.

Enquanto o banco de dados de tags aberto, selecione o item de menu Edit para criar uma nova pasta.

Observao: Este item de menu pode ser usado para adicionar, excluir, duplicar e renomear as pastas do banco de dados de tags. Outro item menu importante o Other Databases que permite importar tags de outros bancos de dados como os arquivos do controlador RSLogix 5/500 (.rss, .rsp).

Configure as novas propriedades dos tags conforme mostrado abaixo:

10. Clique em Accept para concluir. 11. O banco de dados de tags tambm permite que voc procure por tags. Siga as etapas a-b para procurar por um tag.

Assistente de importao/exportao de tags usando MS Excel Vamos importar tags que foram pr-criados usando o Tag Import/Export Wizard. Use o Tag Import and Export Wizard para converter bancos de dados para e a partir de um formato CSV (Comma Separated Variable) compatvel com o Excel. Voc tambm pode unir um banco de dados de tags do FactoryTalk View a outro banco de dados de tags e importar um banco de dados de texto Logic 5 ou A.I. Series. Para importar tags corretamente, a aplicao para a qual voc est importando os tags deve estar aberta no FactoryTalk View Studio. Opes de importao e exportao: H vrias opes de importao/exportao conforme mostrado no Tag Import/Export Wizard.

Export a FactoryTalk View tag database to CSV files Exporta um banco de dados de tags FactoryTalk View para arquivo CSV

Import FactoryTalk View tag CSV files Importa as informaes do tag a partir de arquivos CSV em um banco de dados do FactoryTalk View. Voc pode criar seus tags em Excel e import-los para o projeto usando esta opo no Tag Import/Export Wizard

Merge FactoryTalk View tag database Une informaes de tags de um projeto do FactoryTalk View a outro banco de dados do FactoryTalk View.

Import A.I. Series or Logic 5 database files Importa smbolos do formato CSV do A.I. Series ou Logic 5 da Rockwell Software em um banco de dados do FactoryTalk View.

Import RSLogix5/500 Address & Symbol ASCII files Importa smbolos de arquivos de exportao ASCII do RSLogix5 ou RSLogix 500 em um banco de dados do FactoryTalk View.

1. Abra e revise o arquivo CSV criado anteriormente Additional_Tags.csv em C:\InstantFizz Lab Files\

2. Feche o Excel sem salvar. 3. Volte para o FactoryTalk View Studio e abra o Tag Import/Export Wizard no menu Tools.

4. Selecione a opo Import FactoryTalk View tag CSV files no menu dropdown e clique em Next.

Agora ns importamos os tags pr-criados em nossa aplicao. 14. Abra o editor do banco de dados de tags clicando duas vezes em Tags para visualizar os tags importados.

16. Feche o banco de dados de tags. Adicionar um objeto que faz referncia a um tag de IHM 1. Abra uma nova tela

Aparecer uma tela sem ttulo. 2. Clique uma vez para selecionar o objeto Numeric Display em Objects > Numeric and String > Numeric Display no menu.

3. Na tela vazia, clique uma vez e segure o boto do mouse, arraste o cursor para desenhar a tela numrica e solte o boto do mouse.Conforme arrasta o mouse, voc ver um retngulo para mostrar o tamanho do objeto que ser criado.

4. A janela Numeric Display Properties abrir

5. A mesma janela Tag Browser usada para navegar at os tags de IHM e tags de referncia direta associados a um controlador on-line ou off-line, bem como at os itens de diagnsticos e Tags do sistema pr-definidos. Vamos revisar o Tag Browser.

Suporte a tags estruturados no Tag Browser do FactoryTalk O novo navegador de tags foi aprimorado para permitir que voc selecione um tag de estrutura na tela esquerda do navegador de objetos e retorne um identificador parcial de tag para o editor que abrir o navegador. Este tag de estrutura pode ser atribudo a um objeto frontal para fornecer valores a diversos objetos.

8. V at o tag de HMI RapidMix\WaterAmount

10. Adicione um objeto Tag Label na mesma tela direita do objeto Numeric Display.

Use os objetos de etiqueta para exibir as informaes sobre as propriedades de um tag no runtime.Voc pode exibir o valor de uma propriedade por tag. As propriedades incluem:Low EU (valor mnimo do tag), High EU (valor mximo do tag), Contact Value (status do tag), Engineering Units (EU) (unidades do tag), nome do tag, descrio do tag, tag Off Label (identificao de contato aberto), tag On Label (identificao de contato fechado).

10. A janela Tag Label Properties abrir. Defina as propriedades conforme mostrado abaixo. Navegue at o mesmo tag RapidMix\WaterAmount e selecione Engineering Units (EU) para o campo Property.

10. Clique em OK para fechar. 11. Testar a tela

10. Revise a tela.

Observao: O objeto Tag Label funciona apenas com tags de IHM porque definimos as propriedades (como as unidades) deste tag no banco de dados de tags de IHM. Ele no funciona com referncias diretas. Para exibir as unidades de engenharia de uma referncia direta, voc pode adicionar um objeto de texto e inserir as unidades aplicveis.

10. Clique no boto Edit Display para voltar ao modo de edio. 11. Feche a tela sem salvar.

Seo 4: Telas grficas, objetos e animaes (necessrio) Sobre esta seo


Nesta seo do laboratrio, voc ir: Ler sobre as Telas grficas Usar o arquivo XML para editar as telas Usar Faceplates Configurar e usar Dicas de ferramenta Configurar e usar Mensagens locais Configurar e usar Docked displays Usar o Object Explorer Configurar e usar animaes e expresses Usar comandos

Para ajudar na navegao no FactoryTalk View Studio dos componentes usados nesta seo, possvel consultar novamente a imagem Application Explorer da Seo 2 pag.41.

Informao sobre as Telas grficas

Tipos de Telas grficas Telas Padro - armazenadas na pasta Displays. So as telas que o operador v em runtime. As visualizaes atuais da atividade ou processo da fbrica automatizada. Elas podem exibir os dados de sistema ou de processo e permitir aos operadores gravar os valores em um banco de dados em tempo real ou em dispositivos de rede como um controlador. Telas de objeto global - armazenadas na pasta Global Objects. As telas de objeto global permitem que voc faa o link da aparncia e do comportamento de um objeto grfico em uma tela de objeto grfico para gerar vrias cpias deste objeto em telas padres. Ao fazer alteraes no objeto original, elas so automaticamente aplicadas s cpias. Telas de biblioteca - armazenadas na pasta Displays. Uma tela de biblioteca contm objetos grficos prontos que podem ser usados em outras telas.
Uma tela grfica representa a visualizao do operador da atividade de fbrica. Ela pode exibir os dados de sistema ou de processo e permitir aos operadores gravar os valores em dispositivos externos como controladores programveis. Os elementos que compem uma tela

grfica so chamados de objetos grficos. O menu Objects no editor Graphic Displays (Figura 1) fornece elementos de desenho simples, como linha, retngulo e elipse, assim como objetos prontos como boto pulsador, campos de entrada e de sada e resumos de alarme. Use estes elementos para criar representaes visuais dos processos e atividades e depois anime a tela fazendo o link dos objetos aos tags, de forma que a aparncia dos objetos mudaro a medida que os valores de tags mudam. O editor grfico permite facilmente duplicar objetos, reformat-los ou redimension-los e distribu-los de diversos modos como empilh-los, alinh-los, espa-los horizontal ou verticalmente, invert-los horizontal ou verticalmente, gir-los e agrup-los de forma que se comportem como um nico objeto. Os objetos grficos podem ser Criados usando o editor de tela grfica. Copiados e colados das Bibliotecas grficas. Copiados para a rea de transferncia de outro aplicativo Windows e, ento, colados nas telas grficas. Criados por outro aplicativo Windows e inseridos na tela grfica usando link e incorporao de objeto. Arrastados e soltos de outra tela grfica ou biblioteca ou outro aplicativo Windows.

Figura 1: Menu Objects

Bibliotecas
A Biblioteca grfica vem com uma variedade de telas grficas prontas contendo objetos que podem ser usados em outras telas

H muitos objetos diferentes na biblioteca que podem ser usados em sua aplicao. Observao: qualquer animao que foi atribuda a um objeto ser includa a ele quando for copiado em uma tela.

Modificao de um arquivo XML

No FactoryTalk View Studio, possvel tambm usar o Assistente de Importao e exportao de grficos para exportar informaes de telas grficas para um arquivo XML ou para importar um arquivo XML de tela grfica para uma aplicao. O XML possui formato e estrutura padronizados. possvel modificar os elementos e atributos de uma tela grfica alterando-os ou adicionando novos no arquivo XML. possvel editar os arquivos XML antes de import-los de volta para uma aplicao, para modificar os objetos grficos existentes ou para adicionar novos objetos tela. possvel criar ou editar telas grficas independente do FactoryTalk View Studio, incluindo a configurao de telas, objetos, propriedades de objetos, conexes, animaes, agrupamentos, atribuies chaves, etc. Na seo anterior, importamos algumas telas grficas pr-configuradas. A seguir, modificaremos uma destas telas alterando o arquivo XML exportado. 1. Expanda Displays e clique duas vezes na tela CIP Process Steps para abrir.

2. Feche a tela CIP Process Steps sem salvar. 3. V para C:\InstantFizz Lab Files\ e clique duas vezes para abrir o arquivo XML exportado CIP Process Steps.xml O arquivo xml abrir no Internet Explorer.

4. Para modificar o arquivo, devemos abr-lo no Bloco de notas. Feche o arquivo Internet Explorer . 5. Clique com o boto direito do mouse no arquivo exportado XML CIP Process Steps.xml de C:\InstantFizz Lab Files\, selecione Open With e feche o Bloco de notas. O arquivo ser aberto no Bloco de notas.

6. Alteraremos o texto Step 1: Adding H2O para Step 1: Adding Water

7. Preencha a janela Replace como indicado a seguir e clique no boto Replace All.

8. Salve o arquivo a partir de File>Save e saia. 9. Vamos importar a tela modificada. Clique com o boto direito em Displays e selecione Import and Export.

10. Selecione Import graphic information into displays e selecione Next.

11. Selecione No e clique em Next.

12. Selecione Single Display Import File e clique em Next.

13. Configure a janela como exibido abaixo. O arquivo XML a ser importado pode ser encontrado em C:\InstantFizz Lab Files\CIP Process Steps.xml. Este o arquivo que acabamos de modificar.

14. Clique em Finish para concluir a importao. 15. O Assistente de Importao e exportao de grficos fornece um arquivo de status sobre o sucesso da importao/exportao.

16. Vamos revisar a tela modificada. Agora, abra a tela CIP Process Steps clicando duas vezes sobre ela a partir do item Displays no FactoryTalk View Studio.

Observao: Neste exemplo, teria sido mais fcil simplesmente alterar o texto na tela do FactoryTalk View Studio. H aplicaes, no entanto, nas quais pode ser necessrio criar automaticamente muitos objetos e/ou telas. Cri-las em um arquivo XML pode economizar muito tempo de engenharia. Tooltips

Para fornecer informaes sobre um objeto grfico para um operador, possvel adicionar um Tooltip aos objetos: As Tooltips podem ser adicionadas a objetos grficos As Tooltips suportam variveis embutidas A alterao de Idioma compatvel com o texto da Tooltip. Por padro, um objeto no possui um texto tooltip. Se voc adicionar uma tooltip, ela ser exibida em runtime, quando o operador posicionar o ponteiro do mouse sobre um objeto por alguns segundos.

Aperfeioamento de parmetro O aperfeioamento de parmetro fornece suporte s variveis embutidas nas Tooltips e nas barras de ttulos; nmeros e grupos literais na sintaxe da varivel embutida; e exibio de caracteres mais direita nas variveis de grupo embutidas.

Neste laboratrio adicionaremos um objeto de Entrada numrica para exibir um exemplo de Tooltip. 1. Abra a tela CIP Process Steps (Ela j deve estar aberta.) 2. Adicionaremos um objeto Numeric Input tela CIP Process Steps .

3. Adicione o objeto Numeric Input ao local da tela exibido abaixo.

4. Configure Numeric Input Properties como exibido abaixo seguindo as etapas a-d.

Melhorias na entrada numrica O objeto Numeric input permite que os valores mnimo e mximo atribudos pelo usurio sejam validados antes do download.

Utilize o Tag Browser para selecionar os tags Value, Minimum e Maximum:

5. Clique em OK para fechar. 6. Salve a tela.

7. Teste a tela.

8. Especificamos os valores Mnimo e Mximo do Objeto de entrada numrica. Vamos inserir um valor 22000 em nosso objeto. Este valor tem que ser maior do que Mnimo e menor do que o Mximo.

O fundo do objeto ficar vermelho indicando que o valor inserido est fora dos limites de nmero mnimo e mximo Como o operador saber quais so os limites vlidos? Adicione uma Tooltip! 9. Clique no boto Edit Display para voltar ao modo de edio.

10. Clique duas vezes no objeto de Entrada numrica para abrir suas propriedades. Ou clique com o boto direito e selecione Properties.

11. Adicione uma Tooltip seguindo as etapas a-e.

12. Repitas as etapas a-e para adicionar a informao Maximum tambm. O tag Maximum para navegar {[shortcut]SodaCIPTanks.RecoveredWater.Maximum}. O texto final da dica de ferramenta dever estar parecido com o texto a seguir:

13. Salve a tela.

14. Teste a tela.

15. Vamos tentar mais uma vez. Vamos gravar o valor 22000 em nosso objeto.

Novamente, o fundo do objeto ficar vermelho indicando que o valor inserido est fora dos limites mnimo e mximo. . 16. Passe o mouse sobre o objeto e voc ver nosso texto de dica de tela indicando os limites corretos do valor

17. Clique no boto Edit Display para voltar ao modo de edio.

18. Feche a tela CIP Process Steps Docked Displays

Docked Displays Em runtime, as telas grficas podem ser fixadas na borda da janela FactoryTalk View SE Client, permitindo que o operador tenha acesso a determinadas telas sempre. As Docked displays no podem ser fechadas acidentalmente pelo operador e no permitem que outros grficos as sobreponham. Portanto, elas continuaro sempre visveis para o operador. Por exemplo, voc pode fixar:

Os menus de navegao, que permitem ao operador mover-se pelas telas em uma aplicao. Cabealhos e notificaes que fornecem informaes especficas para o operador, como o nome e rea do usurio atual ou informaes sobre alarmes. Os painis de controle com botes padres para fins especiais, como alterao de usurio, fechamento de janelas abertas ou envio de informaes para a equipe de manuteno.

Neste laboratrio usaremos Docked displays para os menus de navegao e como notificao de alarme. A tela fixada estar visvel para o operador durante todo o tempo. 1. Abra a tela Navigation. Ela ser a primeira Docked display.

2. Abra a tela Alarm Banner. Ela ser nossa segunda Docked display.

3. Para fixar uma tela no canto da janela SE Client, aps a inicializao pelo cliente, usaremos uma macro de inicializao que usa um comando de tela.

Uma macro uma lista de comandos ou smbolos de comandos armazenados em um arquivo de texto. Para executar uma macro, voc usa o nome dela, assim como faria com um comando. Os comandos na macro sero executados na ordem na qual eles foram listados.
Uma macro pode ser especificada na inicializao ou encerramento de um cliente ou tela. Ela pode ser chamada a partir de uma linha de comando no FactoryTalk View Studio, a partir de um boto ou do Factory Talk View Administration Console para administrao de sistema.

O FactoryTalk View possui recursos multitarefas que podem ser aproveitados ao criar macros. Alguns comandos (como Print) acabam rapidamente e o prximo comando pode ser iniciado. Outros, como Set, demoram mais. No caso do Set, ele no termina at que a mensagem seja enviada ao controlador. Nesses casos, possvel configurar a macro de forma que o prximo comando possa ser executado antes que o comando anterior termine. Use o caractere (&) para isto. Voc j adicionou a macro de inicializao na Seo 2 deste laboratrio. 4. Expanda o item de menu Macros e clique duas vezes em startup parar abrir

5. Revise os comandos da tela no arquivo de macro de inicializao. Display Navigation /DB Display Alarm Banner /DT

Em geral, para fixar uma tela, use a instruo exibida abaixo:

Para ancorar uma tela nesta posio Canto superior da janela cliente Canto inferior da janela cliente Canto esquerdo da janela cliente

Use este parmetro Display /DT Display /DB Display /DL

Canto direito da janela cliente

Display /DR

Estes comandos sero executados quando a macro for chamada na inicializao do FactoryTalk View SE Client.

6. Feche a macro de inicializao sem salvar.

Explorao de Docked displays em runtime


Vamos explorar a funcionalidade das Docked displays em runtime. Um arquivo de cliente SE j foi criado para voc executar nesta aplicao. Nossa macro StartUp ser executada quando o arquivo cliente SE for aberto.

2. Navegue at C:\InstantFizz Lab Files\ClientFile_DockedDisplays.cli e clique em OK.

Observao: Aguarde alguns minutos para carregar totalmente. 2. Revise o layout de cliente. A macro de inicializao fixou telas em 2 reas. A tela de cabealho contm uma notificao de alarme e est localizada na parte superior da janela cliente; a tela de rodap contm os botes de navegao e est localizada na parte inferior da janela cliente.

5. Minimize a tela Plant Overview . 6. Arraste a barra de ttulo minimizada at chegar nas bordas da tela:

Borda superior:

Borda inferior:

7. Clique no boto restore na tela Plant Overview . 8. Observe que ela no sobrepor s reas fixadas.

9. Arraste a tela Plant Overview at a borda inferior ou o canto inferior direito do

cliente. 10. Observe que ela no se sobrepor s reas ancoradas e as barras de rolagem aparecero de forma que a tela ainda fique visvel. 11. Mova a tela Plant Overview de forma que o boto close esteja visvel e feche a

tela. 12. Selecione o boto Plant Overview na tela de rodap para abrir a tela Plant Overview. Observe como ela dimensionada para se encaixar na principal rea visvel das telas ancoradas.

Comandos

Os comandos do FactoryTalk View permitem interagir e controlar os componentes da aplicao. A maioria dos comandos aceita parmetros para maior preciso e controle.

possvel configurar teclas e objetos grficos para executar comandos em runtime. Por exemplo: as aes pressionar, liberar ou repetir quando voc atribui uma animao ao tocar em um objeto em uma tela grfica ou uma ao para um boto.
possvel executar comandos a partir da linha de comando do servidor IHM possvel criar uma lista de comandos em uma macro e executar a macro sempre que necessrio. possvel executar comandos em um evento em particular, usando o arquivo Event

H cerca de 80 comandos diferentes. Use o Assistente de Comando para ajud-lo a selecionar e construir comandos. Criaremos um objeto Boto com um comando de tela. 1. No FactoryTalk View Studio, feche todas as telas abertas neste momento, sem salvlas. 2. Abra a tela Rapid Mix - Overview

Selecione o item de menu Button.

3. Arraste o objeto Button para a tela Rapid Mix Overview como exibido abaixo

4. Configure as Propriedades do Boto seguindo as etapas a-b.

5. Selecione o comando Display seguindo as etapas a-b. possvel selecionar All Commands and Macros e encontrar o comando Display alfabeticamente ou selecionar Graphics > Graphic Displays > Navigation > Display

6. Preencha as informaes do comando como exibido nas etapas abaixo a-b. Se nossa aplicao tivesse mais do que uma rea, poderamos escolher abrir uma tela de uma rea diferente.

7. Adicione uma Legenda de boto seguindo as etapas ab.

8. Salve a tela e e feche.

9. Retorne janela client em execuo e selecione o boto Rapid Mix na tela de navegao.

10. Abra a tela Rapid Mix Process Steps.

Usando o Assistente de Comando criamos um boto que, quando pressionado, abre outra tela. O Assistente de comando contm muitos outros comandos relacionados ao fechamento/abertura de telas, alarmes, impresso, idiomas, aplicaes externas e muitos outros. Animaes e expresses
A animao a capacidade de adicionar lgica a um objeto grfico de forma que algumas caractersticas do objeto mudem quando um valor de tag alterado. Por exemplo, um objeto pode ser feito para ser preenchido (acima, abaixo, esquerda, direita) ou para mudar de cor dependendo do valor de tag.

Expresso: Uma expresso uma equao matemtica ou lgica que retorna um valor. Ela pode conter nomes de tag, operadores constantes e matemticos, relacionais, lgicos e/ou bitwise. Um nico nome de tag geralmente usado para expresses simples.
Na Figura 1, a caixa de dilogo de animao mostra que expresses so usadas para animar objetos. H uma guia para cada tipo de animao. Se houver um marcador de seleo em frente ao tipo de animao, isto significa que o objeto selecionado est usando tal animao. Se um tipo de animao no estiver disponvel para um objeto selecionado, os campos naquela guia de animao ficaro cinza. No exemplo abaixo, as animaes Fill e Color esto sendo usadas no objeto selecionado. A seleo de um novo objeto enquanto a caixa de dilogo Animation est aberta atualizar a caixa de dilogo Animation para o objeto que acaba de ser selecionado.

