Sunteți pe pagina 1din 103

GT-I8190L

Manual do usurio

http://www.samsung.com.br

Sobre este manual


Este aparelho oferece alta qualidade de comunicao mvel e entretenimento utilizando os altos padres de qualidade e conhecimentos tecnolgicos especializados Samsung. Este manual do usurio foi desenvolvido especialmente para detalhar as funes e caractersticas do telefone. Por favor leia este manual cuidadosamente antes de utilizar seu aparelho de forma a garantir um uso seguro e adequado. As descries nesse manual so baseadas nas configuraes padro do aparelho. As imagens e as telas capturadas podem apresentar diferenas na aparncia em relao ao produto atual. O contedo neste manual pode apresentar diferenas entre o produto final ou o software fornecido pelos provedores ou operadoras de servios e est sujeito a mudanas sem nenhum aviso prvio. Para a ltima verso do manual, consulte o site da Samsung(www.samsung.com.br). As funes disponveis e servios adicionais podem variar por aparelho, software ou operadora de servios. As aplicaes e suas funes podem variar de acordo com seu pas, regio ou especificaes do equipamento. A Samsung no responsvel por problemas no funcionamento causados por aplicaes de qualquer outro fornecedor diferente da Samsung. A Samsung no responsvel por danos ou incompatibilidades causados por edio do usurio das configuraes ou alteraes no sistema operacional. Tentar personalizar o sistema operacional pode fazer com que seu telefone ou aplicaes no funcionem de forma adequada. Softwares, fontes de som, papis de parede, imagens e outras mdias fornecidas com este aparelho esto licenciadas para uso limitado. A extrao e utilizao destes materiais para comercializao ou outros propsitos so infraes lei dos direitos autorais. Os usurios so inteiramente responsveis por uso ilegal de mdia. Tarifas adicionais podem ser cobradas por servios de dados, tais como, mensagens, transferir e baixar, sincronizao automtica ou utilizao dos servios de localizao. Para evitar taxas adicionais, selecione um plano de dados adequado. Para mais detalhes, contate sua operadora. Aplicaes padro que vo instaladas no aparelho esto sujeitas a atualizaes e podem deixar de ser suportadas sem aviso prvio. Se voc tiver dvidas sobre qualquer aplicao fornecida com o aparelho, contate o atendimento ao cliente Samsung. Para aplicaes instaladas pelo usurio contate os provedores de servio.

Sobre este manual Alterar o sistema operacional do aparelho ou instalar softwares de fontes no oficiais pode resultar em mau funcionamento do aparelho e corrupo ou perda de dados. Essas aes so violaes do seu contrato de licena Samsung e ir anular sua garantia.

cones de instruo
Avisosituaes que podem prejudicar voc ou terceiros. Atenosituaes que podem danificar seu telefone ou outro equipamento. Nota notas, dicas de uso ou informaes adicionais.

Direitos autorais
Direitos autorais 2012 Samsung Electronics. Este manual est protegido pelas leis internacionais dos direitos autorais. Parte alguma deste manual pode ser reproduzida, distribuda, ou transmitida em qualquer meio, seja eletrnico ou mecnico, incluindo fotocopiadora, gravao ou armazenamento em qualquer sistema de informao ou recuperao sem a prvia autorizao por escrito da Samsung Electronics.

Marcas registradas
SAMSUNG e o logo SAMSUNG so marcas registradas da Samsung Electronics. Os logotipos Android, Google, Google Maps, Google Mail, YouTube, Google Play Store e Google Talk so marcas registradas da Google, Inc. Bluetooth uma marca registrada da Bluetooth SIG, Inc. worldwide. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais so de propriedade de seus respectivos proprietrios.

ndice
Primeiros Passos
6 7 8 9 12 14 17 17 18 18 18 Layout do aparelho Teclas Contedo desta embalagem Instalando o carto SIM ou USIM e a bateria Carregar a bateria Inserir um carto de memria Ligar ou desligar seu telefone Ao segurar o telefone Bloquear ou desbloquear o telefone Ajustar o volume Mudar para o perfil Silencioso 36 Proteger o telefone 38 Atualizao do telefone

Comunicao
39 44 47 48 49 50 51 51 52 Telefone Contatos Mensagens E-mail Gmail GTalk Google+ Chat em grupo ChatON

Informaes bsicas
19 20 23 28 29 30 31 32 34 34 35 cones indicadores Utilizar o touch screen Controle de movimentos Notificaes Tela inicial Utilizar aplicaes Tela de aplicaes Inserir texto Conectar a uma rede Wi-Fi Configurando contas de e-mail Transferir arquivos

Internet e rede
53 Internet 54 Chrome 55 Bluetooth

Mdia
57 58 63 66 Music Player Cmera Galeria Video player

ndice 67 YouTube 68 Rdio FM

Configuraes
84 84 85 85 85 87 87 88 88 89 89 89 89 89 90 91 93 93 94 94 95 95 96 97 Sobre as Configuraes Wi-Fi Uso de dados Bluetooth Mais configuraes Modo de bloqueio Som Visor Armazenamento Modo economia de energia Bateria Gerenciador de aplicaes Servios de localizao Tela de bloqueio Segurana Idioma e insero Fazer o backup e redefinir Adicionar conta Movimento Acessrio Data e Hora Acessibilidade Opes do desenvolvedor Sobre o dispositivo

Aplicaes e lojas de mdia


70 71 71 72 72 Play Store Samsung Apps S Suggest Game Hub Video Hub

Utilidades
73 74 75 77 78 79 80 80 80 Notas S Planner Relgio Calculadora Gravador de Voz Google Pesquisa por voz Meus Arquivos Downloads

Viagem e local
81 82 82 83 Mapas Local Latitude Navegador GPS

Soluo de problemas

Primeiros Passos
Layout do aparelho
Cmera frontal Fone

Sensor de proximidade

Tecla Ligar/Desligar

Touch screen Tecla Incio

Tecla Menu Tecla Voltar Microfone Conector multifuncional

Fone de ouvido Alto-falante Cmera traseira Tecla Volume Tampa da bateria Antena GPS Flash

Antena principal

Primeiros Passos O microfone no topo do telefone fica ativo somente quando voc utiliza o microfone ou grava vdeos. No cubra a rea da antena com suas mos ou outros objetos. Isto pode causar problemas de conectividade ou esgotar a bateria. No utilize o protetor de tela. Isso gera mau funcionamento do sensor. No permita que a gua entre em contato com o touch screen. A tela de seu aparelho pode ter um mau funcionamento quando exposta a condies midas ou gua.

Teclas
Tecla Funo Mantenha pressionada para ligar ou desligar o telefone. Mantenha pressionada por 8-10 segundos para zerar o aparelho em caso de erros fatais, chamadas cortadas ou travamentos. Pressione para bloquear ou desbloquear o aparelho. O aparelho muda para o modo de bloqueio quando o touch screen desativado. Toque para abrir uma lista de opes disponveis na tela atual Mantenha pressionada qualquer parte da Tela inicial para iniciar o pesquisa Google. Pressione para retornar Tela inicial. Mantenha pressionada para abrir a lista de aplicaes recentes. Selecione para retornar a tela anterior. Pressione para ajustar o volume do aparelho.

Ligar

Menu

Incio Voltar Volume

Primeiros Passos

Contedo desta embalagem


Verifique na caixa do produto os seguintes itens: Dispositivo Bateria Guia rpido do usurio Utilize somente softwares aprovados pela Samsung. Softwares no originais ou ilegais podem causar danos ou mau funcionamento do telefone, perdendo a garantia de fabricao. Os itens fornecidos com seu aparelho podem variar de acordo com seu pas ou operadora de servios. Os itens fornecidos so projetados apenas para o seu aparelho e podem no ser compatveis com outros aparelhos. Imagens e especificaes esto sujeitas a mudanas sem aviso prvio. Voc pode comprar acessrios adicionais com seu revendedor Samsung local. Certifique-se de que eles sejam compatveis com seu aparelho antes de compr-los. Outros acessrios podem no ser compatveis com seu aparelho. Utilize somente softwares aprovados pela Samsung. Problemas causados pela utilizao de acessrios no aprovados no so cobertos pela garantia. A disponibilidade de todos os acessrios est sujeita a mudanas dependendo inteiramente das empresas de fabricao. Para mais informaes sobre os acessrios disponveis, consulte o site da Samsung.

Primeiros Passos

Instalando o carto SIM ou USIM e a bateria


Insira o carto SIM ou USIM fornecido pela sua operadora de servios e a bateria fornecida.

1 Remova a tampa da bateria.

Tenha cuidado para no ferir suas unhas ao remover a tampa da bateria. No entorte ou tora a tampa da bateria excessivamente. Ao fazer isso pode danificar a tampa da bateria.

2 Insira o carto SIM ou USIM no telefone com os contatos dourados voltados para baixo.

Primeiros Passos No remova a fita protetora que cobre a antena, pois isso pode danificar a antena. No insira o carto de memria no compartimento do carto SIM. Se, por acaso, um carto de memria ficar preso no compartimento do carto SIM, leve o telefone a uma Autorizada Samsung para remover o carto de memria. Os compartimentos do carto SIM de seu telefone servem apenas para cartes SIM padro. Inserir um carto microSIM ou microUSIM diferente do padro pode danificar o carto SIM ou o compartimento do carto do aparelho. Tenha cuidado para no perder ou deixar terceiros utilizarem o carto SIM ou USIM. A Samsung no se responsabiliza por quaisquer danos ou inconvenincias causados por perdas ou cartes roubados.

3 Insira a bateria.
2

4 Recoloque a tampa da bateria.

10

Primeiros Passos

Removendo o carto SIM ou USIM e a bateria

1 Remova a tampa da bateria. 2 Tire a bateria.

3 Tire o carto SIM ou USIM.

11

Primeiros Passos

Carregar a bateria
Antes de usar o telefone pela primeira vez, carregue a bateria. Utilize o carregador de bateria para carregar a bateria. Um computador tambm pode ser utilizado para carregar o telefone ao conect-los via cabo USB. Utilize somente os carregadores, baterias e cabos aprovados pela Samsung. Utilizar carregadores ou cabos no autorizados pode causar estouro na bateria ou danificar seu telefone. Quando o nvel de bateria estiver fraco, o telefone ir emitir um tom de alerta e exibir uma mensagem de bateria fraca. Se a bateria estiver completamente descarregada, voc no conseguir ligar o aparelho, mesmo que o carregador de bateria esteja conectado. Espere a bateria descarregada carregar por alguns minutos antes de tentar ligar o aparelho.

Carregar a bateria com o carregador


Conecte a pequena extremidade do carregador no conector do carregador de bateria do aparelho e, em seguida, conecte a extremidade grande do carregador numa tomada.

Conectar o carregador incorretamente pode causar srios danos ao telefone. Qualquer dano causado por mau uso no coberto pela garantia.

12

Primeiros Passos O telefone pode ser utilizado enquanto carrega, porm pode levar mais tempo para carregar a bateria completamente. Se o aparelho receber uma fonte de alimentao instvel enquanto carrega, o touch screen pode no funcionar. Se isto acontecer, desconecte o carregador. O aparelho pode se aquecer enquanto carrega. Isto normal e no deve afetar a vida til ou desempenho de seu telefone. Se a bateria aquecer mais do que o normal, o carregador pode parar de funcionar. Se o seu telefone no carregar adequadamente, leve-o a uma Autorizada Samsung. Desconecte o aparelho do carregador depois que ele estiver completamente carregado. Primeiro tire o conector do carregador de bateria do aparelho e depois, desconecte da tomada. No retire a bateria enquanto o aparelho estiver conectado ao carregador de bateria. Isso pode causar danos ao telefone. Para economizar energia, retire o carregador quando no estiver em uso. O carregador no possui um boto liga/desliga, ento voc deve retir-lo da tomada para evitar desperdcio de energia. O carregador deve permanecer na tomada quando em uso.

Verificar o status da bateria


Ao carregar a bateria quando o telefone est desligado, os seguintes cones exibiro o status atual da bateria:

Carregando

Completamente carregado

13

Primeiros Passos

Reduzir o consumo da bateria


Seu telefone oferece opes que ajudam a economizar a energia da bateria. Ao personalizar essas opes e desativar funes de plano de fundo, voc pode utilizar o telefone por mais tempo entre carregamentos: Quando no estiver utilizando o telefone, altere para o modo de espera ao pressionar a tecla Liga/desliga. Feche aplicaes desnecessrias com o gerenciador de tarefas. Desative a funo Bluetooth. Desative a funo Wi-Fi. Desative a sincronizao automtica da aplicaes. Diminua o tempo da luz de fundo. Diminua o brilho da tela.

Inserir um carto de memria


Seu telefone aceita cartes de memria com capacidade mxima de 32 GB. Dependendo do fabricante e do tipo do carto, alguns cartes de memria podem no ser compatveis com seu telefone. Alguns cartes de memria podem no ser totalmente compatveis com o telefone. Utilizar um carto de memria incompatvel pode danificar seu aparelho ou o carto de memria ou corromper dados armazenados no carto de memria. Tenha cuidado ao inserir o carto de memria com o lado direito para cima. Seu telefone suporta apenas estrutura de arquivo FAT para cartes de memria. Ao inserir um carto com uma estrutura de arquivo diferente, seu telefone ir solicitar que o carto seja formatado. Excluir e gravar frequentemente diminuir o tempo de vida til do carto de memria. Ao inserir um carto de memria em seu dispositivo, o diretrio do arquivo ser exibido na pasta extSdCard dentro da memria interna.

14

Primeiros Passos

1 Remova a tampa da bateria e a bateria. 2 Insira um carto de memria com os contatos dourados virados para baixo e depois
empurre o carto de memria para baixo.
1

3 Empurre o carto de memria para baixo, dentro do compartimento e depois deslize-o


at que ele trave no local.

4 Recoloque a tampa da bateria e a bateria.

15

Primeiros Passos

Remover o carto de memria


Antes de remover o carto de memria, primeiro desinstale para remoo segura. Na tela inicial, pressione Apps Config. Armazenamento Desinstalar carto SD.

1 Remova a tampa da bateria e a bateria. 2 Empurre o carto de memria gentilmente at ele se desconectar do telefone e retire-o. 3 Recoloque a tampa da bateria e a bateria.
No remova um carto de memria enquanto o telefone transfere ou acessa informaes. Ao fazer isso, dados podem ser perdidos ou corrompidos ou danificar o carto de memria do telefone. A Samsung no se responsabiliza por perdas causadas por mau uso de cartes de memria danificados, incluindo perda de dados.

