Sunteți pe pagina 1din 4

CRISTVO INFORMA

Instituto Estadual de Educao Cristvo de Mendoza

ANO III EDIO III SETEMBRO-OUTUBRONOVEMBRO-DEZEMBRO 2013

Ensino Mdio Politcnico e E.M.Curso NormalPremiados na IFTEC-2013


Nos dias 27 e 28 de outubro alunos do 2 anos do E. Mdio participaram da II Mostra Cientfica do Instituto Federal de Educao. A Mostra foi composta por 100 trabalhos de vrias escolas (municipais, estaduais e particulares), sendo que o Cristvo participou com 6 trabalhos. Na Mostra havia 3 categorias concorrendo: Ensino Fundamental, Ensino Mdio e Ensino Mdio Tcnico, com temas abrangendo todas as reas do conhecimento. O projeto Manta Trmica Com Embalagens Tetra Pak dos alunos Daniele Scopel e Igor Filipini Cearon (professores orientadores Cssia R. Bossardi, Tiago Romio e rica C.de M. Pedro) receberam o 1 lugar na categoria Cincias da natureza e da Terra e o projeto Influncia do uso de Estmulos Ldicos Diversificados Sobre o Interesse Dos Alunos da Educao Bsica pela Leitura das alunas Graziela Ritter e Lisiane Pedroni ( Professor Orientador: Laurinha Schmitt de Oliveira) foi o grande vencedor geral do Ensino Mdio, recebendo uma bolsa de iniciao cientfica Jnior do CNPq. Para conferir os demais premiados entre no site: http://www.caxias.ifrs.edu.br/ site/conteudo.php?cat=97

Pgina 2

CRISTVO INFORMA

Reunio das quartas-feiras


escritor, terapeuta e doutor em educao, entre outros, rendeu um momento mpar aos presentes, na questo de espiritualidade e motivao. No houve quem no elogiasse o trabalho. Alm deste privilgio da presena do palestrante em questo, a escola ainda recebeu uma parte de sua obra, que ficar disponvel a todos os segmentos que fazem parte da mesma. Um verdadeiro avano!!!

Fabiana Simonaggio Diretora


ltimo trimestre. Hora de concluir as atividades, findar o ano letivo, comemorar tudo que deu certo e refletir sobre o que poderia ter sido melhor. Sim, refletir, mas, acima de tudo, exaltar o que foi feito. Penso que, mesmo que o sucesso das aes no tenha sido pleno, poder engrandecer o trabalho coletivo, o cotidiano da escola, os eventos organizados muito, mas muito mais importante do que voltar-se ao que no teve total xito, o que poderia ter sido feito de forma diferente. Vivo intensamente todas as aes de nossa escola, porque optei ser diretora, escolhi estar frente das dificuldades e alegrias que uma instituio de ensino pode apresentar. E com grande alegria que dedico este espao para agradecer a cada um que deu um pouco de si para que o coletivo de 2013 acontecesse. Aproveito, tambm, para desejar, a todos da comunidade escolar, um final de ano abenoado, um Natal de paz e um 2014 cheio de expectativas e conquistas. Muito obrigada!

A Reunio de professores, no vespertino do dia 23/10 foi extremamente peculiar e motivadora. A presena de Jorge Trevisol, psiclogo,

O desafio do turno da noite


Lecionar no turno da noite um desafio constante, ao mesmo tempo que uma grande oportunidade de aprendizagem e amadurecimento profissional. Ao passo que grande parte dos alunos trabalha durante o dia, entendemos que o desgaste fsico e mental acaba por desfavorecer alguns aspectos da aprendizagem. Entretanto, o aluno realmente maduro e interessado busca com afinco o seu conhecimento, agregando assim, valores para o seu crescimento profissional. E esse o desafio! Planejar aulas e trabalhar com os alunos compreendendo suas limitaes, mas no deixando de exigir seus resultados. Alm disso, buscando incentivar e motivar os jovens a buscar os seus sonhos, a evoluir todos os dias j que objetivos so alcanados com esforo e muito empenho. Katiane V. Bertuol Professora de Portugus e Seminrio Integrado no turno da noite.

Dando voz aos alunos do turno da Noite


O que voc acha do uso de animais como cobaias para a fabricao de medicamentos? mos uma das potncias mundiais. Guilherme Pereira T 4104 Acho absurdo! Se eles conseguem inventar tanto remdio para curar doenas, poderiam tambm inventar algum tipo de boneco para essas experincias, no colocando a vida de animais indefesos em risco. Marina Fiorese T4101 O que voc acha sobre haver punies mais severas para motoristas que tenham ingerido lcool? Nada mais justo a quem assume o risco de talvez matar algum! Luisa Bischoff T 4302 Com certeza justo, mas no h multa que pague uma vida perdida! Slivan Garcia Demarch T 4302

Desumano. O pas, que luta por progresso, atravs de maus tratos, quer crescer na educao, ensinando a maltratar animais? Isso forma de progredir? Depois nos perguntamos por que estamos to longe de ser-

Autor na Escola
O autor Gilmar Marclio esteve na escola dia 02/10, dando incio ao projeto "Autor na Escola". Parabns professores e alunos, a iniciativa foi um sucesso e certamente alavancar novas presenas que servem de exemplo e inspirao!!!

