Sunteți pe pagina 1din 16

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 1 E 3 SGT DO QPPM E DO QPE, PARA O ANO DE 2013. EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 1 E 3 SGT DO QPPM E DO QPE, PARA O ANO DE 2013.

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO

(Edital DRH/CRS n 10/2012, de 28 de novembro de 2012)

EAP 3 SGT QPE/2013


Conhecimentos Profissionais

NOME: _____________________________________________ LOCAL DE PROVA: _________________ SALA: __________


INSTRUES AOS CANDIDATOS: 1. Abra este caderno de prova somente quando autorizado. 2. Esta prova contm 40 (quarenta) questes valendo 2,5 (dois vrgula cinco) pontos cada e valor total de 100 (cem) pontos. 3. O tempo mximo permitido para a realizao da prova objetiva ser de 3 (trs) horas incluindo o preenchimento da folha de respostas. 4. Responda as questes e marque a opo desejada na folha de respostas, usando caneta (tinta azul ou preta). 5. Para cada questo existe somente uma resposta. 6. Prova sem consulta. 7. No ser admitido nenhum tipo de rasura na folha de respostas. As questes rasuradas ou em branco ou com dupla marcao sero consideradas nulas para o candidato. 8. proibido o uso de mquinas calculadoras, telefones celulares ou outros similares. 9. Iniciadas as provas, os candidatos somente podero deixar a sala, e a esta retornar, exclusivamente para uso de sanitrios ou bebedouros, devidamente acompanhados por fiscal do exame. 10. Verifique se a prova corresponde ao seu quadro e graduao. 11. Ao final da prova, entregue ao aplicador a folha de respostas, devidamente preenchida, conferida e assinada.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

1 QUESTO Um policial militar durante atendimento de ocorrncia ofendeu os princpios da cidadania e dos direitos humanos. Assim, considerando o Cdigo de tica e Disciplina dos Militares Estaduais (CEDM), para configurar a transgresso disciplinar prevista no art. 13, I do CEDM, CORRETO afirmar que:
A. ( ) Houve crime contra os direitos inerentes cidadania. B. ( ) Deve ser devidamente comprovado em procedimento apuratrio. C. ( ) No h transgresso disciplinar uma vez que no houve ato

atentatrio a dignidade da pessoa. D. ( ) Concorreu para o desprestgio da Instituio Militar Estadual afetando gravemente a imagem dos militares.

2 QUESTO Nos termos do CEDM quanto a transgresso de: maltratar ou permitir que se maltrate preso ou a pessoa apreendida sob sua custdia ou deixar de tomar providncias para garantir sua integridade fsica, CORRETO afirmar que:
A. ( ) Configura a transgresso disciplinar a conduta omissiva. B. ( ) Configura transgresso grave se no tratar-se de criana ou

adolescente, pois elevaria o fato para outra transgresso. C. ( ) Para configurar a transgresso disciplinar necessrio que o militar no esteja cumprindo ordem de superior hierrquico. D. ( ) Configura transgresso mdia. 3 QUESTO Em relao Instruo de Corregedoria n 05/2012, no que refere-se a Remessa do Auto de Priso em Flagrante (APF) Defensoria Pblica, CORRETO afirmar:

Defensoria Pblica, ainda que informe o nome de seu advogado, caso trate-se de militar da graduao de Cabo ou Soldado. B. ( ) Nos casos em que couber, a remessa se dar em at 48 (quarenta e oito) horas aps a priso. C. ( ) Quando da elaborao do Auto de Apresentao de Militar Conduzido, no haver necessidade de remessa de cpia para a Defensoria Pblica. D. ( ) No necessria a remessa de cpia integral, bastando a comunicao de que o militar preso, no informou o nome do seu advogado.

