Sunteți pe pagina 1din 17

Instruo: as questes de nmeros 36 a 39 referem-se aos textos abaixo.

AOS VCIOS Gregrio de Matos Guerra Eu sou aquele que os passados anos Cantei na minha lira maldizente Torpezas do Brasil, vcios e enganos. E bem que os descantei bastantemente, Canto segunda vez na mesma lira O mesmo assunto em plectro diferente. (...) O nscio, o ignorante, o inexperto, Que no elege o bom, nem o mau reprova, Por tudo passa deslumbrado e incerto. E quando v talvez na doce trova Louvado o bem, e o mal vituperado, A tudo faz focinho, e nada aprova. Diz logo prudentao e repousado: - Fulano um satrico, um louco, De lngua m, de corao danado. Nscio, de disso entendes nada ou pouco, Como mofas com riso e algazarras Musas, que estimo ter, quando as invoco. Se souberas falar, tambm falaras; Tambm satirizaras, se souberas, E se foras poeta, poetizaras. A ignorncia dos homens destas eras Sisudos faz ser uns, outros prudentes, Que a mudez canoniza bestas-feras. (...) SONETO II Cludio Manuel da Costa Leia a posteridade, ptrio Rio, Em meus versos teu nome celebrado, Por que vejas uma hora despertado O sono vil do esquecimento frio:

No vs nas tuas margens o sombrio, Fresco assento de um lamo copado; No vs Ninfa cantar, pastar o gado Na tarde clara do calmoso estio. Turvo banhado as plidas areias Nas pores do riqussimo tesouro O vasto campo da ambio recreias. Que de seus raios o Planeta louro, Enriquecendo o influxo em tuas veias, Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. 36. (UFRGS-98) Sobre Aos Vcios, correto afirmar que o poeta (A) jamais discorrera sobre os vcios do Brasil, o que lhe d maior liberdade para agora abordar o tema. (B) j discorrera sobre os vcios e enganos do Brasil e retorna ao tema em novo momento d inspirao. (C) j criticara os vcios e enganos do Brasil e se dispe a voltar ao tema devido aos apelos da amada. (D) jamais criticara os vcios e enganos do Brasil, mas se dispe a abordar o tema por ter sido injustiado. (E) j criticara os vcios e enganos do Brasil, mas abandonou o assunto por falta de interesse do pblico. 37. (UFRGS-98) O nscio e ignorante a que Gregrio se refere (A) no tem critrio para escolher entre o bom e o mau e zomba dos procedimentos e da inspirao do poeta. (B) no elege o bom e acusa o poeta de ser uma besta-fera canonizada pela ignorncia dos homens da poca. (C) no tem critrio para escolher entre o belo e o feio, mas procura tabmbm inspirao junto s musas do poeta. (D) no elege o bom e no reprova o mau, embora alegue ser to bom poeta e satrico quanto Gregrio. (E) no elege o bom e no reprova o mau porque, sendo prudente, no pretende criticar as autoridades da Colnia. 38. (UFRGS-98) Sobre o soneto de Cludio Manuel da Costa, correto afirmar que (A) a posteridade celebrada para que o ptrio rio seja mantido no sono vil do esquecimento frio. (B) a posteridade, segundo o desejo expresso nos versos, celebrar o nome do ptrio rio. (C) o ptrio rio desaguar na posteridade, que lhe reservar hostilidade e esquecimento frio. (D) o ptrio rio, porque se destina ao esquecimento frio, se recusa a ser despertado. (E) o ptrio rio tem seu nome celebrado para que o sono vil no perturbe o esquecimento frio.

39. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes sobre os poemas. I. Cludio e Gregrio desenham o contexto em que vivem e escrevem; o primeiro refere a ausncia de uma srie de elementos (lamo copado, Ninfa, gado), e o segundo refere a presena de vcios, torpezas e enganos. II. Ambos os poemas referem um interlocutor, que, em Cludio, o prprio ptrio rio, a cujas margens pasta o gado, e, em Gregrio, Fulano, um satrico de lngua m e corao danado, que critica Gragrio porque este zomba das musas. III. Enquanto Cludio celebra a explorao do ouro mas critica a indiferena das autoridades pela situao da pecuria margem do ptrio rio, Gragrio critica os desmandos e a roubalheira de quem no lhe reconhece a bno das musas. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 40. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes sobre a obra de Jos de Alencar. Em Iracema, narram-se as aventuras e desventuras de Martim Francisco, portugus, e Iracema, a indgena dos lbios de mel, casal que simboliza a unio dos dois povos nas matas brasileiras inexploradas. II. Em Senhora, Aurlia herda uma fortuna que a salva da pobreza e lhe permite comprar um marido, Seixas, de quem j fora namorada e com quem manter um casamento perturbado por conflitos e acusaes mtuas. III. Em O Guarani, as aventuras de peri, bravo guerreiro indgena, so norteadas pela necessidade de servir e proteger a jovem virgem loira Ceci, cuja integridade fsica ameaada por malfeitores e indgenas perigosos. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. Instruo: a questo 41 refere-se ao texto abaixo. O POETA MORIBUNDO lvares de Azevedo Poetas! Amanh ao meu cadver I.

Minha tripa cortai mais sonorosa!... Faam dela uma corda e cantem nela Os amores da vida esperanosa! (...) Eu morro qual nas mos da cozinheira O marreco piando na agonia... Como o cisne de outrora ... que gemendo Entre os hinos de amor se enternecia. (...) 41. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes em relao ao poema de lvares de Azevedo. O poema revela um sentimento de inconformismo com a morte e expressa, em tom elevado, os sentimentos tpicos do "mal do sculo". II. Embora romntico, o poema j antecipa traos modernos, como o emprego de imagens cotidianas e a auto-ironia do poeta. III. lvares de Azevedo satiriza a morte e a prpria situao do porta, que comparado a um marreco. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 42. (UFRGS-98) Assinale a alternativa correta. (A) lvares de Azavedo, classificado na segunda gerao do Romantismo brasileiro, deixou uma obra composta de poemas tipicamente indianistas e nacionalisas. (B) Com Castro Alves, a poesia brasileira atingiu o seu apogeu, apesar do tom tmido que encontramos nos seus versos. (C) Os poetas do Romantismo foram responsveis pela consolidao do sentimento nacional e contriburam para o abrasileiramento da lngua portuguesa. (D) Golalvez Dias, autor da consagrada Cano do Exlio, comps tambm Os Timbiras, Se Eu Morresse Amanh e Meus Oito Anos. (E) O saudosismo que caracteriza o lirismo lusobrasileiro no teve representantes no perodo romntico. Instruo: as questes de nmeros 43 a 45 referem-se ao texto abaixo. CAPTULO XXIV DE ME E DE SERVO I.

