Sunteți pe pagina 1din 3

Engenharia de requisitos Seguem abaixo pequenas anotaes sobre as 7 etapas da Engenharia de Requisitos proposta por Pressman no livro Engenharia

de Software (6 edio). O processo de Engenharia de Requisitos (ER) ocorre em sete etapas: concepo, levantamento, elaborao, negociao, especificao, validao e gesto. Co ncepo Concepo inicial do software. O objetivo desta etapa entender o problema, quais os envolvidos, a natureza da soluo e iniciar o processo de comunicao entre clientes e colaboradores. Levantame nto Perguntar aos envolvidos no projeto:

Qual o objetivo do produto?; Como o produto se enquadra nas necessidades do negcio?;

Como o produto ser utilizado?

Entretanto, existem diversos problemas nesse ponto do projeto:

Prob lem as de escopo: No se identifica corretamente os limites do que o Software deve ou no faz er, muitas vezes requisitos tcnicos desnecessrios confundem o entendimento da soluo esperada ;

Prob lem as de ente ndim ento: O cliente no tem dominio suficiente do problema, no conhece o

potencial de uma soluo computacional, omite informaes bvias, entre outros;

Prob lem as de volatividade: Os requisitos mudam ao longo do tempo.

Elab orao Refinamento das informaes obtidas na etapa anterior com a incluso de modelagens de cenrios de interao do usurio com o sistema e modelagem das classes envolvidas tanto como a relao entre elas. Negociao frequente que aps a etapa de elaborao muitos requisitos no estejam de acordo com a disponibilidade de recursos disponveis ou ainda sejam conflitantes entre si. Nesse ponto os requisitos so avaliados junto ao cliente e podem ser excludos, combinados ou ainda serem acrescentados novos requisitos. Especificao A especificao a apresentao formal dos dados obtidos at o momento podendo incluir grficos, texto s em linguagem natural, modelagem de cenrios ou um prottipo. O principal que a especificao p ossa guiar o desenvolvimento futuro indicandos os limites do software com as suas possibilidades e limitaes. Validao Nesse ponto, todos os envolvidos (cli entes, colaboradores e usurios) avaliam os requisitos em busca de erros de interpretao, ambiguid ade e omisses. Pode ser usado um modelo de questes checklist para validar os requisitos.

Ges to d e Requisitos A gesto de requisitos o processo que visa identificar, controlar e rastrear requisitos e modificaes nos requisitos ao longo de um projeto. Em projetos de grande porte com centenas de requisitos essencial um modelo formal, muitas vezes baseado em tabelas que cruzam estes requisitos com os aspectos do sistemas como interface e dependncias. Pa ra p rojetos menores esse processo pode ser feito de forma mais informal.

S-ar putea să vă placă și