Formatar o carto de memria


Formatar o carto de memria em um computador pode causar incompatibilidade com seu telefone. Formate o carto de memria apenas no telefone. Na tela inicial, pressione Apps Config. Armazenamento Formatar carto SD Formatar carto SD Apagar tudo. Antes de formatar o carto de memria, no se esquea de fazer uma cpia de segurana de todos os dados importantes armazenados em seu telefone. A garantia do fabricante no cobre perda de dados em virtude de aes de usurios.

16

Primeiros Passos

Ligar ou desligar seu telefone


Se estiver ligando seu aparelho pela primeira vez, siga as instrues na tela para configurar seu aparelho. Mantenha pressionada a tecla Ligar por alguns segundos para ligar o aparelho.

Siga todos os avisos e instrues recomendados pelo pessoal autorizado em reas onde dispositivos sem fio so proibidos. Mantenha pressionada a tecla Liga/desliga e pressione Modo Offline para desativar as funes de rede. Para desligar o aparelho, mantenha a tecla Ligar pressionada e, em seguida, toque em Desligar.

Ao segurar o telefone
No cubra a rea da antena com suas mos ou outros objetos. Isto pode causar problemas de conectividade ou esgotar a bateria.

17

Primeiros Passos

Bloquear ou desbloquear o telefone


Quando no estiver em uso, bloqueie o telefone para prevenir operaes no desejadas. Pressionar a tecla Liga/desliga desativa a tela e coloca o telefone no modo de bloqueio. O telefone bloqueia automaticamente quando no utilizado por um determinado perodo de tempo. Para desbloquear o telefone, pressione a tecla Ligar ou a tecla Incio quando o touch screen estiver desativado, toque em qualquer lugar da tela e depois deslize seu dedo em qualquer direo. Voc pode usar o movimento para desbloquear a tela. Na Tela inicial, toque em Apps Config. Tela de bloqueio Bloqueio de tela Movimento. Para desbloquear a tela, mantenha um ponto pressionado na tela e incline o aparelho para frente.

Ajustar o volume
Pressione a tecla de Volume para cima ou para baixo para ajustar o volume do toque do telefone ou ajustar o volume do som ao reproduzir msicas ou vdeos.

Mudar para o perfil Silencioso


Utilize um dos seguintes mtodos: Mantenha pressionada a tecla Volume para baixo at alterar para o modo silencioso. Mantenha a tecla Ligar pressionada e depois toque em Silenciar. Abra o painel de notificaes no topo da tela e depois toque em Som. Configura o aparelho para alert-lo de vrios eventos no Modo silencioso. Mantenha a tecla Ligar pressionada e depois toque em Vibrar.

18

Informaes bsicas
cones indicadores
Os cones exibidos no topo da tela fornecem informaes sobre o status do telefone. Os cones listados na tabela abaixo so os mais comuns. cone Significado Sem sinal Intensidade do sinal Roaming (fora de rea) Rede GPRS conectada Rede EDGE conectada Rede UMTS conectada Rede HSDPA conectada Wi-Fi conectado Funo Bluetooth ativada GPS ativado Chamada em andamento Chamada perdida Sincronizado com a web Conectado ao computador Instalar o carto SIM ou USIM Visualizar mensagens de texto ou multimdia Alarme ativado Modo silencioso ativado Modo vibrar ativado Modo offline ativado Erro ocorreu ou cuidado necessrio Nvel de energia da bateria

19

Informaes bsicas

Utilizar o touch screen


Utilize somente seus dedos para utilizar o touch screen. No permita que a tela entre contato com outros dispositivos eltricos. Descargas eletrostticas podem causar mau funcionamento da tela . No permita que o touch screen entre contato com a gua. O touch screen pode ter um mau funcionamento quando exposto a condies midas ou gua. Para evitar danos no touch screen, no toque-o com nenhuma coisa afiada ou no aplique presso excessiva com seus dedos. Deixar o touch screen inativo por longos perodos de tempo pode resultar em resqucio de imagem (imagem desvanecendo na tela) ou imagem fantasma. Desative o the touch screen quando no estiver utilizando o telefone.

Gestos manuais
Tocar
Para abrir uma aplicao, selecionar um item do menu, pressionar uma tecla na tela ou inserir um caractere utilizando o teclado na tela, toque com um dedo.

20

Informaes bsicas

Deslizar
Para mover um cone, miniatura de imagem ou pr-visualizar uma nova localizao, mantenha-o pressionado e arraste-o para a posio desejada.

Tocar duas vezes


Toque duas vezes numa pgina da internet, mapa ou imagem para aumentar o zoom. Toque duas vezes novamente para retornar.

21

Informaes bsicas

Deslizar
Deslize para a esquerda ou para a direita na Tela inicial ou na Tela de aplicaes para visualizar outro painel. Deslize para cima ou para baixo para percorrer numa pgina da internet ou numa lista como a de contatos.

Arrastar
Afaste dois dedos numa pgina da internet, mapa ou imagem para aument-la. Junte seus dedos para diminuir o zoom.

22

Informaes bsicas

Controle de movimentos
Movimentos simples permitem fcil controle do telefone. Antes de utilizar os movimentos, certifique-se de que a funo de movimento esteja ativada. Na Tela inicial, pressione Apps Config. Movimento e depois arraste o cursor Movimento para a direita.

Rotacionar a tela
Muitas aplicaes permitem a tela na orientao retrato ou paisagem. Rotacionar o telefone faz com que a tela ajuste automaticamente para caber na nova tela de orientao.

Para prevenir a tela de rotacionar, abra o painel de notificaes e desmarque Tela rotao. Algumas aplicaes no permitem a rotao da tela. Algumas aplicaes exibem uma tela diferente dependendo da orientao. A calculadora muda para calculadora cientfica ao rotacionar a tela para paisagem.

23

Informaes bsicas

Levantar
Quando voc levanta o telefone depois de um tempo em que ele esteja desativado ou quando a tela tenha desativado, ele vibra se voc tiver perdido chamadas ou recebido novas mensagens.

Colocar no ouvido
Ao visualizar chamadas, mensagens ou detalhes de contatos, levante o telefone e coloque-o no ouvido para efetuar uma chamada.

24

Informaes bsicas

Mover horizontalmente
Mantenha um item pressionado e depois mova o aparelho para a direita ou para a esquerda para mover o item para outro painel na Tela inicial ou para a Tela de aplicaes.

Mover para visualizar


Quando uma imagem estiver aumentada pelo zoom, mantenha pressionado um ponto na tela e depois mova o aparelho em qualquer direo para navegar na imagem.

25

Informaes bsicas

Tocar duas vezes


Toque o telefone duas vezes para mover para o topo de uma das listas, contatos ou e-mails.

Rotacionar
Quando a tela estiver bloqueada, toque a tela e a mantenha pressionada e, em seguida, rotacione para a orientao paisagem para iniciar a cmera. Para usar esse gesto, na Tela inicial, toque em Apps Config. Tela de bloqueio Opes de bloqueio de tela e depois deslize o boto Acesso rpido Cmera para a direita.

26

Informaes bsicas

Inverter
Posicione o telefone com a face virada para baixo para silenciar toques de chamada ou pausar a reproduo de mdia.

Agitar
Agite seu telefone para pesquisar por dispositivos Bluetooth. Agite o telefone para atualizar a lista de e-mails ou informaes do Yahoo Notcias, Yahoo Finanas ou AccuWeather.

27

Informaes bsicas

Inclinar
Enquanto segura o telefone com as duas mos, mantenha pressionados dois pontos na tela e depois incline o telefone para frente e para trs para aumentar ou diminuir o zoom.

Notificaes
Os cones de notificaes aparecem na barra de status no topo da tela para mostrar chamadas perdidas, novas mensagens, eventos do calendrio, status da cmera e mais. Deslize para baixo da barra de status para abrir o painel de notificaes. Percorra a lista para ver alertas adicionais. Para fechar o painel de notificaes, deslize para cima da barra que est na parte inferior da tela. A partir do painel de notificaes, voc pode verificar o status atual de seu telefone e utilizar as seguintes opes: Wi-Fi: ativa ou desativa a funo Wi-Fi. GPS: ativa ou desativa a funo GPS. Som: ativa ou desativa o modo silencioso. Voc pode colocar o telefone para vibrar ou silenci-lo no Modo silencioso. Tela rotao: permite ou previne a interface de rotacionar ao girar o aparelho. Bluetooth: ativa ou desativa a funo Bluetooth. Dados mveis: ativa ou desativa a conexo de dados. Modo de Bloqueio: ativa ou desativa o modo de bloqueio. No modo de bloqueio, seu aparelho bloquear todas as notificaes. Para selecionar quais notificaes sero bloqueadas, toque em Config. Modo de bloqueio. Econ. de energia: ativa ou desativa o modo economia de energia. Sincron.: ativa ou desativa a sincronizao automtica das aplicaes. As opes disponveis podem variar dependendo de sua regio ou operadora de servios.

28

Informaes bsicas

Tela inicial
A Tela inicial o ponto inicial para acessar todas as funes do telefone. Ela exibe cones indicadores, widgets, atalhos para aplicaes e mais. A tela de Espera possui vrios painis. Para visualizar outros painis, percorra para esquerda ou direita.

Reorganizando itens
Adicionar um cone de aplicao
Na Tela inicial, toque em Apps, mantenha um cone de aplicao pressionado e depois arraste-o para uma pr-visualizao de painel.

Adicionando um item
Personalize a Tela inicial ao adicionar widgets ou pastas. Mantenha pressionada a rea vazia da tela de Incio e depois selecione uma das seguintes categorias: Aplicativos e widgets: adiciona widgets ou aplicaes Tela inicial. Pasta: cria uma nova pasta. Depois, selecione um item e arraste-o para a Tela inicial.

Mover um item
Mantenha um item pressionado e arraste-o para uma nova localizao. Para mover para outro painel, arraste-o para o lado da tela.

Remover um item
Mantenha um item pressionado e arraste-o para a lixeira que aparece no topo da Tela inicial. Quando o item ficar na cor vermelha, solte-o.

Reorganizar painis
Adicionar um novo painel
Pressione Editar pgina .

29

Informaes bsicas

Mover um painel
Pressione Editar pgina, mantenha pressionada uma pr-visualizao de painel e depois arraste-o para uma nova localizao.

Remover um painel
Pressione Editar pgina, mantenha pressionada uma pr-visualizao de painel e, em seguida, arraste-o para a lixeira na parte inferior da tela.

Configurando papis de parede


Defina uma imagem ou foto armazenada no telefone como papel de parede da Tela inicial. Na Tela inicial, toque em das seguintes opes: Definir papel de parede Tela principal e selecione uma

Galeria: exibe fotos tiradas pela cmera ou imagens baixadas da internet. Papis de parede: exibe imagens animadas. Papis de parede animados: exibe imagens de papis de parede. Depois, selecione uma imagem e pressione Definir papel de parede. Ou, selecione uma imagem, redimensione ao arrastar a moldura e depois pressione Conc.

Utilizar aplicaes
Este telefone pode executar diferentes tipos de aplicaes, variando de mdia para aplicaes da internet.

Abrir uma aplicao


Na Tela inicial ou na Tela de aplicaes, selecione um cone de aplicao para abr-lo.

Abrir aplicaes utilizadas recentemente


Mantenha pressionada a tecla Incio para abrir a lista de aplicaes acessadas recentemente. Selecione um cone de aplicao para abrir.

30

Informaes bsicas

Fechar uma aplicao


Feche aplicaes que no estejam em uso para economizar energia da bateria e manter a performance do telefone. Mantenha pressionada a Tecla inicial, pressione e depois pressione Encerrar ao lado da aplicao que deseja fechar. Para fechar todas as aplicaes em execuo, selecione Enc. tudo. Ou, mantenha pressionada a Tecla inicial e depois toque em .

Tela de aplicaes
A tela de Aplicaes exibe cones para todas as aplicaes incluindo quaisquer novas aplicaes instaladas. Na Tela inicial, toque em Apps para abrir a Tela de aplicaes. Para visualizar outros painis, percorra para esquerda ou direita.

Reorganizando aplicaes
Editar, mantenha uma aplicao pressionada e arraste-a para a nova Pressione localizao. Para mover para outro painel, arraste-o para o lado da tela.

Organizar com pastas


Coloque aplicaes relacionadas juntas numa mesma pasta para sua convenincia. Editar, mantenha uma aplicao pressionada e arraste-a para Criar pasta. Pressione Insira um nome para a pasta e depois toque em OK. Coloque aplicaes numa nova pasta ao arrastar e depois pressione Salvar para salvar a disposio.

Reorganizar painis
Toque a tela, mantenha pressionada uma pr-visualizao de painel e, em seguida, arraste-o para a nova localizao.

Instalando aplicaes
Utilize lojas de aplicaes, tais como o Samsung Apps para baixar e instalar aplicaes.

31

Informaes bsicas

Desinstalar aplicaes
Pressione Desinstalar e depois selecione uma aplicao para desinstalar. Aplicaes padro que vem com o telefone no podem ser desinstaladas.

Compartilhar aplicaes
Compartilhe aplicaes baixadas com outros usurios via e-mail, Bluetooth ou outros mtodos. Compartilhar aplicati., selecione aplicaes, pressione Concludo e depois Pressione selecione mtodo de compartilhamento. Os prximos passos variam dependendo do mtodo selecionado.

Inserir texto
Utilize o teclado Samsung ou a funo texto por voz para inserir texto. A entrada de texto no suportada em alguns idiomas. Para inserir texto, voc deve alterar o idioma de entrada para um dos idiomas suportados.

Alterar o tipo de teclado


Pressione qualquer campo, abra o painel de notificaes, toque em Selecione o mtodo de entrada e depois selecione o tipo de teclado para utilizar.

Utilizar o teclado Samsung


Alterar o layout do teclado
Pressione Tipos de teclado retrato e depois pressione Teclado Qwerty ou Teclado 3x4.
Dene as opes do teclado Samsung Apaga um caracter Insere letras maisculas Insere nmeros e pontuao Move para a prxima linha Insere um espao

32

Informaes bsicas

Inserir letra maiscula


Pressione antes de inserir um caractere. Para todas em maisculo, pressione duas vezes.

Alterar o idioma do teclado


Toque na tecla do idioma para alterar idiomas do teclado.

Escrita mo
Toque em , e depois escreva uma palavra com seu dedo. Sugestes de palavras aparecero conforme as letras forem inseridas. Selecione uma palavra sugerida.