Jos Dias tratava-me com extremos de me e atenes de servo. A primeira coisa que conseguiu logo que comecei a andar fora, foi dispensar-me o pajem; fez-se pajem, ia comigo rua. Cuidava dos meus arranjos em casa, dos meus livros, dos meus sapatos, da minha higiene e da minha prosdia. Aos oito anos os meus plurais careciam, alguma vez, da desinncia exata, ele a corrigia, meio srio para dar autoridade lio, meio risonho para obter o perdo da emenda. Ajudava assim o mestre de primeiras letras. Mais tarde, quando o padre Cabral me ensinava latim, doutrina e histria sagrada, ele assistia s lies, fazia reflexes eclesisticas, e, no fim, perguntava ao padre: "No verdade que o nosso jovem amigo caminha depressa?" Chamava-me "um prodgio"; dizia a minha me ter conhecido outros meninos muito inteligentes, mas que eu excedia a todos esses, sem contar que, para a minha idade, possua j certo nmero de qualidades morais slidas. Eu, posto no avaliasse todo o valor deste outro elogio, gostava do elogio; era um elogio. 43. (UFRGS-98) O captulo foi extrado de um romance de Machado de Assis chamado (A) Memorial de Aires. (B) Memrias Pstumas de Brs Cubas. (C) Quincas Borba. (D) Dom casmurro. (E) Esa e Jac. 44. (UFRGS-98) correto afirmar que o auxilio pedaggico de Jos Dias inclua (A) ajudar na instruo do personagem-narrador sem incentivar sua vaidade. (B) corrigir a prosdia e os deslizes gramaticais do jovem personagem-narrador. (C) substituir a me do personagem-narrador na atividade de decorar o quarto deste. (D) elogiar a solidez das qualidades morais da me do personagem-narrador perante este. (E) discutir com o padre Cabral as lies de doutrina e histria sagrada. 45. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes. I. O personagem-narrador recorda eventos de sua infncia e de sua educao sob a tutela de Jos Dias, que o tratava com indiferena durante o dia e o avaliava com iseno ao comentar, de forma depreciativa, com a me do narrador, o desempenho escolar deste. II. Jos Dias oscila entre extremos de me e atenes de servo, ambivalncia que ressurge no quarto perodo do captulo-pargrafo, em que o personagem caracterizado, ao mesmo tempo, como meio srio, para garantir autoridade, e meio risonho, ao exibir servilismo. III. Embora Jos Dias seja o fio condutor da narrativa do captulo citado e nos sejam fornecidos dados preciosos sobre sua infncia e adolescncia, o personagem-narrador no o descreve fisicamente nem reproduz sua fala. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III.

(D) Apenas II e III. (E) I, II e III. Instruo: a questo de nmero 46 refere-se ao texto abaixo. ACROBATA DA DOR Cruz e Souza Gargalha, ri, num riso de tormenta, Como um palhao, que desengonado, Nervoso, ri, num riso absurdo, inflado, De uma ironia e de uma dor violenta. Da gargalhada atroz, sanguinolenta, Agita os guizos, e convulsionado Salta gavroche, salta clown, varado Pelo estertor dessa agonia lenta... Pedem-se bis e um bis no se despreza! Vamos! retesa os msculos, retesa Nessas macabras piruetas d'ao... E embora caias sobre o cho, fremente, Afogado em teu sangue estuoso e quente Ri! Corao, tristssimo palhao. 46. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes em relao ao poema de Cruz e Sousa. Trata-se de poema simbolista que no expressa nitidamente as emoes representadas, o que incompatvel com a forma do soneto. II. Os poetas do Simbolismo, incapazes de captarem as sensaes e os sentimentos humanos em sua real dimenso, apelavam para imagens obscuras. III. O poema mistura em tom veemente imagens contraditrias de riso e dor, utilizando em diferentes metforas a imagem do palhao. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. Instruo: a questo de nmero 47 refere-se ao texto abaixo. "Livro porto entre .........., Os Sertes assinalam um fim e um comeo: o fim do imperialismo literrio, o comeo .......... aplicada aos aspectos mais importantes da I.

sociedade brasileira (no caso, as contradies contidas na diferena de cultura entre ..........)."
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. So Paulo: Companhia editora Nacional, s. d. p. 133.

47. (UFRGS-98) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto acima. (A) a literatura e a sociologia naturalista - da associao onrica e simbolista - as regies litorneas e o interior (B) a literatura e o panfleto pr-monrquico - da anlise cientfica - a regio nordeste e o sul industrializado (C) a literatura e a sociologia naturalista - da anlise cientfica - as regies litorneas e o interior (D) a literatura e o panfleto pr-monrquico - da associao onrica e simbolista - a regio nordeste e o sul industrializado (E) a literatura e a sociologia naturalista - da associao onrica e simbolista - a regio nordeste e o sul industrializado Instruo: a questo de nmero 48 refere-se ao texto abaixo VERSOS NTIMOS Augustos dos Anjos Vs! Ningum assistiu ao formidvel Enterro de tua ltima quimera. Somente a Ingratido - esta pantera Foi tua companheira inseparvel! Acostuma-te lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miservel, Mora entre feras, sente inevitvel Necessidade de tambm ser fera. Toma um fsforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, a vspera do escarro, A mo que afaga a mesma que apedreja. Se a algum causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mo vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija! 48. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes em relao ao poema de Augusto dos Anjos. O poema comenta sarcasticamente o fim da vida e contradiz os ideais de solidariedade humana. II. Os versos demonstram que os animais so os principais responsveis pela violncia sobre a terra. I.

