Sunteți pe pagina 1din 15

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO

O NOME DO SUJEITO: O SUJEITO NA SOCIEDADE BURGUESA O CAPITAL, NO COMUNISMO SER A SOCIEDADE AUTOCONSCIENTE
Marildo Menegat
Professor Adjunto da Escola de Servio Social da UFRJ

O SUJEITO EM O CAPITAL A dialtica, na sua verso moderna, pretendeu desde sua origem ser uma superao das formas de pensamento metafsico. A tradicional dicotomia posta pelas condies de possibilidade do conhecimento e da ao, entendidas a partir da relao entre sujeito x objeto, j em Hegel, quando se tratava de pensar o esprito que conforma as realizaes de um povo ou da humanidade enquanto um todo, se resolviam por um ns, e no mais pelo princpio epistemolgico liberal do eu abstrato. Marx no retrocede deste ponto, ao mesmo tempo em que ele nunca desenvolveu ao longo de sua vasta obra um captulo metodolgico, ao modo da filosofia burguesa. Tudo indica que para ele o saber se estabelecia numa relao dialtica com o objeto, em que forma e contedo no podem ser determinados aprioristicamente, ao menos que abandonemos a perspectiva de um pensar terreno, isto , materialista, e aceitemos o Revista Pegada vol. 9 n.2 1

idealismo como um princpio insupervel. Em outras palavras, a dialtica no seria para Marx um instrumento separado do conhecimento e dado independentemente do objeto, mas a prpria forma como o pensamento consegue apreender o real e, por seu turno, como a complexidade do real se apresenta compreenso. Por estas razes, perguntar sobre o que ele escreveu e pensou sobre esta importante questo para a dialtica, que o problema do sujeito na sociedade burguesa, no algo sem propsito. Um caminho para desenvolvermos este tema, dentre outros, poderia ser tomado a partir do captulo IV de O capital, onde ele fala de um sujeito automtico, que o valor que se valoriza. Este parece ser um ponto de partida promissor, pois ele nos indica a existncia de um sujeito que, embora positivado, mantm invisvel sua presena, sendo percebido apenas por seus rastros. Diz Marx:

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO Ele [o valor] passa continuamente de uma forma para outra [D-M-D], sem perder-se nesse movimento, e assim se transforma num sujeito automtico. [...] o valor se torna aqui o sujeito de um processo em que ele [...] modifica a sua prpria grandeza [...]. (Marx, O capital, op. cit. p. 130). O sujeito referido nesta passagem no um mero uso de uma figura de linguagem por parte de Marx, mas a clssica noo de que sujeito um substrato que sustenta algo. Este sentido se faz presente na afirmao de que ele o sujeito de um processo. Portanto, este ponto de partida parece ser apropriado, uma vez que o que Marx explica nesta passagem justamente a constituio da forma social moderna como produtora de mercadorias. Como sabido, no duplo carter da mercadoria se faz presente tanto a necessidade humana, seja ela natural ou espiritual, como a intencionalidade [forma] social que governa a produo e realizao destas necessidades. Deste modo, parece estar fortemente sustentada na realidade a reflexo de que o valor o sujeito do processo social neste modo de produo1. Derivaram anlises deste marco no terico marxismo importantes ocidental, como por exemplo, as do jovem Lukcs em Histria e conscincia de classe. Elas pressupem que a lei do valor a intencionalidade determinante na organizao e estruturao da tessitura do real. Tal lei, cuja imposio e forma constitutiva do ordenamento da vida social totalmente abstrata isto , vem de fora, externa, aparentando ser sobre-natural etc. -, opera como um legtimo a priori. Esta afirmao pode soar contraditria com uma abordagem materialista, mas deixa de ser quando lembramos que Marx, reiteradas vezes, ao explicar o fetichismo da mercadoria, observa que o valor uma metafsica que se realiza efetivamente no cotidiano. A sociedade burguesa tem esta caracterstica ademais, presente tambm nas formaes sociais anteriores - de ser governada por foras sociais alheias a livre escolha e ao conhecimento comum de seus membros. A subjetividade reificada, ou seja, a coisificao das relaes humanas, como nos mostrou Lukcs, na referida obra, o resultado mais contundente desta situao. Ela indica que os seres humanos so apenas o suporte - a coisa (res) - por meio da qual as relaes sociais se realizam, e que o verdadeiro sujeito destas relaes o valor que move o mundo das mercadorias.

1 O que se discute aqui to somente a dimenso do sujeito no processo social, que tem implicaes nas diferentes cincias humanas e sociais, mas no anula outras dimenses do sujeito estudadas nestas mesmas disciplinas ou mesmo na psicanlise. Em sntese, a preocupao o estudo da lgica da vida social na sua totalidade - em que o entendimento dos indivduos que nela tomam lugar permanece alheio a sua dinmica -, e no em suas partes que, como sabemos, no so isoladas, mas guardam suas especificidades.

