Sunteți pe pagina 1din 6

Igreja Evanglica Assemblia de Deus Ministrio Madureira Campo Uberlndia Situada a Rua Tito Teixeira esq.

. Com a Rua Petrpolis Bairro Custdio Pereira contatos E-mail PastorCleberCosta@Yahoo.com.br

Tel. (034) 9153-0478

TICA
Captulo 1
tica vem do grego, ethos que significa costume, disposio, hbito. No latim, vem de mos (mores), com o sentido de vontade, costume, uso, regra . Definio. tica , na prtica, a conduta ideal e reta esperada de cada indivduo. Estamos vivendo em uma poca de muita confuso tica na sociedade. Diante do que como cristos devemos servir de modelo para a atual sociedade.

tica Crist
A tica crist na liturgia do culto. Geralmente nossos cultos tm uma durao de 1 (uma hora e meia) levando em conta o horrio de 19h30min as 21h00min Gostaria de compartilhar um pouco com voc de um culto dirigido dentro da tica Crist e ministerial na atualidade em que estamos vivendo, onde a cada dia esta se formando mais doutores da lei, doutores em Filosofia e Pedagogia. Como organizao frequentemente a igreja do Senhor Jesus tem recebido pessoas de todas as classes sociais e no somente seus membros. Diante do que faz se necessrio ento que a igreja do Senhor Jesus tenha um melhor conhecimento da tica atual e crist. Para demonstrar para aqueles que adentrarem por suas portas para celebrarem ao Senhor nosso Deus juntamente conosco o verdadeiro sentido da palavra tica . Pascemos ento a analisar alguns termos que tem se tornado smbolos para a maioria das igrejas pentecostais, tais como saudao, orao, palavra, testemunho , louvor ou cntico, ministrao , palavra intermediria, pregao, trmino ou aviso. Vejamos agora separadamente cada um destes termos e como deve ser a postura tica do que esta fazendo uso de alguma destas oportunidades.

SAUDAO. Como esta indicando o prprio nome tem que ser objetiva e clara. Ex. aquele que esta fazendo uso da oportunidade de saudao jamais poder passar de 5 minutos, j que lhe foi dado uma oportunidade naquele momento para saudar os visitantes e irmos presente na reunio. Dica. Saudar a igreja e os presentes com a doce paz do Senhor Jesus, e em seguida procurar expressar palavras que tenham significados claros para os ouvintes, ou ainda pode at ler um breve texto bblico porem jamais deve querer interpret-lo a igreja, por estar com a oportunidade de saudao e no pregao ou ministrao da palavra naquele momento. ORAO. Quando nos referimos orao precisamos entender algumas coisas importantes, sobre orao. Qual o tipo de orao que ganhei a oportunidade para fazla, orao intercessora, orao de agradecimento ou orao de pedido. Dica. A melhor coisa a fazer quando se ganha uma oportunidade para orar perguntar ao que esta lhe concedendo a oportunidade, qual tipo de orao que ele gostaria que fosse feita naquele momento, agradecimento, intercessora ou pedido. Orao Intercessora: se for em um culto publico no mximo 10 minutos, caso seja em um culto de Intercesso poder ser at 15 minutos j que voc ganhou foi uma oportunidade para orar intercedendo e no a direo e termino do culto de orao. Orao de Agradecimento: jamais ultrapassar o limite de 5 minutos para no se tornar cansativo para os que lhe esto acompanhando nesta ministrao de agradecimentos pelos benefcios concedidos do Senhor Jesus. Orao de Pedido : Geralmente a orao que fazemos individualmente nos cultos de intercesso ou no secreto dos nossos quartos conforme Jesus ensinou em sua Palavra, existem muitas pessoas que confundem orao intercessora com orao de pedido, ganham oportunidade e ficam s vezes at 20 minutos orando pedindo de tudo ao Senhor Jesus em uma oportunidade que lhe foi franqueada para simplesmente orar ao Senhor. PALAVRA. Como esta indicando o prprio nome aquele que ganha uma oportunidade para dar uma palavra precisa ser objetivo. Dentro do contexto atual da igreja, uma palavra deve ser dita dentro de no mximo 10 minutos. Dica. Pode-se comear saudando os ouvintes e em seguida os convidando para que leiam juntamente com voc um breve texto da bblia, depois de feito a leitura de o texto sagrado agradecer os ouvintes por terem lhe acompanhando na leitura bblica, e em seguida trazer luz do contexto bblico a interpretao do texto aos ouvintes da palavra do Senhor Jesus para que possam desfrutar das verdades divinas do evangelho de Cristo. Nesta oportunidade chamada ou conhecida pela maioria das igrejas como

palavra, pode-se ate orar no final da concluso da palavra, agradecendo ap Senhor Jesus pela beno da Palavra, porem lembre-se uma palavra jamais pode passar de 10 minutos ento se deseja orar agradecendo deve ser breve na explanao da palavra pois a orao de agradecimento neste caso deve ser de mximo 2 minutos para que possa ficar ainda 8 minutos no mnimo para a explanao da palavra.

