Sunteți pe pagina 1din 22

5) - Abstracionismo

1910 1911

VANGUARDAS
PROFESSORA CABRIELLA NOVELLO

Kandinsky
A arte abstrata tende a suprimir toda a relao entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significao que esses elementos podem sugerir ao esprito.

Abstracionismo

Quando a significao de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os ltimos laos que ligam a sua obra realidade visvel, ela passa a ser abstrata.

Caracteristicas

Abstracionismo

A principal caracterstica da pintura abstrata a ausncia de relao imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser.

Uma tela abstrata no representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histrica, literria, religiosa ou mitolgica

Abstracionismo

Abstracionismo
Movimento artstico que rejeita o tema ligado realidade concreta, descrio do visvel. A obra de arte abstracta procura uma linguagem universal capaz de superar as diferenas intelectuais do espectador.
Santa-Rita Pintor (1889-1918), Pintura, 1912.

A arte abstrata ou abstracionismo geralmente entendido como uma forma de arte que no representa objetos prprios da nossa realidade. Ao contrrio disso, usa as relaes entre cores, linhas e superfcies para compor a realidade da obra, de uma maneira no representativa. Surge a partir das experincia europias, que recusam a herana renascentista das academias de arte. Principais artistas : Wassily Kandinsky (1866-1944) e Piet Mondrian (1872- 1974)

Abstracionismo

O abstracionismo divide-se em duas tendncias: Abstracionismo Lrico e Geomtrico

Abstracionismo

Abstracionismo lrico
O abstracionismo Lrico ou Abstracionismo Expressivo inspirava-se no inconsciente e na intuio para construir uma arte imaginria ligada a uma necessidade interior tendo sido influenciado pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter, grupo de artistas de inspirao expressionista, o Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul) formou-se a partir de 1911, em Munique, e se manteve at o incio da Primeira Guerra Mundial. Seus principais integrantes so Wassily Kandinsky, Franz Marc, August Macke, Paul Klee e Marianne von Werefkin .

Abstracionismo

Aparece como reao s grandes revolues do sculo, nomeadamente a l Guerra Mundial. O jogo de formas orgnicas e as cores vibrantes eram bem patentes; mas tambm a linha de contorno sobressaia nesta arte nitidamente no figurativa. Procurava uma aproximao msica, onde a expressividade dos sons se transformava em linguagem artstica. desta forma que o Abstracionismo Lrico pretende igualar ou mesmo superar a msica, transformando manchas de cor e linhas em idias e simbolismos subjetivos. Wassily Kandinsky foi o mentor deste gnero utilizando cores puras em pinceladas rpidas tensas e violentas.

Abstracionismo Lrico ou Informal


Insprava-se no instinto, no inconsciente e na intuio

Abstracionismo

Arte imaginaria ligado ao interior, tem fortes influencias do expressionismo Arte no figurativa onde a linha de contorno se sobressaia
transformando manchas de cor e linhas em idias e simbolismos subjetivas. Pretende se igualar ou ate superar a msica Predominam sentimentos e emoes

Abstracionismo

Uma arte abstrata, que coloca na cor e na forma a sua expressividade maior. Estes artistas se aprofundam em pesquisas cromticas, conseguindo variaes espaciais e formais na pintura, atravs das tonalidades e matizes obtidos. Eles buscam um expressionismo abstrato, sensvel e emotivo.

Abstracionismo

Abstraccionismo sensvel ou lrico

Vassily Kandinsky, Sem Ttulo, 1910.

Vassily kandinsky, Improvisao 26, 1912.

Abstracionismo
Informalismo Paul Klee (1879-1940)

Abstracionismo Lirico

Geometrico

Abstracionismo Geomtrico ou Formal

Abstracionismo

As formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composio resultante seja apenas a expresso de uma concepo geomtrica Abstracionismo geomtrico Abstracionismo Geomtrico, ao contrrio do Abstracionismo Lrico , foca-se na racionalizao que depende da anlise intelectual e cientfica. Foi influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo .

Abstracionismo

Abstraccionismo geomtrico

Mondrian, Composio A, 1919.

Robert Delaunay, Formas Circulares, Sol 2, 1912-13.

Abstracionismo Geomtrico
O Abstracionismo Geomtrico divide-se em duas correntes:

Abstracionismo

Neoplasticismo na: Holanda (Piet Mondrian)


Suprematismo na Rssia
(Kazimir Malevich)

defendia uma total limpeza espacial para a pintura,


reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas caractersticas mais prprias Necessidade de ressaltar o aspecto artificial da arte Usassem apenas as cores primrias (vermelho, amarelo, azul) em seu estado menos saturado (artificial), Assim como o branco e o preto (inexistentes na Natureza, o primeiro sendo presena total e o segundo ausncia total de luz).

Abstracionismo

Neoplasticismo

Abstracionismo

Claramente um movimento de arte de pesquisa, os experimentos realizados pelos artistas neoplsticos foram essenciais para a arquitetura moderna, assim como para a formulao do que hoje se conhece por design.
Embora muitos vejam o Neo-Plasticismo como produto da revolta moral contra a violncia irracional que assolava a Europa, alguns outros fatores foram essenciais para o nascimento do movimento, como o cubismo, que desfigurou os modos tradicionais de representao; o idealismo e a austeridade do protestantismo holands; o vis mstico da teosofia , movimento do qual Piet Mondrian era membro.

Abstracionismo

A arte apenas um substituto enquanto a beleza da vida for deficiente. Desaparecer proporcionalmente, medida que a vida adquirir equilbrio. Piet Mondrian

Abstracionismo Para Van Doesburg e Mondrian, portanto, o De Stijl estaria cumprindo o papel de resolver : questionamento do homem moderno

ilustrar o desenvolvimento da conscincia do homem do individual para o universal,


a rejeio da nfase no individualismo
(o Neo-Plasticismo seria, de certa forma, a primeira expresso artstica puramente plstica porque

no aceitava a predominncia da conscincia individual.


Nas palavras de Van Doesburg:

Abstracionismo

Exemplo da revista De Stijl, Letterklankbeelden, Projeto Grafico de Theo van Doesburg

1924) CounterComposition V, pintura de Theo van Doesburg

Suprematismo na Rssia
Abstrao geometrica Influencia o construtivismo. Semitica Russa Movimento que aconteceu na Rssia, entre os anos de 1915 e 1923,

Abstracionismo

Teve como alguns artistas: El Lissitzky, Kazimir Malevich, Lyubov Popova, Ivan Puni, Aleksandr Rodchenko
a supremacia do puro sentimento", o essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio onde teve origem.

Abstracionismo

S-ar putea să vă placă și