Sunteți pe pagina 1din 7

OS IMPACTOS DA CONSTRUO CIVIL NO MEIO AMBIENTE: PARA ONDE VO OS RESDUOS?

ANA CAROLLINE FONTES1 ANDREW PAGANINI2 ELISSA SOEIRO3 JAQUELINE SILVA4 SAMARA GOTTARDI5 THAIS OLIVEIRA6 WILLIAN SIVIERI7

RESUMO

Com o crescimento da Indstria da Construo Civil foram desencadeados uma srie de problemas ambientais. Os resduos slidos gerados pela construo civil vem se tornando cada vez mais preocupante, pois afeta o meio ambiente de diversas formas.A degradao da qualidade ambiental exige novas posturas ticas.O atual quadro que a Indstria da Construo Civil e sua relao com o meio ambiente deve ser pensado,assim como a sua relao com o meio ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Construo civil. Resduos. Meio ambiente. Sustentabilidade.

ABSTRACT With the growth of the construction industry have triggered a series of problems ambientais.Os solid waste generated by construction is becoming increasingly worrying as it affects the environment in different formas.A degradation of environmental quality requires
1

Tcnica de Edificaes e Cursando Engenharia Civil e cursando Graduao em Engenharia Civil pela faculdade Multivix de Serra. 2 Tcnico em Edificao e cursando Graduao em Engenharia Civil pela faculdade Multivix de Serra. 3 Auxiliar de Recursos Humanos e cursando Graduao em Engenharia Civil pela faculdade Multivix de Serra. 4 Cursando Graduao em Engenharia Civil pela faculdade Multivix de Serra. 5 Tcnico de Meio Ambiente e cursando Graduao em Engenharia Civil pela faculdade Multivix de Serra. 6 Mantenedor de Infraestrutura de Rede de Dados e cursando Graduao em Engenharia Civil pela faculdade Multivix de Serra. 7 Cursando Graduao em Engenharia Civil pela faculdade Multivix de Serra.

new ethical stances. the current framework for the Construction Industry and its relationship with the environment should be thought of, as well as their relationship with the environment.

KEY WORDS: Construction. Waste. Environment. Sustainability.

INTRODUO Com os avanos tecnolgicos e desenvolvimento das indstrias, surgiu um aumento na quantidade de poluentes ambientais, que consequentemente, vem comprometendo a qualidade do meio ambiente e dos seres humanos como um todo.

Apesar da indstria da Construo Civil ser muito importante para a economia do pas, ela a grande responsvel por atividades que vem causando srios impactos ambientais, o que tem provocado vrias discusses a respeito do assunto. Neste sentido, a questo de pesquisa deste trabalho : quais so os mtodos e procedimentos que podem ser adotados para minimizar os impactos ambientais gerados pelo grande nmero de resduos que so produzidos diariamente na construo civil.

A hiptese que, a Indstria da Construo Civil pode contribuir para a minimizao de problemas ambientais gerados diariamente por ela mesma, adotando uma srie de medidas prticas, que envolvem mtodos de preveno desde a logstica de uma obra at a sua fase final.

O objetivo geral deste trabalho mostrar como os excessos de resduos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e consequentemente ao ser humano e como ela pode contribuir para a minimizao de tais problemas, adotando medidas como, por exemplo: a reduo do desperdcio de matria prima, planejamento de uma obra, reciclagem de matria primas renovveis, dentre outros.

Este trabalho estar focado nos seguintes objetivos especficos:

Identificar os impactos sociais e ambientais causados pela Indstria da Construo


Civil, atravs da produo de resduos.

Mostrar como o desperdcio de matria prima tem grande contribuio para a


destinao imprpria dos entulhos e que esse problema pode ser minimizado atravs de medidas simples e coletivas.

Este trabalho justifica-se pela necessidade de trazer para reflexo acadmica, a importncia que a Indstria da Construo Civil como sendo uma das principais atividades econmicas do mundo,pode ter ao criar uma iniciativa de conscientizao ambiental em prol do meio ambiente e da vida social dos seres humanos.

