Sunteți pe pagina 1din 49

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

AULA 01 Direito processual geral e sua relao com o Direito Material. Prova final de substituio: 5 de julho. Introduo Viso eminentemente terica do Direito do Processo. Contudo, processo, enquanto cincia (e como a cincia em geral serve para solucionar problemas prticos) no h como fugir do que est posto na legislao nem do que dito nos Tribunais (da jurisprudncia). Cada um dos tribunais tem seu site e um acesso s decises da Corte. A grande parte dos precedentes que sero comentados pelo professor do STJ. Conflito de Interesses: todos temos necessidades, pretenses e querncias (nossos bens) que quando no so satisfeitos geram conflitos de interesses. Mais especificamente, o conflito de interesses surge quando a pretenso relativamente a dado bem no satisfeita, mas esta insatisfao pode se dar de duas formas: a) Resistncia de Outrem: porque algum oferece resistncia pretenso; b) Quando a ordem jurdica veda a satisfao voluntria da pretenso, dizendo que ela s pode ser satisfeita por meio de um processo. Exemplo: processo penal. O Estado probe a satisfao da pretenso voluntria na rea punitiva, penal, isso porque um criminoso, mesmo que queira voluntariamente se submeter pena, deve passar por um processo. O motivo para tanto que o processo assegura uma srie de garantias como o direito ao contraditrio, ampla defesa... Cdigo de processo civil: divrcio consensual pode ser feito em Tabelionato por escritura pblica. Essa pretenso pode ser satisfeita fora do campo processual e da jurisdio. ART 1124-A, CPC. Cada pretenso insatisfeita diz respeito a bens. Estes, no caso, so bens em sentido amplssimo, o que significa que estamos falando de imveis, veculos, ipad, computador, da honra de algum, da intimidade, do nome, de informaes, de dados cadastrais, de segredos de empresas, de participaes societrias, de aes, de valores mobilirios... Superao de conflitos: o direito regula a distribuio ou a atribuio de bens entre as pessoas (prefcio tratado do Pontes de Miranda). Bens da Vida: funo social do direito seria regular a distribuio dos bens da vida. Esta expresso surgiu com Giuseppe Chiovenda (1872 1937).

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Meios para superar conflitos de interesses: em primeiro lugar temos a auto tutela/auto defesa que a justia de mo prpria. Autotutela definida como crime no ordenamento jurdico brasileiro (ART 345 CP). ART 1210 &1, CC. Art 1283 cc: galhos estiverem invadindo seu terreno, podem ser cortados, sem necessidade de pedir justia. Outra forma de resolver conflitos de interesses a Autocomposio. Um dos contendores abre mo de seu interesse e de sua pretenso ou de parte dela, ou cada um dos contendores faz concesses recprocas. Assim, resolve-se o problema por meio de transao. ART 840 CC. Ou seja, os contendores podem TRANSIGIR cada um abre mo de uma parcela do seu interesse. A autocomposio extrajudicial. ART 269 inc. 2, 3 e 5 do CPC: deixa bem claro que a autocomposio pode se verificar tambm no mbito do processo. A mesma transao do CC, mas no ramo processual. Exemplo: Entidade resolveu cobrar de uma empresa dada contribuio. Na audincia, feita a contestao, e colocado que a empresa no se enquadra no conceito de contribuinte, mostrando os resultados ao autor, este renuncia ao seu interesse entendendo no valer a pena levar a diante. Resoluo de mrito: deciso sobre o pedido do autor. Conciliao: meio alternativo para alcanar a composio da lide. ART 125, inciso 4 CPC. Mediao e Conciliao: Nos dois casos h um terceiro, na conciliao o prprio terceiro prope solues controvrsia, na mediao, ao contrrio, as prprias partes que buscam a soluo. A auto composio tambm se verifica no campo penal. ART 98 inc. 1 da CRFB contempla a possibilidade de auto composio penal, ou seja, de auto transao penal. Isto est regulado na lei dos Juizados especiais que a lei 9.099/95 no artigo 76. O meio mais importante para superao dos conflitos de interesse a JURISDIO: a funo de resolver conflitos deve ser atribuda a um rgo capaz e o Estado ideal, pois tem fora para impor suas prprias decises. Na medida em que o Estado proibiu a autotutela e de que h um interesse geral da sociedade na pacificao social, o Estado chamou para si esta tarefa por meio de uma de suas funes, a FUNO JURISDICIONAL, que tpica do poder Judicirio e, portanto confiada aos rgos deste.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

O Estado realiza seus fins por meio de trs funes: legislao, administrao e jurisdio. DIREITO PROCESSUAL: ramo do direito, conjunto de normas que se ocupa da jurisdio. O processo j se difundiu para outros campos, fora do campo jurisdicional (processo arbitral, no mbito de uma cooperativa, de partidos polticos...), portanto a expresso DIREITO JURISDICIONAL redutora. Quando ns aludimos a esse conceito de que o direito processual rege a jurisdio, podemos dizer que temos ento o direito processual jurisdicional. Conjunto de normas que regula o exerccio da jurisdio pelo judicirio da ao pelo demandante e da defesa pelo demandado e do instrumento para o exerccio da ao do direito e da defesa. Processo o instrumento por meio do qual se realiza a jurisdio (pelo juiz), a ao (pelo demandante, pelo autor) e a defesa (pelo demandado, pelo ru). Ponto 2: Direito Processual Direito Material Direito Material: conjunto de normas que rege relaes jurdicas referentes a bens da vida. Atuao Concreta do direito material. O valor que est imbricado nessa atuao a justia. Relao de instrumentalidade: O direito processual tem relao com o material, pois um instrumento servio do direito material. O instrumento para a atuao concreta do direito material o processo. Campo dos fins ou escopos do processo: pacificao social, superao dos conflitos de interesse com justia. a atuao concreta do direito material para dois fins: pacificao social e realizao da justia. Direito Processual Direito Instrumental. O Direito Processual no tem nada de adjetivo ao Direito Material. Direito Processual: as pessoas costumam achar que direito processual direito formal, uma vez que no se confunde com o material, porm ele no pode ser considerado DIREITO FORMAL no sentido de que o direito material em determinada medida tambm formal uma vez que visa regulao das formas pelas quais se realiza os atos jurdicos materiais. Compra e venda: ato jurdico material. A sua forma disciplinada pelo direito material. Petio inicial: ato jurdico processual, sua forma disciplinada pelo direito processual.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Direito Pblico Direito Privado: existem vrios critrios e o mais utilizado o subjetivo. Os atos praticados pelo Estado so direito pblico, mas os atos praticados exclusivamente pelos particulares integram o direito privado. Direito Processual Direito Pblico nessa perspectiva. O direito processual tem ampla ligao com o Direito constitucional, tanto que se fala DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL = DIREIO CONSTITUCIONAL APLICADO. Obras de direito processual constitucional (procurar as do plano de ensino). O que ? Ponto de vista do qual se pode examinar o processo de acordo suas relaes com a Constituio (viso metodolgica).
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL

a) Campo da tutela constitucional dos Princpios da Organizao do Judicirio; b) Campo da Jurisdio Constitucional; b.1) Controle de constitucionalidade; b.2) Controle das liberdade, dos remdios constitucionais processuais (mandado de segurana, habeas data, habeas corpus, mandado de injuno e outros mecanismos previstos na Constituio para proteo dos direitos fundamentais); ART 102 inciso 1 A ART 5 inciso 68,69 c) Compreende a tutela constitucional do processo, ou seja, dos direitos e garantias fundamentais processuais. ART. 95 DA CRFB: prev garantias e vedaes aos juzes dizendo o que no podem fazer com vistas a garantir a independncia e a parcialidade que faz parte da tutela constitucional dos princpios da organizao judiciria. Se a Constituio una, uno tambm o direito processual. A, os juristas invocam o artigo 22 da CF que diz que a Constituio no qualifica, simplesmente fala em direito processual. A partir da, os autores dizem que se nem a Constituio distingue os ramos do direito processual, no h porque cientificamente ns os distinguirmos. Ponto 3: Teoria Geral do Processo: Limites e Possibilidades.. TGP: Viso metodolgica unitria do direito processual
FRANCESCO CARNELUTTI (1879 1965): jurista que preconizou um tratamento

unitrio e integral do processo civil e do processo penal. Sua proposio de que era possvel construir uma viso de teoria geral do processo se ancorava no conceito de LIDE.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01 LIDE: litgio, conflito intersubjetivo de interesses qualificado por uma pretenso

resistida.
PROCESSO: tanto o civil quanto o penal visam justa composio da lide. Se,

em ambos, h uma lide e uma mesma finalidade, no h porque realizarmos estudos separados do direito processual civil e do direito processual penal. Tudo isso est diretamente associado jurisdio. Onde h lide, e onde se pretende a justa composio dela, h jurisdio e atividade jurisdicional. A Jurisdio como atividade judiciria existe por causa do conflito e para solucion-lo (Galeno Lacerda). A lide no mbito jurisdicional se verificaria entre a pretenso punitiva do Estado e o direito liberdade do acusado. ART 128 O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta. Contudo, a existncia das lides no explica totalmente a funo jurisdicional visto que elas podem ser resolvidas inclusive por auto composio fora do mbito jurisdicional e, para alm do campo da auto composio, existem os meios alternativos como a arbitragem. A jurisdio tambm se exerce em casos em que no h lide nem conflito. Paradigmtico, nesse sentido, o do controle de constitucionalidade onde se busca a pura proteo do direito objetivo, do ordenamento jurdico. Em meados de 1956, Carnelutti mudou sua posio inicial concluindo, em 1960, que tamanha era a diversidade entre processo civil e penal que no haveria mais como se cogitar em uma teoria geral do processo. NO BRASIL: em nosso pas, temos que citar o professor da USP, Luis Eullio Bueno Vidisal, que elaborou o prefcio do livro TGP de 1974 quando disse que a unificao em uma s disciplina dos estudos de processo penal e civil foi defendida tanto na Europa quanto no Brasil. Esse mesmo professor, em 1982, escreveu um artigo, onde conclua aduzindo que era preciso abandonar de vez a tendncia que surgiu com Carnelutti e que muitos seguiram de unificar o direito processual. Outro estudioso de So Paulo, Jos Frederico Marques, tambm defendeu a ideia de uma teoria Geral do Processo, alegando que o Direito processual era uno, pois buscava a soluo de litgios e tinha instituies comuns. o Institutos fundamentais do Direito Processual: Jurisdio, processo, ao e defesa. o Direitos fundamentais Processuais o Princpios Processuais

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01 ESPCIES DE PROCESSOS:

Processos Estatais: servem ao exerccio do poder por parte do Estado o Processo jurisdicional: que trata do exerccio da jurisdio Distino depende da natureza da pretenso Processo Penal (punitiva ou outra que no a punitiva do Estado). Processo Civil o Processos no-jurisdicionais: quando se trata de outra manifestao que no a do poder estatal. Processos Legislativos Processos Administrativos LEI 9784/99 (o mais conhecido o disciplinar que se assemelha muito ao penal, mas existem os processos de polcia, de expediente, de controle...) Processos No Estatais: servem ao exerccio do poder de outra entidade que no o Estado. o Processos realizados no mbito de partidos polticos, de sociedades civis e comerciais... o Processos da Justia Desportiva ART 217, pargrafo 1, CRFB o Arbitragem lei 9.307/96

PROCESSO CIVIL NO DIREITO BRASILEIRO O DIREITO NO PENAL! O PROCESSO CIVIL REGULA MATRIAS DE DIREITO ADMINISTRATIVO, TRIBUTRIO ETC...

STF cooperativo, excluso de associado carter cooperativo: Recurso extraordinrio 158215. AULA 02
O OBJETO DE ESTUDO DA DISCIPLINA O PROCESSO JURISDICIONAL

PONTO: DAS FONTES DO DIREITO PROCESSUAL (pg 102) 1. Introduo Assim como a gua jorra de uma fonte, tambm o direito verte de algo. O que se quer indicar so os elementos que geram legitimamente o Direito. Fontes materiais: elementos sociais, culturais que influenciam o nascimento do Direito.

Ex.: Lei Maria da Penha 11430/06 que estabelece uma srie de mecanismos para coibir a violncia no mbito domstico. Esta lei surgiu em razo de um fato especfico (concreto) que ocorreu com a Sra. Maria da Penha vtima de trs tentativas de homicdio cometidas pelo marido.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Fontes formais: meios de produo ou de expresso da norma jurdica reconhecidos pelo Direito como tais. Ex.: a lei (em sentido amplo, Constituio), os usos e costumes e o negcio jurdico. Segundo o Direito Brasileiro as principais fontes formais so: LEI,
ANALOGIA, COSTUMES, PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO.