Revista Pegada vol. 9 n.2

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO AS MASSAS A premissa de que o sujeito na sociedade burguesa o capital (valor que se valoriza) pode parecer estranha agora numa outra dimenso -, a um pensamento que tem em seu horizonte justamente a revoluo como uma perspectiva necessria. As revolues na sociedade burguesa, como j observara Engels2, ou sero feitas pela ao consciente das massas ou no acontecero. Portanto, o problema do sujeito que vir a realizar esta revoluo uma questo que se coloca numa construo a ser efetivada a partir da interpretao desta forma social e da sua negao na experincia histrica. Do que se trata, em ltima instncia, da criao das condies de autoconscincia e do autogoverno da sociedade. Coerente com este raciocnio, ainda em O capital, no captulo XI; Marx fala da criao, por este sujeito automtico, de uma fora produtiva que tem de ser, em si e para si, uma fora de massas (O capital; t.I v.1; p. 260). O ponto de partida, ento, uma subjetividade que se coloca s costas dos indivduos e os submete sua necessidade. A conscincia dessas massas, uma vez que esto postas pelo valor que delas se utiliza, ou seja, as coisifica, para seus fins de autovalorao, a conscincia da necessidade Qualquer discordncia, resistncia e negao, uma vez instaurada esta lgica no processo histrico (a acumulao primitiva de capital o marco originrio), surge a posteriori. Ela vai depender da imanncia da histria e da capacidade desta fora de massas em compreender esta estrutura social como histrica e transitria, voltando sua ao sobre ela com a inteno de modific-la. Quando Marx pensou a formao do trabalhador coletivo, este, enquanto possibilidade e potncia se apresentava no prprio processo histrico. No se tratava de uma forma dedutiva de pensamento3,
3 Seja esta deduo de cunho lgico ou ontolgico. Fica posto que a negao de um mecanismo automtico pode ser simplesmente os limites lgicos (e fsicos) do prprio mecanismo. Esta hiptese real, faz parte do campo de possibilidades que se abre com este tipo sistmico de sociedade que o capitalismo e est em curso.

imperativa desta lgica social que lhes foi imposta com brutal violncia. Nas palavras do prprio Marx, para evitarmos malentendidos: No basta que as condies de trabalho apaream num plo como capital e no outro plo, pessoas que nada tm para vender a no ser sua fora de trabalho. No basta tambm forarem-nas a se venderem voluntariamente. Na evoluo da produo capitalista, desenvolve-se uma classe de trabalhadores que, por educao, tradio, costume, reconhece as exigncias daquele modo de produo como leis naturais evidentes (O capital; t. I, v. 2, p. 277).

2 Cf. Engels, F. Introduo a Luta de Classes na Frana de Marx.

Revista Pegada vol. 9 n.2

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO mas de uma constatao. (Aqui se abre um bom espao para a polmica acerca da dialtica positiva. O capitalismo poderia se auto-destruir sem que fosse substitudo por outra forma social superior? A teorizao da barbrie, quando este termo no usado como mero adjetivo, concebe este pressuposto como uma possibilidade em curso no processo histrico). Tudo indica que a Marx as enormes potencialidades da sociedade burguesa seriam aproveitadas positivamente. Os sinais neste sentido eram razoavelmente promissores. nesta perspectiva que no captulo VIII de O capital ele se refere a uma importante transformao qualitativa da fora de massas (trabalhador coletivo) que ocorreu na segunda metade do sculo XIX, que de uma fora em si e para o capital, comeava a dar seguros sinais da sua formao numa fora para si mesma: [...] abstraindo limites extremamente elsticos, da natureza do prprio intercmbio de mercadorias no resulta nenhum limite a jornada de trabalho, portanto, nenhuma limitao ao mais trabalho. [Quando o vendedor da mercadoria fora de trabalho impe limites ao comprador] Ocorre aqui, portanto, uma antinomia, direito contra direito, ambos apoiados na lei de intercmbio de mercadorias. Entre direitos iguais decide a fora. E assim a regulamentao da jornada de trabalho apresenta-se na histria da produo
Sobre este tema ver Menegat, M Depois do fim do mundo: a crise da modernidade e a barbrie. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2003; e O olho da barbrie. So Paulo: Expresso Popular, 2006.

capitalista como uma luta ao redor dos limites da jornada de trabalho uma luta entre o capitalista coletivo, e o trabalhador coletivo, ou a classe trabalhadora (Marx, op. cit. p. 190).

