Sunteți pe pagina 1din 11

Caroline Teixeira Mariana Raniere

PESQUISA OPERACIONAL Anlise de focos, abordagens e resultados de Pesquisa Operacional.

Universidade Federal do Rio de Janeiro 2012

ndice

O que Pesquisa Operacional? Fases do Estudo de Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Hard e Pesquisa Operacional Soft Mtodos Formais para Problemas Complexos Aplicaes de Pesquisa Operacional Sociedades de Pesquisa Operacional

O que Pesquisa Operacional?

A Pesquisa Operacional uma cincia aplicada voltada para a resoluo de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decises, aplica conceitos e mtodos de vrias reas cientficas na concepo, planejamento ou operao de sistemas. A Pesquisa Operacional usada para avaliar linhas de ao alternativas e encontrar as solues que melhor servem aos objetivos dos indivduos ou organizaes. Atravs de desenvolvimentos de base quantitativa, a Pesquisa Operacional visa tambm introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de deciso, sem descuidar, no entanto, dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas. A Pesquisa Operacional surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, da necessidade de lidar com problemas de natureza logstica, ttica e de estratgia militar de grande dimenso e complexidade. Para apoiar os comandos operacionais na resoluo desses problemas, foram ento criados grupos multidisciplinares de matemticos, fsicos, engenheiros e cientistas sociais. Esses cientistas no fizeram mais do que aplicar o mtodo cientfico, que to bem conheciam, aos problemas que lhes foram sendo colocados. Desenvolveram ento a ideia de criar modelos matemticos, apoiados em dados e fatos, que lhes permitissem perceber os problemas em estudo e simular e avaliar o resultado hipottico de estratgias ou decises alternativas. O sucesso e credibilidade ganhos durante a guerra foram to grandes que, terminado o conflito, esses grupos de cientistas e a sua nova metodologia de abordagem dos problemas se transferiram para as empresas que, com o "boom" econmico que se seguiu, se viram tambm confrontadas com problemas de deciso de grande complexidade. Em alguns pases, em que prevaleceu a preocupao com os fundamentos tericos, a Pesquisa Operacional se desenvolveu sob o nome de Cincia da Gesto ou Cincia da Deciso e em outros, em que predominou a nfase nas aplicaes, com o nome de Engenharia Industrial ou Engenharia de Produo. Seguiram-se ento grandes desenvolvimentos tcnicos e metodolgicos que hoje, com o apoio de meios computacionais de crescente capacidade e disseminao, nos permitem trabalhar enormes volumes de dados sobre as atividades, no apenas das empresas, mas, tambm de instituies do setor pblico dentro e fora da rea econmica. Face ao seu carter multidisciplinar, a Pesquisa Operacional uma disciplina cientfica de caractersticas horizontais com suas contribuies estendendo-se por praticamente todos os domnios da atividade humana, da Engenharia Medicina, passando pela Economia e a Gesto Empresarial.

Fases do Estudo de Pesquisa Operacional

Um estudo de pesquisa operacional geralmente envolve as seguintes fases: 1. 2. 3. 4. 5. definio do problema construo do modelo soluo do modelo validao do modelo implementao da soluo

