Sunteți pe pagina 1din 10

UNIVERSIDADE DE SO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS GRADUAO EM LETRAS CICLO BSICO

MAURCIO MARCELO COSTA RAFAEL RIBEIRO SANTOS

ANLISE LITERRIA DO ROMANCE O RETRATO DE UMA SENHORA, DE HENRY JAMES

Trabalho de concluso de semestre apresentado disciplina

Introduo aos Estudos Literrios II, sob orientao do Prof. Dr. Marcelo Pen Parreira.

SO PAULO 2013

INTRODUO

enr! "ames foi um autor literrio americano do s#culo $I$, %ue &i&eu boa parte de sua &ida na In'laterra, onde produ(iu di&ersas obras, entre elas, contos, roman) ces e peas teatrais. *s cr+ticos consideram tr,s fases em sua carreira- O Retrato de Uma Senhora foi a obra prima e desfecho de sua primeira fase, publicado em .//. 01*) 2I34, 56678. 1esta #poca, o ocidente &i&ia o in+cio da 9e'unda :e&oluo Industrial, %ue os historiadores consideram &i'orar at# ho;e. <oi um momento de maior salto tec) nol='ico da hist=ria da humanidade. Descobertas como a fabricao barata do ao, o ad&ento da ener'ia el#trica, a utili(ao de petr=leo e seus deri&ados como combust+&eis aumentaram e>ponencialmente a populao e as ri%ue(as de pa+ses como In'laterra e Estados ?nidos 0@?:19, .A77, p'. B.8. @oa parte das obras de "ames t,m como tema o cho%ue cultural entre americanos e in'leses neste per+odo, como pode)se &er em Daisy Miller, The Ambassadors e o pr=) prio Retrato. "ames demonstra &erdadeiro interesse em e>plorar e analisar a psicolo'ia deste encontro de culturas, entre a tradio do &elho mundo e as recentes formas de en) carar a &ida dos americanos, em seu no&o mundo. Em O Retrato, pode)se e>aminar caracter+sticas da sociedade da #poca em seus persona'ens. C bur'uesia em sua ascenso, na fi'ura do 9r. Touchett, americano %ue se tornou um ban%ueiro de sucesso na In'laterra- a pr=pria Isabel, americana =rf com seu esp+rito de liberdade. *smond, falso simptico pobre, interessado na fortuna de Isabel- o filho do 9r. Touchett, :alph, fil=sofo sem tato para os ne'=cios do pai, apenas para citar al'uns e>emplos. 1esta #poca o realismo era um mo&imento muito forte, e <laubert era um dos mais importantes escritores realistas. Mesmo tendo <laubert como mestre, sendo inclu) si&e um fre%uentador de suas reuniDes, "ames no cedeu ao completo impessoalismo do franc,s, trabalhando com seu pr=prio estilo, e ainda assim preocupado com a forma. Ele no concorda&a com toda a cartilha do mo&imento, e bebia de fontes como o romantis)
2

mo, e indiretamente at# do naturalismo, como na criao de sua persona'em principal dO Retrato. 0PC::EI:C, 5667, p'. .EE8

1 SOBRE O FOCO NARRATIVO DO RETRATO DE UMA SENHORA

* ob;eti&o dessa anlise # identificar o estilo do foco narrati&o de

enr! "ames

em O Retrato de Uma Senhora. C princ+pio, # mister destacar o fato %ue "ames sempre te&e interesse em trabalhar com formas de limitar a onisci,ncia do narrador, preferindo Flimitar o en%uadramento da ao na consci,ncia de um dos persona'ens da pr=pria tramaG 0<:IEDMC1, 5665, p'. .HA8. Co analisar o cap+tulo $LII da obra, pode)se obter uma frao do aspecto mais impessoal de todo o romance. C%ui, Isabel Crcher, ; casada com *smond h um certo tempo, e com uma no&a concepo do homem %ue desposou, se encontra numa profunda meditao sobre sua condio. Ela reflete sobre toda sorte de assuntos, desde as intenDes do Lorde Iarbuton com sua enteada e consi) 'o mesma, aos moti&os de sua &ida estar como est, num flu>o constante de pensamen) to %ue dura todo o cap+tulo. * foco narrati&o se mant#m todo o tempo como neste tre) cho.

