Sunteți pe pagina 1din 15

ENGENHARIA DE PETROLEO E GS ANEZIO RAYMUNDO GOMES

CIMENTAO POOS

Salvador BA 2013

ANEZIO RAYMUNDO GOMES

CIMENTAO DE POOS

Trabalho de Cimentaes de Poos referente a matria Potencial Petrolfero das Bacias Brasileiras do curso de graduao em Engenharia de Petrleo e Gs da Universidade Jorge Amado Orientador: RAUL CESAR M. DOS SANTOS.

Salvador BA 2013

SUMRIO

1 RESUMO .................................................................................................................................... 4 2 INTRODUO ........................................................................................................................... 5 3 TIPOS DE CIMENTAO ....................................................................................................... 6 4 TCNICAS OPERACIONAIS .................................................................................................. 7 5 QUMICA DO CIMENTO ........................................................................................................ 8 6 ADITIVOS ................................................................................................................................. 10 7 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA CIMENTAO ...................................................... 12 8 AVALIAO DA CIMENTAO .......................... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 9 CONCLUSO ..........................................................................................................................14 10 REFERENCIAS .......................................................................................................................15

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade oferecer uma viso geral sobre as operaes de cimentao, equipamentos, acessrios que envolvem a cimentao do petrleo. A operao de cimentao consiste em um trabalho de extrema importncia para as fases de perfurao e posteriormente completao e tem um grande impacto sobre a produo de um poo. Ela consiste em um preenchimento anular entre o revestimento e a parede do poo, evitando contaminao do petrleo em aquferos e desmoronamento das paredes no processo de perfurao, sem contar com o sustentatao do revestimento. Neste trabalho veremos a composio do cimento, adio de aditivos para processo de pega e secagem rpida. E por final, um breve comentrio sobre avaliao de cimentao, sua importncia e as tcnicas abordadas.

Palavras-chaves: Equipamentos, cimento, quimica

INTRODUO

Designa-se cimentao o processo realizado em um poo de petrleo com o intuito de preencher o espao anular entre o revestimento e a fim de dar aderncia entre a parede externa do revestimento e a formao rochosa, de modo a fixar a tubulao e evitar que haja migrao de fluidos entre as diversas zonas permeveis atravessadas pelo poo (THOMAS, 2004). Alm de isolar o poo para um futuro abandono, a cimentao exerce grande influencia impedindo a entrada de fluidos e perdas de circulao.

O tipo de cimento utilizado para a execuo do processo deve ser criteriosamente escolhido e estudado, para que possa atender as necessidades de cada poo, j que o uso indevido de determinados tipos de cimento, quando submetidos a presso e altas temperaturas, podem ocasionar o surgimento de trincas no qual poder ocorrer um kick, colocando em risco toda a operao, podendo inclusive acarretar a perda do poo, caso no consiga o controle deste. Existem dois tipos de cimentao bsica: Primaria e secundaria.

TIPOS DE CIMENTAO Cimentao primria a principal cimentao de cada coluna de revestimento, efetuada aps a descida do poo. Seu objetivo inserir uma pasta de cimento no espao anular entre o poo e a coluna de revestimento, de modo a se obter fixao e vedao eficiente e permanente deste anular.

Cimentao Secundria normalmente uma correo da primaria, mas so denominadas de secundarias as demais operaes de cimentos realizadas no poo: Tampes de Cimento Consistem no bombeamento para o poo de determinado volume de pasta, com o objetivo de tamponar um trecho do poo. So usados nos casos de perda de circulao, abandono definitivo ou temporrio do poo, como base para desvios, compresso de cimento, etc. Recimentao a correo da cimentao primria, quando o cimento no alcana a altura desejada no anular ou ocorre canalizao severa. O revestimento canhoneado em dois pontos. A recimentao s feita quando se consegue circulao pelo anular, atravs destes canhoneados. Para possibilitar a circulao com retorno, a pasta bombeada atravs de coluna para permitir a pressurizao necessria para a movimentao da pasta pelo anular. Compresso de Cimento ou Squeeze Consiste na injeo forada de pequeno volume de cimento sob presso, visando corrigir localmente a cimentao primria, sanar vazamentos no revestimento ou impedir a produo de zonas que passaram a produzir quantidade excessiva de gua ou gs. Exceto em vazamentos, o revestimento canhoneado antes da compresso propriamente dita.

