Sunteți pe pagina 1din 16

FASE PROBATORIA NO PROCESSO CIVIL 1.

A prova Quem demanda em juzo deve provar suas alegaes, pois meras alegaes no produzem qualquer efeito no mbito judicial (salvo a revelia ou a omisso na contestao). A prova , pois, o meio atravs do qual as partes levam ao conhecimento do juiz a verdade dos fatos que elas querem provar como verdadeiros. A fase probatria, desta forma, a oportunidade de o autor provar o fato constitutivo do seu direito e do ru argir fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. 1.1 - Conceitos " o modo objetivo pelo qual o esprito chega ao conhecimento da verdade, convencendo-se por meio de tal persuaso." (Pinto Ferreira)

"... constitui o meio e modo de que usam os litigantes para convencer o juiz da verdade da afirmao de um fato, bem como o meio e modo de que serve o juiz para formar sua convico sobre fatos que constituem a base emprica da lide." (Jos Frederico Marques) "Provar demonstrar de algum modo a certeza de um fato ou a veracidade de uma afirmao." (Couture) 1.2 - Objeto da prova So objeto da prova os fatos relevantes para a soluo da lide, ou seja, os fatos litigiosos e controvertidos importantes para se provar os fatos. Cumpre ressaltar que a prova visa demonstrar a realidade dos fatos e no o direito em questo, por isso existe a expresso: " da "Narra mihi factum, dabo tibi jus". (Narra-me os fatos e eu te darei o Direito). 1.3 - Finalidade da prova A real finalidade da prova formar a convico do juiz em torno dos fatos relevantes relao processual. Por isso se diz que o destinatrio da prova o juiz, uma vez que, o mesmo quem dever se convencer da verdade dos fatos. Art. 130, CPC: "Caber ao juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias".

1.4 - Fatos que independem de prova

Existem alguns fatos que no precisam ser provados no processo para que o juiz se convena das alegaes da parte, pois no so considerados objeto da prova. Estes fatos so: a) fatos incontroversos; b) fatos notrios; c) fatos inconcludentes ou irrelevantes e d) fatos objeto de presuno absoluta.

1.4.1 - Fatos incontroversos Os fatos incontroversos so aqueles sobre os quais as partes no discutem, ou seja, so fatos alegados pelo autor e que no so contestados pelo ru. As partes concordam com os fatos, mas no com o resultado jurdico deles. Art. 302, CPC: "Cabe tambm ao ru manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petio inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos no impugnados, ..." 1.4.2 - Fatos notrios Os fatos notrios so aqueles sobre os quais nenhum dos sujeitos tem dvida. So acontecimentos de conhecimento geral, desnecessrios de comprovao, como por exemplo, datas histricas. "Entende-se o acontecimento que no pode nem deve ser desconhecido, pela divulgao e publicidade tidas. (...) Assim, o fato notrio, claramente, apresenta-se como o fato que deve ser sabido, constituindo uma verdade, que est no domnio pblico". ( Vocabulrio Jurdico De Plcido e Silva) 1.4.3 - Fatos inconcludentes ou irrelevantes Os fatos inconcludentes ou irrelevantes so aqueles que no possuem relevncia jurdica para o processo. 1.4.4 - Fatos objeto de presuno absoluta - juris et de jure Os fatos objeto de presuno absoluta so aqueles em que o sistema no admite prova em contrrio. A exemplo encontra-se os efeitos da revelia (os mesmos tornam os fatos alegados pelo autor presumidamente verdadeiros, independente de prova em audincia). diferente dos fatos objeto de presuno relativa (juris tantum) em que os fatos so presumidos verdadeiros at que haja prova em contrrio. 1.5 - nus da prova O nus da prova a conduta que se espera da parte, para que a verdade dos fatos seja levada ao conhecimento do juiz. O artigo 333 do CPC adota o sistema de repartio do nus da prova, ora cabe ao autor, ora ao ru.

