Sunteți pe pagina 1din 3

MpMagEst Constitucional Pedro Lenza Data: 06/02/2013 Aula 01 RESUMO SUMRIO 1.

Controle de Constitucionalidade

1. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Premissa: com o advento de uma nova constituio, necessariamente, enseja uma revoluo. Em outras palavras, ocorre um rompimento por completo de uma antiga ordem jurdica e consequentemente a instalao de um novo ordenamento jurdico constitucional. Esse rompimento fruto do poder constituinte originrio, que pode se dar democraticamente ou de forma autoritria. O poder constituinte originrio soberano e ilimitado, mas no absolutamente, uma vez que esse poder originrio deve observar alguns princpios do direito natural, da moral e da razo. Portanto, pode-se falar que essa limitao apenas do ponto de vista jurdico. Com a nova constituio, quatro situaes devem ser observadas: (i) Recepo modo pelo qual os atos normativos elaborados no ordenamento jurdico anterior, so recebidos pelo novo ordenamento, desde que sejam compatveis.

Observaes relativas Lei ou ao Ato normativo a ser recepcionado: Devem ter sido elaborados no ordenamento jurdico anterior uma situao temporal; Devem estar revestidos de validade e vigncia; Devem ter compatibilidade de contedo material com a nova situao jurdica.

Outra situao: suposta Lei ou Ato Normativo, editado no ordenamento jurdico anterior, incompatvel com aquela situao jurdica, mas que eventualmente se torna compatvel com a com o surgimento de nova constituio. Suposta Lei pode ser recepcionada? Entendimento atual do STF, diz que no, uma vez que no importa se a incompatibilidade seja de carter formal ou material com a constituio sob cuja regncia ela foi elaborada. Se a lei nasceu violando a constituio anterior, nasceu, segundo o STF, com vcio de origem denominado congnito, em outras palavras, esta lei nasceu morta. Quando surge uma determinada lei, deve-se verificar quem est dando validade quele ato, ou seja, sob as determinaes da Constituio vigente, caso contrrio, a lei nasce morta, seja materialmente ou formalmente incompatvel. Obs.: O controle concentrado de recepo se implementa por meio da ADPF, bem com, o controle concentrado de constitucionalidade se implementa por ADI. Observe-se que a anlise de constitucionalidade imprescritvel.

MpMasEst 2013 Anotador(a): Carlos Eduardo de Oliveira Rocha Complexo Educacional Damsio de Jesus

A anlise de constitucionalidade se condiciona ao princpio da contemporaneidade (o momento da vigncia da atual constituio e no em face de uma constituio j revogada). Situaes: a) Fenmeno da inconstitucionalidade superveniente a nova constituio pode validar uma situao revogada? se o texto anterior da CF de 88 no for recepcionado, no se trata de inconstitucionalidade, mas de revogao. No tem como corrigir uma situao que j nasceu errada e, portanto, seu vcio no possvel de correo nem mesmo com o decorrer do tempo. b) Com o surgimento de uma Emenda Constitucional (poder constituinte derivado reformador). Ex.: uma lei nasceu perfeita sob a gide da CF (formal e materialmente), surge uma emenda constitucional que faz com que aquela lei no tenha mais compatibilidade. Este fenmeno de inconstitucionalidade superveniente? A posio do STF no sentido de que a emenda revoga a lei em sentido contrrio ao novo ordenamento e, portanto a lei no se torna inconstitucional em face do novo parmetro, pois ficou revogada pela emenda. No se verifica tambm o fenmeno da inconstitucionalidade superveniente.

c) E se eventual emenda constitucional passe a dar validade a situao cuja lei anterior foi declarada inconstitucional, ocorre o fenmeno da constitucionalidade superveniente? No, a lei teve vcio congnito (em sua origem) e portanto no h como dar validade quela lei.

d) O fenmeno da inconstitucionalidade superveniente jamais foi observado? No, h excees: ex: Em situaes de Mutaes Constitucionais, onde uma lei que nasceu perfeita, por meio de uma mutao constitucional se torne imperfeita em virtude de nova interpretao do texto constitucional. Mutaes constitucionais so mecanismos informais de alterao da constituio, o que se modifica no a literalidade do texto, mas sim o sentido interpretativo do texto constitucional.

Exceo de exemplo de constitucionalidade superveniente uma lei que nasceu inconstitucional e passou a ser validada ADI 2240 http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=474616 ADI por omisso 3682 http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=485460 Movimento de criao de um novo municpio, qual seja Luiz Eduardo Magalhes na Bahia. Veja-se que um Municpio criado atravs de lei estadual, que deve observar trs requisitos, conforme art. 18 4: (i) deve haver lei complementar federal autorizadora para definio de qual o momento dessa criao; (ii) estudo de viabilidade de impacto; e, (iii) necessidade de um plebiscito das partes envolvidas. A Lei estadual esteve totalmente viciada no editaram a lei complementar. Houve modulao dos efeitos da deciso, permitindo que a lei inconstitucional vigorasse por mais 24 meses, at que a situao fosse corrigida. Posteriormente, o congresso editou a EC 57, acrescenta o art. 96 ao ADCT:

2 de 3

Art. 96. Ficam convalidados os atos de criao, fuso, incorporao e desmembramento de Municpios, cuja lei tenha sido publicada at 31 de dezembro de 2006, atendidos os requisitos estabelecidos na legislao do respectivo Estado poca de sua criao." No STF, em Obiter dictum (comentrio lateral, que de passagem so mencionados em uma determinada votao) disseram que a emenda constitucional 57 resolveu a questo dos municpios. (ii) Repristinao a lei 1 que foi revogada pela lei 2, voltaria a produzir seus efeitos caso a lei 3 revogasse a lei 2. A LINDB art. 2 3. Determina que a repristinao no automtica e necessita necessariamente, estar expresso na nova lei

(iii) Desconstitucionalizao

(iv) Recepo Material das Normas Constitucionais

3 de 3

S-ar putea să vă placă și