III. O poeta serviu-se da imagem do fsforo para transmitir ao leitor uma mensagem de luz e de esperana. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III. 49. (UFRGS-98) Em Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance de Lima Barreto, o personagem principal (A) um funcionrio pblico que, aps se retirar para seu stio, adota hbitos dos ndios e pratica rituais de origem africana. (B) um jornalista que se dispe a defender, de arma na mo, o governo de Floriano Peixoto contra a revolta da Armada. (C) um jornalista que, depois da crise que o levou a ser internado em um manicmio, se apaixona por sua sobrinha, Olga. (D) um funcionrio pblico que, depois de ter cometido um desfalque lesando o tesouro nacional, se retira para seu stio. (E) um funcionrio pblico idealista que, embora tenha perdido seu emprego, se dispe a defender a Ptria e a Repblica. Instruo: a questo de nmero 50 refere-se ao texto abaixo. "Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, porta do Ateneu. Coragem para a luta." Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das iluses de criana educada exoticamente na estufa de carinho que o regime do amor domstico, diferente do que se encontra fora, to diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifcio sentimental, com a vantagem nica de fazer mais sensvel a criatura impresso rude do primeiro ensinamento, tmpera brusca da vitalidade na influncia de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretando, com saudade hipcrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, no nos houvesse perseguido outrora e no viesse de longe a enfiada de decepes que nos ultrjam. 50. (UFRGS-98) Assinale a alternativa correta. (A) Trata-se da narrativa de uma situao de autoritarismo em que o pai se considera proprietrio do destino de seu filho, Srgio. (B) Trata-se de um dos captulos do romance O Ateneu, valorizado pela crtica por seus aspectos realistas e regionais. (C) O texto corresponde abertura do romance de Raul Pompia, tambm chamado de "crnica de saudades". (D) A narrativa em terceira pessoa revela uma srie de emoes e percepes que oscilam entre o tempo presente e acontecimentos passados.

(E) O texto inaugura a narrao de uma srie de peripcias tpicas dos internatos do sculo XIX, que tinham a misso de formar bons caracteres para a vida militar. 51. (UFRGS-98) Assinale a alternativa correta sobre Simes Lopes Neto. (A) Trata-se de autor pelotense que realizou obra de cunho regional sem ter atingido o patamar de construo de uma linguagem literria. (B) Costuma ser includo no perodo do Pr-Modernismo porque seus textos misturam narrativa e poesia. (C) Publicou uma srie de narrativas curtas em Contos Gauchescos, obra em que o gacho comparado a outros tipos regionais brasileiros. (D) Os seus relatos so focalizados por um narrador distanciado e deixam transparecer a prpria linguagem da natureza local. (E) As lendas e os contos que escreveu reelaboram ficcionalmente a histria e a linguagem oral da regio. 52. (UFRGS-98) Assinale a alternativa incorreta. (A) Oswald de Andrade, autor do Manifesto Antropfago, de 1938, comps tambm o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que discute concepes sobre a linguagem potica, a modernizao e a cor local. (B) Mrio de Andrade dedicou-se renovao da fico e da poesia, escrevendo tambm manifestos, prefcios e livros sobre o Brasil, a respeito dos mais variados sobre o Brasil, a respeito dos mais variados assuntos. (C) As propostas do Modernismo, receptivas s diferentes linguagens artsticas, pretenderam discutir os padres estticos e culturais brasileiros. (D) O Modernismo, embora aberto linguagem coloquial, no se ops aos padres poticos e narrativos j consagrados desde o Romantismo. (E) Os poetas das diferentes tendncias do Modernismo contriburam para a inovao formal e temtica da poesia brasileira, que posteriormente se aproximou da cano popular. 53. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes. Memrias Sentimentais de Joo Miramar, narrativa de Oswald de Andrade, expe, em curtos captulos repletos de elipses e recursos poticos, a experincia de um filho da burguesia paulista, incluindo-se a a viagem Europa e o casamento por convenincia. II. Macunama, de Mrio de Andrade, narra as aventuras do heri homnimo, que, em busca de um amuleto, percorre o Brasil e passa um largo perodo na cidade de So Paulo, de cujas caractersticas d notcia em Carta pras Icamiabas. III. Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, a narrativa linear e realista das aventuras de um funcionrio pblico bem-humorado e dado a aventuras extraconjugais, tendo por pano de fundo a cidade de So Paulo, j modernizada mas ainda provinciana. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. I.