Art. 333, caput, CPC: "O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Entretanto, regra sempre cabem excees. Nas hipteses dos incisos I e II do pargrafo nico do art. 333, CPC, no existe possibilidade de conveno da prova entre as partes. Portanto, quando uma prova recai sobre direito indisponvel ou quando o nus da prova torna consideravelmente difcil o exerccio do direito a uma das partes, no h possibilidade de conveno da prova. Pargrafo nico, art. 333, CPC nula a conveno que distribui de maneira diversa o nus da prova quando: I - recair sobre direito indisponvel da parte; II - tornar excessivamente difcil a uma parte o exerccio do direito." 1.5.1 - Fato constitutivo de direito Fato constitutivo do direito o fato que mostra (constitui) o direito postulado pelo autor. Equivale situao que origina a lide. 1.5.2 - Fatos impeditivo, modificativo ou extintivo de direito Fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito o fato que leva ao no reconhecimento do direito alegado pelo autor. O fato impeditivo susta o exerccio de um direito de forma a impedir os efeitos deste. O fato modificativo modifica o direito alegado pelo autor e o fato extintivo faz perecer este direito. 1.6 - Prova legal O CC em seus art. 212 a 232 dispe sobre a "prova" e o CPC expressamente em seu art. 366 determina que o CC deve ser seguido no que se refere a esta matria. Art. 366 do CPC: "Quando a lei exigir, como da substncia do ato, o instrumento pblico, nenhuma outra prova, por mais especial que seja, pode suprir-lhe a falta". Assim, por fora do art. 366 do CPC, a prova legal uma exceo ao princpio da inexistncia de hierarquia dos meios de prova, pois limita o princpio do livre convencimento motivado do juiz. Assim, se a prova legal existir validamente, o juiz no pode deixar de atribuir o valor probante que a lei lhe confere.

1.7 - Prova emprestada Prova emprestada " a produzida em outro processo, mas que tem relevncia para o atual". (Humberto Teodoro Jnior) "Denomina-se prova emprestada aquela produzida num processo e trasladada para outro, no qual se quer provar determinado fato. Prova emprestada pode referir-se a documentos, testemunhos, percia, ou qualquer outra prova." ( Elpdio Donizetti) "Prova emprestada a que produzida num processo e trasladada para outro, por meio de certido extrada daquele" (RF 270/246). 2 - Meios de prova 2.1 - Introduo As provas mais usadas so: os documentos (que o autor dever juntar com a petio inicial e o ru com a pea de contestao); as declaraes das partes; o depoimento das testemunhas; as percias e a inspeo judicial. Nos casos de negcios jurdicos, cujo valor do litgio tiver valor superior a dez salrios mnimos, ser insuficiente a prova exclusivamente testemunhal. O art. 332 do CPC dispe que: "todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa". Assim, no existe forma taxativa para comprovar a ocorrncia dos fatos que chegam ao conhecimento do juiz, bastando que seja legtima. Entretanto, o CPC especificou alguns meios de prova a partir do art. 342 como os meios mais usuais.

Destarte, a princpio so permitidos todos os tipos de provas, salvo aquelas que sejam ilcitas (vedadas por lei) ou que sejam imorais. Cumpre ressaltar ainda que, entre os meios de prova especificados por lei no cabe qualquer hierarquia, todas possuem poder valorativo idntico.

2.2 - Prova ilcita A prova ilcita aquela obtida por meio ilcito. Conforme determina a Constituio Federal, ela no permitida: "Art. 5, LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meio ilcito". Caso a parte junte aos autos do processo alguma prova ilcita, haver apenas nulidade da prpria prova e no do processo como um todo, devendo a deciso do juiz basear-se nas demais provas, como se aquela prova ilcita apresentada no existisse.

Como exemplo existe a conversa telefnica gravada por um dos protagonistas sem o conhecimento do outro. Parte da jurisprudncia (consoante o nico do art. 233 do CPP) reconhece que a gravao desta conversa telefnica vlida, porque no obtida ilicitamente. Art. 233,caput do CPP: "as cartas particulares, interceptadas ou obtidas por meios criminosos, so sero admitidas em juzo. Pargrafo nico: as cartas podero ser exibidas em juzo pelo respectivo destinatrio, para a defesa de seu direito, ainda que no haja consentimento do signatrio." Entretanto, outra parte no admite sua validade. 2.3 - Meios de prova previstos pelo CPC Foram previstos pelo CPC:

- Depoimento pessoal - arts. 342 a 347; - Confisso - arts. 348 a 354; - Exibio de documento ou coisa - arts. 355 a 363; - Prova documental - arts. 364 a 391; - Prova testemunhal - arts. 400 a 419; - Prova pericial - arts. 420 a 439; - Inspeo Judicial - arts. 440 a 443.

