Sunteți pe pagina 1din 4

http://www.sbrt.ibict.

br

Resposta Tcnica
Assunto. Servios Industriais. Palavras-chave Incenso; fitoterapia; aroma; Identificao da demanda Como fabricar incenso, Estou fazendo um curso de fitoterapia, gostaria de saber como fabricar incensos aromticos. Soluo apresentada A fabricao de incenso compreende cinco etapas: 1 - Preparao da cola; 2 - Carga aromtica; 3 - Revestimento das varetas; 4 - Essncia 5 - Impregnao das varetas com a essncia escolhida. Segue-se uma explicao detalhada sobre cada processo. 1- Primeiramente, prepara-se a cola: So necessrios os seguintes ingredientes: 800ml de gua 5g de nipagim (conservante) 250g de goma arbica em p Modo de fazer: Ferver a gua e o nipagim. Em seguida, adicionar 250g de goma arbica em p e mexer at dissolver. Retirar do fogo e reservar. 2- Em seguida, prepara-se a carga aromtica que consiste em misturar todos os ingredientes descriminados na tabela abaixo.

SBRT Formulrio de Resposta Tcnica Padro

3- Logo aps, segue-se com o revestimento das varetas: -Molhar a vareta na cola, deixando 2 a 3 cm de uma das pontas livre de cola; passar a vareta na carga aromtica de maneira uniforme e deixar secar durante dois dias. 4- Em seguida, prepara-se a essncia: -Misturar uma parte de essncia com uma parte de lcool e reservar. (quantidades suficientes). 5- Finalmente, impregnam-se as varetas revestidas com a essncia: - Molhar as varetas na essncia preparada e deixar secar sobre folhas de papel. Incensos medicinais Para a fabricao de incensos medicinais so utilizadas as seguintes ervas: alecrim, alfazema, andiroba, camomila, capim cidreira, cravo, canela, jasmim e outras. Preparao Colher a erva aps o orvalho e no lav-la. Sec-la na sombra protegida por um tule ou peneira durante 15 dias. Tritur-la e em seguida inserir no processo de fabricao do incenso descrito acima. PROCESSO/FORMULAO: O incenso um produto composto de gomas, cascas de rvores, madeiras, flores secas, frutas e sementes. Como tal, recomenda-se aos interessados na arte de confeccionar incensos que comecem a guardar, secar estes ingredientes e guard-los em recipientes de vidro. H muitas maneiras de se produzir incenso, qualquer que seja ela, a pacincia e a sensibilidade so tambm requisitos para conseguir aquele aroma especial. Na ndia, tradio faz-lo com esterco de vaca, essncias e resinas de rvores. J no Ocidente, o incenso bsico feito com gua, p de carvo vegetal, p de serragem, farinha de trigo (que d o ponto de liga), sal grosso e essncias; alguns utilizam cola para ajudar a formar a goma, porm isso no recomendado. Existem centenas de ingredientes para se fazer incenso, desde o p da casca de sndalo at o cravo. Adquirindo imaginao para conseguir outros aromas. Abaixo se seguem algumas frmulas de incensos. 1) INCENSO EGPCIO Cnfora Enxofre Folhas de louro Raiz de Junco aromtico Sal Mirra Resina branca Este um bom incenso geral ao estilo egpcio. Se desejar, dedique ou consagre seu incenso a um deus ou deusa egpcios especficos. 2) INCENSO DA SADE Goma de Damar Goma arbica Olbano Sndalo branco Prepare este incenso nas quartas-feiras. 3) INCENSO DA RIQUEZA Raiz de ris ,Sndalo vermelho Gros de Laurola-fmea Benjoim Prepare s quintas-feiras ou aos domingos. 4) INCENSO DE FELICIDADE Jasmim, Sndalo vermelho Ylang-lang, mbar-pardo Rosa Benjoim Sexta-feira o melhor dia para se preparar este incenso, embora possa ser preparado em qualquer dia.

