Sunteți pe pagina 1din 5

RESUMO DO TEXTO DE PENAL I MARINA LOPES

Jorge de Figueiredo Dias Direito Penal Parte Geral Ttulo V A Funo do Direito Penal A questo dos fins das penas constitui a questo do destino do direito penal e do seu paradigma. O sentido, o fundamento e as finalidades da pena criminal so indispensveis para decidir de que forma ela deve atuar para cumprir a funo do direito penal. o Teorias fundamentais dos fins da Pena: as teorias absolutas (doutrinas da retribuio ou da expiao) e as teorias relativas (preveno geral, de uma parte, e preveno especial ou individual de outra). Toda a interminvel querela acerca dos fins das penas reconduzvel a uma destas posies ou a uma das mltiplas variantes originadas da combinao delas. II. Teorias absolutas: a pena como instrumento de retribuio A essncia da pena criminal reside na retribuio, expiao, reparao ou compensao do mal do crime e nela se esgota (no tem fins externos). a justa paga do mal que com o crime se realizou, e o justo equivalente do dano do fato e da culpa do agente. A medida concreta da pena com que deve ser punido certo agente por determinado fato deve ser encontrada em funo da correspondncia entre a pena e o fato. o Fins das penas: efeitos socialmente teis que com as penas se pretenda alcanar. Entendimento da pena segundo o sentimento cultural comunitrio generalizado: pena como um castigo e uma expiao do mal do crime. Princpio de Talio "olho por olho, dente por dente". Durante a ldade Mdia, as teorias absolutas da retribuio assumiram a ideia de que a realizao da Justia no mundo, como mandamento de Deus, conduziria legitimao da aplicao da pena retributiva pelo juiz como representante terreno da justia divina. Na Idade Moderna e Contempornea, o fundamento da doutrina encontrado no idealismo de Kant que qualificava a pena (a "lei penal") como "imperativo categrico". Hegel, a seu turno, considerava o crime a negao do direito e a pena a negao da negao (anulao do crime). Alm disso, dizia que considerar a pena segundo teoria absoluta com quaisquer fins de preveno seria como "levantar um pau contra um co e tratar o ser humano no conforme sua honra e liberdade, mas como um co".

RESUMO DO TEXTO DE PENAL I MARINA LOPES

Problema da Compensao ou igualao a operar entre o "mal do crime" e o "mal da pena": ultrapassado o perodo de Talio, reconheceu-se que a pretendida igualao no poderia ser ftica, somente normativa. O entendimento de retribuio se baseia na ilicitude do fato e na culpa do agente.

Mrito da concepo retributiva: criao do princpio da culpa - no pode haver pena sem culpa, e a medida da pena no pode ultrapassar a medida da culpa. Isso vetou a aplicao de pena criminal que violasse eminentemente a dignidade da pessoa. A professora Raquel discorda, mas o autor diz que a culpa s pode ser pressuposto e limite da pena, no seu fundamento. Figueiredo argumenta que toda a pena supe a culpa, mas nem toda a culpa supe a pena , apenas aquela que simultaneamente acarrete a necessidade ou a carncia de pena. Caractersticas da Teoria de Retribuio: a) Visa justamente considerar a pena como entidade independente de fins, portanto, no pode ser considerada teoria dos fins da pena; b) No se adequa legitimao, fundamentao e ao sentido da interveno penal, uma vez que o Estado Democrtico atual no pode ser apenas uma entidade sancionadora do pecado e do vcio que aplica penas dissociadas de fins, pois deve se limitar a proteger os bens jurdicos relevantes. c) A pena retributiva esgota seu sentido no mal que impe ao delinquente como compensao ou expiao do mal do crime cometido, assim, esta teoria uma doutrina puramente social-negativa, inimiga de qualquer tentativa de socializao do delinquente ou de restaurao da paz jurdica da comunidade e, principalmente, de qualquer atuao preventiva. Ab-soluta: desligada (de fins externos no caso). III. Teorias relativas: a pena como instrumento de preveno As teorias relativas devem ser consideradas teoria dos fins da pena, pois entendem que no pode a pena bastar-se em si mesma destituda de sentido social-positivo, pois deve se justificar o mal imposto ao criminoso sendo meio para alcanar a finalidade primeira de toda a poltica criminal, a preveno ou a profilaxia criminal. Crtica dos defensores da teoria absoluta: dizem que seria a relatividade da pena que violaria a dignidade da pessoa humana na medida em que ao se aplicar penas em nome de fins utilitrios ou pragmticos se transformaria o homem em objeto.

RESUMO DO TEXTO DE PENAL I MARINA LOPES

Essa crtica ilegtima. Se fosse razovel, teramos de considerar ilegtimos todos os instrumentos que visam realizar finalidades socialmente teis. 2. A pena como instrumento de preveno geral Doutrina da Preveno Geral: pena como instrumento para atuar sobre a generalidade da comunidade a fim de afastar seus membros da prtica de crimes mediante a ameaa penal (a sua aplicao e a efetividade de sua execuo). A medida concreta da pena a ser aplicada no delinquente deve ter limites inultrapassveis ditados pela culpa a fim de preservar a dignidade do homem.