(C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas II e III. Instruo: a questo de nmero 54 refere-se ao texto abaixo. ROND DOS CAVALINHOS Manoel Bandeira Os cavalinhos correndo, E ns, cavales, comendo... Tua beleza, Esmeralda, Acabou me enlouquecendo. Os cavalinhos correndo, E ns, cavales, comendo... O sol to claro l fora, E em milh'alma - anoitecendo. Os cavalinhos correndo, E ns, cavales, comendo... Alfonso Reyes partindo, E tanta gente ficando... Os cavalinhos correndo, E ns, cavales, comendo... A Itlia falando grosso, A Europa se avacalhando... Os cavalinhos correndo, E ns, cavales, comendo... O Brasil politicando, Nossa! A poesia morrendo... O sol to claro l fora, O sol to claro, Esmeralda, E em minh'alma - anoitecendo! 54. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes sobre o poema de Manuel bandeira. Trata-se de um poema narrativo que, por meio de repeties, traa um verdadeiro painel do mundo ocidental contemporneo. II. Ao mencionar os "cavalhinhos" e os "cavales", o poema demonstra satisfao com a poltica brasileira e um sentimento ufanista com relao ao Brasil. III. O poema marcado pelo contraste entre a simplicidade da forma e da linguagem e a complexidade de temas como o amor e a passagem do tempo, entre outros. Quais esto corretas? I.

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III. 55. (UFRGS-98) So Bernardo, de Graciliano Ramos, tem por personagem principal Paulo Honrio, que (A) narra suas aventuras na jagunagem e sua asceno a feliz e poderoso proprietrio de latifndio beira do So Francisco. (B) expe suas dvidas sobre a fidelidade de sua mulher, com quem se mudara para a cidade grande a fim de prosperar. (C) narra as agruras da vida de um proprietrio de engenho de acar decadente e abarrotado de dvidas e dvidas. (D) expe o quadro de disputas polticas em um pequeno municpio alagoano s vsperas da proclamao da Repblica. (E) narra sua ascenso, mediante violncia e esperteza, de despossudo rural a dono de uma fazenda grande e prspera. 56. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes a propsito de Os Ratos, de Dyonelio Machado. Narra um dia de tenso e profunda angstia na vida de um funcionrio pblico que tenta, de vrios modos, obter dinheiro para saldar uma dvida junto ao leiteiro, que j ameaa cortar o fornecimento do produto. II. Embora narrado em terceira pessoa, o romance privilegia o ngulo de viso do personagem principal, Naziazeno, em sua peregrinao pela cidade. III. No desfecho da narrativa, os ratos simbolizam os sentimentos do protagonista, numa metfora que abrange o personagem principal e quaisquer outros indivduos de situao social semelhante. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 57. (UFRGS-98) Sobre Carlos Drummond de Andrade, correto afirmar que (A) nome inquestionvel na consolidao da poesia moderna no Brasil, pela sntese que logrou realizar entre vrias contradies histricas do pas. (B) predomina, em seus poemas, uma linguagem erudita, com termos raros, compatvel com os tpicos existenciais mas inadequada para os temas do cotidiano. I.