Figura 1: Caixa de dilogo Animation

O Object Explorer
O Object Explorer fornece uma lista de todos os objetos na tela grfica atual, incluindo aqueles ocultos por outros objetos. Um grupo de objetos possui um sinal de mais em frente ao seu

nome. Clique no sinal para expandir a lista de objetos que compem o grupo. possvel expandir e recolher toda a lista usando os botes Expand e Collapse. Ao clicar em um objeto na tela para selecion-lo, sua entrada correspondente no Object Explorer destacada em cinza. Ao clicar em um item no Object Explorer, o objeto para o qual ele corresponde selecionado. Se um objeto estiver oculto por outro ou se for parte de um grupo, quando voc o seleciona no Object Explorer as alas que contornam o objeto selecionado ficam visveis. Vamos abrir uma das telas e dar uma olhada na animao.

Para abrir o Object Explorer

1. Para abrir a tela Rapid Mix - Overview, expanda a pasta Displays, clique duas vezes na tela Rapid Mix Overview. 2. A tela Rapid Mix-Overview ser aberta

3. Selecione o item de menu View > Object Explorer Ou Selecione o boto Show/Hide Object Explorer na barra de menu para exibir ou ocult-lo.

Quando selecionado (indicado por um sinal de seleo prximo ao nome do item de menu), o Object Explorer exibido. O Object Explorer pode ser redimensionado e movido. possvel clicar em qualquer um dos objetos listados e voc observar que os objetos ficaro destacados na tela.

O Object Explorer realmente til para agrupar itens e fazer a referncia de elementos individuais naquele grupo.

O Agrupamento til quando h objetos comuns que voc deseja mover ou aplicar comportamentos, por exemplo, como uma animao.

Vamos observar grupos e animao usando o Object explorer 1. Expanda e Selecione o grupo TankMixture no Object Explorer. 2. Clique com o boto direito no elemento Water no grupo TankMixture e selecione o item de menu de contexto Animation > Fill

. 3. A caixa de dilogo Animation aparecer e abrir na guia Fill .

A expresso de animao Fill j foi previamente inserida. possvel revisar e familiarizar-se com as propriedades Fill e outras, como Color.

4. Feche a janela Animation 5. Retorne ao client que est executando e pressione o boto START na tela Rapid Mix Process Steps para visualizar as animaes em ao

Mensagens locais
Use as telas de mensagem local para fornecer ao operador informaes sobre um processo ou sobre o que fazer em seguida, durante a operao. Por exemplo, a tela Rapid Mix Process Steps contm um objeto de Mensagem Local que d instrues aos operadores sobre qual a etapa atual no tanque de mistura.

1. Na janela Cliente, feche a tela Rapid Mix-Process Steps

2. Retorne ao Factory View Studio. Importaremos um arquivo de Mensagem local pr-configurado.

3. Adicione todos os arquivos de mensagem local de C:\InstantFizz - Lab Files\Local Messages na aplicao

4. Revise o arquivo de Mensagem local RapidMix.

Os editores de Mensagem local so formados pelas colunas Trigger Value e Message Quando o valor do tag de Mensagem local corresponde ao Valor de disparo, a mensagem correspondente ser exibida. Por exemplo, se o valor do tag for igual a 6, a mensagem STEP 6: Initiate CIP Clean ser exibida.

5. Clique em Fechar 6. Criamos o arquivo de mensagem local. A fim de visualizar as mensagens na tela em operao, um objeto de Mensagem local precisa ser adicionado. 7. Abra a tela Rapid Mix Process Steps .

8. Adicione a tela de Mensagem local na tela Rapid Mix Process Steps seguindo as etapas a-b.

9. Modificaremos algumas propriedades do texto da mensagem, como fonte e cor. Clique duas vezes no objeto Local Message Display para visualizar as propriedades do objeto. Siga as etapas

10. Gostaramos que esta Tela de mensagem local exibisse mensagens do arquivo de Mensagem local RapidMix, que importamos para a aplicao. As mensagens sero disparadas pelo tag [shortcut]MixSteps. Siga as etapas a-d para configurar a Tela de mensagem local

18. A tela Local Message Display dever ser parecida com a exibida abaixo:

18. Salve a tela e feche.

18. Visualize as Mensagens locais em ao! Volte ao cliente em execuo e abra a tela Rapid Mix Process Steps atravs da tela Rapid Mix Overview. Siga as etapas a-c.

23. Clique no boto exit para fechar o

Seo 5: Alarmes e Eventos (opcional) Sobre esta seo

Nesta seo, voc: conhecer os tipos de Sistemas de alarme o alarmes e eventos do FactoryTalk o configurao de alarmes e eventos do FactoryTalk o habilitar os alarmes e eventos do FactoryTalk Usar os Objetos de alarme e evento do FactoryTalk o resumo de alarme projetar e executar um comportamento o notificao de alarme projetar e executar um comportamento o visualizador de registro de alarme projetar e executar um comportamento o navegador de status de alarme projetar e executar um comportamento Observar e criar alarmes baseados em dispositivo

Observar e criar alarmes baseados em tag

Sobre os tipos de alarme


Os alarmes so uma parte importante das aplicaes de controle de fbrica porque eles alertam os operadores quando algo est errado. Geralmente, tambm importante ter um registro dos alarmes, o horrio em que ocorreram, se foram reconhecidos e quem os reconheceu. O FactoryTalk View SE compatvel com o sistema de alarme de tag IHM tradicional e o sistema FactoryTalk Alarms and Events. As escolhas que voc fizer dependero de fatores como o projeto de sua aplicao, os processos de que precisa para monitorar os alarmes, os tipos de dispositivos usados na aplicao e se deseja construir uma deteco de alarmes nesses dispositivos. Sistema de alarme de tag IHM tradicional No FactoryTalk View Studio, possvel configurar todo um sistema de alarme. Em operao, a monitorao de alarme ocorre no servidor IHM. Se os alarmes so detectados (valores de tag fora dos limites configurados), uma notificao enviada aos clientes FactoryTalk View SE conectados, nos quais os operadores podem visualizar e reconhecer os alarmes. Este um sistema de alarme de tag IHM tradicional Um sistema de alarme de tag IHM detecta apenas alarmes configurados para tags no banco de dados de tag do servidor IHM. A deteco de alarme de tag IHM no inclui os alarmes FactoryTalk. Use um sistema de alarme de tag IHM tradicional se sua aplicao usa os tags IHM para outros objetivos e voc deseja monitorar os tags quanto a alarmes. Os Clientes FactoryTalk View SE recebem informaes de alarme de tag IHM por meio dos FactoryTalk View SE Servers (tambm chamados de servidores IHM) que contm tags IHM. Os dados de alarme de tag IHM no so gerenciados pelos servios do FactoryTalk Alarms and Events. Para monitorar e responder aos alarmes de tag IHM, voc deve usar as telas de alarme de tag IHM e os registros disponveis no FactoryTalk View SE. FactoryTalk Alarms and Events Os servios do FactoryTalk Alarms and Events centralizam a distribuio dos dados de alarme baseados em dispositivo e em tag para os clientes em runtime, atravs dos servidores de alarme FactoryTalk que voc adiciona a uma aplicao FactoryTalk View SE. alarmes baseados em dispositivo, definidos pelas instrues de deteco de alarme de programao diretamente nos controladores Logix5000. O FactoryTalk View SE Clients recebe os alarmes baseados em dispositivo por meio do Rockwell Automation Device Servers (RSLinx Enterprise) que voc cria em uma aplicao FactoryTalk View SE alarmes baseados em tag, ajustados para especificar condies de alarme para tags em controladores programveis mais antigos (CLP-5 ou SLC 500), em dispositivos de terceiros que se comunicam atravs dos servidores de dados OPC ou em um banco de dados de tag do servidor IHM). FactoryTalk View SE Clients recebem os alarmes baseados em dispositivo por meio do Rockwell Automation Device Servers (RSLinx Enterprise) que voc cria em uma aplicao FactoryTalk View SE

FactoryTalk Alarms and Events


Fornece um nico conjunto integrado de informaes de alarme. Todos os produtos que participam do FactoryTalk trabalham juntos para fornecer um modo consistente para definir, gerenciar, armazenar e visualizar as informaes de alarme e de eventos em uma aplicao FactoryTalk completa.

Agiliza a programao de alarmes e elimina o polling com a monitorao de alarme baseada em dispositivo. Se seu sistema de automao inclui controladores Logix5000, possvel usar as instrues de alarme pr-elaboradas, disponveis no RSLogix 5000 v. 16 ou mais recente, para simplificar a codificao e ento descarregar no controlador. A monitorao de alarme baseada em dispositivo elimina a necessidade de duplicar os tags de alarme em um servidor IHM e requer poucos recursos de comunicao com o controlador, eliminando o polling. Permite que outros controladores participem do sistema integrado com a monitorao de alarme baseada em tag. Se seu sistema de automao incluir controladores antigos, como CLP-5 ou SLC 500s ou se voc preferir no usar as novas instrues de alarme com os controladores Logix5000, os servidores de tag baseados em software monitoram os controladores quanto s condies de alarme e publicam informaes de evento. Permite a monitorao de alarmes e eventos de controladores de terceiros. A monitorao de alarme baseada em tag tambm torna possvel monitorar as condies de alarme de controladores de terceiros, que se comunicam atravs de servidores OPC-DA. Fornece registros de data e hora precisos sobre as condies de alarme que so geradas a partir dos controladores Logix5000 usando a monitorao de alarme baseada no dispositivo. Com a monitorao de alarme baseada em dispositivo, os registros de data e hora so imediatamente aplicados ao controlador e no so atrasados at que os alarmes cheguem a um servidor IHM. Para garantir os registros de data e hora precisos nos alarmes baseados em dispositivo, sincronize os relgios de todos os controladores que produzem alarmes. A hora do evento propagada por todo o sistema FactoryTalk Alarms and Events, de forma que os registros de data e hora podem afetar onde os alarmes so exibidos no Resumo de alarme e evento ou na notificao de alarme e evento, assim como nos relatrios sobre o histrico de alarme e evento. A Ferramenta de Atualizao de relgio Logix5000 inclusa no RSLogix 5000 pode ser usada para fazer a sincronizao. Envia os dados de processo com eventos e mensagens. possvel associar at quatro tags a cada alarme para incluir dados de processo com informaes de eventos e mensagens de alarme. Protege o acesso s operaes de alarme e de evento atravs da integrao com o FactoryTalk Security. Gera mensagens para armazenamento, incluindo mensagem de auditoria que rastreia as aes do operador, mensagens de diagnstico relacionadas ao sistema e mensagens de histrico de alarme e de evento. Exibe mensagens de alarme e informaes de status durante runtime, a partir das telas grficas FactoryTalk View.

Adicionar conexo de banco de dados


Na prxima seo, voc configurar o suporte de histrico de alarme e evento. O servidor RSlinx Enterprise foi adicionado na Seo 1.

FactoryTalk Alarm and Event Historian H um FactoryTalk Alarm and Event Historian que realiza o registro de histrico dos dados de alarme e evento do FactoryTalk (gerados por um ou mais Rockwell Automation Device Servers (RSLinx Enterprise) ou FactoryTalk Tag Alarm and Event Servers) em um banco de dados. Este componente tambm define e gerencia as definies de banco de dados entre os destinos de servidores e de registro de alarme e evento. possvel registrar o histrico de alarme e evento em um banco de dados Microsoft SQL Server 2005 Express Edition (SP2) (o qual pode, opcionalmente, ser instalado a partir dos CDs do FactoryTalk View SE ou do RSLinx Enterprise) ou em seus prprios bancos de dados Microsoft SQL Server.
Antes de criar e configurar o Rockwell Automation Device Server, vamos criar um banco de dados de forma que seja possvel tambm habilitar o registro do FactoryTalk Alarm and Event

History na prxima seo. Os alarmes sero discutidos com mais detalhes posteriormente neste laboratrio. 1. Expanda a pasta Connections na janela do Explorer 2. Clique com o boto direito na pasta Databases, selecione o item de menu de contexto New Database

3. Quando Alarm and Event Historian Database Properties abrir, insira: Definition name: FTAEHistory Database user name: Administrator. Database password: rockwell Database name: FTAE Mantenha as informaes padres nos outros campos.

Sua caixa de dilogo deve parecer-se com esta:

3. Clique em Ok. 4. Quando surgir a caixa de mensagem Database does not exist The database will be created. The database user will also be created. If the user already exists, the user will be assigned access to the database. Do you want to create the database? Clique no boto Yes

3. Aps o banco de dados de dados ser criado a caixa de dilogo fechar. Expanda a pasta Databases para confirmar a criao.

Habilitar alarmes e eventos baseados em dispositivo


Para monitorar alarmes em um controlador Logix5000, o suporte para Alarme e evento deve estar habilitado no Rockwell Automation Device Server (RSLinx Enterprise). O servidor de dispositivos aprova os alarmes no controlador e ento publica as informaes sobre o alarme nos servios do FactoryTalk Alarms and Events. J habilitamos os alarmes na Seo 1, porm no habilitamos o Histrico de alarme e evento.

1. Clique com o boto direito no n do servidor RSLinx Enterprise, selecione o

item Properties 2. A caixa de dilogo RSLinx Enterprise Server Properties aparecer. Mantenha os padres na guia General. Siga as etapas a-e para habilitar a opo Alarms and Events

Certifique-se de que Shortcut esteja habilitado para receber os Alarmes de nosso controlador. 8. No Studio Explorer, clique duas vezes em Communication Setup em RSLinx Enterprise.

8. Na janela Communication Setup que aparece, selecione o atalho chamado shortcut e certifique-se de que Enable Alarm and Events esteja configurado como Yes.

8. Abaixo da linha Enable, voc observar uma propriedade Buffer Timeout (min.). Mantenha a configurao padro de 20 minutos. possvel especificar a quantidade de tempo que voc deseja que o controlador Logix5000 armazene os alarmes em buffer, caso ele perca a comunicao com o RSLinx Enterprise. possvel inserir o tempo desejado no campo Buffer Timeout no editor Communications Setup. Tenha em mente ao especificar o tempo de buffer do alarme

O valor padro de 20 minutos. Para desabilitar o buffer de alarme, insira um valor 0 (zero). Selecione OK e uma janela de confirmao aparecer. Selecione Yes para continuar e feche. Os alarmes so armazenados em buffer at que o tempo-limite do buffer expire ou at que o buffer no controlador esteja cheio. O tempo-limite comea a contar no momento em que o RSLinx Enterprise e o controlador param de se comunicar. As mensagens em buffer aparecem apenas no banco de dados de registro do FactoryTalk Alarms and Events uma vez que a conexo seja restabelecida. No caso de um evento de buffer overflowed, a mensagem de diagnstico a seguir armazenada:

The Logix controller buffer indicated that the alarm buffer overflowed, possible loss of alarm data occurred while disconnected. 8. Clique em OK em Communication Setup e selecione Yes para confirmar a solicitao se ela for aberta.

Na prxima seo, voc testar sua conexo com o servidor do FactoryTalk Alarm and Events quanto aos alarmes baseados em dispositivos.

Usando os objetos do FactoryTalk Alarm and Event

Nesta seo, voc observar todos os objetos do FactoryTalk Alarm and Event tanto em runtime atravs do SE client quanto em projeto atravs do FactoryTalk View Studio. O FactoryTalk View Studio e o Client devero estar abertos.

Resumo de alarme e evento (tela: Alarms)

Use o objeto Resumo de alarme e evento, embutido na tela grfica do FactoryTalk View, para reconhecer, desabilitar, suprimir, filtrar e classificar os alarmes durante o runtime. necessrio usar o Alarm Status Explorer para remover a supresso de um alarme que foi suprimido.
Runtime: Objeto Resumo de alarme

1. A partir do SE client, clique no boto 2. A tela Alarm Summary aberta.

na tela de navegao.

3. Provavelmente voc no ver nenhum alarme exibido, portanto, clique no boto

para gerar. Seu resumo deve se parecer com o seguinte:

4. Selecione uma linha na lista de resumo para visualizar detalhes sobre o alarme no painel de detalhes.

5. Passe o mouse sobre a barra de ferramentas no Resumo para visualizar o que os botes configurados fazem (leia as Tooltips).

Observe tambm a Barra de status na parte inferior do Resumo. Passe o mouse sobre esses cones para visualizar que informaes eles trazem (leia as Tooltips).

6. Selecione um dos filtros pr-definidos a partir da lista drop-down de filtros

7. Observe que a lista e as contagens so atualizadas no Resumo, exibindo apenas os alarmes filtrados. Observe tambm que a Barra de status atualiza sua contagem de acordo com o que est sendo exibido. 8. Limpe qualquer filtro selecionado escolhendo (No filter). 9. Selecione uma linha no Resumo e clique no boto de comando executar alarme ou clique duas vezes na linha no Resumo. O Comando FactoryTalk View definido no controlador executado. Observao: Se o boto estiver cinza, no h comando FactoryTalk View associado ao alarme ou a linha no est selecionada. Selecione uma linha e tente novamente. Por exemplo, se voc clicar duas vezes no alarme CIPValve1, a janela CIP Valve exibida.

Sinta-se vontade para experimentar, clicando em mais botes na barra de ferramenta para ver o que eles fazem. A seguir, usaremos o objeto Resumo em tempo de projeto.
Tempo de projeto: Objeto Resumo de alarme No FactoryTalk View Studio...

10. A partir do Explorer, clique duas vezes na tela Alarms para abr-la.

11. Clique duas vezes' no objeto Alarm and Event Summary Design View na tela e Alarm and Event Summary Properties abrir.

Clique duas vezes

12. Clique em cada guia para ver todas as propriedades

Alguns pontos importantes: Aparncia


O comando Run Alarm ser chamado quando o operador clicar duas vezes em um alarme na notificao Os tamanhos e fontes de texto do boto podem ser configurados Oculte e exiba colunas Redimensione as colunas Reorganize as colunas Oculte e exibe os botes/painis Reorganize os botes/painis Este objeto Resumo aprovar todos os eventos com qualquer prioridade

Colunas

Barra de ferramentas e Barra de status Aprovao de evento Exibir filtros


Este objeto de resumo possui filtros pr-configurados. Estes filtros foram prconfigurados usando o campo Alarm Name configurado para o alarme. Classificao Configure a ordem de classificao.

Estados
Configure as cores de texto e de fundo para os estados do alarme e as prioridades Comportamento O comando Run Alarm ser chamado quando o operador clicar duas vezes em um alarme no Resumo

13. Sinta-se vontade para fazer mudanas na configurao na tela AlarmSummary e fazer um Test Display no Studio. Uma opo salvar suas

alteraes e usar o boto na tela de navegao do Cliente para abrir a tela novamente para visualizar suas alteraes. 7. Feche a tela Alarms no FactoryTalk View Studio quando terminar.

Resumo de alarme e evento (tela: Alarm Banner) Use o objeto notificao de alarme e evento, embutido na tela grfica do FactoryTalk View, para monitorar e responder aos alarmes mais recentes que requeiram ateno imediata. Runtime: Objeto Notificao de alarme Nesta seo, vamos usar o objeto Resumo de alarme descrito na seo anterior para demonstrar as funes do objeto notificao de alarme. Portanto, assim como na seo anterior

1. A partir do SE client, clique no boto na tela do rodap. 2. A tela Alarm Summary aberta.

3. Clique no boto j haja alguns alarmes.

para gerar alguns alarmes. Pode ser que

4. Observe que os alarmes aparecem na Notificao de alarme localizada no cabealho de seu cliente, assim como no Resumo de alarme.

Notificao de Alarme Resumo de Alarme

5.

Agora clique no boto status do alarme.

para usar o programa para limpar o

Observe como os alarmes so apagados da Notificao de alarme, mas permanecem ativos no Resumo de alarme at que sejam reconhecidos pelo operador.

6. A partir da prxima etapa, clique no boto para habilitar os alarmes novamente. Depois, feche a tela Alarm Summary no Client clicando no boto 7. S
Clique Clique

elecione uma linha na Notificao de alarme na tela de cabealho e clique duas vezes.

8. Observe que a tela Alarm Summary inicializada automaticamente. Observe que este comportamento configurvel e ser discutido na prxima seo.
Tempo de projeto: Objeto Notificao de alarme No FactoryTalk View Studio...

