Sunteți pe pagina 1din 12

CIMENTO PORTLAND

1 INTRODUO Cimento Portland um tipo de cimento muito utilizado na construo civil devido sua resistncia. O nome Portland foi dado em 1824, pelo qumico britnico Joseph Aspdin, em homenagem ilha britnica de Portland, no condado de Dorset. Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcrias e argila, transformando-as num p fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, aps secar, tornava-se to dura quanto s pedras empregadas nas construes. A mistura no se dissolvia em gua e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes s rochas da ilha britnica de Portland. O cimento pode ser definido como um p fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ao de gua. Com a adio de gua, se torna uma pasta homognea, capaz de endurecer e conservar sua estrutura, mesmo em contato novamente com a gua. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra. Graas a essas caractersticas, o concreto o segundo material mais consumido pela humanidade, superado apenas pela gua. Com diferentes adies durante a produo, se transforma em um dos cinco tipos bsicos existentes no mercado brasileiro: cimento portland comum, cimento portland composto, cimento portland de alto forno, cimento portland pozolnico e cimento portland de alta resistncia inicial.

2 Composies do Cimento Portland Uma das melhores maneiras de conhecer as caractersticas e propriedades dos diversos tipos de cimento Portland estudar sua composio. O cimento portland composto de clnquer e de adies. O clnquer o principal componente e est presente em todos os tipos de cimento Portland. As adies podem variar de um tipo de cimento para outro e so principalmente elas que definem os diferentes tipos de cimento. As adies so outras matrias-primas que, misturadas ao clnquer na fase de moagem, permitem a fabricao dos diversos tipos de cimento Portland hoje disponveis no mercado. Essas outras matrias-primas so o gesso, as escrias de alto-forno, os materiais pozolnicos e os materiais carbonticos.

2.1 Clnquer O clnquer o principal item na composio de cimentos portland. Tem como matrias-primas o calcrio e a argila (ABCP, 2003). fonte de Silicato triclcico (CaO)3SiO2 e Silicato diclcico (CaO)2SiO2. Estes compostos trazem acentuada caracterstica de ligante hidrulico e esto diretamente relacionados com a resistncia mecnica do material aps a hidratao. O clnquer em p tem a peculiaridade de desenvolver uma reao qumica em presena de gua, na qual ele, primeiramente, torna-se pastoso e, em seguida, endurece, adquirindo elevada resistncia e durabilidade (ABCP, 2003).

2.2 Gesso A gipsita, sulfato de clcio di-hidratado, comumente chamada de gesso e adicionada na moagem final do cimento.

O gesso tem como funo bsica controlar o tempo de pega, isto , o incio do endurecimento do clnquer modo quando este misturado com gua. Caso no se adicionasse o gesso moagem do clnquer, o cimento, quando entrasse em contato com a gua, endureceria quase que instantaneamente, o que inviabilizaria seu uso nas obras. Por isso, o gesso uma adio presente em todos os tipos de cimento Portland. O gesso (CaSO4 2 H2O) adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clnquer. uma adio obrigatria, presente desde os primeiros tipos de cimento Portland.

2.3 Escria De Alto Forno A escria de alto-forno subproduto da produo de ferro em alto-forno, obtida sob forma granulada por resfriamento brusco (MARTINS et al., 2008). So obtidas durante a produo de ferro-gusa nas indstrias siderrgicas e se assemelham aos gros de areia. Antigamente, as escrias de alto-forno eram consideradas como um material sem maior utilidade, at ser descoberto que elas tambm tinham a propriedade de ligante hidrulico muito resistente, ou seja, que reagem em presena de gua, desenvolvendo caractersticas aglomerantes de forma muito semelhante do clnquer. Essa descoberta tornou possvel adicionar a escria de alto-forno moagem do clnquer com gesso, guardadas certas propores, e obter como resultado um tipo de cimento que, alm de atender plenamente aos usos mais comuns, apresenta melhoria de algumas propriedades, como maior durabilidade e maior resistncia final.