A antiga Lei de Introduo ao Cdigo Civil que hoje o Decreto Lei 4657/42 de Introduo s Normas do Direito art. 4 diz que quando a lei for omissa (se depreende da que a lei a principal fonte formal do Direito) o juiz decidir o caso com a analogia, as fontes e os princpios gerais do Direito. Art. 136 CC: no julgamento da lide caber ao juiz aplicar as normas legais, no as havendo recorrer s analogias e aos costumes gerais do direito. Ambos os dispositivos legais colocam que na falta de lei necessrio recorrer s demais fontes formais do Direito. Como se d a analogia? Se no h normas com a regra especfica a determinado caso, deve-se buscar outra regra aplicvel a um caso anlogo. Casos iguais devem ser tratados igualmente. Onde existe a mesma razo fundamental, prevalece a mesma regra jurdica. Ubi fadem ratio, ibi exdem lesis dispositivo. Aplicao da Analogia Ao Popular: regulada pela lei Lei 4417/65 a ao descrita por esta lei prescreve em cinco anos. Ao Civil Pblica: regulada pela Lei 7347 /85 a qual era omissa em relao ao prazo prescricional. Por analogia Lei 4417/65, entendeu-se que a ao Civil Pblica tambm deveria prescrever em um perodo de cinco anos. Ao civil pblica compe microssistema de tutela do Direito Civil Pblico. O que costume? No campo do Direito, a prtica social reiterada acompanhada da convico de sua obrigatoriedade. O costume pode derrogar leis por adequao social. PRTICA REITERADA + CONVICO DA OBRIGATORIEDADE Aplicao do Costume A Ao Revisional de contrato no dizia as taxas de juros a serem cobradas. O contratante, julgando-se prejudicado, uma vez que a instituio financeira poderia cobrar qualquer taxa de juros que entendesse pertinente, entrou com uma ao revisional para a nulidade de tal clusula do contrato. O Tribunal deu procedncia e teve de estabelecer uma taxa de juros. Dessa forma, o STJ estabeleceu por usos e costumes que a taxa de juros deveria ser aquela

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

correspondente mdia do mercado. Ento, a falta de lei levou o STJ aos usos e aos costumes. (Precedente: recurso Especial 715894).

.O que so Princpios gerais do Direito? Alguns entendem que estes


esto expressos e explcitos no ordenamento e que decorreriam do prprio ordenamento jurdico. H, contudo, tambm aqueles mais liberais que entendem que estes princpios estariam englobados pelo Direito de Justia Natural. importante, ento, ter em mente que h dois entendimentos sobre os Princpios gerais do Direito. Aplicao dos Princpios Gerais do Direito Lei do Fax 994721: diz que os atos processuais - como a deposio de recurso podem ser praticados mediante fax, ou seja, a petio recursal pode ser enviada ao Foro ou ao Tribunal por meio de fax. Exige a lei apenas que, em at cinco dias aps a transmisso do fax, os originais da petio sejam entregues ao Tribunal. A partir da, surgiu a seguinte questo: ser que aquele que faz uso do mecanismo precisa transmitir, alm da petio, todos os documentos que a acompanham por fax?. Como a lei no dispunha nada sobre isso, o STJ disse que deveriam ser observados os princpios gerais do Direito entendendo que a petio deveria indicar os documentos a ser apresentados, sem envi-los todos por fax, evitando, assim, o congestionamento das reas de trabalho e facilitando a vida dos advogados. Questo da jurisprudncia: jurisprudncia pode ser conceituada como pluralidade de decises sobre diversos casos concretos, ou seja, reunio de precedentes judiciais. Precedente: uma deciso que pode ser invocada como critrio de deciso apenas em casos sucessivos (posteriores) mediante analogia. Orientao tradicional: alguns entendem que os juzes e Tribunais devem apenas julgar de acordo com o direito j expresso por outras fontes, no podendo se afastar disso, de modo que a jurisprudncia assume um carter meramente colaborador. Contudo, outros acreditam que os prprios juzes e tribunais, por meio de suas decises que do expresso s normas jurdicas. Legislador positivo/negativo: tese muito presente no Direito Constitucional que diz que os tribunais em sede de controle e fiscalizao s podem atuar como legisladores negativos dizendo esta lei no se aplica por ser incompatvel, assim, no podem atuar como positivos criando uma lei, dizendo o que a lei no disse. O STF legislador NEGATIVO. Cabe ao legislador (ele mesmo); e, no aos tribunais fazer a extenso lei. luz dessa orientao jurisprudencial, somos tentados a voltar orientao tradicional de que a jurisprudncia apenas contribui aplicao e interpretao do Direito.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Recursos Especiais Repetitivos art. 534 C, CPC: basicamente, este dispositivo que competncia do STJ, diz que no julgamento de recursos especiais repetitivos o STJ deve fixar uma tese jurdica a ser observada em todos os casos subsequentes. Art. 526, CPC: precedente para regular casos sucessivos. Trata do recorrente, do agravante, que, depois de interpor o seu recurso no mbito de tribunal de 2 grau, deve fazer uma cpia da petio do agravo e junt-la em 1 grau no prazo de trs dias a contar da interposio do agravo. Caso o recorrente no o cumpra, seu agravo no ser admitido, no ser, portanto, conhecido nem julgado. Sempre se discutiu se o juiz do tribunal poderia apreciar esta matria sem a provocao da parte contrria do ocorrido do agravado, assim, o STJ fixou em precedente: esta matria, para ser apreciada depende de provocao do agravo, do recurso. Mesmo que no tenha sido cumprido o art. 526, o tribunal deve conhecer o agravo. No sentido usado, o verbo provocar significa que o agravado, quando oferece sua resposta ao agravo do instrumento, deve dizer deixando claro que a providncia do art. 526 no fora cumprida. Ex.: AI- AGR 360461; ADI 4277; ADPF 132 e STJ.Resp 1183378. Quanto doutrina: fonte de consulta a qualquer deciso judicial, mas apenas um meio de contribuir com o precedente, tendo uma funo apenas colaboradora. Quanto equidade: para alguns seria tambm fonte formal do Direito. Esta equidade est prevista no art. 127 CPC. Diz que o juiz s decidir por equidade os casos previstos em lei, ou seja, quando a lei for omissa e nos casos permitidos em lei, o juiz pode dar ao caso a soluo que acha ser a mais razovel. Casos previstos em lei: art. 6 Lei 9999/95 que diz que o juiz adotar em cada caso a deciso que reputar mais justa e equnime. Art. 1109 o juiz no obrigado a observar o critrio de legalidade estrita podendo adotar em cada caso a soluo que reputar mais conveniente e oportuna. Procedimentos de jurisdio voluntria: aqueles instalados quando no h conflito de interesses. Por exemplo, quando o menor precisa de alvar de autorizao para trabalhar. 2. Fontes do Direito Processual Brasileiro Dependendo do aspecto genrico ou especfico que seja apreciado da norma processual, as suas fontes podem ser classificadas em abstratas ou concretas. Fontes Abstratas: so as mesmas do Direito em geral.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

A maioria das leis como fontes de normas processuais stricto sensu , em princpio, de origem FEDERAL (Const. Art. 22, ins. I).Contudo, as LEIS ESTADUAIS tambm so fontes do Direito Processual no que tange: a) s normas de organizao Judiciria (art. 125, pargrafo 1); b) criao, ao funcionamento e ao processo do juizado de pequenas causas; c) Ao procedimento em matria processual (art. 24, inc. X- XI). Fontes Concretas: so aquelas mediante as quais as fontes legislativas examinadas em abstrato efetivamente atuam no Brasil. Didaticamente, podemos dividir as disposies constitucionais, no que se refere a Direito Processual, em trs pontos: A Constituio Federal , em primeiro lugar, a fonte principal do Direito Processual Brasileiro Ela contm dispositivos que dizem respeito organizao judiciria, aos princpios e garantias e jurisdio constitucional (controle de constitucionalidade, jurisdio constitucional das liberdades art. 5 inciso LXVIII e LXIX). Organizao judiciria: preceitos constitucionais que criam e organizam tribunais. Princpios e Garantias: preceitos constitucionais que estabelecem as garantias da Magistratura. Jurisdio Constitucional: Fixam e discriminam competncias, estipulam as diretrizes das organizaes judicirias estaduais que tutelam o processo como garantia individual.

- Art. 92 da CRFB: estabelece os rgos do Poder Judicirio. - Ao Poder Judicirio garantida a independncia, a autonomia. - Art. 101: o STF compe-se de 11 ministros. - CF em diversos dispositivos estabelece a competncia dos rgos (art. 109 inc. I norma que trata da competncia dos juzes federais). Princpios e garantias fundamentais: a Constituio prdiga nisto. o Constituies Estaduais: legislao federal art. 22 Art. 93, CF lei complementar dispor sobre o estatuto da Magistratura observados os princpios (recomendao do professor: conhecer estes princpios inerentes Magistratura). Assim, o objeto da Magistratura deve ser de Lei Complementar. A nossa a LOMAN (Lei Orgnica da Magistratura Nacional) LC n 35/79.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

o Espcie mais importante a Lei Ordinria onde vo ser inseridos os Cdigos. CPC a lei n 5869/73. Alm do CPC, h tambm o CPP Dec.-Lei 3689/41. CLT Dec.-Lei 5453/43 Art. 763 e 769. Art. 475 J, CPC. Art. 889: em matria de execuo na Justia do Trabalho no a lei do Cdigo Civil que aplicada, mas a Lei de Execuo Fiscal que diz que aos trmites do processo de execuo so aplicveis os preceitos que regem os executivos fiscais. Leis Extravagantes: Especficas, so leis extravagantes porque se encontram fora dos Cdigos (no codificada). Ex.: Lei 9784/99: lei que regula o processo administrativo (fora do campo jurisdicional) no mbito da Administrao Pblica Federal. Lei Delegada: art.68 pargrafo 1 Tratados e Convenes Internacionais Art. 5, pargrafo 2 e 3, CF: Pacto de So Jos da Costa Rica 1969 - Decreto 678/92 pelo qual o Brasil adotou o Pacto.

Regimentos Internos dos Tribunais: cada tribunal tem o seu regimento interno que disciplina sua competncia e organizao. A art. 96 - CF inc. I-A diz que compete privativamente aos Tribunais elaborar seus regimentos internos (que disciplinam as questes interna corpori) com observncia das normas do processo e das garantias processuais das partes. Estes regimentos participam do processo legislativo mediante envio de propostas ao Poder Legislativo sobre organizao judiciria COGE: Cdigo de Organizao Judiciria do Estado do Rio Grande do Sul. Lei Estadual 7356/80. Regula a diviso, a distribuio de competncias... Emenda 1963(STF): STF, em caso de decises j assentes na jurisprudncia, poderia compendiar as teses jurdicas fixadas nessas decises em enunciados que seriam reunidos na smula de jurisprudncia predominante do Supremo. - Smulas: preposies, enunciados que condensam teses jurdicas. Smula no tem fora de lei. Nesse sentido, se diz que so smulas persuasivas. - RI STF: a jurisprudncia ser compendiada na Smula de Jurisprudncia Predominante do Supremo.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Art. 479: diz que os julgamentos sero objeto de smula e constituiro precedente. Com base neste dispositivo legal, os Tribunais do pas (STJ, TRF e etc.) passaram a elaborar as suas smulas, a compendiar suas jurisprudncias em smulas. - SMULAS VINCULANTES do a entender que a jurisprudncia fonte de Direito. Art. 103 A, CF. S o Supremo pode edit-las. Efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder do Estado e Administrao Pblica. Assunto regulamentado pela Lei 11.417. 3. Norma Processual DISPOSIO Enunciado que faz parte de um texto normativo, do discurso das fontes. Texto ainda por ser interpretado. DISTINO PRINCPIO X NORMA Princpios: so normas imediatamente finalsticas (Prof. Humberto vila). Isso significa que so normas que estabelecem um estado ideal de coisas a ser atingido, estabelecem um fim. Trata da liberdade, de bens em sentido amplo. Estado ideal de proteo dos direitos visa proteo dos bens em amplo sentido. Art. 398 CPC. Regras: normas imediatamente descritivas, no estabelecem uma forma de atingir um estado ideal de coisas, mas o comportamento que dever ser adotado. Regras so normas do que fazer. NORMA PROCESSUAL Disciplina a atividade jurisdicional, este o seu objeto. A sua natureza ser norma de Direito Pblico justamente por governar a atividade Estatal que a jurisdicional realizada no interesse pblico da pacificao social com justia. a) Normas COGENTES: no podem ser afastadas pela vontade das partes envolvidas; envolvem a maior parte das normas processuais. b) Normas SUPLETIVAS ou DISPOSITIVAS: sua aplicao pode ser afastada pelas partes envolvidas. S ser aplicada se as partes no pactuarem em sentido contrrio. NORMA Produto resultante da interpretao. Disposio, texto j interpretado. Distino corrente hoje em dia.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Art. 333, pargrafo nico do CPC: norma supletiva. Art. 111, competncia inderrogvel, mas estas podem se modificar em razo ao valor do territrio. Ao final dos contratos, estabelecida uma clusula contratual de eleio de foro. 4. Eficcia da Lei Processual no Espao e no Tempo Eficcia da norma processual no ESPAO: Vigora o princpio da territorialidade. O que vale no Brasil a lei BRASILEIRA, lei LOCAL. Art. 1, CPC; 1211, CPC; Art. 1 CPP. Eficcia da norma processual no TEMPO. Campo do Direito Processual Intertemporal. 1) Valem as regras da Lei de Introduo Ao Cdigo Civil (a lei comea a vigorar 45 dias depois de publicada e ter vigor at que outra a modifique ou reforme). Art. 1, 2 e 6. 2) Sucesso de Leis no Tempo: PROBLEMA que s se verifica em processos em curso. Os processos j encerrados esto findos, e aqueles que iniciam aps a lei nova sero regidos segundo seus ditames, pois a lei tem eficcia imediata. Em caso de processos em curso: aplicao da Lei velha ou da Lei nova? a) Unidade Processual: s a lei velha se aplica, incide apenas uma lei sobre o procedimento e esta ser aquela sobre a qual ele foi instaurado. b) Fases Processuais: cada lei rege determinada fase, a lei velha rege aquela parte que se iniciou sob sua vigncia, e a nova reger as posteriores. c) Isolamento dos Atos Processuais: considera o procedimento enquanto srie de atos processuais. A lei tem vigncia imediata, no momento em que ela entra em vigor, os atos processuais praticados sobre sua vigncia passam a ser regidos por ela. Cada ato processual visto isoladamente. SISTEMA ADOTADO PELO DIREITO BRASILEIRO: em princpio, o do Isolamento dos Atos Processuais. Art. 1211, CPC: ao entrar em vigor (a lei nova), suas disposies aplicar-se-o desde logo aos processos pendentes. OBS.: As disposies dessa lei no se aplicam aos processos penais se a fase de instruo j estiver iniciada. Art. 475 J, CPC: multa de 10% caso o devedor no pague o devido. Disposio includa no CPC pela Lei 11232/05. poca que esta lei entrou em