9. A partir do Explorer, clique duas vezes na tela Alarm Banner para abr-la.

9. Clique duas vezes no objeto Alarm and Event Banner Design View na tela e Alarm and Event Banner Properties abrir.

10. Clique em cada guia para ver todas as propriedades

Alguns pontos importantes: General


O comando Alarm and Event Summary ser chamado quando o operador clicar duas vezes em um alarme na Notificao. Por isto o Resumo de alarme apareceu quando voc clicou duas vezes na linha de notificao de alarme. Os tamanhos e as fontes de texto do boto podem ser configurados Oculte e exiba colunas Redimensione as colunas Reorganize as colunas Oculte e exiba painis Reorganize os painis Este objeto de Notificao aprovar todos os eventos com qualquer prioridade Configure as cores de texto e de fundo para os estados do alarme e as prioridades Alarmes normais e no reconhecidos no aparecero na notificao.

Colunas

Barra de Status Aprovao de evento Estados

9. Sinta-se vontade para fazer mudanas na configurao na tela Alarm Banner e fazer um Test Display no Studio.

10. Feche a tela Alarm Banner no FactoryTalk View Studio quando terminar.

Log Viewer de alarme e evento (tela: AlarmLogViewer)

Use o objeto Log Viewer de alarme e evento, embutido na tela grfica do FactoryTalk View, para visualizar e filtrar informaes histricas de alarme armazenadas nos bancos de dados Microsoft SQL Server.
Runtime: Objeto Visualizador de registro de alarme

1. A partir do SE client, clique no boto no boto

na tela navegao e clique

Log Viewer na tela Alarm Summary.

2. A tela AlarmLogViewer abre. 3. Selecione uma linha na lista para visualizar os detalhes sobre o alarme. 4. Passe o mouse sobre a barra de ferramentas no Log Viewer para ver o que os botes configurados fazem.
Tempo de projeto: Objeto Visualizador de registro de alarme

5. A partir do Explorer, clique duas vezes na tela AlarmLogViewer para abr-la. 6. Clique duas vezes no objeto Alarm and Event Log Viewer na tela e Alarm and Event Log Viewer Properties abrir.

Clique duas vezes

7. Clique em cada guia para ver todas as propriedades

Alguns pontos importantes:

General
O registro deve estar selecionado As fontes de texto podem ser configuradas Oculte e exiba colunas Redimensione as colunas Reorganize as colunas Oculte e exiba botes Reorganize os botes

Colunas

Barra de ferramentas Exibir filtros Este objeto Log Viewer pode ter filtros pr-configurados. Observe que no h uma guia Event Subscription. Esta uma visualizao de histrico do que est no registro (banco de dados). 8. Sinta-se vontade para fazer mudanas na configurao na tela AlarmLogViewer e fazer um Test Display salvar suas alteraes e usar o boto visualizar suas alteraes. no Studio. Uma opo da tela Alarm Summary para

9. Feche a tela AlarmLogViewer no FactoryTalk View Studio quando terminar.

Navegador de status do alarme (tela: AlarmStatusExplorer)

Use o objeto Alarm Status Explorer, embutido em uma tela grfica FactoryTalk View, para habilitar ou desabilitar alarmes e suprimir ou remover a supresso dos alarmes.
Runtime: Alarm Status Explorer

1. A partir do SE client, clique no boto na tela de rodap e, ento, clique no boto

Status Explorer na tela Alarm Summary. OU clique no cone

Status Explorer a partir da barra de ferramentas Alarm Summary. 2. A tela AlarmStatusExplorer abre. 3. Passe o mouse sobre a barra de ferramentas no Status Explorer para ver o que os botes configurados fazem.

4. Selecione uma linha na lista e selecione o boto show details for selected alarm na barra de ferramentas. Revise a janela de detalhes quando fechar. 5. Selecione algumas linhas e clique no boto suprimir . Na janela pop-up Suppress Alarm, pressione o boto Suppress para confirmar. 6. Clique em um cabealho de coluna para visualizar a lista classificada por essa coluna. Pode ser necessrio redimensionar as colunas para visualizar todo o texto. 7. Clique na coluna suprimida at que os alarmes suprimidos apaream no topo da lista. 8. Selecione todos os alarmes suprimidos e clique no boto remover supresso. Na janela pop-up Unsuppress Alarm pressione o boto Unsuppress para confirmar. 9. Digite *Valve2* no campo name para o Alarm source filter e clique no boto Apply Filter .

10. Observe que a lista filtrada para exibir apenas os alarmes que contm Valve2 no nome.

11. Clique no boto Cancel Filter 12. Observe que a lista exibe todos os alarmes.

Tempo de projeto: Alarm Status Explorer

1. A partir do Explorer, clique duas vezes na tela AlarmStatusExplorer para abrla. 2. Clique duas vezes no objeto Alarm Status Explorer na tela. Nada acontece. necessrio clicar com o boto direito no objeto e ento selecionar o item Properties .

Agora, Alarm Status Explorer Properties abrir.

3. Como nas etapas anteriores, sinta-se vontade para fazer mudanas na configurao e realizar um Test Display ou Salvar suas alteraes e

Visualizar suas modificaes no Client. 4. Feche a tela AlarmStatusExplorer no FactoryTalk View Studio quando terminar.

Sobre alarme baseado em dispositivo

Os controladores Logix fornecero informaes de alarme ao FactoryTalk Alarms and Events Services com FactoryTalk View SE 5.0. Duas novas instrues de alarme foram criadas nos Controladores Logix. Estas novas instrues esto disponveis na linguagem de lgica ladder, de bloco de funes e de texto estruturado de programao. Alarme digital (ALMD) Uma alarme digital configurado para monitorar sua entrada para uma das condies de alarme a seguir: o o O valor de entrada igual a um O valor de entrada igual a zero

Quando a condio de alarme verdadeira, o alarme vai para o estado In Alarm . Quando a condio de alarme falsa, o alarme vai para o estado Normal ou Out of Alarm. Alarme analgico (ALMA) Um alarme analgico pode ser configurado para monitorar dois tipos de condies de alarme: Nvel e de Taxa de alterao. Um alarme de Nvel monitora uma entrada quanto s condies de alarme In Alarm quando o valor de entrada est acima ou abaixo dos limites pr-definidos. Ao definir um alarme de nvel, possvel configurar at quatro condies de nvel de alarme, cada uma com seus limites (algumas vezes chamados de limiares), uma severidade e uma mensagem de alarme. As condies de alarme compatveis so: o o o o Alto Alto (HIHI) Alto (HI) Baixo (LO) Baixo Baixo (LOLO)

Um alarme de Taxa de alterao monitora uma entrada quanto s condies de alarme In Alarm quando o valor de entrada altera mais rpido ou mais lentamente do que os limites prdefinidos. Ao definir um alarme de nvel, possvel configurar at duas taxas de condio de mudana, cada uma com seus limites, uma severidade e uma mensagem de alarme. As condies de alarme compatveis so: o o Taxa de alterao positiva (ROC_POS) Taxa de alterao negativa (ROC_NEG)

Opes de configurao Vamos observar algumas das opes de configurao e como elas esto relacionadas ao IHM. possvel fazer qualquer alterao em uma instruo de alarme enquanto o controlador est em execuo. As alteraes so executadas imediatamente e so exibidas nos objetos FactoryTalk Alarms and Events da prxima vez que o alarme mudar de estado.

Severidade O valor de severidade pode variar de 1 a 1000, para indicar diferentes nveis de importncia. As severidades dos alarmes so valores inteiros, onde 1 o menos severo e 1000 o mais severo. Por exemplo, um alarme de nvel pode ser configurado com o condicionamento de nvel HI usando uma severidade de 750 para alertar que um tanque tem 80% da sua capacidade preenchida com lquidos, sendo que a condio de nvel HIHI pode usar uma severidade de 900 para indicar que o lquido est prestes a derramar do tanque. Uma vez que trabalhar com 1000 severidades de alarme diferentes pode ser lento e complicado, faixas de severidades de alarme so mapeadas para uma das quatro (Baixa, Mdia, Alta, Urgente) prioridades de alarme pelo sistema FactoryTalk Alarms and Events.

Durao mnima A Durao mnima especifica a quantidade mnima de tempo que a condio de alarme deve ser verdadeira (a Entrada =1 neste caso) antes da condio de alarme ir para In Alarm. Esta configurao usada para minimizar alarmes falsos. Tags associados Em muitos casos til ter informaes de processo adicionais associadas ao alarme. Quando um alarme definido, possvel associar at quatro tags ao alarme. Em runtime, os valores de tag so registrados no Registro de histrico de alarme e evento e tambm podem ser exibidos no Resumo de alarme e evento ou no Log Viewer de alarme e evento, alm de serem embutidos nas mensagens de alarme. O contedo do Log Viewer de alarme e evento pode ser filtrado com base no valor de um tag associado. Classe de alarme Para ajudar a agrupar os alarmes, voc pode classificar alarmes que se relacionam entre si de modo que no incluam severidade ou prioridade. Por exemplo, voc pode agrupar alarmes por funo, como aqueles que monitoram vlvulas que falham ao abrir ou fechar, presso, temperatura, execuo de dispositivo ou nveis de tanque. A classe de alarme um grupo de texto de at 40 caracteres que inseridos na configurao de um alarme. Em runtime, o valor da classe de alarme registrado no Registro de histrico de alarme e evento e tambm podem ser exibido no Resumo de alarme e evento ou no Log Viewer de alarme e evento. O contedo do Resumo de alarme e evento ou do Log Viewer de alarme e evento tambm pode ser filtrado com base no valor da classe de alarme. Comando FactoryTalk View possvel associar um comando FactoryTalk View de at 1000 caracteres a qualquer alarme. O comando executado a partir do Resumo de alarme e evento ou da Notificao de alarme e evento quando o operador seleciona um alarme e clica em um boto. O Resumo e a Notificao tambm podem ser configurados para executar o comando quando o operador clica duas vezes no alarme na lista. Um uso comum do comando FactoryTalk View exibir uma tela que mostra as caractersticas gerais do dispositivo relacionado ao alarme.

Vamos observar os alarmes configurados no Logix 5000 Para observar os alarmes configurados para este laboratrio, faa o seguinte.
Abrir o RSLogix 5000

1. Selecione o atalho InstantFizz_Controller.ACD no menu Start Ou clique duas vezes em InstantFizz_Controller.ACD a partir de C:\InstantFizz - Lab Files\RSLogix 5000 2. Entre em comunicao com o controlador selecionando o item de menu

Communications > Go Online. 3. Se a caixa de dilogo Connected To Go Online aparecer, selecione o boto Upload . 4. Navegue at a rotina MainTask se ainda no estiver l (clique duas vezes para abrir) e selecione a subrotina Alarms..

Visualizar alarmes digitais

5. Observe as instrues ALMD. Clique no boto as pginas de propriedade.

prximo a ALMDs para abrir

6. Observe as propriedades Configuration da instruo ALMD selecionada.

7. Feche a caixa de dilogo quando terminar.


Visualizar os alarmes analgicos

8. V para a linha 4 da lgica ladder e observe a instruo ALMA. Clique no boto prximo ao nome do alarme para abrir as pginas de propriedade.

9. Observe as propriedades Configuration para a instruo ALMA selecionada

Observe que o nvel de entrada Low Limit no est habilitado.

10. Volte para seu SE Client temporariamente e tente simular o alarme LO Limit para a Temperatura do motor a partir da tela Alarm Summary.

Voc ver que nada acontece. 11. Retorne ALMA Properties no RSLogix5000. Habilitar o Low Limit para o MotorOverheatAlarm

12. Clique na guia Messages e configure uma mensagem para o Limite inferior.

Dica: Voc pode clicar no boto varivel em runtime.

para ajud-lo a compor a mensagem usando

13. Quando acabar de criar sua mensagem, clique em OK e Apply para carregar suas alteraes de configurao para o servidor Alarm and Events. 14. Feche a caixa de dilogo ALMA Properties quando acabar. 15. Novamente, volte para seu SE Client temporariamente e tente simular o alarme LO Limit para a Temperatura do motor a partir da tela Alarm Summary.

Adivinha o que acontece? Agora voc visualiza o alarme com a mensagem que configurou! 16. Retorne ao RSLogix 5000. Criar seu prprio alarme baseado em dispositivo no RSLogix5000 1. Enquanto estiver on-line com seu controlador no RSLogix 5000 e observando as Subrotinas de alarmes da seo anterior, clique duas vezes em (End) ladder rung para criar uma nova linha.

2. Clique na nova linha para destac-la, depois, selecione uma instruo Examine On na guia Favorites na barra de ferramentas Instruction.

Sua linha se parecer com esta:

Selecione a instruo ALMD da guia Alarms na barra de ferramentas Instruction.

Sua linha dever se parecer com esta:

3. Clique duas vezes em ? da instruo Examine On e digite CIPAlarmTrigger[31] ou use o navegador de tag para encontr-la.

4. Clique duas vezes em ? da instruo ALMD

e digite MyALMD. Clique com o boto direito e selecione New MyALMD Clique em OK para aceitar a declarao de tag padro.

5. Preencha os parmetros ProgAck, ProgReset, ProgDisable, ProgEnable das instrues digitando o seguinte:

6. Clique em prximo ao nome do alarme para abrir as pginas de propriedade e digite uma mensagem para a instruo.

Clique em OK para fechar as pginas de propriedade. Sua linha dever se parecer com esta:

7. Clique no boto para finalizar todas as edies que fez no programa e para descarreg-las no seu controlador.

Clique em Yes na janela pop-up de confirmao.

8. Clique com o boto direito no bit CIPAlarmTrigger[31] e selecione Toggle Bit para disparar seu novo alarme.

9. Volte para seu SE Client temporariamente e ver seu novo alarme exibido em Resumo de alarme!

Criar alarmes baseados em tag


Os alarmes baseados em tag FactoryTalk so configurados pela especificao de condies de alarme para tags em dispositivos que no possuem deteco de alarme incorporada. Use os alarmes baseados em tag para incluir estes dispositivos em um sistema FactoryTalk Alarms and Events integrado. possvel configurar alarmes baseados em tag para tags em controladores programveis mais antigos (CLP-5 ou SLC 500), para tags em dispositivos de terceiros que se comunicam atravs dos servidores de dados OPC ou para tags IHM em um banco de dados de tags do servidor IHM). possvel tambm configurar alarmes baseados em tag para controladores Logix5000 que so compatveis com alarmes baseados em dispositivos, se preferir no configurar uma deteco de alarme incorporada. O FactoryTalk View SE Clients recebe os dados de alarmes baseados em dispositivos por meio do Tag Alarm and Event Servers criado para uma aplicao FactoryTalk View SE. Configurar o servidor de alarmes e eventos por tag

1. A partir do Explorer, clique com o boto direito em Area1 e selecione o item de menu de contexto Add New Server > Tag Alarm and Event Server .

2. Na guia General da pgina Tag Alarm and Event Server Properties digite FTAETagServer no nome.

3. Clique na guia Priorities and History, mantenha as configuraes padres:

Observe que o histrico est sendo armazenado em ingls e os alarmes de tag sero armazenados no mesmo banco de dados dos alarmes baseados em dispositivo. 4. Clique no boto OK 5. Os alarmes baseados em tag podem ser criados e configurados com o Editor Alarm and Event Setup. Clique duas vezes no cone Alarm and Event Setup, expandindo primeiro o FTAETagServer no Explorer.

6. O Alarm and Event Setup Editor abrir. Observe que no h alarmes. Voc usar a importao para criar alarmes. 7. Feche o Alarms and Events Setup Editor.
Importar alarmes e eventos baseados em tag

8. Clique com o boto direito em FTAETagServer e selecione Import and Export

9. O Assistente Alarm Import Export Wizard aparecer. Selecione Import alarm configuration from Excel file.

Selecione a opo Import FactoryTalk View tag CSV files no menu dropdown e clique em Next. 10. Especifique o arquivo a ser importado.

C:\InstantFizz - Lab Files\Alarm and Events \InstantFizz_Area1_TagFTAEServer_AlarmExport.xls Clique em Next. 11. Selecione o mtodo de importao apropriado.

Clique em Finish.

12. A importao comear e quando terminar, voc ver o seguinte:

Clique em OK. 13. Clique duas vezes no cone Alarm and Event Setup em Alarm and Event Tag Server no Explorer. Voc dever visualizar os alarmes na configurao.

14. Em Alarm and Event Setup, clique nas guias e observe o contedo para familiarizar-se com a configurao de controle. Quando os tags de entrada listados acima so disparados, voc ver estes alarmes no mesmo Resumo de alarme que exibe as instrues de alarme baseado em dispositivo discutidas na seo anterior. 15. Se desejar, possvel simular um destes alarmes encontrando o Tag de entrada no RSLogix5000 e definindo-o como 1. Por exemplo, configurando o tag AlarmLabelJam no controlador em 1:

Exibio na Notificao de alarme do cliente em execuo:

Criar seu prprio alarme baseado em tag

1. Os alarmes baseados em tag podem ser criados e configurados com o Editor Alarm and Event Setup. Clique duas vezes no cone Alarm and Event Setup em Alarm and Event Tag Server no Explorer. 2. O Alarm and Event Setup Editor abrir. Clique na guia Digital e selecione o cone New Alarm.

3. Quando o painel Digital Alarm Properties aparecer, preencha-o como abaixo:

Clique em OK. 4. Salve o Alarm and Event setup e seu novo alarme ser automaticamente descarregado para o Alarm and Events Server.

Terminamos! 5. Feche a janela Alarm and Event Setup . 6. Se desejar, possvel simular este novo alarme configurando o tag do controlador AlarmFillerConvJam como 1 no RSLogix5000. Voc dever visualizar o novo alarme no Resumo de alarme do seu SE client.

Seo 6: Objetos globais (necessrio) Sobre esta seo


Nesta seo, voc aprender sobre:
Objetos globais Criar objetos de referncia em uma tela e visualizar a tela Usar os Parmetros de objeto global Fazer referncia s propriedades do objeto Modificar um objeto global e visualizar as alteraes em uma tela Projetar recomendaes para trabalho com objetos globais

Sobre objetos globais


Os objetos globais FactoryTalk View permitem vincular a aparncia e o comportamento de um objeto grfico a vrias referncias daquele objeto na mesma aplicao. Os objetos globais so criados em telas de objeto global. No FactoryTalk View Studio, voc cria telas de objeto global na pasta Global Objects, do mesmo modo que voc telas grficas padres na pasta Displays. As alteraes feitas no objeto base so refletidas em todos os objetos de referncia vinculados a ele da prxima vez que uma tela contendo os objetos de referncia for aberta ou atualizada fechando e reabrindo os objetos.

Parmetros de objeto global Os parmetros de objeto global permitem personalizar cada ocorrncia de objeto global com um tag especfico para essa ocorrncia sem ter que remover o link dos tags e expresses do objeto base. Isto significa que cada objeto de referncia pode ter uma nica fonte de dados e ainda poder ser atualizado com as mudanas nos outros aspectos do objeto global de base. A transferncia de parmetro dinmica, o que significa que ela acontece em runtime no cliente. Os parmetros de objeto global so uma alternativa para usar a transferncia de parmetro durante o perodo de projeto.

Criar objetos de referncia


Nesta seo do laboratrio, voc usar um objeto global pr-criado e adicionar um objeto de referncia em uma tela. Voc usar os valores de parmetro para especificar quais tags deseja visualizar e animar. Depois, ento, executar o cliente para testar seu trabalho.

Adicionar telas de objeto global pr-criado.

1. A partir da janela do Explorer, adicione uma tela de objeto global pr-criado Clique com o boto direito em Global Objects, selecione o item de menu de contexto Add Component Into Application. .

2. Navegue at C:\InstantFizz - Lab Files\Global Objects, selecione o arquivo CIPComponents.ggfx e clique em Open. 3. Abra o objeto global CIPComponents - Expanda a pasta Global Objects no Explorer, clique duas vezes em CIPComponents

4. Clique com o boto direito no objeto global Tanque e selecione Global Object Parameter Definitions

5. Revise as definies de parmetro do objeto global para o objeto global Tanque. Os parmetros do objeto global so definidos em objetos de base nas telas de objeto global. Eles permitem personalizar cada ocorrncia de objeto global com um tag especfico para essa ocorrncia sem ter que remover o link dos tags e expresses do objeto base. Ao copiar um objeto global da tela objeto global em uma tela padro da pasta Graphics, possvel atribuir valores aos parmetros globais no objeto de referncia resultante.