Fizemos um levantamento em livros e artigos relacionados com o tema de modo a identificar a relao que a construo civil tem com o meio ambiente e mostrar a sua importncia para a sustentabilidade ambiental.

MEIO AMBIENTE E A CONSTRUO CIVIL A indstria da Construo Civil uma das principais atividades de desenvolvimento econmico social, ela tem uma participao de aproximadamente 40% da economia mundial, e vem crescendo ainda mais devido ao aumento da populao nos grandes centros urbanos. Ela a responsvel por grande parte dos impactos ambientais, seja pelo consumo de produtos naturais, pela modificao da paisagem ou pela gerao de resduos, o que afeta no s o meio ambiente, mas a sociedade como um todo.

Como j foi dito anteriormente a Construo Civil a causadora de inmeros impactos ambientais. Mas quais so eles? (BELTRAME apud Ceotto 2008), cita alguns desses impactos:
[...]

A Operao dos edifcios consome mais de 40% de toda a energia produzida no mundo;

Consome 50% da energia eltrica e 20% do total de energia produzida no Brasil; A construo Civil gera de 35% a 40% de todo resduo relativo a atividade humana; Na construo e reforma dos edifcios se produzem anualmente perto de 400 kg de entulho por habitante, volume quase igual ao do lixo urbano; A produo de cimento gera de 8% a 9% de todo o CO2 emitido no Brasil, sendo 6% somente na descarbonatao do calcrio; Assim como o cimento, a maioria dos insumos usados pela construo civil produzida com alto consumo de energia e grande liberao de CO2. [...]

A Construo Civil uma atividade altamente poluidora e seu produto final consome muitos recursos naturais, alm de gerar uma imensa quantidade de entulhos, fator este que vem se tornando cada dia mais preocupante, devido falta de destinao final dos mesmos. Ela modifica o meio ambiente desde a explorao de matria-prima at o final da vida til de uma edificao.

Os resduos que sobram da construo civil tem se tornado um grande vilo na luta contra a sustentabilidade ambiental. O problema a grande quantidade de resduos da construo e demolio (RDC), que so gerados diariamente, seja na construo, reforma ou na manuteno de uma edificao. Mesmo sendo grande a sua contribuio para a destruio do meio ambiente, a indstria da construo civil a responsvel por muitos empregos gerados de forma direta e indireta, alm de ser uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento econmico e social de um pas, o que a coloca no centro de discusses. Os entulhos gerados pela Construo Civil, geralmente so retirados das obras e depositados clandestinamente em locais desapropriados e sem o tratamento adequado apenas por ser mais fcil na hora de despejar. Como por exemplo, em terrenos baldios, aterros clandestinos, margens de rios, logradouros pblicos, periferias, rodovias, dentre outros. Afetando a qualidade de vida urbana em aspectos como: transportes, enchentes, poluio visual, modificao de paisagens, invaso de pistas e reduo da disponibilidade de materiais e energia, alm de proliferao de vetores de doenas. Alm dessas consequncias, a remoo dos resduos irregularmente acumulados aumenta os custos municipais, pois as prefeituras ficam encarregadas de disponibilizar transportes para retirada dos mesmos.

O grande consumo de matrias-primas est diretamente ligado ao desperdcio de material que ocorre nos empreendimentos, a vida til das estruturas construdas e devido s obras de reparos e adaptaes das edificaes existentes (NETO,2010 apud Zordan , 1997,pag.13.).

Sabe-se que a Construo Civil destaca-se por ser um dos setores onde o desperdcio maior. Chega-se a afirmar que com a quantidade de materiais e mo-de-obra desperdiados em trs obras, possvel a construo de outra idntica, ou seja, o desperdcio atingiria um ndice de 33%(GROHMANN,1998). Grande parcela das perdas so previsveis e podem ser evitadas atravs de medidas de preveno.

