Sunteți pe pagina 1din 10

Dicionrio da Publicidade de A a Z

A
Ampro - Associao de Marketing Promocional.

B
Back-Light - Pea retroiluminada apresentando mensagem e/ou imagem. Balco de Degustao - Stand que tem como objetivo dar a conhecer ou divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demonstrador. Banner - Pea em material rgido ou flexvel terminada em formato arredondado ou em "V", para ser fixada verticalmente. BG - Fala-se, usa-se, quando se quer dizer que a msica deve ser abaixada para se ouvir o que o pessoal ou locutor do filme ou do spot de rdio vai falar. BG Background (bqgrund) fundo. Usa-se com vrios sentidos: o seu background profissional tem magistrio, banco, etc. O cenrio que fica no fundo do teatro ou do cinema background. Biombo - Elemento de trs ou mais partes que cumpre funo de display articulado no ponto de venda. Blimp - Inflvel hermtico de grande dimenso colocado em ambientes amplos e externo contendo mensagem e/ou imagem normalmente alimentado por gs hlio. Blister - Apresentao de um produto embalado entre um suporte de carto e uma estrutura de plstico transparente, permitindo visualizao. Boneco - Projeto de material grfico destinado a dar uma idia do aspecto que ter a pea. Botton / Pin - Pea promocional em forma de broche, que pode ser produzido em diferentes formatos.

Box / Pallet - Caixa utilizada para o transporte e a apresentao de mercadoria nos PDVs de grande volume (supermercados, hipermercados e atacadistas). Briefing - Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoo e merchandising, elaborao de campanhas e confeco de peas em geral. Broadside - Folheto destinado ao pblico interno e intermedirio (distribuidores e varejistas) apresentando o produto e a sua campanha de comunicao. Budget - a traduo inglesa de oramento, verba, dinheiro. "Isso est fora do meu budget" - Isso est fora do dinheiro que tenho para gastar.

C
Cartaz Areo - Cartaz produzido em qualquer material destinado a ser suspenso no alto dentro do PDV. Cartaz de PDV - Pea impressa em papel ou outra superfcie, apresentando mensagem e / ou imagem, para ser fixado no PDV. Catlogo - Material destinado a ilustrar os produtos / servios que a empresa disponibiliza aos clientes. Cavalete - Elemento de sinalizao mvel, geralmente na entrada do PDV. Conceito - Geralmente, o diferencial do produto ou servio. Ex: Antrtica uma paixo nacional. Brahma a nmero 1. Corner - Conjunto de elementos de apresentao de uma marca ou de uma linha de produtos formando uma mini loja dentro do PDV. Coroa - Pea impressa a ser fixada na parte superior do expositor. Cromalim, Du Pont - Prova obtida rapidamente por um processo fotogrfico com depsito de pigmentos coloridos.

Cupom - Pea distribuda aos consumidores, oferecendo vantagens (descontos, sorteios, brindes e outros) na aquisio de determinado produto.

D
Database Marketing, Marketing Direto, Marketing de Relacionamento Propaganda feita diretamente a uma determinada pessoa em nome dela. A televiso se dirige a "todos". A mala-direta (s um exemplo de Marketing Direto) se dirige ao consumidor que consta no envelope. Pode-se combinar as duas tticas, mdia de televiso e marketing direto. Pode-se ter marketing direto na televiso: os famosos telefones 800 e 1416, com o comando "telefone j, receba em sua casa e pague com carto de crdito", etc. Marketing direto tambm de fidelizao, que uma palavra muito importante hoje, talvez a mais usada. Fidelizao tudo que se faz para tornar o consumidor fiel a sua marca, comprando sempre aquela marca e nunca outra marca. Porque, para se manter um consumidor fiel a uma marca (fidelizao), se gasta 1. Para se conquistar um novo consumidor, se gasta 4. Deadline - ltimo dia para qualquer servio em qualquer fase de execuo. Demonstrador - Profissional designado para demonstrar os atributos de produtos ao consumidor. Dial - Mostrador do rdio, com os nmeros. Os nmeros do canal de TV. Display - Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto ou servio, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balco e gndola.