2.3.1 - Depoimento pessoal O depoimento pessoal meio de prova consistente em um interrogatrio da parte feito pelo juiz sobre os fatos da causa. Pode ser determinado de ofcio pelo juiz em qualquer estado do processo ou por meio de requerimento da parte adversa, mas neste caso o depoimento ser feito em audincia de instruo e julgamento. Este requerimento deve ser feito pela parte contrria pelo menos 05 dias antes da audincia e em petio escrita. As consequncias para o caso da parte no comparecer, ou, comparecendo se recusar a depor so diversas. Segue caso a caso:

- Se o depoimento pessoal for invocado de ofcio pelo juiz, o mesmo consiste apenas em interrogatrio e por isso no acarreta consequncia alguma parte.

- Na hiptese do depoimento pessoal ser requerido pela parte adversa, presumiro confessados os fatos contra ela alegados, desde que conste do mandado que a intimou pessoalmente que se presumiro confessados os fatos contra ela alegados no comparecendo ou recusando-se a depor injustificadamente. O interrogatrio feito da mesma forma que a inquirio de testemunhas, sendo o juiz e o advogado da parte contrria aqueles que podem formular perguntas ao depoente. Isto se deve ao fato de que tudo que o autor tinha a dizer consta na petio inicial e da mesma forma o ru em sua defesa. proibido parte que ainda no deps assistir o interrogatrio da outra parte. O depoimento pessoal ato personalssimo, e a parte no pode se servir de escritos adrede preparados, mas o juiz lhe permite a consulta a notas breves, desde que objetivem completar esclarecimentos. Apesar de personalssimo, o depoimento por procurador permitido desde que o mesmo tenha poderes especiais para prestar o depoimento e confessar. "A parte no obrigada a depor de fatos: I - criminosos ou torpes, que lhe forem imputados; II - a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar sigilo." (art. 347, CPC) A exceo fica por conta das aes de filiao, de desquite e de anulao de casamento. 2.3.2 - Confisso "H confisso, quando a parte admite a verdade de um fato, contrrio ao seu interesse e favorvel ao adversrio." (art. 348, CPC)

A confisso diferente do reconhecimento da procedncia do pedido. Na confisso, o confitente apenas reconhece a existncia de fatos contrrios ao seu interesse e o juiz profere a sentena com base no art. 269, I do CPC (resolve o mrito). O reconhecimento da procedncia do pedido, por sua vez, antecipa a soluo do litgio, pois o juiz julga conforme o estado do processo ( art. 329, CPC). A confisso pode ser judicial ou extrajudicial. A confisso judicial (feita nos autos do processo) pode ser espontnea (por iniciativa prpria a parte comparece em juzo e confessa) ou provocada (a parte adversa requer a confisso da parte). Por sua vez, a confisso extrajudicial a feita fora do processo, oralmente ou na forma escrita, frente a parte contrria ou terceiros. Cumpre lembrar que, para a confisso ter valia, o confitente deve possuir plena capacidade para tanto e no estar submetido a qualquer tipo de coao ou violncia. 2.3.3 - Exibio de documento ou coisa