Apesar de a sequencia acima no ser rgida, ela indica as principais etapas a serem vencidas. A seguir, apresentado um resumo da cada uma das fases. 1. Definio do problema A definio do problema baseia-se em trs aspectos principais: descrio exata dos objetivos do estudo identificao das alternativas de deciso existentes reconhecimento das limitaes, restries e exigncias do sistema A descrio dos objetivos uma das atividades mais importantes em todo o processo do estudo, pois a partir dela que o modelo concebido. Da mesma forma, essencial que as alternativas de deciso e as limitaes existentes sejam todas explicitadas, para que as solues obtidas ao final do processo sejam vlidas e aceitveis. 2. Construo do modelo A escolha apropriada do modelo fundamental para a qualidade da soluo fornecida. Se o modelo elaborado tem a forma de um modelo conhecido, a soluo pode ser obtida atravs de mtodos matemticos convencionais. Por outro lado, se as relaes matemticas so muito complexas, talvez se faa necessria a utilizao de combinaes de metodologias. 3. Soluo do modelo O objetivo desta fase encontrar uma soluo para o modelo proposto. Ao contrrio das outras fases, que no possuem regras fixas, a soluo do modelo baseada geralmente em tcnicas matemticas existentes. No caso de um modelo matemtico, a soluo obtida pelo algoritmo mais adequado, em termos de rapidez de processamento e preciso da resposta. Isto exige um conhecimento profundo das principais tcnicas existentes. A soluo obtida, neste caso, dita "tima". 4. Validao do modelo Nessa altura do processo de soluo do problema, necessrio verificar a validade do modelo. Um modelo vlido se, levando-se em conta sua inexatido em representar o sistema, ele for capaz de fornecer uma previso aceitvel do comportamento do sistema. Um mtodo comum para testar a validade do sistema analisar seu desempenho com dados passados do sistema e verificar se ele consegue reproduzir o comportamento que o sistema apresentou. importante observar que este processo de validao no se aplica a sistemas inexistentes, ou seja, em projeto. Nesse caso, a validao feita pela verificao da correspondncia entre os resultados obtidos e algum comportamento esperado do novo sistema.

5. Implementao da soluo Avaliadas as vantagens e a validao da soluo obtida, esta deve ser convertida em regras operacionais. A implementao, por ser uma atividade que altera uma situao existente, uma das etapas crticas do estudo. conveniente que seja controlada pela equipe responsvel, pois, eventualmente, os valores da nova soluo, quando levados prtica, podem demonstrar a necessidade de correes nas relaes funcionais do modelo conjunto dos possveis cursos de ao, exigindo a reformulao do modelo em algumas de suas partes.

Pesquisa Operacional Hard e Pesquisa Operacional Soft

Em geral, a Pesquisa Operacional Hard baseia-se nas seguintes suposies sobre a situaoproblema: o problema foi claramente definido, os objetivos dos profissionais so conhecidos e existem critrios para determinar quando os objetivos foram alcanados, os cursos alternativos de ao so especificados, quer como uma lista de opes ou conjuntos de variveis de deciso; as restries sobre as escolhas de deciso so conhecidos, e todos os dados de entrada necessrios esto disponveis; o problema relativamente bem estruturado, o que significa que as relaes entre as variveis so tratveis, pois elas podem ser expressas na forma quantitativa, e o esforo computacional para determinar a melhor soluo economicamente vivel; o problema pode ser suficientemente bem isolado de seu sistema mais amplo de interesses; o problema de natureza tcnica, desprovido de aspectos humanos; o tomador de deciso pode impor a implementao da soluo.

Esta abordagem implica a utilizao de mtodos quantitativos na forma de planilhas, simulaes computacionais, anlise estatstica, modelos matemticos e tcnicas de otimizao. A Pesquisa Operacional Soft trata de problemas que so desorganizados, mal estruturados e mal definidos em termos de seus componentes e relaes humanas, dependentes das pessoas envolvidas, em outras palavras, quando diferentes partes interessadas com diferentes vises de mundo tm diferentes percepes, possivelmente conflitantes sobre o problema e as suas principais questes; onde pode no haver acordo sobre os objetivos adequados, ou mesmo o conjunto de aes possveis; e onde pode no ter sentido falar sobre otimizao, uma vez que uma resoluo geralmente envolve uma compreenso, mas onde h suficientemente valores compartilhados e interesses de cooperao. A PO Soft caracterizada por: estruturar a situao-problema, em vez de resolver o problema; facilitar o dilogo entre as diversas partes interessadas com o objetivo de alcanar um maior grau de percepes comuns da situao-problema; promover a resoluo do problema atravs do debate e negociao entre as partes interessadas, e no do analista; mudar o papel de "analista de problema para um que se torne um facilitador e um recurso humano que confia na experincia das partes interessadas.