(C) publicou uma srie de livros de poesia e de crnicas que tratam predominantemente de temas provincianos, o que localiza sua obra na vertente regionalista da literatura brasileira. (D) se dedicou construo de uma linguagem objetiva e rigorosa, voltada para a expresso literria da paisagem tropical. (E) sua poesia se caracteriza pelo lirismo de tom irnico e melanclico, registro de um inconformismo em relao escassez de leitores de poesia no Brasil. 58. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes. I. Incidente em Antares remete aos primrdios da histria sul-rio-grandense para narrar as origens agropecurias de Antares, cidade que assiste impotente, j sob o regime militar iniciado em 64, ao inslito e nauseante ressuscitar de alguns mortos insepultos. II. A segunda parte do painel O Tempo e o Vento, O Retrato, expe a trajetria do jovem e ambicioso mdico Rodrigo Terra Cambar, marcada por eventos sobrenaturais, tais como a apario dos antepassados Ana Terra, recm-estuprada por castelhanos de maus bofes, e Capito Rodrigo, devidamente pilchado e farreante. III. A terceira parte do painel O Tempo e o Vento, O Arquiplago, tem por fio condutor, no presente da narrativa, a doena e a agonia de Rodrigo Terra Cambar, que voltou sua terra natal, Santa F, depois de ter gozado poder e glria na capital da Repblica junto ao ditador Getlio Vargas. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. Instruo: a questo de nmero 59 refere-se ao texto abaixo. CANO EXCNTRICA Ceclia Meireles Ando procura de espao para o desenho da vida. Em nmeros me embarao e perco sempre a medida. Se penso encontrar sada, em vez de abrir um compasso, protejo-me num abrao e gero uma despedida. Se volto sobre o meu passo, j distncia perdida.

Meu corao, coisa de ao, comea a achar um cansao esta procura de espao para o desenho da vida. J por exausta e descrita no me animo a um breve trao: - saudosa do que no fao, - do que fao, arrependida. 59. (UFRGS-98) Assinale a alternativa correta a respeito de Cano Excntrica. (A) O poema trata de um desencontro amoroso, mostrando os sentimentos de tristeza e desesperana que tomam conta daqueles que vivem essa experincia. (B) O poema revela desesperana face ao permanente desajuste entre aquilo que se busca na vida e aquilo que se encontra. (C) O poema trata do conflito de um artista dividido entre a valorizao social de sua obra e a busca da perfeio. (D) Trata-se de uma reflexo do poema sobre a efemeridade da vida e a dificuldade em escolher a melhor forma de usufruir o curto perodo da existncia. (E) No poema, o eu lrico reflete sobre a sua maneira errada de agir, que em tudo contraria as boas regras da convivncia amorosa. 60. (UFRGS-98) Em Vestido de Noiva, de Nlson Rodrigues, predomina (A) a oscilao entre passado e presente, uma vez que a ao se apresenta atravs da conscincia algo perturbada da personagem principal, o que quebra a linearidade no desenrolar da ao dramtica. (B) a disputa entre as duas irms pelo mesmo noivo, o qual jamais se decide a casar com qualquer delas, preferindo partir para fora do pas com um amigo e protetor. (C) a linearidade narrativa na exposio dos conflitos de uma famlia marcada pela brutalidade sexual do patriarca e pela fria uterina da me, que chega a seduzir um filho e a levar outro morte. (D) a denncia da violncia e da mesquinharia de uma famlia da pequena-burguesia carioca cujo patriarca induz todas as filhas a se prostiturem, com exceo de uma delas, que dever simbolizar a pureza do cl. (E) a exposio da decadncia de uma famlia de cafeicultores aps a crise econmica e social de 1930, que leva o pai a desistir de tudo e a filha e a me a terem de trabalhar como costureiras para sobreviver. Instruo: as questes de nmeros 61 e 62 referem-se ao texto abaixo. OS IRMOS DAGOB Guimares Rosa Enorme desgraa. Estava-se no velrio do Damastor Dagob, o mais velho dos quatro irmos, absolutamente facnoras. A casa no era pequena; mas nela mal cabiam os que