2.4 Materiais Pozolnicos Os materiais pozolnicos so rochas vulcnicas ou matrias orgnicas fossilizadas encontradas na natureza, certos tipos de argilas queimadas em elevadas temperaturas (550C a 900C) e derivados da queima de carvo mineral nas usinas termeltricas, entre outros (ABCP, 2002).

A adio de pozolana propicia ao cimento maior resistncia a meios agressivos como esgotos, gua do mar, solos sulfurosos e a agregados reativos. Diminui tambm o calor de hidratao, permeabilidade, segregao de agregados e proporciona maior trabalhabilidade e estabilidade de volume, tornando o cimento pozolnico adequado a aplicaes que exijam baixo calor de hidratao, como concretagens de grandes volumes.

2.5 Materiais Carbonticos So rochas modas, que apresentam carbonato de clcio em sua constituio tais como o prprio calcrio. A adio de calcrio finamente modo efetuada para diminuir a porcentagem de vazios, porque os gros ou partculas desses materiais tm dimenses adequadas para se alojar entre os gros ou partculas dos demais componentes do cimento, assim como para melhorar a trabalhabilidade, o acabamento e at elevar a resistncia inicial do cimento.

3 TIPOS DE CIMENTO PORTLAND CP I Cimento Portland comum CP I-S Cimento Portland comum com adio CP II-E Cimento Portland composto com escria CP II-Z Cimento Portland composto com pozolana CP II-F Cimento Portland composto com fler CP III Cimento Portland de alto-forno CP IV Cimento Portland Pozolnico CP V-ARI Cimento Portland de alta resistncia inicial RS Cimento Portland Resistente a Sulfatos

BC Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratao CPB Cimento Portland Branco

3.1 Cimento Portland comum (CP-I) O CP-I o tipo mais bsico de cimento Portland, indicado para o uso em construes que no requeiram condies especiais e no apresentem ambientes desfavorveis como exposio guas subterrneas, esgotos, gua do mar ou qualquer outro meio com presena de sulfatos. A nica adio presente no CP-I o gesso (cerca de 3%, que tambm est presente nos demais tipo de cimento Portland). O gesso atua como um retardador de pega, evitando a reao imediata da hidratao do cimento. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 5732.

3.2 Cimento Portland comum com adio (CP I-S) O CP I-S, tem a mesma composio do CP I (clnquer+gesso), porm com adio reduzida de material pozolnico (de 1 a 5% em massa). Este tipo de cimento tem menor permeabilidade devido adio de pozolana. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 5732.

3.3 Cimento Portland composto com escria (CP II-E) Os cimentos CP II so ditos compostos, pois apresentam, alm da sua composio bsica (clnquer + gesso), a adio de outro material. O CP II-E, contm adio de escria granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratao. O CP II-E composto de 94% a 56% de clnquer + gesso e 6% 34% de escria, podendo ou no ter adio de material carbontico no limite mximo de 10% em massa. O CP II-E, recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento.

3.4 Cimento Portland composto com pozolana (CP II-Z) O CP II-Z contm adio de material pozolnico que varia de 6% a 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrneas, principalmente com presena de gua, inclusive martimas. O cimento CP II-Z, tambm pode conter adio de material carbontico (fler) no limite mximo de 10% em massa.

3.5 Cimento Portland composto com pozolana (CP II-F) O CP II-E composto de 90% 94% de clnquer + gesso com adio de 6% a 10% de material carbontico (fler) em massa. Este tipo de cimento recomendado desde estruturas em concreto armado at argamassas de assentamento e revestimento porm no indicado para aplicao em meios muito agressivos.

3.6 Cimento Portland de alto-forno (CP III) O cimento Portland de alto-forno contm adio de escria no teor de 35% a 70% em massa, que lhe confere propriedades como; baixo calor de hidratao, maior impermeabilidade e durabilidade, sendo recomendado tanto para obras de grande porte e agressividade (barragens, fundaes de mquinas, obras em ambientes agressivos, tubos e canaletas para conduo de lquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais, concretos com agregados reativos, obras submersas, pavimentao de estradas, pistas de aeroportos, etc.) como tambm para aplicao geral em argamassas de assentamento e revestimento, estruturas de concreto simples, armado ou protendido, etc.