Os parmetros marcadores podem ser usados em qualquer objeto contido na tela de objeto global, mas as Definies de parmetro de objeto global so atribudas ao grupo de nvel superior.
6. Abra a tela CIP Overview. Expanda a pasta Displays no Explorer e clique duas vezes em CIP Overview

7. Crie um objeto de referncia na tela CIP Overview. Clique uma vez no objeto global Tanque (em CIPComponents) para selecionar, arraste-o e solte-o no local do tanque da tela CIP Overview . Pode ser necessrio trazer a tela CIPComponents para frente (clicando duas vezes em CIPComponents em Global Objects novamente) de forma que ela no seja encoberta pela tela CIP Overview.

8. Mova o texto Sanitizer para cima do tanque para indicar o que este tanque representa. Siga as etapas a-b.

9. O objeto de referncia que acaba de ser adicionado dever ter a aparncia a seguir:

10. Feche o objeto global CIPComponents .

11. Abra a caixa de dilogo Global Object Parameters no objeto de referncia. Clique com o boto direito no objeto de referncia e selecione o menu Global Object Parameter Values.

A caixa de dilogo Global Object Parameter Values abre. Observe que h uma descrio para os parmetros #1 a #5. Voc navegar por vrios tags.

12. Atribua tags para #1. Clique no boto sob a coluna Tag para #1. Quando o Navegador de Tag abrir, navegue at {[shortcut]CIPFilling[3]}

Clique no boto OK 13. Repita a etapa acima para #2 - #5 usando os tags abaixo. Name #2 Tag {[shortcut]CIPTimer[3].ACC} Description
O valor do lquido no tanque enquanto ele preenchido. O valor do lquido no tanque

#3

{::[shortcut]Program:Main.TempCalc[3]}

enquanto ele esvaziado. Cor do tanque

#4 #5

{[shortcut]CIPTankColour[3]} {[shortcut]CIPActive}

CIP ativo

14. Clique no boto OK na caixa de dilogo Global Object Parameter Values. possvel usar o modo de tela de teste para testar os objetos globais. No entanto, este objeto global usa marcadores de parmetros e independente de configurarmos os valores, eles so ignorados. Lembre-se que nem todos os comandos FactoryTalk View funcionam no modo de leitura de teste e os marcadores de parmetro so ignorados. 15. Feche a tela CIP Overview e salve. Tela de teste Agora teremos que testar a tela no cliente.
1. V para o arquivo Cliente em execuo. Se o cliente no estiver executando, inicie-o pelo Studio.

Navegue at C:\InstantFizz Lab Files\ClientFile_DockedDisplays.cli e clique em OK.

2. Clique no boto CIP na barra de navegao.

2. O que acontece? A tela CIP - Overview deve ser aberta e voc dever visualizar os valores e as animaes para todos os tanques. Cada um dos tanques um objeto de referncia para o objeto global Tanque. Atribumos valores de parmetro de objeto global exclusivos para cada tanque, resultando em diferentes cores, valores de preenchimento e dados para cada tanque. 3. Para visualizar a animao em ao, pressione o boto CIP Repeat Cycle.

Fazer referncia s propriedades do objeto

O objeto de referncia possui uma propriedade LinkBaseObject que especifica o nome e a localizao do objeto base ao qual o objeto de referncia est vinculado. No possvel modificar a propriedade LinkBaseObject. Se a tela de objeto global ou o objeto de base especificado no existir, o objeto de referncia aparecer com o contorno vermelho, com uma cruz vermelha em um fundo branco. Uma vez que exista o objeto de referncia, no possvel alterar o nome do objeto facilmente no objeto de base. Aparecer uma mensagem de advertncia ao tentar renomear um objeto de base. Se acidentalmente voc realizar uma mudana de nome ou se excluir um objeto de base, ele pode ser restaurado. Para restaurar o objeto de referncia, necessrio recriar o objeto global de base com o mesmo nome, na mesma tela de objeto global a fim de permitir que os objetos de referncia funcionem novamente. Um objeto de referncia possui propriedades que o vinculam ao objeto de base. Quando um objeto de referncia criado, os padres do objeto global so usados para configurar como o objeto de referncia ser vinculado ao objeto de base. Estas propriedades podem ser modificadas aps o objeto ser criado. possvel escolher entre remover o link com o objeto de

base aps o objeto de referncia ser criado. Se remover o link, o objeto se tornar um objeto grfico e no far mais referncia com o objeto de base. Os valores das propriedades do link determinam se os aspectos de aparncia e comportamento do objeto de referncia so definidos pelo objeto de base ou pelo prprio objeto de referncia.

LinkAnimation A propriedade LinkAnimation determina se o objeto de referncia usa a configurao de animao para seu objeto de base. Configure a propriedade LinkAnimation do objeto de referncia selecionando:

link com expresses para usar a animao, incluindo expresses, configurao para o objeto de base. link sem expresses para usar a animao, excluindo expresses, configurao para o objeto de base. Isto significa que possvel configurar as expresses para o objeto de referncia separadamente. No faa o link da configurao da animao e expresses para o objeto de referncia separadamente.

Para um objeto de boto pulsador, a propriedade LinkAnimation determina se o objeto de referncia usa as aes de configurao pressionar, liberar ou repetir para o objeto de base. Isto verdade se voc selecionar Link with expressions ou Link without expressions.

LinkConnections A propriedade LinkConnections determina se o objeto de referncia usa a configurao de conexes para seu objeto de base. Configure a propriedade LinkConnections do objeto de referncia selecionando:

True, para usar as conexes atribudas ao objeto de base. False, para configurar as conexes para o objeto de referncia separadamente.

No FactoryTalk View Site Edition, um objeto de referncia que um rtulo de tag, tendncia ou um boto pulsador com uma ao que no seja Comando, usa sempre as conexes atribudas a seu objeto de base. No possvel configurar conexes para estes objetos de referncia separadamente.

LinkSize A propriedade LinkSize determina se o objeto de referncia usa a configurao de altura e largura para seu objeto de base. Configure a propriedade LinkSize do objeto de referncia selecionando:

True, para usar a configurao de altura e largura para o objeto de base. False, para configurar a altura e largura do objeto de referncia separadamente.

Se voc tentar redimensionar o objeto de referncia com sua propriedade LinkSize configurada como True, o objeto retornar ao seu tamanho original.

Vamos ver os Padres de objeto global 1. Abra qualquer tela e, ento, a partir do Explorer, selecione o item de menu Edit > Global Object Defaults .

Estas so as configuraes padres.

Configuraes padres de objeto global Os padres de objeto global esto nesse momento configurados para fazer o Link com expresses para as propriedades LinkAnimation e em true para LinkConnections. Eles mudaram porque os Parmetros objeto global permitem usar marcadores nas conexes e expresses. Isto significa que cada objeto de referncia pode ter uma nica fonte de dados e, mesmo assim, ainda pode ser atualizado com as mudanas nos outros aspectos do objeto global de base.

Todos os objetos de referncia nesta aplicao foram criados com estes padres. Isto significa que qualquer mudana feita na animao, conexo ou tamanho do objeto de base refletir no objeto de referncia. 2. Clique no boto Cancel para fechar a caixa de dilogo Global Object Defaults. Veja as Propriedades de referncia 1. A partir do Explorer, abra a tela CIP Overview que acabamos de modificar. 2. Abra o Property Panel

3. Observe as propriedades do objeto de referncia.

4. Feche a caixa de dilogo quando terminar.

Modificar um objeto global


O que acontece quando voc acha que sua aplicao est pronta e ento uma modificao solicitada? A modificao pode adicionar um novo item tela ou alterar as cores em uma

animao. Os objetos globais permitem fazer a mudana no objeto de base e os objetos de referncia herdaro a mudana. Isto torna a manuteno da aplicao muito mais fcil. Voc modificar o objeto global CIPComponents.

Modificar o texto
Mudaremos a cor do texto que usada vrias vezes na tela CIP Overview. Ao invs de alterar a propriedade da cor vrias vezes para cada referncia, mudaremos apenas uma vez no objeto de base e todo objeto de referncia refletir a mudana.

1. A partir do Explorer, abra o CIPComponents Global Object 2. Abra o Object Explorer, selecionando o item de menu View > Object Explorer . 3. Encontre o objeto Text1 no Object Explorer.

4. Clique duas vezes em Text1 para abrir a caixa de dilogo Text Properties.

5. Clique no boto OK. 6. Salve o objeto global. 7. V para o Cliente em execuo.

8. Clique no boto Close CIP no canto superior direito

9. Clique no boto CIP na barra de navegao

10. Observe que quatro objetos de referncia foram modificados

Portanto, fizemos a mudana em 1 local, o objeto de base e 4 objetos de referncia refletem agora a mudana. A mudana na etiqueta de texto atualizada em todos os objetos de referncia independente de como as propriedades do link foram configuradas.

Seo 7: Segurana (opcional)

Sobre esta seo


Nesta seo, voc aprender: Segurana Criar um usurio e um grupo de usurios Configurar segurana de ao Configurar segurana em runtime - atribuindo cdigos de segurana (A - P) o Usurios e Grupos de usurios o Comandos o Configuraes de tela Verificar as configuraes de segurana

Sobre Segurana
Para os produtos FactoryTalk como o FactoryTalk View SE, o FactoryTalk Directory armazena informaes sobre quais usurios esto autorizados a ter acesso s partes de um sistema de controle. O FactoryTalk Security usa estas informaes para fornecer dois servios bsicos: A autenticao do usurio verifica a identidade do usurio e se uma solicitao para servio partiu realmente desse usurio. A autorizao do usurio verifica a solicitao do usurio para acessar um recurso de software, com base nos direitos de acesso e privilgios definidos para esse usurio.

Por exemplo, quando um usurio de uma aplicao em rede FactoryTalk View SE se conecta ao FactoryTalk View Studio, os servios do FactoryTalk Security verificam primeiro a identidade do usurio. Se a autenticao for bem-sucedida, os servios de segurana verificam as permisses atribudas ao usurio para autorizar as aes realizadas nas partes protegidas da aplicao. Em uma aplicao em rede, os servios de segurana verificam tambm se o usurio tem permisso para realizar estas aes autorizadas deste computador (mquina) em que o usurio est autenticado. Alm disso, os servios FactoryTalk Security gerenciam as polticas gerais de todo o sistema, como qual a frequncia que os usurios devem alterar suas senhas ou se os usurios podem fazer back up e restaurar aplicaes. O sistema de segurana extremamente potente. Algumas consideraes em particular: possvel forar a segurana por campo de viso, restringindo os operadores a computadores especficos que esto dentro do campo visual da mquina ou processo. A herana permite definir os nveis bsicos de acesso para um amplo conjunto de usurios em um sistema habilitado pelo FactoryTalk. possvel ento refinar as configuraes de segurana para usurios selecionados, de acordo com a necessidade, sobrepondo permisses herdadas de recursos de nvel mais baixo. Em uma aplicao FactoryTalk View Site Edition, um servidor IHM herda sempre as permisses atribudas rea na qual ele reside. No possvel configurar acesso a um servidor IHM separadamente. possvel negar explicitamente os direitos de determinados usurios de todos os computadores ou de computadores especficos. Ao selecionar a caixa Deny para uma ao, a negao de permisso feita explicitamente. A negao sempre ter prioridade sobre a permisso.

Se um usurio pertence a dois grupos diferentes e um grupo est autorizado a excluir(deletar) aplicaes porm esta permisso negada explicitamente ao outro grupo, ento o usurio no estar autorizado a excluir(deletar) aplicaes.

Segurana Aps a instalao do software FactoryTalk View SE, a conta All Users automaticamente adicionada lista de Segurana em runtime e habilitada a permisso para todos os cdigos de segurana em runtime . Isto d ao usurio do FactoryTalk View SE Client permisso para executar uma aplicao cliente, abrir telas, gravar tags e executar comandos e macros. Em um sistema FactoryTalk protegido, voc deve remover a conta All Users, adicionar usurios lista de Segurana em runtime e, ento, conceder as permisses de segurana necessrias para executar uma aplicao aos usurios.
Aps o software FactoryTalk View SE ser instalado, todos os usurios tm acesso inicial total rede e a aplicaes locais no computador. No necessrio fazer log on, para executar o FactoryTalk View Studio, o FactoryTalk View SE Administration Console ou o FactoryTalk View SE Client. O usurio Windows atual est automaticamente conectado ao FactoryTalk View SE. No entanto, necessrio fazer o log on e log off para alterar usurios ou para ter acesso s partes protegidas do sistema FactoryTalk.

FactoryTalk View Runtime Security


O FactoryTalk View Runtime Security gerencia a segurana em tempo de execuo dos componentes de um projeto IHM, incluindo os comandos e macros FactoryTalk View, as telas grficas, os objetos OLE e os tags IHM. No FactoryTalk View Studio, possvel proteger o acesso aos componentes de um projeto IHM atribuindo cdigos de segurana (A - P) aos usurios e grupos de usurios (no editor Runtime Security); para comandos e macros (no editor Runtime Secured Commands), para telas grficas e animao de objeto OLE (no Editor Grfico), e para os tags IHM (no Editor de Tags). Antes de voc comear a atribuir cdigos de segurana FactoryTalk View aos usurios e grupos de usurios, necessrio cri-las no FactoryTalk Security e, ento, adicion-las ao editor Runtime Security.

Criar um usurio e um grupo de usurio


Ao configurar a segurana para uma aplicao FactoryTalk View, primeiramente recomenda-se criar contas de grupo e configurar as permisses de acesso para elas. O uso de contas de grupo facilita atribuir e gerenciar permisses para vrios usurios com necessidades de segurana semelhantes. Ao invs de atribuir permisses a cada usurio no sistema, possvel criar contas para novos usurios e, ento, adicionar os usurios aos grupos apropriados. Voc ir criar um novo usurio e grupo de usurio e atribuir o usurio a um grupo de usurio. Comece no FactoryTalk View Studio.

1. A partir do Explorer, expanda a pasta Users and Groups.

2. Clique com o boto direito na pasta User Group, selecione o item New > User

Group . 3. A caixa de dilogo New User Group abrir. 4. Digite Operators no campo Name

5. Clique no boto 6. A caixa de dilogo Select User or Group abrir. Selecione Show users only e clique no item de menu Create New > User .

7. A caixa de dilogo New User abrir. Digite CIPOperator para user name, marque user cannot change password, marque password never expires e digite password para password. Siga as etapas a-f para configurar.

8. Confirme os campos. Clique no boto Create. 9. Voc retornar caixa de dilogo Select User or Group. Selecione CIPOperator e clique no boto .

10. Voc retornar caixa de dilogo New User Group. CIPOperator deve estar na lista Members:

11. Clique no boto Create.

12. Operators aparecer em User Groups e CIPOperator aparecer em Users no Explorer.

Configurar segurana de ao
Ao configurar a segurana, possvel especificar quais aes um usurio ou grupo pode desempenhar nos recursos de seu sistema enquanto trabalham em um computador especfico ou grupo de computadores. Em um FactoryTalk Local Directory, as aes somente podem ser realizadas a partir do computador local o FactoryTalk Local Directory no contm nenhuma conta de computador.

Ao Uma atividade organizada realizada em um recurso a fim de atingir um objetivo. Aes so agrupadas em categorias. Alm de um conjunto de aes comuns que se aplicam maioria dos produtos FactoryTalk, cada produto tambm pode incluir seu prprio conjunto de aes. Para informaes sobre estas aes, consulte a Ajuda do produto FactoryTalk.

Recursos Os objetos no sistema FactoryTalk para os quais aes podem ser protegidas. Cada produto FactoryTalk define seu prprio conjunto de recursos. Por exemplo, alguns produtos podem permitir que voc configure a segurana para recursos como servidores em uma rea. Outros produtos podem permitir que se configure a segurana para os controladores lgicos e outros dispositivos. O FactoryTalk Administration Console permite a voc configurar a segurana para a pasta System e seu contedo, aplicaes, reas e muitos outros itens. No confunda recursos com grupo de recursos: grupo de recursos permite agrupar hardware de controle representado nas rvores de Redes e de Equipamentos e, ento, configurar a segurana para o grupo em uma etapa.
Vamos especificar que nossos operadores no podem executar determinadas aes de alarme.

1. A partir do Explorer, Clique com o boto direito em InstantFizz e selecione o

item Security

2. A caixa de dilogo Security Settings for InstantFizz aparece. Clique no boto Add.

3. A caixa de dilogo Select User or Computer aparece. Selecione Operators e clique no boto OK.

4. Com o grupo Operators selecionado, expanda a ao Alarming, marque a caixa Deny prxima a Alarming e depois marque a caixa Allow prxima a

Acknowledge. Voc est autorizando os operadores apenas a reconhecer os alarmes do FactoryTalk Alarm and Events. Eles no podem realizar outras aes. Sua caixa de dilogo se parecer com esta:

5. Clique no boto OK. Quando esta mensagem surgir,

selecione o boto Yes . 6. A caixa de dilogo Security Settings para InstantFizz fecha.

Configurar segurana em runtime Aps criar usurios e grupos de usurios no FactoryTalk Security, adicione-os lista de contas de segurana no editor Runtime Security no FactoryTalk View SE. Ao adicionar uma conta, voc tambm atribui os cdigos de segurana que permitiro o acesso aos componentes IHM protegidos. (Os componentes IHM protegidos so os que receberam cdigos de segurana.) Estes cdigos (A a P), juntamente com os atribudos aos componentes de projeto IHM, determinam a quais componentes um usurio possui acesso em runtime. Para restringir acesso a um comando, macro, tela grfica, palavra de objeto OLE ou tag IHM, voc atribui um cdigo de segurana de A a P e, ento, atribui esse cdigo apenas aos usurios que devero ter acesso a este componente. Atribuir cdigos de segurana a usurios e grupos de usurios 1. Clique duas vezes no cone Runtime Security no Explorer

Ou Selecione o item de menu Settings > Runtime Security. .

2. A caixa de dilogo Runtime Security abre.

3. Clique no boto Security Accounts 4. A caixa de dilogo Security Settings for InstantFizz abre.

5. Selecione o boto Add. 6. A caixa de dilogo Select User and Computer abre. 7. Selecione Operators e clique no boto OK.

8. A caixa de dilogo Select User and Group fecha e o grupo Operators adicionado lista de Usurios. Com Operators destacado, expanda as aes FactoryTalk View Security Codes. Selecione a caixa Deny para A. Suas configuraes se parecero com esta:

9. Clique no boto OK. 10. Quando solicitado

Selecione o boto Yes . 11. Selecione o boto Close na caixa de dilogo Runtime Security. 12. Quando surgir a mensagem Save changes to document? selecione o boto Yes.

13. A caixa de dilogo Runtime Security fecha.

Atribuir cdigos de segurana aos comandos


A segurana pode ser atribuda a comandos para limitar quem pode execut-los.

1. Selecione o item de menu Settings > Runtime Secured Commands .

2. A caixa de dilogo Runtime Secured Commands abre. Expanda a janela para visualizar todos os campos. 3. Clique em uma clula na linha 2 para selecion-la.

4. Clique no boto prximo ao campo Command .

5. O assistente Command Wizard abre.

6. Observe todos os comandos que podem receber cdigos de segurana. Selecione o comando DisplayClientClose da pasta Logic and Control > Display Client e clique em Finish.

7. Observe a lista drop-down Security Code que pode ser usada para atribuir um cdigo de segurana a um comando. Selecione Security Code A e clique em Accept.

8. Clique no boto Close na caixa de dilogo Runtime Secured Commands. 9. Quando surgir a mensagem Save changes to document? selecione o boto Yes. 10. A caixa de dilogo Runtime Secured Commands fechar. Ns protegemos o comando DisplayClientClose. Somente usurios com Cdigo de segurana A podero parar o cliente em execuo. Atribuir cdigos de segurana s telas
A segurana pode ser atribuda s telas, para limitar quem tem acesso a determinadas telas. Voc atribuir um cdigo de segurana A tela CIP-Valves.

1. Abra a tela CIP-Valves do Explorer.

2. Selecione o item de menu Edit > Display Settings . 3. A caixa de dilogo Display Settings abrir. 4. Selecione A da lista drop-down Security Code.

5. Clique no boto OK. 6. Salve a tela.

7. Feche a tela. Protegemos a tela CIP - Valves. Somente usurios com Cdigo de segurana A podero acessar a tela. Atribuir cdigos de segurana aos tags
A segurana pode ser atribuda aos tags para limitar quem pode escrever em determinados tags ou em todos os tags.

1. Abra o banco de dados de tag na janela do Explorer. Clique duas vezes em Tags para abrir.

2. A caixa de dilogo Tags abre.

2. Clique no boto Close na caixa de dilogo Tags. 3. Quando surgir a mensagem Do you wish to continue? selecione o boto Yes.

2. Usando o banco de dados de tags, podemos proteger tags individuais e atribuir permisses a eles. Usurios podero escrever em alguns tags, mas em outros no. Se for necessrio proteger TODOS os tags de um determinado grupo de usurio ou usurio, ento podemos negar a ao Write para este usurio.