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

vigor, a dvida era se a multa incidia ou no sobre os processos pendentes. O STJ disse que a lei nova incidiria imediatamente inclusive sobre os processos em andamento em homenagem ao Principio do Isolamento dos Atos Processuais. Se a sentena condenatria j houver transitado e sido julgada antes do advento da lei nova, ento no se aplica a multa por ela prescrita (este um dos entendimentos do STJ). Desrespeito ao principio da irretroatividade das leis: smula 205. A lei 8009 que estabeleceu a impenhorabilidade do bem de famlia aplica-se tambm s penhoras realizadas antes da lei entrar em vigor. Ela deveria incidir? Esta dvida foi ao STF e ao STJ que estabeleceu, por fim, que a lei seria retroativa desrespeitando o Princpio do Isolamento dos Atos processuais. Art. 212, CPC Lei 11690/08 instituiu no Processo Penal o Cross- examination brasileiro um mecanismo em que as perguntas so formuladas pelas partes diretamente s testemunhas. Acerca dos pontos pouco esclarecidos, contudo, o juiz poder complementar a inquisio. No entanto, o que se verifica na prtica brasileira (jeitinho brasileiro) que se continua observando a lei j revogada. Smula 367 STJ competncia estabelecida no altera os processos sem sentena aplicao do princpio das Fases Processuais. Processos sentenciados ficam na Justia Federal, Estadual, agora, os que ainda no houverem sido sentenciados podem ir para a Justia do Trabalho. AULA 03 5. Interpretao da Lei Processual (Cap 9) Interpretao da lei a determinao do sentido e do alcance. Ao lado da interpretao temos a chamada integrao com a qual so preenchidas as lacunas da lei. Art. 3 do CPP: a lei processual penal admitir interpretao extensiva e aplicao analgica bem como os princpios Gerais do Direito. Art. 126 CPC: o julgamento da lide caber ao juiz aplicar as normas gerais, no as havendo ocorrer integrao da lei. Art. 461, CPC e: ao para cumprimento de obrigao de fazer ou de no fazer. O vizinho incomodado com o som alto do outro pela madrugada pode entrar com uma ao de no fazer para obrigar o vizinho barulhento judicialmente a no atrapalhar a vida alheia com seu som alto na madrugada.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Art. 461 A, CPC: ao de cumprimento de obrigao de entregar coisa. Pessoa compra soja e no a recebe. Pode se valer de uma ao de obrigao de entregar a coisa. Se a sentena em ambos os casos procedente significa que o pedido foi acolhido. Em caso de descumprimento desta sentena (ausncia de cumprimento espontneo) necessrio execut-la, ou seja, requerer a sua execuo nova fase processual. O executado tambm tem direito de se defender, pois a pessoa que entrou com a ao pode requerer uma execuo abusiva daquilo que foi dito na sentena. O CPC no diz claramente qual o meio de defesa, qual a medida que o executado pode usar para se defender. Neste caso, necessrio incorrer analogia, aos princpios gerais do direito, porque, sem defesa, o executado no pode ficar (direito fundamental, garantia constitucional de todos). A defesa se fazia por meio de embargos, utilizado nas execues de ttulo extrajudicial (quando algum vai a juzo para executar um cheque, uma nota promissria). Esta seria uma das sadas, no entanto, o STJ disse que o mais adequado, de acordo com a nova sistemtica do novo CC, que o executado faa sua defesa por meio de simples petio, ou seja, nos autos da prpria execuo. Aqueles embargos, cujo uso o STJ vetou, se fossem utilizados, dariam causa a um novo processo, a uma nova demanda, diversa da execuo. Diante da incompletude, da lacunosidade do Cdigo Civil, o STJ recorreu integrao (analogia) para vetar os embargos e estabelecer novo meio de defesa ao executado. Art. 535, CPC: Recurso chamado Embargo de Declarao. A finalidade nica e exclusivamente o esclarecimento da deciso. Seja porque esta omissa, obscura ou contraditria. Esse recurso de esclarecimento porque no de substituio. Em alguns casos, este esclarecimento (eliminao da obscuridade, da omisso) pode conduzir a uma alterao no resultado do julgamento, embora a isso no se destinem os embargos de declarao. Quem julga os embargos de declarao sempre o juiz que prolatou a sentena embargada. Do art. 535 ao art. 538 no h nada que diga que a parte contrria deve ser ouvida em relao aos embargos de declarao. Pela letra da lei, a rigor, o juiz no precisa intimar, portanto, a parte contrria para responder aos embargos. No entanto, nos casos em que o julgamento dos embargos de declarao pode conduzir alterao do julgamento embargado (quando a deciso embargada

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

puder ser alterada) a jurisprudncia diz que se impe a intimao do embargado para responder. Como funciona? Tem-se uma deciso: a parte insatisfeita que acredita haver nela obscuridade, omisso ou contradio entra com embargos e pode pedir em consequncia disso a alterao da deciso. O juiz, recebendo os embargos de declarao, se entender que a alegao razovel, plausvel, no pode desde logo alterar a deciso embargada, porque com isso, surpreenderia a parte contrria que tinha a deciso em seu favor. Neste caso, o juiz intima a parte contrria a expor seus argumentos. Habeas Corpos: no prev a intimao do impetrante ou do paciente acerca da sesso de julgamento do habeas corpus pelo tribunal, ou seja, algum impetra um habeas corpos perante o TJ ou STJ. Este habeas corpos processado e julgado por um colegiado de juzes, por uma turma, sem que o beneficirio desse habeas corpos seja intimado. Diante desta lacuna do CPP, a jurisprudncia diz que, se o impetrante requerer a sua intimao (requerimento expresso) pra a sesso de julgamento do habeas corpos, deve receber procedncia. Assim, se fez uma integrao da lei, usando a jurisprudncia. Precedentes supracitados: Rep 721808 STJ; Re 384031 STF e HC 92253. Embargo de declarao com efeito infringente, com efeito modificativo: significa que eles so usados com o propsito de alterar a deciso embargada. JURISDIO Cap.11 1. Introduo Autotutela = autodefesa = justia de mo prpria: vedada pelo ordenamento jurdico (art. 345, CP). Excees: art. 12010, 1283, 742 e 644 exemplos de casos em que se permite a justia de mo prpria como o desforo incontinente (imediato) para manuteno da posse. Ento, em certa medida, posso usar da violncia para defender o que meu, desde que essa medida seja imediata. No entanto, ao definir como crime a autotutela, o Estado a proibiu com o propsito de ele mesmo administrar a Justia. Isso porque no existe apenas um interesse das prprias partes, dos contendores, de que o conflito seja resolvido, acima disto h um interesse pblico na pacificao social (superao dos conflitos). O Estado administra a justia resolvendo os conflitos de interesse por meio de uma de suas funes: a jurisdio. Trs funes bsicas do Estado: Jurisdio (poder Judicirio), Administrao (Poder Executivo) e Legislao (Poder Legislativo). A

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

constituio alm de prev-las, encarrega rgos para exerc-las no com exclusividade. Jurisdio ao mesmo tempo: poder, funo e atividade. Capacidade de decidir imperativamente e impor decises. Art. 2 e Art 5, XXXV, CF 2. Conceito de Jurisdio 2.1. Jurisdio como atividade de substituio Guiseppe Chiovenda (1872): pode-se definir a jurisdio como a funo do Estado que tem por escopo a atuao da vontade concreta da lei por meio da substituio pela atividade de rgos pblicos da atividade de particulares e de outros rgos pblicos. O Estado substitui a atividade das partes. Se as prprias partes, por meio de sua atividade, no resolveram o conflito de interesses, o Judicirio deve entrar em cena em substituio da atividade dos contendores a fim de resolver o conflito. Dessa forma, a jurisdio em sua atividade de substituio tem carter secundrio. Crtica: esse conceito de jurisdio no consegue explicar a totalidade do fenmeno. Por exemplo, no processo penal, em se tratando deste, no h atividade direta possvel e imaginvel das partes que possa resolver o conflito de interesses. Se esta no existe, a atividade do Estado no de substituio, direta, primria. Recentemente, em determinadas hipteses, o divrcio pode ser feito em cartrio, extrajudicialmente. Contudo, h outros casos em que o divrcio s pode ser realizado por meio do Judicirio. Se a atividade direta das partes no concebvel, a jurisdio no pode ser secundria. Atividade exercida por um terceiro imparcial, diverso das partes contendoras. 2.2. Jurisdio como atividade destinada eliminao da lide

Fracesco Carnelutti (1879 1965): concepo de que a jurisdio uma atividade de justa composio (significa eliminao) de uma lide, de um conflito de interesses mediante o estabelecimento de uma norma de direito material que disciplinasse o caso, dando razo a uma das partes. Adeptos: Professor Galeno Lacerda diz que a jurisdio como atividade especfica do Poder Judicirio existe por causa do conflito para solucion-lo. Isso significa que sem lide, sem conflito, no h atividade jurisdicional.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Essa concepo est presente no Cdigo de Processo Civil. Ex.: art. 128 Crtica: esse conceito no explica internamento o fenmeno jurisdicional. Em primeiro lugar, porque a superao dos conflitos pode se dar em outros meios, em outros mbitos e no apenas mediante processo jurisdicional. Por exemplo, a superao pode ser obtida por meio da arbitragem (fora do mbito do processo jurisdicional). Alm disso, hoje em dia, h no ordenamento jurdico brasileiro, casos em que a jurisdio exercida (e no possvel negar a atividade) sem que haja de fato qualquer litgio ou conflito de interesses a ser resolvido: caso da jurisdio constitucional - em sede de controle de constitucionalidade a nica coisa que se faz ver a compatibilidade de uma lei com a Constituio em abstrato. Precedentes que corroboram isto: Rel 397 QO; ADI 14334 MC (STF) Conceito clssico tradicional (Saldanha): jurisdio constitucional no jurisdio. Por este conceito, a crtica quase nula. 2.3. Coisa Julgada como caracterstica da Jurisdio