FENOMENOLOGIA E HISTRIA DA FORMAO DE UM SUJEITO DE NEGAO Seria um empobrecimento

estruturalista da dialtica em Marx tomar o sujeito que viria a negar o capital como algo dedutvel da lgica desta forma social e, por isso, dado aprioristicamente. Ele deve se formar no processo, e como tudo que est em processo guarda sempre como uma tenso interna a possibilidade do seu inverso. Na reconstruo da histria que vai da experincia de 1848 at s vsperas da grande crise de 1914-1945, a formao deste sujeito pode ser constatada na plenitude desta sua tenso, seja nos pases centrais, assim como em diversos pases perifricos. Talvez tenha sido Karl Korsch, no seu Marxismo e filosofia4, o primeiro a teorizar o significado espontneas da de passagem rebelio, das que formas foram

comuns durante o largo perodo da acumulao primitiva de capital, para as novas formas de luta social, iniciadas com o novo regime da acumulao nascido da
4 Cf. KORSCH, K. Marxismo e filosofia. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2008.

Revista Pegada vol. 9 n.2

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO Revoluo Industrial e centrado na possibilidade de formao de um sujeito fundado no trabalhador coletivo cujo desejo, intencionalidade e vontade fossem opostas ao sujeito automtico. A sociedade burguesa, como um Titanic, se moveria, ento, a deriva, sem oposio, a no ser as da prpria natureza (externa, como um iceberg) e os limites lgicos de sua estrutura (esta interna, como uma autocontradio). Outro caso de aristocratizao, que confirma esta tenso interna do processo histrico, foi o ocaso da Social-democracia alem. O debate antes de 1914 no Partido Social-democrata se fazia em torno da espera e da preparao de uma situao revolucionria. Mesmo que as formulaes em debate guardassem inmeras ambigidades, no restam dvidas que este debate se realizava num nvel muito mais elevado do que ocorreu aps o fim da Primeira Guerra, em 1918. A direo social democrata na Revoluo derrotada de 1918-235 oriundos era do dominada seus por quadros Ebert e mais sindicalismo.

extrao da mais valia relativa. Segundo ele, a prxis neste perodo, resultante da transformao do capitalismo, teria que passar das rebelies dos mtodos plebeus, marcadas por formas de pensamento utpico e pela organizao em clubes e seitas, para novas formas, como a luta de massas organizada em sindicatos e partidos, em que o tipo de pensamento exigido tinha justamente na obra O capital sua fundamentao. Estas novas formas de luta, caso no passassem conscincia revolucionria que, entre outras coisas, implicava na compreenso desta obra de Marx como uma teoria para a ao -, isto , caso no se realizassem em sua potencialidade, poderiam dar lugar integrao do proletariado ordem. Um dos sintomas desta integrao o qual tambm no dedutvel a partir de uma lgica estrutural, mas decorre de um processo histrico - j era visvel ao tempo de Marx, que percebeu na aristocratizao do proletariado ingls uma tendncia de inverso das expectativas de formao do trabalhador coletivo. Em outros termos, a relativa melhora do bem estar dentro da sociedade burguesa levava o proletariado a aprofundar sua aceitao fatalista das leis gerais do sujeito automtico, tomando-as como naturais e eternas. Desta maneira, caso este sintoma se confirmasse na estruturao do ser social, no haveria a

Scheidemann,

dirigentes

expressivos do perodo, nunca foram, ao menos em sua origem social, prottipos do pequeno-burgus. Que eles tenham dirigido a social-democracia e que a maioria da classe operria alem tenha
5 Sobre este tema ver dois timos livros de LOUREIRO, I. A revoluo alem de 1918-23. So Paulo: EDUNESP; e Rosa Luxemburg: os dilemas da ao revolucionria. So Paulo: EDUNESP...

Revista Pegada vol. 9 n.2

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO concordado com este movimento - aceitao fatalista das leis naturais do sujeito automtico, se explica apenas por esta abertura das possibilidades em curso na histria. Tal abertura e o seu resultado foi, ao mesmo tempo, uma oportunidade perdida e a manifestao da fora de recuperao e dominao que o capital ainda possua. A hiptese da integrao do proletariado sociedade burguesa, manifestaram com fora aps a grande derrota na primeira grande crise deste modo de produo que se abriu em 1914 e se fechou para uma trgua a partir de 19457. O quadro social e poltico que se desenhou aps a Segunda Guerra na Europa e nos EUA no confirmaria esta hiptese? As excees neste perodo dos pases perifricos, na sua dinmica desigual e combinada, no modificam este diagnstico. Uma vez formadas estas sociedades industriais na periferia, com toques de brutalidade que rivalizam com a experincia fora de dos pases sua centrais, este proletariado tambm parece ter perdido a afirmar potencialidade negadora do capital.