A. ( ) Dever ser remetido o APF do militar indiciado ou autuado

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

4 QUESTO Em relao Instruo de Corregedoria n 05/2012, no que tange a participao do assessor jurdico da Unidade, no acompanhamento de militar conduzido, CORRETO afirmar:
A. ( ) Tratando-se de crimes militares, nas localidades onde houver, o

assessor jurdico da Unidade dever ser acionado para acompanhar a elaborao do APF ou Auto de Apresentao de Militar Conduzido, a fim de verificar a regularidade dos atos praticados em assessoramento ao Comandante da Unidade. B. ( ) Nas localidades onde houver, o assessor jurdico da Unidade dever ser acionado para acompanhar a elaborao do APF ou Auto de Apresentao de Militar Conduzido, a fim de verificar a regularidade dos atos praticados em assessoramento ao Comandante da Unidade. C. ( ) Nas localidades onde no houver o assessor jurdico da Unidade, o Comandante Militar da circunscrio dever acionar o assessor jurdico a Unidade de apoio a fim de acompanhar a elaborao do APF ou Auto de Apresentao de Militar Conduzido, a fim de verificar a regularidade dos atos praticados em assessoramento ao Comandante da Unidade. D. ( ) Nas localidades onde no houver o assessor jurdico da Unidade, o Comandante Militar da circunscrio no lavrar o Auto de Priso em Flagrante enquanto o militar no apresentar advogado. 5 QUESTO No que se refere comunicao disciplinar (CD) e seu processo (PCD), CORRETO afirmar:
A. ( ) A comunicao disciplinar pode ser encaminhada diretamente pelo

comunicante autoridade militar competente. B. ( ) Sendo o comunicante a autoridade competente para sancionar disciplinarmente o militar transgressor, apreciar a documentao concluda pelo encarregado, respeitado o devido processo legal. C. ( ) Ainda que a autoridade competente vislumbre, de imediato, causa prvia de justificao, dever instaurar o Processo de Comunicao Disciplinar se tratar de transgresso de natureza grave. D. ( ) O MAPPA atual inovou o prazo do Termo de Abertura de Vista da comunicao disciplinar para 10 (dez) dias teis.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

6 QUESTO Quanto ao prazo regulamentar para elaborao e prorrogao da Sindicncia Administrativa Disciplinar (SAD), est CORRETO afirmar que de:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

20 (vinte) dias corridos, prorrogveis por at 10 (dez) dias corridos. 15 (quinze) dias teis, prorrogveis por at 10 (dez) dias corridos. 20 (vinte) dias teis, prorrogveis por mais 05 (cinco) dias corridos. 30 (trinta) dias corridos, prorrogveis por at 10 (dez) dias corridos.

7 QUESTO Nos termos do MAPPA, chama-se delao apcrifa: (RIP). B. ( ) A denncia annima. C. ( ) A assuno da autoria de um fato pelo sindicado, na Sindicncia Administrativa Disciplinar aps a Instruo. D. ( ) O Despacho que instaura o Relatrio de Investigao Preliminar. 8 QUESTO Considerando os conceitos e definies do MAPPA CORRETO afirmar:
A. ( ) Ao disciplinar: o ato formal da Administrao indicando que A. ( ) O relato da vtima nos autos do Relatrio de Investigao Preliminar

tomou conhecimento de fato, em tese, tido como crime, contraveno ou transgresso disciplinar, atravs de queixa, relatrio reservado, portaria ou documento similar. B. ( ) Aos costumes: expresso usada na assentada do interrogatrio do acusado na qual se revela o grau de parentesco, afinidade ou interesse no caso, entre as testemunhas e a vtima. C. ( ) Notificao: o ato emanado pelo escrivo do qual se d conhecimento ao acusado da prtica de ato ou de algum fato objeto de apurao, que tambm de seu interesse, a fim de que possa usar das medidas legais ou das prerrogativas que lhe sejam asseguradas por lei, geralmente para comparecimento em local, data e horrio determinados. D. ( ) Autuao: termo lavrado pelo sindicante/escrivo para reunio da portaria e demais peas que a acompanham e que deram origem ao processo/Procedimento Administrativo Disciplinar e, em regra, inserida em sua capa.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