A coisa julgada um instituto que, antes de mais nada, goza de status constitucional, proteo do art. 5 inc. XXXVI da Constituio. Coisa julgada: a matria que se decidiu em determinado processo no pode voltar a ser discutida e decidida em outro. A coisa julgada impede que o que se discutiu e se decidiu em um processo seja discutido e julgado de novo em outro processo. Art. 467 e 468 do CPC: denomina-se coisa julgada a eficcia que torna imutvel e indiscutvel a sentena no mais sujeita a recurso. Conceito: o que se sustenta que ato jurisdicional aquele que produz coisa julgada. Crtica: nem todos os atos jurisdicionais produzem a coisa julgada. Embora a coisa julgada seja til como instituto processual para identificar os atos jurisdicionais, a partir dela no conseguimos identificar todos eles, apenas alguns. Nesse conceito, esto sendo postas de fora as decises meramente processuais, ou seja, esta concepo no explica a natureza jurisdicional das decises meramente processuais, das decises em execuo, de processo cautelar... Art. 468, CPC: a sentena que julgar total ou parcialmente a lide tem fora de lei, ou seja, tem autoridade de coisa julgada, nos limites da lide e das questes decididas.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Contrato entre duas pessoas jurdicas que foi descumprido. Uma das pessoas jurdicas ao invs de entrar contra a outra, entra contra um scio. Este no tem legitimidade de estar em juzo, pois pessoa diversa da pessoa jurdica. Neste caso, o juiz nem se pronuncia sobre o caso, apenas o extingue sem resoluo do mrito por ilegitimidade do ru. Essa sentena, portanto, no julga a lide, no recebendo a autoridade da coisa julgada. Isso significa que a pessoa pode entrar quantas vezes quiser contra o scio, mesmo que o processo seja sempre extinto no fim. 2.4. Imparcialidade como caracterstica da jurisdio

Sentido de que a causa no seja julgada por algum com interesse nela, com interessem que a vitria seja de A ou de B. Garantia aos litigantes de que a causa ser julgada por um terceiro equidistante em relao aos interesses discutidos. Nemo iudex in re suam: ningum juiz em causa prpria. Em relao a esta caracterstica, praticamente ningum acredita, realmente, a atividade jurisdicional aquela exercida por um terceiro imparcial, mas, recentemente, o que se tem dito que no se deve sobrevalorizar esta caracterstica da jurisdio. Na administrao, (funo administrativa) esta caracterstica tambm se faria presente. Art. 37 da CF: administrao publica direta ou indireta dos estados municpios, obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade... luz do princpio da impessoalidade, a imparcialidade no caracterizaria apenas o instituto da Jurisdio. 2.5. Outras caractersticas 2.5.1. Jurisdio Como Funo Tipicamente Estatal Funo de cujo exerccio esto encarregados os juzes e os rgos do Poder Judicirio. Art. 1 do CPC: a jurisdio civil exercida pelos juzes em todo o territrio nacional. A partir dessa impostao, so entendidos certos princpios. 2.5.1.1 Princpio da Investidura O que preciso para ser juiz estar investido da autoridade de juiz, por um ato legtimo, oficial. Embora os estagirios faam grande parte do trabalho em muitos locais, quem assina o juiz, pois a assinatura do estagirio no produz ato jurisdicional.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Art. 132, CPC: o juiz titular ou substituto que concluir a audincia, julgar a lide, salvo se estiver convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado, casos em que passar os autos ao seu sucessor. 2.5.1.2 Princpio da Indelegabilidade da Jurisdio A jurisdio atividade indelegvel. O juiz no pode deleg-la ao escrivo, ao estagirio ou a quem seja, pois deve ser exercida pelo juiz pessoalmente. Excees: art. 492, CPC: diz respeito ao rescisria: se os fatos alegados pelas partes dependerem de prova o relator delegar a competncia do juiz de direito da comarca onde deva ser produzida. Proposta perante um tribunal. Caso se faa necessria a produo de alguma prova, em local onde no est situado o Tribunal, o juiz deste pode requisitar a cooperao de outro juiz de outro local, no que se refere produo de provas, por exemplo: ouvir alguma testemunha que no reside no local do tribunal. Art. 102, inc. I M, CF: cabe ao STF processar e julgar a execuo e a sentena das causas de sua competncia originria facultada a delegao para a prtica de atos processuais. Nem todas as demandas so propostas em primeiro grau da jurisdio, mas o so em mbito do STF, do STJ (causas de competncia originria dos tribunais). A execuo da prtica de atos materiais extrair um bem de uma pessoa e passar para o patrimnio de outro por exemplo. Um ministro em Braslia pode necessitar da cooperao de um juiz de Porto Alegre. Esta relao de cooperao se estabelece por meio de cartas. Art. 201, CPC: expedir- se - cara de ordem de o juiz for subordinado do Tribunal do qual ela emanar. Carta rogatria quando dirigida a autoridade judiciria estrangeira e precatria nos demais casos. Se o juiz de POA necessita da cooperao do juiz de Canoas expede uma Carta Precatria.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Como visto, a rigor, no h uma delegao, o que se estabelece uma relao e cooperao entre os rgos. 2.5.1.3. Princpio da Aderncia da Jurisdio Ad Territorial Aderncia da jurisdio ao territrio sujeito a sua jurisdio. Ela s pode ser exercida dentro dos limites territoriais fixados a cada rgo jurisdicional. Juiz de Porto Alegre s exerce jurisdio dentro da comarca de porto alegre. O TJRS somente exerce sua jurisdio dentro do Estado do RS. O TRF4 somente exerce sua jurisdio dentro do Estado de SC, do PR e do RS, o STJ e o STF em todo o territrio nacional. Este princpio tem relao com a cooperao. Se cada rgo s pode exercer sua jurisdio dentro do territrio jurisdicional para ele fixado, em determinados momentos ir necessitar da cooperao de outros tribunais. 2.5.1.4 Princpio do Juiz Natural Jurisdio uma funo tipicamente estatal da qual est encarregado um juiz natural. O que este juiz natural? o juiz competente, no sentido de que deve ter competncia para julgar o processo. Alm disso, deve fazer parte dos quadros do poder Judicirio. Juiz Natural: competente, imparcial e indicado pelas normas constitucionais e legais. Art. 5, XXXVII, CF: no haver juzo ou tribunal de exceo. Art. 5, LII, CF: Ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. 2.5.1.5 Princpio indeclinvel da Jurisdio como Atividade

O juiz tem o dever de se pronunciar, no pode eximir-se de julgar. Art. 126 CPC: o juiz no se exime de sentenciar ou despachar. Do contrrio, se teria denegao de justia. No pode o juiz, como se dizia antigamente, dizer non liquet. Existe um livro chamado noites ticas que narra a histria de que um sujeito muito honesto, probo, resolveu cobrar

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

uma divida de um sujeito muito desonesto, muito improbo. O que aconteceu foi que o autor no conseguiu provar a existncia da divida. Embora o juiz conhecesse as partes e soubesse que a divida existia, no pode acolher o pedido, uma vez que no havia provas dizendo non liquet, ou seja, no est claro. Hoje, o juiz deve julgar haja prova ou no. Quando se diz que a jurisdio tipicamente estatal se est dizendo que os juzes naturais que esto encarregados da atividade e que eles so competentes, esto investidos da capacidade de julgar e s podem atuar dentro dos limites da jurisdio de sua comarca. 2.5.2. Imperatividade ou Inevitabilidade Isso significa que os atos jurisdicionais so imperativos, inevitveis e que a eles esto sujeitas as partes independentemente de suas vontades. Jurisdio no apenas o poder de decidir, mas tambm de impor as decises. Judicirio no rgo consultivo, no d conselho e nem palco de desfile de teses acadmicas. Conceito de jurisdio encerra no s a ideia de potestas, como tambm a noo de imprio ao evidenciar que no h jurisdio onde o juiz no tem capacidade de impor, em carter compulsrio, as suas decises. 2.5.3 Inafastabilidade o poder judicirio que detm o monoplio da atividade jurisdicional. Art. 5, inc. XXXV, CF: a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direitos. Isso significa que inafastvel do Poder Judicirio. Como fica a arbitragem? Lei 9307/96 art. 1: as pessoas capazes de contratar podero valer-se da arbitragem para dirimir litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis (ou seja, que podem ser objeto de transao). Por exemplo, uma loja famosa que concede franquias de seu negcio. Aquele que quer se estabelecer no comrcio firma um contrato de franquia e abre sua loja com o nome da principal. As partes podem estabelecer em clusula que os litgios decorrentes sero resolvidos por meio da arbitragem. A arbitragem (meio alternativo de soluo dos conflitos) no precisa estar prevista em clusula, pode ser convencionada tanto antes quanto

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

depois. O STF disse que a arbitragem no inconstitucional uma vez que no obrigatria. Juiz leigo no tem capacidade de decidir ou impor suas decises, precisa estar junto de um juiz togado. A prpria Constituio prev a possibilidade da participao dos juzes leigos, porm, eles no podem decidir por si s. Hoje em dia, muitos sustentam que, na arbitragem, se exerceria a jurisdio. Se adotarmos exclusivamente o conceito Carneluttiano de jurisdio, diremos que na arbitragem se exerce sim jurisdio. Art. 18 da Lei 9307/97: o rbitro juiz de fato e de direito e a sentena que proferir no fica sujeita a recurso ou homologao do Poder Judicirio. Ou seja, a sentena arbitral tem a mesma fora da sentena judicial. A sentena arbitral produz entre as partes os mesmos efeitos proferidos pela judicial e, sendo condenatria, pode ser executada pelo mbito do Judicirio. Nos casos previstos, por exemplo, os de vcios procedimentais em que uma das partes no teve algum direito assegurado, a sentena arbitral pode ser anulada pelo poder Judicirio. Diferena entre os atos arbitrais e os judiciais: estes no podem ser revisados por rgos estranhos aos do Poder Judicirio, enquanto aqueles podem ser revistos pelos rgos do Poder Judicirio. 2.5.4 Irrevisibilidade Externa Os atos jurisdicionais se caracterizam pelam irrevisibilidade externa, ou seja, so insuscetveis de exame, no podem ser examinados fora dos quadros do poder judicirio. Dessa forma, a arbitragem (levando em conta este princpio) no poderia ter natureza jurisdicional sendo um meio alternativo, um equivalente jurisdicional. Atos jurisdicionais x Atos Administrativos: uma vez que a lei no pode excluir leso ou ameaa ao direito, os atos administrativos so suscetveis de exame pelo Poder Judicirio, contudo os atos jurisdicionais do Poder Judicirio no so suscetveis de exame pela Administrao. O entendimento predominante na jurisprudncia o de que o que se pode examinar no ato administrativo somente a sua legalidade, visto que a sua convenincia e oportunidade de adoo assunto da Administrao, no cabendo ao Judicirio fazer poltica pblica. Atualmente, o Judicirio est se apropriando de campos que no deveriam ser seus.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Processo de impeachment: feito pelo Senado Federal. Este ato revisvel pelo Poder Judicirio, assim, por este critrio, no pode ser ato jurisdicional, uma vez que no dotado de irrevisibilidade externa. Tribunal de Contas: tambm seus atos so revisveis pelo poder Judicirio. Dvida: Atos do Poder Judicirio no so revisveis por rgo externo, mas e o CNJ? Primeiro que este no rgo externo, rgo interno elencado como do Poder Judicirio no art. 92 da CF. Alm disso, o CNJ no tem competncia para reviso de atos jurisdicionais. (Art. 103 B, CF) o STF j disse isso em seu precedente MS 28598. AULA 04 Jurisdio (continuao) 2.5.5 INRCIA (pgina 159 do livro) Jurisdio = atividade provocada, no h jurisdio sem ao Aforismo latino que traduz isso: nemo iudex sine actore Traduo: Ningum juiz sem autor. A inrcia em relao instaurao do processo, pois uma vez instaurado o juiz tem plenos poderes para continuar o procedimento de ofcio. Exemplos Art. 2, CPC: o juiz s presta tutela jurisdicional se a parte interessada requerer nos casos e formas legais. Art. 262, CPC: o processo civil comea por inciativa da parte, mas se desenvolve por impulso judicial (do prprio juiz) Art. 24, CPP: crimes de ao publica (aula seguinte iremos estudar a classificao da ao penal) esta ser promovida por denuncia do Ministrio Pblico. Ento, por meio de denncia. Art. 30, CPP: ao ofendido ou a quem tenha qualidade para represent-lo caber intentar a ao privada. A regra de que o juiz no comece nada. Porm, h excees. Justificativas da Inrcia o Para preservar a imparcialidade do juiz. o Para preservar a liberdade da parte de iniciar o processo quando quiser.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Excees Art. 989, CPC: juiz determinar de oficio que se inicie o inventrio se nenhuma das pessoas mencionadas nos artigos precedentes requererem nos casos legais. De oficio = sem qualquer provocao = Ex officio. Art. 1142, CPC: em casos de ser jacente a herana (ou seja, quando os herdeiros no so conhecidos) o juiz de ofcio em cuja comarca estiver o falecido iniciar procedimento de arrecadao dos bens do morto. Art 654, pargrafo 2, CPP: os juzes tm competncia de ofcio para conceder habeas corpus. Os Tribunais concedem de ofcio habeas corpus, pois tm esse poder. Art. 878, CLT: o juiz pode dar de ofcio o inicio execuo da sentena. A execuo poder ocorrer ex officio. Lei 7210/84 Lei de Execues Penais: tambm a execuo penal pode ser deflagrada de ofcio pelo juiz.

