Sunteți pe pagina 1din 7

ESTUDOS DE MERCADO

Focus Group Report


Critrios na escolha de deciso de espao para jantar romntico

25-02-2011

Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias Mestrado em Comunicao, Marketing e Publicidade

Relatrio Focus Group

Objectivos do Focus Group O presente estudo tem como objectivo principal encontrar os critrios envolvidos na seleco de um espao para jantar romntico. Tendo em vista a realizao do mesmo, decidimos basear a amostra nos seguintes parmetros: Idade igual ou superior a 18 anos; Estar numa situao de compromisso com algum; O limite de idade mnima escolhido justificado no pressuposto dos elementos terem de ser maiores de idade, (no necessariamente) financeiramente independentes e no facto de considerarmos eventos como jantares romnticos mais frequentes a partir dessa altura. A opo de ter de existir alguma relao com algum vai no sentido do estudo ser baseado em jantares romnticos e por isso, tendo em conta o facto de ser um estudo que no procura quantidade na amostra mas sim teor qualitativo, achamos ser mais fcil obter maior qualidade de informao obtendo-a atravs de casais face a pessoas singulares, contudo no deixamos de incluir tambm no nosso estudo as opinies individuais dos constituintes de cada casal.

Metodologia Assim, como amostra para o nosso focus group, consideramos 8 casais, um total de 16 indivduos, com idades compreendidas entre 18 e 58 anos e divididos sobre localizao geogrfica, isto , 4 casais de uma zona mais industrializada como a metrpole de Lisboa face a outros 4 casais de zonas um pouco mais rurais na localidade de Beja. A ideia desta diviso simultaneamente ilustrar duas situaes diferentes e fazer com que o estudo tenha mais variedade na informao obtida sendo por isso mais completo. Para que os possamos distinguir de forma mais concreta, definimos o grupo 1 (Lisboa) e o grupo 2 (Beja). Os casais foram escolhidos com base nos critrios includos no screener questionnaire preenchendo estes, todos os requisitos

desde idade, estado, localizao e disponibilidade para a realizao da discusso.

Concluses obtidas no Focus Group

No que diz respeito definio do conceito de romantismo existiu um pouco de constrangimento e dificuldade em defini-lo, tendo sido mais fcil definir aquilo que no considerado romntico. Obtida a sua definio verificamos que em ambos os grupos 1 e 2 existe um consenso na sua definio, expresses como as seguintes foram usadas: - Fazer uma surpresa - Demonstrar amor com palavras e gestos - Ser carinhoso, adivinhar os desejos do outro e realiz-los - ter a disposio, a vontade e prazer em demonstrar ao namorado/a que o/a ama atravs de momentos carinhosos, oferecer pequenas ou grandes surpresas para o casal, de dizer palavras de amor espontaneamente e de demonstrar o amor em qualquer circunstncia - demonstrar afecto, partilhar momentos Devemos ainda referir que no grupo 2 existiu em 1 casal a necessidade de definir o conceito falando na materializao do mesmo, isto , atravs de troca de bens: - Oferecer flores e dar massagens - Receber flores, ser atencioso, no ter vergonha de expressar sentimentos, mimar de notar aqui que o elemento do sexo feminino referido acima interpreta o acto de romantismo como uma aco que deve ser conduzida pelo homem. (Oferecer flores Receber flores)

J na materializao e demonstrao de romantismo, as escolhas de todos os elementos de ambos os grupos foram em grande parte semelhante, indicando as tpicas flores, bombons, objectos pessoais consoante os gostos de cada um, viagens, cumprir os desejos de outra pessoa, passeios, postais e cartas, livros, frias e jantares.

importante referir que jantares foi uma opo que apenas foi referida por 2 dos casais do primeiro grupo, talvez pela banalizao dos mesmos e pelo carcter que para certos casais assumido, o de ser um requisito obrigatrio em datas especiais e da no ser algo que tm muito em conta.

Chegando questo da frequncia com que se d este tipo de actividade na vida dos casais, as respostas so muito diversificadas havendo em ambos os grupos semelhanas nas vrias respostas obtidas. De entre as quais temos essencialmente: 1x por ano, 1x por ms Todos os meses sem certeza do nmero e 3 vezes por ano Esta divergncia no pode ser associada idade dos casais que as referiram no grupo 1, pois no existiu neste um padro que nos mostrasse claramente que estes reduziam consoante a idade aumentasse, at pelo contrrio, um dos casais mais jovens da amostra referiu muito raramente, talvez uma 1x por ano. No grupo 2 foi visvel este paralelismo, consoante o casal fosse mais novo, mais possibilidade de ocorrer tinha essa actividade tinha. Com a presente questo conclumos que a frequncia pode ser justificada por factores como a disposio do momento mas existem simultaneamente outros que so exteriores aos sentimentos pessoais, como a condio financeira, a educao, condio de sade, hbito/rotina, entre outros.

