Sunteți pe pagina 1din 18

O que Lingustica Cognitiva?

A escolha do termo Lingustica Cognitiva para nomear um novo paradigma terico no mbito da Lingustica poderia parecer, a princpio, inadequada. senso comum na rea que a Gramtica Gerativa, proposta por Noam Chomsky, revolucionou os estudos lingusticos justamente por ter promovido uma guinada cognitivista em relao ao sistema estruturalista que a precedeu.1 Sendo assim, se a denominao Lingustica Cognitiva tivesse sido atribuda ao modelo chomskyano, a escolha provavelmente no teria provocado estranhamento. Alm disso, a expresso lingustica cognitiva j circulava no cenrio lingustico desde os anos 1960, de modo que, ao ser escolhida para designar o campo de estudo estabelecido nos anos 1980, no gozava exatamente do frescor que se poderia almejar. Ainda assim, o termo vingou, estabeleceu-se eficientemente no cenrio internacional, e, at por sua compatibilidade com premissas bsicas sobre a construo do significado, teve sua legitimidade reconhecida na comunidade acadmica. Como designao de uma nova vertente, o termo foi inicialmente adotado por um grupo particular de estudiosos, entre os quais se destacam George Lakoff, Ronald Langacker, Leonard Talmy, Charles Fillmore e Gilles Fauconnier, cuja vasta experincia de pesquisa em Semntica Gerativa motivou crescente insatisfao com o papel da Semntica/Pragmtica no modelo. Esses autores concordavam fundamentalmente com o matiz cognitivista da teoria gerativa, condensado na frmula a linguagem o espelho da mente (Chomsky, 1975), mas passaram a buscar um vis terico capaz de dar conta das relaes entre sintaxe e semntica, investigando especialmente as relaes entre forma e significado na teoria lingustica. Para que isso fosse possvel, propuseram um afastamento da perspectiva modular de cognio adotada pelo gerativismo. Como se sabe, a teoria gerativa postula que o mdulo cognitivo da linguagem independente de outros mdulos cognitivos (como o raciocnio matemtico, a percepo etc.); alm disso,

14

Introduo Lingustica Cognitiva

no domnio da linguagem, reivindica-se a primazia do mdulo sinttico, que apresenta princpios prprios e independentes daqueles atuantes nos mdulos fonolgico e semntico, por exemplo. A Lingustica Cognitiva, por sua vez, adota uma perspectiva no modular, que prev a atuao de princpios cognitivos gerais compartilhados pela linguagem e outras capacidades cognitivas, bem como a interao entre os mdulos da linguagem, mais especificamente, entre estrutura lingustica e contedo conceptual. Assim, se a teoria gerativa postula que o significado de uma sentena definido pelas condies sob as quais se pode interpret-la como falsa ou verdadeira (e, portanto, o significado concebido como reflexo da realidade), a Lingustica Cognitiva defende que a relao entre palavra e mundo mediada pela cognio. Assim, o significado deixa de ser um reflexo direto do mundo, e passa a ser visto como uma construo cognitiva atravs da qual o mundo apreendido e experienciado. Sob essa perspectiva, as palavras no contm significados, mas orientam a construo do sentido. Para usar uma afirmao que j se tornou clssica na rea, a linguagem a ponta visvel do iceberg da construo invisvel do significado (Fauconnier, 1997: 1). Se as palavras indicam, mas no codificam em si mesmas todo o significado, a insuficincia que poderia ser atribuda ao termo Lingustica Cognitiva parece natural. Porm, dentro de sua inerente parcialidade, a expresso tem a vantagem de sinalizar que o rompimento com a perspectiva gerativista no significa um rompimento com o compromisso cognitivista de um modo geral. , portanto, a um tipo particular de cognio a cognio no modular que o termo se refere.2 Como se pode prever a partir das consideraes anteriores, o termo designa a rea de forma to apropriada (ou inapropriada) quanto qualquer similar que pudesse ter sido escolhido. No se deve associar, entretanto, o estabelecimento de uma designao reconhecida internacionalmente ideia de que a Lingustica Cognitiva constitui uma abordagem terica homognea. Ao contrrio, a rea rene um conjunto de abordagens que compartilham hipteses centrais a respeito da linguagem humana e, ao mesmo tempo, detalham aspectos particulares relacionados aos desdobramentos dessas hipteses. Em relao s hipteses comuns, destaca-se a concepo da linguagem humana como instrumento de organizao, processamento e transmisso de informao semntico-pragmtica, e no como um sistema autnomo. No que se refere aos fenmenos investigados, Geeraerts (1995: 111-112) estabelece a seguinte agenda:

O que Lingustica Cognitiva?

15

[...] partindo da hiptese de que a linguagem se constitui a partir da capacidade cognitiva geral do ser humano, os seguintes aspectos adquirem especial interesse para a rea: a categorizao nas lnguas naturais (prototipicalidade, polissemia sistemtica, modelos cognitivos, imagtica mental e metfora); os princpios funcionais da organizao lingustica, tais como iconicidade e naturalidade; a interface conceptual entre sintaxe e semntica, nos moldes explorados pela Gramtica Cognitiva e pela Gramtica de Construes; a base experiencial e pragmtica da lngua em uso e a relao entre linguagem e pensamento, incluindo questes sobre relativismo e universais conceptuais.