O juiz, de oficio ou a requerimento da parte, pode ordenar a exibio de documento ou coisa que esteja em poder da outra parte (que no requereu) ou de terceiros. Sendo a parte a requerente, esta dever formular um pedido com a individuao do documento ou coisa, a finalidade da prova e as circunstncias em que se funda para afirmar que o documento ou a coisa existe e se acha em poder da parte contrria. A exibio do documento ou coisa se dar nos prprios autos do processo ou em separado por meio de medida cautelar. Caso a parte no exiba ou deixe de fazer declarao no prazo de 5 dias, sero admitidos como verdadeiros os fatos que, por meio do documento ou coisa a outra parte pretendia provar, desde que verossmeis e coerentes com as demais provas dos autos. Caso a negativa seja do terceiro e o mesmo persistir na recusa o juiz pode expedir mandado de apreenso, sem prejuzo da responsabilidade por crime de desobedincia. 2.3.4 - Prova documental "O documento liga-se ideia de papel escrito. Contudo, no apenas os papis escritos so documentos. Documento todo objeto do qual se extraem fatos em virtude da existncia de smbolos, ou sinais grficos, mecnicos, eletromagnticos, etc. documento, portanto, uma pedra sobre a qual estejam impressos caracteres, smbolos ou letras; documento a fita magntica para a reproduo por meio do aparelho prprio, o filme fotogrfico, etc." ( Vicente Greco Filho) A prova documental abrange os instrumentos e documentos, pblicos e privados. Os instrumentos so documentos confeccionados com o objetivo de servir de prova e documentos so gneros a que pertencem todos os registros materiais de fatos jurdicos. As certides, os traslados e reprodues de documentos pblicos autenticados fazem a mesma prova que os documentos originais (art. 365, CPC) Documento pblico possui presuno legal de autenticidade entre as partes e perante terceiros pois sobre ele recai f pblica conferida aos rgos estatais. Art. 364, CPC: "Documento pblico faz prova no s da sua formao, mas tambm dos fatos que o escrivo, o tabelio, ou o funcionrio declarar que ocorreram em sua presena". Documento particular o instrumento particular feito e assinado, ou somente assinado, por quem esteja na disposio ou administrao livre de seus bens e subscrito por duas testemunhas. Sobre o mesmo no recai qualquer interferncia de oficial pblico.

No procedimento ordinrio, o documento (seja ele probatrio ou indispensvel) um meio de prova significativo, apresentado na fase postulatria do processo (autor na petio inicial e ru na defesa). (art. 283 e 396, CPC) No procedimento sumrio, os documentos devem ser juntados pelo autor na petio inicial e pelo ru em audincia.

Documento indispensvel aquele que serve de base para o pedido. Documento probatrio o que serve como prova do fato litigioso, corroborando com o indispensvel. A juntada de documentos fora da fase postulatria s permitida em casos expressamente autorizados pelo CPC: - Art. 183, CPC - Art. 326, CPC - Art. 327, CPC - Art. 355 e 341/360, CPC - Art. 397, CPC - Art. 399, CPC

2.3.5 - Prova testemunhal "Prova testemunhal a que se obtm por meio do relato prestado, em juzo, por pessoas que conhecem o fato litigioso". Humberto Theodoro Jnior Como as testemunhas vo a juzo depor sobre fatos controvertidos do processo, devem ser pessoas capazes e sem interesse no litgio. As testemunhas classificam-se em: - Testemunhas presenciais: testemunhas que assistiram o fato controvertido pessoalmente; - Testemunhas de referncia: testemunhas que souberam do fato litigioso atravs de terceiros; - Testemunhas referidas: testemunhas descobertas por meio de depoimento de alguma testemunha; - Testemunhas judicirias: testemunhas que depem em juzo sobre o fato litigioso;