Inserir texto por voz.


Ative a funo entrada de voz e depois fale no microfone. O telefone exibe o que voc fala. Se o telefone no reconhecer suas palavras corretamente, toque o texto sublinhado e selecione uma palavra alternativa ou frase do menu suspenso. Para alterar o idioma ou adicionar idiomas para o reconhecimento de voz, toque no idioma atual na parte inferior da tela. Ao terminar, toque em .

Copiar e colar
Mantenha um texto pressionado, arraste ou para selecionar mais ou menos texto e, em seguida pressione, para copiar ou para cortar. O texto selecionado copiado para a rea de trabalho. Para colar num campo de entrada de texto, posicione o cursor no ponto que deseja inserir e depois pressione Colar.

33

Informaes bsicas

Conectar a uma rede Wi-Fi


Conecte o telefone a uma rede Wi-Fi ou use a internet para compartilhar arquivos de mdia com outros dispositivos. (p. 53)

Ativar ou desativar o Wi-Fi


Abra o painel de notificaes e depois pressione Wi-Fi para ativ-lo ou desativ-lo. Desative o Wi-Fi para economizar bateria quando no estiver em uso.

Acessar redes Wi-Fi


Na Tela de aplicaes, pressione Config. Wi-Fi, e depois arraste o boto Wi-Fi para a direita. Selecione uma rede da lista de redes Wi-Fi detectadas, insira uma senha, se necessrio, e depois pressione Conectar. Redes que solicitam uma senha aparecero com um cone de cadeado. Depois que o telefone conectar a uma rede Wi-Fi, o telefone conectar automaticamente em qualquer momento em que esteja disponvel.

Adicionar redes Wi-Fi


Se a rede desejada no aparecer na lista de redes, toque em Adicionar rede Wi-Fi na parte inferior da lista de redes. Insira o nome de uma rede em SSID de rede, selecione o tipo de segurana e insira a senha se no for uma rede aberta e depois pressione Salvar.

Desativar redes Wi-Fi


Qualquer rede que nunca tenha sido utilizada, incluindo a rede atual, pode ser desativada e o telefone no ir conectar automaticamente atravs dela. Selecione a rede na lista de redes e depois selecione Esquecer.

Configurando contas de e-mail


Aplicaes Google, tais como, Play Store, requerem uma conta Google e o Samsung Apps requer uma conta Samsung. Crie contas Google e Samsung para ter a melhor experincia com seu telefone.

34

Informaes bsicas

Adicionar contas
Siga as instrues que aparecem ao abrir uma aplicao Google sem iniciar sesso para configurar uma conta Google. Para iniciar sesso ou cadastrar uma conta Google, na Tela de aplicaes, pressione, Config. Adicionar conta Google. Depois disso, pressione Nova para cadastrar ou pressione Existente e, em seguida, siga as instrues na tela para completar a configurao da conta. Mais de uma conta Google pode ser utilizada no telefone. Configure tambm uma conta Samsung.

Remover contas
Na Tela de aplicaes, pressione Config., selecione uma conta em Contas, selecione a conta a ser removida e depois toque em Remover conta.

Transferir arquivos
Mova udio, vdeo, imagem ou outros tipos de arquivos do telefone para o computador e vice-versa. Os seguintes formatos de arquivo so suportados por algumas aplicaes. Alguns formatos de arquivo no so suportados dependendo do software do telefone. Msica: mp3, m4a, mp4, 3gp, 3ga, wma, ogg, oga, aac, e flac Imagem: bmp, gif, jpg, e png Vdeo: 3gp, mp4, avi, wmv, flv, e mkv Documentos: doc, docx, dot, dotx, xls, xlsx, xltx, csv, ppt, pptx, pps, ppsx, pot, potx, pdf, hwp, txt, asc, rtf e zip

Conectar com o Samsung Kies


O Samsung Kies uma aplicao de computador que permite gerenciar bibliotecas de mdia, contatos e calendrios e os sincroniza com dispositivos Samsung. Baixe a ltima verso do Samsung Kies no site da Samsung.

1 Conecte o telefone ao computador utilizando o cabo USB.

O Samsung Kies inicia automaticamente no computador. Se o Samsung Kies no iniciar automaticamente, d um clique duplo no cone Samsung Kies no seu computador.

35

Informaes bsicas

2 Transfira arquivos entre seu aparelho e o computador.


Consulte a ajuda do Kies para mais informaes.

Conectar como dispositivo de mdia

1 Conecte o telefone ao computador utilizando o cabo USB. 2 Abra o painel de notificaes e depois toque em Conectado como aparelho de mdia
Aparelho de mdia (MTP). Toque em Cmera (PTP) se o seu computador no suportar Protocolo de transferncia de mdia (MTP) ou no tiver o driver apropriado instalado.

3 Transfira arquivos entre seu aparelho e o computador.

Proteger o telefone
Previna terceiros de utilizar ou acessar dados pessoais e informaes armazenadas no telefone ao utilizar funes de segurana. O telefone solicita um cdigo de desbloqueio sempre que for desbloque-lo.

Definir um bloqueio facial


Na lista de aplicaes, selecione Config. Tela de bloqueio Bloqueio de tela Desbloqueio facial. Enquadre seu rosto na moldura para captur-lo. Depois, defina um desbloqueio de segurana PIN ou padro para desbloquear a tela em caso do desbloqueio facial falhar.

Definir um desbloqueio facial e de voz


Na lista de aplicaes, selecione Config. Tela de bloqueio Bloqueio de tela Rosto e voz. Enquadre seu rosto na moldura para captur-lo e depois defina um comando de voz. Depois, defina um desbloqueio de segurana PIN ou padro para desbloquear a tela em caso do desbloqueio facial e de voz falharem.

36

Informaes bsicas

Definir um padro
Na lista de aplicaes, selecione Config. Tela de bloqueio Bloqueio de tela Padro. Desenhe um padro ao conectar quatro pontos ou mais e depois desenhe o padro novamente para verific-lo. Defina um desbloqueio de segurana PIN para desbloquear a tela se voc esquecer o padro.

Configurando os perfis de PIN


Na lista de aplicaes, selecione Config. Tela de bloqueio Bloqueio de tela PIN. Insira ao menos quatro nmeros e depois insira a senha novamente para verificao.

Definir uma senha


Na lista de aplicaes, selecione Config. Tela de bloqueio Bloqueio de tela Senha. Insira ao menos quatro caracteres incluindo nmeros e smbolos e depois insira a senha novamente para verificao.

37

Informaes bsicas

Desbloquear o telefone
Ative a tela ao pressionar a tecla Ligar ou a Tecla inicial e insira o cdigo de desbloqueio. Caso esquea sua senha, leve seu telefone a uma Autorizada Samsung para restaurlo.

Atualizao do telefone
O telefone pode ser aprimorado com o ltimo software. Esta funo pode estar indisponvel dependendo de sua operadora de servios ou pas.

Atualizar com o Samsung Kies


Inicie o Samsung Kies e conecte o telefone ao computador. O Samsung Kies automaticamente reconhece o telefone e exibe atualizaes disponveis numa caixa de dilogo, se tiver alguma. Clique no boto Atualizar na caixa de dilogo para iniciar o upgrade. Consulte a ajuda do Samsung Kies para mais detalhes sobre como aprimorar. No desligue o computador ou desconecte o cabo USB enquanto o telefone estiver aprimorando. Ao aprimorar o telefone, no conecte outros dispositivos de mdia no computador. Ao fazer isso, pode causar interferncia no processo de atualizao.

Atulizar utilizando o servio over the air


O telefone pode ser aprimorado diretamente para a ltima verso do servio de firmware over-the-air (FOTA). Na Tela de aplicaes, toque em Config. Sobre o dispositivo Atualizao de Software Atualizar.

38

Comunicao
Telefone
Use essa aplicao para efetuar ou atender uma chamada. Pressione Telefone na Tela de aplicaes.

Efetuando chamadas
Efetuando uma chamada
Use um dos seguintes mtodos: Teclado: insira o nmero utilizando o teclado e depois pressione . Registros: efetue uma chamada do histrico de chamadas efetuadas e recebidas ou mensagens. Favoritos: efetue uma chamada da lista de contatos favoritos. Contatos: efetue uma chamada da lista de contatos.

Discagem rpida
Para discagem rpida, mantenha pressionado o dgito correspondente.

Predio de nmeros
Ao inserir nmeros no teclado, a predio automtica aparecer. Selecione um deles para efetuar uma chamada.

39

Comunicao

Encontrar contatos
Insira um nome, nmero de telefone ou endereo de e-mail para encontrar um contato na lista de contatos. Conforme os caracteres so inseridos, a predio de contatos aparece. Selecione um dos contatos para fazer uma chamada.

Efetuar uma chamada internacional


Mantenha pressionado 0 at o sinal + aparecer. Insira o cdigo do pas, cdigo de rea e nmero de telefone e depois toque em .

Durante uma chamada


As seguintes aes esto disponveis: : coloca uma chamada em espera. Ou mantenha pressionado o boto fone de ouvido. Toque em para recuperar a chamada em espera ou mantenha pressionado o boto do fone de ouvido. Ad. Cham.: faz uma segunda chamada. Teclado: abre o teclado. Viva-voz: ativa o alto-falante. Mantenha o telefone longe do ouvido ao utilizar o altofalante. Silenciar: desativa o microfone de modo que o outro participante no possa lhe escutar. F. ouvido: altera para o fone de ouvido Bluetooth, se ele estiver conectado no telefone. Alternar: alterna entre duas chamadas. Conferncia: efetua uma chamada em conferncia quando conectado a duas chamadas. Repita para adicionar mais participantes. Esta funo est disponvel somente quando o servio de chamada em espera est ativo. Contatos: abre a lista de contatos. Notas: cria uma nota.

Transferir: conecta o primeiro participante ao segundo. Isso desconecta voc da conversa. Gerenciar conferncia: converse de forma privada com uma das pessoas durante a chamada em conferncia ou desconecte uma das pessoas da chamada. Mensagem: envia uma mensagem.

Adicionar contatos
Para adicionar um nmero de telefone lista de contatos pelo teclado, insira o nmero e pressione Adicionar aos Contatos. 40

Comunicao

Exibir registros de chamadas


Pressione Registros para visualizar o histrico de chamadas efetuadas e atendidas. Para filtrar um registro de chamada, pressione Ver por, e depois selecione uma opo.

Modo FDN
O telefone pode ser definido para restringir chamadas efetuadas somente para nmeros com prefixos especficos. Esses prefixos esto armazenados no carto SIM ou USIM. Config. de chamadas Configuraes adicionais Nmeros FDN Pressione Ativar FDN e depois insira o PIN2 fornecido com o carto SIM ou USIM. Selecione Lista FDN e adicionar nmeros.

Restrio de chamada
O telefone no pode ser definido para prevenir certas chamadas de serem feitas. Por exemplo, chamadas internacionais no podem ser desativadas. Config. de chamadas Configuraes adicionais Restrio de Toque em chamadas, selecione uma opo de restrio de chamada e insira uma senha.

Recebimento de chamadas
Atender uma chamada
Ao receber uma nova chamada, arraste de ouvido. para fora do crculo ou pressione o boto do fone

Se o servio de chamada em espera estiver ativo, outra chamada poder ser efetuada. Quando uma segunda chamada atendida, a primeira colocada em espera.

Rejeitar uma chamada


Ao receber uma nova chamada, arraste boto do fone de ouvido. para fora do crculo ou mantenha pressionado o Para enviar uma mensagem ao rejeitar uma chamada recebida, pressione Rejeitar chamada Config. de chamadas com mensagem. Para criar a mensagem de rejeio, pressione Definir msgs de rejeio.

41

Comunicao

Rejeitar chamadas automaticamente de nmeros indesejados


Config. de chamadas Rejeio de chamadas, arraste o Modo rejeio Pressione automtica altere para a direita e depois pressione Lista de rejeio automtica. Pressione Criar, insira um nmero, atribua uma categoria e depois pressione Salvar.

Chamadas perdidas
Se uma chamada for perdida, ela aparecer na barra de status. Abra o painel de notificaes para visualizar a lista de chamadas perdidas.

Chamada em espera
A chamada em espera um servio fornecido pela operadora de servios. Um usurio pode usar esse servio para suspender a chamada atual e alterar para uma nova chamada. Esse servio no est disponvel para videochamadas. Para utilizar esse servio, pressione Chamada em espera. Config. de chamadas Configuraes adicionais

Encaminhamento de chamadas
Define o telefone para enviar chamadas recebidas para um nmero especfico. Config. de chamadas Encaminhar chamadas e depois selecione um Pressione tipo de chamada e condio. Insira um nmero e selecione Ativar.

Encerrar uma chamada


Selecione Encerrar para encerrar uma chamada. Ou pressione o boto fone de ouvido.

Videochamadas
Efetuando uma videochamada
Insira o nmero ou selecione um contato da lista de contatos e depois toque em efetuar uma videochamada. para

Durante uma videochamada


As seguintes aes esto disponveis: Alternar cmera: alterna entre as cmeras frontal e traseira. Silenciar: desativa o microfone de modo que o outro participante no possa lhe escutar.

42

Comunicao

Ocultar-me: oculta sua imagem para o outro participante.

Imagem de sada: seleciona uma imagem para exib-la para o outro participante. Teclado: abre o teclado. F. ouvido: altera para o fone de ouvido Bluetooth, se ele estiver conectado no telefone. Microfone desativado: desativa a funo microfone. Emoticons animados: aplica cones animados sua imagem. Vista do tema: aplica cones decorativos sua imagem.

Habilitar vista de desenho: altera o modo de visualizao para desenho animado. Mantenha pressionada a imagem do outro participante para acessar as seguintes opes: Capturar imagem: captura a imagem do outro participante. Gravar vdeo: grava um vdeo da imagem do outro participante. A gravao da imagem de uma pessoa sem a sua autorizao ilegal. Mantenha pressionada sua imagem para acessar as seguintes opes: Alternar cmera: alterna entre as cmeras frontal e traseira. Imagem de sada: seleciona uma imagem para exib-la para o outro participante.

43

Comunicao

Alternar imagens
Arraste uma imagem de ambos participantes na imagem do outro participante para alternar as imagens.

Contatos
Use essa aplicao para gerenciar contatos, incluir nmeros de telefone, e-mail e mais. Pressione Contatos na Tela de aplicaes.

Gerenciar contatos
Criar um contato
Pressione / e insira as informaes do contato. : adiciona ou apaga um campo de contato. : adiciona uma imagem.

