Sunteți pe pagina 1din 3

EU SOU O SENHOR Pr Luciano R.

Peterlevitz Misso Batista Vida Nova, 02/01/2011

xodo 6.2-9 Lemos em xodo 3 que Moises pastoreava o rebanho do seu sogro Jetro, quando foi chamado por Deus para libertar Israel do Egito. Naquela ocasio, Moiss desculpou-se diante de Deus: Quem sou eu para tamanha tarefa? O Senhor respondeu-lhe: Certamente eu serei contigo. Depois, mais uma vez Moiss esquivou-se do chamado, dizendo a Deus: Se os israelitas perguntarem por Seu nome, o que direi? Ento Deus respondeu a Moiss: Eu Sou o que Sou. Assim responders aos israelitas: Eu Sou me a enviou a vs. (Ex 3.14). Depois de uma tentativa frustrada de falar ao povo de Israel (5.20-23), Deus se manifesta novamente a Moiss, aqui em Ex 6.2-8. Ao contrrio de Ex 3.14, agora Deus afirma claramente o seu nome: Eu sou o Senhor. Eu Sou o que Sou. Eu sou o Senhor. assim que Deus se apresenta para um povo escravo. Vejamos. Detenhamo-nos em Ex 6.2-8.

Uma nova revelao do nome divino - Jav, o Deus Libertador V.3: Todo Poderoso: El Shadday. Abrao, Isaque e Jac no conheceram Deus como Jav, o Deus Libertador. Aos patriarcas, Deus mostrou-se como El Shadday. Este nome divino mantm relao etimolgica com shadayim, peitos, fertilidade (cf. Gn 49.25). Em Gn 17, ocasio em que Deus promete para Abrao uma descendncia numerosa, Ele se apresenta como El Shaday (Gn 17.1). A esterilidade de Sarai seria transformada em fertilidade. Para os patriarcas, Deus o Deus da fertilidade. Mas a partir de Moiss, Ele se mostraria com outro nome. assim que Ele se apresenta para Moiss. Portanto, o xodo constitui-se um novo estgio na revelao bblica. A partir do xodo, Deus tem uma nova forma de se apresentar. V.2: Eu sou o Senhor. Essa a declarao central do xodo (6.2, 6, 8). O nome Senhor, aqui, o nome sagrado, chamado tambm de tetragrama sagrado: YHWH. Um determinado partido religioso arroga-se no direito de afirmar que a pronncia do nome sagrado de Deus Jeov. Entretanto, nem mesmo os judeus mais ortodoxos sabem a verdadeira pronncia do nome. Pois, para no tomar o nome de Deus em vo, aps o exlio babilnico (sculo 6 a.C.) os judeus deixaram de pronunciar o nome sagrado. Em lugar de YHWH, eles pronunciam Adonai. Hoje, mesmo equivocadamente, pode-se ler Jav ou Iav. Mas, o mais importante no a pronncia do nome sagrado, mas seu significado teolgico. Eu Sou o que Sou, disse Deus para Moiss (Ex 3.14-15). O nome YHWH a

contratao de eyehyeh asher eyehyeh, Eu Sou o que Sou. Esse nome no alude auto-existncia de Deus, como presumem alguns telogos. De fato, Deus AutoExiste. Mas no esse o significado do nome sagrado, no contexto do xodo. Pois, a rigor, Jav no nome prprio, mas uma ao verbal. O verbo ser, na lngua hebraica (hyh), melhor traduzido por acontecer. Portanto Jav se apresenta como o Deus que age, o Deus que faz acontecer. Na verdade, inicialmente Ele no revela seu nome (Ex 3.14), mas revela seu atributo histrico. Ele o Deus que age. Jav o Deus do xodo. o Deus que se apresenta por uma forma verbal. o Deus da ao. o Deus que intervm na histria do povo pobre e oprimido.

A aliana com Abrao, Isaque e Jac V.4: Estabeleci a minha a aliana com eles. Deus fez uma aliana com Abrao (Gn 15). preciso, pois, aproximar Ex 6 de Gn 15. Em Gnesis, Abrao duvidava das promessas. Ento o Senhor ordenou a Abrao: traga uma novilha, uma cabra, um carneiro (todos trs anos), e uma rolinha e um pombinho. No Antigo Oriente, animais cortados ao meio ritualizam um pacto (Jr 34.18). Os contraentes passavam por entre as partes dos animais mortos. Smbolo: se um dos contraentes descumprisse o pacto, sofreria o mesmo destino do animal morto. Mas, em Gn 15, s Deus passa entre as metades dos animais! Caso os descendentes de Abrao descumprissem a aliana, Ele mesmo assumiria sobre Si o prejuzo. Ele estabeleceu a aliana com Abrao. E, naquele contexto, prometeu a descida da famlia de Abrao para o Egito, onde permaneceria escrava por 400 anos, mas depois seria liberta (Gn 15.13-16). Eu sou o Deus de Abrao, o Deus de Isaque, o Deus de Jac. o Deus que passou por entre as partes dos animais. Deus que se comprometeu a visitar Israel no Egito. Eu sou, diz o Senhor.

