Sunteți pe pagina 1din 9

G.: D.: G.: A.: D.: U.

: -

ARLS CONSTRUTORES DO TEMPLO DE SALOMO


SOB OS AUSPCIOS DO GRANDE ORIENTE PAULISTA COMAB - CMI

Presidente; IIr.. 1o. e 2o. Vvig, demais IIr.. S..F..U.. Trabalho para Tempo de Estudos em Grau de A.. M.. Tema:

A Loja e o Maom, Significados, sua Misso, Moral e tica na Maonaria


Loja - significado O termo surgiu pela primeira vez, em 1292, num documento de uma GUILDA, organizao de oficio medieval (ver - Sntese da Historia da Maonaria -). As Guildas de Mercadores adotaram a palavra para designar os locais de depsito e venda de produtos manufaturados, enquanto as Guildas artesanais a usaram para designar os seus locais de trabalho, ou seja, as oficinas dos arteses. Destas ultimas, originou-se o nome das corporaes Manicas e a reunio dos seus membros.

A Loja Ideal e a Loja Real A Loja ideal, traada nos Rituais, uma Loja unida, onde todos vivem em unio, compartilhando seus ideais, onde ningum critica ningum, e todos trabalham procurando levar os princpios manicos ao maior nmero possvel de pessoas. A Loja ideal atuante por parte de todos os seus membros, no havendo ningum ocioso ou preferindo a neutralidade ou isentando-se de responsabilidade. Todos fazem, trabalham e no do trabalho. Ela aquela onde todos esto conscientes de suas obrigaes e com elevado desenvolvimento espiritual, no havendo lugar para rancor, dio, raiz de amargura, inveja, cimes, angstia, depresso, desrespeito, etc. Nela existe uma liderana participativa, atuante, amiga e transmissora de poder. Mas h a Loja real, a Loja do estatuto, a Loja visvel, palpvel, Onde vivemos, sentimos, percebemos e amamos. A Loja real, por sua vez, composta de pessoas com pensamentos profanos, ainda ligados a vcios e preconceitos, agindo egoisticamente,

precisando de auxlio, de libertao. Nela h crticas, discrdias, entre tantos outros tratamentos mesquinhos, eivados de erro, vcio e ignorncia.

H pessoas que s querem receber, mas nunca do, nunca compartilham. Pessoas que se esquecem facilmente dos ensinamentos recebidos, ficando apenas em sua lembrana o que no foi feito, ignorando tudo que foi realizado e os esforos para sua consecuo. Mas esta a Loja do nosso dia-adia. Esta a Loja real, sem utopias, quimeras. esta a Loja que est sendo lapidada, moldada, restaurada, renovada, revigorada a cada dia. esta a Loja que devemos amar, honrar, vestir a sua camisa, gastar nosso tempo e nossos talentos, nossa vida, tudo quanto temos e somos para transform-la Glria do Grande Arquiteto do Universo.

A Significao da Palavra Irmo No basta dizer Irmo, esta palavra tem sentido inicitico e assim e que o Maom deve usa-la. Marco Aurlio, Imperador dos Romanos, praticante da filosofia estica, iniciado em Elusis, um dos antigos mistrios de que somos herdeiros, assim precisou o sentido inicitico da palavra IRMO: "Todas as manhas fazer a interrogao e a ti mesmo respondes: Hoje, como todos os dias, sei que vou encontrar indiscretos, velhacos, ingratos e insolentes! Esses infelizes tem todos estes defeitos porque ignoram o que e o Bem; mas eu que aprendi o que o bem consiste no que e honesto, sei qual e a verdadeira natureza daquele que comete tais faltas, E sei mais, que ele meu Irmo, no pela carne, nem pelo sangue, mas pr nossa comum participao no espirito emanado de Deus. Portanto, o seu mau procedimento no pode me ofender. Com efeito, impossvel que possa zangar-me com um Irmo e que o odeie, porque ns dois fomos criados para agir de conformidade um com o outro, do mesmo modo que acontece com os nossos dois ps, as nossas duas mos, as nossas duas plpebras e as nossas duas fileiras de dentes, que, pr isso, uma superior e a outra inferior, contudo no podem funcionar isoladamente. Assim, a imperfeio de meu Irmo to perdovel quanto a invalidez de um cego, que no pode distinguir o branco do preto" Portanto, no basta "dizer" Irmo, o iniciado d a essa palavra o alto significado que implica, no plano fsico e no plano espiritual: um generoso e devotado Amor Fraternal.

