Sunteți pe pagina 1din 68

Unidade I

PROJETOS E PRTICAS DE AO PEDAGGICA

Profa. Eliana Chiavone Delchiaro

Fundamentos para PPAP


Prtica como componente curricular para a formao docente

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBN) n 9.394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais da Formao Docente postas no Parecer CNE/CP n 9/2001; Parecer CNE/CP n 28/2001 e Parecer n CNE/CP 2/2002; Resoluo CNE/CP n 02, de 19 de fevereiro de 2002; Projeto Poltico-Pedaggico do Curso de Pedagogia.

Teoria e prtica: indissociveis


A prtica o prprio modo como as aes vo sendo feitas e cujo contedo atravessado por uma teoria. A realidade um movimento constitudo pela prtica e pela teoria como faces de um dever mais amplo, consistindo a prtica no momento pelo qual se busca fazer algo, produzir alguma coisa e que a teoria procura conceituar, significar e, com isso, administrar o campo e o sentido dessa atuao atuao. (PIMENTA, 2003)

PPAP componente curricular


Objetivo geral Desenvolver um projeto que constitua uma experincia que possibilite a participao ativa do aluno no processo dinmico de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de sua capacidade de observao, reflexo, crtica e de criao.

A disciplina PPAP vai oferecer ao aluno:


participar da definio dos temas a serem trabalhados; fortalecer sua autonomia, comprometimento com o trabalho e responsabilidade compartilhada com colegas e professores; debater e confrontar suas ideias, experincias e resultados de pesquisas a partir do aprofundamento, enriquecimento, construo ou reelaborao coletiva de conhecimentos e conceitos;

A disciplina PPAP vai oferecer ao aluno:


juntamente com colegas, participar da produo de conhecimentos significativos e funcionais para todo o grupo; estimular e valorizar diferentes habilidades, potencialidades e aptides dos alunos; apreender e interpretar conceitos, assuntos e informaes, utilizando o contedo prprio de diferentes disciplinas; formar uma viso global da realidade, segundo os mltiplos elementos que nela se inter-relacionam.

Princpios norteadores dos projetos


Estabelecer a possibilidade de vincular os Projetos e Prticas de Ao Pedaggica ao estgio supervisionado. A profisso de professor tambm prtica e, como tal, o modo de aprender a profisso se dar conforme a perspectiva da imitao. A partir da observao, imitao, reproduo e, s vezes, da reelaborao dos modelos existentes na prtica, consagrados como bons, esse aprendizado ser realizado (PIMENTA; LIMA, 2006).

Por que realizar PPAP


O estgio por si s no contempla a formao do pedagogo no contexto das exigncias deste novo sculo. Por outro lado, os projetos de ao pedaggica podero subsidiar essa formao na medida em que estes propiciam aos licenciandos momentos de elaborao, ao e reflexo.

Por que realizar PPAP


Eles tm o propsito de colaborar para a formao da identidade do professor pesquisador, reflexivo e atuante na sociedade a partir da articulao com as demais disciplinas e mediante aes educativas integradoras que estreitem o vnculo universidade/escola/comunidade.

Por que realizar PPAP


Os Projetos e Prticas de Ao Pedaggica se constituem na formao mediante a relao educao/trabalho, estabelecendo o vnculo entre a teoria em cada disciplina e sua articulao com os contedos e mtodos trabalhados nos perodos, integrando os componentes curriculares acadmico, laboral e investigativo a partir da observao, vivncia e simulao da prtica profissional p o ss o a desde o incio c o da vida da universitria.

PPAP no 5 perodo
Os projetos de ao pedaggica esto ancorados na atuao profissional do Ensino Fundamental. Q perodo: p a busca do Quinto conhecimento por meio do ensino de Matemtica, Cincias, Histria e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender o papel do professor na formao humanstica e no desenvolvimento do raciocnio lgico-matemtico da criana.

Operacionalizao dos projetos


O trabalho deve partir de uma situao concreta que se configure como uma questo relevante e significativa a ser tratada pelo grupo. O importante nesse momento que o tema escolhido realmente traduza uma questo importante e que seja assumido por todos com envolvimento e participao ativa. Essa situao o ponto de partida para explicitar as questes subjacentes que justificam o trabalho.