Editar um contato
Selecione um contato para editar e depois pressione .

44

Comunicao

Apagar um contato
Pressione Apagar.

Definir chamada rpida


Config. de disc. rpida, selecione discagem rpida e depois selecione um Pressione contato para ativ-la. Para remover um nmero da chamada rpida, mantenha-o pressionado e depois toque em Remover.

Pesquisando contatos
Use um dos seguintes mtodos de pesquisa: Percorra para cima ou para baixo na lista de contatos. Use o ndice no lado direito da lista de contatos para percorrer rapidamente ao arrastar um dedo por ele. Toque o campo de pesquisa no topo da lista de contatos e insira o critrio de pesquisa. Aps selecionar um contato, faa uma das seguintes aes: : adicionar aos contatos favoritos. / : efetuar uma chamada de voz ou videochamada. : escrever uma mensagem. : escrever um e-mail.

Importar e exportar contatos


Sincronizar com Contatos Google
Toque em Associar c/ Google. na lista de contatos. Contatos sincronizados com Contatos Google aparecero

Se um contato adicionado ou apagado do telefone, tambm adicionado ou apagado dos Contatos Google e vice-versa.

45

Comunicao

Sincronizar com Contatos Samsung


Toque em Associar c/ Samsung. na lista de contatos. Contatos sincronizados com os Contatos Samsung aparecero com

Se um contato for adicionado ou apagado do telefone, tambm ser adicionado ou apagado dos Contatos Samsung e vice-versa.

Importar contatos
Importar/Exportar Importar do carto SIM, Importar do carto SD ou Pressionar Importar da memria USB.

Exportar contatos
Importar/Exportar Exportar para carto SIM, Exportar para carto SD Pressione ou Exportar p/ mem. int. telefone.

Compartilhando contatos
Importar/Exportar Compart. carto de visitas via, selecione contatos, Pressione pressione Conc. e depois selecione um mtodo de compartilhamento.

Contatos favoritos
Pressione e depois faa uma das seguintes aes: Pesquisar: pesquisa por contatos. Adicionar aos favorit.: adiciona contatos aos favoritos. Remover dos favoritos: remove contatos dos favoritos. Ver por grade / Ver por lista: exibe contatos em forma de grade ou lista.

Grupos de contatos
Adicionar contatos a um grupo
Selecione um grupo e depois pressione selecione Conc. . Selecione contatos para adicionar e depois

46

Comunicao

Gerenciar grupos
Pressione e depois faa uma das seguintes aes: Criar: cria um novo grupo. Pesquisar: pesquisa por contatos. Alterar ordem: manter pressionado ao lado do grupo do nome, arraste para cima ou para baixo para outra posio e depois selecione Concludo. Apagar grupos: selecione grupos de usurios adicionados e depois pressione Apagar. Grupos padro no podem ser apagados.

Enviar uma mensagem ou e-mail para membros de um grupo


Enviar mensagem ou Enviar e-mail, selecione Selecione um grupo, pressione membros e depois pressione Conc.

Carto de visita
Crie um carto de visita e envie-o. Pressione Configurar perfil, insira detalhes, tais como nmero de telefone, e-mails e endereo e depois selecione Salvar. Se as informaes do usurio forem salvas ao configurar o telefone, selecione o carto de visitas em Eu e depois toque em para editar. Compart. carto de visitas via e depois selecione um mtodo de Pressione compartilhamento.

Mensagens
Use essa aplicao para enviar mensagens de texto (SMS) ou multimdia (MMS). Toque em Mensagens na Tela de aplicaes. Cobranas adicionais podem ser geradas ao receber ou enviar mensagens fora da sua rea de cobertura. Para mais detalhes, contate sua operadora de servios.

Enviar mensagens
Toque em , adicione destinatrios, insira uma mensagem e depois toque em . Use os seguintes mtodos para adicionar destinatrios: Insira um nmero de telefone.

47

Comunicao

Pressione

, selecione contatos e depois selecione Conc.

Use os seguintes mtodos para criar uma mensagem multimdia: Toque em Pressione Toque em e anexe imagens, vdeos, contatos, notas, eventos e mais. Inserir emoticon para inserir emoticons. Adicionar assunto para inserir um assunto.

Visualizar mensagens
Mensagens novas so agrupadas em correntes de mensagens por contato. Selecione um contato para visualizar a mensagem.

Ouvir uma mensagem de voz


Mantenha pressionado 1 no teclado e depois siga as instrues da sua operadora de servios.

E-mail
Use essa aplicao para enviar ou visualizar e-mails. Toque E-mail na Tela de aplicaes.

Configurando contas de e-mail


Configure uma conta de e-mail ao abrir E-mail pela primeira vez. Insira seu endereo de e-mail e senha. Pressione Prximo para uma conta de e-mail privada, como Gmail, ou toque em Config. manual para uma conta de e-mail empresarial. Depois disso, siga as instrues na tela para completar a configurao de conta. Para configurar contas de e-mail, pressione Configuraes .

Enviar mensagens
Pressione a conta de e-mail para usar e depois pressione no topo da tela. Insira destinatrios, assunto e mensagem e depois selecione . Toque em Toque em para adicionar um destinatrio da lista de contatos. Adicionar Cc/Cco para adicionar mais destinatrios.

48

Comunicao

Toque em Toque em

para anexar imagens, vdeos, contatos, notas, eventos e mais. para inserir imagens, eventos, contatos e informaes de localizao na mensagem.

Ler mensagem
Selecione uma conta de e-mail para usar e novas mensagens so recuperadas. Para recuperar novas mensagens manualmente, pressione . Toque uma mensagem para ler.
Responde a mensagem. Encaminha a mensagem. Apaga a mensagem. Adiciona este endereo de e-mail para a lista de contatos. Marca a mensagem como importante. Abre arquivos em anexo.

Toque a aba de anexos para abrir anexos e depois toque em

ao lado de um anexo para salv-lo.

Gmail
Use essa aplicao para acessar rapidamente e diretamente os servios Google. Toque Gmail na Tela de aplicaes. Esta funo pode estar indisponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios ou pas. Esta funo pode estar diferente dependendo de seu pas ou operadora de servios.

Enviar mensagens
Em qualquer caixa de mensagens, pressione mensagem e depois selecione . Toque Pressione , insira destinatrios, um assunto e uma Anexar arquivo para anexar imagens. Adicionar Cc/Cco para adicionar mais destinatrios.

49

Comunicao

Toque Toque

Salvar para salvar a mensagem para envio posterior. Descartar para recomear.

Ler mensagem

Marca a mensagem como favorita Adiciona este endereo de e-mail a lista de contatos

Responde a mensagem Responde para todos destinatrios ou encaminha a mensagem para outros

Visualiza o anexo

Baixa o anexo Adiciona uma marca a mensagem Apaga a mensagem

Mantem a mensagem armazenada por um longo perodo

Etiquetas
O Google Mail no utiliza pastas atuais, ao invs disso, utiliza etiquetas. Quando o Google Mail iniciado, exibe mensagens etiquetadas como Caixa de entrada. Toque para visualizar mensagens com outras etiquetas. , e depois Para adicionar uma etiqueta mensagem, selecione a mensagem, toque selecione a etiqueta para identificar.

GTalk
Use essa aplicao para bate-papo via Google Talk. Pressione GTalk na Tela de aplicaes. Esta funo pode estar indisponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios.

Perfis pblicos
Toque o ID de conta no topo da lista de amigos para alterar o status disponvel, imagem ou status da mensagem.

50

Comunicao

Adicionar amigos
Toque , insira o endereo de e-mail do amigo para adicionar e depois toque CONCLUDO.

Conversar com amigos


Selecione um amigo da lista de amigos, insira uma mensagem no campo na parte inferior da tela e depois toque . Para adicionar um amigo ao chat, toque em Para encerrar a conversa, pressione Adicionar ao bate-papo. Encerrar bate-papo.

Alternar entre conversas


Percorra para a direita ou para a esquerda.

Apagar o histrico de mensagens


As conversas so salvas automaticamente. Para apagar histrico de conversas, toque Limpar histrico de conversas.

Google+
Utilize essa aplicao para ficar conectado com pessoas via servios de rede social Google. Pressione Google+ na Tela de aplicaes. Esta funo pode estar indisponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios. Toque em Todos os crculos para alterar a categoria e depois percorra para cima ou para baixo para visualizar posts de seus crculos.

Chat em grupo
Use essa aplicao para conversar via servio de mensagem instantnea Google+. Toque em Chat em grupo na Tela de aplicaes. Esta funo pode estar indisponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios. Selecione um amigo da lista de amigos, insira uma mensagem no campo na parte inferior da tela e depois toque em . 51

Comunicao

ChatON
Use essa aplicao para conversar com qualquer dispositivo que tenha nmero celular. Toque em ChatON na Tela de aplicaes. Esta funo pode estar indisponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios. Crie a lista de contatos ao inserir nmeros de telefone ou e-mails de contas Samsung ou selecionando um dos contatos da lista de sugestes. Selecione um contato para iniciar uma conversa. Para sincronizar contatos na cmera com ChatON, toque em Configuraes Sincronizar contatos.

52

Internet e rede
Internet
Use essa aplicao para navegar na internet. Toque em Internet na Tela de aplicaes.

Visualizar pginas da internet


Toque o campo de endereo, insira o endereo da internet e depois toque em Ir. Toque em para compartilhar, salvar ou imprimir a pgina atual da internet enquanto visualiza uma pgina da internet.

Abrir uma nova pgina


Toque Nova janela. , percorra para a esquerda ou direita e toque a Para ir para outra pgina da internet, toque pgina para selecion-la.

Pesquisar a internet por voz


Toque o campo de endereo, toque , fale uma palavra-chave e depois selecione uma das palavras-chave sugeridas que aparecer. Essa funo pode no estar disponvel dependendo do pas ou operadora de servios.

Favoritos
Para adicionar a pgina atual aos favoritos, toque em Para abrir uma pgina favorita da internet, toque em Adicionar favorito. e selecione uma.

53

Internet e rede

Histrico
Toque Histrico para abrir uma pgina da internet da lista de pginas recentemente Limpar histrico. visitadas. Para limpar o histrico, toque Toque Histrico Mais visitados para abrir uma pgina da internet da lista de pginas mais visitadas.

Pginas salvas
Para visualizar pginas da internet salvas, toque em Pg. salvas.

Links
Mantenha pressionado um link na pgina da internet para abr-lo em uma nova pgina, compartilh-lo ou copi-lo. Para visualizar link salvos, toque em Downloads.

Compartilhar pginas da internet


Para compartilhar endereos de pginas da internet, toque Compartilhar pgina. Para compartilhar parte de uma pgina da internet, mantenha pressionado o texto desejado e toque em Compartilhar.

Chrome
Use o Chrome para pesquisar por informaes e navegar por pginas da internet. Toque em Chrome na Tela de aplicaes. Essa funo pode no estar disponvel dependendo do pas ou operadora de servios.

Visualizando pginas da internet


Toque o campo de endereo e depois insira um endereo da internet ou pesquise critrios. Toque , fale uma palavra-chave e depois selecione uma das palavras-chave sugeridas que aparecer.

54

Internet e rede

Abrir uma nova pgina


Toque Nova janela. uma pgina da internet. Para ir para outra pgina da internet, toque

Pesquisando por voz


Toque , fale uma palavra-chave e depois selecione uma das palavras-chave sugeridas que aparecer.

Sincronizar com outros dispositivos


Sincronize abas abertas e marque favoritos para usar com o Chrome em outros dispositivos quando voc tiver iniciado sesso com a mesma conta Google. Para visualizar abas abertas em outros dispositivos, toque Outros dispositivos.

Selecione uma pgina da web para acessar. Para visualizar favoritos, toque

Bluetooth
O Bluetooth cria uma conexo de rede direta entre dois dispositivos que estejam em curta distncia. Use o Bluetooth para trocar dados ou arquivos de mdia com outros dispositivos. A Samsung no se responsabiliza pela perda, interceptao ou mau uso de dados enviados ou recebidos via funo Bluetooth. Sempre se certifique que voc compartilhou e recebeu dados com dispositivos que so confiveis e propriamente seguros. Se houver obstculos entre os dispositivos, a distncia de operao poder ser reduzida. Alguns dispositivos, especialmente aqueles que no forem testados ou aprovados pela Bluetooth SIG, podem no ser compatveis com seu telefone. No utilize a funo Bluetooth para propsitos ilegais (por exemplo, cpias piratas de arquivos ou escutas ilegais de comunicao para propsitos comerciais). A Samsung no se responsabiliza pela repercusso de uso ilegal da funo Bluetooth.

55

Internet e rede Para ativar o Bluetooth, na Tela de aplicaes, toque em Config. Bluetooth, e depois arraste o boto Bluetooth para a direita.

Parear com outros dispositivos Bluetooth


Na Tela de aplicaes, toque em Config. Bluetooth Procurar e dispositivos visveis sero listados. Selecione o dispositivo que deseja parear e depois aceite a senha gerada automaticamente em ambos dispositivos para confirmar.

Enviar e receber dados


Muitas aplicaes suportam transferncia de dados via Bluetooth. Um exemplo a Galeria. Abra a Galeria, selecione uma imagem, toque Bluetooth e depois selecione um dos dispositivos Bluetooth pareados. Depois disso, aceite a solicitao de autorizao Bluetooth no outro dispositivo para receber a imagem. A transferncia de arquivo salva na pasta Bluetooth. Se um contato for recebido, ele ser adicionado automaticamente na lista de contatos.

56

Mdia
Music Player
Use essa aplicao para ouvir msica. Toque em Music Player na Tela de aplicaes. Alguns formatos de arquivos no so suportados dependendo da verso do software. Alguns arquivos podem no reproduzir adequadamente dependendo da codificao utilizada.

Reproduzir msica
Selecione uma categoria de msica e depois selecione uma msica para reproduzir.
Ajusta o volume.

Altera o modo de repetio. Ativa o modo aleatrio. Abre o salo de msica.

Seleciona um efeito de som. Reinicia a msica atual ou volta a msica anterior. Mantenha pressionado para voltar a msica em reproduo

Abre a lista de reproduo.


Pula para a prxima msica. Mantenha pressionada para avanar a msica em reproduo

Pausa e retoma a reproduo.

