Sunteți pe pagina 1din 4

Apresentao das Demonstraes Consolidadas conforme padro e o que foi analisado Apresentao das demonstraes financeiras As demonstraes financeiras

s da controladora e consolidada foram elaboradas de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil, as quais abrangem as disposies contidas na Lei das Sociedades por Aes - Lei n 6.404/76 alteradas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09 (legislao societria), nos Pronunciamentos, nas Orientaes e nas Interpretaes emitidas pelo Comit de Pronunciamentos Contbeis (CPC), homologados pelos rgos

reguladores.

Informaes sobre o Grupo


A entidade deve divulgar a data em que foi concedida a autorizao para emisso das demonstraes contbeis e quem forneceu tal autorizao. Se os scios da entidade ou outros tiverem o poder de alterar as demonstraes contbeis aps sua emisso, a entidade deve divulgar esse fato. Cada demonstrao contbil e respectivas notas explicativas devem ser identificadas claramente. Alm disso, as seguintes informaes devem ser divulgadas de forma destacada e repetida quando necessrio para a devida compreenso da informao apresentada:

(a) o domiclio e a forma jurdica da entidade, o seu pas de registro e o endereo da sede registrada (ou o local principal dos negcios, se diferente da sede registrada); (b) a descrio da natureza das operaes da entidade e das suas principais atividades. (c) a moeda de apresentao, tal como definido no Pronunciamento Tcnico CPC 02 Efeitos das Mudanas nas Taxas de Cmbio e Converso de Demonstraes Contbeis; (d) o nvel de arredondamento usado na apresentao dos valores nas demonstraes contbeis.

Polticas Contbeis

(a) A entidade cujas demonstraes contbeis esto em conformidade com os Pronunciamentos, Interpretaes e Orientaes do CPC deve declarar de forma explcita e sem reservas essa conformidade nas notas explicativas.

A entidade no deve descrever suas demonstraes contbeis como estando de acordo com esses Pronunciamentos, Interpretaes e Orientaes a menos que cumpra todos os seus requisitos. As notas explicativas devem: (a) apresentar informao acerca da base para a elaborao das

demonstraes contbeis e das polticas contbeis especficas. (b) Outras polticas contbeis utilizadas que sejam relevantes para a compreenso das demonstraes contbeis. A entidade deve divulgar no resumo de polticas contbeis significativas: (1) a base (ou bases) de mensurao utilizada(s) na elaborao das demonstraes contbeis. (b) Consolidao- Conforme CPC 36.12-CPC 36.20- 36.22- CPC 36.23-CPC 36.24-CPC 36.26 As demonstraes contbeis consolidadas devem incluir todas as controladas da controladora. Os saldos, transaes, receitas e despesas intragrupo (entre as entidades do grupo econmico) devem ser eliminados. As demonstraes contbeis da controladora e de suas controladas utilizadas na elaborao das demonstraes contbeis consolidadas devem ser de mesma data. Quando a data de encerramento da controladora for diferente da data da controlada, esta ltima deve elaborar, para fins de consolidao, demonstrao contbil adicional na mesma data das demonstraes da controladora, a menos que isso seja impraticvel.

Quando, de acordo com o item 22, as demonstraes contbeis da controlada, utilizadas para fins de consolidao, forem de data diferente da data de encerramento das demonstraes da controladora, devem ser feitos os ajustes necessrios em razo dos efeitos de eventos ou transaes relevantes que ocorrerem entre aquela data e a data das demonstraes contbeis da controladora. Independentemente disso, a defasagem mxima entre as datas de encerramento das demonstraes da controlada e da controladora de at dois meses. A durao dos perodos abrangidos nas demonstraes contbeis e qualquer diferena entre as respectivas datas de encerramento devem ser iguais de um perodo para outro. As demonstraes contbeis consolidadas devem ser elaboradas utilizando polticas contbeis uniformes para transaes e outros eventos iguais, em circunstncias similares. As receitas e as despesas da controlada so includas nas demonstraes contbeis consolidadas a partir da data de aquisio, tal como definido no Pronunciamento Tcnico CPC 15 Combinao de Negcios. As receitas e as despesas da controlada devem estar baseadas nos valores dos ativos e passivos reconhecidos, posio consolidada da controladora na data da aquisio. Por exemplo, despesas de depreciao, reconhecidas na demonstrao consolidada do resultado do perodo, devem estar baseadas nos valores justos dos ativos depreciveis reconhecidos na posio consolidada da data da aquisio. As receitas e as despesas da controlada so includas nas demonstraes contbeis consolidadas at a data em que a controladora perder o controle sobre essa controlada.

O resultado do perodo e cada componente dos outros resultados abrangentes (reconhecidos diretamente no patrimnio lquido ver Pronunciamento Tcnico CPC 26 Apresentao das Demonstraes Contbeis) so atribudos aos proprietrios da controladora e participao dos no controladores. O resultado abrangente total atribudo aos proprietrios da controladora e participao dos no controladores, independentemente de esses resultados tornarem negativa a participao dos no controladores. As mudanas na participao relativa da controladora sobre a controlada que no resultem em perda de controle devem ser contabilizadas como transaes

de capital (ou seja, transaes com scios, na qualidade de proprietrios), e no no resultado ou no resultado abrangente. A controladora pode perder o controle sobre uma controlada em dois ou mais acordos contratuais (transaes). Contudo, s vezes as circunstncias indicam que os contratos mltiplos devem ser contabilizados como uma nica transao. Para determinar se um contrato deve ser contabilizado como uma nica transao, a controladora deve considerar todos os termos e condies do contrato, bem como seus efeitos econmicos. Um ou mais dos itens abaixo podem indicar que a controladora deve contabilizar um contrato mltiplo como uma nica transao: (a) eles foram firmados ao mesmo tempo e so complementares; (b) eles formam uma nica transao, projetada para alcanar efeito comercial global; (c) a ocorrncia do contrato dependente da ocorrncia de pelo menos outro acordo; (d) um acordo, considerado isoladamente, no se justifica economicamente, porm, quando considerado em conjunto com outros acordos, ele passa a se justificar. Um exemplo disso quando o acordo prev a alienao de aes a um preo abaixo do mercado, mas compensado por outro, com a subsequente alienao a um preo acima do mercado.

S-ar putea să vă placă și