TCNICAS OPERACIONAIS As operaes com cimento na completao podem ser classificadas, quanto ao nvel de presso utilizada, em:

- operaes baixa presso; - operaes alta presso. Nas operaes baixa presso o cimento colocado nas posies desejadas sem que se frature qualquer zona, e alta presso, so impostas pequenas fraturas formao. O entendimento deste assunto requisito mnimo necessrio ao profissional que se prope a trabalhar com cimento na completao. Quanto forma de colocao da pasta de cimento na posio desejada, os tipos possveis so:

- tampo balanceado (baixa ou alta presso); - injeo direta (baixa ou alta pressa); - recimentao (baixa presso); - caamba (baixa presso). Quanto tubulao que se encontra no poo, excluindo-se as operaes com caamba, tem-se: - executadas com colunas de trabalho convencionais (tampo balanceado, injeo direta e recimentao); - executadas com flexitubo (tampo balanceado).

Para se definir o tipo mais adequado de operao a ser executada, de fundamental importncia diagnosticar corretamente o problema. De posse deste diagnstico possvel adequar o nvel de tecnologia a ser empregado, atendendo todas as restries detectadas neste diagnstico.

QUMICA DO CIMENTO Para cada operao usado uma composio qumica especfica do cimento, existem vrios tipos classificado pelo API: - Aluminato tricalcico, controla a resistncia inicial e o tempo de espessamento (c3a) - Ferro aluminato tetraclcico, baixo calor de hidratao (c4af) - Silicato Triclcico, o maior componente e o principal material para produzir resistncia ao cimento (c3s) - Silicato Diclcico, responsvel pelo gradual ganho na fora gel. Segundo a norma API especificao 10A, existem oito classes de cimento (de A a H) que podem ser empregadas em poos conforme a profundidade, temperatura e presso de trabalho. A completao dos poos geralmente realizada com o cimento classe G ou H que so similares quimicamente com o cimento Tipo I da ASTM. Porm, comparativamente o cimento de classe H apresenta tamanho de partcula maior, e as fases de aluminato das classes H e G esto principalmente sob a forma de C4AF, com baixo teor de C3A (< 3,0), alm de estes cimentos serem particularmente ricos em silicatos. O contedo de aluminato triclcio nestes cimentos determina as categorias de resistncia ao sulfato, variando entre moderada e alta resistncia ao sulfato (Nelson, 1990). PROPRIEDADES DA PASTA O desempenho de uma pasta de cimentos depende basicamente das caractersticas do cimento, da temperatura e presso a que o mesmo submetido, da concentrao e do tipo de aditivos, da ordem de mistura, da energia de mistura e da razo gua-cimento. Devido grande interao entre os vrios aditivos includos na pasta e variao da composio do cimento em funo da batelada, os testes com as pastas so imprescindveis para a previso do desempenho da pasta a ser utilizada. Para a maior parte das operaes com cimento na completao, a pasta deve apresentar baixa viscosidade, no gelificar quando esttica, manter a viscosidade praticamente constante at a ocorrncia da pega, ter baixa perda de filtrado sem separao de gua livre ou decantao de slidos. A verificao dessas caractersticas feita atravs de testes laboratoriais, dentre os quais podemos destacar:

Reologia: As propriedades reolgicas esto relacionadas ao comportamento mecnico da pasta. Seu entendimento e controle nas operaes com cimento visam otimizar a eficincia com que a pasta de cimento desloca o fluido do espao anular sob determinado regime de fluxo e a real presso exercida sobre as paredes do poo.

Perda de fluido: O teste de filtrado esttico visa medir a taxa de desidratao da pasta. A reduo do filtrado de uma pasta atravs da adio de redutores de filtrao previne sua desidratao prematura, protege formaes sensveis a dano e gera reboco de menor espessura e baixssima permeabilidade.

gua livre: Quando os slidos de uma pasta no esto completamente dispersos na suspenso, pode ocorrer migrao ascendente da gua, que se acumula em bolses nas partes mais elevadas da coluna de cimento. O fenmeno cria canais e altera a pasta ao longo da coluna.