Preveno Geral Negativa Intimidao das pessoas por meio do sofrimento imposto ao delinquente cujo receio deve impedir a repetio de atos criminosos pela generalidade.

Preveno Geral Positiva Integrao: pena como reforo confiana das pessoas na ordem jurdica, na sua validade e na fora de vigncia de suas normas.

Problemas: 1) No se sabe qual o quantum da pena capaz de fazer alcanar o efeito de intimidao; 2) Tendncia a usar penas cada vez mais severas e autnomas uma vez que no se consegue erradicar o crime transformando o direito penal em algo totalmente desproporcional e que viola eminentemente a dignidade da pessoa humana.

Ponto de partida da Teoria da Preveno Geral: associao ao entendimento de que a funo do direito penal a tutela subsidiria de bens jurdicos.

Teoria da Coao Psicolgica (Feverbach): segundo seu teorizador, a funo da pena residira em criar no esprito de potenciais criminosos um contramotivo suficientemente forte para afast-los da prtica de crimes. 3. A pena como instrumento de Preveno Especial ou individual Doutrina da Preveno Especial: pena enquanto instrumento de atuao preventiva sobre a prpria pessoa do delinquente com a finalidade de evitar que ele cometa novos crimes. uma preveno de reincidncia.

RESUMO DO TEXTO DE PENAL I MARINA LOPES

Essa doutrina surgiu com maior fora durante a segunda metade do sec. XIX pela convico penalista positivista sociolgica alem e italiana. Contudo, em um momento histrico anterior, correto afirmar que j havia ilustres pensadores discutindo a questo: Vicente Ferrer Neto Paiva: ideia de que o homem , por sua natureza, suscetvel de ser corrigido, devendo a pena se propor a operar a correo do delinquente como forma de evitar que futuramente ele continue a cometer crimes. Preveno Especial Negativa Duas linhas: a) Entendimento de que uma proposta utpica objetivar a correo do criminoso alegando que, no mximo, a preveno especial poderia almejar a intimidao individual. b) Entendimento de que a preveno especial almejaria a defesa social por meio da segregao do delinquente para neutralizar sua periculosidade.

Preveno Especial Positiva Trs linhas: a) Entendimento de que a preveno especial almeja a reforma interior (moral) do delinquente mediante a adeso ntima deste ltimo aos valores que conformam a ordem jurdica. Deve ser recusada, uma vez que o Estado no tem legitimidade para tanto. b) Entendimento de que a preveno especial segue um modelo mdico ou clnico de tratamento das tendncias individuais que conduzem o delinquente ao crime. Deve ser recusada quando este tratamento for coativo, pois isso violaria a liberdade de autodeterminao da pessoa do delinquente. c) Entendimento (compartilhado pelo autor) de que a preveno especial deve criar condies necessrias para que o delinquente, no futuro, continue sua vida sem cometer crimes. Aqui a finalidade da pena a preveno de reincidncia. Estas trs doutrinas se assemelham no propsito de lograr a reinsero social, a ressocializao do delinquente, por essa razo so chamadas de doutrinas da Preveno Especial Positiva ou de Socializao.

RESUMO DO TEXTO DE PENAL I MARINA LOPES

O Estado s ser instncia legtima para infligir pena quando a esta um carter social-positivo puder ser associado. A preveno especial no pode ser a finalidade nica da pena. Do contrrio, ela seria de durao absolutamente indeterminada, visto que s teria fim com a concreta socializao do delinquente (quando este j no mais apresentasse perigo sociedade). A preveno especial (individual) positiva encontra dificuldades na medida em que se verifica que o delinquente no carece de ressocializao. Nesses casos (por exemplo, dos crimes de colarinho branco), s h espao para a preveno individual negativa.

4. A concertao agente-vtima e a reparao dos danos. Fomentador da ideia: Claus Roxin A concertao agente-vtima seria uma nova funo da pena realizada mediante a reparao de danos tanto patrimoniais quanto morais. Paradigma da Justia Restaurativa: processo em que as partes implicadas numa especfica infrao se juntam para resolver em conjunto como iro tratar as consequncias daquele fato e as suas implicaes futuras. IV Teorias Mistas ou unificadoras Boa parte das doutrinas sobre os fins das penas so resultado de combinaes de algumas ou de todas as doutrinas j referidas. 1. Teoria em que reentra ainda a ideia de retribuio Doutrina que defende a pena preventiva (preveno especial e geral) mediante a justa retribuio (teoria retributiva). Pena enquanto retribuio da culpa e subsidiariamente como instrumento de intimidao das pessoas e, na medida do possvel, de ressocializao do agente (do criminoso). Teoria Diacrnica: a) Pena no momento de ameaa: preveno geral b) Pena no momento de aplicao: teoria retributiva c) Pena no momento da execuo efetiva: preveno especial Crtica global a estas teses: a retribuio ou compensao da culpa no e nem pode constituir uma finalidade da pena. Isto encerra a questo.

S-ar putea să vă placă și