E
Editar - Em jornal, selecionar o que vai ser impresso. Em produo eletrnica, escolher e selecionar a ordem em que vo entrar as diversas cenas filmadas. Embalagens Display - Embalagem que tambm funciona como display.

Embalagem Promocional - Embalagem produzida para utilizao especfica numa determinada promoo (datas comemorativas, "leve 3 pague 2", incluso de brindes e bnus de volume). Envernizado - Proteo de suportes impressos para qualquer tipo de vernizes.

F
Faca - Dispositivo de madeira com lminas de ao que cortam e traam para moldar papel, papelo e outros suportes. Faixa de Gndola - Vide rgua. Faixa de Rua - Mensagem e / ou imagem, impressa pintada em tecido ou plstico colocado nas ruas ou fachadas de prdios. Flmula (simples) - Bandeirola fixada em haste vertical. Flexografia - Processo de impresso que utiliza clichs flexveis e tintas lquidas. Flights - Perodo em que um anncio est no ar. Ex: Vamos ter um flight nas trs primeiras semanas de maro, paramos uma semana e s voltamos em abril. Folder - Folheto impresso em uma nica lmina, geralmente encartado em pastas. Folheto Promocional - Material impresso destinado a promoo de produto ou servios. Fotolito - Lminas obtidas a partir de seleo fotogrfica sobre pelcula sensvel a luz para ser utilizado na produo da matriz na impresso. Front Light - Painel com iluminao frontal.

G
Gargaleira - Elementos de promoo colocado nas embalagens que tm formato de garrafa, mas especificamente no seu gargalo. Gndola - Prateleiras utilizadas para exposio de produtos no PDV.

I
Ilha de Edio - Centro tecnolgico, cheio de luzes, monitores, comandos, onde se faz a edio de udio e vdeo. Impresso Contnua - Impresso utilizando um suporte em bobina sobre a mquina rotativa, como acontece nos jornais. Inflvel - Pea feita de material plstico flexvel e hermtico que se pode encher de ar, onde pode ser impressas ou pintadas mensagens e /ou imagens. Inflvel Gigante - Objeto de grandes propores feito de material emborrachado ou nylon com alimentao contnua de ar ou atravs de um motor.

L
Lay-Out Montado - Lay-out apresentado colado em cima de uma folha maior, geralmente preta, que serve como base. Letreiro - Denominao nominal ou simblica de uma marca comercial afixada na parte externa do PDV. Letreiro Animado - Letreiro equipado com dispositivos mecnicos ,eletrnicos ou eltricos que permitem movimentar a mensagem ou apresentao. Logomarca, Logotipo - Marca do cliente, acompanhada ou no de figuras, desenhos ou qualquer trao.

M
Manta Adesiva - Material magntico flexvel que comporta impresso de mensagens, como aqueles imas promocionais de colar na geladeira. Maquete - Projeto em escala reduzida do elemento de merchandising. Match-Print - Prova rpida obtida por processo fotogrfico. Material Permanente - Pea produzida para ter um longo perodo de exposio no PDV. Mbile - Pea promocional area sustentada por fios. Mock-Up - Simulao / boneco de um produto ou embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produo fotogrfica. Mostrurio - Conjunto de amostra de produtos. Multipack - Embalagem que agrupa uma certa quantidade do mesmo produto com finalidade promocional.

O
Overlay - Tira que se coloca, geralmente sobre o ttulo de um anncio, para apresentar dois ttulos no mesmo anncio. Levanta-se a tira, que presa s de um lado e, embaixo, tem outro ttulo escrito.

P
PDV - Ponto de venda, ou seja, o local onde o produto esta sendo exposto e comercializado. Podem ser bares, magazines, supermercados, padaria, etc. Packshot - Tomada exclusiva em close do produto usado na produo da mdia eletrnica.