9 QUESTO No que tange a Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha CORRETO afirmar: especfica, bastando um enunciado genrico na Constituio como o preceito da dignidade humana. Assim, por ter lei prpria, a violncia contra a mulher no contexto da Lei 11.340/06, no constitui uma das formas de violao dos direitos humanos por ser um crime regulado por lei especfica. B. ( ) A violncia fsica contra a mulher entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade, sade corporal ou psicolgica. C. ( ) Cria mecanismos para coibir e prevenir a violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos do 8 do art. 226 da Constituio Federal e outros tratados internacionais ratificados pela Repblica Federativa do Brasil. D. ( ) No obstante a Lei ter disciplinado a assistncia mulher em situao de violncia domstica e familiar, no previu medidas emergenciais a cargo dos rgos de segurana pblica. 10 QUESTO A Lei 9.099/95 disps sobre os Juizados Especiais Cveis e Criminais no mbito do Poder Judicirio. No que tange s finalidades da lei CORRETO afirmar: e com pena no superior a dois anos, no h previso legal para sua aplicao aos militares estaduais. B. ( ) No obstante o processo orientar-se pelos critrios da simplicidade e informalidade dentre outros, dispensa a celeridade. C. ( ) da competncia do Juizado Especial as causas relativas a acidente de trabalho em que o valor da indenizao no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo. D. ( ) Havendo autoria comprovada no Juizado Especial Cvel dispensase a conciliao, devendo o juiz proferir a sentena. 11 QUESTO Considerando o Estatuto do idoso CORRETO afirmar: (sessenta) anos. B. ( ) O envelhecimento um direito personalssimo e a sua proteo um direito social. C. ( ) O idoso tem direito ao exerccio de atividade profissional, respeitadas suas condies fsicas, intelectuais e psquicas. Se aposentado, resguardado o limite de at seis horas dirias da atividade que exercia.
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

A. ( ) Nem toda violao de direitos humanos disciplinada em lei

A. ( ) Ainda que o crime militar seja, em tese, de menor potencial ofensivo

A. ( ) Considera-se idoso somente as pessoas com idade superior a 60

www.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

D. ( ) Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a

operaes bancrias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessrio ao exerccio da cidadania, por motivo de idade, configura infrao administrativa nos termos do Estatuto.

12 QUESTO Diferente dos Estados Unidos da Amrica onde livre a aquisio de armas de fogo e munio, o Brasil adota rgido controle sobre sua comercializao, registro e posse. Assim, se um policial militar for abordado portando arma de fogo de uso permitido sem o devido registro, CORRETO afirmar que:
A. ( ) Comete crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. B. ( ) Somente cometeria o crime de porte ilegal, se trata de arma de fogo

de uso restrito. C. ( ) No comete crime de porte ilegal de arma de fogo, uma vez que sua situao funcional lhe permite tal situao. D. ( ) No obstante haver a prtica de crime comum, o policial militar est amparado pela excludente de ilicitude do exerccio regular de um direito. 13 QUESTO Considerando a Lei 11.343/06 que instituiu o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas (Sisnad), marque a alternativa CORRETA:
A. ( ) No comete mais crime quem adquire, para consumo pessoal,

drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar. B. ( ) Uma das maiores crticas lei no ter previsto atividades de preveno do uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas. C. ( ) A lei no define quais as substncias ou os produtos capazes de causar dependncia, que devem ser enquadrados como drogas. D. ( ) A lei aumentou a pena do trfico de drogas para recluso de 10 a 15 anos.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