Mtodos Formais para Problemas Complexos

Problem Structuring Methods (PSMs) Alguns problemas de gesto so difceis de serem resolvidos de forma eficaz usando as ferramentas padro de gerenciamento de tcnicas baseadas em mtodos matemticos. Tais problemas so tipicamente caracterizados pela complexidade e alto grau de incerteza. Os mtodos de problemas estruturantes (PSMs) so geralmente projetados para enfatizar o problema mais qualitativamente do que quantitativamente. Os PSMs fornecem aos tomadores de deciso ajuda sistemtica na identificao de um acordo para o problema. O resultado tanto um projeto bem definido que pode ser resolvido usando mtodos tradicionais de PO, ou um esclarecimento da situao que permite s partes interessadas um acordo sobre o curso de ao. Mtodos transparentes de PSMs podem capturar diferentes percepes da situao, para ajudar a gerar um consenso ou para facilitar as negociaes. Os criadores dos PSMs tm seus antecedentes na Pesquisa Operacional Hard e na engenharia de sistemas. Todos os mtodos provem facilidades para a estruturao do problema e cada um utiliza um repertrio de mtodos. Os PSMs mais conhecidos so: Strategic Options Development and Analysis (SODA), Strategic Choice Approach (SCA) e Soft Systems Methodology (SSM). Entretanto, existem outros mtodos como: Anlise de Robustez, Drama Theory e Viable Systems Model (VSM). Complex Societal Problems Os Complex Societal Problems lidam com os problemas complexos da sociedade. O campo dos problemas sociais complexos se concentra em todas as fases do processo do tratamento do problema, desde a conscientizao sobre o problema at a avaliao das intervenes. A principal questo neste campo qual seria a melhor combinao de mtodos e ferramentas para um determinado momento no processo de tratamento de problema, j que em uma sociedade, as partes interessadas tm diferentes perspectivas. Por isso, este campo combina os mtodos e ferramentas existentes de diferentes reas com outros especificamente desenvolvidos para uma rea especfica. O campo de problemas sociais complexos inclui pesquisadores de vrias disciplinas, utilizando seu conhecimento disciplinar para este campo interdisciplinar. Problemas sociais complexos so, por exemplo, problemas na rea de transporte, como o congestionamento do trfego, na rea dos cuidados da sade, como o problema do HIV, problemas ambientais, como a poluio de gua, ou problemas de planejamento urbano e rural, como inundaes. Os problemas sociais complexos ocorrem em todas as partes da sociedade e tm grande impacto sobre ela. Systems Thinking Systems Thinking o processo de compreenso de como as coisas se influenciam mutuamente dentro de um todo. Na natureza vrios elementos como o ar, a gua, as plantas e os animais trabalham juntos para sobreviver ou perecer. Nas organizaes, sistemas consistem de pessoas, estruturas e processos que trabalham juntos para tornar uma organizao "saudvel" ou "insalubre". O pensamento sistmico aborda a resoluo de problemas, considerando os "problemas" como partes de um sistema global, em vez de reagir a reas especficas, contribuindo para o desenvolvimento de consequncias inesperadas. O pensamento sistmico baseado na crena de que as partes componentes de um sistema pode ser melhor compreendidas no contexto de relacionamento com o outro e com os outros sistemas, do que isoladamente. Systems thinking concentra-se em ciclos em vez de anlise linear de causa e efeito.