Operacionalizao dos projetos


Para isso, preciso tomar como base os referenciais tericos das disciplinas do semestre trabalhando individualmente ou em grupo, pesquisando, fazendo entrevistas, utilizando a biblioteca ou outros espaos fsicos ou virtuais da universidade, consultando revistas, jornais ou outros peridicos etc.

Procedimentos tcnicos
Seguir o Manual de Normatizao da UNIP disponvel no site www.unip.br (acessar a biblioteca, servios e guia de normatizao) para compor o trabalho final escrito que ser entregue ao professor supervisor ou postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Procedimentos tcnicos
Estrutura do trabalho: 1. Capa de rosto; 2. Folha de rosto; 3. Sumrio; 4. Introduo; 5. Desenvolvimento; 6. Consideraes finais; 7. Referncias bibliogrficas.

Introduo
A introduo uma abertura do trabalho, em que o grupo ir explicar o que o PPAP, explicar brevemente como o trabalho foi organizado, ou seja, se a situao-problema foi vivenciada por algum do grupo, grupo ou se as diferentes experincias compuseram a situao apresentada. Justificar nessa introduo a relevncia do ponto vista acadmico do presente trabalho. trabalho No incio do texto, pode haver uma citao significativa para o grupo que contextualize o contedo a ser apresentado.

Sumrio
1. 2. Introduo; Desenvolvimento do projeto de interveno

2.1- Tema 2 2- Justificativa 2.2 2.3- Situao-problema 2.4- Objetivos 2.5- Embasamento terico 2.6- Percurso metodolgico 2.7- Recursos, cronograma de atividades 2.8- Avaliao; 3. 4. Consideraes finais; Referncias bibliogrficas.

PPAP proposta de interveno


O que um projeto de interveno? O que um projeto de trabalho?

Interatividade
O principal objetivo do estgio : a) Registrar tudo o que acontece durante a observao de uma aula. b) Corrigir os cadernos dos alunos para colaborar com a p professora da classe. c) Dar uma aula na ausncia da professora da classe. d) Articular teoria e prtica, constituindo um campo de conhecimento. e) ) C Cumprir i uma exigncia i i legal l l sem fundamento, j que no conduz a boa experincia.

PPAP
A disciplina PPAP se constitui na elaborao de um projeto de interveno, elaborado pelo acadmico como uma proposta pedaggica intencional, refletida a partir de uma situaoproblema observada problema, observada, vivenciada nos estgios e discutida no grupo de trabalho. Essa proposta nada mais que um projeto de trabalho com o objetivo de modificar ampliar ou ainda aprofundar modificar, uma situao que foi observada e necessita de uma interveno pedaggica. Ela se baseia na metodologia de projetos.

PPAP proposta de interveno


Tema (de acordo com o contedo): a indicao da temtica a ser trabalhada deve refletir a necessidade a ser superada. Justificativa (por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?): o que transmite a dimenso do que vai ser trabalhado. Situao-problema: dificuldades referentes temtica, que podem ser discutidas/solucionadas por meio da interveno pedaggica.

PPAP proposta de interveno


Pblico-alvo: indica o segmento, ou a srie/ano, ou a turma, ou o grupo de alunos e/ou professores com o qual se vai trabalhar. Objetivos (o que o projeto pretende discutir, verificar, solucionar, alcanar): o objetivo consta de duas partes: o que se pretende com o que se vai fazer e para que faz-lo, fornecendo a indicao do que se pretende alcanar com a ao que ser realizada e qual a sua finalidade finalidade.

PPAP proposta de interveno


Embasamento terico: textos com base no contedo estudado que faa referncia ao tema escolhido, situaoproblema que se quer discutir e aos objetivos a serem alcanados. Percurso metodolgico: o que envolver como caminhos a serem trilhados para alcanar os objetivos pretendidos (atividades, estratgias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos da escola escola, construo coletiva).

PPAP proposta de interveno


Recursos: disponibilidade material, tanto fsica como humana, so os recursos que tornam exequveis o projeto. Cronograma de atividades: dando um carter efetivo, fazendo parte do currculo da escola, e no apenas de um calendrio de eventos. Avaliao: um procedimento que mostra se o que est sendo desenvolvido avana na direo dos objetivos. A avaliao constante e mostra como vai indo o desenvolvimento do projeto. Referncias bibliogrficas.