Vale ressaltar, ainda, que a LC no a nica abordagem que prioriza a semntica. Os estudos funcionalistas de diferentes matizes tambm o fazem, bem como a semntica formal, cujo interesse se concentra na rea do significado. Ocorre, entretanto, que tais vertentes assumem (implcita ou explicitamente) uma viso objetivista do significado, baseada na semntica de condies de verdade, que identifica o significado de uma sentena s condies sob as quais esta pode ser considerada falsa ou verdadeira (relao direta entre palavra e mundo). Em direo oposta, a LC concebe o significado como construo mental, em um movimento contnuo de categorizao e recategorizao do mundo, a partir da interao de estruturas cognitivas e modelos compartilhados de crenas socioculturais. Trata-se, portanto, de estabelecer uma semntica cognitiva, a qual sugere uma viso enciclopdica do significado lingustico, em contraste com a viso de dicionrio tradicionalmente adotada nos estudos semnticos.

Dicionrio e enciclopdia
A distino terica entre dicionrio e enciclopdia sempre constituiu uma questo central para lexiclogos (linguistas que estudam o significado das palavras) e lexicgrafos (profissionais que elaboram dicionrios). Desde o surgimento da abordagem mentalista da linguagem, nos anos 1960, um paralelismo entre o conhecimento de dicionrio e o nvel de representao mental das palavras foi estabelecido. Essa perspectiva, amplamente adotada por linguistas formalistas, sustenta a viso componencial, que estabelece uma lista de componentes semnticos bsicos para caracterizar o significado das palavras. Mais recentemente, entretanto, tem-se argumentado que a distino tradicional entre conhecimento de dicionrio (significado das palavras) e conhecimento enciclopdico (conhecimento de mundo ou no lingustico)

16

Introduo Lingustica Cognitiva

artificial. A viso alternativa, adotada pela LC, sustenta que o conhecimento de dicionrio uma subparte do conhecimento enciclopdico mais geral. Vejamos, a seguir, as principais ideias dessas duas perspectivas.

Conhecimento de dicionrio
O conhecimento de dicionrio normalmente associado ao estudo da semntica lexical, cujo objetivo investigar o significado das palavras. Essa viso consistente com a hiptese da modularidade, adotada pela teoria gerativa, que sustenta que o conhecimento lingustico (por exemplo, o conhecimento do significado de uma palavra como mochila) especfico, de natureza distinta de outros tipos de conhecimento de mundo (por exemplo, saber como usar uma mochila, ou onde se pode compr-la). Assim, assume-se que o conhecimento lingustico representado em um componente especializado, denominado dicionrio mental ou lxico, e dentro dessa perspectiva, os significados lingusticos armazenados na mente podem ser definidos de forma semelhante ao modo como aparecem no dicionrio. No modelo de dicionrio, o significado central de um item lexical a informao contida na definio da palavra (por exemplo, esposa significa mulher adulta casada). O conhecimento enciclopdico (por exemplo, conotaes estereotipadas referentes ao papel de esposa, como zelo) considerado no lingustico. Nesse sentido, o modelo de dicionrio restringe-se ao domnio de aplicao da semntica lexical, enquanto as relaes do significado com o mundo so vinculadas ao domnio da pragmtica, o qual, na viso formalista, externo ao domnio da linguagem propriamente dita. Na perspectiva da LC, essa separao rgida entre conhecimento lexical e conhecimento de mundo apresenta uma srie de problemas. Em primeiro lugar, o modelo de dicionrio assume que as palavras tm uma semntica relacionada ao aspecto essencial do significado, distinto dos aspectos no essenciais. A LC discorda dessa premissa. Por exemplo, a maioria dos falantes de portugus concordaria que as palavras panela e caarola compartilham a mesma denotao: utenslio culinrio de forma cilndrica, com tampa e cabo. Entretanto, para falantes que tm as duas formas em seu dialeto, essas palavras podem ter conotaes diferentes. Para esses falantes, a panela seria o objeto de um ou dois cabos, enquanto a caarola teria duas alas, tendo seu uso associado ao preparo de cozidos e ensopados. A partir da, se verifica que essas palavras tambm tm distribuies lingusticas diferentes. Podemos dizer ch de panela, mas no ch

O que Lingustica Cognitiva?