3.7 Cimento Portland Pozolnico (CP IV) O cimento Portland Pozolnico contm adio de pozolana no teor que varia de 15% a 50% em massa. Este alto teor de pozolana confere ao cimento

uma alta impermeabilidade e consequentemente maior durabilidade. O concreto confeccionado com o CP IV apresenta resistncia mecnica compresso superior ao concreto de cimento Portland comum longo prazo. especialmente indicado em obras expostas ao de gua corrente e ambientes agressivos. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 5736.

3.8 Cimento portland de alta resistncia inicial (CP V-ARI) O CP V-ARI assim como o CP-I no contm adies (porm pode conter at 5% em massa de material carbontico). O que o diferencia deste ltimo processo de dosagem e produo do clnquer. O CP V-ARI produzido com um clnquer de dosagem diferenciada de calcrio e argila se comparado aos demais tipos de cimento e com moagem mais fina. Esta diferena de produo confere a este tipo de cimento uma alta resistncia inicial do concreto em suas primeiras idades, podendo atingir 26MPa de resistncia compresso em apenas 1 dia de idade. recomendado o seu uso, em obras onde seja necessrio a desforma rpida de peas de concreto armado. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 5733.

3.9 Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS) Qualquer um dos tipos de cimento Portland anteriormente citados podem ser classificados como resistentes a sulfatos, desde se enquadrem dentro de uma das caractersticas abaixo: Teor de aluminato triclcico (C3A) do clnquer e teor de adies carbonticas de no mximo 8% e 5% em massa, respectivamente; Cimentos do tipo alto-forno que contiverem entre 60% e 70% de escria granulada de alto-forno, em massa; Cimentos do tipo pozolnico que contiverem entre 25% e 40% de material pozolnico, em massa;

Cimentos que tiverem antecedentes de resultados de ensaios de longa durao ou de obras que comprovem resistncia aos sulfatos.

4 PATOLOGIAS As principais causas patolgicas ocorridas na construo civil devido ao mau uso do cimento so: Diferena entre cimentos Uso de material inadequado Sobrecargas no previstas no projeto Danificao de elementos estruturais por impactos Carbonatao e corroso qumica ou eletroqumica Eroso por abraso Ataque de agentes agressivos.

4.1 Agentes Causadores Mecnicos: Abalos ssmicos, alteraes no terreno, sobrecarga na estrutura; Qumicos: Ao do sal do mar, poluio do ar, gua na estrutura, variao de temperatura, umidade relativa do ar, chuvas. Biolgicos: Fungos, bactrias. Fsicos (material): Escolha errada , dimensionamento incorreto

4.2 Como detectar problemas patologicos Vistoria Local Determinao da existncia e da gravidade do problema patolgico Caracterizao do objeto sujeito a manifestao patolgica Definio e comparao com o desempenho esperado Definio de medidas de segurana

Exames complementares, ensaios laboratoriais e ensaios locais (destrutivos ou no) Sintomas de patologia A maioria dos problemas patolgicos so visveis e pelas suas caractersticas, em geral , permitem determinar a origem dos mesmos.

4.3 Os principais sintomas de problemas patolgicos so: Fissuras ou trincas em elementos estruturais e alvenarias Esmagamento do concreto Desagregao do concreto Desagregao do concreto ( ruptura do concreto) Carbonatao Corroso da armadura Percolao de gua Manchas, trincas e descolamento de revestimento em fachadas

4.4 Principais causas das Patologias Recalque das fundaes Movimentao trmica Excesso de deformao das peas estruturais Sobrecarga ou acumulo de tenses Retrao do cimento Carbonataao Expanso de armadura Reaes qumicas internas Defeitos construtivos. Recalque da fundao

5 UTILIZAO DO CIMENTO PORTLAND O cimento Portland uma das substncias mais consumidas pelo homem e isso se deve a caractersticas que lhe so peculiares, como

trabalhabilidade e moldabilidade (estado fresco), e alta durabilidade e resistncia a cargas e ao fogo (estado duro). Insubstituvel em obras civis, o cimento pode ser empregado tanto em peas de mobilirio urbano como em grandes barragens, em estradas ou edificaes, em pontes, tubos de concreto ou telhados. Podendo at ser matria-prima para a arte.