Resistncia Compressiva: Tem valor inversamente proporcional razo gua cimento e no necessariamente densidade. Uma boa resistncia compresso deve garantir o selamento de canhoneados.

ADITIVOS Aditivos para cimentao na enorme maioria dos casos, para que as operaes de cimentao (completao) tenham sucesso necessria a adio de produtos qumicos pasta de cimento. As concentraes dos aditivos so determinadas em teste laboratoriais (ver seo a seguir). Existem vrios aditivos na forma de p ou lquidos utilizados, mas s destacaremos os mais importantes, pois os demais esto alm dos objetivos deste trabalho. So eles: Aceleradores: estes aditivos tm a funo de diminuir o tempo de pega do cimento. Eles so utilizados no caso de cimentaes em profundidades menores onde, devido baixa temperatura, um tempo de pega muito longo acarretaria em uma espera longa para a retomada da perfurao. Entre os aditivos mais utilizados est o cloreto de clcio (CaCl2), pois mais eficiente, econmico e cujas propores variam de 0,5 a 2%. Como era de se esperar, a pasta de cimento aditivado com este composto qumico apresenta um tempo de pega e resistncia compressiva que variam de acordo com a sua concentrao e temperatura de cura. Retardadores: estes aditivos possuem a funo inversa dos aceleradores, ou seja, aumentar o tempo de pega, mas com uma diferena, no afetam a resistncia compressiva da pasta de cimento, mas afetam o desenvolvimento da resistncia, tornando-a mais lenta. Eles permitem o retardamento do incio da pega para permitir o deslocamento da pasta quando a temperatura e a presso da pasta so muito altas para uso do cimento sem aditivos. Os aditivos mais utilizados so aqueles a base de lignossulfonatos e seus derivados, isto , acares, celulose e cidos orgnicos. Extensores: so aditivos que tm a funo de reduzir a densidade da pasta e, com isso, obter um maior rendimento da mesma, permitindo seu uso em profundidades mais altas por causar menor presso hidrosttica. Neste caso, h o surgimento de muita gua livre, mas que pode ser resolvido com o uso de estendores que adsorvem gua tais como bentonita e silicatos. Algumas vezes, utiliza-se gs para reduzir a densidade e ter uma alta resistncia compressiva, pois uma pasta de cimento espumada possui bolhas que diminuem a densidade sem comprometer a sua resistncia compressiva. A grande limitao deste material, que eles podem ser esmagados quando submetidos a uma presso hidrosttica alta. Dispersantes: so aditivos que otimizam a reologia da pasta de cimento, permitindo seu melhor bombeamento com menores perdas de carga, melhor retirada da lama de perfurao e menor risco de fratura. Eles tambm so utilizados para compensar a viscosidade ocorrida

com a perda de gua para obter uma pasta com maior densidade e, alm domais, baseiam-se no equilbrio eletrosttico das partculas de cimento. Os dispersantes agem quebrando este equilbrio, fazendo surgir partculas carregadas eletrostaticamente que se repelem. Controladores de filtrado: so aditivos usados para evitar a perda prematura de gua, mantendo a bombeabilidade, evitando mudanas nas propriedades - 25 - da pasta e danos induzidos nas zonas de produo. Alm disso, melhora a distribuio das partculas e a viscosidade da pasta de cimento. Um dos fatores que afeta o controlador de filtrado o grau de disperso. Geralmente so usados polmeros como controladores de filtrado.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA CIMENTAO A rea de cimentao de petrleo exige um alto conhecimento especifico, por esse motivo, existem equipamentos diferenciados para o trabalho, neste tpico indicaremos alguns para uma fcil compreenso do assunto. Single Plug (Cabea de cimentao Simples) Ferramenta utilizada para bombear a pasta e liberar o Plugue, pode ser utilizada com o acoplamento rpido. Cabea para dois Tampes- Libera o tampo no transcurso, pode libera um nico tampo ou duplo, seu deslocamento positivo. Compact Plug Container foi desenvolvido pra uso com o plug convencional incorporando vrias caractersticas nicas de design que ajudam a aprimorar a segurana, funcionalidade e performance. Acoplamento rpido (Quick Latch Coupler)-Instala a cabea em qualquer direo, agiliza as conexes economizando o tempo de sonda. Commander 1000 Cementing Head Inseres de vlvulas e plugs no segmento offshore, equipamento desenvolvido pela empresa Halliburton. Sapatas guiar o revestimento no poo, evitar o retorno do cimento, reduzir o peso do revestimento ( Vlvula Flutuante ou diferencial), eliminar um dos fatores que produzem o micorannulus (pequenos espaos) Colares- Servem para assentar o tampo, identificar a concluso da operao. Algumas vezes atua como vlvula de reteno, coloca-se ao menos em um revestimento acima da sapata para que o cimento contaminado fique dentro do ultimo revestimento.