57

Mdia

Definir uma msica como toque de chamada


Para utilizar a msica reproduzida atualmente como toque de chamada, toque como Toque do telefone. Definir

Criando listas de reproduo


Faa sua prpria seleo de msicas. Criar lista de reproduo. Insira um Toque em Listas de reproduo e depois toque ttulo e toque em OK. Toque em Adicionar msica, selecione msicas para incluir e depois toque em Conc. Para adicionar a msica reproduzida atualmente a uma lista de reproduo, toque Adic. lista de reprod.

Lista de reproduo por estado de esprito


Reproduza msicas agrupadas por estado de esprito. A lista de reproduo automaticamente criada pelo telefone. Quando uma nova msica for adicionada, toque Atualizao de bibliot. Salo de msica Toque em Salo de msica e selecione uma clula de estado de esprito. Ou selecione vrias clulas ao deslizar seu dedo.

Cmera
Utilize essa aplicao para tirar fotos ou filmar. Use o Galeria para visualizar fotos e vdeos tirados pela cmera do telefone. (p. 63) Toque em Cmera na Tela de aplicaes. A cmera automaticamente desativa quado no est em uso. Etiqueta de cmera No tire fotos ou filme pessoas sem a autorizao delas. No tire fotos ou filme em locais que no permitam fotos e filmagem. No tire fotos ou filme em locais em que voc esteja violando a privacidade de outras pessoas.

58

Mdia

Tirar fotos
Tirar uma foto
Toque a imagem na tela de pr-visualizao onde a cmera deve tocar. Quando o objeto para tirar a foto. estiver em foco, a moldura do foco fica verde. Toque em
Alterna entre a cmera frontal e traseira. Altera as configuraes do flash. Altera o modo de disparo. Indica qual posio de memria est em uso. Alterna entre modos cmera e filmadora.

Seleciona um efeito entre vrios disponveis. Altera as conguraes da cmera.

Abre o visualizador de imagens.

Modo cena
Configuraes predefinidas tornam fotos automticas mais fceis de ser tiradas. Toque Modo de cena. Paisagem: use esta configurao para uma vista maior. Esportes: use esta configurao para objetos que se movem rapidamente. Festa/Interior: use esta configurao para cenas de interior bem iluminadas. Praia/Neve: use esta configurao para cenrios ao ar livre bem iluminados ou ensolarados. Pr-do-sol: use esta configurao para cores mais ricas e contrastes ntidos. Amanhecer: use esta configurao para cores bem sutis. Cor de outono: use esta configurao para cenas com vermelho em plano de fundo. Texto: use esta configurao para livros ou posters. Luz de velas: use esta configurao para imagens de iluminao clara em fundo escuro. Fogos de artifcio: use esta configurao para cenrios com contraste alto. Luz de fundo: use esta configurao para objetos com luz brilhante atrs deles. Noturno: use esta configurao para imagens tiradas em ambientes escuros.

59

Mdia

Modo de disparo
Muitos efeitos de foto esto disponveis, tais como verso desenho animado. Toque Modo de disparo. Disparo nico: tira uma nica foto. Contnuo: tira uma sequncia de fotos em movimento. Panorama: tira uma foto composta de muitas fotos agrupadas. Comp. foto de amigo: detecta rostos e compartilha a foto com amigos marcados. Detector de sorriso: tira uma foto enquanto a cmera espera por um sorriso. Desenho: tira uma foto que parece um desenho.

Fotos panormicas
Uma foto panormica uma imagem ampla de uma paisagem que consiste em disparos mltiplos. Toque Modo de disparo Panorama. Toque e move a cmera em qualquer direo. Quando a moldura azul se alinha com o visor, a cmera automaticamente tira outro disparo numa sequncia panormica. Para parar o novamente. disparo, toque

Filmar
Produzir um vdeo
Deslize o boto cinema parado at o cone de vdeo e, em seguida Para parar a filmagem, toque . para gravar um vdeo.

O foco manual no est disponvel no modo vdeo. A funo zoom pode no estar disponvel ao filmar em alta resoluo.

60

Mdia

Modo de gravao
Alterna entre cmera frontal e traseira. Altera as configuraes do flash. Altera o modo de gravao. Seleciona um efeito entre vrios efeitos disponveis. Altera as configuraes da cmera Indica qual posio de memria est em uso. Alterna entre modos cmera e filmadora.

Abre o visualizador de vdeos.

Toque em

para alterar o modo de gravao.

Normal: use este modo para qualidade normal. Limite MMS: use este modo para diminuir a qualidade para enviar via mensagem.

Aumentar e diminuir o zoom

Utilize um dos seguintes mtodos: Use a tecla Volume para aumentar ou diminuir o zoom. Afaste dois dedos na tela para aumentar o zoom e junte-os para diminuir. A funo zoom pode no estar disponvel ao filmar em alta resoluo. O efeito aumentar/diminuir zoom est disponvel ao utilizar a funo zoom durante gravaes de vdeo. 61

Mdia

Personalizar as configuraes da Cmera


Toque para definir configuraes para a Cmera. Nem todas as seguintes opes esto disponveis nos modos cmera e vdeo. As opes disponveis variam dependendo do modo utilizado. Editar atalhos: reorganiza atalhos para as opes utilizadas frequentemente. Autorretrato: tira uma foto de si mesmo. Auto gravao: grava um vdeo de si mesmo. Flash: ativa ou desativa o flash. Modo de disparo: altera o modo de disparo. Modo de gravao: altera o modo de gravao. Efeitos: selecione entre vrios efeitos de foto que esto disponveis. Modo de cena: altera o modo de cena. Valor de exposio: essa funo determina a quantidade de luz que o sensor da cmera recebe. Para ambientes com pouca luz, use um valor de exposio maior. Modo do foco: seleciona um modo de foco. O Foco automtico controlado pela cmera. Macro para objetos muito prximos. Temporizador: use essa funo para atrasar o tempo do disparo. Resoluo: selecione uma resoluo. Use resolues maiores para melhor qualidade. Mas isso utiliza mais memria. Controle do branco: seleciona um controle do branco apropriado para que as imagens tenham uma variao de cor realista. As configuraes so designadas para condies de luz especficas. Essas configuraes so semelhantes a variao de cores quentes para exposio do controle do branco em cmeras profissionais. ISO: selecione um valor de ISO. Essa funo controla a sensibilidade da cmera. Ela medida em equivalentes a cmera de filme. Valores baixos so para objetos estveis ou bem iluminados. Valores altos so para objetos se movendo rapidamente ou pouco iluminados. Medio: seleciona um mtodo de medio. Isso determina como os valores de luz so calculados. Centro ponderado mede a luz em plano de fundo no centro da cena. Ponto mede o valor de luz em uma localizao especfica. Matriz calcula a mdia da cena completa. Guias: exibe guias na tela para ajudar na configurao ao selecionar opes. Etiqueta GPS: anexe uma legenda de localizao na foto.

62

Mdia Para melhorar os sinais GPS, evite disparos em localizaes onde o sinal possa estar obstrudo, tais como entre prdios, em reas de baixa altitude ou em ms condies de tempo. Sua localizao pode aparecer em suas fotos quando voc as transfere para a internet. Para evitar isso, desative a funo Legenda GPS. Qualid. de imagem: maior qualidade de imagem requer mais espao de armazenamento. Qualidade de vdeo: define a qualidade de seus vdeos. Armazenamento: seleciona um local de memria para o armazenamento. Zerar: zera as configuraes da cmera.

Atalhos
Reorganiza atalhos para acesso rpido nas vrias opes da cmera. Toque Editar atalhos. Mantenha uma opo pressionada e arraste-a para um local a esquerda da tela. Os outros cones podem ser movidos dentro da lista ao tocar e arrastar.

Galeria
Use essa aplicao para visualizar imagens e vdeos. Toque em Galeria na Tela de aplicaes. Alguns formatos de arquivo no so suportados dependendo do software instalado no telefone. Alguns arquivos podem no ser reproduzidos adequadamente dependendo de como estiverem codificados.

Visualizar imagens
Iniciar o Galeria exibe as pastas disponveis. Em caso de outra aplicao como E-mail, salva uma imagem, a pasta de downloads automaticamente criada para incluir a imagem. Do mesmo modo, capturar uma tela cria automaticamente a pasta Screenshots. Toque em uma pasta para abr-la. Numa pasta, imagens so exibidas por data de criao. Selecione uma imagem para visualizla em tela cheia. Percorra para a esquerda ou para ver a prxima imagem ou a imagem anterior.

63

Mdia

Aumentar e diminuir o zoom


Use um dos seguintes mtodos para aumentar uma imagem: Toque duas vezes em qualquer lugar para aumentar o zoom. Afaste dois dedos em qualquer lugar para aumentar o zoom. Junte os dedos para diminuir o zoom ou toque duas vezes para retornar.

Visualizar imagens utilizando a funo de gestos


Use a funo de gestos para executar uma funo com um gesto especfico. Na Tela de aplicaes, toque em Config. Movimento, arraste o boto Movimento para a direita e depois, selecione funes ao marcar as caixas de verificao. Para parar de utilizar a funo de gestos, arraste o boto Movimento para a esquerda. Para definir a sensibilidade de cada funo, toque em Configuraes de sensibilidade, selecione uma funo e depois use a barra de slides ajustvel.

Reproduzir vdeos
Arquivos de vdeo exibem o cone na pr-visualizao. Selecione um vdeo para assist-lo e toque em e a aplicao Video player iniciar.

Editar imagens
Ao visualizar uma imagem, toque Excluir: apaga a imagem. Marcar rosto: insere nomes nos rostos das pessoas com etiquetas. Copiar para rea de transferncia: copia para a rea de transferncia. Girar para a esquerda: rotaciona no sentido anti-horrio. Girar para a direita: rotaciona no sentido horrio. Cortar: redimensiona a moldura laranja para cortar e salvar a imagem. Editar: inicia a aplicao Editor de foto. Definir como: define a imagem como papel de parede ou imagem de um contato. Comp. foto de amigo: envia a imagem uma pessoa que esteja com o nome inserido numa imagem. e use as seguintes funes:

64

Mdia Imprimir: imprime via USB ou conexo Wi-Fi. O aparelho compatvel somente com algumas impressoras Samsung. Renomear: renomeia o arquivo. Detalhes: exibe detalhes da imagem.

Apagar imagens
Utilize um dos seguintes mtodos: Numa pasta, toque em Excluir. Selecionar item, selecione imagens e depois toque em Excluir.

Ao visualizar uma imagem, toque

Compartilhar imagens
Utilize um dos seguintes mtodos: Selecionar item, selecionar imagens ao marc-las e depois Numa pasta, toque toque em para envi-las. Ao visualizar uma imagem, toque sociais. para envi-la ou compartilh-la via servios de redes

Definir como papel de parede


Definir como para definir a imagem como papel Ao visualizar uma imagem, toque em de parede ou para associ-la a um contato.

65

Mdia

Video player
Use essa aplicao para reproduzir vdeos. Toque em Video player na Tela de aplicaes. Alguns formatos de arquivos no so suportados dependendo da verso do software. Alguns arquivos podem no ser reproduzidos adequadamente dependendo de como estiverem codificados.

Reproduzir vdeos
Selecione um vdeo para reproduzir.

Ajusta o volume. Avana ou volta o vdeo ao deslizar a barra. Altera a resoluo do vdeo. Reinicia o vdeo atual ou volta para o vdeo anterior. Volta rapidamente o vdeo (mantenha pressionado) Avana para o prximo vdeo. Avana rapidamente o vdeo (mantenha pressionado)

Reduz o tamanho da tela do vdeo.

Apagar vdeos
Toque em Excluir. Excluir, selecione vdeos ao marcar a caixa de verificao, depois toque

Compartilhar vdeos
Compartilhar via, selecione vdeos ao marc-los, toque em Concludo e Toque em depois selecione um mtodo de compartilhamento.

66

Mdia

YouTube
Use essa aplicao para assistir vdeos no site do YouTube. Toque em YouTube na Tela de aplicaes. Esta funo pode no estar disponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios.

Assistir vdeos
Toque em , e depois insira uma palavra-chave. Selecione um dos resultados de pesquisa para assistir um vdeo. Rotacione o telefone para a orientao paisagem para exibir tela cheia.
Adiciona o vdeo na lista de reproduo Pesqusa por vdeos Pausa ou retoma a reproduo Avana ou volta o vdeo ao deslizar a barra de progresso Altera a qualidade do vdeo Ajusta o vdeo para exibir em tela cheia Compartilha o vdeo

Compartilhar vdeos
Selecione um vdeo para visualizar, toque em compartilhamento. , e depois selecione um mtodo de

Enviando vdeos
Selecione sua conta, toque em depois toque em UPLOAD. , selecione um vdeo, insira as informaes para o vdeo e

67

Mdia

Rdio FM
Oua msicas e notcias no rdio FM. Para ouvir o rdio FM, voc deve conectar um fone de ouvido que serve como antena de rdio. Toque em Rdio FM na Tela de aplicaes.

Ouvir o Rdio FM
Conecte um fone de ouvido no telefone antes de iniciar o rdio FM. O Rdio FM pesquisa e salva estaes disponveis automaticamente quando executado pela primeira vez. Toque para ligar o Rdio FM. Selecione a estao de rdio que deseja da lista de estaes para retornar a tela do Rdio FM. de rdio e toque
Grava o udio do Rdio FM. Ajusta o volume.

Acessa servios da estao atual Liga/Desliga o Rdio FM. Sintonia na.

Procura por uma estao de rdio disponvel. Adiciona a estao de rdio atual lista de favoritos.

Pesquisar estaes de rdio


Pesquisar e depois selecione uma opo de pesquisa. O telefone pesquisa e Toque em salva automaticamente as estaes de rdio disponveis. Selecione a estao de rdio que deseja da lista de estaes de rdio e toque retornar a tela do Rdio FM. para

68

Mdia

Adicionar estaes lista de favoritos


Selecione uma estao de rdio e, em seguida, toque em favoritos. para adicionar a estao lista de

Flipboard
Use o Flipboard para acessar suas notcias e revistas personalizadas. Toque em Flipboard na Tela de aplicaes. Esta funo pode no estar disponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios. Para iniciar, vire a pgina para cima na pgina inicial e selecione Comear, selecione os novos tpicos e em seguida toque em Concludo. Selecione uma notcia de capa ou tpico, e percorra por entre as pginas do Flipboard, e selecione um artigo para ler. Enquanto l, utilize os seguintes mtodos: : Volta a pgina anterior. : Compartilha o artigo com outros. : Visualiza os comentrios sobre o artigo.

69

Aplicaes e lojas de mdia


Play Store
Use esta aplicao para comprar e baixar aplicaes e jogos que podem ser executados em seu aparelho. Toque em Play Store na Tela de aplicaes. Esta funo pode no estar disponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios.