- Testemunhas instrumentrias: testemunhas que presenciam a assinatura de um ato jurdico (exemplo testemunhas presenciam um contrato e o assinam junto com as partes contratantes). Quando a demanda tramitar sob o rito ordinrio, o rol de at 10 (dez) testemunhas dever ser apresentado em cartrio com antecedncia de pelo menos 10 (dez) dias da audincia designada, salvo se o juiz designar outro prazo. Sero ouvidas at 03(trs) testemunhas para manifestar sobre cada fato, as demais, ainda que arroladas em tempo hbil, podero ser dispensadas pelo juiz. A testemunha que for intimada e sem motivo justificado deixar de comparecer audincia, poder ser coercitivamente conduzida audincia por ordem do juiz e ficar responsvel pelas despesas causadas. A parte que dispensar a intimao da testemunha sob o compromisso de apresent-la na data da audincia corre o risco de perder a prova se a testemunha no comparecer. A testemunha antes de depor advertida pelo juiz de que poder responder a um processo criminal se fizer afirmao falsa, calar ou ocultar a verdade. O juiz ouve as testemunhas separadamente, de forma que uma no tome conhecimento do teor do depoimento da outra. As testemunhas no so obrigadas a depor quando os fatos possam lhe trazer graves danos, ou ao seu cnjuge e seus parentes em linha reta ou colateral at o 2 grau, ou quando devam guardar sigilo dos fatos em face de sua profisso. No podem depor como testemunhas as pessoas incapazes (os menores de 16 anos, os portadores de doena mental etc); as pessoas impedidas (o tutor no caso de demanda que envolva o menor, os cnjuges, os parentes das partes etc.) ou suspeitas (as pessoas que j foram condenadas por falso testemunho, as pessoas que tiverem interesse no resultado da demanda os amigos ntimos e os inimigos das partes). (Art. 405, CPC) As partes podero contraditar a testemunha (pedir que no seja ouvida) quando verificar sua incapacidade, impedimento ou suspeio. O juiz decidir pela improcedncia da contradita, pela dispensa da testemunha ou pela sua ouvida sem o compromisso legal (neste caso a testemunha funcionar apenas informante) para depois avaliar o peso e valor do seu depoimento. 2.3.6 - Prova pericial Sendo necessria a realizao de percia (exame tcnico por profissional habilitado) ou de diligncia (por exemplo: requisio de documentos em poder de terceiros) o juiz determinar que estas providncias se realizem antes da audincia de instruo e julgamento.

A prova pericial realizada por profissional de confiana e nomeado pelo juiz, mas facultado s partes indicar um assistente tcnico (profissional que possa acompanhar e oferecer laudo circunstanciado da matria sob percia para exame do juiz). O perito possui um prazo para entregar o laudo. "Incumbe s partes, dentro em 5 (cinco) dias, contados da intimao do despacho de nomeao do perito: I - indicar o assistente tcnico; II - apresentar quesitos." ( 1 do art. 421, CPC) "Percia uma prova admitida no processo, destinada a levar ao Juiz elementos relativos a fatos que caream de conhecimentos tcnicos, podendo consistir numa declarao de cincia, na afirmao de um juzo, ou em ambas, simultaneamente." (Francisco Maia Neto) A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliao. Exame a inspeo judicial feita pelo perito sobre pessoas, animais, coisas mveis, livros, papis, etc., a fim de verificar algum fato ou circunstncia que interesse soluo do litgio. Vistoria a inspeo judicial feita pelo perito sobre bem imvel. Avaliao o exame pericial destinado a verificar o valor em dinheiro de alguma coisa ou obrigao. Quando, a critrio do juiz, a matria no ficar razoavelmente esclarecida com o laudo pericial, poder ser ordenada a realizao de nova percia. Quando nos autos tiverem pareceres tcnicos ou documentos suficientes para formar o convencimento do juiz, a percia poder ser dispensada. (art. 427, CPC) 2.3.7 - Inspeo Judicial A inspeo judicial consiste na diligncia feita pessoalmente pelo juiz, para examinar pessoa ou coisa, no local em que for necessrio, a fim de se esclarecer sobre fato. So trs os casos em que o juiz realizar a inspeo: I - quando o mesmo julgar necessrio para a melhor verificao ou interpretao dos fatos que deva observar; II - quando a coisa no puder ser apresentada em juzo, sem considerveis despesas ou graves dificuldades, III - quando o juiz determinar a reconstituio dos fatos.