17

de caarola, para falar de uma reunio social que as noivas organizam antes do casamento. Por outro lado, podemos saborear uma caarola de legumes, prato preparado com legumes ensopados. O significado no seria o mesmo se usssemos o termo panela de legumes. Em funo do que foi exposto, a deciso de excluir algumas informaes do significado central ou denotao parece arbitrria. A questo que a LC coloca : qual a base para a deciso de que uma determinada informao (ou no) essencial para o significado? A LC questiona a afirmao de que o significado pode ser definido de modo independente do contexto, reunindo um conjunto significativo de evidncias de que as palavras so interpretadas em relao a estruturas de conhecimento esquemticas (frames) ou domnios de experincia (Fillmore, 1975, 1977, 1982; Langacker, 1987). Portanto, a diviso do significado lingustico em semntica (significado independente do contexto) e pragmtica (significado dependente do contexto) considerada problemtica. Por volta dos anos 1960, filsofos da linguagem como Austin e Grice apontaram as limitaes que a semntica de condies de verdade imprimia ao estudo do significado e passaram a investigar os princpios que governam o uso da linguagem em contextos interacionais. Nessa poca, a pragmtica ganhou fora como abordagem independente e desvinculada das preocupaes centrais da lingustica formal. Os estudos na rea passaram a apontar a artificialidade da distino entre semntica e pragmtica. Saeed (2003) chama ateno para o fato de que expresses diticas como trazer e levar, hoje e amanh tm claramente contedo semntico, mas no podem ser plenamente interpretadas fora de seu contexto de uso. Como aponta Levinson (1983: 55), se formos a uma loja e encontrarmos a porta fechada com um aviso no qual se l Volto daqui a uma hora, ficaremos desorientados. Para interpretar a expresso ditica daqui a uma hora, precisamos da informao contextual a indicar em que momento a mensagem foi escrita. Em face dessas observaes, a Lingustica Cognitiva reconhece a arbitrariedade da dicotomia entre semntica e pragmtica: assim como o conhecimento lingustico no pode ser adequadamente separado do conhecimento de mundo, o conhecimento semntico no pode ser separado, de forma rgida, do conhecimento pragmtico. A viso enciclopdica assume que os significados convencionalmente associados s palavras so abstraes a partir de uma vasta gama de contextos de uso associados a um dado item lexical. Alm disso, as palavras so muitas vezes usadas de formas apenas parcialmente sancionadas por esses significados convencionais: o uso da linguagem , em grande parte, inovador.

18

Introduo Lingustica Cognitiva

O significado convencional da preposio em, por exemplo, indica a relao entre uma entidade e um objeto de referncia que tem a propriedade de conter o primeiro. Entretanto, observemos os enunciados a seguir: (1) (2) (3) O doce est na caixa. Coloquei as flores no vaso. Tem um risco na porta da geladeira.

Embora todas as frases acima envolvam cenas espaciais, h diferenas sutis entre elas. Em (1), presume-se que a entidade, o doce, est totalmente contida no objeto de referncia, a caixa; em (2), a relao de pertencimento entre as flores e o vaso apenas parcial; finalmente, no exemplo (3), no h uma relao de pertencimento do tipo observado nos exemplos anteriores, j que o risco se encontra na parte externa da geladeira. Esses exemplos demonstram que no h um significado fixo para a preposio em e sugerem que o sentido dessa preposio deriva, em parte, do significado dos elementos lingusticos circundantes. Tendo em vista que as palavras sempre ocorrem em contexto, o significado convencional representa uma idealizao baseada no sentido prototpico emergente do uso contextualizado das palavras. O significado associado s palavras sempre envolve o significado pragmtico. O significado convencional , na verdade, uma afirmao desse significado prototpico a partir de vrias interpretaes situadas pragmaticamente. Portanto, o significado pragmtico considerado real, e o significado convencional visto como abstrao.

Conhecimento enciclopdico
A Lingustica Cognitiva adota uma perspectiva baseada no uso, tendo como uma de suas principais hipteses a ideia de que o contexto orienta a construo do significado. Em funo disso, a semntica cognitiva rejeita a ideia de um lxico mental que contenha o conhecimento semntico de forma separada de outros tipos de saber. Langacker (1987: 154) enfatiza que:
(...) a distino entre semntica e pragmtica (ou entre conhecimento lingustico e extralingustico) bastante artificial, e a nica concepo vivel da semntica aquela que evita falsas dicotomias, apresentando, consequentemente, natureza enciclopdica.

O fato de que se associe a construo do significado ao conhecimento enciclopdico, entretanto, no significa adotar uma postura de que o conhecimento

O que Lingustica Cognitiva?