aceitando os limites impostos explorao como um horizonte histrico definitivo, inclusive tornando-se instrumento da sua prpria dominao6, no pode, portanto, ser descartada. Ela se sustenta na seguinte dialtica: sendo o capital o sujeito inconsciente da sociedade burguesa, a negao desta forma social exigiria a formao sua lgica na consciente estrutural, imanncia desta nem do sociedade, processo este que no dedutvel nem da de uma fundamentao ontolgica. Ele deve ser formado processo

CAPITAL

COMO

UMA

CONTRADIO EM PROCESSO Retomemos o tema da autonegao do capital. Esta questo se impe nesta reflexo porque, ao examinarmos as possibilidades histricas da formao de uma subjetividade coletiva negadora do

histrico. A histria do sculo XX foi a manifestao desta tenso interna que, ao que tudo indica, acabou resolvida a favor da integrao. verdade que, como assinalou Marx, esta integrao tem razes estruturais, mas elas somente se

6 Sobre este tema ver BENJAMIN, W. Tese sobre histria, in: Obras Escolhidas. So Paulo: Brasiliense... Para uma interpretao muito interessante testa passagem em Benjamin ver LWY, M. Aviso de incndio. So Paulo: Boitempo, 2006.

7 Sobre este tema ver MENEGAT, M. Sem leno nem aceno de adeus: formao de massas em tempo de barbrie; como a esquerda social pode enfrentar esta questo?, in: Praia Vermelha: estudos de poltica e teoria social/ Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Ps-Graduao em Servio Social Vol. 9, n 18 (2008) Rio de Janeiro: UFRJ. Escola de Servio Social; pp. 146-177.

Revista Pegada vol. 9 n.2

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO valor que se valoriza, observamos que: 1) ela pode vir a se constituir, como tambm; 2) ela pode ser apenas uma potencialidade que, uma vez absorvida, integra-se lgica e dinmica dominante. Nos rascunhos de Marx, os Grundrisse, h um longo raciocnio que aponta para uma hiptese em que o capital comea a produzir autocontradies insolveis dentro dos seus marcos estruturais, como o caso, admitido por ele, do fim do trabalho: O desenvolvimento da grande indstria com a base sobre a qual ela se funda, a apropriao de tempo de trabalho alheio deixa de construir ou criar a riqueza, pois quando o trabalho imediato cessa com a grande indstria, deixa de ser, enquanto tal, a base da produo. Por um lado, porque se transforma numa atividade mais vigilante e reguladora; mas, tambm, porque o produto deixa de ser produto do trabalho imediato, isolado, para ser a combinao da atividade social que se apresenta como produtora (Marx, Grundrisse; v.2, p. 233). Foi sugerido acima, rapidamente, que a formao da classe para si no uma deduo lgica, tampouco ontolgica; foi sugerido tambm que a apresentao desta possibilidade na histria foi contornada e desviada para o interior do prprio sistema. Cabe ressaltar agora o passo em falso dado pela ordem burguesa com a Terceira Revoluo Tecno-cientfica e o destino reservado ao trabalho, como uma manifestao de seus limites lgicos. A Revoluo tecno-cientfica foi uma imensa transformao do processo de produo, iniciada aps a Segunda Guerra, e que ficou madura somente nos anos 1970. Ela modificou drasticamente a relao entre trabalho morto e trabalho vivo, com a reduo deste ltimo a um patamar que passa a afetar diretamente a produo de valor, que a razo de ser do sujeito automtico. Como no h criao de valor sem trabalho vivo, produtivo, a substituio em larga escala da fora de trabalho humana por novos aparatos tcnicos, baseados na micro-eletrnica, setores etc., num na primeiro por momento pde at ter beneficiado alguns oligopolistas disputa mercados, mas num segundo momento, este enxugamento de trabalho afetou irreversivelmente a acumulao de valor do capital total. Criou-se com isso uma contradio incontornvel para a acumulao de capital. Se a sua lgica se sustentava na transformao de dinheiro em produo de mercadorias, para, a partir desta produo, criar mais dinheiro; e, se a explorao do trabalho produtivo imediato era o segredo desta transformao de dinheiro em mais dinheiro (como explicou Marx: D-M-D), a eliminao desta mediao em larga escala faz o motor desta mquina fundir. Literalmente isso o que tem ocorrido desde os anos 1970, e pode ser constatado por diversos fenmenos. Dito de outra