AVALIAO DA CIMENTAO Avaliar a cimentao consiste em checar os seus objetivos propostos para tal operao foram alcanados, esses objetivos dependem da natureza de cada trabalho e deve estar claro e bem definido para que a avaliao seja consistente. Nas cimentaes primrias, a pasta posicionada no espao anular entre a parede do poo e o revestimento descido em cada fase da perfurao tem vrios objetivos alm de suportar o peso prprio dos tubos. No revestimento condutor, impedir a circulao de fluidos de perfurao e uma possvel corroso do ao. No de superfcie, o cimento visa proteger horizontes superficiais de aguas e suportar equipamentos de colunas a serem descidas posteriormente. No intermedirio, isolar e ou proteger formaes estveis geomecnicamente, portadoras de fluidos corrosivos, com presso anormal ou perda de circulao. No revestimento de produo o objetivo principal do cimento produzir a vedao hidrulica eficiente e permanente entre os diversos intervalos produtores, impedindo a migrao de fluidos. A existncia de uma efetiva vedao hidrulica entre intervalos produtores de fundamental importncia tcnica e econmica, condicionando o sucesso de etapas subsequentes. A intercomunicao de fluidos por detrs do revestimento pode causar produo de fluidos indesejveis, testes de produo e avaliao incorretos, prejuzo no controle dos reservatrios e operaes de estimulao mal sucedidas com possibilidade de perda de poo. Sendo assim a tarefa de avaliar e decidir quanto necessidade ou no de corrigir a cimentao se reveste de grande importncia e deve ser tomada com a mxima segurana possvel, pois implica em elevados custos. Avaliar a cimentao teve inicio com o clculo do topo do cimento. Este clculo admitia que o poo fosse bem calibrado e que no havia canalizaes, pois o caliper no era disponvel nessa poca. Nos anos 30, o uso de perfis de temperatura, para determinao do topo de cimento foi documentado. Traadores radioativos tambm foram usados nos anos 30 para identificar o topo do cimento, mediante uma corrida de perfil de raios gama. O perfil de aderncia de cimento (CBL) surgiu no inicio dos anos 60, e ainda hoje muito utilizado. Posteriormente novas ferramentas foram desenvolvidas como as que medem a taxa de atenuao compensada e as ultrassnicas. Existem ainda o Ultrassonic Imager (USI) da Schulumbeger e a ferramenta de aderncia Segmentada (SBT).

CONCLUSO O sucesso da perfurao petrleo esta atrelado a um bom trabalho de cimentao, que as etapas da cimentao primria e secundaria caso precise, no sejam negligenciadas. O processo de produo em um poo esta nitidamente proporcional a uma boa cimentao, uma cimentao mal elaborada pode surgir uma comunicao errada ou contaminao de um aqufero. Se analisarmos o custo para produo de um poo de petrleo, um pequeno deslize para economizar valores, como por exemplo, tempo de perfurao e custo com a lama, pode acarretar retrabalhos muitos mais custosos. O processo de cimentao um processo fascinante na rea de petrleo, porque engloba todos os setores de uma perfurao do reservatrio ate a produo.

REFERENCIAS HALLIBURTON. Manual de treinamento: Cimentao Bsica. Salvador, 2012. VICENTE, RONALDO, Avaliao de Cimentao, Petrobrs, 2001. ALMEIDA, A. C. Manual de Perfurao. Petrobrs: 1977. THOMAS, JOSE EDUARDO. Fundamentos da engenharia do Petrleo. 2 Ed, Ed. Intercincia. 2004.

S-ar putea să vă placă și