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


Os projetos de trabalho contribuem para uma ressignificao dos espaos de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formao de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes (HERNANDEZ (HERNANDEZ, 1998) 1998). Acrescentamos a essa metodologia uma reflexo sobre a realidade social, orientando os projetos de trabalho para uma reflexo sobre as condies de vida da comunidade que o grupo faz parte, parte analisando-as em relao a um contexto sociopoltico maior e elaborando propostas de interveno que visem transformao social (FREIRE, 1997).

O que um projeto?
Projeto no um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. , sim, uma proposta de interveno pedaggica que d atividade de aprender um sentido novo, em que as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situaes problemticas. Um projeto gera situaes de aprendizagem ao mesmo tempo reais e di diversificadas. ifi d P Possibilita ibilit assim i que os alunos, ao decidirem, opinem, debatam, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais.

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


Os projetos de trabalho trazem uma nova concepo de aprendizagem, um movimento de ir e vir, em que os contedos vo sendo vistos de forma mais abrangente e aprofundada, dependendo do conhecimento prvio e da experincia cultural dos alunos. Assim, um mesmo projeto pode ser desencadeado em turmas de ciclos diferentes, recebendo tratamento diferenciado a partir do perfil dos diferenciado, grupos.

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


preciso que os alunos se apropriem desses novos contedos e, para isso, a interveno do professor fundamental, no sentido de criar aes para que esta apropriao se faa de forma significativa. significativa Isso poder ser feito a partir da organizao de mdulos de aprendizagem, em que o professor ir criar atividades visando a um tratamento mais detalhado e refletido do contedo trabalhado.

Como surge um projeto?


Ponto central da pedagogia de projetos: o envolvimento de todo o grupo com o processo. Um tema pode surgir dos alunos, mas isso no garante uma efetiva participao destes no desenvolvimento do projeto. p j O que caracteriza o trabalho com projetos no a origem do tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torn-lo uma questo do grupo como um todo e no apenas de alguns alunos ou do professor. Portanto, Portanto os problemas ou temticas podem surgir de um aluno em particular, de um grupo de alunos, da turma, do professor ou da prpria conjuntura. O que se faz necessrio garantir que esses problemas passem a ser de todos.

Quais so as etapas de um projeto?


No desenvolvimento de um projeto, trs grandes etapas devem ser configuradas: problematizao, desenvolvimento e sntese. a) Problematizao o incio do projeto. Nessa etapa, os alunos iro expressar suas ideias e conhecimentos sobre o problema em questo.

Problematizao
Esse passo importantssimo, pois dele depende todo o desenvolvimento do projeto. Os alunos j trazem hipteses explicativas, concepes sobre o mundo que os cercam E dessas hipteses que a cercam. interveno pedaggica precisa partir, pois dependendo do nvel de compreenso inicial dos alunos, o processo toma um outro caminho. Nessa fase, o professor levanta o que os alunos j sabem e o que ainda no sabem sobre o tema em questo. tambm a partir das questes levantadas nesta etapa que o projeto organizado pelo grupo.

Desenvolvimento
o momento em que se criam as estratgias para buscar respostas s questes e hipteses levantadas na problematizao. Aqui, tambm, a ao do aluno fundamental. Por isso, preciso que os alunos se deparem com situaes que os obriguem a comparar pontos de vista, rever suas hipteses, colocar novas questes, deparar-se com outros elementos postos pela cincia. Para isso, preciso que criem propostas de trabalho que exijam a sada do espao escolar, a organizao em pequenos e/ou grandes grupos, o uso da biblioteca, da prpria internet, enciclopdias, a vinda de pessoas convidadas escola, entre outras aes.

Sntese
Em todo esse processo, as convices iniciais vo sendo superadas e outras mais complexas vo sendo construdas. As novas aprendizagens passam a fazer parte dos esquemas de conhecimento dos alunos e vo servir de conhecimento p prvio para p outras situaes de aprendizagem. Apesar de serem destacados nesse esquema trs momentos no desenvolvimento de um projeto, os projetos so processos contnuos que no podem ser reduzidos a uma lista de objetivos e etapas. Refletem uma concepo de conhecimento como produo coletiva, em que a experincia vivida e a produo cultural sistematizada se entrelaam, dando significado s aprendizagens construdas.