Aplicaes de Pesquisa Operacional

Caso 1: Identificao e neutralizao de efeitos secundrios mortais de Eli Lilly & Co. Drogas Anticncer ALIMTA. O Problema Eli Lilly & Company, a empresa farmacutica, procurou desenvolver e levar ao mercado uma nova e promissora classe antifolato de drogas para cncer, ALIMTA. Durante os ensaios clnicos, a droga mostrou notvel eficcia no combate de tumores em uma forma particular de cncer de pulmo. Mas imprevisvel, com risco de vida e, em alguns casos, os efeitos secundrios fatais sofridos por pacientes que usam a droga ameaavam seu futuro. 300 milhes dlares j haviam sido investidos, mas a gravidade dos efeitos colaterais da droga forou a suspenso do desenvolvimento do ALIMTA. A soluo de PO Num esforo para compreender a origem dos efeitos secundrios txicos, os investigadores recolheram dados sobre certos marcadores (como nveis elevados de homocistena plasmtica total, que indicam deficincia de cido flico), mostrando nveis deficientes de certas vitaminas, de 246 pacientes usando a droga. Mtodos multivariados foram aplicados para identificar marcadores que pudessem prever uma reao txica grave para ALIMTA. Usando os marcadores em um modelo de regresso logstica mltipla, foi possvel quantificar o risco de desenvolvimento de toxinas e gerar idias sobre como melhorar a segurana do ALIMTA. A anlise determinou que as deficincias de cido flico e de vitamina B12 estavam associadas s toxinas mais graves. Experimentos mdicos seguintes determinaram que dar aos pacientes suplementos dessas vitaminas habilitava os pacientes a evitarem os efeitos colaterais potencialmente mortais. O Valor Identificar os efeitos colaterais txicos atravs ou baseados em tcnicas de anlise tornou possvel para ALIMTA obter a aprovao dos rgos reguladores na Europa e nos EUA. O medicamento foi inicialmente aprovado para uso no tratamento de uma forma rara de cncer de pulmo (mesotelioma) e, posteriormente, foi aprovado para o tratamento de formas mais comuns de cncer de pulmo aps a quimioterapia inicial. Alm disso, ALIMTA est a ser estudado como um tratamento para outros cancros comuns tais como na cabea, mama, coloretal e do pescoo. O nmero de vidas que sero salvas como resultado da disponibilidade geral deste frmaco no foi calculada, mas assumido como sendo de grande porte.

Caso 2: Anlise dos riscos para a sade do homem no uso de antibiticos na alimentao de animais. O Problema Preocupao popular sobre os riscos para a sade do homem decorrentes da utilizao de antibiticos na alimentao de animais (uma prtica agrcola que estava em vigor h mais de meio sculo). Recentes afirmaes de ativistas polticos de sade sugeriram que tais antibiticos iriam promover a disseminao de bactrias resistentes a antibiticos em produtos feitos de carne, em detrimento da sade humana. O resultado, entre outras coisas, foi uma drstica desacelerao nas vendas de virginiamicina, um antibitico usado para prevenir doenas e promover a eficincia alimentar em bovinos, galinhas e porcos. Seu uso chegou a ser proibido por pases da Unio Europia. Alm disso, graves questes

cientficas foram surgindo sobre o dano potencial para a sade humana desde a suspenso do uso de antibiticos na alimentao de animais, apesar da crescente oposio aos antibiticos. Mas, as "acusaes" contra o uso de antibiticos como a virginiamicina no tinham uma base cientfica quantitativa forte. Phibro Animal Health, lder na produo de aditivos alimentares mdicos, precisava de modelos objetivos para quantificar qualquer risco para a sade humana decorrente da utilizao da virginiamicina na alimentao de animais e para trazer uma perspectiva neutra cientfica para a questo controversa para os formuladores de polticas pblicas. A soluo de PO A Phibro Animal Health contratou a Cox Associates, uma organizao independente de anlise de risco baseada em PO, para criar tais modelos e apresentar nmeros especficos e estimativas de probabilidade em debates polticos e de regulamentao. Os especialistas em PO construram modelos que aplicam cadeia de Markov, anlise de incerteza de Monte Carlo e modelos dinmicos, utilizando parmetros que podem ser estimados e validados a partir de dados histricos disponveis publicamente para gerar esses nmeros. Os modelos tinham que identificar as eficazes e ineficazes intervenes de risco, incluindo opes de poltica entre simplesmente proibir a virginiamicina ou uma completa ausncia de regulamentao. O Valor A anlise baseada em PO da virginiamicina nos Estados Unidos revelou que o dano mximo que o uso contnuo poderia causar era menor do que uma nica "falha de excesso de tratamento" na populao inteira dos EUA nos prximos anos. Alm disso, a modelagem por cadeia de Markov e Monte Carlo mostrou que a probabilidade de americanos perderem a capacidade de se beneficiar do uso direto do antibitico humano equivalente virginiamicina era essencialmente inexistente, o que interrompeu o declnio nas vendas de virginiamicina.