2.5.6. Jurisdio como atividade destinada aplicao do Direito Essa caracterstica uma das mais importantes. Jurisdio advm de Juris / dictio Dizer o direito. Podemos conceituar a jurisdio como atividade destinada formulao de uma norma jurdica concreta que deve reger determinada situao. Aplicao da lei a um caso concreto. Ter em mente que, com essa caracterstica, exclumos a Jurisdio Constitucional, pois nela no h aplicao da lei a um caso, apenas a verificao de compatibilidade de uma norma com a Constituio (em tese). No entanto, ser que s esta atividade basta? Basta que o juiz, determinada a sentena, julgue procedente o pedido do autor para condenar o ru a pagar uma indenizao de tantos reais? Basta o juiz dizer que julga procedente a ao para condenar o ru? o Ao processo penal, no basta esse tipo de condenao. o Ao processo civil, basta somente se o ru cumprir espontaneamente a ao.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Para tornar efetiva a norma concreta formulada, necessria a atuao de outra atividade. Assim, a jurisdio no se esgota na formulao da norma concreta, em alguns casos (quando a norma no ser cumprida espontaneamente pelo destinatrio) a jurisdio precisa exercer tambm a atividade de atuao prtica da norma que a execuo. Art. 117.3, Constituio Espanhola: Exerccio da jurisdio em todo tipo de processo julgando e fazendo executar o julgado correspondem exclusivamente aos rgos do poder judicirio. Nisto consiste a atividade jurisdicional: julgar e executar o julgado. Penhora eletrnica: juiz tem acesso conta bancria, ao cpf, ao cnpj do executado e pode apreender o seu dinheiro disponvel (ato material, concreto). A imperatividade que se faz presente na atividade do Poder Judicirio no a mesma da arbitragem. Esta precisa do Judicirio para fazer valer suas decises. Para a prova, o que interessa a ideia, o que pode ser dito em relao Jurisdio. No h necessidade de colocar todas as excees, mas importante detalhar. 3. CLASSIFICAO OU ESPCIES DA JURISDIO A afirmao corrente a de que a jurisdio una e indivisvel, porque manifestao da soberania estatal, uma das funes atreladas ao Estado. Sendo o poder soberano estatal uno e indivisvel, assim tambm a jurisdio. Contudo, por uma questo didtica ela classificada: De acordo com seu Objeto 3.1. Jurisdio Penal: objeto so as causas penais, as pretenses punitivas 3.2. Jurisdio Civil: objeto so todas as causas no-penais e todas as pretenses diversas das punitivas. Essa espcie tomada em sentido amplo. De acordo com os rgos que a exercem 3.3. Jurisdio Comum: tudo o que no se inclui na justia especializada se encontra no mbito da justia comum que, portanto, definida por excluso. So comuns a Justia Federal Comum e a Justia Estadual. 3.4. Jurisdio Especial (especializada): Justia do Trabalho (litgios atinentes a relaes trabalhistas) Justia Eleitoral (litgios atinentes matria eleitoral, direitos polticos) Justia Militar (competncia de processar e julgar crimes militares definidos em lei como tais).

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Essa distino ditada pelas regras de competncia previstas na Constituio. Estas regras atribuem competncia ora Justia comum, ora Especializada para julgar as causas, e essa distino leva em conta a natureza da relao jurdica litigiosa, a natureza do litgio. Constituio = estabelece regras de competncia dividindo, com isso, a jurisdio em comum e a especializada. O que no for de competncia da Justia especializada (de quaisquer delas) e nem da Justia Federal Comum (que so as competncias definidas pela Constituio) de competncia da Justia Estadual. Ressalva: ns temos Justia Militar Federal e Estadual. De acordo com a hierarquia desses rgos 3.5. Jurisdio Inferior 3.6. Jurisdio Superior Para compreender tal distino preciso conhecer a distino entre competncia originria e competncia recursal. Competncia originria: aquela que confere a algum rgo o poder de conhecer uma causa desde seu incio, ou seja, para dar conta do processo desde a sua instaurao. Competncia recursal: aquela para processar e julgar recursos em face de decises de outros rgos. A regra a de que os juzes de primeiro grau detm a competncia originria fazendo parte da jurisdio inferior uma vez que os Tribunais a que eles se encontram vinculados, nessa medida, fazem parte da jurisdio superior. Contudo, Tribunais como o TRF4 tem competncia para julgar originariamente determinadas causas e das decises por eles proferidas cabem recursos a rgos superiores. Nessa medida, tais tribunais fazem parte da jurisdio inferior em relao a estes rgos superiores como o STJ. Quando deciso do STJ couber recurso ao STF ento aquele ser rgo de jurisdio inferior em relao ao STF que ser de jurisdio superior. O STJ exerce jurisdio superior em relao aos Tribunais de segundo grau. Art. 102 e 105 inc. I da CF diz que compete ao STF processar e julgar originariamente (competncia originria). DISTINO DENTRO DA JURISDIO CIVIL 3.7. Jurisdio Contenciosa: h conflito

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

3.8. Jurisdio Voluntria: no h conflito. Atividade de administrao de interesses. Por muito tempo, se discutiu se a jurisdio voluntria era mesmo jurisdio, ultimamente tem se dito (posio predominante) que embora se trate de uma atividade administrativa de interesses relevantes que poderia ser atribuda a outro rgo estatal, sim atividade jurisdicional, na medida em que atribuda aos rgos do poder judicirio que a desempenham aplicando a lei ao caso concreto com imperatividade. Exemplo de jurisdio voluntria: querer mudar o nome. LIVRO IV: Dos Procedimentos Especiais Titulo I trata dos procedimentos especiais de jurisdio contenciosa ao de prestao de contas, aes possessrias, inventrios, partilha... Titulo II trata dos procedimentos de jurisdio voluntria separao consensual, execuo de testamentos, curatela dos interditos, nomeao de tutor ou curador... Exemplos Art. 112: processar-se- o pedido de emancipao. Trata de uma simples administrao de interesses relevantes de algum. Quando duas mulheres querem reconhecer sua unio homoafetiva. Quando um menor deseja trabalhar e precisa de um alvar do juiz. 4. LIMITES DA JURISDIO O primeiro limite de carter territorial: a jurisdio exercida dentro de determinado territrio. Art. 1, CPC: A jurisdio civil contenciosa e voluntria realizada pela juiz em todo o territrio nacional. No h no CPP uma norma especfica, mas a regra que se usa a que se extrai do Art. 5 do CP segundo a qual se aplica a lei brasileira ao crime cometido no territrio nacional. Todos aqueles que se encontram dentro do territrio (nacionais ou estrangeiros) esto sujeitos tanto jurisdio civil quanto jurisdio penal. No entanto, no se submete jurisdio de determinado Estado, em primeiro lugar, os Estados estrangeiros, depois os agentes diplomticos e ainda os Organismos internacionais (ONU, OEA...). Assim, por uma questo e soberania, um Estado no pode subjugar outro sua lei. Art. 109, inc. II, CF: Aos juzes federais (primeira instncia) compete processar e julgar as causas entre Estado Estrangeiro ou Organismo internacional de um

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

lado e, de outro, o municpio ou pessoa domiciliada e residente no pas. Quem tem a competncia recursal? No o TRF, nesse caso, mas o STJ. Art. 539, inc. II. B, CPC: sero julgadas em recurso ordinrio ao STJ as causas expostas acima. Nesses casos, ento, o TRF no tem competncia recursal. A regra a imunidade da jurisdio, mas o Estado estrangeiro pode renunciar a essa jurisdio. Proposta a causa, o Estado estrangeiro citado e diz se aceita a jurisdio ou se a recusa invocando a imunidade de jurisdio. Ro 69 STJ Mrito administrativo: convenincia de se adotar determinado ato tarefa da Administrao. O Judicirio vai controlar a legalidade disso. Se uma empresa sofrer fiscalizao da Superintendncia do Trabalho (auditores fiscais). Em caso de eles verificarem que determinado maquinrio suscetvel de causar risco a integridade fsica dos trabalhadores e baixarem um ato de interdio deste maquinrio. Em principio, o mrito do ato administrativo no pode ser examinado pelo judicirio, mas pela Administrao. Todavia, os aspectos legais do ato devem ser examinados pelo Poder Judicirio. Art. 814, CC: Dvidas de jogo ou aposta no obrigam a pagamento, mas no se pode recobrar a quantia que voluntariamente se pagou. 5. ORGANIZAO JUDICIRIA BRASILEIRA rgos do Poder Judicirio:
Art. 92. So rgos do Poder Judicirio: I - o Supremo Tribunal Federal; STF I-A o Conselho Nacional de Justia; CNJ II - o Superior Tribunal de Justia; STJ III - os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; TRF e JF IV - os Tribunais e Juzes do Trabalho; TT e JT V - os Tribunais e Juzes Eleitorais; TE e JE VI - os Tribunais e Juzes Militares; VII - os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios. Art. 98. A Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados criaro: I - juizados especiais, providos por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarissimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau; II - justia de paz, remunerada, composta de cidados eleitos pelo voto direto, universal e secreto, com mandato de quatro anos e competncia para, na forma da lei, celebrar casamentos, verificar, de ofcio ou em face de impugnao apresentada, o processo de habilitao e exercer atribuies conciliatrias, sem carter jurisdicional, alm de outras previstas na legislao.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01


1 Lei federal dispor sobre a criao de juizados especiais no mbito da Justia Federal.

Tribunal do Jri
XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

JUSTIA ESTADUAL COMUM


Fontes: CF, CE, Lei 7336/80 (COJE), Lei 9099/95 (LJE), Lei 12153/09 (LJEFP) e o RI TJRS.
Art. 125, CF. Os Estados organizaro sua Justia, observados os princpios estabelecidos nesta Constituio.

TJRS JUZES DE PAZ TRIBUNAL MILITAR ESTADUAL CJM JUZES TOGADOS: eram juzes temporrios que com a CF de 1988 passaram a ser estveis. Cargo em extino Art. 21, Ato das Disposies Temporrias da Constituio Federal.

JUZES DE DIREITO

JUIZADOS ESPECIAIS
TRIBUNAL DO JURI PRETORES

PRIMEIRO GRAU Sistemas de Comarcas e Varas.

COMARCA: A Justia Federal dividida em comarcas. A Comarca um ou mais municpios. A jurisdio da Comarca ser exercida por Juiz de Direito (art.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

72, CE). Em cada comarca h FOROS JUDICIAIS e FOROS EXTRAJUDICIAIS que tm seus respectivos ofcios os quais recebem o nome de Cartrios. No que tange aos primeiros, cada cartrio corresponde a uma Vara. Em um Foro, podemos ter uma ou mais de uma Vara, e a cada Vara corresponde um cartrio. (Art. 90 a 92 do COGE). Em cada uma das varas haver um juiz de direito. Comarca de POA est dividida em Foro Central e Foros Regionais.

JUIZADOS ESPECIAIS
Os juizados especiais so de dois tipos (cveis e criminais). Alm dos juzes de direito (que so os juzes togados) haver nos juizados especiais, conciliadores e juzes leigos (auxiliares da Justia) Art. 7 da LGE. N. Os conciliadores desempenham a atividade de conciliao. Os juzes leigos proferem decises submetidas homologao pelo juiz togado. (art. 40 da LGE). Os juizados especiais so de primeiro grau. O sistema dos Juizados Especiais fechado em si mesmo, isso significa que o recurso cabe s turmas recursais em 2 grau (art. 41 da LGE), e no ao TJ. Caber recurso, portanto, ao prprio juizado (turma de trs juzes togados em exerccio no primeiro grau de jurisdio). Caber apelao que poder ser julgada por turma de tambm trs juzes de direito de primeiro grau. Antes da Lei, a prpria Constituio que define como ser composta a turma. Os sistemas dos Juizados Especiais so formados pelos Juizados Especiais Cveis, Criminais e da Fazenda Pblica. Os Juizados especiais julgam causas cveis interesse dos Estados.Art. 17 da LGEFP diz que os recursos tambm devem ser dirigidos s turmas recursais.

JUIZADOS DE PAZ
Presidir atos de casamento e atribuies conciliatrias. Segundo o COGE, em cada zona do registro civil haver um juiz de paz a quem competir presidir o ato do casamento civil.

JUSTIA MILITAR ESTADUAL


CONSELHO DE JUSTIA MILITAR Competncia de primeiro Grau. TRIBUNAL MILITAR ESTADUAL

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Segundo Grau. Ser composto por sete juzes. Processar e julgar os servidores militares estaduais nos crimes militares que praticaram.