Agora iremos articular o projeto de interveno ao projeto de trabalho


Como futuro professor, voc ir criar um projeto de interveno e, para tanto, vai utilizar a metodologia de projetos. Seu ponto de partida ser a realidade observada nos estgios enquanto acadmico. importante, junto ao grupo que ir realizar o trabalho, ter uma situaoproblema bem definida para estruturar o projeto. Essa deve ser construda pelo grupo coletando dados que podem conter uma boa situao a ser discutida e explorada pelo acadmico.

Situao-problema
Deve possuir uma boa caracterizao: da turma; da escola; do(a) professor(a); do espao escolar; da comunidade; da participao das famlias; dos contedos a serem trabalhados.

Interatividade
Na medida em que observa um tipo de realidade e procura entend-la em seus pontos fracos e fortes, defeitos e qualidades, importante que o estagirio: a) Se habitue a fazer o registro dessas impresses p s para p aprender p a preencher p as fichas adequadamente. b) Registre todas essas experincias para organizar ideias, conceitos e conjecturas. c) Registre, reflita e transforme suas experincias em um relatrio, que ser a parte mais importante do estgio. estgio d) Se habitue a registrar todas essas experincias como uma tarefa legal. e) Registre todas as impresses e comente com o professor observado para que este amplie a sua aprendizagem.

Situao-problema de uma turma de 1 ano


Os 30 alunos do 1 ano da Escola Municipal Eduardo Gomes apresentam um grande interesse em histrias e contos de fadas. A caixa de livros que se encontra numa estante da sala frequentemente explorada pelos alunos. alunos A maioria das crianas tem 6 anos, pois essa uma turma do Ensino Fundamental de 9 anos. um grupo agitado, alegre e parece ter necessidade de brincar nos espaos externos da escola, visto que so irrequietos e passam quase todo o tempo dentro da classe realizando cpias de palavras e exerccios de coordenao motora.

Situao-problema de uma turma de 1 ano


A sala de aula apresenta uma organizao com mesas e cadeiras perfiladas; no h mudana nessa organizao na rotina observada, ou seja, todos os dias eles sentam-se nos mesmos lugares. Eles tambm cumprem uma rotina de atividades escritas de linguagem; copiam o cabealho, registram com desenhos as caractersticas das condies climticas, e as atividades seguem ordenadas pelas disciplinas trabalhadas separadamente Matemtica Histria Matemtica, Histria, Geografia Geografia... A alfabetizao se d com a utilizao de um livro didtico, o qual a base dos exerccios para a compreenso das letras. Os textos desse livro no correspondem realidade das crianas.

Situao-problema de uma turma de 1 ano


A professora segue uma programao bem tradicional, impondo os contedos, e no leva em considerao os conhecimentos que as crianas j tm. Algumas crianas desmotivadas com as dificuldades para compreender as atividades geram indisciplina e assim criase um clima pouco favorecedor para a aprendizagem. Nas paredes, o que se veem afixados so cartazes com regras de disciplina, as letras do alfabeto em cartolina formam uma corrente de letras coloridas sobre a lousa. H textos retirados do livro didtico afixados no mural de cortia. Os textos so pouco atraentes, sem imagens e com uma escrita irreal.

Situao-problema de uma turma de 1 ano


A escola tem uma equipe de funcionrios completa, mas a professora da classe observada nova na escola, e a primeira vez que assume um 1 ano. O PPP (Projeto Poltico - Pedaggico) da I tit i informa Instituio i f que a maioria i i dos d pais i trabalha. No entanto, eles so convocados para reunies em horrios incompatveis com o trabalho. Isso talvez explique a pouca participao deles s reunies da escola. A coordenao da escola rene os professores nos horrios coletivos para discusso dos problemas com disciplina e para a elaborao de planos de aula.

Projeto de interveno a partir da situao-problema


Alguns pontos a se pensar da situaoproblema: Alunos de 6 anos do 1 ano do Ensino Fundamental de 9 anos. Incio da alfabetizao e letramento. Os alunos demonstram interesse pela p literatura infantil! A alfabetizao se resume ao uso do livro didtico? Ser que a professora est sabendo estabelecer um projeto de trabalho que corresponda aos interesses e necessidades dessa turma? A organizao do tempo e do espao est adequada? A participao dos pais e a formao dos professores poderiam mudar algo?