19

associado a uma determinada palavra se estabelece de forma desorganizada e catica. Ao contrrio, a semntica cognitiva caracteriza o conhecimento enciclopdico como um sistema estruturado e organizado em rede, assumindo que os diferentes aspectos do conhecimento a que uma palavra d acesso no tm status idntico. Por exemplo, o conceito [GOIABA] inclui a especificao para sua forma no domnio espacial e/ou visual; a configurao de sua cor, no espao cromtico; a localizao de seu gosto, no domnio das sensaes de paladar/cheiro; alm de uma srie de especificaes abstratas, tais como o conhecimento de que goiabas so comestveis, crescem em rvores, provm de regies tropicais, e assim por diante. Entretanto, alguns desses aspectos so mais centrais para o significado de goiaba do que outros. Langacker (1987) prope quatro especificaes, as quais geralmente acontecem correlacionadas a determinadas informaes, contribuindo para a centralidade destas na rede enciclopdica: (i) convencional a informao amplamente conhecida e compartilhada pelos membros de uma comunidade de fala, que tem, portanto, alta probabilidade de ser mais central para a representao mental de um determinado conceito lexical. Se eu souber que dois amigos meus so alrgicos a gato, por exemplo, esse conhecimento no passar a fazer parte do significado convencional de gato, embora possa enriquecer minha compreenso do conceito. Tendo em vista que a convencionalidade uma questo de grau, esse conhecimento pode ser considerado perifrico. Se, entretanto, a fama dos meus amigos comear a crescer e eles se tornarem figuras nacionalmente proeminentes, a simples meno da palavra gato poder trazer de modo imediato mente dos falantes de lngua portuguesa o problema alrgico desses indivduos. Teramos que admitir, nesse caso, essa especificao como parte do significado convencional de gato.3 (ii) genrica o grau em que uma informao genrica, ao invs de especfica. O fato de que meus amigos so alrgicos ao meu gato Mimi bastante especfico, enquanto o fato de que eles so alrgicos a gatos em geral parcialmente genrico; j a informao de que algumas pessoas so alrgicas a gatos ainda mais genrica. Os parmetros convencional e genrico tendem a se superpor, j que quanto mais genrica for uma caracterizao, maior sua probabilidade de ser convencional. Entretanto, so parmetros

20

Introduo Lingustica Cognitiva

independentes. Na situao imaginada, se toda uma comunidade de fala souber da alergia de meus dois amigos ao meu gato de estimao, a informao passar a ser convencional, mas nem por isso genrica. Seria o caso pouco usual, mas no impossvel, de uma informao especfica que adquire carter convencional. (iii) intrnseca a caracterizao do significado que no leva em conta fatores externos. A forma, por exemplo, uma propriedade altamente intrnseca, pois diz respeito s relaes entre partes de um objeto e no requer interao ou comparao a outras entidades. O tamanho, por sua vez, implica comparao a outros objetos ou a determinada escala de medida, de modo que no to intrnseco quanto a forma. No caso de comportamentos, alguns so intrnsecos, como os miados emitidos pelo gato, e outros so mais extrnsecos, como caar ratos ou arranhar os mveis. O fato de que os gatos podem ser associados s bruxas, por exemplo, altamente extrnseco. (iv) caracterstica a informao suficiente para identificar o membro de uma classe, dado seu carter nico. A forma, por exemplo, costuma ser mais caracterstica do que a cor: um gato pode ser reconhecido pela forma, mas a observao de que uma entidade preta no seria suficiente para identific-la como gato. Os quatro fatores descritos so inter-relacionados e constituem uma proposta de tratamento da centralidade do significado na rede enciclopdica. Sua importncia terica reside justamente no fato de permitir o estabelecimento de uma estrutura organizada de conhecimento, enfraquecendo argumentos que apontam para a falta de plausibilidade cognitiva do modelo enciclopdico. importante ressaltar que a centralidade de uma especificao na caracterizao enciclopdica de um enunciado se refere probabilidade de ativao no contexto em que o mesmo ocorre. Dentro dessa perspectiva, os itens lexicais no funcionam como pacotes que armazenam o significado, mas atuam como pontos de acesso para sistemas de conhecimento.4

Realismo experiencialista
A Lingustica Cognitiva afasta-se da perspectiva predominante na lingustica moderna, que adota uma abordagem racionalista, caso da Gramtica Gerativa, ou abordagens formais da semntica, como o paradigma

O que Lingustica Cognitiva?

21

desenvolvido por Montague. Essas vertentes tericas tratam a linguagem como um sistema formal ou computacional, que no leva em conta a base corporal da experincia humana. Ao contrrio, a Lingustica Cognitiva adota uma perspectiva empirista, alinhando-se a tradies psicolgicas e filosficas que enfatizam a experincia humana e a centralidade do corpo humano nessa experincia. Dentro dessa perspectiva, a investigao da mente humana no pode ser separada do corpo, de modo que a experincia, a cognio e a realidade so concebidas a partir de uma ancoragem corporal. Um bom exemplo de experincia dependente da natureza do corpo humano a percepo de cor. O sistema visual humano tem trs tipos de fotorreceptores, diferenciando-se daqueles de animais como esquilos e coelhos (que apresentam apenas dois tipos) e de pombos (que tm quatro tipos). Essa diferena afeta nossa experincia em termos da gama de cores a que temos acesso no espectro cromtico. Alm disso, enquanto temos dificuldade para enxergar noite, as cascavis realizam atividades noturnas, como a caa. Diferentemente dos seres humanos, esses animais conseguem detectar visualmente o calor emitido por outros organismos, porque conseguem enxergar a faixa infravermelha. Em suma, esses exemplos demonstram que as caractersticas do aparato visual dos seres humanos um dos aspectos de nossa estrutura corporal determinam a natureza e a amplitude de nossa experincia nesse mbito. No livro The Body in the Mind, Mark Johnson (1987) prope que o corpo no s delimita a experincia, mas tambm estrutura a cognio. Conceitos rudimentares como CONTATO, CONTINER, EQUILBRIO resultam da experincia humana pr-conceptual. Esses conceitos no so meras abstraes, mas constituem esquemas imagticos derivados de experincias sensrio-perceptuais. (Lakoff, 1987, 1990, 1993; Johnson, 1987).5 Enquanto a semntica formal assume uma abordagem objetivista do significado, argumentando que o papel da linguagem descrever estados de coisas no mundo, a semntica cognitiva sustenta que no h realidade objetiva que a linguagem possa refletir, pelo simples fato de que no h uma realidade objetivamente dada. importante ressaltar que a Lingustica Cognitiva no nega a existncia de um mundo fsico objetivo, independente dos seres humanos. Ao contrrio, sabe-se que a gravidade existe, que o reflexo da luz em diferentes superfcies e densidades que torna possvel a existncia do espectro cromtico, e assim por diante. Entretanto, o acesso a partes dessa realidade limitado por nosso