14 QUESTO Em relao aos crimes tipificados no Cdigo Penal Militar, marque a alternativa CORRETA: deve permanecer, por mais de oito dias configura Desero, com pena de deteno de seis meses a dois anos; se oficial, a pena agravada. B. ( ) Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de servio que lhe tenha sido designado, ou o servio que lhe cumpria, antes de termin-lo, configura Abandono de posto, cuja pena de deteno de trs meses a um ano. C. ( ) Na mesma pena do crime de desero, incorre o militar que, findo o prazo de trnsito ou frias, no se apresenta no lugar designado dentro de nove dias. D. ( ) Embriagar-se o militar, quando em servio, ou apresentar-se embriagado para prest-lo, configura o crime de Embriaguez em servio, cuja pena de recluso de seis meses a dois anos. 15 QUESTO No que se refere ao crime de Corrupo ativa do Cdigo Penal Militar, marque a resposta CORRETA: no primeiro, a exigncia da vantagem se d sobre o ato de ofcio que o servidor deveria praticar, e no segundo a exigncia se d em qualquer situao. B. ( ) Para que seja devidamente configurada a corrupo ativa necessrio o acerto prvio de no mnimo dois militares, caso contrrio, dar-se- corrupo passiva. C. ( ) Ainda que o agente no venha a oferecer ou prometer, basta que d dinheiro ou vantagem indevida para a prtica, omisso ou retardamento de ato funcional, para que configure corrupo ativa. D. ( ) Na corrupo ativa culposa o agente que ressarcir o dano aos cofres pblicos, antes da sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. 16 QUESTO O Sargento que deixar de responsabilizar subordinado que comete infrao no exerccio do cargo, ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente, comete o crime de:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) A. ( ) A corrupo ativa no se confunde com o crime de concusso, pois, A. ( ) Ausentar-se o militar, da unidade em que serve, ou do lugar em que

Condescendncia criminosa. Prevaricao. Inobservncia de lei, regulamento ou instruo. Excesso de exao.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

17 QUESTO O art. 9 do Cdigo Penal Militar (CPM) define as situaes em que determinada conduta crime militar. Assim, considerando que um 3 Sgt QPE esteja na Reserva remunerada e seja reconvocado pela Administrao Militar para prestar servios no HPM, para o efeito da aplicao da lei penal militar, CORRETO afirmar que:
A. ( ) Permanece inalterada sua situao de militar da reserva para fins

do CPM. B. ( ) Passa para a condio de Assemelhado. C. ( ) Quando pratica o crime considerado militar da ativa e, quando contra ele praticado, militar da reserva. D. ( ) Equipara-se ao militar em situao de atividade. 18 QUESTO De acordo com o Memorando N 31.164.2/2006 EMPM Vtimas de trauma penetrante, nos casos de traumatismos contusos, as vtimas sero socorridas pelas unidades pr-hospitalares do SAMU ou RESGATE por qual motivo?
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Devido ao despreparo sobre socorrimento das guarnies policiais. Pelo fato das viaturas bsicas no possurem maca. Haja vista o comprovado benefcio desse atendimento no local. Pelo motivo da urgncia de atendimento de socorro.

19 QUESTO De acordo com a Diretriz N 3.02.03/2011- CG, Define a estratgia e o processo de gesto do programa polcia para a cidadania e a prestao do servio Polcia e Famlia, um dos objetivos especficos: linhas gerais para que o policiamento consiga estabelecer uma relao de confiana e de credibilidade com os cidados no mbito das relaes da PMMG com as famlias. B. ( ) Delimitar a avaliao de convenincia, potencializao e estratgia operacional. C. ( ) Detalhar a avaliao de responsabilidade, avaliao de resultados alcanados e preparo ttico. D. ( ) Especificar o gerenciamento de resultados e de avaliao de convenincia.
A. ( ) Estruturar

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

20 QUESTO De acordo com a Diretriz N 3.02.03/2011- CG, Define a estratgia e o processo de gesto do programa polcia para a cidadania e a prestao do servio Polcia e Famlia, O programa Polcia para a Cidadania foi estruturado e alinhado com os eixos da poltica governamental de Minas Gerais participao social e gesto em rede tendo como diretivas do Comando da Organizao a estruturao sob quais eixos?
A. ( ) Da NPA: Polcia Comunitria; Direitos Humanos; PROERD. B. ( ) Polcia Comunitria; Direitos Humanos; Preveno ao uso de

Drogas. C. ( ) Mobilizao Social; Parceria; apoio ao CONSEP. D. ( ) Polcia Comunitria; Direitos Humanos; Transparncia; Qualidade de Atendimento ao Cidado.

