Sunteți pe pagina 1din 3

Probabilidade e Estatstica Cincia da Computao

Parte 1

Roteiro bsico para um projeto de pesquisa estatstica


Prof. Adriano Pasqualotti
A sociedade moderna encontra-se na denominada Era da Informao. A quantidade de dados disposio das pessoas to grande que se torna necessrio estudar parte dessa informao disponvel para se tomar determinada deciso. Todavia, essa amostragem uma situao delicada: para muitos de ns seria melhor no ter informao, e saber disso, do que ter a informao errada e pensar que a correta. A especialidade do estatstico resultado de uma medida, ou seja, o mtodo e o projeto dessa medida. Por exemplo: o que deve ser medido? Que perguntas devem ser formuladas ? Que erro se pode cometer? Quais so os custos no s do projeto, mas do erro causado por uma deciso tomada erradamente? Qual o significado dos resultados? Os trs maiores problemas tericos de um projeto estatstico com base em uma amostra so os seguintes: especificao, projeto e avaliao. A especificao consiste em determinar o erro mximo que pode ser cometido. O projeto consiste em produzir a confiabilidade desejada ao menor custo possvel - e utilizando as facilidades fsicas e os recursos humanos disponveis. A avaliao consiste em verificar as diferenas entre os vrios procedimentos utilizados para a comparao de resultados. Esses trs aspectos no so independentes, e influenciam um ao outro. Desse modo, pode-se afirmar que a amostragem a cincia e a arte de controlar e medir a confiabilidade de informaes estatsticas por meio da probabilidade. Geralmente, as pessoas esperam compreender de imediato quais so as pesquisas a serem feitas, como devem ser realizadas, quanto custaro e qual o tempo necessrio para serem completadas. Entretanto,no so possveis respostas imediatas para essas perguntas, embora a formulao de um problema seja to importante quanto a sua soluo, porque propicia discernimento em relao a ele pelo estudo dos seus muitos aspectos. Em um ambiente acadmico, a pesquisa desenvolve-se dentro de um contexto com uma base terica, ou seja, deseja-se testar determinado aspecto de um campo do conhecimento ou expandir o seu domnio; por outro lado, no contexto das organizaes, o projeto surge da necessidade dos administradores. Este texto apresenta um roteiro que no completo; ele apenas fornece uma indicao de uma estrutura que se pode utilizar na prtica. preciso considerar, ainda, que esse projeto de pesquisa deve ser adaptado a cada campo do conhecimento.

Passo 1 - Justificativa De incio, explicitam -se os motivos que justificam a pesquisa, determinando-se e delimitando-se o problema, o qual deve estar formulado de maneira clara e precisa.

Passo 2 - Fundamentao terica Examinam-se as diversas correntes tericas e decide-se qual ser utilizada na pesquisa, descreve-se o relacionamento do problema com a teoria em vista e faz-se a ligao deste com problemas semelhantes.

Passo 3 - Objetivo da pesquisa Os objetivos devem ser retirados diretamente dos problemas levantados no Passo 2. Podem ser divididos em: objetivos gerais, em que se define o que se pretende alcanar com a realizao de trabalho; objetivos especficos aspectos determinando que contribuem para que se alcancem os objetivos gerais.

Passo 4 - Formulao das hipteses Estabelecem-se as hipteses a serem formuladas, as quais devem ser claras e precisa. Define-se o problema estatisticamente, decidindo-se que informao estatstica realmente necessria. Listam-se as vrias decises possveis e determina-se se elas dependem dos resultados da pesquisa.

Passo 5 - Detalhamento do plano do trabalho estatstico Descreve-se o plano de pesquisa, caracterizando-se o tipo de estudo: Exploratrio, quando no se tem informao sobre determinado assunto e se deseja conhec-lo; Descritivo, quando se deseja apenas descrever as caractersticas de um determinado fenmeno; Explicativo, quando se deseja analisar as conseqncias de um determinado problema.

Tambm se descreve, neste passo, o estudo a ser feito, bem como se especificam os estudos estatsticos a serem utilizados na das informaes obtidas.

Passo 6 - Especificao da amostra Deve-se determinar a rea de execuo da pesquisa, a populao a ser investigada, o tipo de amostra e a determinao do seu tamanho, bem como o tipo de amostragem a ser utilizada.

Passo 7 - Plano de coleta de dados Determina-se o modo da coleta de dados, se por entrevistas, questionrios ou outro meio, bem como sua freqncia ou at a poca do ano a ser feita. Deve ser feito um estudo de quanta informao necessria j est disponvel em relatrios ou publicaes, tendo-se sempre em mente tornar a pesquisa de campo to pequena quanto possvel para o erro desejado. Com o instrumento definitivo de coleta, estudam-se as opes de planos de amostragem, e calculam-se os custos aproximados para diversos graus de preciso. Decide-se o erro que se pretende assumir e, se necessrio, revisam-se os passos anteriores. Em geral, as pessoas que necessitam das informaes pensam que os nmeros so absolutos e elas podem no estar conscientes das dificuldades em se coletar e interpretar os dados. Podem pensar na amostragem como sendo um jogo de loteria, ignorando o fato de que os erros de amostragem esto sob controle. Todavia, elas necessitam de fatos e no de erros ou

probabilidades, porque so responsveis pelas decises propriamente ditas e no podem se arriscar.

Passo 8 - Teste-piloto Realiza-se um teste-piloto que indicar a completeza da pesquisa, os efeitos dos erros das respostas e das faltas de respostas, as diferenas resultantes da coleta de dados por diversos entrevistadores ou observadores, e as diferenas de custos nos diversos procedimentos de amostragem. Depois de realizado o teste-piloto, revisa-se o instrumento de medio e as instrues a serem fornecidas a quem realizar a pesquisa.

Passo 9 - Instrues aos entrevistadores ou aos observadores Deve ser preparado um conjunto de instrues para cada etapa a ser realizada durante a observao estatstica.

Passo 10 - Realizao da pesquisa Realiza-se a pesquisa e organizam-se os resultados: tabelas, grficos e as medidas da estatstica descritiva, usualmente a mdia aritmtica e o desvio padro

Passo 11 - Anlise dos resultados Passa-se ao tratamento dos dados por intermdio dos testes estatsticos, os quais dependem das hipteses a serem testadas.

Passo 12 - Estabelecimento do cronograma e do oramento Prepara-se um roteiro de trabalho, que deve incluir: Elaborao dos instrumentos de anlise; Teste piloto; Seleo da amostra-piloto; Elaborao dos instrumentos de anlise definitivos; Seleo e treinamento dos entrevistadores; Coleta dos dados; Anlise estatstica; Relatrio da pesquisa.

Adicionalmente, estimam-se os recursos humanos, materiais e financeiros para a realizao do trabalho. Em resumo, o trabalho estatstico consiste em determinar que tipo de informao til para a finalidade do problema em estudo e decidir se a informao desejada pode ser obtida a um custo razovel. Por fim, procurar essa informao ao menor custo possvel e interpret-la adequadamente. A estatstica uma base para uma ao, e todo trabalho tem um propsito: obter respostas para determinadas questes que influenciam a tomada de decises racionais e aumentam o conhecimento sobre determinada situao.

O roteiro foi baseado no livro de: LOPES, Paulo Afonso. Probabilidade & Estatstica. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso Editores, 1999. p. 147-150.

S-ar putea să vă placă și