O juiz pode estar assistido de um ou mais peritos e as partes tambm podem assistir inspeo prestando esclarecimentos e fazendo observaes que reputem de interesse para a causa. Cabe ressaltar que a inspeo pode ser determinada de ofcio ou a requerimento da parte. (art. 440, CPC) 3 - Procedimento probatrio 3.1 - Proposio Ao ajuizar uma ao o autor deve, conforme determina os incisos III e VI do art. 282 do CPC, indicar o fato e os fundamentos jurdicos do seu pedido e requerer a produo dos meios de prova a serem utilizados para demonstrar a verdade dos fatos alegados. O mesmo ocorre com o ru na contestao de acordo com o art. 300 do CPC. Na prtica, na petio inicial, o autor manifesta a sua vontade de produzir provas de forma genrica ("O autor pretende provar o alegado pela produo de todas as provas em direito admitidas"). Isso geralmente ocorre porque o autor no sabe ainda quais os meios de prova sero necessrios no decorrer do processo para provar suas alegaes. Por este motivo, os meios de prova s so individualizados nas providncias preliminares, aps serem definidos os pontos controvertidos. 3.2 - Deferimento Como os meios de prova s so individualizados nas providncias preliminares, na fase saneadora que o juiz defere os meios de prova. As providncias preliminares se configuram atravs de medidas tomadas pelo juiz que encerram a fase postulatria e se destinam a preparar o processo para a fase seguinte. Art. 324, CPC: "Se o ru no contestar a ao, o juiz, verificando que no ocorreu o efeito da revelia, mandar que o autor especifique as provas que pretende produzir na audincia". Apesar de expressamente colocado pelo CPC que apenas o autor pode especificar as provas, o juiz deve conferir ao ru a mesma prerrogativa devido ao princpio de igualdade entre as partes. Assim, na fase saneadora que o juiz determina que as partes especifiquem os meios de prova. 3.3 - Produo Cada meio de prova possui um momento para sua produo. A fase em que as partes produzem as provas de suas alegaes chamada fase instrutria ou probatria. As provas periciais, testemunhais e depoimentos pessoais, por exemplo, so produzidas nesta fase, ou seja, em audincia de instruo e julgamento.

Sentena: porque 1.1 - Introduo:

esta

deciso

to

almejada

por

todos?

Os atos do juiz consistem em decises interlocutrias, despachos de mero expediente e sentena. Esta ltima, a sentena, o ato mais almejado pelas partes, pois atravs dela que o juiz resolve o conflito a ele apresentado. Por isso, a sentena emitida como prestao do Estado, em virtude da obrigao assumida no processo. Constantemente o juiz intervm no processo, seja para deferir ou indeferir os requerimentos feitos pelas partes, seja para resolver questes incidentais, at que chega fase decisria do processo, atravs da qual ir decidir o prprio litgio. 1.2 - Estrutura e formalidades da sentena A sentena , acima de tudo, um ato processual racional e de inteligncia do magistrado. Por meio dela, o juiz deve resumir todo o processo, partindo da pretenso do autor, da defesa do ru, dos fatos alegados e provados, analisando o Direito aplicvel para dar a soluo controvrsia. Assim, a sentena possui alguns requisitos essenciais, dispostos no art. 458 do CPC:

"Art. 458, CPC. So requisitos essenciais da sentena: I - o relatrio, que conter os nomes das partes, a suma do pedido e da resposta do ru, bem como o registro das principais ocorrncias havidas no andamento do processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito; III - o dispositivo, em que o juiz resolver as questes, que as partes Ihe submeterem." Esta "forma" imposta sentena demonstra a maneira pela qual o juiz conhece, pondera, instrui e manifesta-se sobre a lide a ele colocada facilitando a prtica forense, pois as partes do processo ficam sabendo o caminho percorrido pelo magistrado para chegar deciso.

Relatrio O relatrio inicia a sentena com o histrico de todo o processo, de forma a compor a lide. O juiz deve sinteticamente descrever todo o percurso do processo, com as suas principais ocorrncias, alm de identificar os elementos da causa (partes, pedido e causa de pedir).

Fundamentao Antes de proferir sua deciso, o juiz analisa as questes de fato e de direito que o levam a formar sua convico e decidir desta ou daquela maneira. O importante a saber que o juiz deve motivar a sua deciso. o chamado sistema do livre convencimento motivado do juiz, explicitado pelo art. 131 do CPC. "Art. 131. O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que Ihe formaram o convencimento."

Dispositivo O dispositivo nada mais do que a concluso da sentena. Nele encontra-se a deciso da causa, com a resoluo das questes impostas ao juiz. Ressalta-se que, a ausncia de relatrio e fundamentao/motivao implica em vcio capaz de anular de pleno direito este ato processual. Quando ocorre a ausncia do dispositivo, o vcio leva inexistncia do ato.

1.3 - A busca das partes: a resoluo do mrito Para que o juiz chegue sua deciso - na fase decisria, o processo percorre de forma linear vrias fases processuais (fase postulatria, fase saneadora, fase instrutria).

na fase decisria que o juiz emite a to esperada deciso chamada de sentena. "Art. 162, 1, CPC. Sentena o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos arts. 267 e 269 desta Lei".