Revista Pegada vol. 9 n.2

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO forma, na aparncia do real se apresentam novos fenmenos que s podem ser explicados satisfatoriamente se tomarmos, como um elemento a ser levado em considerao, o limite da lei do valor para continuar organizando esta tessitura da realidade. O desemprego estrutural um desses fenmenos. No se trata apenas do clssico exrcito industrial de reserva, mas de um exrcito estrutural e eterno, ao menos dentro da lgica da realidade criada pelo sujeito automtico, e que resulta, como vimos, das transformaes da terceira revoluo tecnocientfica. Outro desses fenmenos a fico que se produziu nas bolhas especulativas desde os anos 1980, em que se pretendeu prolongar as manifestaes mais deletrias deste limite lgico fazendo dinheiro produzir diretamente mais dinheiro. Na frmula de Marx: D-D. Este estratagema foi hbil, pois criou de fato a iluso no apenas de que o capitalismo ia bem, como a de que nunca estivera to bem. Desse modo se inventou um volume de papis que nada valem apesar de seus portadores contarem com esta riqueza para sustentarem os gales de seus casacos. A tendncia de queda da taxa de lucro neste perodo fez milagres. Os milagres, porm, no podem criar novas realidades. Eles so apenas um momento de exceo, neste caso, epifanias de um sagrado que cansou de ser ordinrio. Uma realidade que j no O territrio no uma dimenso neutra do processo social com uma FORMAO DE MASSAS EM TEMPOS DE BARBRIE se sustenta a partir de seu imperativo (a lei abstrata do valor) e no tem em andamento um processo de sua negao consciente, vai se transformando cada vez mais numa realidade monstruosa. Enquanto a mquina funcionava, o seu horror ficou escondido. Agora que tudo rui, descobrimos a sua verdade que, como dizia Benjamin, esta catstrofe permanente, e sua autonegao (quer dizer, sua negao inconsciente) este lento imergir na barbrie que, diga-se de passagem, no passa de uma forma fetichista de vida social. Ela apenas torna mais visvel o outro disso que at hoje conhecemos por civilizao. Na frmula de Marx: a barbrie que vai se realizando a manifestao crua da pr-histria da humanidade ainda mais uma vez no superada. Se o proletariado, como trabalhador coletivo no realizou a expectativa de criar as condies de negao do capital, dando incio a uma forma social auto consciente, de onde poderia, nesta altura da crise estrutural seriam estas? do capitalismo, surgir alternativas, e que tipo de alternativas

Revista Pegada vol. 9 n.2

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO objetividade que transcende a criao de valor ou mesmo de realizao -, mas que representavam com certa fidelidade flexibilizao do assalariamento que era requerida pelas modalidades ficcionais de riqueza financeira que caracterizaram este perodo. Agora que o capitalismo aprofunda seus espasmos de crise aguda, e estes artifcios se desmancham no ar, se torna mais evidente, pelo lugar em que esto estacionadas, quem so as pessoas que passaram efetivamente a sobrar nesta forma social. Insistir - com este conceito elstico de trabalho - que estas massas que sobram so trabalhadores, apenas a redundante constatao de que nessa sociedade, a burguesa, elas apenas podem sobreviver vendendo sua fora de trabalho. Tal raciocnio, ao contrrio do que pretendem seus portadores, nada tem de crtico, pois pressupe que a soluo do problema seja a justa empregabilidade de todos iluso, alis, j parcialmente realizada pela sociedade burguesa -, sem se dar conta de que no razovel para quem pretende superar o capitalismo reduzir o sentido da vida social a um conceito de vendabilidade10. provvel que a densa

intencionalidade das suas formas. Na tenso interna do processo social, que, como vimos, marcou boa parte da histria da sociedade burguesa, as rebelies e resistncias contra o sujeito automtico tiveram razes no apenas no local de produo, como tambm no espao geogrfico que, para alm do trabalho, guarda as formas comuns de vida social e suas inmeras distines. Na propriedade privada da terra, no esquadrinhamento das cidades, nos imensos espaos para a circulao de mercadorias e sua exposio para a venda, assim como no espao privilegiado para a realizao de certas necessidades em detrimento de outras, mesmo que bsicas e concernentes a uma massa maior de seres humanos, enfim, em todos estes territrios se faz sentir a objetivao da intencionalidade do valor. Na medida em que o trabalho, com a terceira revoluo tecno-cientfica, foi se metamorfoseando, perdendo espao social e ficando cada vez menos presente e visvel, inclusive no espao geogrfico8, criou-se, trabalho. como Este contrapartida conceito acabou compensatria, um conceito alargado de incorporando setores e funes9 que nada possuem de produtivo no sentido de
8 Como por exemplo, com a obsolescncia e conseqente desaparecimento das grandes fbricas, etc. 9 O setor de servios, com suas inmeras modalidades precarizadas um desses casos.

