Sunteți pe pagina 1din 25

Geomorfologia Litornea

7a Aula

Introduo
A Geomorfologia Litornea preocupa-se eme estudar as paisagens resultantes da morfognese marinha, na zona de contato entre as terras e os mares; As flutuaes do nvel marinho, ocorridas principalmente no decorrer do Plioceno e Quaternrio, permitem distinguir formas subareas atualmente submersas nas guas ocenicas assim como verificar a existncia de formas e terraos escalonados, esculpidos pela morfognese marinha, localizados a vrias altitudes acima do nvel do mar. Assim, o estudo da Geomorfologia litornea no se restringe parcela territorial sob a influncia atual do mar mas toda a zona que foi afetada por tais processos.

Nomenclatura do Perfil
Termos em ingls: ingleses os primeiros a estabelecerem uma nomenclatura. Zona Intertidal (shore = costa) = se estende entre o nvel normal da mar baixa e o da efetiva ao das ondas nas mars altas. Pode ser subdividida em Zona intertidal menor (foreshore frente de costa), exposta durante a mar baixa, e Zona intertidal maior (backshore), que se estende acima do nvel normal da mar alta, inundando-se com mars altas excepcionais ou pelas grandes ondas.

A linha do litoral (shoreline = linha de costa) , estritamente, a linha que demarca o contato entre as guas e as terras, variando com os movimentos das mars. Zona sublitornea externa (offshore = fora da costa) que se estende da linha de arrebentao em direo s guas mais profundas.

Perfil Litorneo
zona de arrebentao linha de costa
ZONA INTERDIDAL maior menor ZONA SUB LITORNEA

linha do litoral

linha do litoral

Falsia

interna

externa

Pr Embas aia ament o Lito rneo

Mar Alta Mar Baixa

Processos Costeiros
Entende-se como processos costeiros a ao dos agentes que, provocando eroso, transporte e deposio de sedimentos, levam a constantes modificaes na configurao do litoral. O deslocamento de uma linha de costa proporcional taxa de aporte de sedimentos, que depende das caractersticas do sedimentos, da energia das ondas e da amplitude da oscilao da nvel do mar. H, tambm, o controle geolgico (costas escarpadas).

O controle geolgico torna-se bvio nas encostas escarpadas. Os movimentos tectnicos, como falhamentos, vulcanismo e dobramentos, possuem sensvel influncia no modelado costeiro: rochas gneas pouco diaclasadas oferecem resistncia ao ataque da meteorizao, por outro lado, uma rocha dura com muitas diclases e linhas de fraqueza atacado com facilidade. O fator climtico importante porque controla a meteorizao dos afloramentos rochosos (trpicos = maior umidade). O vento, dentre os elementos climticos, assume funo importante na morfognese litornea por causa da edificao de dunas costeiras e por gerar as ondas e correntes; juntamente com as mars, estabelecem o padro de circulao das guas.

Litoral Norte de So Paulo

Falsias de Rochas gneas e de Rochas Sedimentares/ Sedimentos

Litoral da Bahia - Trancoso

Exemplo de falsia costeira, de Rochas gneas, em Portugal

As Foras Marinhas Atuantes no Litoral


As ondas, mars e correntes constituem as principais foras atuantes na morfognese litornea. As ondas resultam da ao dos ventos, representando a transferncia da energia cintica da atmosfera para a superfcie ocenica. medida que estas ondas se desenvolvem, a superfcie do mar ganha um aspecto irregular, o que permite uma maior exposio ao vento e uma maior transferncia da energia do vento para as guas. Uma onda ideal apresenta partes altas (cristas ) e baixas (cavas). A diferena de altitude entre cristas e cavas a altura da onda (H). A distncia horizontal entre 2 pontos homlogos consecutivos o comprimento de onda (L). Frequncia (f) o nmero de cristas que passa num dado ponto num minuto. > velocidade dos ventos, sua durao e a extenso da rea sob sua influncia = > ondas;

Caractersticas de uma onda

Quando as ondas se aproximam da zona litornea, sofrem alterao. < profundidade da gua ! < velocidade das ondas pelo atrito no fundo. O comprimento das ondas torna-se menor porm a altura aumenta. Quando as ondas se aproximam das margens ocenicas, onde a velocidade do vento diminui, elas podem viajar mais depressa que o vento. Nessa altura, o declive da onda diminui e elas transformam-se em ondas com longas cristas designadas como swell.