vinham fazer quarto. Todos preferiam ficar perto do defunto, todos temiam mais ou menos os trs vivos. Demos, os Dagobs, gente que no prestava. Viviam em estreita desunio, sem mulher nem lar, sem mais parentes, sob a chefia desptica do recm-finado. Este fora o grande pior, o cabea, ferrabrs e mestre, que botara na obrigao de ruim fama os mais moos "os meninos", segundo seu rude dizer. Agora, porm, durante que morto, em no-tais condies, deixava de oferecer perigo, possuindo - no acesso das velas, no entre algumas flores - s aquela careta sam-querer, o queixo de piranha, o nariz todo torto e seu inventrio de maldades. Debaixo das vistas dos trs em luto, devia-se-lhe contudo ganhar ainda acatamento, convinha. 61. (UFRGS-98) Sobre Damastor Dagob, correto afirmar que (A) liderava os irmos nos assaltos e raptos, embora j estivesse muito velho e doente. (B) dava ordens aos irmos mais jovens, os quais exerciam controle sobre o resto da numerosa famlia. (C) defendia os interesses da famlia mediante consultas e conselhos aos irmos mais jovens, "os meninos". (D) chefiava a famlia e dava o mau exemplo, que obrigava seus irmos mais novos a seguir. (E) organizava a vida familiar de modo a garantir que a herana de seus pais no fosse dissipada. 62. (UFRGS-98) Sobre o velrio de Damastor Dagob, correto afirmar que (A) o temor das pessoas aos trs irmos fazia com que elas se afastassem deles e se aproximassem do cadver. (B) o respeito e a admirao por Damastor levaram uma grande quantidade de pessoas cerimnia. (C) a brutalidade de Damastor afastou os vizinhos, s estando presentes uns poucos abnegados. (D) a ferocidade dos trs irmos restantes impediu o acesso de mulheres e crianas cerimnia. (E) a solidariedade com a dor dos trs irmos reuniu os vizinhos e o restante da famlia Dagob na cerimnia. 63. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes. Adlia Prado escritora de tendncias feministas, que no demonstra ateno aos temas cotidianos e religiosos. II. Lydia Fagundes Telles vem construindo uma obra ficcional em que predominam personagens do sexo feminino atribuladas por problemas existenciais. III. A obra de Clarice Lispector renova a fico brasileira com uma dimenso reflexiva voltada tanto para o fazer literrio quanto para os processos de conscincia. Quais esto corretas? I.

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. Instruo: a questo de nmero 64 refere-se ao texto abaixo. A Hora da Estrela Clarice Lispector A moa tinha ombros curvos como os de uma cerzideira. Aprendera em pequena a cerzir. Ela se realizaria muito mais se se desse ao delicado labor de restaurar fios, quem sabe se de seda. Ou de luxo: cetim bem brilhoso, um beijo de almas. Cerzideirinha mosquito. Carregar em costas de formiga um gro de acar. Ela era de leve como uma idiota, s que no o era. No sabia que era infeliz. (...) Nascera inteiramente raqutica, herana do serto - os maus antecedentes de que falei. Com dois anos de idade lhe haviam morrido os pais de febres ruins no serto de Alagoas, l onde o diabo perdera as botas. (...) Macaba era na verdade uma figura medieval enquanto Olmpico de Jesus se julgava pea-chave, dessas que abrem qualquer porta. Macaba simplesmente no era tcnica, ela era s ela. (...) Mas Macaba de um modo geral no se preocupava com o prprio futuro: ter futuro era luxo. 64. (UFRGS-98) Sobre A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, correto afirmar que (A) a narrativa mistura vrios planos de realidade, que permitem uma viso multifacetada da personagem central. (B) Macaba uma nordestina retirante, e o desfecho de sua histria semelhante ao de Fabiano e de Sinh Vitria, personagens de Graciliano Ramos. (C) a herona do livro, como a maioria dos brasileiros em situao de privao, se revolta contra as injustias. (D) a escritora usa uma linguagem tcnica com predomnio de termos exatos, para advertir sobre problemas sanitrios brasileiros. (E) a narrativa pe em destaque a disposio de Macaba em lutar pela igualdade e pela ascenso social. 65. (UFRGS-98) Sobre Morte e Vida Severina, de Joo cabral de Melo Neto, correto afirmar que (A) narra as agruras por que passa uma famlia nordestina composta por um vaqueiro despossudo, sua mulher e dois meninos, acompanhados por uma cadela. (B) expe as dificuldades por que passa o nordestino despossudo que migra do rido serto, passa pelo agreste e chega aos alagados de Recife. (C) expe a misria e a insalubridade da vida nos morros de Salvador ao narrar a experincia de um sertanejo que se adapta com dificuldades ao hostil ambiente urbano.