No respeitante a quem costuma decidir o espao em si, temos duas situaes principais, no grupo 2 existe uma maior predominncia das mulheres (2 das respostas em 4, sendo as das outras diferentes entre si), talvez pela ideia das mesmas serem presumivelmente mais romnticas que os homens, por outro lado, no grupo 1 existe em dois dos casais a resposta ambos indicada e nos restantes 2 a resposta ele, isto , podemos dizer haver uma ligeira tendncia a ser os homens. Este ltimo caso, como foi dito na discusso, prende-se a factores como ser o condutor da viatura e conhecer melhor a zona. Pelo valor qualitativo que este estudo tem, no podemos indicar se seria uma situao em que poderia existir para a zona de Beja o conceito de romantismo ser mais natural e mais associado mulher e em Lisboa ser j um conceito natural para ambos os sexos carregando-o de forma quase equilibrada. Seria contudo interessante realizar um estudo nesse sentido.

Na procura do critrio que ser considerado mais importante nessa escolha descobrimos tambm divergncias entre ambos os grupos. No primeiro grupo e na sua grande maioria o ambiente do espao dos mais escolhidos, seguido

da disposio do momento, localizao e por fim comida servida. Analisando o grupo 2 os participantes referem a qualidade da comida em primeiro lugar, seguida do ambiente e finalmente a localizao. Algumas das expresses usadas foram: A comida e o ambiente calmo; Qualidade/Preo; A beleza do lugar e o ambiente. Ser de certa forma relacionvel ver a associao que existe a nvel da alimentao em relao a Beja, em que mais caracterizada por ser mais agradvel ao paladar, mais natural e tipicamente caracterstica, face a Lisboa onde importante mas cujo paladar no assume uma extrema importncia sendo a comida mais base de praticabilidade no dia-a-dia do que de gosto em si.

Partindo para critrios mais especficos, quando questionados sobre o que pretendem encontrar no ambiente do restaurante para jantar romntico obtemos de forma unnime as mesmas respostas em ambos os constituintes da amostra. De entre vrias afirmaes temos: - Ambiente simples e acolhedor - Calmo, acolhedor e com pouca gente - Ambientes calmos - Calmo, com pouca gente, com msica ambiente e meia luz, de preferncia - lugar calmo, com pouca luz, de preferncia junto ao mar com msica ao vivo e no muito caro - Lugar simptico e calmo, com uma aura de mistrio Podemos assumir o ambiente como um dos factores chave na seleco do espao de modo geral.

Chegando ao critrio de acessos e localizao no dada muita importncia a ambos nos dois grupos, fazendo referencia que na sua maioria os casais vo na viatura prpria ou no existindo e tratando -se duma ocasio especial podem ir de txi. A localiza o convm ser num sitio relativamente calmo e no primeiro grupo indicado algumas vezes a necessidade de se afastar mais de uma zona urbana e de maior trfego em prol de zonas mais sossegadas e tranquilas. Vemos que nesta deciso a localizao exerce algum peso, embora mnimo, enquanto os acessos representam uma dificuldade quase nula.

Falando de questes monetrias continuamos numa condio de igualdade perante os 2 grupos. Tratando-se de uma comemorao especial o preo no

assume particular relevncia, exceptuando para 3 dos membros do 1 grupo, ambos do sexo feminino, que indicam ser importante o preo envolvido. Assumindo a maioria possvel dizer que o preo poderia ser desvalorizado enquanto critrio chave no processo de deciso.

Partindo do princpio que para algumas pessoas o tabaco tem uma importncia relevante questionamos a necessidade da existncia de espaos para fumadores nos restaurantes para estas ocasies. Verificamos algumas diferenas entre ambos os grupos: No primeiro grupo a existncia dos mesmos no valoriza o espao (duas das participantes indicaram mesmo preferir que no existissem estes espaos) visto por norma no fumarem no restaurante. J no segundo prevalece a necessidade de um espao para fumadores por parte do gnero masculino devido a um maior consumo de tabaco em relao s suas parceiras. Em geral, indicaram no ser um factor que representasse grande importncia.

Na questo da comida servida durante um jantar romntico ser um dos critrios que mais peso represente contra outros, as respostas dos grupos referidos foram bastante divergentes. Mais uma vez o grupo relativo a Lisboa na sua maioria referiu no muito importante, interessa a companhia, no muito importante, mas claro tem de haver qualidade na comida. No grupo de Beja assume uma importncia substancial no sendo sempre indicada como a mais relevante, mas tratada com certo destaque. Tal como conclumos para a pergunta 5, podemos divagar acerca da alimentao e de representar um pouco mais de importncia na zona de Beja do que em Lisboa.

Terminando, ao perguntar se preferem um espao novo ou um ao qual j estejam fidelizados, em maior parte a preferencia vai para o espao novo. Mesmo assim, a divergncia de alguma forma vista simultaneamente no grupo dois entre os stios j antes visitados. Das reaces recolhidas podemos ver: - Elemento feminino do casal: Stios que no conheo, elemento mascul ino: Stios que conheo. Porque c tambm no h restaurantes novos com frequncia - Stio novo

- bom ir a stios onde nos lembramos de momentos felizes - Gosto sempre de experimentar stios novos O grupo 1 prefere experimentar novos stios mas alguns membros indicam que no se importam de repetir um restaurante agradvel, tomando ate por vezes a deciso de um espao novo apenas porque o encontraram num trajecto que realizavam para outro espao. Devemos indicar que preferencialmente um novo espao sempre mais apelativo, mas se o restaurante deixar a sua marca enquanto valor sentimental, tem a seu favor determinados consumidores.

S-ar putea să vă placă și