Assim que as ondas se aproximam da costa e encontram profundidades de menores que 1.5, o comprimento de onda, a frico remove energia das ondas. As ondas tornam-se lentas, esticam-se e a altura da onda aumenta porque a gua tem que ir a algum lugar e o nico lugar para cima. Quando a profundidade da gua torna-se 1.3 a altura da onda, a onda alcana um gradiente de 1/7 e quebra na costa.

Os tsunami so criados pela movimentao de falhas. Isto origina sismos e tambm mudanas bruscas no nvel da gua superfcie do mar. Eventos secundrios tais como avalanches submarinas produzidas pelo jogo das falhas, ou destacamento de icebergs dos inlandsis e sua queda no mar tambm podem originar tsunami.

Quando as ondas se arrebentam em uma escarpa de uma falsia ou um penhasco, milhares de toneladas de gua so jogadas contra a estrutura. A ao torna-se intensificada pelo fato de arremessar fragmentos rochosos, que ela carrega, contra as escarpas, provocando abraso. A influncia das mars na esculturao litornea indireta e relaciona-se com as variaes do nvel do mar (aumenta ou abaixa o nvel de ataque das ondas e podem gerar correntes). Mar alta x baixa = lua As correntes resultam da diferena de nvel entre dois pontos.

O fenmeno das mars uma composio das foras de atrao da lua e da rotao da terra, exercendo em cada ponto de sua superfcie uma fora centrfuga, que vai na direo oposta ao da gravidade. Digamos que um certo ponto da terra est de frente para a lua. A fora que a lua exerce sobre esse ponto maior que a fora exercida no ponto oposto. Por conta da rotao, portanto, se o lado da frente sofre uma fora de atrao maior, o outro lado, que sofre uma fora menor, est mais sujeito fora centrfuga. Se de um lado a fora da lua puxa a "gua" para cima, do outro, a fora centrfuga que "repele" a superfcie da gua.

Mar Alta

Mar Baixa

As Formas de Relevo
As formas de relevo litorneas podem resultar tanto da ao erosiva como da deposio, que caracterizam as costas escarpadas e as costas baixas ou planas; Alguns exemplos e seus processos: a) Falsia: um ressalto no coberto pela vegetao, com declividades muito acentuadas e de alturas variadas, localizado na linha de contato entre terra e mar. medida que a falsia vai recuando para o continente, amplia-se a superfcie erodida pela sondas que chamada de terrao de abraso; Os sedimentos erodidos das falsias so depositados em guas mais profundas, constituindo o terrao da construo marinha.

As formas oriundas da sedimentao constituem um conjunto complexo. b) A praia o conjunto de sedimentos, depositados ao longo do litoral, que se encontra em constante movimento. Em geral, o sedimento denominado pelas areias mas tambm existem praias formadas por cascalhos, seixos e por elementos mais finos que as areias. No Brasil: predominam praias arenosas. No Amap: sedimentao dos detritos em suspenso e em soluo transportados pelos rios: praias de sedimentos argilosos. Nas reas de clima temperado, frios ou ridos, as praias so constitudas de sedimentos mais grosseiros (Riviera Francesa).

Salinpolis, Par

Praia de Sedimentos Argilosos

Praia de Cascalho Nice - Riviera

10

c) Restinga: designada como barreiras ou cordes litorneos. So formadas por faixas arenosas, depositadas paralelamente praia, que se alongam tendo como ponto de apoio nos cabos e salincias do litoral. Colocam-se acima do nvel normal da mar alta e, medida que se estendem, vo separando do mar parcelas de gua que se transformam em lagoas litorneas (Lagoa dos Patos, Araruama). H duas teorias que explicam sua formao: uma assinala que as restingas se formam pelo transporte de areia por ondas dirigidas para a costa, atravs de guas rasas; a outra explica que as restingas se formam atravs do transporte de areias efetuadas pelas correntes longitudinais, sendo que estes sedimentos so originados pelo ataque s salincias litorneas.

Lagoa dos Patos

Lagoa de Araruama

11

O Processo costeira de formao de uma restinga, pode ser visualizado como algo contnuo, que forma outras paisagens litorneas como mostra o esquema abaixo: Praias " Restingas " Baas/Lagoas Litorneas

Uma variao na forma das restingas relaciona-se com a presena de espores. Essa forma representada por um cordo que, em uma das pontas, apresenta prolongamentos encurvados em direo a o interior das lagunas. A sedimentao que a se verifica termina por construir um cordo arenoso que liga a ilha ao continente. Quando em ilhas isoladas, ocorre uma acumulao no lado que est sob direo das ondas dominantes, formando um prolongamento da prpria ilha. Essa restinga representa exemplo da forma em cauda de cometa (ex: Restinga de Marambaia).