Instalar aplicaes
Navegue pelas aplicaes por categorias ou toque para pesquisar com uma palavra-chave. Selecione uma aplicao para visualizar informaes. Para baix-la, toque Baixar. Se houver uma taxa para a aplicao, toque o preo e siga as instrues na tela para completar o processo de compra. Quando uma nova verso estiver disponvel para qualquer aplicao instalada, uma atualizao aparecer no topo da tela para alert-lo da atualizao. Abra o painel de notificaes e toque o cone para atualizar a aplicao. Para instalar aplicaes que tenha baixado de outras fontes, na Tela de aplicaes, toque em Config. Segurana Fontes desconhecidas.

Desinstalar aplicaes
Desinstale aplicaes compradas do Play Store. Meus aplicativos, selecione uma aplicao para apagar, e depois toque Toque Desinstalar.

70

Aplicaes e lojas de mdia

Samsung Apps
Utilize essa aplicao para comprar e baixar aplicaes especficas Samsung. Para mais detalhes, visite o site www.samsungapps.com.br. Toque Samsung Apps na Tela de aplicaes. Esta funo pode no estar disponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios. Se uma conta da Samsung no estiver registrada, siga as instrues na tela para criar uma conta Samsung. Para completar o processo de assinatura, leia os termos e condies e depois toque Aceito para concordar com eles.

Instalar aplicaes
Navegue pelas aplicaes por categoria Toque Para pesquisar por uma aplicao, toque chave no campo de pesquisa. para selecionar uma categoria. no topo da tela, e depois insira uma palavra-

Selecione uma aplicao para visualizar informaes. Para baix-la, toque em Obter. Quando uma nova verso estiver disponvel para qualquer aplicao instalada, um cone de atualizao aparecer no topo da tela para alert-lo da atualizao. Abra o painel de notificaes e toque o cone para atualizar a aplicao.

S Suggest
Utilize essa aplicao para encontrar e baixar as mais recentes aplicaes sugeridas pela Samsung. Toque em S Suggest na Tela de aplicaes. Esta funo pode no estar disponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios.

71

Aplicaes e lojas de mdia

Game Hub
Utilize essa aplicao para acessar jogos. Toque em Game Hub na Tela de aplicaes. Percorra para a esquerda ou para a direita e selecione um jogo para baixar do Samsung Apps.

Video Hub
Utilize essa aplicao para acessar e comprar vdeos. Toque em Video Hub na Tela de aplicaes. Esta funo pode no estar disponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios. Selecione uma categoria e depois selecione um vdeo.

72

Utilidades
Notas
Use Notas para registrar informaes importantes para salvar e visualizar em uma data. Selecione Notas na lista de aplicaes.

Escrever notas
Pressione , insira uma nota e depois selecione Salvar. . Para alterar a cor de fundo, pressione

Para bloquear a nota para que terceiros no possam v-la, pressione

Explorar funes das notas


Selecione uma nota para abr-la. Para editar a nota, pressione Para apagar notas, pressione Para enviar notas, selecione . Pesquisar Apagar. Enviar. Ordenar por. Sincronizar nota. Bloqueio do PIN. Para pesquisar por uma nota, pressione

Para organizar notas por data ou cores, pressione Para sincronizar notas com conta Google, pressione

Para bloquear a nota para que terceiros no possam v-la, pressione

Visualizar uma nota


Pressione a nota para abr-la. Percorra para a esquerda ou direita para ver mais notas. Pressione e use as seguintes opes: : apaga a nota. : muda a cor do plano de fundo. : bloqueia a nota para que outras pessoas no possam v-la. : imprime a nota via Wi-FI ou USB. O aparelho compatvel somente com impressoras Samsung.

73

Utilidades

S Planner
Use essa aplicao para gerenciar eventos e tarefas. Toque em S Planner na Tela de aplicaes.

Criar eventos ou tarefas


Toque , e depois utilize um dos seguintes mtodos: Adic. evento: insira um evento com uma configurao de repetio opcional. Adic. tarefa: insira uma tarefa com uma configurao de prioridade opcional. Para adicionar um evento ou tarefa mais rapidamente, toque uma data para selecion-la e toque-a novamente.

Insira um ttulo e especifique qual calendrio usar ou sincronizar. Depois adicione mais detalhes, tais como com que frequncia repetir o evento, quando tem um alerta avanado ou onde o evento acontece. Anexe um mapa exibindo o local do evento. Insira a localizao no campo Local, toque ao lado do campo, e depois calcule a localizao exata ao manter pressionado o mapa que aparecer. Anexe uma imagem. Toque em Imagens, e depois tire uma foto ou selecione uma das imagens existentes.

Sincronizar com o Calendrio Google


Na Tela de aplicaes, toque em Config. Google em Contas, selecione uma conta Google 74

Utilidades e depois marque a opo Sincronizar tudo. Para sincronizar atualizaes manualmente, na Sincronizar. Tela de aplicaes, toque em S Planner Para exibir eventos ou tarefas sincronizados, toque em selecione a conta Google e depois toque em OK. Configuraes Calendrios,

Alterar o tipo de calendrio


Toque em e selecione um dos diferentes tipos de calendrios incluindo anual, mensal, semanal, entre outros. Um gesto de arrasto pode ser utilizado para alterar o tipo do calendrio. Por exemplo, toque para alterar do calendrio mensal para o calendrio anual e amplie para alterar do calendrio anual de volta ao calendrio mensal.

Pesquisar por eventos


Toque Pesquisar, e depois insira uma palavra-chave para pesquisar. Para visualizar os eventos de hoje, toque em Hoje no topo da tela.

Apagar eventos
Selecione uma data ou evento e depois selecione Apagar.

Compartilhar eventos
Selecione um evento, toque compartilhamento. Compartilhar via, e depois selecione um mtodo de

Relgio
Use essa aplicao para definir alarmes, verificar o tempo em qualquer localizao do mundo, medir a durao de um evento, definir um cronmetro ou usar como relgio de mesa . Toque em Relgio na Tela de aplicaes.

75

Utilidades

Ativa ou desativa o alarme.

Alarme
Configurar alarmes
Toque em Criar alarme, defina um horrio para o alarme tocar, selecione dias para o alarme repetir e depois toque em Salvar. Soneca: define um intervalo e o nmero de vezes para o alarme repetir depois do horrio predefinido. Alarme inteligente: define um horrio para o alarme tocar antes do horrio predefinido.

Parar alarmes
Arraste para fora do crculo para parar um alarme. Arraste repetir o alarme depois de um perodo especfico de tempo. para fora do crculo para

Apagar alarmes
Mantenha pressionado o alarme e depois toque em Excluir.

76

Utilidades

Relgio mundial
Criar relgios
Toque em Adicionar cidade, e insira o nome da cidade ou selecione uma cidade da lista. Para aplicar o horrio de vero, mantenha um relgio pressionado e depois toque em Configuraes de Horrio de Vero.

Apagar relgios
Toque em Excluir, selecione os relgios e depois toque em Excluir.

Cronmetro
Toque em Iniciar para cronometrar um evento. Toque em Marcar para gravar as voltas. Toque em Zerar para apagar as voltas gravadas.

Temporizador
Defina a durao e depois toque em Iniciar. Arraste para fora do crculo grande quando a contagem parar.

Relgio de mesa
Toque para visualiz-lo em tela cheia.

Calculadora
Use essa aplicao para clculos simples ou complexos. Toque em Calculadora na Tela de aplicaes. Gire o aparelho para a orientao paisagem para exibir a calculadora cientfica. Se a Rotao Calculadora cientfica. automtica da tela estiver desativada, toque Para ver o histrico de clculos, toque Para limpar o histrico, pressione para ocultar o teclado. Tamanho do texto. Limpar histrico.

Para alterar o tamanho da fonte para o histrico, toque

77

Utilidades

Gravador de Voz
Use essa aplicao para gravar ou reproduzir notas. Toque Gravador de Voz na Tela de aplicaes.

Gravar notas de voz


Toque para iniciar a gravao. Fale no microfone na parte inferior do telefone. Toque para pausar a gravao. Toque para encerrar a gravao.

Tempo de gravao

Inicia a gravao

Exibe a lista de nota de voz

Reproduzir notas de voz


Selecione uma nota de voz para reproduzir. : ajusta a velocidade da reproduo. : ajusta o volume ao arrastar a barra de volume para cima ou para baixo.

: edita a nota de voz. : para a gravao. : pausa a reproduo. Compartilhar via, selecione uma nota de voz e Para enviar uma nota de voz, toque em depois selecione um mtodo de compartilhamento.

78

Utilidades

Gerenciar notas de voz


Na lista de notas de voz, toque e selecione uma das seguintes opes: Compartilhar via: selecione um mtodo de compartilhamento e depois selecione notas de voz para enviar. Excluir: seleciona notas de voz para apagar. Configuraes: altera as configuraes do gravador de voz. Encerrar: fecha o gravador de voz.

Google
Use essa aplicao para pesquisar no apenas na internet, mas tambm, aplicaes e outros contedos no aparelho. Toque em Google na Tela de aplicaes.

Pesquisar no telefone
Toque o campo de pesquisa e depois insira uma palavra-chave. Ou toque , fale uma palavrachave e depois selecione uma das palavras-chave sugeridas que aparecer. Se nenhum resultado aparecer na aplicao, o navegador da internet aparecer e exibir os resultados de pesquisa.

Escopo de pesquisa
Para selecionar quais aplicaes pesquisar, toque em telefone e depois marque os itens para pesquisar. Configuraes Pesquisa no

Google Now
Inicie o Pesquisa Google para visualizar notas do Google Now que exibem o clima atual, informaes pblicas de trnsito, seu prximo compromisso e mais quando voc estiver a ponto de precisar delas. Registre-se no Google Now ao abrir o Pesquisa Google pela primeira vez. Para alterar as Configuraes Google Now. configuraes do Google Now, toque em

79

Utilidades

Pesquisa por voz


Use essa aplicao para pesquisar pginas da internet ao falar. Toque em Pesquisa por voz na Tela de aplicaes. Essa aplicao pode no estar disponvel dependendo do seu pas ou operadora de servios. Fale uma palavra-chave ou frase quando o Falar agora aparecer na tela. Selecione uma das palavras-chave sugeridas.

Meus Arquivos
Use essa aplicao para acessar todos os tipos de arquivos armazenados no telefone, incluindo imagens, vdeos e msicas. Toque em Meus Arquivos na Tela de aplicaes. Selecione uma pasta para abr-la. Para retornar a pasta de origem, toque diretrio raiz, selecione . Em uma pasta, toque e depois utilize uma das seguintes opes: Criar pasta: cria uma pasta. Pesquisar: pesquisa por arquivos. Ver por: altera o modo de visualizao. Ordenar por: organiza arquivos ou pastas. Configuraes: altera as configuraes do gerenciador de arquivos. Selecionar tudo: seleciona todos os arquivos para aplicar a mesma opo neles de uma s vez. . Para voltar ao

Downloads
Use o Downloads para ver quais arquivos foram baixados pela aplicao. Toque em Downloads na Tela de aplicaes. Para ver os arquivos baixados da internet, toque em Transf. Internet, ou toque em Outros downl. para ver os arquivos baixados de outras aplicaes como E-mail. Selecione um arquivo para abr-lo com uma aplicao apropriada.

80

Viagem e local
Mapas
Use o Mapas para mostrar com preciso a localizao do aparelho, pesquisar por locais ou obter direes. Toque em Mapas na Tela de aplicaes. Essa aplicao pode no estar disponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios.

Pesquisar por locais


Toque , insira um endereo, e depois pressione . Selecione uma localizao para visualizar as informaes de localizao detalhadas. Para pesquisar por locais prximos, toque em . Uma vez que a localizao for encontrada, toque em Limpar mapa: limpa o mapa. Disponibilizar off-line: salva o mapa de uma rea especfica para visualiz-la offline. Configuraes: altera as configuraes do mapa. Ajuda: exibe informaes sobre a utilizao do mapa. Para visualizar sua localizao atual, toque . e use uma das seguintes funes:

Obter direes para um destino

1 Toque 2 Toque

. , e depois selecione um mtodo para inserir a localizao de partida e chegada:

Meu local atual: usa a localizao atual como ponto de partida. Contatos: seleciona da lista de contatos. Ponto no mapa: mostra a localizao ao tocar no mapa. Meus lugares: seleciona seu destino a partir da lista de locais favoritos.

3 Selecione um tipo de locomoo, tais como, dirigindo, transporte pblico ou andando e


depois toque em COMO CHEGAR. 81

Viagem e local

4 Selecione um dos trajetos que aparecer e depois toque em MAPA para visualizar
detalhes.

Local
Use essa aplicao para pesquisar por locais prximos como restaurantes, bancos, pontos de nibus e mais. Toque em Local na Tela de aplicaes. Essa aplicao pode no estar disponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios. Selecione uma categoria de local e depois selecione um local da lista de resultados de pesquisa. Mapa: a rota indicada no mapa. Trajetos: pesquisa por uma rota para o local. Chamar: disca para o nmero de telefone do local. Para adicionar um local, toque em Adicionar pesquisa na lista de categoria, insira uma palavra-chave para pesquisar no campo de texto.

Latitude
Use o Latitude para compartilhar informaes de locais com amigos. Dentro da aplicao Mapas, clique no menu suspenso na parte superior da tela, para selecionar Latitude. Essa aplicao pode no estar disponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios. Para adicionar um amigo com quem a informao de localizao compartilhada, toque Selecionar de contatos ou Adicionar por endereo de e-mail. Selecione um dos contatos ou insira um endereo de e-mail e pressione Adicionar amigos para enviar um convite. Assim que o convite aceito, ambos podem saber onde o outro est localizado.

82

Viagem e local

Navegador GPS
Use essa aplicao para pesquisar por um trajeto para um destino. Toque em Navegador GPS na Tela de aplicaes. Mapas de navegao, sua localizao atual e outros dados de navegao podem variar de suas informaes de localizao atual. . Siga todas as normas de segurana e regulamentos ao dirigir. Essa aplicao pode no estar disponvel dependendo de seu pas ou operadora de servios. Especifique seu destino utilizando um dos seguintes mtodos: Fale o endereo do destino. Insira o endereo do destino. Selecione o endereo do destino da lista de contatos. Selecione seu destino a partir da lista de lugares marcados. Assim que o trajeto for encontrado, siga as instrues na tela para navegar at o destino.