21 QUESTO De acordo com a Diretriz N 3.02.03/2011- CG, Define a estratgia e o processo de gesto do programa polcia para a cidadania e a prestao do servio Polcia e Famlia, a definio do termo Risco Social :
A. ( ) Situao tpica de medo ou desordem social. B. ( ) Situao imediata ou potencial de exposio atpica de famlia a

fatores de violncia, criminalidade e a outros tipos de ameaa tranquilidade dessa unidade afetiva, e cuja soluo requeira providncia ou interveno de natureza protetiva pelo Estado. C. ( ) Situao potencializada pela violncia acometida a determinado grupo social. D. ( ) Situao tpica de exposio violncia e criminalidade em determinado segmento. 22 QUESTO De acordo com a DPSSP N 3.01.06/2011, que Regula a Aplicao da Filosofia de Polcia Comunitria pela PMMG, um dos princpios de Polcia Comunitria: aquartelamento. B. ( ) Represso qualificada aos problemas da sociedade mobilizada. C. ( ) Resoluo preventiva de problemas a curto e em longo prazo. D. ( ) Antropologia organizacional e social.
A. ( ) Apoio para construo em conjunto com a comunidade de

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

10

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

23 QUESTO De acordo com a DPSSP N 3.01.06/2011, que Regula a Aplicao da Filosofia de Polcia Comunitria pela PMMG, nas comparaes, um dos aspectos bsicos de Polcia Tradicional:
A. ( ) O papel da polcia se preocupar com a resoluo do crime. B. ( ) A polcia o pblico e o pblico a polcia: os policiais so aqueles

membros da populao que so pagos para dar ateno em tempo integral aos cidados. C. ( ) As prioridades so quaisquer problemas que aflijam a comunidade. D. ( ) A polcia se ocupa mais com os problemas e as preocupaes dos cidados. 24 QUESTO De acordo com a DPSSP N 3.01.06/2011, que Regula a Aplicao da Filosofia de Polcia Comunitria pela PMMG, uma das caractersticas do Indicador de Qualidade:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Potencialidade. Ajuste. Metas conclusivas. Assistncias regulares.

25 QUESTO De acordo com a Diretriz para Produo de Servios de Segurana Pblica N 3.01.01/2010-CG Diretriz Geral para Emprego Operacional da PMMG (DGEOp), um dos pressupostos e orientaes procedimentais bsicos para emprego da Polcia Militar:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Moralidade. Enfase na represso qualificada de aes. Primazia dos Direitos Fundamentais e da Dignidade da Pessoa. Impessoalidade.

26 QUESTO De acordo com a Diretriz para Produo de Servios de Segurana Pblica N 3.01.01/2010-CG Diretriz Geral para Emprego Operacional da PMMG (DGEOp), o Disque Denncia Unificado(DDU) apontado como uma ferramenta prpria para qual processo?
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Integrao de defesa social. Processo de mobilizao social. Processo de planejamento de interveno. Facilitao/colaborao de represso.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

11

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

27 QUESTO De acordo com a Diretriz para Produo de Servios de Segurana Pblica N 3.01.01/2010-CG Diretriz Geral para Emprego Operacional da PMMG (DGEOp), em qual documento respectivo (plano), as UEOp e suas fraes, devem ter claramente identificada a sua misso no contexto do sistema operacional da PMMG?
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Plano Geral de Emprego (PGE). Plano Operacional Anual (POA). Plano de Misses do Sistema Operacional (PMSO). Plano de Emprego Operacional (PLEMOP).

28 QUESTO De acordo com a Instruo n 3.03.09/2011-CG - Regula o emprego operacional da Polcia Militar de Minas Gerais no ambiente escolar, uma das finalidades da Associao de Pais e Mestres:
A. ( ) Agir sem interferir nas questes de recursos humanos. B. ( ) Atuar nos servios administrativos. C. ( ) Promover a educao complementar escola formal, atravs da

execuo de cursos, seminrios e palestras. D. ( ) Apoiar prioritariamente nas questes materiais da escola.

29 QUESTO De acordo com a Instruo n 3.03.09/2011-CG - Regula o emprego operacional da Polcia Militar de Minas Gerais no ambiente escolar, dentre outras, as atividades realizadas pela patrulha escolar devem ser orientadas em funo:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Da represso operacional tradicional. Da pactuao executiva. Da visibilidade do policiamento. Da pactuao operativa.