10 Dentre as inmeras iluses em que opera este argumento, se poderia indicar apenas uma incongruncia que cara a tradio marxista. Um dos fenmenos que sustentam a alienao, segundo Marx, est exatamente na imposio da vendabilidade (ou mercantilizao) de tudo. O direito ao trabalho, tanto por sua forma jurdica, como por seu contedo social, guarda apenas uma aparncia crtica, no passando na verdade de um

Revista Pegada vol. 9 n.2

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO ligao entre espao urbano e a forma mercadoria auxilie melhor na compreenso deste fenmeno. A crise da sociedade produtora de mercadorias se revela inteiramente pela impossibilidade desta forma continuar (ou vir-a-ser) a condio de existncia para milhes de indivduos. Esta impossibilidade de vendabilidade para boa parte deles j era, inclusive, a condio de suas estratgias de sobrevivncia e de seus locais de moradia. A dimenso do territrio, ao que parece, se tornou neste contexto histrico uma dimenso importante na construo de alternativas para a negao do sujeito automtico. Desde os anos 1990 as formas de rebelio e resistncia contra o capital, principalmente nos pases perifricos, foram mais comuns entre estas massas que sobram do que junto ao operariado clssico, ou mesmo junto a alguns setores que acompanham a elstica ampliao do conceito de trabalho. Estas massas organizam suas aes desde o territrio, j que sua funcionalidade social, a de serem uma reserva de fora de trabalho, se mostra frustrada e desastrosa. Um exemplo ilustrativo desse processo em curso o Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra (MST). Este movimento originrio de uma conjuntura em que, ainda em meio aos cacos sociais decorrentes da violncia da ditadura militar recm superada, se buscava reatar o fio da meada da conjuntura imediatamente anterior a 1964. Neste contexto o MST foi, num primeiro momento, uma tentativa de continuidade com o movimento campons anterior ao golpe militar. Criado, porm, num novo quadro histrico, no qual o pas se tornara predominantemente urbano e industrial desde 1970 -, em que a agricultura se modernizara de modo impressionante, ele no podia mais ser o mesmo de antes. Durante os anos da ditadura militar mais de 27 milhes de brasileiros passaram do campo para a cidade, tendo se concentrado em poucas regies metropolitanas e formado gigantescos bolses de pobreza. Assim, num segundo momento, na medida em que se aprofundava a insero do Brasil no processo de globalizao, nos anos 1990, foi ficando ntido que as massas que confluam para o MST eram uma fronteira social que passa a formar a sociedade. O processo de globalizao, que uma unificao a nvel mundial da prpria produo, tem como base material de sustentao, criou uma justamente, unidade a terceira de revoluo tecno-cientfica. Com ela se imediata desenvolvimento das foras produtivas que colocou em confronto aberto parques industriais
problema de eficincia dentro desta mesma lgica social.

nacionais

completamente

desiguais. Restou aos pases perifricos se

Revista Pegada vol. 9 n.2

10

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO adaptarem a esta situao, adotando, quando possvel, estas novas tecnologias, ou, simplesmente fechando as portas de ramos inteiros de produo. Ambas as escolhas criam uma massa de desempregados que somente seria pensvel para pocas de grandes crises. Desde 1996 o desemprego no Brasil passou a girar em torno de dois dgitos, sendo que nunca mais retornou ao nvel dos anos 1980 - que por sinal no eram grande coisa. Portanto, ao imenso exrcito industrial de reserva caracterstico de um pas capitalista perifrico, foi acrescentado, nos anos 1990, novas massas de desempregados que so o resultado do alto nvel de desenvolvimento das foras produtivas. s massas desempregadas devido ao atraso - um produto natural do desenvolvimento desigual e combinado - somaram-se as massas desempregadas pelo pleno desenvolvimento do capitalismo. neste sentido que o MST uma fronteira da sociedade, ele rene em suas fileiras os nufragos de ontem e os de hoje que, partindo de suas condies de subsistncia, se encontravam no mesmo territrio. A forma de organizao deste movimento de novo tipo se explica basicamente pela histria das formaes sociais. Na Argentina, por exemplo, um pas urbano h mais tempo do que o Brasil, suas massas sobrantes o movimento piqueteiro -, que resultaram do desastroso
11 Cf. MENEGAT, M Guerra civil no Brasil, in: O olho da barbrie.

programa econmico da ltima Ditadura e da globalizao dos anos 1990, formaramse fundamentalmente a partir das cidades. Na Bolvia e no Paraguai a origem hibrida dessas massas tem um peso maior, por seu turno, do espao rural. As estruturas fundirias desses pases com suas histrias especficas de modernizao o que determina estes processos. O maior desafio que se impe ao MST interpretar esta metamorfose que o constitui. Num pas predominantemente urbano, em que este espao e o rural comeam a borrar suas fronteiras, e nas atuais configuraes produtivas em que a agricultura e a indstria num processo articulado ao anterior, e que lhe d sustentao -, tambm se fundem; agir em todos os espaos uma questo de vida ou morte. Sero movimentos sociais com esta caracterstica compreenso que desta podero criar as que condies de um processo de autosociedade desmorona, mas se mantm. Se eles no vierem a se formar, este espao ser vivido de modo inconsciente como um processo naturalizado que fica evidente em expresses como: na histria do Brasil sempre foi assim de autodestruio, que, alis, j est em curso numa nova e perversa modalidade de guerra civil.11