A pscoa judaica e a pscoa crist Finalmente acontece o xodo do Egito (x 12). Numa tarde do dcimo quarto dia do primeiro ms (marco-abril), as famlias israelitas sacrificaram um cordeiro macho, sem mcula. Aspergiram um pouco do sangue nos batentes das casas. Naquela noite, comeram a carne assada no fogo. Comeram com o cinto na cintura, com os sapatos nos ps e com o cajado na mo; comeram como quem est saindo de viagem. De fato, estavam saindo da terra da escravido para a terra da promessa. Naquela noite Deus visitou o Egito e no matou os primognitos em cujo batente da casa havia o sinal do sangue. Um bando de escravos estava se tornando a nao organizada pelo Deus Jav, o Deus Libertador. Deus visitou os israelitas, dizendo: Eu sou o Senhor (Ex 12.12).

A partir da libertao do Egito, a pscoa se tornou um rito memorial: Ex 12.14, 15, 2427. A pscoa uma memria da libertao do Egito. Ela deveria ser celebrada todos os anos. Todos os anos Israel se lembrariam do Deus Eu sou. Mas, havendo Deus outrora falando aos pais pelos profetas, nesses ltimos dias nos falou por meio de Jesus Cristo. Jesus o nosso cordeiro pascal. Porque Cristo, nosso cordeiro da pscoa, j foi sacrificado (1Co 5.7b). Antes de Abrao nascer, Eu sou, disse Jesus (Jo 8.58). No Evangelho de Joo, por sete vezes Jesus afirma: Eu sou (por exemplo: Eu sou o po da vida 6.25; Eu sou a luz do mundo 8.12). Eu sou o Senhor. Essa a declarao central do xodo (6.2, 6, 8). Jav o Deus da aliana. Aliana com Abrao, Isaque e Jac. Aliana com Israel no Egito. o Deus da nova aliana, pelo sangue de Jesus. o Deus que passou por entre as metades dos animais mortos. o Deus que se comprometeu a assumir as conseqncias, caso a aliana fosse descumprida. o Deus que assumiu sobre si o nosso pecado. o Deus que se comprometeu a tomar o nosso jugo. Deus que assumiu nosso lugar de escravo, paga o nosso pecado na cruz, e agora nos concede a salvao eterna. o Deus que nos amou antes que houvesse mundo. E voc ainda duvida que esse Deus pode lhe dar a salvao eterna? Voc ainda duvida de que o Evangelho seja o poder de Deus para salvar todo aquele que cr? Voc ainda duvida de que a cruz seja o poder de Deus para aqueles que crem? Voc ainda duvida de que Deus seja o Deus Jav, o Deus Libertador, o Deus do xodo, o Deus do novo xodo, da nova aliana? Voc ainda duvida de que Ele seja o Eu sou? Infelizmente os israelitas no ouviram a mensagem do Deus Eu Sou, por causa da angstia de esprito e da dura escravido (Ex 6.9 Almeida Sculo XXI). A angstia e a escravido insensibilizam o corao. Mas a libertao do Egito no dependia de quem eles eram, mas dependia exclusivamente de quem Deus : o Deus Libertador, o Deus Eu Sou. Eles eram escravos, viviam na angstia, mas havia (e h) um Deus Poderoso, o Deus que iria intervir na histria deles. No importa qual o seu estado. Voc sofre angstia? escravo do pecado? No deixe a angstia e a escravido darem a ltima palavra sobre sua vida. Quando voc diz: eu sou escravo, eu sou oprimido, eu sou derrotado, ento o Senhor vem para voc e afirma: Eu Sou o Senhor. Essa revelao divina sobrepuja todo tipo de escravido e angstia. Confie Nele. Independente de quem voc seja, lace-se sobre o Eu Sou. Porque a libertao no depende de quem voc , mas de quem Ele . Oua hoje essa a voz que diz: Eu Sou o Senhor.

S-ar putea să vă placă și