FIt Jas as if he had the e&il e!e- as if his presence Jere a bli'ht and his fa&or a misfortune. Ias the fault in himself, or onl! in the deep mistrust she had conceived for himKG

Pode)se &er as caracter+sticas da Fonisci,ncia seleti&aG, descrita por 1orman <ri) edman em seu arti'o como um ponto de &ista de centro fi>o, onde o leitor fica limitado mente de apenas um dos persona'ens 0<:IEDMC1, 56658. * sinta'ma F9he had con) cei&edG coloca Isabel como detentora dos pensamentos e opiniDes do te>to, e no o nar) rador. Esse ponto de &ista d a sensao de %ue o leitor est acompanhando os aconte) cimentos ao &i&o, ;unto com o persona'em, diferente dos pontos de &istas FnarradosG, onde, como o pr=prio nome di(, d a impresso simples de %ue o leitor est ou&indo um fato %ue ; ocorreu. "ames utili(a desses artif+cios sutilmente, economicamente, pode)se
4

di(er, por#m, de maneira efica(. Em al'uns momentos pode)se &er a aus,ncia de %uais) %uer caracter+sticas indicando %ue # a mente de Isabel em ao, por#m uma suposta in) truso do narrador tampouco # considerada, de&ido, # claro, a todo conte>to anterior, e&idenciando a continuao do flu>o de pensamento da persona'em.

FInstead of leadin' to the hi'h places of happiness, from Jhich the Jorld Jould seem to lie belloJ one, so that one could looL doJn Jith a sense of e>altation and ad&anta'e, and ;ud'e and choose and pit!, it led rather doJnJard and earthJard, into realms of restriction and depression Jhere the sound of other li&es, easier and freer, Jas heard as from abo&e, and Jhere it ser&ed to deepen the feelin' of failureG.

*utro aspecto dessa limitao mente do persona'em # o &aler)se apenas da consci,ncia e conhecimento dele. * leitor no possui %uais%uer informao adicional de outras fontes, se;a a mente de outros persona'ens, se;am documentos %ue o persona'em central desconhea. Em todo o cap+tulo em %uesto pode)se testemunhar o esforo de "ames em dar total espao para sua hero+na, dei>ando %ual%uer opinio oculta ou apenas dada atra&#s do &i#s dela. Por#m, ao analisar outros cap+tulos, percebe)se %ue o autor no condu( a narrati) &a de uma Mnica forma. 1o cap+tulo $$$I2, na cena em %ue Isabel con&ersa com seu primo :alph a respeito de seu pro&&el casamento com *smond, "ames no est preo) cupado, como no cap+tulo analisado anteriormente, em limitar seu ponto de &ista para apenas uma persona'em. Pode)se notar a%ui o flu>o de pensamento de Isabel.

F e looLed aJLJard, uncomfortable- he hesitated lon'. Isabel said nothin'Jhen people Jere embarrassed she was usuall! sorr! for them, but she was de) termined not to help :alph to utter a Jord that should not be the honour of her high decision.G

Lo'o em se'uida, neste mesmo cap+tulo, o prisma muda para :alph, %ue de mo) do 'eral domina boa parte do ponto de &ista da cena.

FIt Jas her passionate desire to be ;ust- it to ched Ral!h to the heart, a""ected him liLe a caress from a creature he had in# red. $e wished to interrupt, to reas) sure her- for a moment he was absurdl! inconsistent- he wo ld ha&e retracted Jhat he had said.G

Por mais %ue "ames permita mais de um persona'em ter seu ponto de &ista e>) pl+cito na cena, a maioria das caracter+sticas do onisciente seleti&o se mant#m. <riedman chama este ponto como onisciente seleti&o mMltiplo, onde mais de um persona'em man) t#m o foco, mas o narrador continua fora de cena. Por#m, em um pe%ueno momento desse cap+tulo, pode)se &islumbrar uma insur',ncia do narrador.