TRIBUNAL DE JUSTIA DO RS
O tribunal de Justia composto por 140 Desembargadores com sede na capital e jurisdio no territrio do estado. 1/5 dos lugares do Tribunal de Justia deve ser composto por advogados e membros do MP. A principal competncia do TJ a recursal e est descrita no art. 95, inc. XII da CE. Compete ao TJ julgar em nvel de recurso matria cvel e penal de sua competncia. No cabe recurso das turmas recursais ao TJ. Cabe recurso dos Juzes de direito, dos pretores e do tribunal do jri ao TJ. Como se organiza o TJRS? O TJRS tem um rgo chamado PLENO que composto pela totalidade dos desembargadores. Pode ainda este funcionar em rgo especial composto por 25 desembargadores (critrio de escolha a antiguidade no posto). Algumas atribuies do pleno so delegadas ao rgo especial. O PLENO funciona em rgo especial. (Art. 5 e 7, RI, Art.92, CE e Art. 10, COGE). O TJRS se divide em duas sesses: 1) Seo Cvel: composta de turmas, grupos e cmaras. So 4 desembargadores os componentes das cmaras, mas somente 3 participam dos julgamento, ento, h uma espcie de rodzio. Os grupos renem duas cmaras, assim, so compostos por oito juzes, mas apenas 5 podem participar dos julgamentos. As turmas so compostas por todas as cmaras. a. Seo de Direito Pblico b. Seo de Direito Privado 2) Seo Criminal: no compreende as Turmas. Cmaras (4 desembargadores participando do julgamento 3 deles) so rgos colegiados menores e Grupos (8 desembargadores com 5 podendo participar do julgamento) so rgos colegiados maiores. As turmas servem para uniformizao da jurisprudncia do Tribunal. Ou seja, quando as cmaras no se entendem a respeito de dada matria, a parte interessada pode requerer a uniformizao da jurisprudncia. Quem vai realizar essa uniformizao a turma. Cada um dos rgos julgadores tem a sua Secretaria.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Os tribunais, no Brasil, so rgos colegiados: destinados prolao e julgamento colegiados. Espera-se que eles funcionem em rgos colegiados (turmas, grupos e cmaras). rgos colegiados: so aqueles compostos por mais de um julgador. comum utilizar-se a expresso rgo fracionrio.

JUSTIA FEDERAL COMUM


Tribunal Regional Federal
Funciona em PLENO (27 desembargadores), em Corte Especial (15 desembargadores), em Sees (so quatro cada qual com oito turmas) e em Turmas (3 desembargadores federais). o Primeira Seo: julgam feitos de natureza trabalhista, tributria. o Segunda Seo: julgam feitos de natureza administrativa, civil e comercial. o Terceira Seo: julgam feitos de natureza previdenciria e de assistncia social. o Quarta Seo: julgam feitos de natureza penal. Competncia do TRF: recursal, apreciar em grau de recurso as decises proferidas pelos juzes federais.

Juzes Federais
Esto lotados em varas federais que esto compreendidas dentro do territrio de determinado estado (varas federais do estado do RS, de SC, do Paran...). Seo Judiciria compe as varas federais de um estado.

Juizados Especiais Federais


Em primeiro grau, composto de juzes federais, em segundo grau composto de turmas recursais. Caso as turmas recursais do JEF do Estado do RS, por exemplo, no se entendam com as de SC, possvel fazer um pedido de uniformizao de jurisprudncia que ser julgado por uma TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAO. Caso as turmas recursais da quarta regio (RS, SC e Paran) no se entendem com as turmas de outra regio cabvel um pedido de Uniformizao a uma TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAO. Cada um julga ou interpreta de um jeito a mesma matria.

Tribunal do Jri Federal

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Existe e pode ser realizado luz da Constituio. Disputas sobre os direitos indgenas, crimes cometidos a bordo de navio ou aeronave so de competncia do tribunal do jri. So raros os Juris federais, mas existem. AULA 05

JUSTIA FEDERAL ESPECIALIZADA

JUSTIA MILITAR DA UNIO


O SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR de segundo grau de jurisdio em relao s AUDITORIAS MILITARES E AOS CONSELHOS DE JUSTIA.

JUSTIA ELEITORAL
Em pocas de eleio, junto aos juzes eleitorais se formam as juntas eleitorais para auxiliar. Em cada estado federal h um TER, e cada TRE tem 7 juzes. Existe um TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL que julga recursos dos TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS que, por sua vez, julgam recursos dos JUZES e das JUNTAS ELEITORAIS.

JUSTIA DO TRABALHO
Antes da Constituio, tnhamos Juntas do Trabalho. O que nos interessa mais o TRT da 4 regio que envolve o estado do Rio Grande do Sul. Existe um TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO que julga recursos dos TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO que, por sua vez, julgam recursos dos JUZES DO TRABALHO.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA


um rgo de superposio no mbito de justia comum, tanto em relao Justia Federal quanto Estadual. Compete ao STJ, entre outras coisas, (inc. III) julgar em recurso especial as causas decididas em nica ou ultima instancia pelos TRF ou pelos Tribunais dos Estados, DF e Territrios.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA

TRIBUNAL DE JUSTIA

TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS JUZES FEDERAIS

JUZES DE DIREITO

Limitao do STJ: Recurso Especial s cabvel em face de ultima instncia quando vier do TJ ou do TRF. 33 ministros Saber competncia de cada uma das Turmas

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA


Controle administrativo e financeiro (oramentrio). No se trata de um rgo de controle externo, pois rgo prprio do Poder Judicirio. Os atos do CNJ podem ser revisados pelo STF (art. 102, CF).

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL


Tudo aponta ao STF, porque ele o rgo de cpula do Judicirio. Art. 102, inc. III: Compete ao STF precipuamente a guarda da Constituio: julgar em Recurso Extraordinrio causas decididas em nica ou ultima instancia quando a deciso em sntese contrariar dispositivo da CF. Competncia originria do STF: compete ao Supremo processar e julgar originariamente as aes do Conselho Nacional de Justia. O Recurso Extraordinrio cabvel em face de qualquer deciso de qualquer rgo que contrarie a CF, desde que essa deciso seja de nica ou ltima instancia. Da deciso das Turmas Recursais, em tese, possvel, por meio de recurso extraordinrio levar a causa ao STF. Assim tambm em relao s decises dos tribunais militares estaduais. No mbito dos Tribunais de Justia e do prprio STJ h dois cenrios que podem se verificar: a) A deciso dos TJs ou dos TRFs pode ser levada por recurso especial ao STJ b) Ao mesmo tempo, por meio de recurso extraordinrio ao STF. No STF, so 11 ministros, os rgos so o PLENO e duas turmas, cada qual com cinco ministros, pois o Presidente no faz parte de nenhuma turma, s atua no Plenrio (Pleno).

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Ningum ajuza recurso, o recurso interposto. Quem tem poder para interpor recurso o Ministrio Pblico, o terceiro prejudicado e mais um caso previsto em lei. OBS. Final: vale mais at para a prtica, quando vocs estiverem com alguma duvida quanto organizao interna, quanto competncia ou a algum procedimento a ser realizado pelo tribunal, consultar o respectivo Regimento Interno sempre. AO 1. INTRODUO Art. 5 inc. XXXV, CF: A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa ao Direito. Princpio do non liquet. Ao: direito ao exerccio da jurisdio, poder de exigir esse exerccio. A jurisdio provocada por meio da ao. Contudo, esta no mero direito de ingressar em juzo, no mero direito de provocar a atuao do Poder Judicirio. Isso faz parte do conceito de ao, com certeza, mas este conceito, compreende tambm o direito tutela jurisdicional (direito proteo jurdica efetiva). DIREITO AO EXERCCIO DA JURISDIO DIREITO TUTELA JURISDICIONAL
DIREITO OU PODER DE ACESSO JUSTIA.

Podemos dizer vista do art. 5 inc. XXXV que na ao est o direito ou poder de acesso Justia. Durante muito tempo se discutiu a natureza jurdica do direito de ao, hoje em dia, essa discusso est praticamente superada. No h qualquer repercusso prtica, alis. A questo a seguinte, ainda assim, preciso conhecer como se chegou ao atual conceito de ao, pois a evoluo cientifica do direito processual est associada essa discusso sobre a natureza jurdica da ao. 2. TEORIAS DA AO 2.1. TEORIAS IMANENTISTAS: significa que no h autonomia entre o direito de ao e o direito subjetivo material discutido em juzo. De um lado, h uma teoria que remonta ao Corpus Iuris Civilis do Justiniano, definio de ao que se recolhe do Digesto, famosa de Celso. Dizia este que a ao no outra coisa que o direito de perseguir em juzo o que nos devido. Isso quer dizer que a ao vinha antes do prprio direito. Se algum tinha ao, e s se o juiz concedia actio a algum que a pessoa tinha o direito de perseguir em juzo. Essa concepo de ao frutificou no common law que diz que os remdios precedem os

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

direitos, ou seja, a existncia efetiva de direitos depende da tutela jurisidicional concedida. Entre ns esse conceito no foi predominante. Por outro lado, h outra teoria imanentista que inverte os plos, dizendo que a ao o prprio direito subjetivo material violado. Essa concepo remonta a Savigny (1779-1861). Esta teoria imanentista foi to forte que foi parar no CC de 1916 em seu art. 75 a todo o direito corresponde uma ao que o assegure. Utiliza-se uma expresso se diz que a ao o direito subjetivo em atitude defensiva, ou melhor, um direito subjetivo material armado para a guerra. o prprio direito subjetivo material reagindo. Nesse entendimento, s tem ao quem tem direito. Um ltimo aspecto que essas teorias diziam que o direito era exercido contra o ru e no contra o Estado. Crtica teoria imanentista: a teoria no explica o que acontece quando uma ao julgada improcedente. Nesta hiptese se declara que o autor no tem razo, no tem direito subjetivo material. Outra crtica que se faz que a teoria no explica o que acontece se a ao declaratria negativa for declarada procedente. Exemplo: ao negatria de paternidade visando inexistncia de relao paternal com o suposto filho. Em resumo, as teorias imanentistas no explicam a improcedncia das aes julgada e nem as aes declaratrias negativas. Polmica entre Bernard Windscheid (1817 1892) e Theodor Muther (1826 1878): desta concebeu-se que o Direito de ao autnomo em relao ao direito subjetivo reclamado em juzo. Entendimento de que o direito de ao um fenmeno processual enquanto o direito subjetivo fenmeno material e de que os dois no podem ser confundidos. Questo: ser o direito de ao concreto ou abstrato? 2.2. TEORIAS DA AO COMO DIREITO AUTNOMO

2.2.1. TEORIAS CONCRETAS: Continua-se a dizer que o direito de ao s existe se concretamente tambm existir direito subjetivo material. Isso significa, em sntese, que ter ao ter direito (poder da parte) a uma sentena favorvel. 2.2.1.1. Adolf Wach (18243: Teoria de 1885 disse que ao ter direito sentena favorvel e acaba designando isto como pretenso tutela jurdica. Assim, o direito de ao pretenso tutela jurdica, direito autnomo, dirigido contra o Estado e no contra o adversrio, direito pblico, portanto, mas um direito que s existe quando a sentena for favorvel (ou seja, quando h a concretizao de um direito subjetivo material). Guiseppe Chiovenda (1827-1937): Teoria de 1894 diz que o direito de ao direito autnomo, mas o conceitua como direito

2.2.1.2.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

potestativo. O direito potestativo no outra coisa que o poder de sujeio. Direito em relao ao qual no existe obrigao, a contraparte simplesmente se sujeita ao autor. Chiovenda entende que o direito de ao dirigido contra o ru, nesse aspecto vai de encontre ao Wach. Contudo, coincide com o estudioso quando diz que este direito de ao s existe quando h sentena favorvel. Crtica: No explicam a improcedncia das aes e tambm no explicam outra coisa: como se diz que ter ao ter direito a uma sentena favorvel e como tambm se diz que a ao s existe quando h direito concreto subjetivo material, esta teoria no explica como mesmo quando no h direito subjetivo material uma ao quando julgada pode obter sentena favorvel. 2.2.2. TEORIAS ABSTRATAS: Heinrich Degenkolb (1832 -1909) e Adolf Plosz (1880) pensam que o Estado que exerce a jurisdio. Sobre a ao, entendem que a ao independe da existncia do direito subjetivo material. Direito ao = Direito a uma sentena de qualquer contedo. Crtica: Essa concepo esvaziaria a prpria funo do direito ao na medida em que se desconecta o direito material do direito ao de forma drstica, sem qualquer ponto de encontro. 2.3. TEORIA ECLTICA: diz em contraposio s teorias concretas que o direito de ao no o direito de uma sentena favorvel e nem, em contraposio s teorias abstratas, de uma sentena de qualquer contedo. A teoria ecltica diz que o direito de ao o direito a uma sentena de mrito (favorvel ou desfavorvel). A sentena de mrito aquela que acolhe ou rejeita o pedido do autor, o juiz decide o mrito da causa. 2.3.1. Concepo de influncia de Eurico Rullio Lifbamau (1903-1986): tem direito de ao quem preenche as condies determinadas pelo legislador. Desde que preenchidas tais aes. As condies da ao so o ponto de contato entre o direito material e o direito de ao. O direito de ao se encontra instrumentalmente conexo a uma pretenso de direito subjetivo material Crtica: A Teoria Ecltica no explica como se procede quando no se julga o mrito, quando se extingue o processo sem o julgamento do mrito. 2.4. CRTICA GERAL A TODAS AS TEORIAS: se preocupam demais com o momento inicial do processo e o momento final, com o poder de iniciativa do processo e com o provimento final. TEORIA DUALISTA DO DIREITO DE AGIR: os defensores so Pontes de Miranda (1892 1979) e o professor Ovdio Baptista da

2.5.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Silva (1929 2009) dizem que se determinado direito for violado, pode-se exigir que este direito seja respeito dentro de certos limites pois vedada a autotutela, nesta medida estou exercendo a minha pretenso e a minha ao de direito material. No posso pelas minhas prprias foras fazer valer o direito violar, tenho que utilizar uma ao de direito processual, agir em juzo, e por meio dela tambm vou exercer uma ao de direito material. No parece ao professor Serio Mattos que isso ocorra, pois quem vai ao juzo age (ao processual) e afirma que determinado direito foi violado. O que se tem, na verdade um agir em juzo (uma ao processual) e uma afirmao, nada, alm disso, existe, no h outra ao alm da processual. Crtica: Em aes destinadas ao controle concentrado de constitucionalidade no possvel encontrar uma ao de direito material, pois no h direito subjetivo concreto violado.

