Sunteți pe pagina 1din 20



Cur so Ava na do de Pro /EN G IN EE R

Captulo 05
Fam ily Ta ble s

Family Table:
Uma Family Table uma forma eficiente e rpida de criar variaes dos seus projetos. Com ela, possvel criar diversas variaes de seus modelos. Cada uma destas variaes chamada de instaces e o modelo que deu origem a estas variaes chamado de generic. Usando uma Family Table voc pode:


Gerar peas similires utilizando apenas um arquivo.




Salvar diversas posies de uma montagem mvel.




Salvar diferentes passos de fabricao de uma pea.

"

&

'

Criando um Family Table.


Para Criar uma Family Table, voc precisa primeiro criar o modelo genrico, determinar os elementos (dimenses e features) que vo variar e testar estas variaes. No exemplo acima, foi criada uma famlia de parafusos com diferentes dimetros, comprimentos e com a execuo ou no do furo lateral.

Modelando o Generic:
O primeiro passo criar o modelo Generic com todas as possveis features. Este modelo deve possuir tambm todas as relaes que sero utilizadas inclusive pelas instaces. Neste caso, se voc incluir as dimenses principais na family table, as dimenses definidas pelas relaes sero automaticamente atualizadas quando voc recuperar uma das instances..

Determinando as variaes:
Assim que o modelo genrico estiver finalizado, voc deve determinar quais as dimenses, parmetros ou features iro variar para criar a famlia de peas. No caso de dimenses ou parmetros, voc poder aleterar os seus valores e no caso de features determinar se ele ser executada ou no (suprimida) em determinada instance. Estas variaes podem influir na regenerao das instances. Se um dimenso for alterada para um valor que provoque um erro ou se uma feature for suprimida e houver features children, haver errose de regenerao do modelo da instance.

Criando a tabela:
Assim que voc tenha determinado os itens que iro variar, voc poder criar a Family Table utilizando o editor roprio para isso:

A tabela organizada da seguinte maneira:




Linhas: definem as instances.




Colunas: definem os itens variaveis.

As colunas podem (e devem) ser organizadas em uma ordem lgica, no seguindo necessriamente a ordem das features ou dimenses. Esta ordem definida pela seqencia em que voc seleciona os itens. Se houver a necessidade de mudanas, o editor possui recursos para isso. O editor funciona de uma maneira muito parecida com as planilhas de clculo mais conhecidas, como o Excel, por exemplo. No cabealho das colunas aparecem as dimenses e seus smbolos (caso voc os tenha definido com Modify > DimCosmetics Symbol), assim como o nome e o ID das features e o nome dos parmetros. Gerando as Instaces: Aps voc definir todos os itens variveis, voc dever gerar as instaces de sua tabela. Cada instance dever receber um nome na coluna Instance Name e nas colunas seguintes os valores correspondentes para cada dimenso o parmetro ou um Y ou N para indicar se a feature correspondente coluna ser ou no executada. Voc pode criar as instaces de sua Family Table editando manualmente cada linha de sua Family Table, usando o comando Pattern para gerar novas instances variando regularmente uma ou mais dimenses ou ainda importar os valores de uma tabela previamente salva.

Verifique as validade das Instances:


Voc pode verificar se todas as instance regeneram corretamente utilizando o comando Verify (cone ao lado). Clicando nesse cone ser aberta a janela Family Tree que mostra as instaces da tabela
3

na coluna da esquerda e o resultado da regenerao da instance na coluna da direita aps voc clicar no boto Verify:

Criando Family Table de Assemblies:


Para criar uma Family Table de um assembly, voc deve criar o seu assembly com todos os componetes envolvidos antes de criar a tabela. Nesse caso voc pode adicionar cotas de montagem (mate e align offset, por exemplo), assembly Level Features, parmetros pertencentes ao assembly e componentes.