Maonaria e Maons A definio mais aceita e mais divulgada da Maonaria com ligeiras modificaes, nas Constituies das Obedincias a seguinte: "A Maonaria uma instituio essencialmente inicitica, filosfica, filantrpica, progressista e evolucionista. Proclama a prevalncia do esprito sobre a matria. Pugna pelo aperfeioamento moral, intelectual e social da Humanidade, por meio do cumprimento inflexvel do dever, da prtica desinteressada da beneficncia e da investigao constante da verdade. Suas finalidades supremas so: Liberdade, Igualdade, Fraternidade". Entretanto, sem prejuzo de suas finalidades educativas e filantrpicas, a Maonaria , na realidade, uma instituio poltico-social, atuando dentro de padres ticos, consubstanciados na essncia sociolgica da Poltica, no sentido da manuteno das grandes conquistas sociais da humanidade e da defesa das idias libertrias. As grandes transformaes sociais da humanidade, desde o sculo XVII, as quais, em maior ou menor escala, contaram com a participao subterrnea da Maonaria, demonstram as finalidades poltico-sociais, que determinaram a sua evoluo e crescimento. Apesar disso, algumas Obedincias manicas, negando, Poltica, um lugar de destaque na evoluo social dos povos, rejeitam qualquer escopo poltico nas atividades manicas, quando o que deve ser rejeitado o sectarismo poltico, assim como o religioso. Essa rejeio, anacrnica, ignora o progresso racional e nega o esprito crtico do homem. A Poltica, como um ramo das cincias sociais, estuda as diversas formas do poder poltico, bem como sua dinmica, suas instituies e seus objetivos, mostrando ntima relao com outros ramos da cincia, como a Histria, a Sociologia, a Filosofia, a Economia. Assim, nenhum homem esclarecido pode se mostrar indiferente atividade poltica, assim como nenhuma instituio de cunho social pode pretender proibir debates em torno da Poltica em seu sentido social, amplo e no sectrio, ou partidrio j que todas as Constituies, que regem a vida de povos livres, consideram a liberdade de pensamento e de expresso como um direito inalienvel do cidado. Se no muito difcil definir o que maonaria ou o que ela no j definir um maom deveria ser muito mais fcil. Maom completo seria, ento, o que foi iniciado e que segue, rigorosamente, os princpios gerais da instituio manica. Esse seria, porm, um raciocnio absolutamente simplista, que ignoraria as imperfeies humanas, as paixes, momentneas, ou no, as

vaidades, a ambio, a inveja. No h por isso, maom completo, maom perfeito. Mas h os que procuram se aperfeioar, pois a maonaria uma escola de aperfeioamento do homem. Evidentemente, muitos no conseguem e se deixam levar pela correnteza de suas prprias imperfeies, chegando, inclusive, difamao de Irmos, o que, para a doutrina manica e no s para a Justia um crime inominvel. Esses acabam sendo marginalizados e deixam a instituio. E, quando no a deixam, a seleo natural acaba mostrando o que so e enviando-os para o limbo das coisas inteis, separando, assim, o joio do trigo.

A misso maior dos Maons Num mundo de desavenas e de insatisfaes, num mundo de homens tristes e ss, num mundo de inverno constante no corpo e na alma, encontramos na Maonaria um facho de luz iluminando o caminho do futuro, como o fez no passado. Encontramos um punhado de homens plenos de Ideal. Um punhado de homens cheios de esperanas a concretizar coisas e sentimentos. Encontramos homens que beijaram as sombras e no macularam os lbios. Encontramos homens que tiveram, nos olhos, luz intensa e ofuscante e no se feriram. Por tudo isto e mesmo por nada disto, cumpre-nos uma misso rdua, mas compensatria, cumpre-nos buscar a formao integral do homem, cumpre-nos combater um bom combate e guardar a F. preciso realizar o mximo do cho batido e vicioso. preciso que cada um saia de sua prpria casa para, silenciosamente, apanhar o fardo do outro e ajudar a carreg-lo. No se aguarda que a vida oferea as oportunidades sagradas de servir. Busca-se espontaneamente, esta oportunidade, com o arrojo prprio de quem confia na grandeza de sua misso. Se cada um de ns, isoladamente, aplicar seus esforos, muito provavelmente no atingiremos as metas.