3. CONCEITO E NATUREZA JURDICA Em correlao jurisdio ser atividade provocada, fala-se em princpio da demanda (Nemo iudex sine actore). Efetivamente, a ao o poder de dar incio ao processo, mas, como j foi dito, no se trata apenas disso, no esse poder isolado. A ao um direito compsito por duas caractersticas: a) Ele complexo: o direito de ao compreende uma pluralidade de posies subjetivas processuais, no se esgota no poder isolado de dar incio ao processo. Por exemplo, uma destas posies jurdicas o direito de recorrer, o dever de conduzir o processo de boa-f, o nus de produzir provas... b) Ele progressivo: as posies jurdicas processuais so concedidas ao autor e por ele exercidas ao longo de todo o curso do processo, de todo o arco do procedimento. Desde o incio da demanda at a deciso final, direito compsito de carter complexo e progressivo. Todos os sujeitos parciais do processo exercem o direito de ao. Isso porque se tem a concepo de que o direito de ao compsito, no se resumo ao poder de iniciativa do processo. Quem tem direito de ao tem direito de ingressar em juzo, de apresentar suas alegaes e provas, de influir sobre a formao do convencimento do juiz... Tudo isso pode se resumir na expresso de que o direito de ao o direito um processo justo e tutela jurisdicional efetiva.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Prestao positiva que se exige do Estado: a prestao jurisdicional, este o objeto do direito de ao. Natureza Jurdica do direito de ao: um direito pblico, fundamental de natureza constitucional. A diferena para o Direito penal que a tutela jurisdicional prestada em relao a uma pretenso punitiva do Estado. 4. CONDIES DA AO 4.1. INTRODUO Alguns dizem que se as condies no so satisfeitas, no existe ao, mas outros entendem que ela embora exista, no pode ser exercida corretamente. Condies de existncia da prpria ao; Condies para o seu exerccio.

Diante de um processo o juiz verifica, antes de mais nada, se esto presentes as condies da ao. Somente se elas estiverem presentes ele poder proceder ao julgamento do mrito da causa. a) Possibilidade jurdica do pedido: a inexistncia de vedao explcita ao pleito da demanda. Existe o instituto do pedido juridicamente impossvel que aquele previsto a priori pelo ordenamento jurdico sem qualquer considerao do caso concreto, o ordenamento jurdico apenas diz que no possvel formular tal pedido. Caso da dvida de jogo. Como dito na CF, ao Poder executivo cabe a convenincia e a oportunidade de realizar atos de administrao. O Judicirio no pode ordenar que tais aes sejam consumadas. Veda-se, portanto, pedidos que visem ao controle do judicirio sobre o mrito do ato administrativo. b) Interesse de agir/ interesse processual: o autor tem interesse quando a demanda tem alguma utilidade para ele. Quando a demanda pode trazer ao autor alguma utilidade. Isso significa que deve haver necessidade da tutela jurisdicional. Isso quer dizer que o direito ameaado ou violado no poder ser satisfeito a no ser com a interveno do Judicirio, nesse sentido, o processo necessrio. A tutela, alm de ser necessria precisa ser adequada, ou seja, apta a afastar a leso ou ameaa ao direito do autor e isso tem muito a ver com meio que se utiliza para pedir a tutela jurisdicional. c) Legitimidade ad causam. Art. 267, inc. VI, CPC: extingue-se o processo sem julgamento de mrito quando no concorrer qualquer uma das condies da ao.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Art. 395, CPP, inc. I e II: a denncia ou queixa ser rejeitada quando faltar condio para o exerccio da ao penal, ou quando faltar justa causa para o exerccio da ao penal. A ao penal se encontra submetida no s s condies genricas da ao, como tambm s condies especficas de procedibilidade. Ao monitria: (art. 1102, A) compete a quem pretender com base em prova escrita sem eficcia de titulo executivo o pagamento em dinheiro de coisa fungvel ou de determinado bem mvel. Ao de cobrana ou ao monitria para quem no tem ttulo executivo. AULA 06 AO Retomando a aula passada, ao o direito de poder dar incio ao processo, um direito pblico (contra o Estado por meio do Judicirio) e constitucional. H um dever do Estado de prestar tutela jurisdicional (a jurisdio provocada por meio do exerccio do direito de ao). O direito de ao, no obstante seja abstrato, pblico e de natureza constitucional conferido a todos , se subordina a certas condies previstas em lei, ou seja, o Judicirio s poder apreciar o pedido/mrito da causa, dar razo ou no ao autor, se as condies para o exerccio da ao houverem sido satisfeitas. Antes de indagar a respeito do mrito da causa, de saber se efetivamente o autor tem razo ou no, se o seu pedido procedente ou improcedente, o juiz deve se preocupar com as condies da ao (civil e penal), e estas so basicamente as trs vistas na aula passada: possibilidade jurdica do pedido (pedido deve ser juridicamente possvel); interesse de agir/processual e legitimao/ legitimidade para a causa. 4.2. 4.3. Possibilidade Jurdica do Pedido vide aula anterior Interesse de agir

Justa causa para a ao penal: inicialmente se entendia que a denncia ou queixa nada mais era do que a petio inicial da ao penal. Ento, a denncia deveria descrever um fato tpico, criminoso, a fim de que houvesse justa causa para a ao penal. Se ela no o descrevesse (o fato no efetivamente constitusse crime) no haveria justa causa e a ao penal no poderia prosseguir. HC 102422, STF: foi apreendida uma caneta revlver na residncia do acusado. As caractersticas do instrumento eram idnticas as de uma arma registrada pelo acusado, ou seja, ele tinha porte de arma. Assim sendo, no h crime de posse legal de arma de fogo de uso restrito, ainda mais que qualquer outra arma no foi encontrada. Assim, o ru no era imputvel.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

O juiz deve absolver sumariamente ( primeira vista, de plano), o acusado quando verificar que o fato narrado evidentemente no constitui crime. Esse conceito de justa causa foi ampliado ao longo do tempo porque no uma boa coisa encontrarse submetido a um processo penal que algo no mnimo infamante, que traz muitos problemas. Com base nisto, comeou-se a pensar o seguinte: se o processo penal traz assim tantos problemas ao acusado, ele no pode ser deflagrado sem ter por base elementos concretos, no pode se fundamentar em afirmaes temerrias, preciso que haja uma investigao que apontem elementos concretos de autoria do crime. Para se ajuizar uma demanda penal contra algum, exige-se um suporte probatrio mnimo a respeito da materialidade do crime e de sua autoria. HC 84409, STF: Renncias genricas que no descrevem os fatos em sua devida conformao no so compatveis com o Estado de Direito. No possvel calcular os danos que a ao penal impe ao individuo. preciso ter prudncia. Se no houver estes elementos mnimos probatrios, o caso de ausncia de justa causa e de Rejeio da denncia ou queixa. Se, porventura o juiz no rejeite e d prosseguimento ao penal. A partir da, ocorre constrangimento ilegal do acusado, ensejando o pedido de Habeas Corpus e o trancamento da ao penal movida contra ele. Ao penal proposta ao juiz a quo. Quando falta justa causa, deveria o juiz rejeitar a denncia. Se no for rejeitada, cabe impetrar Habeas Corpus ao Tribunal. Se o Tribunal no o conceder, cabe impetrar outro HC ao STJ, se ainda o STJ no o conceder, cabe, por fim, HC ao STF. Normalmente, quando o STF concede o HC isso significa que ele foi rejeitado em todas as instncias inferiores. Contudo, como no caso do mensalo, pode ser que a ao penal se instaure no prprio Supremo. HC uma medida judicial que serve para proteger a liberdade do indivduo, um remdio constitucional. Se algum se encontra submetido a um processo penal em que, mais dia menos dia, pode receber uma pena privativa de liberdade, e no houver justa causa. Cabe impetrar Habeas Corpus. Trancamento da ao penal por falta de justa causa se viabiliza quando no exame da denncia se verifica apenas a imputao de fato atpico ou a ausncia de elementos mnimos probatrios. Todavia, no se tranca a ao penal por falta de justa causa quando se vislumbra srios indcios de materialidade e prova do delito. Ao penal: primeiro grau. Recurso Habeas Corpus (RHC) 2930 - STJ Recurso Habeas Corpus (RHC) 4463 STJ

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

STF nos casos de crimes societrios tem exigido que a denncia individualize a conduta de cada um. Crimes contra a ordem tributria, crimes societrios, quando tm em sua ao penal ausncia de justa causa so, usualmente, porque no houve em suas denncias a pormenorizao, a individualizao, das condutas de cada indiciado. Anteriormente os diretores das sociedades eram sempre responsabilizados e culpados pelos crimes societrios, porm, e se fosse qualquer outra pessoa dentro da sociedade que os cometeu? Por essa razo, hoje o STF entende que uma necessidade pormenorizar de forma adequada a conduta de cada denunciado. 4.4. Legitimao ou Legitimidade ad causam (para a causa)

Para propor ou contestar ao necessrio ter no s interesse, mas tambm legitimidade. Esta legitimidade causa a titularidade ativa e passiva da ao. a) Quem tem legitimidade ativa? Aqueles que podem figurar no polo ativo legitimamente de uma ao so os titulares dos interesses em conflito. Tem legitimao ativa quem vai a juzo pedir a tutela jurisdicional para um interesse prprio a firmando que este foi violado ou est ameaado. Tem legitimidade ativa, portanto, quem se diz titular de um interesse, ou de um direito violado/ameaado. No se est perquirindo se este que vai a juzo realmente titular, apenas que ele vai a juzo se afirmando enquanto tal. b) Quem tem legitimidade passiva? Tem legitimidade passiva o titular do interesse oposto ao daquele que invoca a tutela em funo de um interesse prprio (que vai a juzo). A tutela jurisdicional postulada pelo autor pode produzir os seus efeitos sobre a outra parte? suscetvel de produzi-los sobre a outra parte? Se a resposta pergunta for no, a parte passiva no tem legitimidade para figurar como tal. Empresa contratou empreiteiro para fazer um servio. Este ltimo, por sua vez, contratou outros funcionrios para auxili-lo na realizao do servio. Um dos funcionrios prender de forma errada o equipamento de segurana, o andaime quebrou, o funcionrio caiu, o equipamento de segurana falhou e ele morreu. A famlia do funcionrio foi a juzo alegando que o falecido contribua para o sustento da famlia e, em razo disto, pediam pensionamento alm de danos morais porque a pessoa que faleceu era prxima e querida. Os parentes invocam a tutela para um interesse prprio em face da empresa. Contudo, no foi a empresa quem contratou tal funcionrio, ela apenas delegou o servio a um empreiteiro estabelecendo que a segurana da obra era responsabilidade deste ltimo. Nesse sentido, a tutela jurisdicional invocada pode produzir seus efeitos apenas sobre o empreiteiro, era com ele que o falecido tinha uma relao jurdica. A empresa no tinha relaes jurdicas com os funcionrios contratados pelo empreiteiro. Assim, a empresa no tem legitimidade para

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

figurar no polo passivo, pois os efeitos da tutela pedida pelos parentes no podem atingi-la. Art. 1582, CPC: pedido de divrcio s compete aos cnjuges, s estes tem legitimidade passiva e ativa ao pedido de divrcio. Art. 927, CPC: aquele que por ato ilcito causar dano a outrem fica obrigado a repar-lo. Desde que as pessoas possam ser enquadradas em tese nesse dispositivo, tm legitimidade ativa e passiva. Isso de que falamos a legitimao prevista na primeira parte do art. 6 do CPC. Trata-se de LEGITIMAO ORDINRIA. Ningum poder pleitear em nome prprio, direito alheio. S se pode, portanto, ir a juzo em nome prprio para pleitear direito prprio. No Cdigo de Processo Penal, quem tem LEGITIMAO ORDINRIA? Quem tem legitimao ativa: Ministrio Pblico, o ofendido ou seu representante legal ou sucessores. Legitimao passiva: quem pode figurar como ru o acusado, aquele que praticou o fato tpico. A segunda parte deste dispositivo diz que salvo quando estiver autorizado por ei, ningum poder pleitear em nome prprio direito alheio. Ou seja, se autorizado legalmente, algum poder em nome prprio, pleitear direito alheio. Isso se chama LEGITIMAO EXTRAORDINRIA que a SUBSTITUIO PROCESSUAL. A legitimao extraordinria , em sntese, quando algum vai a juzo em nome prprio para defender direitos alheios. Exemplos: Art. 5, inc. XXI, CF: Diz que a associao vai a juzo em nome prprio para pleitear direitos de seus associados. Mandado de segurana coletivo pode ser impetrado em defesa do Art. 103 da CF; Art. 81 do Cdigo do Consumidor.