(D) narra a experincia de um nordestino que, para sobreviver no serto dominado pelo coronelismo e pela arbitrariedade, se converte em romeiro e pregador da palavra divina. (E) expe os dilemas do nordestino pobre que, oprimido pelo chefe poltico do povoado, oscila entre tornar-se cangaceiro ou migrar para a cidade grande. 66. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes sobre o Concretismo. Buscou na visualidade um dos suportes para atingir rupturas radicais com a ordem discursiva da lngua portuguesa. II. Teve como integrantes fundamentais Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Dcio Pignatari. III. Foi um projeto de renovao formal e esttica da poesia brasileira, cuja importncia fica restrita dcada de 1950. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III. 67. (UFRGS-98) Sobre os contos de Srgio Faraco, correto afirmar que (A) privilegiam a experimentao esttica ao abordarem a experincia da contracultura e da transgresso peculiar gerao que foi jovem nos anos 60. (B) narram conflitos vividos por personagens complexos e solitrios, em episdios muitas vezes situados na fronteira gacha. (C) versam principalmente sobre episdios marcados pelo sobrenatural, envolvendo personagens judeus marginalizados e lcidos. (D) expem, com uma linguagem eivada de termos regionalistas, os dilemas da oligarquia gacha ameaada pela ascenso poltica de representantes de outros setores sociais. (E) narram a experincia dos imigrantes italianos s voltas com a tradio cultural provinda da Europa e as exigncias da adaptao sociedade gacha. Instruo: a questo de nmero 68 refere-se ao texto abaixo. A obra .......... de Armindo Trevisan, autor de .........., entre outros livros, cosntituda com grande riqueza imagtica e aborda temas tradicionais, tais como .......... . 68. (UFRGS-98) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto acima. (A) narrativa - A Mesa do Silncio - a morte e a denncia da injustia. (B) potica - O Poo do Calabouo - a morte e a denncia da injustia. (C) narrativa - O Poo do Calabouo - o amor e a passagem do tempo. (D) potica - O Poo do Calabouo - o amor e a passagem do tempo. (E) potica - A Mesa do Silncio - o amor e a passagem do tempo. I.

69. (UFRGS-98) Considere as seguintes afirmaes a respeito da narrativa de Dalton Trevisan. Seu estilo sinttico, com as palavras a servio do essencial no recorte que faz objetiva e cruamente, em cada narrativa, de situao exemplares da misria humana. II. Seus contos so flagrantes do cotidiano que revelam a fora dos condicionamentos sociais, a degradao humana em meia violncia social e o aniquilamento dos sonhos na sociedade de consumo. III. Sua narrativa ctica no impede a apresentao de situaes de esperana e transcedncia na vida dos personagens. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 70. (UFRGS-98) Associe os autores (coluna da esquerda) s obras (coluna da direita). 1. Moacyr Scliar 2. Josu Guimares 3. Luiz Antnio de Assis Brasil Os Deuses de Raquel Videiras de Cristal O Exrcito de Um Homem S Camilo Mortgua As Virtudes da Casa I.

A seqncia correta, de cima para baixo, na coluna da direita, (A) 3 (B) 2 (C) 1 (D) 3 (E) 1 1 3 2 1 3 3 2 3 2 1 1 1 2 3 2 2 1 3 2 3

S-ar putea să vă placă și