Mural dos Pequenos


Mural dos pequenos, desta vez lembrando datas bem importantes tambm - Chegada da Primavera (23/09); Dia Nacional do livro (29/10) e Dia Nacional da Alfabetizao (14/11). Lindo, como sempre!

Pgina 3

Dia do Professor

Mostra de Talentos
Mais uma atividade que foi sucesso na escola, neste trimestre, foi a Mostra de Talentos. Aconteceu dia 13/11, e envolveu alunos dos trs turnos. o stimo ano consecutivo que a atividade realizada e as apresentaes continuam encantando o pblico. a escola valorizando seus talentos!

tradio do Instituto homenagear, de forma muito carinhosa, os professores no seu dia. Nesse ano, a homenagem contemplou todos os segmentos de colaboradores da escola professores, funcionrios, xerox, banda, Centro de Lnguas, professores recentemente aposentados e tambm alguns professores que ainda esto prestando servio voluntrio.Tudo foi feito com o maior carinho e dedicao, com objetivo nicoreconhecer e agradecer a participao e a colaborao de cada um, de cada uma.

Foi bom, foi bonito, foi alegre e temos a certeza de que todos os participantes sentiram-se valorizados.

Programa Mais Educao


O Programa Mais Educao e o Grupo de Capoeira Conquistadores da Liberdade estiveram comemorando o Dia Nacional da Conscincia Negra (20 de novembro) no Ginsio de esportes do Cristovo de Mendoza, celebrando a grande contribuio desta cultura para o Brasil. Na oportunidade aconteceu a troca de cordel dos alunos que participam da oficina de Capoeira. Os alunos iniciantes no Programa receberam o cordel verde e os alunos que j participavam desde 2012 trocaram o cordel de verde-claro para verde-escuro. Foi uma bonita comemorao com a participao de muitos mestres do Grupo de Capoeira e pais que puderam colocar o cordel e m s e u s f i l h o s . O IEE Cristovo de Mendoza atravs do Programa Mais Educao agradece a participao significativa dos pais neste evento. Parabns alunos pelo cordel!!!

Festa das Crianas


Av. Jlio de Castilhos,3947 CEP: 95010-005 Bairro Cinquentenrio Caxias do Sul-RS Tel:54 32251130 Fax:54 32251130 E-mail:institutocristovao@yahoo.com.br Aconteceu, dia 09/10, no ginsio da escola, a festa em homenagem ao "Dia da Criana" , para nossos pequenos do 1 ao 5 ano. O evento foi coordenado pelo professor Fabiano Baldissera, que supervisionou os 2s anos do Curso Normal, na conduo das atividades. Foi s alegria!!!

Gincana Gaudria
Neste ano, aconteceu a 1 Gincana Gaudria Cristvo 2013. O evento foi um sucesso e os alunos das stimas e oitavas sries participaram ativamente de todas as atividades propostas. Foi uma semana de verdadeiras aulas diferenciadas sobre a histria do nosso Rio Grande do Sul. A escola inteira entrou no clima, muitos participantes vestiram trajes tpicos e at guloseimas tpicas como o tradicional churrasquinho circulou. A turma 2071 conquistou o primeiro lugar, mas todas as equipes tiveram timo desempenho. Agradecimento especial s professoras Elisandra Giacomoni, Luciana Susin, Tais Perazzolo e Mria D. S. da Silva, que estiveram frente da organizao. Que venham as prximas!

Expediente Produo e Digitao:

Professoras: Miria D.S. da Silva Rosana Borchardt T. Bernardete Motter Reviso: Rosana Borchardt

Colaboradoras Professoras

Maristela M. Kessler Adriana Pellini Katiane V. Bertuol Fotos: I.E.E. Cristvo de Mendoza Site Free Fotos Google Imagens

Homenagem Especial
Nossa homenagem especial ao time de futsal feminino da escola e ao seu treinador Rogrio Almeida que em 2013 foram Campees de Tudo; de tudo mesmo! Parabns!

Impresso: Grfica Continental Tiragem: 1200 Exemplares

Desejamos a todos os alunos ,funcionrios ,professores e suas famlias um Feliz Natal e Um Prspero Ano Novo. Que em 2014 possamos compartilhar ,novamente ,momentos to significativos quanto os vivenciados no ano que agora finda.

S-ar putea să vă placă și