6 NOVAS TECNOLOGIAS A produo de cimento pode dobrar sem aumentar as emisses de gs carbnico (CO2) por meio de uma nova tcnica criada na Escola Politcnica (Poli) da USPO, o mtodo realiza de forma mais racional o controle, seleo e combinao das matrias-primas usadas para produzir o cimento, aumentando a qualidade e a maleabilidade do produto e permitindo substituir grande parte do material responsvel pela emisso de CO2, podendo reduzir as emisses em 40%. A tcnica teve sua eficincia comprovada no aumento da resistncia do concreto em laboratrio. A Poli negocia parceria com indstrias de cimento para aperfeioar a tecnologia e aplica-la na produo. O cimento Portland tradicional composto basicamente por argila e calcrio, substncias que, quando fundidas no forno em alta temperatura, se transformam em pequenas bolotas chamadas de clnquer. Esses gros de clnquer so modos com gipsita (matria-prima do gesso) at virarem p. Estima-se que para cada tonelada de clnquer so emitidos entre 800 e 1.000 quilos de CO2, incluindo o CO2 gerado pela decomposio do calcrio e pela queima do combustvel fssil (de 60 a 130 quilos por tonelada de clnquer), diz o professor Vanderley John, da Poli, um dos responsveis pelo projeto. A indstria busca alternativas para aumentar a eco eficincia do processo substituindo parte do clnquer por escria de alto-forno de siderurgias e cinza volante, resduo de termeltricas movidas a carvo. O problema que a indstria do ao e a gerao de cinza crescem menos que a produo de cimento, o que inviabiliza essa estratgia em longo prazo. A tecnologia consiste basicamente em aumentar a proporo de filler na frmula do cimento Portland, adicionando dispersantes orgnicos que afastam

as partculas do material e possibilitam menor uso de gua na mistura com o clnquer. O filler uma matria-prima base de p de calcrio que dispensa tratamento tcnico (calcinao), processo que na fabricao do cimento responsvel por mais de 80% do consumo energtico e 90% das emisses de CO2. Empregado desde 1970, a quantidade de filler na frmula do cimento no poderia ser alta porque havia o risco de comprometer a qualidade do produto. Em laboratrio, foi possvel chegar a teores de 70% de filler, sendo que atualmente ele est entre 10% e 30%, afirma John. Com isso ser possvel dobrar a produo mundial de cimento sem construir mais fornos e, portanto, sem aumentar as emisses. O mtodo utilizado pela Poli combina matrias-primas simples com ferramentas e conceitos avanados, a comear pelo controle e seleo das substncias que compem o cimento. A tecnologia baseada em modelos de disperso e empacotamento de partculas que possibilita organizar os gros por tamanho, favorecendo a maleabilidade do cimento, diz Rafael Pileggi, professor da Poli que tambm coordena o projeto. Por meio da reologia, ramo da cincia que estuda o escoamento dos fluidos, obteve-se misturas fluidas com baixo teor de clinquer e outros ligantes como a escria. Tambm foi possvel reduzir a quantidade de cimento e gua utilizados na produo de concreto, sem perda da qualidade.

CONCLUSO O cimento Portland uma das substncias mais consumidas pelo homem e isso se deve a caractersticas que lhe so peculiar, como trabalhabilidade e moldabilidade (estado fresco), e alta durabilidade e resistncia a cargas e ao fogo (estado duro). Insubstituvel em obras civis, o cimento pode ser empregado tanto em peas de mobilirio urbano como em grandes barragens, em estradas ou edificaes, em pontes, tubos de concreto ou telhados. Pode at ser matria-prima para a arte.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS http://www.usp.br/agen/?p=134582 http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe6iEAF/cimento-portland?part=5 http://www.ecivilnet.com/artigos/cimento_portland_tipos.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Cimento_Portland http://solucoesparacidades.com.br/espacos-publicos/guia-basico-de-utilizacaodo-cimento-portland/

S-ar putea să vă placă și