12

Imagem da Restinga da Marambaia Antiga Ilha

Recifes
Importncia muito grande na morfologia litornea tambm advm da presena de recifes, tanto os corais como os de arenitos; Em princpio, o termo foi empregado para designar qualquer proeminncia rochosa localizada perto da superfcie do oceano, interceptando as ondas e constituindo obstculos perigosos para a navegao. Atualmente, a definio mais precisa: complexo organognico de carbonato de clcio (primariamente de corais) que forma uma salincia rochosa no soalho marinho e que cresce at o limite das mars.

13

ATOL E RECIFES PROCESSO DE FORMAO


Arrecifes de corais so estruturas rgidas, porosas, resistentes ao das ondas, construdos primariamente por sobreposio e sedimentao de esqueletos de geraes e geraes de corais. Conchas de moluscos e estruturas rgidas de qualquer ser que viva neste ambiente, tambm podem exercer contribuio significativa para estas estruturas (Schuhmacher, 1978).

Os corais crescem melhor nas regies ocenicas tropicais, distante da foz de rios e outras fontes de gua doce e ao mesmo tempo, expostas a grande atividade de ondas. A temperatura da gua mais favorvel situa-se entre 25o e 30oC. Uma boa iluminao das guas necessria porque a luz forte necessria para a funo dos organismos. Por essa razo, o desenvolvimento maior dos recifes se faz entre os nveis das mars baixas e o de 25 m de profundidade. As guas devem ser as mais oxigenadas possveis e ricas em matrias orgnicas. Em grandes profundidades ocencias estes corais so chamados de "atis" ou recifes de atol. Ao redor de vulces no oceano, inicia-se a formao de uma franja de corais. Esta franja vai se alargando e com o lento afundamento do vulco, s ela fica e forma-se ento a estrutura denominada atol. A maior parte do atol submersa, mas algumas ondas atuam empilhando esqueletos, formando ilhas pequenas e instveis.

14

Os atis so anis de corais recortados por passagens, cercando uma lagoa cuja profundidade geralmente ultrapassa 30 m.

Atol das Rocas

15

Quando as condies encontram-se propcias ao desenvolvimento dos corais, "franjas de recifes" surgem nas guas rasas, margeando uma massa de terra. Por sua vez, os corais existentes na borda exterior do recife, se propagam mais rpido, devido a maior ao das ondas e movimentao dgua e maior distncia das fontes de gua doce. Podem atingir extenses muito amplas Como se desenvolve mais em seu lado externo o coral tende a formar nesta direo um semi crculo, o que d origem mais tarde, em seu estado mais maduro, barreira de corais. O acmulo de esqueletos, proporciona o aumento do tamanho da plataforma e assim, o alargamento da lagoa interna que se forma.

O maior e talvez o mais belo exemplo deste fenmeno encontrado na Austrlia, nos 200 km ao longo da Grande Barreira de Corais, existente na costa nordeste deste pas.

Imagem de satlite - Barreira

16

Introduo
Os Oceanos cobrem cerca de 70% da superfcie terrestre; O oceano pacfico cobre 53%, ndico 24% e o atlntico 23%; A profundidade mdia dos oceanos de 3870 m (> 11037 -> Challenger Deep, no oceano pacfico); O relevo ocenico bastante diversificado: plataformas, cordilheiras ocenicas, ilhas, atois...

17

O OCEANO E AS ILHAS OCENICAS

Introduo
Os Oceanos cobrem cerca de 70% da superfcie terrestre; O oceano pacfico cobre 53%, ndico 24% e o atlntico 23%; A profundidade mdia dos oceanos de 3870 m (> 11037 -> Challenger Deep, no oceano pacfico); O relevo ocenico bastante diversificado: plataformas, cordilheiras ocenicas, ilhas, atois...

18

Ao longo do tempo geolgico, os eventos de oscilao relativa do nvel do mar tm exposto, totalmente ou parcialmente, as plataformas continentais, transformandoas em plancies costeiras. Assim, as linhas de costa foram constantemente transformadas; Em alguns momentos, a plancie litornea quebrada pela formao de ilhas.

