Sunteți pe pagina 1din 19

INTRODU O ENGENHARIA DE INTRODUO TRANSPORTES

Anlise de Sistemas de Transportes Prof. Leandro Cardoso Engenharia Civil

TRANSPORTES: ANTECEDENTES Nos primrdios da Humanidade, todos os pesos (cargas) eram transportados pelo prprio Homem, de acordo com a sua limitada capacidade fsica. Aps ter comeado a permutar mercadorias (escambo), alguns animais foram domesticados e utilizados para ampliar essa capacidade de transporte. Agricultura Roda Veculos

RODRIGUES, P. R. A. Introduo aos Sistemas de Transporte no Brasil e Logstica Internacional. 4 ed., So Paulo: Aduaneiras, 2007.

TRANSPORTES: ANTECEDENTES Ao longo do tempo, em decorrncia de maiores dificuldades na negociao das trocas, inmeros materiais foram utilizados como referencial de valor (dinheiro), gerando crescentes demandas de transporte.

Volume / Velocidade

Avanos tcnicos / tecnolgicos

ENGENHARIA DE TRANSPORTES o ramo da Engenharia relacionado com o planejamento, operao e integrao de todos os tipos de transporte, visando proporcionar a movimentao segura, eficiente e conveniente de pessoas e mercadorias, em harmonia com o meio ambiente (BARBOSA, 200-: p.1). Surgiu da necessidade de assegurar que todos os problemas de transporte poderiam ser tratados em conjunto, por exemplo, problemas relacionados com paradas e terminais de nibus e com a localizao dos servios ao longo de rodovias.

BARBOSA, H. M. Processos de engenharia de transporte. Belo Horizonte: [s.n.], [200-] 1v.

reas de Atua o da Engenharia de Transportes reas Atuao

Engenharia de Transportes

Modos

Abrangncia

Clientes

Setor

Atividades

Rodovirio Ferrovirio Aquavirio Areo Dutovirio

Urbano Regional Internacional

Carga Passageiros

Pblico Privado

Planejamento Projeto Implantao Operao Manuteno Gesto

Fonte: BARBOSA, 200-.

ENGENHARIA DE TR FEGO TRFEGO Ramo da Engenharia que trata do planejamento, traado e funcionamento das ruas e estradas, assim como dos estacionamentos, terrenos vizinhos e zonas de influncia e sua relao com outros meios de transporte. Seu objetivo que o movimento de pessoas e mercadorias se realize da forma mais segura, eficaz e cmoda (GONZALEZ-ROLDAN, 1982: p. 12).

GONZALEZ-ROLDAN, Antonio Valdes. Ingenieria de trafico. 3. ed. / rev. e aum. Madrid: Dossat, 1982. 880p.

ORIGENS E FUN ES DA ENGENHARIA DE FUNES TR FEGO TRFEGO A engenharia de trfego teve incio a partir de meados do sculo XX, a partir da necessidade de garantir o bem-estar dos indivduos, tornando menos conflituosa a convivncia em sociedade. Surge nos EUA, inicialmente, como uma disciplina intermediria entre a Engenharia e a Polcia, resultando em confuses acerca das respectivas competncias entre engenheiros e policiais. Se dedica, tradicionalmente, ao desenvolvimento de sistemas que viabilizem acessibilidade e fluidez com segurana e aceitveis custos financeiros.

FUN O DO TRANSPORTE FUNO O papel econmico (mover passageiros e bens para onde eles preferem estar ou para onde o seu valor relativo maior).
CARGAS TRANSPORTE Matria prima Indstrias TRANSPORTE Mercados

PESSOAS

Residncia

Local de trabalho

FUN O DO TRANSPORTE FUNO O papel social (a falta de transporte pode acarretar privaes, associadas s desvantagens advindas da dificuldade de se movimentar). - Servios no rentveis no sobrevivem sem suporte financeiro; - Suplementar tarifa com recursos de outras fontes; - Transporte deixa de ser empreendimento comercial.

O transporte como servio social: determinado por diretrizes especiais, pago por cofres pblicos quando as leis naturais de oferta e demanda produzem uma situao inaceitvel.

FUN O DO TRANSPORTE FUNO O papel poltico (permitir e relativizar o acesso a subsdios).