3. A partir do Explorer, clique com o boto direito em InstantFizz e selecione o

item Security 4. A caixa de dilogo Security Settings for InstantFizz aparece.

2. Clique em Cancel para sair. Verificar as configuraes de segurana Nesta seo, suas configuraes de segurana com o cliente sero verificadas. Voc far o login como o CIPOperator e ento tentar suprimir um alarme. Primeiro, voc tentar suprimir o alarme da tela Alarm, depois da tela CIP Valves. Suas tentativas falharo devido s configuraes de segurana. Vamos ver o que acontece.

1. V para a janela da aplicao Cliente em execuo. Abra a aplicao Cliente, caso ainda no esteja. 2. Clique no boto Overview na tela de navegao para ir para as caractersticas gerais da fbrica.

3. Clique no boto Security para abrir a tela de pop-up de segurana. Depois clique em Log In.

5. Conecte-se como o novo usurio CIPOperator usando a senha password. Depois clique em OK. Observe que o user name no faz distino entre letras maisculas e minsculas.

6. A mensagem de informao CIPOperator has been logged in. aparecer na lista de diagnsticos. 7. Feche a janela Security pop-up.

5. Clique no boto

da tela de navegao.

6. Na tela CIP, clique na vlvula do tanque. As vlvulas possuem animao de toque (Touch) associadas a elas, que ao clicar abre a tela CIP Valves.

5. O que aconteceu? Nada! A mensagem Currently logged-in user does not have security access to CIPValves. aparecer na lista de diagnsticos. A segurana de configurao de tela funcionou!

5. Clique no boto

na tela de rodap.

6. Alarms exibido. No protegemos esta tela, apenas a tela CIP - Valves. 7. Selecione uma linha (alarme) na lista de resumo e clique no boto Suppress .

5. Quando a caixa de dilogo Suppress Alarm surgir, clique no boto suppress para confirmar que voc deseja suprimir o alarme.

5. O que acontenceu? Surgiu uma mensagem, certo? A mensagem deve ser a seguinte Failed to Suppress Alarm alarm [alarm name] TCIPOperator does not have Suppress/Unsuppress permission. A mensagem aparecer na lista de diagnsticos. Se a opo para exibir erros da ao do operador em um caixa de dilogo estava selecionada ao se configurar o sumrio de alarmes (o que originalmente estava), uma caixa de dilogo com a mensagem aparecer. Se a caixa de dilogo mensagem aparecer, clique no boto OK.

A aplicao de segurana para as aes funcionou! 5. Clique no boto Alarm Status Explorer e Selecione um alarme na lista que aparece e clique em cada um dos primeiros 4 botes (enable alarm, disable alarm, suppress alarm, unsuppress alarm) para tentar realizar estas aes. Observe o que acontece. As aes so protegidas e o operador no pode realizlas.

6. Clique com o boto direito no alarme no sumrio e selecione o item Ack.

7. O alarme ser reconhecido uma vez que o CIPOperator tem permisso para realizar essa ao.

8. Feche a tela Alarms . 9. Ns aplicamos segurana ao comando DisplayClientClose. Somente usurios com Cdigo de segurana A podem executar este comando. Nosso CIPOperator no possui a permisso de cdigo de segurana A. Vamos verificar a segurana do comando. 5. Clique no boto Exit na janela de navegao para fechar o cliente em execuo.

5. O que acontenceu? O cliente no fechou. Uma mensagem aparecer na lista de diagnsticos, indicando que o usurio atual no tem permisses para fechar o cliente.

5. Clique no boto Security para abrir a tela de pop-up de segurana. Depois clique em Log In.

5. Conecte-se como o novo usurio administrator usando a senha rockwell. Depois clique em OK. Observe que user name no faz distino entre letras maisculas e minsculas.

6. A mensagem de informao administrator has been logged in. aparecer na lista de diagnsticos. 7. Feche a janela Security pop-up.

5. Realize algumas das etapas anteriores. No feche o cliente neste momento. Abra a tela CIP Valves e realize todas as aes nos alarmes. Seo 8: Registro de dados e tendncia (opcional) Sobre esta seo

Nesta seo, voc aprender sobre: Em execuo (runtime) Armazenamento de dados (Data Logging) Tendncia (Trend) Em configurao Tendncia Histrica Tendncia em tempo real Modelos de armazenamento de dados (Data Log Models) Configurao de mtodos usando o comando Invoke Voc usar a tela CIP Sensor Trend e o modelo de armazenamento de dados CIP que adicionaremos.

Explorao em runtime

Registro de dados (Data Logging)


O Data Logging um componente FactoryTalk View que coleta e armazena os valores de tags. Voc especifica quais valores de tags sero coletados, quando colet-los e onde armazen-los definindo o modelo de registro de dados (data log model). O banco de dados de tags IHM no armazena valores de tag reais; ele apenas define quais valores devem ser coletados. Os valores propriamente ditos so armazenados em um determinado servidor IHM. Quando o servidor IHM desligado, a tabela de valor limpa (excluso de tags retentivos). Para ter um registro permanente de valores de tag, armazene-os no arquivo de registro de dados no disco. Lembre-se: tags do controlador mantero seus valores quando um servidor IHM desligado porque eles esto localizados no controlador; eles no so tags IHM (ou de memria) armazenados no prprio servidor. Para armazenar os valores de tags no disco, crie um modelo de registro de dados (data log model) e especifique os tags que devem ser registrados. Isto feito no editor Data Log Model. Os valores tambm podem ser armazenados em um banco de dados compatvel com ODBC. Uma aplicao pode ter at 20 modelos de registro de dados executando ao mesmo tempo. O nmero mximo de tags que podem ser armazenados por um modelo de registro de dados 10.000.

Tendncia
Uma tendncia uma representao visual ou grfica dos valores de tags histricas ou atuais. Uma tendncia permite ao operador rastrear a atividade da fbrica enquanto ela est acontecendo. Um objeto de tendncia exibe dados em tempo real e dados de histrico dos registros de dados FactoryTalk View Site Edition. Penas (pens) no grfico de runtime representam dados de tags e expresses que voc adiciona ao objeto de tendncia. O objeto de tendncia permite controle bastante amplo e flexvel em runtime. possvel adicionar penas, alternar entre grficos isolados e no isolados, especificar configuraes exclusivas, plotar uma varivel comparada outra em grficos XY e imprimir os dados do grfico. H dois tipos diferentes de Tendncia Tendncia Histrica o Tendncia Histrica quando uma tendncia coleta os dados de um registro de dados previamente configurado. Isto permitir que o usurio navegue pela linha de tempo para ver os dados em um determinado perodo de tempo.

Tendncia em tempo real o Uma tendncia em tempo real exibe tendncias de dados diretamente do controlador. A tendncia comear a ser gerada com os dados em tempo real a partir do momento em que a tela for exibida pela primeira vez.

Explorao em Configurao Modelos de registro de dados (Data Log Models) 1. Adicione o modelo de registro de dados pr-configurados sua aplicao. A partir do Explorer, navegue at Data Log > Data Log Models > Add Component Into Application

2. Navegue at C:\InstantFizz Lab Files\DataLog e clique em Open para adicionar o arquivo CIP.mdf

3. Clique duas vezes no registro de dados CIP para abri-lo.

4. A caixa de dilogo CIP Data Log Model abre na guia Setup .

possvel configurar o registro para armazenar em um conjunto de arquivos ou para armazenar em qualquer banco de dados com conexo ODBC.
O modelo de registro de dados pode ser configurado para ser armazenado como um conjunto de arquivos ou um banco de dados ODBC. Observe que este modelo de dados est sendo armazenado em um banco de dados ODBC. H um System data Source name (DSN) chamado ODBC_InstantFizz que aponta para um banco de dados Microsoft Access chamado ODBC_InstantFizz. Um Sistema ODBC DSN armazena informaes sobre como conectar a um apontador de dados indicado. Se desejar ver como o DSN System foi configurado, selecione o item de menu Start > Settings > Control Panel. A partir do Painel de controle, selecione Administrative Tools e Data Sources (ODBC). Veja a guia System DSN e o DSN chamado ODBC_InstantFizz.

5. Clique no boto Create Tables se ainda no o fez. Voc dever ver uma mensagem do FactoryTalk View Datalog Editor informando que as tabelas ODBC foram criadas com sucesso. Clique no boto OK. 6. Clique na guia Paths.

Esta guia de configurao usada para configurar a localizao dos registros de dados. Isto til se tiver uma configurao em rede distribuda; voc vai querer armazenar os registros em um local comum ao invs de armazenar em cada servidor IHM na rede.

Observe que Enable ODBC backup path foi selecionado e um caminho de registro foi especificado. Se a conexo com o banco de dados ODBC falhar (Microsoft Access), voc conseguir visualizar os dados de histrico em uma tela de tendncia por causa do caminho de backup secundrio especificado.
7. Clique na guia File Management

Esta guia de configurao usada para configurar por quanto tempo voc deseja armazenar os arquivos individuais at criar um novo arquivo ou excluir arquivos antigos.

8. Clique na guia Log Triggers

Esta guia de configurao usada para definir a frequncia e baseado em qual evento o registro deve ser atualizado.

Observe que o trigger para registro peridico.

O registro de dados pode ser configurado como Periodico, On Change (com alterao do valor) ou On Demand (por solicitao).

Periodic

Para registrar valores de tags periodicamente, selecione Periodic, depois digite um tempo no campo Interval e selecione uma unidade de tempo para especificar com que frequncia os valores de tags sero registrados. Todos os tags sero armazenados sempre que este intervalo de tempo expirar.

On change O registro On Change somente registra os tags cujos valores mudaram. Use o trigger On Change para armazenar os valores de tags uma vez que um determinado percentual de mudana no valor ocorreu. O percentual baseado nos valores de tag mnimo e mximo (ou High EU e Low EU). Por exemplo, especificar 10 significa que um valor de tag precisa variar em 10 % para ser armazenado. Isto se aplica apenas aos tags IHM analgicos. Para os tags de servidor de dados e tags IHM digitais e de string, que no possuem propriedade mnimo/mximo, toda mudana registrada. On Demand (por solicitao) Selecione On Demand como trigger para registrar dados apenas quando o comando FactoryTalk View DataLogSnapshot executado. Este comando pode ser executado em qualquer lugar em que outros comandos e macros FactoryTalk View podem ser usados. Por exemplo, ele pode ser digitado na linha de comando ou especificado como a ao de um evento. Se voc especificar Periodic ou On Change, ainda possvel usar o registro On Demand quando apropriado.

9. Clique na guia Tags in Model

Esta guia de configurao usada para selecionar qual informao registrada. possvel adicionar ou remover diferentes tags deste menu usando o navegador de tags.
10. Observe que 6 tags foram adicionados ao modelo. 11. Clique no boto OK para fechar a caixa de dilogo CIP Data Log Model.

Configurando tendncias

No adicione uma nova tendncia ou altere esta. possvel fazer isto ao final desta seo. 1. A partir do Explorer, clique duas vezes na tela CIP Sensor Trend para abr-la. O objeto de tendncia pode ser criado selecionando o item de menu Objects > Advanced > Trend

ou selecionando o boto Trend na barra de menu

2. Clique duas vezes no objeto Trend . 3. A caixa de dilogo Trend Properties abrir. Vamos nos familiarizar com as propriedades e as capacidades do objeto trend (tendncia). 4. Clique na guia General. A guia general contm vrias propriedades configurveis. Chart Style determina o estilo de plotagem do grfico. Um grfico de tendncia pode plotar valores no tempo ou com relao a uma outra varivel selecionada.

5. Clique na guia Pens.

6. Observe que a coluna Model possui CIP que o modelo de dados criado.

Estas penas foram adicionados selecionando Add Pen(s) no boto Model . A caixa de dilogo Configure Tags abre. O boto Add All foi selecionado para adicionar todos os tags. Depois foi clicado em OK para aceitar as mudanas. 7. Clique na guia X-Axis . Use esta guia para configurar a faixa de tempo e as opes de exibio para o eixo horizontal do grfico. Time Span controla a quantidade de dados exibidos no grfico em runtime. Para um grfico de linha padro, o limite de tempo controla a escala horizontal do grfico. Para uma grfico XY, as propriedades Min e Max (configuradas na guia Pens) da varivel selecionada controla a escala horizontal e o time span controla o nmero de pontos de dados traados.

8. Clique em Y-Axis. Use esta guia para configurar as opes de valor mnimo/mximo, exibir opes, e as opes de escala para o eixo vertical em runtime. Por exemplo, Isolated graphing coloca cada varivel em uma faixa separada do grfico. Para permitir a sobreposio das variveis, necessrio desmarcar a caixa.

9. Clique na guia Overlays.

Com o objeto de tendncia, possvel capturar e salvar uma imagem instantnea dos dados do grfico em runtime e ento sobrepor os dados salvos sobre os dados atuais na tendncia. Esta funo permite sobrepor e comparar dados histricos com dados atuais ou qualquer conjunto de dados.

10. Clique na guia Template. Use esta guia para salvar as configuraes da tendncia atual como um modelo, para carregar outro modelo para a tendncia atual usar, ou excluir um modelo existente. As configuraes que so salvas para o modelo so as das guias General, Display, Pens, X-Axis e Y-Axis. Um modelo (template) pode ser aplicado a todas as tendncias em uma aplicao para criar uma aparncia consistente. possvel carregar os modelos durante as fases de projeto e em runtime.

Importaremos diversos modelos pr-criados na nossa aplicao, mas primeiro, concluiremos a reviso das propriedades e capacidades do objeto trend (tendncia). 11. Clique na guia Runtime. Use esta pasta para determinar quais opes da tendncia estaro disponveis aos operadores em modo runtime. Para evitar que os operadores alterem estas opes, a guia Runtime no est disponvel durante a operao.

12. Clique no boto Cancel na caixa de dilogo Trend Properties para fechar a caixa de dilogo. 13. Vamos importar alguns modelos pr-criados para nossa aplicao. 14. Na Janela do Explorer , clique com o boto direito em Trend Templates e selecione Add Component Into Application

15. Navegue at C:\InstantFizz - Lab Files\Trend Templates, selecione todos os arquivos e clique em Open.

16. Na tela CIP Sensor Trend clique duas vezes no boto Start abrir as propriedades do boto.

para

17. Clique na guia Action e observe Press action. Este comando DataLogOn CIP inicia o registro de dados para o modelo.

O comando datalogon pode ser colocado em uma macro de partida tambm. Quando cliente iniciado, o registro de dados iniciado automaticamente a partir da macro de partida. 18. Clique no boto Cancel para fechar as propriedades do boto.

19. Clique duas vezes no boto Stop

para abrir as propriedades do boto.

20. Clique na guia Action e observe Press action. Este comando DataLogOff CIP interrompe o registro de dados para o modelo.

21. Clique no boto Cancel para fechar as propriedades do boto. 22. Feche a tela CIP Sensor Trend. Se perguntado se deseja salvar as alteraes, selecione o boto No. Visualizar a tendncia em runtime

1. V para o ambiente Cliente em execuo. Se tiver qualquer tela pop-up aberta, feche.

2. Clique no boto CIP

na tela de navegao. Depois clique no boto CIP

Trend no canto superior direito 3. CIP Sensor Trend ser exibida.

4. Clique no boto Start.

O boto start iniciar o registro de histrico.

5. Enquanto a tela CIP Sensor Trend estiver aberta, clique no boto CIP Repeat Cycle na tela CIP Overview para iniciar o processo de limpeza CIP.

6. Os dados CIP esto sendo registrados. Observe a tendncia na tela CIP Sensor Trend. Para visualizar os dados de outro ciclo de limpeza CIP, clique no boto CIP Repeat Cycle novamente.

7. Anteriormente, executamos o comando DataLogOn com o boto START. Os dados histricos de tendncia so armazenados no banco de dados Microsoft Access. Se fecharmos a tendncia e abrirmos novamente, ainda assim poderemos visualizar nosso ciclo CIP de alguns minutos atrs.

Experimente. Clique no boto close

na tela CIP Sensor Trend . Depois

abra novamente a tela de tendncia a partir da tela CIP Overview . Pode ser necessrio rolar para trs na tendncia para ver os dados de ciclo CIP.

8. A tela CIP Sensor Trend contm vrios botes para demonstrar as funcionalidades e capacidades da tendncia.

9. Como visto anteriormente, a tendncia pode ser configurada para exibir os dados em intervalos de tempos diferentes, por exemplo, 2 minutos, 1 hora, 1 dia, etc. Para visualizar os diferentes intervalos de tempo em runtime, as configuraes de tendncia podem ser salvas em modelos, como os modelos que importamos anteriormente.. Os modelos podem ser carregados em runtime usando o comando Invoke. 10. Retorne ao FactoryTalk View Studio e abra a tela CIP Sensor Trend (caso ainda

no esteja aberta). Clique duas vezes no boto 2 Minutes. 11. A janela Button Properties abrir. Selecione a guia Action .

12. Clique no boto Cancel para sair das propriedades do boto. 13. Retorne ao Cliente em execuo. Clique nos diferentes botes de time spans para ver o X-Axis do objeto de tendncia mudar.

14. possvel tambm usar os modelos para alternar entre as diferentes visualizaes de penas: variveis isoladas ou todas as variveis em uma mesma escala. Clique nos botes Pen Display para visualizar as mudanas das penas.

15. Muitos objetos no FactoryTalk View SE possuem Mtodos de objeto para funcionalidade adicional. Deve-se usar o comando Invoke para chamar/alterar um Mtodo. Vamos explorar alguns Mtodos de objeto para o objeto tendncia. 16. Retorne ao FactoryTalk View Studio e tela CIP Sensor Trend . 17. Clique com o boto direito do mouse na tendncia e selecione Methods.

A caixa de dilogo Object Methods aparece. Ela exibe os mtodos e as propriedades implementados no objeto de tendncia selecionado. Um mtodo uma funo que parte de um objeto.

18. Clique em Close 19. Vamos ver um exemplo onde os Mtodos de objeto podem ser usados. J usamos o mtodo LoadTemplate para carregar nossos modelos Time Span. Clique duas vezes no boto Print Trend na tela CIP Sensor Trend . 20. Em Button Properties, selecione a guia Action. O comando Invoke foi usado para iniciar o PrintTrend Method.

Sempre use o comando Invoke para chamar um mtodo. Quando usar o comando Invoke para chamar um mtodo, necessrio especificar o nome do objeto no qual o

mtodo est implementado. Em nosso caso, o nome do objeto Trend1. Para ajuda sobre como usar o comando Invoke, v para o FactoryTalk View Help e pesquise Invoke. 21. Clique em Cancel para sair de Button Properties. 22. Vamos ver o mtodo PrintChart em ao. Retorne ao Cliente em execuo. Na tela CIP Sensor Trend clique no boto Print Trend. 23. As propriedades Print abriro. Neste exemplo, estamos imprimindo para um arquivo Pdf.

24. Clique em OK. 25. A caixa de dilogo print abrir.

26. Digite um nome de arquivo e clique em Save. possvel abrir o arquivo PDF salvo para visualizar a tendncia impressa.

27. Como discutido na seo Configurando Tendncias, muitas das propriedades de tendncia podem ser configuradas para poderem ser acessveis durante o ambiente de operao. Clique com o boto direito no grfico de tendncia na aplicao cliente em execuo e explore as opes, selecionando Chart Properties.