TESTEMUNHO. Precisamos entender que testemunho tem que ser objetivo e claro, para que haja uma edificao na igreja na pessoa do Senhor Jesus e nunca a promoo pessoal do que esta testemunhando. Dica. Quando se quer franquear uma oportunidade para algum na igreja para dar um testemunho de bnos, o dirigente do culto deve antes conversar com a pessoa que gostaria de testemunhar para ver qual o culto ideal para o testemunho de bnos e o tempo que ser gasto do incio ate o fim do testemunho para no acontecer desagrados o que no seria bom, pois testemunho tem um forte apelo emocional porem deve ser sempre para a gloria do nome do Senhor Jesus e edificao da igreja, jamais o contrario. Portanto testemunho longo deve ser feito em culto destinado a este fim. LOUVOR OU CNTICO. O louvor e fundamental na adorao ao Deus. Dica. Quem quer louvar na igreja deve prepar-se para isso, para que o nome de Jesus seja glorificado atravs do seu louvor, muitos por no entenderem o verdadeiro sentido de louvar ao Senhor tm feito na igreja criado na igreja uma verdadeira Babel confuso. Aquele que ganhou a oportunidade para louvar deve somente louvar, pois do contrario estaria deixando de praticar a tica crist da Palavra do Senhor que diz h um tempo determinado para todas as coisas". Ec. 3 Existem muitos que no se contenta e somente louvar quer tambm orar, pregar e expulsar demnios.. MINISTRAO. Entende-se por ministrao o ministrio de ensinar ou abenoar algum atravs do poder do nome do Senhor Jesus. A ministrao pode ser de 10 at 2 horas conforme a necessidade do momento. Dica. Aquele que esta com a incumbncia de ministrar as bnos do Senhor Jesus sobre os que esto lhe ouvindo de ter em mente que primeiro esta honra no dada a quem quer tem ser pela vontade do Senhor Jesus pois do contrario ao invs da edificao haver problemas. Para que a ministrao da beno do Senhor Jesus seja completa o ministrante deve ter uma boa conscincia da tica crist luz da Bblia. Porque temos visto muita coisa por ai porem esta longe de ser ministrao de Deus aos seus filhos.

PALAVRA INTERMEDIARIA. Esta uma boa oportunidade, porem tambm uma oportunidade para falar de Jesus aos ouvintes e no para desabafo pessoal, como temos visto por ai. Esta oportunidade chamada palavra intermediaria deve ser de durao mxima de 15 minutos. Somente nesta oportunidade chamada palavra intermediaria pode-se explicar o texto bblico e aps explic-lo a igreja o seu verdadeiro significado, poder se achar necessrio orar encerrando a sua predica. Dica. Quando ganho uma oportunidade para trazer uma palavra intermediaria a igreja, devo pensar o seguinte ganhei uma boa oportunidade para falar de Jesus, porem nunca posso esquecer que ainda ter a pregao da Palavra do Senhor, ento posso comear saudando a igreja, convidando a mesma para que me acompanhe na leitura bblica do texto Sagrado, Explico o significado do texto e aps explic-lo posso encerrar a oportunidade se achar necessrio com uma orao breve de agradecimento ou intercesso a favor daqueles que ouviram e foram tocados pelo poder das Sagradas Escrituras. PREGAO. Esta a maior e mais sublime das oportunidades de um culto de adorao ao Senhor Jesus. O ideal de uma pregao bblica que seja de no mximo 45 minutos. Dica. Aqueles que esto na direo de um culto devem prestar muita ateno nesta oportunidade chamada pregao ou ministrao da Palavra do Senhor Jesus devem antes de franquear a oportunidade buscar conhecer bem a pessoa na qual vo dar esta oportunidade. Lembre-se podem ate errarem nos louvores e nos testemunhos, nas saudaes nas oraes porem jamais na pregao por ser a pregao parte mais do culto que tem o objetivo de trazer a edificao do corpo de cristo e a promoo do Reino de Deus. TERMINO OU AVISO. Como indica o prprio termo uma oportunidade geralmente passada ou devolvida ao pastor local. Dica. Esta sem duvida a parte mais importante de um culto tanto como a orao de abertura do culto, com base na importncia desta oportunidade aquele que esta terminando o culto, ou encerrando como costumamos falar, deve ser breve nos avisos, para tal faz se necessrio ter uma boa ordem nas anotaes das atividades da igreja no decorrer dos prximos dias de culto, para que o dirigente no seja pego falando ao vento sem ter a devida ateno do que esta anunciando a igreja, dever contar com a colaborao de um secretrio (a) ou agenda pessoal, pois a memria pode falhar na hora dos avisos. Uma boa dica nunca perca tempo trazendo avisos do prximo ms, procure ser o mais breve possvel para que os outros possam dizer ele um bom administrador da obra de Deus.