Pelo conceito trazido pelo CPC, a sentena ocasiona uma das situaes previstas nos arts. 267 e 269 do CPC.

Assim, existem duas possibilidades: - Art. 267 do CPC, a sentena no resolve o mrito e o processo extinto; - Art. 269 do CPC, a sentena resolve o mrito e o processo no extinto.

1.4 - Classificao da sentena

As sentenas podem ser classificadas em:

- Sentena terminativa: a deciso dada pelo juiz sem que se resolva o mrito. Implica nas situaes do art. 267 do CPC. Quando o juiz sentencia baseado nestes casos, ou seja, quando sentencia sem resolver o mrito, ele extingue o processo, colocando um ponto final no litgio. A sentena terminativa permite a reapresentao da demanda, pois no h o exerccio da prestao jurisdicional.

Nas hipteses seguintes o processo extinto por meio de uma sentena terminativa:

"Art.

267.

Extingue-se

processo,

sem

resoluo

de

mrito:

I - quando o juiz indeferir a petio inicial;

Il - quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligncia das partes;

III - quando, por no promover os atos e diligncias que Ihe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias; IV - quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; V - quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; Vl - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; Vll - pela conveno de arbitragem; Vlll - quando o autor desistir da ao; IX - quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal; X - quando ocorrer confuso entre autor e ru; XI - nos demais casos prescritos neste Cdigo."

- Sentena definitiva: a deciso dada pelo juiz que resolve o mrito no todo ou em parte. Esta a sentena almejada por todos, pois o processo no se extingue e sim resolve o conflito. Dentro do mesmo processo de conhecimento poder surgir o "cumprimento de sentena" que manter o processo at a satisfao da pretenso atendida. Implica nas situaes do art. 269 do CPC. "Art. 269. Haver resoluo de mrito: I - quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; II - quando o ru reconhecer a procedncia do pedido; III - quando as partes transigirem; IV - quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; V - quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao." Deve-se salientar que para o CPC no importa se a sentena definitiva ou terminativa. Mas, para as partes, a resoluo do conflito o que esperam.

1.5 - Sentena: mais uma etapa do processo Anteriormente lei 11.232/05 a sentena era a ltima etapa do processo de conhecimento. Atualmente, o que finda o ofcio de julgar do juiz, o processo de conhecimento continua, inclusive com a prtica de outros atos pelo juiz:"Art. 463, CPC. Publicada a sentena, o juiz s poder alter-la..." Aps a fase decisria a parte vencedora poder por meio do "cumprimento da sentena" buscar a satisfao do seu direito no prprio processo de conhecimento. 1.6 - Forma de tutela concedida parte A sentena pode gerar efeitos declaratrios, constitutivos, condenatrios ou mandamentais, sendo que cada efeito deve corresponder ao tipo de ao ajuizada. Por isso a sentena tambm classifica-se como sentena declaratria, sentena constitutiva, sentena condenatria e sentena mandamental, representando a espcie de tutela jurisdicional concedida parte.

1.7 - Sentenas ultra, citra e extra petita

O juiz, ao decidir por meio da sentena, deve faz-lo apenas sobre o que foi pedido pelo autor e contestado pelo ru. Pedido e contestao so o limite da sentena. Por esse motivo, so proibidos os julgados ultra, citra e extra petita. Sentena ultra petita: sentena que concede a mais do que foi pedido; Sentena extra petita: sentena que defere prestao diferente da que foi pedida; Sentena citra petita: sentena que no examina todas as questes pedidas pela parte. O importante a saber que, passvel de nulidade a sentena proferida em alguma destas formas.

1.8 - Concluso A partir do momento em que se conhece a estrutura de uma sentena, suas formas e funo, fica mais fcil perceber que a mesma a causa da existncia do processo. Como as partes no conseguem resolver seus conflitos sozinhos, buscam o Poder Judicirio para que isso seja feito. E a real busca a deciso que manifestar qual das partes possui a razo no litgio. Por este motivo, a sentena que resolve o mrito o principal objetivo das partes, pois ela que gerar os efeitos pretendidos.

S-ar putea să vă placă și