Seo 9: Utilizando o FactoryTalk Diagnostics (opcional) Sobre esta seo


Nesta seo, voc aprender sobre estes tpicos: FactoryTalk Diagnostics Diagnostics List Diagnostics Viewer

Diagnostics Setup o Configurando o FactoryTalk View Diagnostics List o Configurando o Local Log o Banco de dados ODBC como uma fonte de mensagens

Sobre o FactoryTalk Diagnostics

A idia por trs do FactoryTalk Diagnostics responder questo, "Por que isso aconteceu?" FactoryTalk Diagnostics coleta e fornece acesso a um armazenamento global de mensagens com registro de data e hora que podem ajudar a responder essa questo. O servio FactoryTalk Diagnostics inclui um editor Diagnostics Setup, um visualizador Diagnostics Viewer e um registro de dados local (Local Log) em cada computador onde os servios FactoryTalk Services Platform so instalados. Outros destinos customizados para registro tambm esto disponveis. Por exemplo, o produto de software FactoryTalk AssetCentre fornece Registros de Auditoria FactoryTalk customizados. Use o editor de Configurao de diagnstico (Diagnostics Setup) para configurar opes para os destinos de registro e para filtrar os tipos de mensagens que voc deseja registrar no computador local. Use o Diagnostics Viewer para visualizar as mensagens de diagnstico. possvel visualizar as mensagens locais e as mensagens recuperadas e combinadas dos registros em vrios computadores. FactoryTalk View SE, FactoryTalk Alarms and Events e outros produtos de software FactoryTalk esto todos enviando mensagens para um Local Log e para o FactoryTalk Audit Log em um computador. Quando voc configura opes para um destino de registro em particular, as opes que voc faz afetam o registro nesse computador que qualquer produto FactoryTalk pode estar usando. Por exemplo, ao configurar as opes de roteamento de mensagem, as opes de filtro que escolher afetam os tipos de mensagens roteadas de todos os produtos FactoryTalk que enviam mensagens. Cada produto e servio FactoryTalk categoriza as mensagens que gera usando uma matriz de opes de Severidade (Erro, Advertncia, Informaes e Auditoria) juntamente com as opes de Pblico (Operador, Engenheiro, Desenvolvedor e Segurana). Por exemplo, um produto pode gerar uma srie de mensagens de segurana classificadas como Operador-Auditoria e Operador-Informaes e tambm mensagens de comunicao classificadas como OperadorAdvertncia, Engenheiro-Advertncia e Desenvolvedor-Erro. As informaes de diagnstico podem ser exibidas na Lista de Diagnsticos ou no FactoryTalk Diagnostics Viewer. A Lista de Diagnsticos tem por objetivo exibir as mensagens quando elas ocorrem. As mensagens exibidas na Lista de Diagnstico no tm registro de data e hora. O Diagnostics Viewer permite recuperar as mensagens aps sua ocorrncia. Novas mensagens no aparecem no Diagnostics Viewer. Uma atualizao(refresh) pode ser fei ta para recarregar as mensagens. As mensagens que aparecem no Diagnostic Viewer tm registro de data e hora de forma que voc sabe quando elas ocorreram.

Lista de Diagnstico (Diagnostics List)


A Lista de Diagnstico pode ser exibida em uma janela FactoryTalk View Studio, FactoryTalk View SE Client e FactoryTalk View Administration Console. Usamos a Lista de Diagnstico FactoryTalk View nas sees anteriores deste laboratrio. possvel limpar as mensagens da

Lista de diagnsticos selecionando uma linha ou vrias linhas e clicando no boto Clear ou clicando no boto Clear All. Remover uma mensagem da Lista de Diagnstico no exclui a mensagem do Registro de diagnstico. Remover uma mensagem de uma determinada Lista de Diagnstico no a remove de outra Lista de Diagnstico. Ex., remover uma mensagem da janela View Studio no a remove da janela View Client. Quando uma aplicao (View Studio, View Client ou View Administration Console) inicia, novas mensagens comeam a ser armazenadas na lista. Mensagens antigas sero removidas da lista medida que mensagens novas chegam e o limite de mensagem atingido. Quando a aplicao fecha, a lista apagada.

Diagnostics Viewer
O FactoryTalk Diagnostics Viewer permite visualizar as mensagens locais e as mensagens recuperadas e combinadas de vrios produtos FactoryTalk executando em vrios computadores e registrando mensagens em vrios destinos.

Abrir o Diagnostics Viewer 1. No FactoryTalk View Studio, a partir do menu, selecione o item de menu Tools > Diagnostics Viewer Ou selecione o item de menu Start > Diagnostics Viewer. 2. O FactoryTalk Diagnostics Viewer abrir. Quando a janela Diagnostics Viewer abre, novas mensagens no aparecem automaticamente. Para atualizar a visualizao e recarregar as novas mensagens, pressione a tecla F5 ou clique no boto Refresh.

3. Passe o mouse sobre a barra de ferramentas e observe os menus para ver as operaes que voc pode realizar com o Diagnostics Viewer. Filtrar a Lista de Diagnstico 1. Selecione o item de menu View > Options .

2. Na guia General da caixa de dilogo Properties , certifique-se de que a fonte de mensagem est configurada como Local Log.

3. Clique na guia na caixa de dilogo Properties. Mova a caixa de dilogo Properties de forma que possa ver os itens em Diagnostic Viewer. Siga as etapas a e.

4. Clique em Apply a partir da caixa de dilogo Properties. 5. Observe que a lista foi atualizada, mas nenhuma mensagem aparece na lista. Siga as etapas a-e para mudar Audience de Developer para Operator.

6. Clique em Apply a partir da caixa de dilogo Properties. 7. Observe que a lista foi atualizada para exibir apenas mensagens que foram criadas com o pblico configurado como operador. 8. Selecione Audience = Operator, na guia de seleo Select records where:. Clique no boto Remove.

9. Crie um filtro de mensagem seguindo as etapas a-e.

10. Clique em OK a partir da caixa de dilogo Properties. 11. Observe que a lista foi atualizada para exibir apenas as mensagens que contm o texto CIP. 12. Feche o Diagnostics Viewer sem salvar. Vamos observar a configurao de diagnsticos para entender porque voc no viu nenhuma mensagem de Desenvolvedor.

Configurao de Diagnosticos (Diagnostics Setup) Abrir o Diagnostics Setup 1. Execute o Diagnostics Setup a partir do FactoryTalk View Studio. A partir do menu Tools , selecione o item de menu Diagnostics Setup 2. A caixa de dilogo FactoryTalk Diagnostics Configuration abrir 3. Expanda Destination Setup

4. Clique em cada item e observe as configuraes.

Configurar o FactoryTalk View Diagnostics List


Anteriormente neste laboratrio, voc usou o Diagnostics List no FactoryTalk View Studio e Client para ver as mensagens de diagnstico. Observe Destination Setup e a configurao Message Routing para ver as mensagens roteadas para o FactoryTalk View Diagnostics List.

1. Expanda Destination Setup, selecione o item de menu FT View Diagnostics List. Observe que no h ajustes de configurao. O destino o Diagnostics List que gerenciado pelo FactoryTalk View.

2. Selecione a configurao Message Routing e selecione FT View Diagnostics List

Com base na configurao, as mensagens que eram para o pblico Operator e Engineer do tipo Error, Warning e Info apareceram no FactoryTalk View Diagnostics List.

Configurar o Local Log


Voc acaba de usar o Diagnostics Viewer para ver o registro local. Observe a configurao

1. Selecione o item Destination Setup > Local Log

O registro local (Local Log) um arquivo existente neste computador. H opes para substituir eventos, tamanho de armazenamento e uma opo para limpar o registro.

2. Selecione a configurao Message Routing e selecione Local Log

As mensagens destinadas ao pblico Developer no foram configuradas para serem registradas no Registro Local (Local Log), por isto no foram observadas. 3. Altere o Local Log para incluir todos os tipos de mensagem para o pblico developer. Marque todas as opes na linha Developer.

4. Clique no boto Apply. Minimize a janela Diagnostics Configuration . 5. V para o Cliente em execuo. Clique no boto clear all em Diagnostics List na parte inferior.

6. Clique no boto CIP na tela de navegao.

Depois clique na tela CIP

Process Steps . 7. Digite 7000 no campo de entrada Step 1: Adding Water e pressione a tecla enter .

3. Observe que 3 mensagens na lista de diagnstico foram atualizadas. Ser necessrio rolar para cima/para baixo no Diagnostics List para visualizar as mensagens

4. A partir do FactoryTalk View Studio, Selecione o item de menu Tools > Diagnostics Viewer . 5. Selecione as ltimas 2 mensagens na lista para ver os detalhes. Observe que elas so mensagens para o desenvolvedor, uma do tipo auditoria e a outra do tipo informao.

Banco de dados ODBC como uma fonte de mensagem


Dependendo dos produtos instalados e das opes de configurao ajustadas, o FactoryTalk Diagnostics tambm pode rotear estas mensagens para outros destinos de registro centralizados, como um banco de dados ODBC ou um FactoryTalk Audit Log. Use a janela ODBC Database Destination Setup para enviar mensagens a uma fonte de dados ODBC. Para enviar mensagens de vrios computadores, configure o destino em cada computador onde o FactoryTalk Diagnostics service estiver instalado. A configurao de destino para banco de dados ODBC compatvel com os seguintes bancos de dados com suporte ODBC: Microsoft SQL Server Microsoft Access Oracle Sybase SQL Server

Alguns tipos de informaes no podem ser registrados em um destino de banco de dados ODBC. Eles incluem: qualquer campo adicional do banco de dados no incluso no formato de tabela ODBC, que um produto FactoryTalk possa usar. Mesmo que voc crie campos adicionais manualmente, nada ser registrado neles. As informaes adicionais armazenadas por um produto FactoryTalk, no entanto, aparecero no Local Log no computador onde o produto est instalado. qualquer mensagem onde o tipo de pblico esteja configurado como Secure, ou se a severidade estiver configurada como Audit. As mensagens protegidas (Secure) somente podem ser registradas pelo software FactoryTalk AssetCentre no FactoryTalk Audit Log.

Configurar os parmetros para o banco de dados ODBC 1. V para a configurao de diagnsticos

Voc ir configurar o destino. Usaremos um System DSN chamado ODBC_InstantFizz que foi configurado para direcionar a um banco de dados MS Access chamado ODBC_InstantFizz. 2. Selecione o item Destination Setup > ODBC Database .

3. Clique no boto prximo a data source name. Quando a caixa de dilogo

Select Data Source abrir, clique na guia System Data Source. Clique no nome

de fonte de dados ODBC_InstantFizz .

4. Clique no boto OK. 5. Digite FTDiagnostics para a tabela alvo e clique no boto Create Table .

6. Clique no boto OK quando surgir a mensagem The table FTDiagnostics was successfully created.

7. Altere Log message to database every: para 30 seconds.

8. Selecione a configurao Message Routing e selecione ODBC Database. Marque todas as opes na linha Developer.

Observe que as mensagens de Auditoria no podem ser roteadas para o destino ODBC. 9. Clique no boto OK. Visualizar o registro ODBC 10. V para Diagnostics Viewer 11. Selecione o item de menu View > Options. Mova a janela Properties de forma que possa ver a lista de mensagens. 12. Clique em ODBC Database como message source.

13. Clique no boto OK. 14. Observe que a lista est vazia porque nada aconteceu desde que criamos este destino. 15. V para o Cliente em execuo. Clique no boto clear all em Diagnostics List.

16. Se ainda no estiver aberto, clique no boto CIP na tela de navegao.

Depois clique na tela CIP Process Steps . 17. Digite 7500 no campo de entrada Step 1: Adding Water e pressiione a tecla enter. 18. Observe que uma mensagem de download armazenada em Diagnostics List. 19. V para Diagnostics Viewer 20. Aguarde 30 segundos, clique no boto refresh 21. Observe que 2 mensagens foram registradas. .

22. Feche a janela Diagnostics Viewer sem salvar.

Seo 10: Alternar idioma (opcional) Sobre esta seo


Nesta seo, voc aprender sobre: Alternar idioma Alternar idioma no FactoryTalk View SE Configurao dos idiomas suportados Exportar textos para traduo Traduzir textos Importar textos que foram traduzidos Comando para alterao de idioma Visualizao da alterao de idioma Alterao de idioma em mensagens de alarme (FactoryTalk Alarms and Events) Alterao de idioma de alarmes baseado em dispositivos (Device-based alarms) Exportar mensagens de alarme Traduzir mensagens de alarme Importar mensagens de alarme Alterao de idioma de alarme baseado em tags (Tag-based alarm) Configurar o servidor de alarmes e eventos baseado em tags Traduzir mensagens de alarme Importar mensagens de alarme Verificar a importao do alarme Exportar mensagens de alarme Visualizar a alterao do idioma das mensagens de alarme

Informao sobre a alterao do idioma


A alterao do idioma permite aos operadores visualizar strings de texto definidos pelo usurio nas aplicaes FactoryTalk View SE Client em vrios idiomas em runtime. Isto inclui mensagens de alarme com base em dispositivo FactoryTalk criadas no RSLogix 5000 e mensagens de alarme baseadas em tag FactoryTalk criadas no Alarm Setup Editor. As informaes histricas do servio FactoryTalk Alarms and Events so armazenadas em apenas um idioma especificado nas propriedades do servidor de alarme. Em runtime e em uma aplicao em rede, vrios FactoryTalk View SE clients podem alternar entre qualquer um dos idiomas suportados pela aplicao. Vrios clientes tambm podem executar em diferentes idiomas ao mesmo tempo. Com a alternncia de idioma possvel: Desenvolver uma aplicao em um idioma, exportar os strings de texto definidos pelo usurio para a aplicao e ento importar as strings traduzidas para at 40 idiomas na mesma aplicao. Implementar uma aplicao distribuda em vrios pases, permitindo aos operadores em cada local visualizar a aplicao em seu prprio idioma.

Permitir aos operadores em pases com mais de um idioma, usar o idioma de sua preferncia.

Aprimoramento da alternncia de idiomas


possvel especificar um idioma padro para o idioma da aplicao Suporta at 40 idiomas. Antes desta verso, eram suportados apenas 20 idiomas. Telas de mensagem local so compatveis com a alternncia de idioma

Edio de strings em planilha eletrnica A edio de strings em planilha eletrnica permite facilmente exportar strings de texto para todos os idiomas suportados por uma aplicao para uma planilha Excel em uma nica operao. possvel tambm importar strings de texto em um ou vrios idiomas a partir de uma planilha Excel para uma aplicao. A funo de otimizao de stings duplicadas (Optimize Duplicate Strings) permite traduzir apenas 1 ocorrncia de cada string para reduzir erros e custos de traduo. FactoryTalk Alarms and Events Alternncia de idioma suportada pelo FactoryTalk Alarms and Events

Alternar idiomas no FactoryTalk View SE


Em geral, os strings definidos pelo usurio que suportam alternncia de idioma so os que o operador v em uma aplicao em runtime. Especificamente, so eles: texto que voc especifica para objetos grficos e objetos globais incluindo o legendas o tool tips o variveis com atributos de data e hora o mensagens locais o variveis numricas objetos de texto FactoryTalk View (observao: Um objeto de texto com sua propriedade SizeToFit configurada como True pode ter o tamanho diferente quando exibido em idiomas diferentes.) string de texto definidos para as telas do FactoryTalk Alarm and Event como, resumos (summaries), banners e log viewers ttulos de telas de objetos grficos e globais especificados na caixa de dilogo Display Settings Entre os grupos de texto que no so compatveis com a alternncia de idioma esto: strings de texto que so parte da interface grfica de usurio do software FactoryTalk View Studio ou View SE Client , como menus, que so exibidos no mesmo idioma do sistema operacional. texto que pode ser exibido em runtime mas usado para operar a aplicao, como os nomes de telas grficas na aplicao e strings de comandos descries de tags e constantes do tipo string em expresses texto na barra de ttulo da janela FactoryTalk View SE Client, que parte da configurao do cliente e no da aplicao

texto associado aos alarmes de tags do tipo IHM Mensagens de falha (Alarm Fault List) exibidas nos objetos Summary e Banner do FactoryTalk Alarms and Events.

Configurar idiomas compatveis


Ser necessrio adicionar os idiomas desejados aplicao.

1. A partir do FactoryTalk View Studio, selecione o item de menu Tools >

Languages . 2. Clique no boto Add na caixa de dilogo Language Configuration.


Os idiomas na lista so compatveis com a alternncia de idioma para a aplicao em runtime. Certifique-se de que os idiomas do Windows estejam instalados nos computadores de desenvolvimento e clientes antes de altern-los. Para descobrir quais idiomas esto instalados no computador, verifique as Opes regionais (Windows 2000) ou Opes regionais e idioma (Windows XP e Windows Server 2003), no Painel de controle.

Os idiomas que voc estar selecionando j esto instalados. 3. Selecione o idioma alemo (German(Germany)) e clique no boto OK.

4. Clique no boto Add na caixa de dilogo Language Configuration. 5. Selecione o idioma Spanish (Mexico) e clique no boto OK.

6. Clique no boto Add na caixa de dilogo Language Configuration. 7. Selecione o idioma Chinese (PRC) e clique no boto OK.

8. Clique no boto Add na caixa de dilogo Language Configuration. 9. Selecione o idioma Japanese e clique no boto OK.

10. Clique no boto Add na caixa de dilogo Language Configuration. 11. Selecione o idioma French (France) e clique no boto OK.

12. Observe que estes idiomas foram adicionados lista e English est configurado como o Idioma padro como indicado pela marca prxima a English.

13. Marque a opo Display undefined strings using the default language.

14. Clique no boto Apply. Sua aplicao foi configurada para suportar 6 idiomas. Agora ser necessrio exportar para obter os strings necessrios para a traduo. Exportar textos para traduo
H vrias maneiras de alterar os strings de texto em uma tela grfica alm de edit-los individualmente por objeto. A melhor abordagem exportar os grupos para o Excel e usar o recurso Optimize duplicate strings. O recurso Optimize duplicate strings permite que os strings que ocorrem mais de uma vez na aplicao sejam includos na planilha apenas uma vez. Aps a primeira ocorrncia, um marcador inserido na planilha para outras ocorrncias.

1. Destaque o idioma English e clique no boto Export 2. Selecione a opo Export strings for all languages to an Excel spreadsheet . Marque as opes Optimizing duplicate strings e Open exported file

3. Clique no boto Next 4. Para uma aplicao em rede, com mltiplos servidores IHM, neste ponto requerido selecionar um Servidor IHM especifico. Selecione /Area1:InstantFizz_HMIServer e clique em Next.

5. No altere o local padro e clique no boto Finish.

6. String Export in Progress comear e terminar. Isso pode levar alguns minutos. 7. O documento Excel ser criado e aberto.
Observe o arquivo Excel aberto. Sempre onde estiver o texto **REF: nas colunas de idioma, (ex., en-US, de-DE, es-MX e zh-CN) significa uma referncia a um string duplicado na coluna REF antes da coluna language. Nesse caso, no necessrio traduzir o texto para esse objeto. Somente necessrio traduzir a primeira ocorrncia desse texto indicada por **UNDEFINED**. Voc usar um arquivo j traduzido para fazer a importao.
8. Feche a janela do arquivo Excel sem salvar

Strings traduzidos

Vamos observar o arquivo traduzido para voc.

1. V para C:\InstantFizz Lab Files\. Abra a pasta Language Switching . 2. Clique duas vezes no arquivo InstantFizz_Translated.xls

3. Observe o arquivo. 4. Feche o arquivo. Importar textos traduzidos


Agora que voc tem um arquivo com strings traduzidos, vamos import-los.

1. Selecione o boto Import Configuration .

da caixa de dilogo Language

2. Selecione a opo Import strings from an Excel spreadsheet. da caixa de dilogo String Import Export Wizard e clique no boto Next

3. Selecione o boto Browse e navegue at este arquivo C:\InstantFizz LabFiles\ Language Switching\InstantFizz_translated.xls e clique no boto Finish. 4. String import in Progress iniciar. Uma vez concludo, voc ver a mensagem String import completed successfully em Diagnostics List.
Observao: Pode ser que voc veja erros se no fez algumas sees deste laboratrio.

5. Clique no boto OK na caixa de dilogo Language Configuration. Comando para troca de idioma
H um comando para troca de idioma no FactoryTalk View. Botes que usam este comando foram configurados na tela Languages. Vamos observ-los.

1. No Explorer, abra a tela Languages. 2. Clique duas vezes no boto com a bandeira dos EUA para abrir a caixa de dilogo Button Properties. 3. Na caixa de dilogo Button Properties, clique na guia Action . Observe Press action - Language en-US O comando Language foi adicionado ao Press action clicando na opo ... e ento usando o Command Wizard. O comando Language est localizado na pasta System Languages.

Somente os idiomas que foram adicionados sua aplicao sero exibidos na lista de Language ID.

4. Clique no boto Cancel. 5. Repita as etapas 2 4 para as outras badeiras para observar a ao Press action. 6. Feche a tela Languages. Visualizar a alternncia de idioma
Os comandos de alternncia de idioma so ignorados no modo Test Display. Como o cliente estava executando antes de adicionarmos os novos idiomas, precisamos fech-lo e abr-lo novamente para que os idiomas adicionais apaream.

1. V para o Cliente em execuo.

2. Feche o cliente que est executando pressionando o boto Exit na tela de

navegao. 3. Volte ao View Studio e inicie o client novamente.

4. Clique no boto para troca de idiomas na tela de navegao. A tela Languages abrir. Selecione diferentes idiomas e navegue entre as telas.

5. Observe na tela Overview que a data e hora ainda esto exibidos em ingls.
possvel usar os tags de sistema FactoryTalk View SE em uma aplicao para exibir o texto em telas grficas. Por exemplo, o tag, system \dateandtimestring, exibe a data e hora atuais. O texto nos tags de sistema a seguir sempre exibido no formato definido pelo idioma do sistema operacional Windows:

o System\Time o System\Date o System\DateAndTimeString o System\MonthString o System\AlarmMostRecentDate o System\AlarmMostRecentTime o System\AlarmStatus Se voc usar o objeto Time and Date ao invs dos tags de sistema acima, ento data e hora tambm sero alterados pelo comando de troca de idiomas.