Recuperando uma instance:


Uma vez definida a sua Family table, voc pode acessar as instaces atravs destas trs opes:


Ao recuperar o arquivo do modelo que possui uma Family Table, o Pro/E exibe uma lista das opes disponveis:

Atravs do editor da Family Table, selecionando uma das instances e clicando no boto Open.
4

Ou acessando diretamente uma instance se houver um index file no diretrio. Um index file reune informaes sobre as instances das peas e assemblies que possuem Family tables gerando um lista que pode ser acessada quando acionado os comandos File e Open... :

Quando o modelo genrico ou uma instance est carregado no Pro/E, no canto inferior direito da rea grfica aparece um texto que identifica qual verso do modelo est na tela: Voce pode salvar a instace como um modelo separado utilizando o comando Save ou Save As, criando uma arquivo .prt separado.

Modificando a Family Table:


Voce pode modificar a Family Table de um modelo executando as modificaes diretamente na tabela atravs do Family Table Editor, alterando valores ou acrescentando outras dimenses, parametros ou features.

Executando modificaes no modelo genrico ou nas instanmces, a Family Table tambm pode sofrer alteraes: Adicionando uma feature ao modelo genrico: Se voc adicionar uma feature ao modelo genrico, esta feature far parte automaticamente de todas as instaces:

) 

Para controlar a execuo desta feature nas instaces, voc deve adicionla Family table. Adicionando uma feature a uma instace: Uma feature adicionada a uma instance automaticamente acrescentada Family Table.

Caso o round do exemplo anterior fosse executado em uma instace, uma nova coluna na Family table para o round seria acrescentada e marcada com Y para a instace onde ele foi gerado e * (igual ao genrico) para as demais:

Deletando uma feature do modelo genrico: Se uma feature deletada no modelo genrico, ele removida de todas as outras instances. Se houver uma coluna para a feature deletada na Family Table, a coluna tambm ser eleminada:

'

'

Deletando uma feature em uma instance: Quando voc deleta uma feature em uma instance, a Family Table pode ser modificada das seguintes maneiras:


Se houver uma coluna para a feature deletada, ser marcada com um N para aquela instance e as demais pemanecem como estavam:
2 *   /       ' !  

Se no houver uma coluna para a a feature deletada, ser criada uma na Family Table e ser marcada com u N para a instance corrente, com um Y para o genrico e com um * para as demais:
3 4 !  /       ' !  

Modificando uma dimenso: Quando voc modifica uma cota no modelo genrico ou em uma instace, a Family Table pode ser alterada como segue:


Modificando uma cota pertencenta Family Table no modelo genrico ou em uma instance: O valor alterado na linha correspondente ao modelo genrico ou instance e no afeta as demais instances.


Modificando uma cota que no pertence Family Table no modelo genrico ou em uma instance: Todas as instances sofrero a modificao:
      

&

'

 &  $ ' !    5 6 7

&

'

Operaes adicionais com Family Tables:


O item Instance Operations... no menu pull down File, abre o menu INST DBMS que contm algumas ferramentas teis para manipular arquivos relacionados a modelos com Family table.

Instance Index Files:


Um Instance Index File um arquivo que facilita a recuperao de instances de uma Family Table. Ele contm uma lista de todas as instances de todos o modelos de um diretrio. Para cada diretrio h um Index File (dentro do prprio diretrio) com o nome <nome_do_diretrio>.idx. Se houver um Index File no Working Directory, o sistema listar todas as instances de todos os modelos quando voc utilizar o comando File > Open. O Index File criado automaticamente quando voc salva um modelo com uma Family Table., mas h a possibilidade de recrilo quando voc deleta este arquivo ou quando voc muda o arquivo de uma modelo com Family Table para outro diretrio com a opo InstIndex do menu INST DBMS.