Diretrizes de transporte O transporte deve desempenhar suas devidas funes e no ser usado como ferramenta poltica!

OBJETIVOS DAS POL TICAS DE TRANSPORTE POLTICAS Eficincia econmica (capital, tempo e custos de operao); Proteo ambiental (poluio, consumo de combustvel, qualidade ambiental); Segurana (acidentes); Acessibilidade; Sustentabilidade; Regenerao econmica (desenvolvimento); Equidade; Financiamento Praticidade (planejamento e operao)
MAY, A. D. Transport Policy. In: O'FLAHERTY, Coleman A. Transport Planning and Traffic Engineering. London: Arnold; New York: Wiley, 1997. 544 p.

SUBDIVISES DA ENGENHARIA DE TR FEGO TRFEGO problemas de longo prazo ou ao menos no de ao imediata.


PLANEJAMENTO DE TRFEGO: geralmente trata de

Planejamento das estruturas virias (incluindo o traado); Planejamento dos sistemas de transporte em geral (urbanos e interurbanos); Estudo e previso do seu comportamento futuro.
GONZALEZ-ROLDAN, Antonio Valdes. Ingenieria de trafico. 3. ed. / rev. e aum. Madrid: Dossat, 1982. 880p.

SUBDIVISES DA ENGENHARIA DE TR FEGO TRFEGO ao estudo de aes imediatas, que posteriormente se faro cumprir pela autoridade de trnsito.
ORDENAO E REGULAO DA CIRCULAO: se dedica

Sinalizao das ruas (semforos, placas, marcas virias); Estabelecimento de sentidos nicos; Controle do estacionamento; Proibio de converses.
GONZALEZ-ROLDAN, Antonio Valdes. Ingenieria de trafico. 3. ed. / rev. e aum. Madrid: Dossat, 1982. 880p.

PLANEJAMENTO DE TR FEGO TRFEGO fluidez viria, com tratamento preferencial ao transporte individual.
LINHA VERDE (Avenida Cristiano Machado): melhorar a

PLANEJAMENTO DE TR FEGO TRFEGO fluidez viria, porm, com tratamento preferencial para o transporte coletivo.
DUPLICAO DA AVENIDA ANTNIO CARLOS: melhorar a

PLANEJAMENTO DE TR FEGO TRFEGO Adoo de tcnicas de gerenciamento de demanda e moderao de trfego que objetivam reduzir o impacto das externalidades do trfego de veculos.

fsicas que visam mitigar os impactos negativos do trnsito, buscando combater o excesso de velocidade, o trfego indesejado de veculos em determinadas reas, a desobedincia aos sinais de trnsito, a falta de condies seguras para pedestres e ciclistas e os problemas ambientais, entre outros.
RAIA Jr. A. A.; De ANGELIS, R. F. Consideraes sobre o emprego de traffic calming no Brasil. In: TRANSPORTE E TRANSFORMAO IX. Trabalhos Vencedores do Prmio CNT Produo Acadmica 2004. Braslia: LGE Editora. p. 41-60, 2005.

Traffic Calming (Moderao de Trfego): medidas

Frankfurt Frankfurt (Alemanha) (Alemanha)

Portland Portland (EUA) (EUA)

Frankfurt Frankfurt (Alemanha) (Alemanha)

Portland Portland (EUA) (EUA)

ORDENAMENTO E REGULA O DA CIRCULA O REGULAO CIRCULAO Os semforos so dispositivos de controle de trfego que alternam o direito de passagem aos veculos e pedestres de duas ou mais vias que se cruzam (cruzamento em nvel), liberando a passagem simultnea de movimentos compatveis (aqueles que no so conflitantes), ao mesmo tempo que retm os demais movimentos.
SINALIZAO SEMAFRICA:

ORDENAMENTO E REGULA O DA CIRCULA O REGULAO CIRCULAO A sinalizao estatigrfica (placas e marcas virias) constitui um dos dispositivos de controle de trnsito juntamente com os semforos e outros dispositivos colocados adjacentes s vias, estradas e rodovias pela autoridade pblica, para prevenir, regulamentar e orientar os usurios das mesmas.
SINALIZAO ESTATIGRFICA:

Belo Belo Horizonte Horizonte (Praa (Praa Sete) Sete)

S-ar putea să vă placă și