A ao penal classificada de acordo com o sujeito que a promove. Se for o MP quem a promove a ao penal Pblica. Se for o ofendido, a inciativa privada. No Processo Penal, tambm h casos de legitimao extraordinria. Um exemplo a AO PENAL PRIVADA SUBSIDIRIA DA PBLICA que ocorre quando o Ministrio Pblico Federal tem a titularidade da ao penal, mas no entra com a ao dentro do prazo legal. Nesse contexto, o ofendido, em lugar do MP, tem o direito de fazer a denncia. Neste caso, em especial, a legitimao do ofendido se enquadra na substituio processual, porque a titularidade era do MP e foi o indivduo que entrou com a ao.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

Art. 29, CPP - Ser admitida Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica se a ao publica no for ajuizada no prazo legal. Ao Penal Pblica Condicionada: a titularidade continua sendo do MP, mas a pessoa precisa de representao. IMPORTANTE: Quem ajuza determinada ao precisa preencher as condies examinada, possibilidade jurdica do pedido, interesse de agir ou interesse processual e legitimidade para a causa. No caso da ao penal, ainda preciso que se preencha o requisito da justa causa ao penal. Caso as condies no sejam satisfeitas, diz-se que o autor carecedor da ao, que a situao de CARNCIA DA AO. Somente se se fizerem presentes as condies da ao o juiz poder apreciar o mrito da causa. Assim, as suas condies so necessrias para o julgamento do mrito. Isso significa que s tem direito ao julgamento do mrito quem preenche os requisitos da ao. Isto est muito claro no art. 267, inc. XI do CPC: extinguese o processo sem resoluo de mrito, sem julgamento do mrito, quando no concorrer qualquer das condies da ao como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual. Art. 295, inc. II, III, pu: a Petio Inicial ser indeferida quando a parte for manifestamente ilegtima, quando o autor carecer de interesse processual e ainda considera-se inepta a petio inicial quando o pedido for juridicamente impossvel. Estes conceitos se aplicam igualmente ao Processo Penal. Art. 395, inc. I, II e III: a denncia ou queixa ser rejeitada quando for manifestamente inepta (inepta se confunde com rejeio). Faltar condio para o exerccio de ao penal ou quando faltar justa causa para o exerccio de ao penal. Faltou alguma condio da ao = carncia de ao = extino do processo. O juiz no precisa ser provocado para apreciar esta matria, pode fazer isto de ofcio (ex officio). Art. 267, pargrafo 3, CPC: o juiz conhecer de ofcio em qualquer tempo e grau de jurisdio, ento no ocorre a a precluso para o juiz, ele pode apreciar em qualquer grau de jurisdio, enquanto no proferir a matria de mrito constante no inc. VI do art. 267. O desembargador, em 2 grau, de ofcio, pode extinguir o processo caso verifique que h falta de alguma condio da ao. De ofcio: significa sem requerimento, sem provocao de quem quer que seja.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

As condies da ao so necessrias para o julgamento do mrito, ou seja, o mrito no foi julgado. Se o autor for julgado carecedor de ao, como o mrito no foi julgado, nada impede que a mesma ao seja reproposta. O caso ser de carncia de ao ou, constatando a falta de alguma condio, o juiz deveria julgar improcedente o pedido? Essa uam questo controversa, porque ao analisar se todas as condies foram preenchidas, o juiz acaba talvez julgando tambm o mrito. Teoria da Apresentao: teoria tradicional, encampada pelo ordenamento jurdico brasileiro segundo a qual, a ausncia de qualquer condio sempre caso de carncia de ao. Teoria da Assero ou da Prospectao: esta doutrina entende que, se a presena ou a ausncia das condies da ao aferida logo ao incio do processo, a vista do que est posto na petio, o caso de carncia da ao. Agora, se a presena ou ausncia aferida somente ao final do processo, depois de todas as provas terem sido produzidas, as alegaes deduzidas, or argumentos expostos, o caso de improcedncia da ao. O Processo Penal parece encampar esta ltima teoria, visto que o art. 387 inc. 3 do CPP diz que o juiz dever absolver sumariamente o acusado quando verificar que o fato narrado evidentemente no constitui crime, e o art. 386 diz que o juiz absolver o ru, na sentena, ao final do processo, desde que reconhea no constituir o fato de ao penal. Os dois dispositivos dizem, portanto, a mesma coisa, que se o fato narrado no constituir crime, o acusado est absolvido, tanto se isto for verificado no incio do processo quanto no fim. Identificao da Ao: quais os elementos que permitem a identificao de uma ao e que permitem portanto individualiza-la e distingui-la de quaisquer outras aes. Elementos Identificadores da ao: a) Partes: conceito puramente processual. Na verdade o conceito de parte se verifica a partir do pedido que feito. a luz do pedido formulado que se determina quem so as partes e a definio muito simples: autor quem pede a tutela jurisdicional, ru aquele em face de quem se pede a tutela jurisdicional. No interesse nesse momento, saber se a parte legtima ou no. No processo penal, ser autor ou querelante, o Ministrio Pblico e ru ou querelado, o acusado. Se a ao penal pblica o autor o MPF, se privada, o autor o ofendido. Parte aquele que vai a juzo em nome prprio, que postula em seu nome. Parte Representante: representante no parte, pois ele pede em nome alheio. O representado parte. Por exemplo, no caso de ao de alimentos se pede alimentos em favor de um menor. Quem parte no caso o menor, no o

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

representante. Este tambm vai a juzo, mas pedir direito alheio em nome alheio. A diferena entre a representao e a substituio processual que, nesta ltima, o substitudo no vai a juzo e quem vai pede diretio alheio em nome prprio. O substitudo no parte. Terceiros so todos aqueles que no so partes (nem autor nem ru). No caso dos advogados da Unio e do Procurador Geral da Repblica representao. b) Pedidos: manifestao de vontade. Quem pede manifesta sua vontade em determinado sentido. Esse sentido o de obter a tutela jurisdicional de determinada natureza relativamente a determinado bem da vida. O pedido tem dois objetos: a tutela jurisdicional e o bem da vida que se pretende conseguir por meio do outro objeto (a tutela). O pedido necessariamente deve ser certo e determinado, ou seja, deve precisar a tutela e o bem da vida. Ele deve ser especificado o mximo possvel. Anulao: Se eu peo decretao de despejo do ru, preciso especificar o imvel. Em uma ao investigatria de paternidade, se peo ao juiz a declarao de paternidade, a tutela declaratria.
CINCO TIPOS DE TUTELA:

1) Declaratria 2) Constitutiva: Quero a anulao de contrato firmado com o ru por vcio de


consentimento. Nesse caso se pede uma tutela constitutiva negativa.

3) Condenatria: Eu quero a indenizao do ru ao pagamento de 20 mil reais. 4) Mandamental: 5) Executiva


PEDIDO GENRICO: Em casos excepcionais, a lei admite que o pedido seja

genrico. Isso significa que possvel no especificar o bem da vida. No Processo penal, o pedido sempre genrico. O MP no pode pedir a condenao de dois anos de priso, por exemplo, de seu denunciado. o juiz, no julgamento, que vai individualizar a pena, portanto, no PP, o pedido no pode ser totalmente determinado. c) Causa de Pedido: Causa Petendi o fundamento da pretenso, do pedido. A causa de pedir composta pelos fatos dos quais o autor deduz ter um direito que alega. Assim, quando se fala em causa de pedir, se est falando de uma exposio de fatos a partir dos quais o autor se diz titular de determinado direito. Fatos de pedido de emprstimo no pago: o que preciso dizer ao juiz? preciso dizer que o dinheiro foi emprestado na data tal para fulano de tal. Alm

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

disso, necessrio afirmar que o Fulano ficou de devolver a quantia na data tal pactuada, mas no cumpriu o aversado. O direito que se alega ter o de restituio da quantia emprestada. A sofre um acidente de trnsito, o sinal est vermelho, e A atropelado ao cruzar a faixa de segurana. A tem despesas hospitalares, fica com pnico de andar na rua, sofre danos morais e estticos. A pode ir a juzo e formular pedidos, contudo, precisa narrar todos os fatos. Estes sero a causa do pedido.
Art. 333. O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Pargrafo nico. nula a conveno que distribui de maneira diversa o nus da prova quando: I - recair sobre direito indisponvel da parte; II - tornar excessivamente difcil a uma parte o exerccio do direito.

No basta alegar, tem que provar tambm. A regra fixa do nus da prova esta apontada acima. Dvida que o art. 282, inc, III pode trazer: o referido artigo fala em seu inciso III que a petio inicial indicar os fatos e os fundamentos jurdicos dos pedidos. Todo o fato recebe da lei determinada qualificao jurdica. Eu posso dizer que determinado contrato nulo porque fui forado a assin-lo. luz da Constituio, qualifico o que disse, colocando que houve coao. Fundamentos jurdicos, contudo, no dizem respeito a essa qualificao jurdica dos fatos. Estes fundamentos so as razes pelas quais se deduz que dos fatos narrados a pessoa tem direito tutela que pede. Assim, eles servem para demonstrar que, com base nos fatos, o indivduo tem direito a fazer pedidos e tambm para fazer um link entre os pedidos e os fatos. NO CONFUNDIR QUALIFICAO
JURDICA COM FUNDAMENTOS JURDICOS. A QUALIFICAO JURDICA NO FAZ PARTE DA CAUSA DOS PEDIDOS. TEORIA DA SUBSTANCIAO: para saber qual a causa dos pedidos, s

explicar os fatos.
Art. 383. O juiz, sem modificar a descrio do fato contida na denncia ou queixa, poder atribuir-lhe definio jurdica diversa, ainda que, em conseqncia, tenha de aplicar pena mais grave. TEORIA TRPLICE DA IDENTIDADE (Teoria dos trs eadem)

Teoria que diz que uma ao idntica outra quando tm as mesmas partes, o mesmo pedido e a mesma causa do pedido. Isso significa que os trs elementos identificadores da ao devem ser iguais em ambas as aes. Art. 301, pargrafo 2, CPC: ao idntica a outra quando tem as mesmas partes, a mesma causa do pedido e o mesmo pedido.

Professor Srgio Mattos Teoria Geral do Processo Aula 01

A repercusso prtica, a importncia disto que podemos distinguir a ao de outras j julgadas ou que venham a ser julgadas. Pargrafo 1: verifica-se a coisa julgada quando se reproduz a ao anteriormente ajuizada. Paragrafo terceiro: quando se repete a ao que j est em curso, e coisa julgada quando. Situao: AO 1 = AO 2 a) AO 1 em curso, ocorre litis pendencia. b) AO n1 j julgada por sentena com trnsito em julgado, verifica-se a coisa julgada.
Art. 282. A petio inicial indicar: I - o juiz ou tribunal, a que dirigida; II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; IV - o pedido, com as suas especificaes; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citao do ru.

No se utiliza o pedido como elemento identificador da ao penal, porque sempre um pedido de criminalizao de algum. Os elementos devem ser indicados na Petio Inicial de qualquer ao. A falta de indicao de qualquer um deles leva inpcia da petio inicial.
Art. 295. A petio inicial ser indeferida: I - quando for inepta; II - quando a parte for manifestamente ilegtima; III - quando o autor carecer de interesse processual; o IV - quando o juiz verificar, desde logo, a decadncia ou a prescrio (art. 219, 5 ); V - quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, no corresponder natureza da causa, ou ao valor da ao; caso em que s no ser indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal; Vl - quando no atendidas as prescries dos arts. 39, pargrafo nico, primeira parte, e 284. Pargrafo nico. Considera-se inepta a petio inicial quando: I - Ihe faltar pedido ou causa de pedir; II - da narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso; III - o pedido for juridicamente impossvel; IV - contiver pedidos incompatveis entre si.

S-ar putea să vă placă și