83

Configuraes
Sobre as Configuraes
Use essa aplicao para configurar o telefone, determinar opes de aplicaes e adicionar contas. Toque em Config. na Tela de aplicaes.

Wi-Fi
Ativa a funo Wi-Fi para conectar a um Wi-Fi e acessa a internet ou redes de outros dispositivos. Para utilizar mais opes, toque . Avanado: personaliza as configuraes do Wi-Fi. Boto de transferncia: conecta a uma rede Wi-Fi segura com o boto WPS. Insero do PIN WPS: conecta a uma rede Wi-Fi segura com o boto WPS PIN.

Configurar Wi-Fi no modo standby


Na Tela de configuraes, toque em Wi-Fi durante suspenso. Avanado Manter Wi-Fi ligado

Ao ativar o Modo economia de energia, o telefone desativa automaticamente as conexes Wi-Fi. Quando isso acontecer, o telefone automaticamente acessa redes de dados se estiver configurado para utiliz-las. Isso pode gerar cobrana de transferncia de dados. Para evitar taxas de dados utilizados, defina essa opo para Sempre.

Configurar notificao de rede


O aparelho pode detectar redes Wi-Fi abertas e exibir um cone na barra de status para notificar quando estiver disponvel. Na Tela de configuraes, toque em Wi-Fi para ativar essa funo. Avanado e marque Notificao de rede

84

Configuraes

Uso de dados
Mantenha-se informado sobre seus dados de armazenamento e personalize configuraes para seu limite de dados. Dados mveis: defina para utilizar conexes de dados em qualquer rede mvel. Definir o limite de dados mveis: define um limite para o uso de dados mveis. Ciclo de uso dos dados: insere dados excludos mensalmente para monitorar sua utilizao de dados. Para utilizar mais opes, toque em . Dados em roaming: define para utilizar conexes de dados quando voc estiver em roaming. Restringir dados: define para desativar a sincronizao em segundo plano enquanto utiliza a rede mvel. Sincronizar dado.: define o dispositivo a sincronizar automaticamente contatos, calendrio, e-mails, favoritos e dados de imagens de redes sociais automaticamente. Exibir uso da Wi-Fi: define para exibir seu uso de dados via Wi-Fi. Hotspots Mveis: pesquisa e utiliza a rede de outro aparelho.

Bluetooth
Ativa a funo Bluetooth para trocar informaes dentro de distncias pequenas.

Mais configuraes
Personaliza as configuraes para controlar conexes em outros dispositivos ou redes.

Modo Offline
Desativa todas as funes sem fio do seu telefone. Voc pode utilizar somente servios que no utilizam a rede.

85

Configuraes

Redes mveis
Dados mveis: use para permitir a troca de pacote de dados de rede por servios de rede. Dados em roaming: usa o telefone para conectar com outra rede quando estiver em roaming ou sua rede local no estiver disponvel. Pontos de acesso: define os nomes dos pontos de acesso (APNs). Seleo de banda: seleciona um tipo de rede. Configuraes de rede: pesquisa por redes disponveis e seleciona uma rede para roaming.

Ancoragem e Roteador Wi-Fi


Roteador Wi-Fi: use o roteador Wi-Fi para compartilhar a conexo de rede do seu dispositivo com computadores ou outros dispositivos pela funo de rede Wi-Fi. Ancoragem USB: use a Ancoragem USB para compartilhar o contedo de seu telefone numa rede de conexo com computador ou via USB. Quando conectado a um computador, seu telefone utilizado como um modem wireless para computador. Ancoragem Bluetooth: use a funo Ancoragem Bluetooth para compartilhar as redes de conexo de seu aparelho com PCs atravs da funo Bluetooth. Ajuda: aprenda mais sobre a Ancoragem USB, Wi-Fi e o roteador Wi-Fi.

VPN
Define conexes do servidor de redes privadas virtuais (VPN).

Dispositivos nas proximidades


Compartilhamento de arquivo: ativa o compartilhamento de mdia permitindo que outros dispositivos certificados com DLNA acessem os contedos de seu dispositivo. Contedos compartilhados: define para compartilhar seus contedos com outros dispositivos. Nome do dispositivo: define o nome do servidor de mdia para o seu aparelho. Lista de dispositivos permitidos: exibe a lista dos dispositivos que podem acessar seu aparelho.

86

Configuraes Lista de dispositivos no permitidos: exibe a lista dos dispositivos que no podem acessar seu aparelho. Baixar para: seleciona a posio de memria para salvar os arquivos de mdia baixados. Transferncia de outros dispositivos: define para aceitar transferncias de outros dispositivos.

Modo de bloqueio
Seleciona quais notificaes sero bloqueadas ou define para permitir notificaes para chamadas de contatos especficos no Modo de bloqueio.

Som
Altera as configuraes para vrios sons no seu aparelho. Volume: Ajusta o nvel do volume para toques de chamada, msicas, vdeos, sons do sistema e notificaes. Toque cham. do dispositivo: seleciona um toque para alert-lo de chamadas recebidas. Vibrao do dispositivo: adiciona ou seleciona um padro de vibrao. Notificaes padro: seleciona um toque para eventos, tais como, novas mensagens, ligaes perdidas e alarmes. Vibrar enquanto toca: define o aparelho a vibrar e reproduzir um toque de chamada para novas chamadas. Tons das teclas: define o dispositivo para reproduzir um som ao tocar nas teclas. Sons dos toques: define o telefone para reproduzir um som ao selecionar uma aplicao ou opo no touch screen. Som de bloqueio de tela: define o telefone a emitir sons ao bloquear ou desbloquear a tela.

87

Configuraes

Visor
Altera as configuraes do visor. Papel de parede: Tela principal: selecione uma imagem de plano de fundo para a Tela de espera. Tela de bloqueio: selecione uma imagem de plano de fundo para a Tela de bloqueio. Tela de incio e de bloqueio: seleciona uma imagem de plano de fundo para a tela inicial e bloqueio de tela. Brilho: define o brilho do visor. Rotao automtica da tela: define quando ou no rotacionar o contedo automaticamente ao girar o telefone. Durao da luz de fundo: define o tempo de espera que telefone aguarda para desativar a luz de fundo. Suspenso inteligente: define para prevenir que a luz de fundo seja desativada enquanto voc est visualizando a tela. Estilo da fonte: altera o tipo de fonte para o texto do visor. Tamanho da fonte: altera o tamanho da fonte. Durao da luz da tecla de toque: define a durao da luz de fundo das teclas. Exibir percentual da bateria: define para exibir a quantidade de bateria disponvel. Auto-ajuste tom da tela: define para economizar energia ao ajustar o brilho do visor.

Armazenamento
Verifique informaes do carto de memria e do dispositivo ou formate um carto de memria. Formatar um carto de memria apaga permanentemente todos os dados que estiverem nele. A capacidade atual disponvel da memria interna menor que a capacidade especificada devido ao sistema operacional e as aplicaes padro ocuparem parte da memria.

88

Configuraes

Modo economia de energia


Ativa o modo Economia de energia e altera as configuraes para Modo economia de energia. Economia de energia da CPU: define o telefone para limitar a utilizao de energia de alguns sistemas. Economia de energia da tela: define o telefone para diminuir o brilho da tela. Saiba mais sobre o modo de Economia de energia: aprenda como reduzir o consumo da bateria.

Bateria
Veja a quantidade de energia consumida pelo seu aparelho.

Gerenciador de aplicaes
Veja e gerencie as aplicaes em seu aparelho.

Servios de localizao
Utilizar redes sem fios: define para usar o Wi-Fi e/ou conexes de rede para procurar sua localizao. Utilizar satlites GPS: define o uso do satlite GPS para procurar sua localizao. Local e pesquisa do Google: define o dispositivo a usar sua posio atual para uso do Pesquisa Google e outros servios.

Tela de bloqueio
Altera as configuraes de segurana de seu aparelho. Bloqueio de tela: ativa a funo bloqueio de tela. Opes de bloqueio de tela: altera as configuraes da tela de bloqueio. Essas configuraes so aplicveis somente quando voc define a opo bloqueio de arrasto. Atalhos: define para exibir e editar atalhos de aplicaes na tela bloqueada.

89

Configuraes Ticker de informaes: define para exibir notcias ou informaes da bolsa de valores na tela bloqueada. Relgio: define para exibir o relgio na tela bloqueada. Relgio duplo: define para exibir o relgio duplo na tela bloqueada. Clima: define a exibio de informaes sobre o clima na tela bloqueada. Efeito de ondulao: define para exibir o efeito cascata na tela bloqueada. Texto de ajuda: define para exibir texto de ajuda na tela bloqueada. Acesso rpido Cmera: define o telefone para iniciar a cmera ao manter a tela pressionada e girar o dispositivo enquanto a tela estiver bloqueada. Ativar no bloqueio de tela: define o aparelho a reconhecer seu comando de ativao quando a tela estiver bloqueada. Definir comando acordar: define o comando de ativao para iniciar o S Voice ou executar uma funo especfica. Info do proprietrio: insere suas informaes pessoais que so exibidas na tela bloqueada.

Segurana
Altera as configuraes de segurana do seu dispositivo e do seu carto SIM ou USIM. Codificar dispositivo: define um PIN ou uma senha para codificar dados salvos no telefone. Voc dever inserir a senha cada vez que ligar o aparelho. Carregue a bateria antes de ativar essa configurao porque pode levar mais de uma hora para codificar seu aparelho. Controles remotos: define para permitir o controle de seu aparelho perdido ou roubado remotamente via Internet. Para utilizar essa funo, voc deve iniciar sesso em suas contas Samsung e Google. Adicionar conta: adiciona ou exibe sua conta Samsung. Utilizar redes sem fios: define para permitir a localizao de coleta de dados e para determinar a localizao do seu aparelho perdido ou roubado via Wi-Fi e redes mveis. Alerta de alterao SIM: ativa a funo Encontrar meu aparelho.

90

Configuraes Pgina Encon. dispositivo: acessa o site SamsungDive (www.samsungdive.com). Voc pode rastrear e controlar seu aparelho perdido ou roubado pelo site do SamsungDive. Bloqueio do carto SIM: Bloquear carto SIM: ativa ou desativa a funo que solicita o PIN antes de usar o telefone. Alterar PIN do SIM: altera o PIN usado para acessar os dados do carto SIM ou USIM. Tornar senhas visveis: por padro, o telefone oculta senhas por segurana. Define o aparelho a exibir senhas assim que elas so inseridas. Administradores de dispositivo: exibe os administradores do telefone instalados nele. Voc pode permitir que os administradores do telefone apliquem novas regras em seu telefone. Fontes desconhecidas: seleciona para baixar aplicaes de qualquer fonte. Se voc no selecionar esta opo, poder baixar aplicaes apenas do Play Store. Credenciais confiveis: utilize certificados e credenciais para garantir o uso seguro de vrias aplicaes. Instalar do armaz. dispositivo: instala os certificados codificados que esto salvos no armazenamento USB. Limpar credenciais: apaga o contedo das credenciais e restaura a senha.

Idioma e insero
Altera as configuraes de entrada de texto.

Idioma
Seleciona um idioma de visualizao para todos os menus e aplicaes.

Padro
Seleciona um tipo de teclado padro para inserir texto.

91

Configuraes

Teclado Samsung
Para alterar as configuraes do teclado Samsung, toque em Tipos de teclado retrato: altera o layout do teclado. Entrada de texto: seleciona o idioma de insero de texto. Texto inteligente: ativa o modo que prev palavras baseado em suas entradas e exibe sugestes. Voc tambm pode definir os parmetros da predio de texto. Entrada contnua: define para inserir texto ao varrer o teclado. Manuscrito: define as configuraes para a escrita mo, como tempo de reconhecimento, espessura ou cor da caneta. Entrada de voz: seleciona como acessar a entrada de voz. Maisculas automticas: define o aparelho para automaticamente deixar a primeira letra como maiscula aps uma pontuao, tais como ponto final, ponto de interrogao ou ponto de exclamao. Pontuao automtica: define o telefone para inserir um ponto final ao tocar duas vezes a barra de espao. Pr-visualiz. caracteres: define o telefone a exibir uma imagem grande de cada letra que voc tocar. Som ao pressionar: define o aparelho para emitir um som ao tocar uma tecla. Tutorial: aprenda como inserir texto rapidamente com o teclado Samsung. Redefinir configuraes: restaura as configuraes do teclado Samsung. .

Google digitao por voz


Para alterar as configuraes da entrada de voz, toque em . Selec. idiomas entrada: seleciona idiomas de entrada para o reconhecimento de voz. Bloquear palavr. ofens.: define para prevenir o aparelho do reconhecimento de palavras ofensivas no comando de voz.

Reconhecedor de voz
Selecione uma ferramenta de reconhecimento de voz.

92

Configuraes

Pesquisa de voz
Para o reconhecimento de voz Google, use as seguintes opes: Idioma: selecione um idioma para o reconhecimento de voz. Sada de voz: define o aparelho a fornecer feedback de voz para alert-lo sobre as aes atuais. Bloquear palavr. ofens.: oculta palavras ofensivas reconhecidas pelos resultados de pesquisa por voz.

Sada de texto para voz


Mecanismo de TTS preferido: seleciona um motor de sntese da fala. Para alterar as configuraes para os motores de sntese da fala, toque em . Velocidade da fala: seleciona a velocidade da fala para a funo. Ouvir um exemplo: oua um texto falado como exemplo. Modo de conduo: ativa o Modo de direo para definir o aparelho a ler contedos em voz alta e especificar aplicaes para utilizar no Modo de direo.

Velocidade do ponteiro
Ajusta a velocidade do ponteiro para o mouse conectado ao seu telefone.

Fazer o backup e redefinir


Altera as configuraes para gerenciar configuraes e dados. Cpia seg. dos meus dados: efetua uma cpia e armazena os dados de seu dispositivo no servidor Google. Cpia de segurana da conta: define ou edita sua conta reserva do Google. Restaurar automaticamente: defina para restaurar suas configuraes e dados de aplicaes quando eles forem reinstalados em seu aparelho. Restaurar padro de fbrica: restaura as configuraes para o padro de fbrica e apaga todos os seus dados.

