Sunteți pe pagina 1din 3

Problemas ambientais

Os problemas ambientais so consequncia direta da interveno humana nos diferentes ecossistemas da Terra, causando desequilbrios no meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida. A seguir, veremos os principais problemas que ocorrem na atualidade:

Chuva cida A chuva cida provocada pela produo de gases lanados na atmosfera. H agentes naturais que fazem isso, como, por exemplo, os vulces. A atividade humana, contudo, a principal causadora do fenmeno. Indstrias, usinas termoeltricas e veculos de transporte (que utilizam combustveis fsseis) produzem subprodutos que se agregam ao oxignio da atmosfera e que, ao serem dissolvidos na chuva, caem no solo sob a forma de chuva cida. Devemos lembrar, contudo, que os poluentes, carregados pelos ventos, podem viajar milhares de quilmetros, provocando chuvas cidas em locais muito distantes das fontes poluidoras. A chuva cida, ao atingir o solo, empobrece a vegetao natural e as plantaes. Tambm afeta a fauna e a flora de rios e lagoas, prejudicando a pesca. Algumas medidas podem atenuar a formao de chuva cida: economia de energia, uso de transporte coletivo, criao e uso de fontes de energia menos poluentes, utilizao de combustveis com baixo teor de enxofre, etc.

Desmatamento O desmatamento uma das intervenes humanas que mais prejudicam o planeta. Pode causar srios danos ao clima, biodiversidade e s pessoas. Desmatar prejudica os ecossistemas e leva extino de centenas de espcies. rvores so grandes absorvedoras de dixido de carbono, um dos gases causadores do efeito estufa (ver abaixo). Portanto, quando o homem derruba florestas, tambm intensifica o problema do aquecimento global (ver abaixo). Dentre outras consequncias, o desmatamento provoca degradao do solo, aumento da desertificao e eroses, muitas vezes comprometendo os sistemas hidrogrficos.

As polticas de reflorestamento, muito comentadas nos dias atuais, so apenas solues parciais, pois, ainda que ajudem a conter o aquecimento global, dificilmente conseguiro recuperar a biodiversidade das regies afetadas.

Efeito estufa O efeito estufa um mecanismo atmosfrico natural que mantm o planeta aquecido nos limites de temperatura necessrios preservao da vida. Se no houvesse a proteo do efeito estufa, os raios solares que aquecem o planeta seriam refletidos para o espao e a Terra apresentaria temperaturas mdias abaixo de -10oC. O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiao solar refletida pela superfcie terrestre absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, entre os quais o gs carbnico ou dixido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o xido nitroso (N2O). Ocorre que, com a queima de florestas e a exagerada utilizao de combustveis fsseis, grandes quantidades de CO2 tm sido lanadas na atmosfera. A emisso desenfreada desse e de outros gases acentua o efeito estufa, a ponto de no permitir que a radiao solar, depois de refletida na Terra, volte para o espao. Isso bloqueia o calor, aumentando a temperatura do planeta e provocando o aquecimento global (ver abaixo). Para se discutir o problema e encontrar solues, vrias reunies internacionais tm sido realizadas. O principal documento aprovado at agora o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, que estabelece metas de reduo dos gases para diferentes pases.
Aquecimento global Trata-se do aumento da temperatura mdia da superfcie terrestre. Alguns cientistas acreditam que, em breve, as temperaturas mdias o o podero estar entre 1,4 C e 5,8 C mais altas, quando comparadas s temperaturas de 1990. Segundo alguns pesquisadores, o aquecimento global ocorre em funo do aumento da emisso de gases poluentes, principalmente os derivados da queima de combustveis fsseis. Esses gases (oznio, dixido de carbono, metano, xido nitroso e monxido de carbono) formam uma camada de poluentes de difcil disperso, provocando o efeito estufa. Entre as principais consequncias do aquecimento global, os cientistas apontam: a) aumento do nvel dos oceanos, provocado pelo derretimento das calotas polares, o que pode provocar, no futuro, a submerso de cidades litorneas; b) desertificao: o aumento da temperatura somado ao

desmatamento provoca a morte de vrias espcies animais e vegetais, desequilibrando os ecossistemas e, muitas vezes, criando desertos; c) ampliao do nmero de furaces, tufes e ciclones (a maior evaporao das guas dos oceanos potencializa esses fenmenos); e d) surgimento de violentas ondas de calor, o que pode provocar a morte de idosos, crianas e vrias espcies de animais.

Buraco na camada de oznio O gs oznio envolve a Terra na forma de uma frgil camada que protege a vida da ao dos raios ultravioleta (emitidos pelo Sol). Os raios ultravioleta causam mutaes nos seres vivos, modificando as molculas de DNA. Em seres humanos, o excesso de ultravioleta pode causar cncer de pele e afetar o sistema imunolgico. Nos ltimos anos, contudo, cientistas detectaram um "buraco" na camada de oznio, exatamente sobre a Antrtida, o que deixa sem proteo uma rea de cerca de 30 milhes de km2. Pesquisadores acreditam que o gs clorofluorcarbono (CFC) o principal responsvel pela destruio da camada de oznio. Esse gs utilizado em aparelhos de refrigerao, sprays e na produo de materiais como, por exemplo, o isopor. Ao chegar atmosfera, o CFC entra em contato com grande quantidade de raios ultravioleta, que quebram as molculas de CFC e liberam cloro. Este, por sua vez, rompe as molculas de oznio (O3), formando monxido de cloro (ClO) e oxignio (O2). Ocorre que esses dois gases no so eficientes para proteger a Terra dos raios ultravioleta. Em 1985, vrios pases assinaram a Conveno de Viena - e, dois anos depois, o Protocolo de Montreal -, se comprometendo a diminuir a produo de CFC.

S-ar putea să vă placă și