Sem esforos dirigidos, sem trabalho ordenado, sem previso dos meios, sem unidade, tudo aconteceria, nada se realizaria. Ao encetarmos aventura, planejamo-la e o fazemos nos mnimos detalhes. Maonaria no aventura, realizao efetiva, concentrao de geraes, despojamento, identificao, preparao prvia, preparao durante, preparao sempre. vivncia do dia-a-dia, de momento a momento, cair, um levantar-se constante, somar, pacienciosamente, seu trabalho ao trabalho do outro. Maonaria CRESCER. colocar-se diante da verdade, diante do Belo, colocar-se diante do bem, e o que mais importante, ASSIMIL-LOS. Maonaria deve ser caminho, deve ser encarnao e o MAOM deve sentir o sopro do infinito a uni-lo a seus Irmos, unindo-os por laos mais fortes que os laos do prprio sangue. Os maes nasceram para iluminar e ser luz ser mais que um fator: abrir picadas sobre caminhos sem sede.

A luz uma denncia, na obscuridade impossvel construir. O que nos facilitaria a enorme tarefa que abraamos ao entrar na Maonaria? Repudiar dogmas e outras imposies! - liberdade! respeitar os pontos de vista alheios! - tolerncia! acercar-nos do homem como seu irmo! - fraternidade! Respeitar-nos e Considerarmo-nos Mutuamente! - Igualdade!

A Maonaria Como Escola de Moral Todos sabemos que antes de um profano ser admitido na Fraternidade Manica, objeto de rigorosas indagaes pela comisso de sindicncia que a Loja escolhida nomeia e, ainda, sua Iniciao depende da votao dos Maons. louvvel o sistema de seleo adotado na Maonaria, guardando-se a inviolabilidade da origem dos votos impeditivos numa consagrada homenagem dignidade de carter dos seus fautores. H a verdadeiro segredo funcional. A nenhum Irmo dado o direito de tentar

descobrir de onde partiu o embargo. A moral do votante a garantia de que agiu com honradez e esprito de justia. no trabalho das Oficinas, nos encontros da Fraternidade, no balano operativo dos Irmos, na aplicao doutrinria, no ensinamento geral a que todos abrange, que a Maonaria cumpre integralmente sua finalidade na sociedade humana. Desbastar a Pedra Bruta s encontra analogia e significado real com o trabalho primitivo dos Pedreiros Livres, quando, na prpria Oficina, procura a Maonaria anular as arestas de seus prprios membros, quaisquer que sejam as suas posies em Loja, sejam quais forem seus ttulos iniciticos. A doutrina manica procura aperfeioar o homem no sentido moral.

A importncia da tica na maonaria Parto a exposio em duas premissas: A primeira: esclarece que a Maonaria uma Fraternidade. Ora, o substantivo feminino fraternidade designa o parentesco de irmos, o amor ao prximo, a harmonia, a boa amizade, a unio ou convivncia como de irmos. A Segunda: afirma que a Maonaria, como uma Fraternidade, deve ser uma instituio fundamentalmente tica. O substantivo feminino tica designa a reflexo filosfica sobre a moralidade, ou seja, sobre as regras e cdigos morais que orientam a conduta humana. Refere-se, tambm, parte da Filosofia que tem por objetivo a elaborao de um sistema de valores e o estabelecimento dos princpios normativos da conduta humana, segundo esse

sistema de valores. Sendo, a Maonaria, at pela sua definio, uma organizao tica, devem ser rgidos os cdigos de moral e alto o sistema de valores, que orientam a conduta entre maons. Todos os cdigos manicos ressaltam a importncia dos valores ticos entre maons, ou seja, entre Irmos. Isso est bem evidente em disposies inseridas em textos constitucionais, as quais, com pequenas variaes de Obedincia para Obedincia, afirmam que, entre outros, so deveres do maom: "Reconhecer como Irmo todo maom e prestar-lhe, em quaisquer circunstncias, a proteo e ajuda de que necessitar, principalmente contra as injustias de que for alvo;