SBRT Formulrio de Resposta Tcnica Padro

5) INCENSO DO SUCESSO Incenso n. 1 Sndalo 25 partes Vetiver 8 partes Olbano 8 partes Mirra 8 partes Incenso n. 2 Olbano 16 partes Sndalo 12 partes Mirra 10 partes Canela 10 partes Folhas de Patchouli 5 partes Raiz de ris 5 partes Preparar a mistura destes incensos aos domingos ou quintas-feiras. 6) INCENSO DE USO GERAL Olbano 10 partes Mirra 5 partes Alecrim 4 partes Manjerona 4 partes Organo 2 partes Goma arbica 2 partes Pimenta 2 partes Pode ser preparado a qualquer dia e hora. Material para preparo dos incensos acima citados: Varetas de bambu que podem ser finas ou mais grossas, dependendo da consistncia que se queira dar a massa; Uma maquete da madeira com vrios furos, que sejam da mesma espessura da vareta. Preparo: Colocam-se todos os ingredientes, menos a essncia, numa vasilha em fogo brando. Misturase bem at atingir um ponto de caldo grosso. A seguir, mergulha-se a maquete, que j deve estar com as varetinhas, nesta mistura. Deixe secar. Aps esse processo, molhe os palitos na essncia; Torna-se difcil definir com exatido as quantidades de gua, bem como a de farinha de trigo, devido complexidade do preparo e da preferncia do produtor; H tambm incenso feito sem vareta, neste caso, a massa deve ser um pouco umedecida para possibilitar o corte de tiras finas a serem modeladas pelas mos na forma desejada ou em varetinhas. 7) CONES DE INCENSO Carvo 6 partes Mirra em p 5 partes Benjoim em p 1 parte Nitrato de potssio 1 parte Essncia de sndalo 2-3 gotas Mucilagem de tragacanto o necessrio para dar liga Misture bem, primeiramente, todos os ps, acrescente as essncias e, finalmente, a mucilagem de tragacanto at obter uma pasta bem lisa. Faa cones do tamanho conveniente e seque-os em gua quente. Antes de guard-los, certifique-se de que esto completamente secos. Observao: quando misturar os ingredientes dos incensos melhor deixar a mistura passar de um dia para outro para "pegar". Seja um pouquinho econmico com as essncias at ficar mais experiente, isso evita que a mistura fique empapada. Lembre-se que mais fcil acrescentar um pouco mais de essncia do que retirar aquela que j foi colocada. Se a pasta ficar muito mida, adicione mais ingredientes secos at obter a textura certa.
SBRT Formulrio de Resposta Tcnica Padro 3

INFRA-ESTRUTURA: Os incensos podem ser preparados em casa mesmo, utilizando materiais simples como colheres e panela. No entanto, muito importante separar os objeto apenas para essa finalidade, evitando que os alimentos produzidos tenham aroma das ervas utilizadas para o incenso e vice-versa. O local de preparo deve ser limpo, assim como as mos de quem ir manusear os produtos. ASPECTOS ECONMICOS/COMERCIAIS/GERENCIAIS: interessante vender o incenso em embalagens bonitas e bem acabadas, dando ao produto um aspecto diferenciado que induz o consumidor a compr-lo. Antes de vender teste o produto em casa e com conhecidos. Assim que encontrar a formulao ideal utilize sempre a mesma para obter produtos padronizados. Concluso e recomendaes Recomenda-se entrar em contato com empresas fabricantes. E apresentado informaes sobre o processo produtivo do incenso. Referncias As informaes sobre o processo de fabricao de incenso foram extradas do site: www.feiradeciencias.com/fc/dpquim/dom/incenso Ainda nesse endereo possvel encontrar os materiais necessrios para a sua produo. VINCI, Lo. Incenso: preparo uso e significado ritual. S.L.P.: Editora Hermus, S.D.P. Informaes: FARMA JNIOR. e-mail: farmajr@edu.usp.br Nome do tcnico responsvel Nome: Eduardo Matos Titulao: Tcnico Administrativo E-mail: eduardo@cdt.unb.br Nome da Instituio respondente Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnolgico CDT/UnB Campus UnB - Faculdade de Tecnologia - Mdulo AT-5, trreo Cx. Postal 04397 - CEP 70919-970 Fone: (61) 3347.0617 / 3307.2730 Fax: (61) 3274.5918 www.cdt.unb.br Data de finalizao 26/09/2005

SBRT Formulrio de Resposta Tcnica Padro

S-ar putea să vă placă și