Revista Pegada vol. 9 n.2

11

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO Como e o que unir estas massas dspares, com questes distintas, um desafio terico e uma equao prtica da maior importncia para o futuro. Propomos aqui, a ttulo provisrio, o conceito de formao de massas12 para se pensar alguns aspectos desse processo. Na atual situao histrica em que o capitalismo maduro tornou plenas as potncias da riqueza e inutiliza boa parte das massas que outrora proletarizou fora, cuja existncia agora no requer mais como fora de trabalho, estas massas apenas sobrevivero se vierem a se constituir em formas de ao poltica de novo tipo. Este o objetivo com o uso deste conceito de formao de massas em tempo de barbrie: o de pretender indicar as bases sociais para a constituio de um possvel caminho para um processo de transformao no momento em que o capitalismo comea a desmoronar e a se tornar uma ameaa iminente para a existncia da humanidade e do planeta. Este conceito abarca o fato de que uma parcela cada vez mais significativa da populao seguir existindo na condio de exrcito industrial de reserva (isto , excedente, sobra), portanto, margem do mundo do trabalho; da e os coveiros burguesa naturais sociedade
13 [...] a lei que mantm a superpopulao relativa ou exrcito industrial de reserva sempre em equilbrio com o volume e a energia da acumulao prende o trabalhador mais firmemente ao capital do que as correntes de Hefasto agrilhoaram Prometeu ao rochedo. MARX, K. O capital, t. I, vol. 2, p. 210. 14 Cf. MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto do partido comunista, in: Obras Escolhidas, Tomo I. Lisboa: Edies Avante, 1982, pp. 106-7: A histria de toda sociedade at hoje a histria de luta de classes. [...] em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travaram uma luta ininterrupta, umas vezes oculta, aberta outras, uma luta que acabou sempre com uma transformao revolucionria de toda a sociedade ou com o declnio comum das classes em luta.

encontram-se integrados e impotentes.

13

Ele pretende tambm dar conta do modo em que este processo se realiza, que a imensa violncia cotidiana. Tal violncia consiste numa cifra da desagregao dos laos sociais e da complexificao da construo de processos coletivos para uma ao anticapitalista. A falncia e desmonte de parte do aparelho de Estado, aquela responsvel pelas funes sociais, e o enfraquecimento da poltica parlamentar, onde se faziam as mediaes racionais do confronto entre as classes, reduzem o horizonte de aes que possam dar alguma satisfao s demandas dessas massas. Se no existirem estas novas formas de organizao social que aqui nos referimos, que possam dar um outro encaminhamento para a sada da crise, esta tende a se produzir como o declnio de toda a sociedade, at um ponto em que a prpria sada ser impossvel14.

12 Para uma exposio mais aprofundada deste tema ver MENEGAT, M Sem leno nem aceno de adeus.

Revista Pegada vol. 9 n.2

12

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO No Brasil, o estado de desagregao est muito adiantado. De 1978 a 2003 morreram por causas externas, isto , por formas violentas excluindo acidentes de trnsito - 550 mil pessoas. Em 1979 morreram 11.194, enquanto no trinio 1998-2000 a mdia anual chegava a 41.138 mortos. So ndices de uma guerra civil. Deste total de mortes anuais, a imensa maioria so jovens de 15 a 25 anos e 52% so negros. Dos jovens negros que morrem nessa faixa de idade, 85,1% morrem por causas externas, ou seja, so vtimas da violncia15. Tudo indica que est em curso um genocdio que atinge principalmente a juventude, e, em especial, os jovens negros, exatamente aqueles que mais razes teriam para transformar esta sociedade. nesse sentido que o territrio ocupa o lugar de centralidade da organizao do processo de transformao que em outro momento coube a fbrica. Num pas de segregao social como o Brasil, as massas sem trabalho, ou em relaes de trabalho precarizadas, ou mesmo parte da classe trabalhadora formalizada, moram na periferia, em bairros pobres contguos16. Tais massas esto dispostas em extensos territrios, cuja posse e forma de moradia, na maioria dos casos, foram fruto (e depende) de relaes de cooperao e solidariedade entre os vizinhos. Na experincia recente da Amrica Latina, diversos movimentos sociais vm articulando aes que combinam elementos tpicos das lutas tradicionais da histria do movimento da classe trabalhadora, com novas formas territoriais de organizao da luta. Movimentos como os piqueteiros na Argentina, ao menos alguns de seus setores mais lcidos, como o caso do movimento de trabalhadores desempregados (MTD) de Quilmes/Solano17, recriam antigas tticas de luta operria, como os piquetes, para, ao fechar estradas e ruas na cidade forar o Estado a negociar suas reivindicaes. Este movimento faz de sua base territorial um ponto fixo importante para construir alternativas ao desemprego que no sejam viver a iluso da espera de que uma expanso da economia venha a trazer o emprego que a lgica da acumulao de capital na atualidade levou. Nestas alternativas o MTD de Solano organiza tanto a produo das necessidades sociais de centenas de famlias quanto superao do domnio da produo de mercadorias.
15 Cf. PAIXO, M.; CARVANO, L.M. et. all. Contando Vencidos: diferenciais de esperana de vida e de anos de vida perdidos segundo os grupos de raa/cor e sexo na Brasil e grandes regies; in: Sade da populao negra no Brasil. Braslia: Funasa, 2005, pp. 49-189. 16 Cf. MENEGAT, E., op. cit. Em especial Sobre a formao dos sem propriedade na periferia do ocidente, pp.175 e ss.