22

Introduo Lingustica Cognitiva

ambiente ecolgico e pela natureza de nossa estrutura corporal. A radiao infravermelha emitida por alguns corpos, por exemplo, invisvel ao olho humano, pois o seu comprimento de onda maior do que o da luz que somos capazes de enxergar. Essas observaes sustentam a afirmao de que a linguagem no reflete diretamente o mundo, mas antes a construo humana nica da realidade. Nos termos de Jackendoff (1983), trata-se de realidade projetada: representao mental da realidade, tal como construda pela mente humana, mediada por nossos sistemas perceptuais e conceptuais nicos. No mbito da Lingustica Cognitiva, Lakoff (1987) retoma a proposta filosfica de Putnam (1981) com relao razo humana, adotando o termo realismo experiencialista. Assim, embora reconhecendo a existncia da realidade externa, o realismo experiencialista estabelece que dada a forma e configurao de nossos corpos e crebros, estabelecemos necessariamente uma perspectiva particular entre vrias perspectivas possveis e igualmente viveis em relao ao mundo. Os principais postulados dessa proposta podem ser assim resumidos: O pensamento enraizado no corpo, de modo que as bases de nosso sistema conceptual so percepo, movimento corporal e experincias de carter fsico e social. O pensamento imaginativo, de forma que os conceitos que no so diretamente ancorados em nossa experincia fsica empregam metfora, metonmia e imagtica mental, caracterizados por ultrapassar o simples espelhamento literal da realidade.6 O pensamento tem propriedades gestlticas: os conceitos apresentam uma estrutura global no atomstica, para alm da mera reunio de blocos conceptuais a partir de regras especficas. Enfim, para o realismo experiencialista, a razo humana no uma instanciao da razo transcendental, mas algo que desponta a partir da natureza de nosso organismo e dos fatores que contribuem para nossa experincia individual e coletiva: a herana gentica, as caractersticas do ambiente em que vivemos, o modo como funcionamos nesse ambiente, a natureza de nosso funcionamento social etc.

Compromissos tericos
Tradicionalmente, os estudos lingusticos investigam a linguagem separando-a em reas distintas, como fonologia (estudo dos sons), morfologia

O que Lingustica Cognitiva?

23

(estudo da estrutura das palavras), sintaxe (estudo da estrutura das sentenas), semntica (estudo do significado) e pragmtica (estudo da lngua em uso). Essa diviso tradicional ganhou fora a partir de meados do sculo XX, quando o paradigma gerativo estabeleceu um programa de pesquisas baseado na hiptese de que cada um desses aspectos da linguagem atua sob diferentes princpios estruturais, constituindo mdulos distintos. Por exemplo, o mdulo sinttico considerado uma rea da mente que se ocupa da estruturao das palavras em sentenas; ao mdulo fonolgico, atribui-se a responsabilidade pela estruturao dos sons em padres permitidos pelas regras de uma determinada lngua etc. Essa abordagem modular justifica a diviso do estudo da linguagem em diferentes subdisciplinas, no apenas por motivos prticos, mas tambm pela concepo de que os componentes da linguagem so distintos e, em termos de organizao interna, no comparveis. Diferentemente do modelo gerativo, a Lingustica Cognitiva assume a hiptese da no modularidade da linguagem, assumindo uma perspectiva integradora em relao aos mdulos tradicionalmente estabelecidos. Embora os diferentes nveis de anlise lingustica sejam reconhecidos e investigados, duas premissas derivadas da no modularidade so estabelecidas: (i) os mesmos princpios gerais atuam em todos os nveis de anlise lingustica. (ii) os princpios gerais devem ser compatveis com o cabedal de conhecimentos disponveis sobre a mente e o crebro em disciplinas afins. A primeira afirmativa diz respeito busca de generalizao, enquanto a segunda estabelece um compromisso interdisciplinar para a rea. A seguir, as duas premissas so detalhadas.