6. Observe que as mensagens de alarme no foram traduzidas. Elas sero traduzidas na prxima seo. Alternncia de idioma de alarmes baseado em dispositivo (Device-based)

No RSLogix 5000, use a caixa de dilogo Alarm Properties para traduzir mensagens de alarme baseado em dispositivos individualmente. O RSLogix 5000 configura as mensagens de alarme no idioma do software RSLogix 5000 . Por exemplo, a verso em alemo do RSLogix 5000 configura as mensagens de alarme no idioma alemo. Se voc adicionar um idioma, ento quando o RSLinx Enterprise conectar-se ao controlador, os dois idiomas so carregados e esto disponveis para os clientes FactoryTalk Alarms and Events. possvel exportar alarmes do RSLogix 5000 para um arquivo *.csv ou arquivo de texto (*.txt). Para conjuntos de caracteres de byte duplo (por exemplo, chins), exporte os alarmes no formato .txt, porque no RSLogix 5000, o formato .csv no suporta conjuntos de caracteres Unicode. Uma vez exportadas as mensagens de alarme, possvel adicionar manualmente todas as mensagens nos idiomas desejados (limitado aos idiomas suportados pelo FactoryTalk View) e ento importar o arquivo quando a traduo estiver concluda. Isto simplifica o envio do trabalho para os tradutores.

Exportar mensagens de alarme no RSLogix 5000 1. Se ainda no estiver aberto, selecione o atalho InstantFizz_Controller a partir do menu Start

2. Selecione o item de menu Tools > Export. 3. Quando a caixa de dilogo Export abrir, navegue at C:\InstantFizz LabFiles\ Language Switching e mantenha o nome de arquivo padro. 4. Observe as opes Save as type para o arquivo de exportao.

Este laboratrio demonstrar como usar os dois formatos. 5. Mantenha o padro de RSLogix 5000 Import/Export File (*.CSV) selecionado. 6. Clique no boto Export . Se seu projeto RSLogix 5000 inclui um grande nmero de programas e voc deseja traduzir as mensagens de alarme de apenas um deles, possvel fazer selees na caixa de dilogo Export para limitar os dados que so exportados. Traduzir mensagens de alarme 1. V para a pasta C:\InstantFizz - LabFiles\ Language Switching. 2. Clique duas vezes no arquivo InstantFizz_Controller-Tags.CSV para abr-lo no Microsoft Excel.

3. Expanda a largura das colunas A, B, C e D. Role para baixo na pgina do Excel at encontrar o texto ALM na coluna A, por exemplo, ALMMSG:en-US. 4. O texto da mensagem de alarme aparece na quarta coluna (D) da direita (Water Valve Jammed. Open Valve.).
5. Copie a linha inteira ALMMSG que inclui o texto Water Valve Jammed e cole-a no final do arquivo.

6. Altere o texto en-us para de-DE (para alemo da Alemanha), e ento altere o texto da mensagem de alarme para Wasser-Ventil ist gestaut. ffnen Sie Ventil.

7. Salve suas mudanas. Voc passar por vrias mensagens de confirmao: Pressione Yes vrias vezes.

Um arquivo de exportao C:\InstantFizz - LabFiles\Language Switching\InstantFizz_Controller-Tags_translated.TXT foi traduzido para voc. O arquivo de exportao foi criado usando o formato RSLogix 5000 Unicode Import/Export (*.TXT) porque ele inclui strings de mensagens traduzidos para chins. Voc usar o arquivo para fazer uma importao.

Importar mensagens de alarme 1. A partir do RSLogix 5000, se estiver on-line com o controlador, fique off-line selecionando o item de menu Communications > Go Offline .

2. Selecione o item de menu Tools > Import.

3. Quando a caixa de dilogo Import abrir, navegue at C:\InstantFizz LabFiles\LanguageSwitching\ 4. Selecione o tipo de arquivo RSLogix 5000 Unicode Import/Export Files (*.TXT).

5. Selecione o nome de arquivo InstantFizz_Controller-Tags_translated.TXT, no altere as configuraes padres para os Tags e Comentrios lgicos.

6. Clique no boto Import 7. Selecione o item de menu Communications > Download

8. Quando a caixa de dilogo Download for exibida, selecione o boto Download . 9. Quando a mensagem Done downloading. Change the controller mode back to Remote Run? for exibida, selecione o boto Yes. 10. Certifique-se de que o controlador esteja no modo de operao.

Se ele no estiver, selecione o item de menu Communications > Run Mode 11. Os alarmes devero estar agora traduzidos no View Client. Voc verificar isto ao final desta seo. Alternncia de idioma de alarme baseado em tag
Quando o editor Alarm and Event Setup iniciado do FactoryTalk Administration Console, as mensagens de alarme so exibidas no idioma padro definido para a aplicao. Se um string de mensagens no existir no idioma padro um sinal de interrogao (?) exibido. Quando o Tag Alarm and Event Editor aberto no FactoryTalk View Studio, as mensagens de alarme so exibidas no idioma selecionado durante a inicializao da aplicao FactoryTalk View SE . Se as mensagens de alarme no estiverem definidas no idioma especificado, as mensagens de alarme so exibidas no idioma padro definido para a aplicao. Se um string de mensagem no existir no idioma padro, um sinal de interrogao (?) exibido. Ao editar as mensagens de alarme em vrios idiomas, o mtodo Microsoft Excel oferece a vantagem de no precisar fechar e reabrir a aplicao no idioma apropriado sempre possvel editar o texto em qualquer idioma em uma etapa e ento importar o texto traduzido para todos os idiomas na aplicao de uma nica vez.

Configurar o servidor de Alarmes e Eventos por tag Se voc concluiu a seo Alarmes e Eventos (Seo 5), ento no precisa fazer as etapas 1-4. A partir do Explorer, clique com o boto direito em Area1 e selecione o item de menu de contexto Add New Server > Tag Alarm and Event Server .

1. Na guia General da pgina Tag Alarm and Event Server Properties digite FTAETagServer no nome.

2. Clique na guia Priorities and History, no altere as configuraes padro. Observao: se voc no fez a seo Alarmes e Eventos, um banco de dados de histrico de alarmes e eventos no foi adicionado. Desmarque Enable History se no criou o banco de dados na seo 5.

Observe que o histrico est sendo armazenado em ingls e os alarmes de tag sero armazenados no mesmo banco de dados dos alarmes baseados em dispositivo. 3. Clique no boto OK 4. Os alarmes baseados em tag podem ser criados e configurados com o Editor Alarm and Event Setup. Clique duas vezes no cone Alarm and Event Setup em Alarm and Event Tag Server no Explorer.

5. O Alarm and Event Setup Editor abrir. Se voc no fez a seo Alarmes e Eventos, no ver nenhum alarme.

6. Feche o Alarm and Event Setup Editor.


Normalmente, voc usaria o Alarm and Event Setup Editor para criar seus alarmes, fazer uma exportao, traduzir as mensagens de alarme e ento import-las de volta ao Tag Alarm and Event Server. Para este laboratrio voc criar seus alarmes com um arquivo que contm os alarmes e os strings de mensagens traduzidos. Voc passar pela etapa de exportao ao final desta seo para verificar como funciona.

Traduzir mensagens de alarme Se a pasta C:\InstantFizz - LabFiles\\Language Switching\ no estiver aberta, abra. 1. Clique duas vezes no arquivo InstantFizz_FTAETagServer_Alarm Export_translated.xls para abr-lo.

2. Observe que h uma guia para cada tipo de alarme, uma para as mensagens e uma para as classificaes de atualizao de tag. 3. Clique em cada guia e observe. H um alarme digital e um alarme de nvel. Observe que uma mensagem pode ser usada em vrios alarmes. 4. Clique na guia Messages. H uma coluna para cada idioma traduzido. 5. Feche o arquivo. Importar mensagens de alarme 1. A partir do Explorer, clique com o boto direito em FTAETagServer e selecione o item de menu de contexto Import and Export.

O Alarm Import Export Wizard abrir. 2. Selecione as opes Import alarm configuration from Excel File e clique no boto Next.

3. Clique no boto ... de navegao 4. A caixa de dilogo Select Alarm Import File abrir. Navegue at C:\InstantFizz - LabFiles\\Language Switching\. Selecione o arquivo InstantFizz_FTAETagServer_Alarm Export_translated.xls e clique no boto Open. 5. Clique no boto Next no Alarm Import Export Wizard

6. Selecione a opo Update existing alarm definitions and create new alarm definitions from the import file e clique no boto Finish.

7. Um indicador de progresso abrir. Quando concludo, voc ver o seguinte

8. Clique no boto OK. Verificar a importao do alarme 1. Clique duas vezes no cone Alarm and Event Setup em Alarm and Event Tag Server no Explorer.

2. O Alarm and Event Setup Editor abrir. Observe que h alguns alarmes. Clique duas vezes em um alarme do tipo Digital e a caixa de dilogo Digital Alarm Properties abrir. Veja a guia Digital e observe que estas propriedades so quase as mesmas da folha de propriedades de instruo de alarme digital baseada em dispositivos que voc viu no RSLogix 5000. Na verdade, este alarme de tag ser disparado a partir da mesma condio como um alarme baseado em dispositivo que foi criado. Isto serve apenas como comparao. 3. Clique no boto Seta avanar para navegar para o prximo alarme

4. Clique nas setas para frente/para trs at que um alarme de tipo de nvel seja exibido na caixa de dilogo Level Alarm Properties. Veja as guias Level e Messages e observe que estas propriedades so quase as mesmas da folha de propriedades de instruo de alarme analgico baseado em dispositivo que voc viu no RSLogix 5000. Na verdade, este alarme de tag ser disparado a partir da mesma condio como um alarme baseado em dispositivo que foi criado. Isto serve apenas para sua comparao. Observe na guia Messages que o mesmo string de mensagem usado para a condio High High e High. 5. Clique no boto Cancel para fechar Level Alarm Properties

6. Clique na guia Messages.


As mensagens podem ser criadas quando um novo alarme est sendo criado ou a partir da guia Message e, ento, associadas ao alarme. possvel criar qualquer nmero de mensagens que voc queira para os alarmes, mas cada alarme pode ser associado com apenas uma mensagem. Para alarmes de nvel, possvel configurar uma mensagem por condio de nvel. As mensagens de alarme podem ser compartilhadas entre alarmes para eliminar duplicidade. A coluna Usage na guia Message indica quantos alarmes esto fazendo referncia a uma mensagem de alarme.

7. Para visualizar a lista de alarmes que esto fazendo referncia a uma mensagem de alarme em particular, clique com o boto direito na linha que contm a mensagem e ento clique no item Usage Details. Clique no boto OK para fechar a caixa de dilogo Message Usage Details. 8. Feche o Alarm and Event Setup Editor. Exportar mensagens de alarme
Voc far uma exportao para aprender como funciona.

1. A partir do Explorer, clique com o boto direito em FTAETagServer e selecione o item de menu de contexto Import and Export.

O Alarm Import Export Wizard abrir. 2. Selecione as opes Export alarm configuration to Excel File e clique no boto Next.

3. No altere os padres com todos os alarmes selecionados e clique no boto Next

4. Selecione Export messages for all alarms, marque todos os idiomas e clique no boto Next.

5. Altere o nome do arquivo para MY_ InstantFizz_FTAETagServer_AlarmExport.xls e clique no boto Finish.

6. Um indicador de progresso abrir. Ao terminar, Clique no boto OK . Visualizar mensagens de alarme traduzidas
Quando o RSLinx Enterprise faz a conexo com um controlador, todas as mensagens de alarme e seus idiomas so carregados do controlador. Quando um FactoryTalk View SE Client executado, os objetos FactoryTalk Alarm and Event (Alarm and Event Summary, por exemplo) conectam-se ao sistema Alarm and Event e solicitam mensagens de alarme no idioma atual. possvel ento alternar entre os idiomas clicando em um boto no computador cliente e o sistema de monitorao de alarme e todas as telas do cliente alternaro para o idioma selecionado naquele cliente especfico. A alternncia de idiomas em runtime no altera os formatos de data e hora. Os objetos Alarm and Event no FactoryTalk View exibem sempre o formato data/hora do sistema operacional. As mensagens de Falha de alarme (Alarm Fault List) que podem ser exibidas no Banner e Sumrio de alarmes e evento no momento no trocam de idioma. As informaes de alarme e evento de histrico FactoryTalk so armazenadas em um nico idioma especificado nas propriedades do servidor de alarmes. O contedo da lista de eventos do Alarm and Event Log Viewer, composta por alarmes histricos e informaes de evento no traduzido. Estes dados continuam a aparecer no mesmo idioma usado quando as informaes de alarme e evento foram gravadas no banco de dados de histrico de alarme. Por exemplo, uma mensagem armazenada em ingls ser exibida apenas em ingls, mesmo se o idioma for alterado para alemo.

1. V para o Cliente em execuo. 2. Clique nos diferentes botes com bandeiras em Languages a partir da tela navegao e navegue pelas diferentes telas. 3. Observe que a alternncia de idioma funciona e as mensagens de alarme tambm esto sendo atualizadas para o idioma apropriado. 4. Observe que ambos os alarmes baseados em dispositivo e em tag aparecem e os strings de mensagem tem o idioma alterado. Os alarmes baseados em tag iniciaro com CIP. Os alarmes baseados em dispositivo tero o nome do atalho no incio do nome de alarme, p. ex.: [Shorcut].

Seo 11: Teste da aplicao (necessrio) Sobre esta seo


Nesta seo do laboratrio, voc ir: Testar as telas a partir do FactoryTalk View Studio Configurar um arquivo FactoryTalk View Client File chamado InstantFizz Observar a macro Startup Observar teclas de funo do Cliente (client keys) Executar o arquivo FactoryTalk View Client chamado InstantFizz o Explorar telas ancoradas (docked displays) em runtime o Verificar o funcionamento das teclas de funo do Cliente em runtime o Testar a navegao em runtime

Testar a tela
A capacidade de testar uma tela no View Studio sem ter que rodar a aplicao cliente uma funo muito poderosa do FactoryTalk View.

O comportamento ao executar o teste de uma tela nem sempre idntico ao comportamento em runtime se as mudanas feitas durante o desenvolvimento no estiverem salvas. Para que o comportamento seja o mais real possvel, salve uma tela antes de test-la. O Microsoft VBA IDE (Visual Basic for Applications Integrated Design Environment) permite gravar, editar, executar teste e depurar o cdigo.

Nem tudo pode ser feito pela execuo de teste de sua tela. Alguns comandos FactoryTalk View so ignorados ao serem executados no modo de teste de tela. Por exemplo, os comandos de navegao de tela, usando marcadores de parmetro em uma tela e usando parmetros de referncia em um objeto global no funcionaro no modo de teste de tela. Para testar estes recursos, execute a tela no FactoryTalk View SE Client.
Realizar o teste da tela grfica no FactoryTalk View Studio no significa executar a tela no FactoryTalk View SE Client. Antes de implantar sua aplicao, recomenda-se test-la no FactoryTalk View SE Client, para verificar se tudo funciona como desejado.

Objetos do FactoryTalk Alarms and Events

O objeto HMI Tag Alarm Summary existente do sistemas de alrmes anterior, no ser animado ao executar uma tela no modo de teste. Os objetos do novo FactoryTalk Alarms and Events funcionaro no modo de teste de tela. possvel testar os objetos em uma tela grfica rapidamente, alternando para o modo de teste de tela no editor grfico. Vamos fazer isto para animar a tela Labeling.

1. Abra a tela Labeling no FactoryTalk View Studio. 2. A partir da barra de ferramenta FactoryTalk View Studio clique no boto Test Display.

3. Observe que o grfico Labeling comea a ser animado. Clique no boto Close

. 4. O que acontenceu? Nada! Olhe em Diagnostics List. O comando Abort Me na parte inferior foi chamado, mas este comando ignorado no FactoryTalk View Studio. Alguns comandos no podem ser executados no modo de teste de tela. Ser necessrio configurar e executar um cliente para rodar estes comandos.

5. Clique no boto Start. STOP e ento START.

Pode ser necessrio selecionar primeiro

6. O que acontenceu? Observe que a animao da etiqueta funciona. possvel tambm escolher o rtulo de fruta selecionando o boto apropriado

7. Clique no boto Edit Display para voltar ao modo de edio.

Agora precisaremos configurar um arquivo cliente e execut-lo para concluir o teste da tela.

Configurar um arquivo Cliente


Antes de configurar o arquivo cliente, observe alguns componentes pr-configurados para seu uso neste laboratrio.

Configurar uma macro


Uma macro uma lista de comandos ou smbolos de comandos armazenados em um arquivo texto. Para executar uma macro, use o nome correspondente, assim como faria com um comando. Os comandos na macro sero executados na ordem na qual foram listados.
Uma macro pode ser especificada na inicializao (startup) ou encerramento (shutdown) de um cliente ou tela. Ela pode ser chamada a partir de uma linha de comando no FactoryTalk View Studio ou do Factory Talk View Administration Console.

O FactoryTalk View possui recursos multitarefa que podem ser aproveitados ao criar macros. Geralmente, os comandos em uma macro so executados na ordem na qual esto listados com um comando terminando antes do incio do prximo comando na macro. Alguns comandos (como Print) terminam rapidamente e o prximo comando pode ser iniciado. Outros, como Set, demoram mais. No caso do Set, ele no termina at que a mensagem seja enviada ao controlador. Nesses casos, possvel configurar a macro de forma que o prximo comando possa ser executado antes que que o comando anterior termine. Use o caractere ampersand (&) para isto. Para chamar o assitente (wizard) do arquivo de macro, clique duas vezes na macro ou selecione Edit Commands (Ctrl- M).

Observar a macro configurada


Estes comandos servem para fixar as telas na parte superior e inferior da janela cliente e configurar valores de tags no controlador.

1. A partir do Explorer, expanda a pasta Macros .

2. Clique duas vezes na macro StartUp . A macro abrir.

Esta macro abrir uma tela de cabealho em uma rea fixa na parte superior do cliente e abrir uma tela de rodap em uma rea fixa na parte inferior do cliente. 3. Feche a macro de inicializao sem salvar. Se perguntado se deseja salvar as alteraes, selecione o boto No . Configurar uma Tecla de Funo Cliente (client keys) Algumas vezes til pressionar uma nica tecla para executar uma funo ou vrias funes em sua aplicao. Por exemplo, quando voc pressiona F5 no Internet Explorer, a pgina atualizada. O FactoryTalk View SE possui uma funcionalidade semelhante.
Teclas de Funo Clientes permitem ao operador interagir com o sistema em runtime para alterar telas ou configurar valores de tags, por exemplo. As teclas de funo Cliente so definidas para uma aplicao. Elas so habilitadas sempre que a aplicao estiver executando em um FactoryTalk View SE Client.
H tambm teclas de objeto e de tela. As teclas de objeto e de tela so definidas no editor grfico. Elas ficam ativas somente quando seu objeto ou tela esto ativos tambm. No entanto, as teclas de objeto e de tela prevalecem sobre as teclas de funo cliente. A ordem de prioridade para tecla de funo : teclas de objeto, teclas de tela e teclas de cliente. Isto significa, por exemplo, que se uma tecla de funo possui definies para um objeto e aplicao cliente, quando esse objeto em runtime tem o foco e a tecla pressionada, a ao relacionada a esta tecla no objeto ser executada e a ao relacionada a aplicao cliente, por sua vez, no ser executada.

Observar as teclas Cliente pr-configuradas Estes comandos realizaro uma atualizao de seu cliente. Isto til para teste, uma vez que para fazer as alteraes nas telas, no ser necessrio fechar e abrir o cliente toda vez que realizar adies ou alteraes. Vamos importar um arquivo de definio de teclas de funo Cliente pr-configurado. 1. A partir do Explorer, Clique com o boto direito na pasta the Client Keys e selecione Add Component Into Application

2. Navegue at C:\InstantFizz - Lab Files e adicione o arquivo ClientKeys.key. 3. Clique duas vezes em ClientKeys. A caixa de dilogo ClientKeys abrir.

Ao pressionar a tecla de funo F5, todas as telas, incluindo as docked displays, sero fechadas. A tela de cabealho ser ento reaberta e fixada na parte superior e a tela de rodap ser reaberta e fixada na parte inferior do cliente. 4. Feche ClientKeys. Se perguntado se deseja salvar as alteraes, selecione o boto No. Configurar um arquivo Cliente
O FactoryTalk View Client pode ser inicializado do FactoryTalk View Studio. Se um cliente j estiver executando, feche-o usando o boto Exit da tela de navegao.