O consumo excessivo de matrias-primas em obras deve-se a fatores como: baixa produtividade em canteiros de obras, utilizao inadequada de matriasprimas, falta de capacitao e treinamento dos funcionrios, necessidade de manuteno e falta de tecnologia empregada nas obras.

Geralmente os RDC gerados nas obras so compostos basicamente por argamassa, blocos de concreto, madeira, plsticos, papel e papelo. Alm desses, podem ser gerados resduos classificados como perigoso ou inerte.

O acmulo de RDC em local inadequado atrai resduos no inertes oferecendo, simultaneamente, todas as condies necessrias para a vida de animais peonhentos, como: ratos, baratas, moscas, vermes, bactrias, fungos e vrus. Que podem comprometer a sade pblica de determinado local.

As principais solues para minimizao dos problemas ambientais causados pela construo civil seriam: a reduo da gerao de entulhos que a medida mais eficaz e econmica, o reaproveitamento de materiais em outras aplicaes que requer somente movimentao e um pouco de energia, reciclagem de resduos, compostagem dos resduos que consiste na transformao da parte orgnica em hmus para o tratamento do solo, a incinerao dos resduos e no aterramento dos mesmos, quando no h mais o que se reaproveitar.

As perdas de materiais podem ocorrer por superproduo, substituio, espera transporte, ou no processamento em si, sendo a principal causa do entulho gerado, embora nem toda perda se transforme em entulho, sendo parte dela reaproveitada na obra.

Sempre que possvel, evitar a perda de materiais a melhor e mais prtica opo a se adotar, mas quando no houver jeito interessante pensar em reciclagem. Muitas empresas ainda no aderiram ao material pelo fato de os mesmos possurem um valor mais baixo de mercado em comparao com os outros. Materiais reciclados como areia e brita podem ser reduzidos a uma taxa de 20% de seu custo original e atendem a todos os requisitos e tcnica e normas vigentes.

CONCLUSO

A Indstria da Construo Civil tem grande impacto no meio ambiente e isso influi diretamente na vida social do ser humano. Ela muito importante para a economia mundial, sendo fonte de emprego para milhares de pessoas. Porm, isso vem refletido de uma forma negativa no que diz respeito ao meio ambiente, pois no tm sido adotadas as medidas de prevenes necessrias para a minimizao de tais problemas.

importante ressaltar que cada obra tem uma particularidade diferente, sendo adotadas medidas especificas para cada necessidade. A situao j chegou a tal ponto, que o assunto vem sendo muito discutido e a concluso de que preciso adotar gestes para a minimizao dos problemas ambientais, visando melhorias para o bem do prprio ser humano.

Se realizadas com frequncias as medidas de preveno, mesmo que as menos complexas, como a reduo do nmero de entulhos gerados em obras, as medidas mais complexas nem sempre se faro e necessrias. Ela precisa se adaptar a essas condies para poder continuar exercendo sua participao na economia mundial s que de forma consciente, sem danificar ou destruir algo que depois vai ser necessrio e imprescindvel a vida humana na terra.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BELTRAME, Eduardo de Souza. Meio Ambiente na Construo Civil. Florianpolis, SC, 2007. HANSEN, Sandro. Gesto Socioambiental: Meio Ambiente na Construo Civil. Florianpolis, SC. SENAI/SC, 2008. JOHN, Vanderley M. Reciclagem de Resduos na Construo Civil: Contribuio para metodologia de pesquisa e desenvolvimento. 113p. Tese (Livre Docncia) - Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2000. KARPINSK,Andreis Luisete.Gesto Diferenciada de resduos da construo civil:uma abordagem ambiental. Porto Alegre: Edipucrs, 2009, p.163. NETO, Humberto Soares da Rocha. Avaliao dos ndices de Desperdcios de materiais: estudo de caso em uma obra de edificao na cidade de feira de Santana-BA. BA, 2010. ROURE, Sara Moraes. Os prejuzos da Construo Civil para o meio ambiente.

S-ar putea să vă placă și