Sunteți pe pagina 1din 4

Modelo Entidade Relacionamento (MER)

O Modelo Entidade-Relacionamento tem o objetivo de representar as estruturas de dados da forma mais prxima do mundo real dos negcios. Existem trs conceitos no Modelo Entidade Relacionamento: Entidade, Atributo e Relacionamento. Entende-se que Entidade so objetos, as caractersticas dos objetos so os Atributos, e a relao entre os objetos so os relacionamentos.

1. Entidade Uma entidade serve tanto para depsito quanto para recuperao de dados. Ela representa substantivos, concretos ou abstratos. Exemplo: todos os Inquilinos de uma imobiliria podem ser armazenados em uma entidade chamada Inquilino. Todos os Inquilinos da Entidade Inquilino podem ter um identificador nico. Assim como a Entidade conhecida por Tabela, o identificador seria a chave primria.

2. Atributo Toda entidade possui atributos, ou seja, caractersticas que informam sobre a entidade.

A entidade Inquilino contm informaes sobre Nome, Endereo, Cidade, Data de Nascimento de cada Inquilino, identificado entre os outros por uma chave primria, no caso pode ser um atributo Codigo. 2.1. Tipos de atributos Atributo Simples Um nico atributo representa uma caracterstica Exemplo: Rg do Inquilino Atributo Concatenado Mais de um atributo representam uma caracterstica Exemplo: Endereo (Logradouro, Nmero,Cidade, Cep, UF) Chave Primria Um atributo que sempre nico dentro de uma Entidade Exemplo: CPF atributo que no se repete entre os Inquilinos Chave Estrangeira Atributo que se identifica com a chave primria em outra Entidade Exemplo: Codigo do Inquilino na Entidade Aluguel.

3. Relacionamento Relacionamento a interao entre os objetos que indicam a dinmica dos negcios. Os Relacionamentos so identificados por verbos porque representam as aes que uma entidade exerce sobre outra. Como exemplo, O Inquilino aluga imvel.

Figura 1 MER Sistema de Imobiliria Diagrama Entidade-Relacionamento (DER)

O Diagrama Entidade-Relacionamento descreve toda estrutura lgica do banco de dados. possvel constru-lo a partir de um MER, identificando assim a partir de um conceito do mundo real como os dados sero armazenados de fato. O DER tem como nfase os dados e os relacionamentos. Sua representao utiliza os smbolos: Retngulos representam as entidades; Elipses representam os atributos; Losangos representam os relacionamentos entre as entidades; Linhas unem os atributos aos conjuntos de entidades e os conjuntos de

entidades aos conjuntos de relacionamentos;

Elipses duplas atributos multivalorados.

Na construo de um projeto de banco de dados necessrio saber quais so os objetos e os relacionamentos para elaborar o DER , ou seja, descobrir quais os atributos que compem as tabelas (objetos).

Leia mais em: MER e DER http://www.devmedia.com.br/mer-e-der/14332#ixzz2dJyNn4zq

S-ar putea să vă placă și