Busca de generalizao
A Lingustica Cognitiva assume que os diferentes mdulos da linguagem compartilham traos fundamentais de organizao. Para exemplificar, tomemos o fenmeno da polissemia, em que uma mesma unidade lingustica exibe sentidos relacionados. Pesquisas recentes tm demonstrado que a polissemia no ocorre apenas no lxico, mas, em consonncia com a hiptese de generalizao, podendo ser observada tambm na morfologia e na sintaxe.

24

Introduo Lingustica Cognitiva

Em relao ao lxico, o verbo ter constitui um bom exemplo de polissemia em portugus. Conforme anlise de Pinheiro (2009, 2010), o verbo apresenta pelo menos treze acepes diferentes, entre as quais destacamos as seguintes: (4) (a) S tem um shopping na minha cidade. (LOCATIVO CONCRETO) (b) Tem uma falha na sua argumentao. (LOCATIVO ABSTRATO) (c) Joo tem dois carros. (PROPRIEDADE) (d) Joo tem duas irms. (RELAO INTERPESSOAL) (e) Maria tem um nariz bonito. (RELAO PARTE-TODO) (f) Tenho saudades da minha infncia. (EXPERINCIA PESSOAL)

Em relao aos diferentes sentidos listados, o autor argumenta que o verbo ter est associado a um contedo conceptual especfico, relacionado ao esquema imagtico de continer (Johnson, 1987). O verbo estabelece, portanto, um cenrio experiencial que codifica a continncia de uma entidade X em um espao de fronteiras delimitadas. A Figura 1 ilustra esse cenrio:

Figura 1 Esquema imagtico do continer.

Assim, em 4(a), a entidade X corresponde a shopping, e o espao delimitado minha cidade. O mesmo ocorre em 4(b), s que em nvel abstrato: a falha est contida no argumento. Os exemplos 4(c) a 4(f) indicam genericamente POSSE, de modo que possuidores so entendidos metaforicamente como contineres, e o que possudo pode ser um objeto fsico, ou, ainda, um tipo de relao, experincia vivenciada pelo possuidor etc.7

O que Lingustica Cognitiva?

25

Na morfologia, vrios estudos atestam caractersticas polissmicas de afixos. o caso, por exemplo, do sufixo aumentativo o, analisado por Gonalves et al. (2009). Vejamos alguns exemplos apresentados pelos autores: (5)

(a) bigodo, barrigo TAMANHO MAIOR OU AVANTAJADO (b) sopo, prato QUANTIDADE (DE COMIDA) (c) abrao, tapo INTENSIDADE (d) resmungo, pido ITERATIVIDADE/PEJORATIVIDADE (e) solzo, filmo AVALIAO POSITIVA

Cada um dos exemplos demonstra que o sufixo o pode adicionar sentidos ligeiramente diferentes s suas bases. Em 5(a), o sufixo adiciona o significado de tamanho maior ou avantajado aos nomes bigode e barriga. J 5(b) no se refere necessariamente ao tamanho fsico de sopa ou prato, mas sim quantidade de legumes ou de comida, respectivamente. Em 5(c), h um aumento de intensidade em relao a abrao e tapa, enquanto 5(d) associa o aumento de intensidade iteratividade e, em determinados contextos, ao aspecto pejorativo: aquele que resmunga/pede repetidamente pode ser avaliado de forma negativa socialmente. Por outro lado, 5(e) indica uma intensificao de qualidade, que avaliada positivamente. Apesar dessas diferenas, os sentidos podem ser intuitivamente relacionados por compartilhar, em maior ou menor grau, algum tipo de aumento: de tamanho, de quantidade, de intensidade. Alm disso, a noo de aumento agrega inferncias positivas ou negativas ao sentido da base, conferindo maior especificidade a certos significados. Por fim, a polissemia evidenciada tambm na sintaxe. Goldberg (1995) estuda a polissemia de diferentes construes, demonstrando que uma mesma estrutura sinttica pode estar associada a vrios sentidos relacionados. o caso, por exemplo, da construo de movimento causado, que apresenta a seguinte associao entre estrutura sinttica e papis semnticos: SUJEITO VERBO OBJETO (SN) OBLQUO (SP) AGENTE AO TEMA ALVO (Maria) (jogou) (o papel) (no lixo)

26

Introduo Lingustica Cognitiva

Para exemplificar a polissemia dessa construo, observemos os diferentes sentidos da construo de movimento causado em portugus: A. Sentido 1: AGENTE causa o TEMA a mover para o ALVO. Ex. Maria jogou o papel no lixo. B. Sentido 2: Condies de satisfao implicam que AGENTE causa TEMA a mover para o ALVO.8 Ex. Maria mandou o afilhado padaria. C. Sentido 3: AGENTE permite TEMA a mover para o ALVO. Ex. Maria colocou os amigos para dentro da festa. D. Sentido 4: AGENTE previne TEMA de mover-se para o ALVO. Ex. Maria trancou o marido para fora de casa. E. Sentido 5: AGENTE ajuda TEMA a mover-se para o ALVO. Ex. Maria levou os filhos ao parque. Goldberg (1995) argumenta que os sentidos listados acima esto relacionados por um lao polissmico, de modo que os Sentidos 2 a 5 estabelecem diferentes tipos de relaes de contiguidade ou proximidade com o Sentido 1, caracterizado como central. No captulo dedicado Gramtica de Construes, esse assunto ser detalhado. Passemos, agora, segunda premissa da Lingustica Cognitiva, que diz respeito interdisciplinaridade.