Ao exigir do Estado os recursos para a sobrevivncia dos desempregados, o

17 Cf. MARRO, K. De luchas, movimientos y conquistas sociales: reflexiones a partir de la experincia del MTD de Solano. Rosrio: Universidad Nacional de Rosrio, 2006.

Revista Pegada vol. 9 n.2

13

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO movimento d a uma parte destes recursos um destino coletivo de reconstruo da sociabilidade para alm do capital. Para alm de bolsas famlias individuais, constituem um fundo comum de recursos do coletivo de famlias, que conjuntamente define o seu destino, conjugando a autoproduo das necessidades de consumo com novas formas de vida social, centradas na solidariedade e cooperao conscientes18. Esta experincia isolada, sempre suscetvel de ser esmagada, no difere, no entanto, em essncia, de muitas prticas presentes na histria do MST no Brasil, ou das Ligas das Juntas Vicinales de El Alto na Bolvia, ou mesmo dos Zapatistas (FZLN) no Mxico. Os limites desses movimentos a dificuldade para a sua generalizao, seja nas grandes cidades, seja no campo e pequenas cidades, e a elaborao de uma concepo de enfrentamento contra o Estado que leve em considerao estas caracterstica de serem ao mesmo tempo instrumentos de confronto poltico e embries de poder popular. So experincias que tm em comum a politizao dos movimentos sociais ao mesmo tempo em que realizam uma crtica s formas dominantes da poltica, tanto a criminalizadora da oposio, feita pelo Estado, como a de acomodao e incorporao dos partidos de esquerda a ordem vigente. Uma formao de massas com carter anticapitalista em tempos como estes em que vivemos certamente no obedecer s formas de outros perodos histricos. A diferena no uma pueril divergncia com as formas anteriores, mas a dificuldade que estas formas tm de englobar a dinmica objetiva das sociedades contemporneas. Nesse sentido, o debate do sujeito revolucionrio precisa ser colocado na prpria dialtica do processo, em que as contribuies objetivos atuais. Na medida em que o capitalismo na atualidade se caracteriza por ser uma fora promotora da destruio, seja da natureza, seja da sociabilidade, uma esquerda social19 que pretende ser uma supresso desta sociedade, deve se pautar pela crtica desta caracterstica, o que exige articular as lutas com novas formas de sociabilidade, promovendo a vida em comum em oposio ao individualismo burgus, sem com isso negar esta conquista histrica da cultura, que a individualizao. nessa perspectiva que as polmicas acerca das formas de organizao e ao poltica,
19 Este conceito recebeu uma formulao em M. HARNECKER, Os desafios da esquerda latinoamericana. So Paulo: Expresso Popular, 2005. Ele tem sido utilizado por movimentos sociais na Amrica Latina para afirmar uma diferenciao com uma esquerda parlamentar apenas preocupada com processos eleitorais.

de

perodos

anteriores

devem ser recriadas a partir dos desafios

18 Idem, pp. 139 e ss.

Revista Pegada vol. 9 n.2

14

Dezembro/2008

ECOS DA IX JORNADA DO TRABALHO presentes na histria da esquerda, precisam ser retomadas com o intuito de melhor interpretar as condies de possibilidade de uma ao anticapitalista nesta situao histrica. Caberia a uma esquerda social atualizar este debate, acrescentando-lhe as novidades desse tempo, assim como a sua necessria capacidade de inovao.

Revista Pegada vol. 9 n.2

15

Dezembro/2008

S-ar putea să vă placă și