1. Configure e inicialize um novo cliente. Selecione o boto SE Client no menu ferramenta.

2. Quando a caixa de dilogo Launch FactoryTalk View SE Client abrir, selecione o boto New . O assistente FactoryTalk View SE Client Wizard abrir.

3. Clique no boto New novamente. 4. Digite InstantFizz como o nome do arquivo de configurao e clique no boto Next . Siga as etapas a-b.

5. Selecione a opo Network e clique no boto Next.

e ento

6. Selecione a aplicao InstantFizz e o idioma inicial English, no altere as demais selees padro e clique no boto Next . Siga as etapas a-c

7. Selecione a tela Plant Overview como a tela inicial, selecione o arquivo de tecla

ClientKeys como o arquivo de tecla cliente inicial, selecione a macro StartUp como Startup e clique no boto Next. Observao: Se voc usou parmetros na tela inicial, eles seriam especificados no campo de parmetros de tela (Display parameters). Se voc estiver em uma aplicao de rede, a rea precisa ser especificada para a tela inicial. Siga as etapas a e.

8. Digite InstantFizz para o texto da barra de ttulo , marque a opo maximize window e clique no boto Next . Siga as etapas a-c

9. No altere o padro para Auto Logout e clique no boto Next .

10. No altere a seleo padro Save configuration and open FactoryTalk View SE Client now e clique no boto Finish..

e O FactoryTalk View Client iniciar com a configurao especificada.

Executar o cliente
A aplicao InstantFizz est agora executando em uma janela FactoryTalk View SE Client. A macro de inicializao (Startup) fixou telas em 2 reas. A tela cabealho contm uma notificao (banner) de alarmes e est localizada na parte superior da janela cliente; a tela de rodap contm os botes de navegao e est localizada na parte inferior da janela cliente.

Docked Displays Em runtime, as telas grficas podem ser fixadas em uma borda da janela FactoryTalk View SE Client, permitindo que o operador tenha acesso a determinadas telas durante todo o tempo. As telas fixadas no podem ser fechadas acidentalmente pelo operador e no permitem que outros grficos as sobreponham. Portanto, elas continuaro sempre visveis para o operador. Por exemplo, voc pode considerar ancorar:

Os menus de navegao, que permitem ao operador mover-se pelas telas em uma aplicao. Cabealhos e notificaes que fornecem informaes especficas para o operador, como o nome e a rea do usurio atual ou informaes sobre alarmes. Painis de controle que contm botes padres para fins especiais, como alterao de usurio, fechamento de janelas abertas ou envio de informaes para a equipe de manuteno.

Explorao das Docked Displays 1. Minimize a tela Plant Overview . 2. Arraste a barra de ttulo minimizada at chegar nas bordas da tela cliente:

Borda superior:

Borda inferior:

3. Clique no boto para restaurar a tela Plant Overview .

4. Observe que ela no se sobrepor s reas ancoradas. 5. Arraste a tela Plant Overview at a borda inferior ou o canto inferior direito do

cliente.

6. Observe que ela no se sobrepor s reas ancoradas e as barras de rolagem aparecero de forma que a tela ainda estar visvel. Testar as teclas Cliente

1. Selecione a tecla F5 (usando as teclas de funo cliente definidas para fechar todas as telas e reexibir o cabealho e rodap). 2. Observe que todas as telas so fechadas. As telas de cabealho e de rodap so fixadas novamente Verificar edies online
As alteraes feitas no ambiente de desenvolvimento que podem ser transferidas para a aplicao enquanto ela estiver executando so geralmente chamadas de edies em runtime. Elas se enquadram em quatro grupos: Alteraes que so efetivadas imediatamente. Alteraes que requerem uma ao sem interrupo da aplicao, como a reabertura de uma tela grfica, antes que elas sejam efetivadas. Alteraes que requerem uma ao com interrupo, como reinicializao do servidor ou um cliente em runtime, antes que sejam efetivadas. Alteraes que causam efeitos adversos imediatamente.

Advertncias foram adicionadas ao FactoryTalk para informar aos usurios que uma determinada alterao no ambiente de desenvolvimento afetar adversamente o runtime do sistema. Se a alterao for feita atravs de um caixa de dilogo, um cone de advertncia aparece prximo ao componente da alterao editada. Quando o cursor do mouse passa sobre o cone, a advertncia a seguir exibida: Por exemplo, possvel adicionar um alarme FactoryTalk, adicionar um tag ou alterar um grfico sem a necessidade de reiniciar o cliente. Modificaremos uma das telas no FactoryTalk View Studio e observaremos a atualizao no cliente.

1. No cliente, clique no boto Filling

da tela de navegao.

Olhe a tela. Ns modificaremos a tela no FactoryTalk View Studio. 2. Retorne ao FactoryTalk View Studio 3. Abra a tela Filling . 4. Selecione o objeto agrupado de informaes na parte inferior e pressione a tecla delete.

5. Salve a tela Filling

3. Feche a tela Filling 4. Retorne ao cliente. 5. Pressione a tecla F5 (usando as teclas clientes definidas para fechar todas as telas, exiba o cabealho e o rodap novamente). 6. Observe que todas as telas so fechadas. As telas de cabealho e de rodap so fixadas novamente. Abra novamente a tela Filling. Observe que o objeto agrupado no est mais presente. Acabamos de fazer uma alterao on-line. Aps modificar uma tela no FactoryTalk View Studio, precisamos apenas abrir novamente aquela tela especfica no cliente para ver as alteraes. No precisamos reiniciar o cliente.

Testar comandos em runtime 1. Na tela Filling, selecione o boto close 2. A tela Filling fechar. Lembre-se que o comando Abort no funciona ao testar a execuo da tela no FactoryTalk View Studio. Isto tambm acontece para os comandos de navegao (ex. Display Overview). O comando funcionar quando executado em um cliente, mas no funcionar quando executado em um teste de tela.

Seo 12: Avanado (opcional) Sobre esta seo


Nesta seo do laboratrio, voc ir: Aprender como importar telas do RSView32 Aprender a configurar e usar a ferramenta de converso de alarmes IHM (mtodo anterior) para o novo FactoryTalk Alarms and Events

Importar telas do RSView32 Sobre esta seo


Nesta seo do laboratrio, voc ir: Aprender como importar um projeto RSView32 Aprender quais objetos e componentes podem ser convertidos ou no

Semelhantes s telas do FactoryTalkView ME, as telas do RSView32 podem ser adicionadas aos projetos FactoryTalk View SE. Veja abaixo uma tela de um projeto RSView32.

Observe que a tela possui os objetos a seguir: dados exibidos do controlador uma tendncia (trend) nativa do RSView32 uma tendncia TrendX

Exibio de data e hora Nome do usurio atual

Como o RSView32 usa tags IHM para comunicar-se com o controlador, o modo mais fcil de adicionar telas View32 sua aplicao ViewSE , primeiro, converter todo o projeto View32 em uma aplicao ViewSE temporria. Desta forma os tags IHM sero convertidos no formato ViewSE tambm e a converso inteira ser menos manual. De outro modo, possvel adicionar telas View32 individualmente ao seu projeto ViewSE e mapear novamente a origem dos dados manualmente.

1. Inicie outra instncia do FactoryTalk View Studio . Voc vai criar uma NOVA aplicao Site Edition (Local). Digite um nome para sua aplicao e selecione Import, no Create. Sugerimos: MyView32Conversion.

2. Clique em OK quando solicitado.

2. Selecione o tipo de importao como RSView32 Project (*.rsv)

Clique em Next.

2. Selecione o arquivo de projeto localizado em: C:\InstantFizz - Lab Files\RSView32\view32hmi\view32hmi.rsv

Clique em Finish. A converso comear em

e terminar com sua aplicao aberta no FactoryTalk View Studio.

2. Abra a tela TankDetail clicando duas vezes e observe o contedo:

Observe que, exceto pelo Trend nativo do RSView32, todos os itens da tela foram convertidos e a aparncia no FactoryTalk View SE a mesma do RSView32. Posteriormente, falaremos mais sobre o que convertido e o que no . 2. Antes de fecharmos o FactoryTalk View Studio para esta aplicao, vamos exportar os tags e alarmes. Selecione o menu Tools do FactoryTalk View Studio e selecione Tag Import Export

Wizard.

3. Selecione a operao: Export a FactoryTalk View tag database to CSV files

Clique em Next. 4. Escolha Site Edition como Project type e selecione a aplicao que acabamos de criar: MyView32Conversion

Clique em Next mais uma vez e, ento, em Finish. 5. Voc pode fechar o FactoryTalk View Studio para esta aplicao. Agora vamos importar a tela Tank Detail e os tags IHM para nossa aplicao InstantFizz. 2. A partir da instncia do FactoryTalk View Studio com a aplicao InstantFizz , clique com o boto direito no cabealho Displays e selecione Add Component Into Application

3. Selecione o arquivo chamado TankDetail.gfx localizado em C:\Documents and Settings\All Users\Documents\RSView Enterprise\SE\HMI Projects\MyView32Conversion\Gfx\TankDetail.gfx.

Clique em Open

2. Aps alguns segundos, a tela ser parte de seu projeto e voc ver esta mensagem:

3. Abra a tela TankDetail clicando duas vezes e observe o contedo:

Experimente testar a tela :

Voc observar que os objetos de exibio de dados(data displays) esto destacados:

e voc ver um erro no na barra de Diagnstico:

Este erro de tag ocorre porque o RSView32 usa os tags IHM para comunicar-se com o controlador e estes tags IHM no existem em sua aplicao SE. Porque ns adicionamos

apenas uma nica tela, precisaremos tambm agora adicionar os tags IHM correspondentes que exportamos alguns minutos atrs.

2. Volte a tela para o modo de edio selecionando o boto stop . 2. Selecione o menu Tools do FactoryTalk View Studio e selecione Tag Import Export Wizard. 3. A partir do menu, selecione Import FactoryTalk View tag CSV files

Clique em Next. 4. Selecione o projeto para onde deseja importar, que Site Edition e InstantFizz_HMIServer.sed

Clique em Next. 5. Neste ponto, desejamos importar apenas os tags IHM. Portanto, selecione o arquivo tag do projeto que acabamos de criar e exportar. O arquivo est localizado em : C:\Documents and Settings\All Users\Documents\RSView Enterprise\SE\HMI Projects\MyView32Conversion\MyView32Conversion-Tags.CSV

Clique em Next 6. Clique em Next, e depois em Finish. 7. Aps os tags serem importados, novamente Abra a tela Tank Detail clicando duas vezes na janela do Explorer. Novamente experimente testar a tela: Agora ser possvel ver os dados nas telas.

8. Observe que a tela User Name continua destacada e sem dados.

No RSView32, o campo User Name um tag IHM: system \User Este tag IHM no existe no IHM FactoryTalk View SE. Ao invs disso, o campo user name uma funo do sistema, CurrentUserName(). possvel substituir system\User por CurrentUserName() na tela de grupo na tela TankDetail .

Se voc testar a tela novamente, o nome do usurio atual aparecer.

Conclumos a importao de tela. Porm, como observamos anteriormente, o trend nativo do RSView32 no foi convertido e no h como fazer isto. Se voc tiver um projeto RSView32 com vrias tendncias nativas do RSView32, certifique-se de documentar os tags referenciados nas tendncias de forma que possa recri-las no FactoryTalk View SE. Se tiver um projeto RSView32 com vrias tendncias TrendX, no h com o que se preocupar, pois elas sero convertidas. A seguir, uma pequena lista de outras consideraes para a converso de um projeto RSView32 para FactoryTalk View SE. View SE implementa VBA do lado cliente, mas no VBA do lado servidor o O projeto VBA do View32 no migrar para o View SE. o O cdigo VBA pode ser copiado e reutilizado no View SE. Verifique seu cdigo, ele poder ter que ser reprojetado para uso com o View SE. o Os usos tpicos de VBA incluem: modificao de tags IHM, alarmes IHM e modelos de registro de dados chamada de comandos gravao de mensagens para diagnsticos o Visualizar o Modelo de objeto do SE Client (View SE Client Object Model) disponvel em arquivos de ajuda OU KB Doc ID: 30478 View SE Client Object Model Os usurios IHM do View32 no so convertidos para os usurios FactoryTalk . o Os usurios e as configuraes de segurana devem ser configurados manualmente na nova aplicao SE, porm os usurios e os grupos do FactoryTalk permitem maior flexibilidade. o Tag de IHM system/user substitudo pela funo CurrentUserName() do View SE. Eventos do lado Cliente so executados no servidor em View SE. o O View SE executa todos os comandos gerados por um evento no servidor. Tag Monitor e Command Line Object no so suportados nas telas View SE . Algumas extenses RSView32 no so suportadas diretamente, porm h algumas equivalncias: o RSView32 Messenger (soluo equivalente: Win911) o RSView32 RecipePro (equivalente futuro: RecipePlus disponvel para SE) o RSView32 SPC (equivalente futuro: FT Historian SE com MS Reporting) o RSView32 WebServer (equivalente futuro: FT ViewPoint) o Project Documenter (soluo equivalente: KB Doc ID: 46928 FT View Project Documenter)

View 32 Language String Substitution: strings traduzidos no so convertidos.

Para maiores detalhes sobre dvidas de converso: Base de conhecimento da Rockwell Automation (knowledgebase) Doc ID 27708: RSView32 to RSViewSE Upgrade Issues

Ferramenta de migrao de alarme Sobre esta seo


Nesta seo do laboratrio, voc ir: Aprender a usar uma ferramenta que o ajudar a converter os alarmes IHM tradicionais em alarmes e eventos baseados em tag do FactoryTalk.

Se voc tiver um projeto com o alarme IHM tradicional configurado, ser necessrio exportar os tags e as informaes de alarme para arquivos CSV antes de converter. A ferramenta de converso de alarme ler as informaes dos arquivos CSV e gerar um arquivo Excel que pode ser importado para um Servidor de Alarme de Tags (Tag Alarm Server). Na Seo 5 do laboratrio, voc criou um Tag Alarm Server e importou os tags. A operao aqui semelhante.

Como usar a ferramenta 1. Inicie a Ferramenta de migrao de alarme selecionando-a do menu Start . Start All Programs Rockwell Automation Alarm Migration Tool

2. A ferramenta iniciar e exibir Etapa 1. Clique em Next.

3. Para este laboratrio, os arquivos de exportao de tags e alarmes foram criados a partir do projeto de converso RSView32. Navegue at os locais exibidos para selecionar os arquivos CSV apropriados exibidos abaixo:

Clique em Next.

4. Escolha um nome e uma localizao de arquivo para o arquivo a ser importado.

Clique em Next. 5. Agora que voc comea a fazer vrias escolhas

O que todas elas significam? E quais so importantes para o laboratrio?

Opo

Significado

Esta opo converter os comandos Alarm Identify em comandos FactoryTalk View . Observao: Os comandos Alarm Identify so considerados como esto, portanto se eles fazem referncia a tags IHM que no existiro mais na nova aplicao, os comandos precisaro ser atualizados manualmente.

Convert Alarm Identify Commands to FactoryTalk View Commands.

Scale RSViewAlarm Severity to FactoryTalk Alarm Severity (Cria todos os alarmes com severidade XX)

Quando selecionada, a ferramenta far a escala das severidades de nvel RSView existentes para severidades de nvel A&E. RSView level 1 = A&E level 100 RSView level 2 = A&E level 200 RSView level 9 = A&E level 900 Quando no selecionada, a ferramenta definir todas as severidades de nvel A&E de acordo com o nmero no campo de entrada. Se sua entrada for invlida, a entrada padro 100.

Expose A&E Alarms as tags

Quando selecionada, a ferramenta exibir todos os alarmes A&E recm criados como tags. O padro Not selected.

Use Alarm Label as Alarm Class

Quando selecionado, o label da tag de alarme IHM ser usado como Classe de alarme A&E . Quando no selecionado, a classe de alarme A&E permanecer em branco.

Alarm Messages start at ID number

As mensagens de alarme recebem um nmero ndice e a esse nmero corresponde uma definio de alarme. Este recurso permite reutilizar o mesmo string de alarme para vrios alarmes. Por padro, a ferramenta Alarm Migration no otimiza o string de texto e toda mensagem de alarme recebe seu prprio nmero de ndice. Voc pode selecionar um novo ndice de partida para no substituir mensagens j definidas em sua aplicao. A entrada padro 1.

Select Default Tag Update Rate

Os alarmes A&E baseado em tags so adquiridas por polling. Selecione aqui sua taxa padro de polling desejada. 1.0 segundo o padro selecionado.

Em nosso caso, como j temos alarmes baseados em tag definidos com mensagens, no desejamos que nossas novas mensagens comecem no ndice 1, pois a importao vai sobrescrev-las. Altere o campo numrico das definies de Alarm message para 20.

6. Clique em Migrate Alarms. 7. Quando a converso terminar, o Excel abrir o arquivo de trabalho de converso e a janela a seguir aparecer:

8. Observe o trabalho de converso e clique nas 5 guias:

9. Feche o arquivo Excel e abra FactoryTalk View Studio (se ainda no estiver aberto).

Importar alarmes migrados

Esta parte da seo Ferramenta de Migrao presume que voc j criou um Servidor de dados de alarme de tag e evento (Tag Alarm and Event Data Server).

10. Clique com o boto direito no servidor de alarme e evento baseado em tag no projeto.

11. Selecione:: Import Alarm Configuration from an Excel File

Clique em Next. 12. Selecione o arquivo que acabamos de criar com a ferramenta de migrao para ser importado. C:\InstantFizz Lab Files\MyImportFile.xls

Clique em Next. 13. Escolha como deseja realizar a importao.

Clique em Next.

14. Clique em Finish para continuar a importao dos alarmes Se tudo estiver correto voc ver:

Os alarmes importados podem ser encontrados em Alarm and Event Setup, FTAETagServer.

Notas sobre migrao

Com a migrao dos alarmes do sistema RSView IHM, nem todos os recursos configurados sero convertidos para o sistema A&E baseado em tag e algumas consideraes precisam ser feitas.

Alarmes digitais Campos de alarme IHM RSView Tag File: Tag Name. Tag File: Address Campos FactoryTalk A&E correspondentes

Nome tag\path converted to tag_path Input Tag

Alarm File: Severity Tag File: Tag Description Alarm File: Alarm Label Alarm File: Alarm Identify

Severity scaled Message ID via number assigned to message Alarm Class FactoryTalk View Command

Alarmes analgicos Campos de alarme IHM RSView Tag File: Tag Name. Tag File: Address Campos FactoryTalk A&E correspondentes

Nome tag\path converted to tag_path Input Tag

Alarm File: Severity Tag File: Tag Description Alarm File: Alarm Label Alarm File: Alarm Identify 13. Limites analgicos

Severity scaled Message ID via number assigned to message Alarm Class FactoryTalk View Command

Os alarmes IHM RSView permitem 8 Limites: crescente, decrescente ou ambos. Os alarmes A&E baseados em tag possuem 4 limites: HH, H, L, LL A converso feita da seguinte maneira: Os dois limites extremos definidos CRESCENTES tornam-se HH e H. Se houver apenas um limite CRESCENTE, ele torna-se H. Os dois limites extremos definidos DECRESCENTES tornam-se LL e L. Se houver apenas um limite DECRESCENTE, ele torna-se L. Label de alarmes como classe de alarme

Os alarmes IHM analgicos contm label para cada limite. Se selecionado, a Ferramenta de migrao de alarme atribuir o label do limite HH, se houver, para a classe de alarme. Se HH no estiver definido, ento ser usado LL. Se LL no estiver definido, ento ser usado H. Se H no estiver definido, ento ser usado L. Zonas mortas analgicas (Deadbands) Os alarmes IHM analgicos permitem a configurao de um valor de zona morta (deadband), absoluto ou percentual. A&E baseado em tag suporta apenas valores absolutos, portanto todos os valores de zona morta sero considerados absolutos. Tags IHM como limites ou reconhecimento de tags A ferramenta de migrao de alarme substituir o endereo do dispositivo para todos os tags IHM, se houver.

Idioma padro para as mensagens Por padro, en-US ser definido no arquivo importado na guia Messages. possvel alterar para o idioma definido em sua aplicao SE. possvel tambm adicionar os idiomas que desejar.

No convertidos: Estes itens no migram porque eles no existem no formato A&E baseado em tag: Alarm Handshaking e Handshaking Auto Reset Reconhecimento do Auto Reset

Mensagens do histrico de alarmes: de arquivo, mensagens de impressora, definidas pelo usurio, etc.

Voc concluiu o laboratrio!

Observaes

S-ar putea să vă placă și