30 QUESTO De acordo com a Lei n 5.301/69, Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais, os integrantes de quais instituies so considerados militares do Estado?
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Polcia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Polcia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros Militar. Exrcito Brasileiro, Polcia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Exrcito Brasileiro, Marinha, Aeronutica, Polcia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

12

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

31 QUESTO De acordo com a Instruo N 3.03.09/2011 CG, que regula o emprego operacional da PMMG no ambiente escolar, estudiosos do comportamento bullying entre escolares identificam e classificam os tipos de papis sociais desempenhados pelos seus protagonistas. A vtima tpica se define como: diretamente. B. ( ) Como aquele que provoca determinadas reaes em outros. C. ( ) Como aquele que reproduz os maus-tratos sofridos. D. ( ) Como aquele que serve de bode expiatrio para um grupo.
A. ( ) Como aquele que presencia os maus-tratos, porm no o sofre

32 QUESTO De acordo com a Lei n 5.301/69, Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais, a carreira para Praas na Polcia Militar privativa de:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Brasileiros natos. Brasileiros natos ou naturalizados. Brasileiros naturalizados. Brasileiros legtimos ou com dupla nacionalidade.

33 QUESTO De acordo com a Lei n 5.301/69, Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais, o militar ser considerado estvel aps quantos anos de efetivo servio no cargo, mediante avaliao de desempenho individual?
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

2 (dois). 5 (cinco). 3 (trs). 10 (dez).

34 QUESTO De acordo com o Decreto n 42.843/02 - Regulamenta a concesso de recompensas, o Conselho de tica e Disciplina Militares da Unidade, um dos princpios para a concesso de recompensas que as autoridades devem, nos diversos nveis, atentar:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Potencialidade. Necessidade. Materialidade. Proporcionalidade.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

13

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

35 QUESTO De acordo com o Decreto n 42.843/02 - Regulamenta a concesso de recompensas, o Conselho de tica e Disciplina Militares da Unidade, qual a recompensa possui o maior grau de importncia?
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Comendas concedidas pela Instituio. Elogio. Nota meritria. Dispensa do servio.

36 QUESTO De acordo com o Decreto n 42.843/02 - Regulamenta a concesso de recompensas, o Conselho de tica e Disciplina Militares da Unidade, O militar designado para fazer parte do CEDMU dever estar, no mnimo, em qual conceito?
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Conceito B, sem pontuao negativa. Conceito B, com at 50 pontos negativos. Conceito A, sem pontuao negativa. Conceito A, com at 50 pontos negativos.

37 QUESTO De acordo o Decreto n 44.557/07 - Regulamento de Promoo de Praas das Instituies Militares do Estado de Minas Gerais, qual interstcio (perodo mnimo) em que o Terceiro-Sargento dever permanecer na graduao para que possa ser cogitado para a promoo pelos critrios de merecimento ou de antiguidade?
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

3 (trs) anos na graduao. 4 (quatro) anos na graduao. 5 (cinco) anos na graduao. 6 (seis) anos na graduao.

38 QUESTO De acordo o Decreto n 44.557/07 - Regulamento de Promoo de Praas das Instituies Militares do Estado de Minas Gerais, dentre outros, um dos fatores de aferio do mrito das praas:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Conceito da CPO. Conceito da CPP. Hierarquia. Avaliao mdica e psicolgica.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

14

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

39 QUESTO De acordo com a Portaria Normativa 660/MD de19/05/2009 Regulamento de Continncias, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Foras Armadas (RCont), quando os militares se deslocam em grupo, o mais antigo deve ficar:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

direita. esquerda. No lado externo. No centro.

40 QUESTO De acordo com a Portaria Normativa 660/MD de19/05/2009 Regulamento de Continncias, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Foras Armadas (RCont), em relao a continncia , correto afirmar:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

A continncia impessoal. A continncia pessoal. A continncia no pode ser individual. A continncia de forma alguma deve ser executada de forma simultnea.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

15

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL PARA 3 SGT QPE/2013

------------------------------------------------------- corte aqui ---------------------------------------------GABARITO DO CANDIDATO

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

www.pciconcursos.com.br

16

S-ar putea să vă placă și