Accelerator Files:
Voc pode criar Accelerator Files para diminuir o tempo necessrio para recuperar diretamente uma instance de um modelo. Sem o accelerator File, para recuperar diretamente uma instance atravs do Index File, o Pro/E primeiro recupera o modelo genrico, l a Family Table, executa as modificaes necessrias e regenera o modelo da instace com essas modificaes. Para modelos grandes, isso pode levar um tempo significativo. Se existir um Accelerator File para uma instance, O Pro/E compara o modelo genrico com as informaes aramzenadas no Accelerator File e recupera o Accelerator diretamente se no houver nenhuma modificao no modelo original desde a ultima vez que o Accelerator File tenha sido salvo. Isso produz uma queda consideravel no tempo necessrio para recuperar uma instance de um modelo, porm acarreta em um uso de espao em disco muito maior, visto que o tamanho de um Accelerator File quase o mesmo do arquivo do modelo original (part ou assembly). Usando a opao do config.pro save_instance_accelerator voc pode controlar quando o Pro/E deve ou no criar um Accelerator File. Esta opo pode ser acessada diretamento pelo menu INST DBMS utilizando a opo SaveAccelEnv, as possibilidades so:


None: O sistema no criar nenhum Accelerator File, somente o modelo genrico com a sua Family Table quando voc salva uma instace.


Explicit: O sistema somentre criar o Accelarator File quando voc~e salvar explicitamente uma instance.


Always: O sistema sempre criara um Accelerator File sempre que voc salvar explicitamente uma instance ou objeto de maior nvel onde a instance estiver presente, como por exemplo um assembly.

Quando voc salva uma instace com alguma opo para salvar o Accelarator File, ser criado um arquivo <nome_da_instance>.xpr ao invs de um arquivo <nome_da_instance>.prt.

10

Exerccio AV5.1
Neste exerccio vamos criar uma Family Table para um modelo de pneu. Vamos nomear algumas cotas, gerar um parmetro e criar uma relao envolvendo este parmetro para definir a altura da seo transversal do pneu. Desse modo apenas as cotas principais faro parte da Family Table. 1 Recupere o modelo tire.prt:

2 As cotas principais deste modelo so o dimetro externo e o dimetro interno, a largura e a altura da seo transversal. O dimetro externo ser resultado de uma relao entre o dimetro interno e a altura da seo transversal. 3 Menu PART > Modify DimCosmetics, clique no pneu. 3.1Selecione a cota da largura (6) e defina o nome desta cota como L_Sec. 3.2Selecione a cota do dimetro interno (12) e defina o nome da cota como Dia_Int 3.3Repita o procedimento para a cota do dimetro externo (15 / Dia_Ext)

3.4Crie um parmetro para definir a altura da seo transversal:


11

3.4.1Menu PART > Set Up > Part > Create > Real Number 3.4.2Defina o nome com H_Sec e o valor 1 3.4.3 4 Crie uma relao de modo que o dimetro externo do pneu seja igual ao dimetro interno mais duas vezes a altura da seo e regenere o modelo. 5 Tendo j definido os nomes das cotas e as relaes, podemos criar a nossa Family Table: 5.1Menu PART > Family Table. 5.2O editor de Family Table ser aberto:

5.3Primeiro temos que acrescentar as dimenses e os parmetros que vo variar nas diferentes verses do modelo. Para acrescentar estes elementos clique no cone correspondente ao acrscimo de colunas (figura ao lado). 5.4A janela Family Table Items ir se abrir:

12

5.5Com a opa Dimension selecionada, clique no pneu e selecione as cotas Dia_Int e L_Sec. 5.6Selecione a opo Parameter e selecione o parmetro H_Sec pelo menu PARAMETER e clique em Done Sel > Done/Return 5.7A lista de itens dever estar assim:

5.8Clique em OK 5.9Nesse ponto, a Family table ter 1 item. Este item o modelo genrico:

5.10Insira a primeira instance: 5.10.1Clique no cone referente a incluso de uma nova linha (figura ao lado). 5.10.2 5.10.3Instace Name ser: 12x4x1 5.10.4Dia_Int ser: 12; L_Sec ser: 4 e H_Sec ser: 1

5.11As instances vo variar seguindo estas regras: 5.11.1Haver pneus de 12, 13 e 14 de dimetro interno 5.11.2Para cada dimetro haver pneus com 4, 6 e 8 de largura
13

5.11.3Para cada dimetro e largura, haver verses com 1 e 2 de altura de seo transversal. 5.11.4Os nomes das verses dever seguir o modelo <Diametro>X<Largura>X<Altura> 5.12Como as variaes s regulares, podemos utilizar o comando Pattern para gerar as instances (cone da figura ao lado). Antes de clicar neste cone, verifique se alinha referente primeira instace a ativa (uma das suas clulas deve estar selecionada.