Compromisso interdisciplinar
Ao adotar uma perspectiva no modular, que presume princpios cognitivos gerais (e no apenas princpios especificamente lingusticos) atuantes na organizao da linguagem, a Lingustica Cognitiva assume o compromisso de compatibilizar suas hipteses com os resultados de pesquisas sobre a mente e o crebro realizadas por outras disciplinas, principalmente na rea das Cincias Cognitivas (Filosofia, Psicologia, Inteligncia Artificial e Neurocincias). Assim, reconhecendo novas perspectivas abertas por pesquisas sobre estratgias de categorizao, realizadas pela Psicologia Cognitiva, a Lingustica Cognitiva promoveu um afastamento da concepo tradicional sobre categorias lingusticas. Classes de palavras, por exemplo, como nomes, verbos, adjetivos etc., so normalmente concebidas como bem delimitadas, circunscrevendo elementos cujas caractersticas autorizam sua incluso dentro dos limites ca-

O que Lingustica Cognitiva?

27

tegoriais. De acordo com essa viso, as palavras so classificadas segundo seu comportamento morfolgico, distribucional e semntico. Verbos so definidos assim: (a) palavras que apresentam flexo de nmero, pessoa, tempo e modo; (b) palavras que podem preencher a lacuna entre dois nomes (por exemplo, o garoto _____ a ma); (c) palavras que indicam ao ou estado. Esses critrios autorizam a classificao do item lexical comeu como forma flexionada do verbo comer, no exemplo a seguir: (6) O garoto comeu a ma.

A forma comeu atende ao primeiro critrio, por estar flexionada na 3a pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo. O exemplo anterior evidencia, ainda, a adequao aos segundo e terceiro critrios, tendo em vista que comeu ocorre entre dois nomes e indica uma ao realizada pelo garoto em relao ma. Pelo fato de atender a todos os critrios, a forma pode ser includa na categoria dos verbos. As palavras ma e garoto, que ocorrem na mesma sentena, estariam excludas dessa categoria por no apresentarem nenhum dos critrios definidores dessa classe (mas sim aqueles que definem a classe dos nomes). No campo da Psicologia Cognitiva, entretanto, inmeras pesquisas experimentais j apontaram que a categorizao realizada pela mente humana no se pauta necessariamente pelo modelo descrito, em que o pertencimento de um elemento a uma categoria uma questo de tudo ou nada. Como veremos no prximo captulo, os estudos mostram que os contornos categoriais so pouco rgidos, de modo que h membros mais centrais (que apresentam todos os traos definidores da categoria) e outros mais perifricos (que apresentam alguns, mas no todos os traos definidores). A categoria MOBLIA, por exemplo, tem entre seus membros centrais (ou prototpicos) objetos como cadeiras, mesas, sofs, mas tambm pode incluir membros mais perifricos como abajur, relgio de parede, cinzeiro. Trata-se, portanto, de uma categoria radial, cujos membros se afastam, em maior ou menor grau, do centro categorial. Essas descobertas oriundas da Psicologia foram reconhecidas pela Lingustica Cognitiva, e a noo de categoria radial foi aplicada investigao das categorias lingusticas. Em relao categoria dos verbos, as pesquisas demonstram que nem todos os casos se assemelham ao exemplo discutido anteriormente, em que a forma comeu se comporta como um verbo prototpico. Observemos o caso do gerndio, no exemplo a seguir:

28

Introduo Lingustica Cognitiva

(7) Maria fotografou o garoto comendo a ma. Se retomarmos os traos definidores de verbo considerados, podemos concluir que a forma comendo apresenta o trao distribucional associado aos verbos (ocorre entre duas expresses nominais) e semntica de ao, que tambm uma caracterstica verbal. Entretanto, no apresenta flexo nmero-pessoal ou modo-temporal, pois a forma seria a mesma quaisquer que fossem o nmero e a pessoa do nome que a antecede (os garotos, vocs etc.), ou mesmo o enquadre temporal da sentena (ex. Maria ver o garoto comendo a ma, Maria poderia ter visto o garoto comendo a ma etc.). Trata-se, portanto, de uma forma verbal perifrica ou menos prototpica. Essa nova viso de categorizao, inicialmente estabelecida pela Psicologia Cognitiva, acabou por representar um dos importantes reflexos interdisciplinares no arcabouo terico Lingustica Cognitiva, influenciando a descrio de fenmenos sintticos, morfolgicos e fonolgicos. Dada sua importncia, o prximo captulo enfocar mais detalhadamente o percurso desse conceito.