F3old% I say, her tone had been, but at his colour liLe a flame leaped in her face.G

N not&el %ue essa primeira pessoa %ue sur'e no te>to ;amais poderia ser :alph, pois este de&eria ser tratado na terceira pessoa- e tampouco Isabel, %ue era assunto da frase. 9omente cabe, ento, ao narrador preencher esta &a'a. * narrador, %ue passa pra) ticamente %uase todo a obra oculto, se mostra nesse pe%ueno trecho. Pode)se %uestionar o fato de ser um maneirismo da l+n'ua in'lesa, por#m, no obstante, ainda e&idencia uma intruso do narrador. Cnalisando um terceiro cap+tulo, pode)se intuir %ue "ames no tem inteno al) 'uma de formali(ar um foco narrati&o. 1o entanto, mant#m)se a impessoalidade. 1o cap+tulo I2, temos uma narrao da &ida de Isabel e suas irms, antes e durante o sur) 'imento da 9ra. Touchett. N &i&el chamar de narrao, pois neste cap+tulo temos um narrador de fato, e>plicando as &idas dos persona'ens como lhe con&#m, e esse detalhe fica e&idente lo'o no primeiro par'rafo.

FMrs. LudloJ Jas the eldest of the three sisters, and Jas usuall! thou'ht the most sensible- the classification bein' in 'eneral that Lilian Jas the practical one, Edith the beaut! and Isabel the Ointellect alP superior.G

* narrador frisa Isabel como intelectual, podendo assim estar demonstrando sua opinio no te>to. Por#m, este detalhe pode indicar uma informao do pr=prio enredo, como Ftodo mundo em &olta de Isabel a considera como intelectualG. 1este caso, pode) ria chamar o narrador como Fonisciente neutroG, no %ual ele claramente est a mostra, mas no in&este na obra sua opiniDes. <uturamente neste cap+tulo, no entanto, no se pode dei>ar de notar este pe%ueno comentrio do narrador %uanto hero+na.

FThe !oor 'irl liLed to be thou'ht cle&er, but she hated to be thou'ht booLish-G

Ima'inar a pr=pria Isabel se colocando como pobre 'arota semanticamente no # in&i&el, mas sintaticamente a frase no encai>a. Cpenas um terceiro falaria dessa ma) neira. 3oncluindo, pode)se confirmar %ue "ames utili(a de di&ersos pontos de &istas para alcanar diferentes ob;eti&os, cada %ual ser&indo para e>plorar eficientemente seus persona'ens. Para ele, o mais importante era o aspecto psicol='ico de suas crias. FQ"a) mesR teria tratado a realidade de forma peculiar, dissol&endo)a em ambi'uidades, ironi) as, nuanas psicol='icas, de tal forma %ue a hist=ria em si, os incidentes passam a ter papel secundrioS o %ue importa mais so os obl+%uos e indiretos ;o'os das impressDes, das re&elaDes, das moti&aDes.G 0PE:EI:C DE T?EI:*U, *. 3, in "CME9, .AA.8. * foco se da&a e&identemente na anlise psicol='ica do ser humano. C hist=ria, por maior %ue tenha sua importVncia, tamb#m trabalha&a em prol desse ob;eti&o. F... na relati&a aus,ncia de ao ou enredo, entendidos no sentido mais corri%ueiro. C ao, bem como a paisa'em e o %uadro social, # internali(ada. N a partir do in&estimento em seus carac) teres, na%uilo %ue eles 'uardam de mais recWndito X seus dese;os e moti&aDes X %ue todo o resto se re&ela.G 0PC::EI:C, 5667, p'. .E8.

2 SOBRE HENRY JAMES E O REALISMO DE SUA POCA

O Retrato de Uma Senhora foi escrito um s#culo ap=s o in+cio do %ue se tornaria o :ealismo, e tamb#m por %ue no di(er, o in+cio do romance como um todo- conse) %uentemente, enr! "ames pode ser considerado parte desse mo&imento, %ue ; &i'ora)