P-Americano - Suporte de armar fixado atrs de um display, permitindo a sua colocao na posio vertical. Pilha - Agrupamento de produtos em locais de grande circulao dentro do estabelecimento. Ponta de gndola - Espao nobre localizado nas extremidades das gndolas e muito utilizada para promover e aumentar giro de produtos. Ponto Focal (Exibidor) - Expositor que sintetiza uma ou vrias unidades de uma famlia de produtos que esto a venda . Posicionamento - Lugar que o produto ou servio deve ocupar na mente do consumidor . Porta Cartazete - Suporte com trilhos laterais que permite constante troca dos cartazetes. Porta Folheto (Take One) - Display que oferece folhetos. Pster - Suporte de papel ou papelo para ser colocado em superfcies verticais. Promotor - Profissional designado para divulgar, demonstrar, expor, organizar, alocar e repor produtos dentro do estabelecimento comercial. Prottipo - Projeto em tamanho natural do elemento de merchandising, construdo artesanal ou mecanicamente. Prova de Mquina - Prova obtida na mquina no incio da impresso . Pblico Alvo - Termo que indica o grupo de pessoas que se deseja atingir com uma atividade de comunicao. So reunidas por alguma caracterstica, seja ela regio, idade, sexo, atividade, interesse, etc.

Q
Quadricromia - Impresso realizada atravs das quatro cores primrias .

R
Recall - ndice de lembrana dos comerciais, produtos ou conceitos. Rgua (Faixa de Gndola ) - Pea produzida em diversos materiais para ser colocada na parte frontal das prateleiras das gndolas, servindo como delimitador de espao dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens e/ou imagens. Reimpresso - Novo lote de impresso. Reprint - Reproduo que se tira, em papel especial, do anncio publicado em jornal ou revista, para usos diversos. Rodap - Parte de baixo de um jornal. Roteiro - Idia do filme, a histria do comercial, com seus cenrios, atores, falas, situaes, etc. Rouba-Pgina - Anncio que pega todas as colunas do jornal, menos uma , e menos 10cm acima dele. Vale por uma pgina, mas custa menos. Rough (Rf)- Qualquer trabalho que esteja em rascunho, na mdia impressa, ou em rdio.

S
Sacola Promocional - Pea em diversos materiais, impressa com mensagens e/ou imagens promocionais. Sampling (Amostra Grtis) - Verso do produto em quantidade reduzida distribuda gratuitamente aos consumidores para incentivar a experimentao. Sangrada - Pgina de anncio que ocupa toda pgina, no deixa margem branca em nenhum lado da pgina.

Scanner - Equipamento eletrnico utilizado para captar imagens analgicas e transform-las em informaes digitais. Shop in Shop - Espao de comercializao de um grupo de produtos, dentro do PDV, com atendimento e check-outs prprios. Shrink - Processo de empacotamento atravs de filme transparente com a finalidade de agrupamento ou proteo. Silk Screen - Processo de impresso por transferncia de tinta sobre um suporte atravs de uma tela de seda ou nylon. Sobra - Quantidade excedente do pedido gerada na produo de um lote. Spot - Rdio falado, s com efeitos sonoros, rudos, uma eventual abertura ou encerramento orquestrado. Splash - Forma grfica de destaque para vantagem ou caracterstica de produtos / servios. Stopper - Elemento publicitrio que se sobressai perpendicularmente prateleira ou gndola.

T
Target - Palavra em ingls para pblico alvo. Teaser - Chamada utilizada para despertar a curiosidade, antecedendo uma campanha de comunicao. Testeira - Estrutura colocada no alto de display, gndolas etc, contm algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem. Totem - Pea sinalizadora vertical e logilnea. Trao - Definio de ilustrao ou smbolo em linha, sem meios tons, em P&B ou com chapada.

Trade - Os intermedirios, geralmente, os atacadistas, revendedoras (especialmente de carros).

U
Urna - Caixa destinada a recolher os cupons de participao em uma operao promocional.

V
Vacum Forming - Processo que permite obter objetos na forma desejada a partir de termoplstica pr-aquecidos. Vale Brinde - Cdula impressa que d direito a receber brindes. Verniz U.V. - Verniz secado por radiao ultravioleta usado em impresso grfica para melhor acabamento. Vinco - Conformao feita por presso sobre o papel ou papelo, para permitir seu dobramento. Volante - Material impresso em uma nica lmina de papel de baixa gramatura.

S-ar putea să vă placă și