Exerccios
I. Na primeira metade do sculo XX, o linguista americano Leonard Bloomfield (1933: 140) descreveu o estudo da semntica como o ponto frgil no estudo da linguagem. Como essa afirmao se articula viso estruturalista vigente? E como contrasta com a perspectiva da LC? II. Em relao ao item lexical Lua, determine o(s) tipo(s) de especificao(es) (convencional, genrica, intrnseca e/ou caracterstica) que integra(m) o conhecimento enciclopdico ativado pelas seguintes caracterizaes: (a) A Lua o nico satlite natural da Terra. (b) A Lua tem crateras. (c) A Lua , proporcionalmente, o maior satlite natural do nosso sistema solar. (d) A Lua inspira os apaixonados. III. Com base no exerccio anterior, identifique qual das caracterizaes (a)-(d) ativada no contexto da seguinte piada:

O que Lingustica Cognitiva?

29

Dois namorados chegam a uma praa e sentam-se no banquinho. A menina vira para o namorado e fala: Querido, a Lua sumiu! O namorado responde: No, meu amor, a Lua no sumiu; ofuscada por sua beleza, a Lua tmida ocultou-se entre as nuvens. Depois de 20 anos de casados: Querido, a Lua sumiu! P, no est vendo que vai chover?

IV. Faa uma pesquisa-piloto, reunindo um nmero expressivo de exemplos que envolvam o pronome pessoal ns. Investigue os diferentes significados desse pronome em seus contextos de uso. Os seus achados sustentam a viso de que essa palavra exibe polissemia? V. Evans (2005) analisou a polissemia do verbo fly (voar, em ingls), estabelecendo o seguinte conjunto de significados: Sentido 1 MOVIMENTO AERODINMICO AUTOPROPULSIONADO Ex. 1. The bird is flying. O pssaro est voando. O pssaro est voando Sentido 2 MOVIMENTAO DE ENTIDADE CAPAZ DE MOVIMENTO AERODINMICO POR UM AGENTE Ex. 2. The pilot is flying the plane. O piloto est voando o avio. O piloto est dirigindo o avio Sentido 3 CONTROLE DE UMA ENTIDADE LEVE POR UM AGENTE Ex. 3. The child is flying the kite. A criana est voando a pipa. A criana est soltando a pipa

30

Introduo Lingustica Cognitiva

Sentido 4 SUSPENSO DE UM OBJETO LEVE Ex. 4. The flag is flying. A bandeira est voando. A bandeira est hasteada Considerando-se os sentidos listados e as tradues apropriadas para o portugus (entre aspas, abaixo dos exemplos), o que se verifica que embora o sentido 1 do verbo fly tenha correspondncia em portugus, o mesmo no ocorre com os outros sentidos (que, em portugus, teriam que ser expressos por outros verbos). Tendo em vista essas observaes, reflita sobre a polissemia do verbo voar em portugus e responda s seguintes perguntas: a. O verbo voar polissmico tambm em portugus? b. Identifique quatro sentidos que faam parte da rede polissmica do verbo voar em nossa lngua.

Notas
A Lingustica Estruturalista concebia as lnguas como sistemas autocontidos, fechados em si mesmos, cuja estrutura precisava ser explicitada. 2 Como ficar claro mais adiante, concebe-se a cognio no modular como enraizada nas experincias sensrio-motoras e corporais humanas (ver seo Realismo experiencialista). 3 O exemplo no to distante quanto parece. Para os falantes que vivenciaram determinado perodo na histria poltica brasileira, o item vassoura pode ter a especificao smbolo da campanha do presidente Jnio Quadros como parte de seu significado convencional. Mais recentemente, para falantes do portugus brasileiro, a palavra fenmeno dificilmente deixar de evocar o jogador de futebol Ronaldo. 4 A viso do significado como contedo armazenado em pacotes uma das caractersticas da metfora do conduto, que ser detalhada no captulo Metforas e metonmias, seo Metfora do conduto. 5 A noo de esquema imagtico ser detalhada no captulo Gramtica cognitiva, seo Desdobramento de perspectiva. 6 Para a caracterizao dos processos metafricos e metonmicos, ver captulo Metforas e metonmias. 7 Para detalhamento dos laos metafricos e metonmicos que caracterizam a rede polissmica do verbo ter no portugus brasileiro, ver Pinheiro (2009, 2010). 8 As condies de satisfao representam, de acordo com a Teoria dos Atos de Fala (Austin, 1962; Searle, 1969), as condies sob as quais determinada sentena constitui um ato de fala. Trata-se de uma combinao entre as intenes do falante e as convenes sociais aliadas a diferentes graus de formalidade, que constituem o critrio do sucesso ou fracasso da tentativa de realizao do ato. No caso do sentido 2 da construo de movimento causado, as condies de satisfao determinam que Maria deve ser um agente socialmente autorizado para causar indiretamente, atravs de um pedido ou ordem, o deslocamento do afilhado at a padaria.
1

S-ar putea să vă placă și