Caso 3: Conteno de vazamentos de gua na Thames Water. O Problema A Thames Water tem mais de 12 milhes de clientes no Reino Unido e Londres tem mais de 18.000 quilmetros de tubulao subterrnea de gua, grande parte colocada no sculo XIX. Servindo tantos clientes com tubulao muito antiquada, a Thames Water tinha um grande problema estratgico: investigar o vazamento de gua da tubulao no terreno e para clientes no faturados. Outro problema a ser considerado era o sub-registro de baixos fluxos nos medidores de gua. A Thames Water identificou que estavam ocorrendo perdas considerveis de gua, apesar de terem um programa de modelagem corporativa no lugar. Depois de um vazamento em maio de 1997, houve uma solicitao da diretoria da empresa para determinar com preciso como, quando, onde e por que os vazamentos de gua ocorreram. A Soluo de PO Um projeto de PO com durao estimada de quatro anos foi iniciado. Um aspecto do projeto foi modelar vazamentos e investigar reparos locais. Reparos de tubos foram mapeados para as ruas e possveis fatores explicativos foram agregados por rua. Estes fatores incluram idade da tubulao, volume de trfego, corrosividade do solo e 'contractilidade' - tendncia a causar movimentos de terra. O projeto identificou a necessidade de estudos de engenharia para focar demanda de gua e vazamentos em ruas individuais, e tambm para rever os mtodos de renovao da tubulao. O

desempenho do medidor de gua tambm foi avaliado e foi desenvolvido um estudo para a instalao de novos medidores a fim de fornecer uma imagem mais clara da utilizao dos mesmos e, consequentemente, dos vazamentos. Dois modelos foram desenvolvidos. Um modelo era um dicionrio geogrfico do local de reparo, e o outro modelava a dinmica do vazamento ao longo do tempo. Modelos de Regresso foram considerados, mas mostraram ter muito "rudo", de modo que as ruas foram agrupadas, formando super-ruas. Os profissionais de PO tambm trabalharam em "campo", em particular no caso de se avaliar o nmero de clientes no faturados - algumas propriedades tinham de ser visitada repetidamente, a fim de estabelecer se foram ocupadas e, assim, retirar o abastecimento de gua. O Valor O efeito das propriedades supostamente vazias que estavam de fato ocupadas foi computado e este representou sozinho 1,5 milho no valor do vazamento de gua. A modelagem independente tambm permitiu a diferenciao a ser feita em relao mistura de pequenos e grandes tubos de escape. Corrigido isso, obteve-se uma significativa melhoria na eficincia relativa: esses ganhos foram transpostos para aumentos de preos autorizados.

Sociedades de PO

IFORS - International Federation of Operational Research Societies http://www.ifors.org INFORMS - Institute for Operation Research and Management Sciences http://www.informs.org OR - Operational Research Society http://www.orsoc.uk/home.html APDIO - Associao Portuguesa de Investigao Operacional http://www.apdio.pt

Sociedades Internacionais de PO ALIO - Asociacin Latino-Ibero-Americana de Investigacin Operativa http://www.dc.uba.ar/alio APORS The Association of Asian-Pacific Operational Research Societies http://www.ifors.org/national/apors.html EPIO - Escuela de Perfeccionamiento en Investigacin Operativa http://www.unicen.edu.ar/epio EURO - The Assocition of European Operational Research Societies http://www.ulb.ac.be/euro/euro_welcome.html NORAM The Association of North American Operations Research Societies http://www.ifors.org/national/noram.html

S-ar putea să vă placă și