Adicionar conta
Adicione seu e-mail ou conta SNS. 93

Configuraes

Movimento
Ativa a funo de movimento e altera as configuraes para o reconhecimento de gestos. Chamada direta: define para efetuar uma chamada ao colocar o telefone no ouvido enquanto exibe os detalhes de uma chamada, mensagem ou contatos. Alerta inteligente: define para alert-lo sobre novas mensagens ou chamadas perdidas ao levantar o telefone. Toque duas vezes para subir: define para mover para o topo da lista de contatos ou lista de e-mails ao tocar duas vezes na tela do dispositivo. Incline para zoom: define para aumentar ou diminuir o zoom enquanto visualiza imagens na Galeria ou navega em pginas da internet quando voc mantm pressionados dois dedos na tela e inclina o aparelho para frente e para trs. Mover horizontalmente: defina para mover um item para outra pgina quando mantiver um item pressionado e depois inclinar o aparelho para esquerda ou direita. Movimente para visualizar imagens: define para percorrer por uma imagem ao deslizar o telefone em qualquer direo ao aumentar o zoom da imagem. Movimentar para atualizar: define seu aparelho para pesquisar por dispositivos Bluetooth ativos ao agit-lo. Vire para silenciar/pausar: define para silenciar novas chamadas, alarmes, msica e o rdio FM ao colocar o telefone virado para baixo. Configuraes de sensibilidade: ajusta a velocidade de reao para cada reconhecimento de gesto. Aprender sobre movimentos: exibe o tutorial para o controle de movimentos.

Acessrio
Altera as configuraes secundrias. Som do dock: define o telefone a reproduzir um som quando conecta ou desconecta da ancoragem. Modo de sada de udio: define para utilizar o microfone quando seu telefone estiver conectado em um carro ou computador. Exibio da tela inicial da mesa: define o aparelho a exibir o relgio quando seu aparelho estiver conectado a uma ancoragem de relgio. Aplicativos de udio: define o aparelho para exibir quais aplicaes esto disponveis ao conectar um fone de ouvido no aparelho. 94

Configuraes

Data e Hora
Acesse e altere os seguintes parmetros para controlar como o horrio e a data so exibidos no visor de seu telefone. Se a bateria permanecer completamente descarregada ou fora do aparelho, a data e a hora sero zeradas. Data e hora automticas: define para atualizar a hora e a data automaticamente ao mudar para outros fuso horrios. Definir data: defina a data atual manualmente. Definir horas: defina a hora atual manualmente. Fuso horrio automtico: define para receber informaes do fuso horrio atravs da rede quando voc muda de fuso horrio. Selecionar fuso horrio: define o fuso horrio local. Formato 24 horas: Define o relgio para ser exibido no formato 24 horas. Selecionar formato de data: seleciona um formato de data.

Acessibilidade
Os servios de acessibilidade so funes especiais para pessoas com deficincias fsicas. Acessa e altera as seguintes configuraes para melhorar a acessibilidade do aparelho. Rotao automtica da tela: define a interface a girar automaticamente ao girar o aparelho. Durao da luz de fundo: define o tempo de espera que telefone aguarda para desativar a luz de fundo. Falar senhas: define o aparelho para falar em voz alta as senhas que voc inserir com o TalkBack. Atendendo/encerrando chamadas: configura o telefone para encerrar uma chamada ao pressionar a tecla Ligar. Atalho de acessibilidade: adiciona um atalho s configuraes de acessibilidade no menu rpido que aparece ao manter pressionada a tecla Ligar. TalkBack: ativa o TalkBack, que fornece feedback de voz. Tamanho da fonte: altera o tamanho da fonte.

95

Configuraes Sada de texto para voz: Mecanismo de TTS preferido: seleciona um motor de sntese da fala. Para alterar as configuraes para os motores de sntese da fala, toque em . Velocidade da fala: seleciona a velocidade para a funo texto para voz. Ouvir um exemplo: oua um texto falado como exemplo. Modo de conduo: ativa o Modo de direo para definir o aparelho a ler contedos em voz alta e especificar aplicaes para utilizar no Modo de direo. Aprimorar acessibilidade web: define aplicaes para instalar scripts da internet para tornar o contedo da internet mais acessvel. udio mono: habilita o som mono quando voc ouve udio com um fone de ouvido. Desligar todos os sons: silencia todos os sons do aparelho. Atraso do manter pressionado: defina o tempo de reconhecimento ao pressionar ou manter pressionada a tela.

Opes do desenvolvedor
Altera as configuraes para desenvolvimento de aplicaes. Senha de cpia de segurana da rea de trabalho: define uma senha para assegurar a cpia dos seus dados. Manter atividade: define a tela do dispositivo para ficar ligada enquanto carrega a bateria. Proteger o carto SD: define a requerer uma confirmao ao ler dados de um carto de memria. Depurao de USB: ativa o modo de depurao USB para conectar seu aparelho a um computador com um cabo USB. Localizaes simuladas: permite simular posies e informaes de servio para serem enviadas um servidor de Gerenciamento de posio para fins de teste. Selecionar um app para ser depurado: seleciona aplicaes para depurar e prevenir erros ao pausar a depurao. Aguardando pelo depurador: defina para prevenir a aplicao selecionada de carregar at que a depurao esteja pronta. Mostrar toques: define para exibir o ponteiro ao tocar a tela. Mostrar local do ponteiro: define para exibir as coordenadas e traos do ponteiro ao tocar a tela.

96

Configuraes Exibir limitadores do layout: define para exibir limites. Exibir atualizaes da exibio de GPU: define para exibir reas pulsantes na tela quando elas atualizam. Exibir atualizaes de tela: define para exibir reas pulsantes na tela quando elas atualizam. Escala de anim. da janela: seleciona uma velocidade para abrir e fechar janelas pop-up. Escala de animao de transio: seleciona uma velocidade para alternar entre telas. Escala de durao da animao: seleciona quanto tempo a janela pop-up dever ser exibida. Desativar camadas de hardware: define para ocultar sobreposies do hardware. Fora renderizao da GPU: define para utilizar acelerao 2D do hardware para melhorar a performance do grfico. Modo expresso: define o aparelho para piscar a tela quando as aplicaes executam longas operaes. Exibir uso da CPU: define para listar todos os processos ativos. Perfil de renderizao da GPU: define para verificar o tempo da renderizao da GPU. Ativar trilhas: define para capturar traos de aplicao e performance do sistema. No manter atividades: define para encerrar a execuo de uma aplicao ao iniciar uma nova aplicao. Limitar processos em segundo plano: define para limitar o nmero de processos que podem ser executados em segundo plano. Mostrar todos os ANRs: define o telefone para alert-lo sobre aplicaes que no respondem que estejam sendo executadas em segundo plano.

Sobre o dispositivo
Acessa as informaes do telefone e atualiza o software do telefone.

97

Soluo de problemas
Ao ligar seu aparelho ou enquanto o usa, a insero de um dos seguintes cdigos pode ser solicitada:
Senha: quando a funo de bloqueio do telefone est ativada, voc precisa inserir a senha que configurou para o telefone. PIN: ao usar o telefone pela primeira vez ou quando a solicitao de PIN est ativada, voc precisa inserir o PIN fornecido com seu carto SIM ou o USIM. Voc pode desabilitar essa funo acessando o menu Bloquear carto SIM. PUK: seu carto SIM ou USIM bloqueia normalmente como resultado de inserir seu PIN incorretamente vrias vezes. Voc dever inserir o PUK fornecido pela sua operadora de servios. PIN2: ao acessar um menu que requer o PIN2, dever ser inserido o PIN2 fornecido com o carto SIM ou USIM. Para maiores detalhes, contate o seu provedor de servios.

Seu aparelho exibe mensagens de erro de rede ou falha no servio.


Quando voc est em reas com sinal fraco ou recepo fraca, voc poder perder a recepo do sinal. V para outra rea e tente novamente. Voc no pode acessar algumas opes sem uma assinatura. Entre em contato com sua operadora de servios para mais detalhes.

O touch screen responde lentamente ou indevidamente


Se o touch screen de seu dispositivo no estiver respondendo bem, tente o seguinte: Remova qualquer capa protetora do touch screen. Capas protetoras impedem que seus comandos ou toques sejam reconhecidos e no so recomendadas para dispositivos com touch screen. Certifique-se de que as suas mos estejam limpas e secas ao tocar a tela. Reinicialize seu telefone para limpar erros de software temporrios. Certifique-se que o seu telefone est atualizado com a ltima verso. Se a tela estiver arranhada ou danificada, leve seu aparelho para uma Autorizada Samsung.

98

Soluo de problemas

Seu aparelho trava ou possui erros fatais


Se o seu telefone travar ou interromper a funcionalidade, voc precisar encerrar os programas ou restaurar o dispositivo para recuper-lo. Se o seu telefone estiver travado e sem operao, mantenha a tecla Incio pressionada por aproximadamente 8 a 10 segundos. O telefone reinicia automaticamente. Se isto no resolver o problema, restaure o telefone para as configuraes do padro de fbrica. Abra a lista de aplicaes e toque em Config. Fazer o backup e redefinir Restaurar padro de fbrica Zerar dispositivo Apagar tudo.

As chamadas esto sendo desconectadas


Quando voc estiver em reas com sinal fraco, voc poder perder a conexo a redes. V para outra rea e tente novamente.

As chamadas efetuadas no so conectadas


Certifique-se de que voc pressionou a tecla de Discagem. Certifique-se de que acessou a rede de telefonia celular correta. Certifique-se de que voc no configurou a restrio de chamada para o nmero que est discando.

As chamadas recebidas no so conectadas


Certifique-se de que seu telefone esteja ligado. Certifique-se de que acessou a rede de telefonia celular correta. Certifique-se de que voc no configurou a restrio de chamada para o nmero de telefone.

As pessoas no conseguem ouvi-lo durante uma chamada


Certifique-se de que voc no esteja bloqueando o microfone. Certifique-se de que o microfone esteja prximo a sua boca. Se voc estiver utilizando um fone de ouvido, certifique-se de que ele est corretamente conectado.

99

Soluo de problemas

A qualidade do udio est baixa


Certifique-se de que voc no esteja bloqueando a antena interna do telefone. Quando voc est em reas com sinal fraco ou recepo fraca, voc poder perder a recepo do sinal. V para outra rea e tente novamente.

Ao discar atravs da lista de contatos, a ligao no conectada


Certifique-se de que o nmero correto esteja armazenado na lista de contatos. Insira novamente e salve o nmero, se necessrio. Certifique-se de que voc no configurou a restrio de chamada para o nmero de telefone.

O aparelho emite um bipe e o cone de bateria aparece vazio.


Sua bateria est fraca. Recarregue ou substitua a bateria para continuar a usar o telefone.

A bateria no carregada corretamente ou algumas vezes o aparelho se desliga sozinho.


Os terminais da bateria podem estar sujos. Limpe os contatos dourados com um pano limpo e macio, e tente carregar a bateria novamente. Se a bateria no carregar completamente, descarte a bateria antiga corretamente e a substitua por uma nova.

Seu aparelho se apresenta quente ao toc-lo


Ao utilizar aplicaes que requerem mais energia ou usar uma aplicao por um longo perodo de tempo, seu telefone pode se apresentar quente ao tocar. Isto normal e no deve afetar a vida til ou desempenho de seu telefone.

100

Soluo de problemas

Mensagens de erro aparecem ao iniciar a cmera


Seu telefone deve possuir espao de memria suficiente e energia de bateria para operar a cmera. Se voc receber mensagens de erro ao iniciar a cmera, tente o seguinte: Carregue a bateria ou substitua-a por uma completamente carregada Deixe um espao de memria livre ao transferir arquivos para o computador ou ao apagar arquivos de seu aparelho. Reiniciar o telefone. Se os problemas com a cmera persistirem aps tentar estas dicas, contate o Servio de Atendimento Samsung.

Mensagens de erro aparecem ao iniciar o Rdio FM


A aplicao de Rdio FM do seu telefone utiliza o fone de ouvido como uma antena. Sem um fone de ouvido conectado, o rdio estar impossibilitado de sintonizar estaes. Para utilizar o rdio, certifique-se de que o fone de ouvido esteja conectado corretamente. Em seguida, procure e salve estaes de rdio disponveis. Se voc no conseguir utilizar o rdio aps executar estes passos, tente acessar a estao desejada com um rdio comum. Se conseguir escutar a estao em outro rdio, seu telefone pode estar precisando de reparos. Contate uma Autorizada Samsung.

Mensagens de erro aparecem ao abrir msicas


Algumas msicas podem no reproduzir em seu telefone Samsung por vrios motivos. Se voc receber mensagens de erro ao abrir msica em seu telefone, tente o seguinte: Deixe um espao de memria livre ao transferir arquivos para o computador ou ao apagar arquivos de seu aparelho. Certifique-se de que a msica no protegida por (DRM) Gerenciamento de direitos digitais. Se a msica for protegida por DRM, certifique-se de que voc possui a licena apropriada ou tecla para reproduzir o arquivo. Certifique-se de que seu telefone suporta o tipo de arquivo.

101

Soluo de problemas

O outro dispositivo Bluetooth no localizado


Certifique-se de que a funo Bluetooth esteja ativa em seu telefone. Certifique-se de que a funo Bluetooth tambm esteja ativa no outro dispositivo que deseja conectar, se necessrio. Certifique-se de que seu telefone e o outro estejam dentro do alcance mximo do Bluetooth (10 m). Se as dicas acima no resolverem o problema, contate o Servio de Atendimento Samsung.

A conexo no se estabelece quando voc conecta o telefone ao computador


Certifique-se de que o cabo USB que est utilizando compatvel com seu telefone. Certifique-se de que voc possui os drivers apropriados instalados e atualizados em seu computador. Se voc um usurio Windows XP, certifique-se de que voc possui o Windows XP Service Pack 3 ou verso mais avanada instalada em seu computador. Certifique-se que voc possui o Samsung Kies 2.0 ou Windows Media Player 10 ou verso mais avanada instalada em seu computador.

102

Algumas partes deste manual podem ser diferentes do contedo referente ao seu telefone, dependendo do software instalado no mesmo ou do seu provedor de servios.

Este produto est homologado pela Anatel, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resoluo n 242/2000 e atende aos requisitos tcnicos aplicados, incluindo os limites de exposio da Taxa de Absoro Especfica referente a campos eltricos, magnticos e eletromagnticos de radiofrequncia, de acordo com as Resolues n 303/2002 e 533/2009
.

Este equipamento opera em carter secundrio, isto , no tem direito a proteo contra interferncia prejudicial, mesmo de estaes de mesmo tipo, e no pode causar interferncia sistemas operando em carter primrio

World Wide Web http://www.samsung.com.br http://www.anatel.gov.br

Portugus (BR). 11/2012. Rev. 1.0

S-ar putea să vă placă și