5.13Patternizar instances em uma Family Table funciona de modo similar ao pattern de features no modelamento. Voc~e deve determionar qual dimenso ou parmetro ir variaer na primeira direo, qual ir variar na segunda e quais iro variar nas demais direes. Segundo a regra a primeira direo definida pelo dimetro interno do pneu: 5.13.1Em Quantity da primeira direo, mude o valor para 3, pois o nmero de variaes para o dimetro interno. 5.13.2Selecione a cota do dimetro interno na caixa Items e clique no boto >> para adicionla lista da direita. 5.13.3Em Increment digite 1, pois o dimetro ir variar de 1 em 1 5.13.4Clique no boto + para adicionar outra direo. Esta direo ir definir a variao da largura da seo. 5.13.5Em Quantity defina 3. 5.13.6Selecione a cota da largura da seo e repita o mesmo processo para o dimetro interno (o incremento ser de 2). 5.13.7Acrescente mais uma direo para a altura da seo transversal, neste caso haver apenas 2 repeties (Quantity).

14

5.13.8A tabela Pattern Tree dever estar como na figura abaixo:

5.13.9Se estiver tudo ok, clique no boto Ok. 5.14O resultado deve ser uma tabela parecida com a figura abaixo:

15

5.15Note que foram criadas 18 novas instances (3 diametros x 3 largura x 2 alturas). Porm temos que fazer alguns ajustes na tabela: 5.15.1Primeiro: remova a primeira instance. Toda vez que patternizamos uma instance ela duplicada: Clique em uma das clulas da primeira instace, Menu PullDown Edit > Delete Rows. 5.15.2Segundo: ajuste os nomes das instances conforme a regra. 5.16Para verificar a validade das instances, clique no cone Verify Instances of Family (figura ao lado). Isso necessrio para verificar se as instances regeneram corretamente com as cotas que foram definidas para cada um. Caso haja algum problema o sistema ir acusar. Ao clicar neste cone ser aberta a janela Family Tree: 5.16.1Clique no boto Verify para proceder a verificao:

5.16.2Feche a janela. 5.17Para visualizar alguma instance, selecione uma das clulas da instance que voc quer visualizar e clique no cone correspondenta visualizao de instances (figura ao ladfo):

16

5.18Para abrir uma instance em uma nova janela do Pro/E, selecione a instace desejada e clique no boto Open 5.19Note que na nova janela haver um texto no canto inferior direito indicando que o modelo aberto uma instance:

5.20Feche a janela e volte para o modelo genrico. 5.21Salve o modelo, feche a janela e limpe a memria. 5.22Recupere o modelo tire.prt novamente, note que agora o Pro/E mostra uma lista onde aparecem o modelo genrico e as instances da Family Table, voc pode acessar qualquer uma das opes.

17

5.23Uma outra maneira de acessar uma instance selecionla diretamente na janela File Open caso exista o arquivo .idx:

18

Exerccio Av52
Neste exerccio vamos criar uma Family Table para um assembly. Nele vamos montar as diversas instances do modelo tire.prt e intercambiar instaces de dois modelos de toda, rimt1.prt e rimt2.prt. 1 Abra os modelo rim_t1.prt e rim_t2.prt. Analise suas Family Tables e verifique as suas instances:

2 Feche os modelos e abra o assemble wheel.asm:

3 Crie uma Family Table. Inclua os componentes tire e rim_t1. Para isso selecione a opo Componente na janela Family Items. 4 A tabela deve ficar como na figura abaixo:

19

5 Crie uma instance chamada 13x6x2T2, ela ser formada pela instance 13x6x2 do modelo tire e a instance 13x6xT2 do modelo rim_t2:

6 Crie outras instances como na figura abaixo:

7 Visualize as instances:

8 Feche o editor de Family Table e salve o assembly.

20

S-ar putea să vă placă și