Nova

Antiga

19

Ilhas Ocenicas
So classificadas em ilhas continentais e ilhas ocenicas; So formadas atravs de dois processos que podem modificar profundamente a superfcie da terra: (a) Os perodos glaciais e interglaciais, que podem provocar variaes positivas ou negativas do nvel do mar afogando ou expondo imensas extenses de terra; (b) tectonismo, capaz de provocar o surgimento de um oceano e a formao de cadeias de montanhas no continente e ilhas no oceano.

Caractersticas que as Diferenciam


Ilhas Continentais Ilhas Ocenicas Localizam-se nas proximidades continente, formadas pelo avano linha da costa em direo continente; situam-se sobre plataforma continental interna; do da ao a Origem relacionado aos processo vulcnicos e magmticos das bacias ocenicas e esto localizadas afastadas da Margem Continental, estando acima do nvel do mar (placas ou hot spot)

Profundidades ao redor das ilhas no A profundidade da regio adjacente aumenta so muito expressivas rpida e bruscamente a partir do litoral da ilha As caractersticas das formadoras das ilhas quelas do continente rochas As rochas presentes so de origem vulcnica. A similar alta disponibilidade de calcrio e a alta temperatura favorece o surgimento de recifes de coral e de algas calcrias

20

No se pode restringir ou relacionar um ou outro processo unicamente a um ou outro tipo de ilha pois possvel que existam ilhas originadas por vulcanismo e que estejam situadas muito prximas do continente, como a ilha de Cabo Frio, no RJ.

COMO ENTO CLASSIFIC-LA? Basicamente, pela proximidade!!! Um leigo no sabe a origem.

Ilhas Ocenicas Brasileiras


Por serem inacessveis ao turista comum e muito distantes da costa, as ilhas ocenicas brasileiras so quase desconhecidas. s vezes sequer figuram nos mapas de geografia. Os milhares de quilmetros que as separam da costa, no garantem, por si, o equilbrio ecolgico insular. Em qualquer ilha, as relaes ecolgicas so frgeis e o equilbrio pode se romper por muito pouco, porque costumam existir poucas espcies de animais e plantas, muito interdependentes.

21

Nas ilhas ocenicas a fragilidade ainda maior, devido distncia. Qualquer interferncia externa de pescadores, habitantes, visitantes - pode deixar marcas indelveis no meio ambiente. Por isso, a proteo das ilhas ocenicas deve ser redobrada e sua ecologia manejada com muito cuidado, de forma a evitar a degradao. Das ilhas ocenicas brasileiras, apenas duas so protegidas legalmente pelo IBAMA: Fernando de Noronha um Parque Nacional Marinho e o Atol das Rocas Reserva Biolgica. As outras duas formaes - So Pedro e So Paulo e Trindade - esto sob domnio da Marinha.

Localizao

22

Exemplos de Ilhas
O Arquiplago de Fernando de Noronha, com dezesseis ilhotas e rochedos em torno da ilha principal, no passa do segmento mnimo de um vulco extinto h mais de 20 mil anos. A beirada nfima de uma antiga cratera submersa de 200km de dimetro, cuja base repousa a 4 mil metros de profundidade, numa fratura transversal da cadeia de montanhas submarinas Dorsal Mdio Atlntica.

Ilha deTrindade - De origem vulcnica, est situada a 1.165 Km da costa brasileira. guarnecida por um posto oceanogrfico da Marinha Brasileira. O que aflora superfcie do mar o mais alto pico de uma montanha submarina vulcnica, cuja base est a uns 4 mil metros de profundidade. At quase o topo, o enorme edifcio de pedra sobe numa rampa relativamente suave. Em diversos pontos, a rocha continua vertical, subindo acima das ondas at 270 metros (Pico do Monumento).

23

Trindade

O ponto mais extremo Que Pertence ao Brasil

So Pedro e So Paulo - A origem vulcnica confere ao Arquiplago de So Pedro e So Paulo a desolao da rocha crua, abrupta, recortada. O tamanho limitado restringe toda possibilidade de formao de um solo e fixao de plantas de qualquer natureza. So Pedro e So Paulo um conjunto de quatro penedos - grande rocha; penhasco em forma de U, com a abertura voltada para o Caribe, a noroeste.

24

Esquema Localizao das Ilhas

25

S-ar putea să vă placă și