&a h cem anos, inicado por autores in'leses como Defoe e :ichardson 0ICTT, .AAH8, moldado pelos chamados realistas franceses, entre eles @al(ac e <laubert, %ue &iam co) mo Fpeculiaridade do realismo ne'li'enciar o pensamento, o sentimento, a alma das coisas, para ater)se apenas forma, apar,ncia, ao en&elope materialG 0PC::EI:C, 5667, p'. .YH8. 1o entanto, # claro perceber %ue, mesmo preocupado com a forma, "ames se'uia seus pr=prios des+'nios ao escre&er suas obras, che'ando pr=>imo de um mo&imento %ue suri'ira mais tarde chamado de Frealismo idealG, %ue no se'uia um impessoalismo absoluto- suas obras passa&am atra&#s do filtro criati&o do autor, mesmo %ue sutilmente 0PC::EI:C, 5667, p'. .B68 . C preocupao pela aspecto psicol='ico demonstra esse afastamento do realismo de <laubert, al#m do desprendimento em relao ao foco narra) ti&o, &isto nesta anlise. N curioso notar %ue, por mais %ue "ames tenha sido mestre em esmiuar as men) tes de seus persona'ens, esta ; era uma preocupao anti'a. Em sua comparao entre A Odiss&ia, de omero, e A '(blia, Cuerbach se depara com a profundidade psicol='ica dos persona'ens b+blicos, mesmo %ue &istas em se'undo plano. *s persona'ens sofrem terr+&eis pro&aDes, %ue moldam suas personalidades e os fa(em crescer 0C?E:@C3 , p'. .E8, al#m de serem fal+&eis, mesmo sendo os Fescolhidos de DeusG. Esse trabalho pro&a&elmente era feito, de acordo com Cuerbach, com a finalidade de transformar o te>to b+blico num tratado de realidade e &erdade absoluta. *utro ponto caracter+stico de sua #poca refere)se a necessidade do aspecto hist=) rico)social ser praticamente obri'at=rio presente no te>to. Toda a e>presso psicol='ica de Isabel sobre sua liberdade, sobre o estilo americano de ser, e sobre a sua perca de liberdade Fseria completamente imcompreens+&el sem o conhecimento e>ato e detalha)
8

do da situao pol+tica, da estratificao social e das condiDes econWmicas de um mo) mento hist=rico definidoG 0C?E:@C3 , E6H8, %ue era o processo da 9e'unda :e&olu) o Industrial e o cho%ue dos dois mundos %ue ocorria ento. @oa parte dos romances bebiam essencialmente dessa fonte obri'at=ria de imerso hist=rico)social, como pode ser &isto nas obras de <laubert, 9tendhal, e o pr=prio enr! ames, cada %ual com seus

prop=sitos para tal. F*s caracteres, as atitudes e as relaDes das persona'ens atuantes esto, portanto, estritamente li'ados s circunstVncias da hist=ria da #poca. Cs suas con) diDes pol+ticas e sociais da hist=ria contemporVnea esto enredadas na ao de uma forma to e>ata e real, como ;amais ocorrera anteriormente em nenhum romance, alis em obra literria em 'eral, a no ser na%uelas %ue se apresenta&am como escritos pol+ti) cos)satiricos propriamente ditosG 0C?E:@C3 , p'. E6/8.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

"CME9, enr!. The Portrait of a Lady. classic)ebooL.com 0&erso di'ital8, 56.. ZZZZZZZ. A vida privada de outras histrias 0apresentao de *n#dia Pereira de Tuei) ro(8 :io de "aneiroS Ima'o, .AA. 1*2I34, 9heldon M. Henry JamesS the mature master. 1eJ [orL, :andom 5667 PC::EI:C, Marcelo Pen. Estratgias do falsoS realidade poss+&el entre Machado de Cssis e enr! "ames 0Tese de doutorado, sob orientao da Prof.\. Dr \. Iumna Maria ouse,

9imDes8. 5667. <:IEDMC1, 1orman. O ponto de vista na fic oS o desen&ol&imento de um conceito cr+tico. :e&ista ?9PS maro]abril]maio 5665. C?E:@C3 , Erich. !imesis X C representao da realidade na literatura ocidental. Editora Perspecti&a, 5667 ICTT, Ian. A Ascen o do "omance. 3ompanhia das Letras, .AAH @?:19, EdJard Mc1all. Histria da #ivili$a o Ocidental X 2olume II. Ed. ^lobo, .A77

10

S-ar putea să vă placă și