Haver-se sempre com probidade, praticando o bem, a tolerncia e a fraternidade humana". A tica, todavia, no fica restrita apenas s relaes entre maons, mas, tambm,, s destes com as Obedincias que os acolhem, principalmente nas referncias a estas, ou aos seus dirigentes, em textos escritos. Isso est bem caracterizado no dispositivo legal, que admite ser direito do maom participar de uma Loja Regular. Atitudes antiticas, ocorrem todos os dias, na sociedade atual, principalmente em pocas de campanha eleitoral, de crises econmicas, de tumulto social. A sociedade atual, graas ao esgaramento de sua estrutura familiar e ao avano avassalador da amoralidade, , hoje, altamente antitica : a solidariedade moeda em baixa; o respeito s demais pessoas praticamente inexistente; o acatamento da lei e da ordem sumiu; a deslealdade, no sentido de auferir vantagens, vai bem, obrigado. A Maonaria, contudo, deveria dar o exemplo de moral e de tica. Afinal de contas, ela afirma, em todas as suas Cartas Magnas, que: "Pugna pelo aperfeioamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexvel do dever, da prtica desinteressada da beneficncia e da investigao constante da verdade. (...) Proclama que os homens so livres e iguais em direitos e que a tolerncia constitui o princpio cardeal nas relaes humanas, para que sejam respeitadas as convices e a dignidade de cada um". Nem sempre, porm, isso acontece. A Instituio manica, doutrinariamente, perfeita, mas os homens so apenas perfectveis.

Maom sem Loja" Atentem para esta afirmao: - No tenho tempo para freqentar a Loja mas aqui fora, sou mais maom que muito irmo no templo. A nossa Sublime Ordem torna possvel a todos seus adeptos, um terreno frtil para estudo da verdade. Atravs da valorizao do trabalho intelectual de cada irmo, por mais simples que seja, criamos o pano de fundo necessrio ao autodesenvolvimento do Maom. Embora uma Loja proporcione este ambiente, esta no a nica organizao que proporciona meios para atingir a valorizao humana.

A essncia est no algo mais, e encontram na Maonaria, refgio para sua livre manifestao, no sendo questionados em sua crena, religio, raa, classe social, em seu partido poltico, podendo estudar e se manifestar livremente. Existem refgios de virtudes e de bons costumes, fora da maonaria. A maonaria no possui o privilgio, nem pretende ser a nica instituio capaz de trazer e dar ao homem a felicidade. Homens virtuosos existem e existiram em todos os tempos e lugares. Fora de um templo manico tambm praticam-se as boas qualidades. Estaramos praticando a arrogncia se assim no pensssemos. O nico dono da verdade o G.'.A.'.D.'.U.'.. Conclumos que fora do templo, praticamos as qualidades de um maom ou seja virtudes, que qualquer homem de bem, livre e de bons costumes, possui. Mas pode haver maonaria sem seus smbolos, sem seu ensinamento esotrico e sem um templo para abrigar tudo isso? No, certamente que no. Ao reunirem-se os primeiros maons especulativos e aceitos, nas tabernas inglesas, desenhavam a tbua da loja no piso e somente aps esta pronta, declaravam a loja aberta. Sem aqueles smbolos no existia loja, no existia sesso, no existia a prpria maonaria. Com estes dados acreditamos que, para praticarmos maonaria, necessitamos obrigatoriamente de um templo manico aberto e em sesso. Sem um templo no existe o maom. Compactuo da idia que fora do templo praticam-se as qualidades do maom, mas "nunca" maonaria. Maonaria s no templo. Este Trabalho foi apresentado em So Paulo, 10 de agosto de 2005 (E..V..), na ARLS Monte Sinai, com discusses dos IIr.. em Tempo de Est...

Fontes de Pesquisas:

Noticirio Cultural do Boletim do Grande Oriente do Brasil Textos: - Ir.'. Jos Castellani (in memorian) - Extrado do Boletim n 2 - marco/abril de 2002 do Colgio de Estudos do Rito Schroder - Florianpolis - SC. - Ir.. Edson Fernando S. Sobrinho M.'.I.'. Home Page: ARLS Accia Sertaneja - Nr. 2690 - GOB. - Ir.. Jos Gonalves Villanova; - Ir.. Fernando Mano Careta - A.'.R.'.L.'.S.'. Sete de Dezembro 382 - Glesp / Or.'. Birigi - SP Irm:. Jos Fernandes de Oliveira - Or:. de Itana MG

Lido V..M.. Sumar, 28 de maio de 2013 (E..V..)

Antnio Bueno de Oliveira Neto M..M..

S-ar putea să vă placă și