Captulo 2
A tica crist na adorao ao Senhor Jesus e uso dos dons espirituais.

Quero compartilhar com voc sobre este importante assunto adorao ao Senhor e uso dos dons espirituais na liturgia do culto. O termo dom vem do latim que significa ddiva, presente. Quando somos agraciados por Deus com algum dom espiritual precisamos ter o cuidado para no exaltarmos a ns mesmos, pois sem Jesus no podemos fazer nada. Ler Joo captulo 15. Versculo 5. Passemos a analisar as manifestaes dos dons espirituais na liturgia do culto do ponto de vista tico cristo. O apstolo Paulo escrevendo aos corntios falou-lhes sobre a questo tica da ordem do culto. Ler 1 corntios cap. 14. Vers. 26-33. Falamos no captulo 1 desta apostila sobre as diversas oportunidades que podem existir no decorrer de um culto de adorao a Deus, agora vamos analisar a luz da Bblia as manifestaes espirituais dos dons do Esprito Santo durante o culto. Quando estamos em culto de orao ou intercesso pode ocorrer que algum tenha uma viso espiritual acerca de um fato passado, presente ou futuro, e isso pode ser atravs de uma revelao ou atravs do dom de profecia. Pense! Recebi uma viso ou profecia, sei que de Deus, porem devo ponderar a questo com cuidado, pois no tenho a obrigao de contar a viso recebida do Senhor Jesus imediatamente, posso compartilhar aps o culto ou em outro dia, principalmente se a viso que recebi de Deus for sobre uma pessoal em especial e no a igreja como um todo, talvez simplesmente Deus queira que eu ore por aquela pessoa ou questo em particular, ento pra que falar precipitadamente, ore ao Senhor buscando sua vontade e assim depois far o que o Deus lhe ordenar fazer. Existem algumas situaes que so muito comuns em nossos cultos. Ex. A palavra esta sendo pregada e derrepente algum recebe uma viso ou profecia, simplesmente comea a pronunciar a profecia sem levar em conta o que Paulo ensinou aos corntios, todos podem profetizar um aps o outro porem se algum esta profetizando atravs da palavra devem todos pararem para ouvir a palavra do Senhor, e assim um aps o outro todos podem profetizar.

Captulo 3
A tica crist na hierarquia ministerial. Quero compartilhar com voc de um culto dirigido dentro da hierarquia ministerial. A palavra hierarquia significa ordem. Portanto sendo Deus um Deus de ordem e bom que faamos tudo para ele com amor e ordem.

Dentro do contexto ministerial da igreja evanglica Assemblia de Deus, ns temos ou seguimos a seguinte hierarquia ministerial. 1 Cooperador 2 Dicono 3 Presbtero 4 Evangelista 5 Pastor

Ex. Quando estou na direo de um culto tenho que sempre se lembrar da hierarquia ministerial da igreja para no sair da tica litrgica, pensando ento nisto se por acaso pretendo conceder uma oportunidade para um presbtero da igreja trazer uma palavra, jamais posso dar aps a palavra do presbtero uma oportunidade para um dicono tambm trazer uma palavra, posso at conceder ao obreiro com cargo menos elevado ministerial do que o outro, uma oportunidade acima no que diz respeito ao que aprendemos no capitulo 1 sobre as diversas oportunidades existentes em um culto de adorao ao Senhor Jesus. Neste caso seria correto conceder ao dicono a oportunidade para trazer a mensagem final, ou seja, a pregao da palavra, para ficar fcil a minha aplicao tica em um culto que estou dirigindo devo sempre comear distribuindo as oportunidades para os membros da igreja depois cooperadores, diconos, presbteros, evangelistas e assim sucessivamente. Que o Senhor Jesus lhe abenoe por todo esforo que tens demonstrado para com sua obra.

S-ar putea să vă placă și