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


As caractersticas observadas devem ser cuidadosamente registradas, pois elas constituem a situao-problema e, a partir dela, ser criado um projeto de interveno com tema, objetivos, fundamentao proposta de trabalho. fundamentao, trabalho Para realizar um projeto de interveno, tanto voc como acadmico ou como um futuro professor, preciso: observar, registrar, refletir, planejar e pesquisar. Com a inteno de subsidiar seu projeto projeto, preciso buscar um referencial que sustente essa organizao, permitindo que os alunos se relacionem com o objeto de ensino. Essa a funo social da escola.

Tema e justificativa
Assim, aps a definio da situaoproblema, podemos escolher um nome para esse projeto de interveno. Como sugesto, a situao do 1 ano: Tema: como os contos e as histrias podem contribuir para a alfabetizao. Justificativa uma apresentao da dimenso do que voc ir realizar. Nesse sentido, deve esclarecer: a) ) por p que q vale a pena p trabalhar com projetos; b) o que o Ensino Fundamental de 9 anos e como a criana do 1 ano;

Justificativa
(Continuao) c) a importncia da histria e dos contos de fadas, especialmente para as crianas dos anos iniciais; d) ) diferenciar alfabetizao de letramento. Esses temas elencados devem compor a estrutura textual da justificativa. Ateno: essa fundamentao que vai garantir toda a sustentao das propostas de atividades para o projeto que voc vai criar. Por esse motivo, ela estrutural nessa apresentao.

Pblico-alvo e objetivos
Pblico-alvo: indica o segmento, ou a srie/ano, ou a turma, ou o grupo de alunos e/ou professores com o qual se vai trabalhar. No caso: 1 ano do Ensino Fundamental. Objetivos constam de duas partes: a) O que se pretende com o que se vai fazer, por exemplo: Iniciar o processo de alfabetizao e letramento a partir dos contos de fadas. b) ) Para que faz-lo, por exemplo: Estimular e motivar os alunos para a cultura letrada tendo em vista a necessidade de conduzir o processo de alfabetizao sob a perspectiva do letramento, iniciando-se pelo gnero textual dos contos e narrativas.

Embasamento terico
Quem so os autores que podem contribuir para um embasamento terico do projeto de interveno no que se refere: a) pedagogia de projetos; b) ) ao Ensino Fundamental de nove anos; ; c) alfabetizao e ao letramento; d) criana de 6 anos; e) a brincar e organizao dos espaos ldicos da escola; f) importncia da literatura infantil; g) literatura infantil e aos gneros textuais.

Embasamento terico
Nesta etapa do projeto de interveno, voc dever resgatar os materiais j utilizados durante as aulas, ou mesmo pesquisar novos materiais para elaborar um texto, citando os autores que oferecem sustentao terica para o seu projeto. projeto Voc pode discorrer sobre todos os itens apresentados de forma mais breve ou se aprofundar nos principais, tais como pedagogia de projetos, Ensino Fundamental de nove anos, alfabetizao e letramento, contos de fadas. Lembre-se de recorrer ao Manual de Normatizao da UNIP e usar corretamente as citaes.

Interatividade
Qual a fase do projeto de interveno em que o professor define e caracteriza as condies que sero analisadas para uma possvel mudana? a) Tema. b) Objetivos. c) Embasamento terico. d) Justificativa. e) Situao-problema.

Percurso metodolgico
Neste momento, voc ir estruturar os caminhos a serem trilhados para alcanar os objetivos pretendidos (atividades, estratgias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos g da escola, , construo coletiva). ) No que se refere s atividades com os alunos, lembrando Hernandez (1998), interessante problematizar com as crianas o projeto para que elas tambm sejam coautoras. Apresentaremos uma sequncia de atividades que tem como objetivo vivenciar, experimentar situaes de aprendizagem em que os alunos so sujeitos ativos com o objeto de conhecimento e sujeitos participativos.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


1. Levantamento de conhecimentos prvios, ou seja, que histrias ou contos de fadas essas crianas da Escola Municipal Eduardo Gomes j conhecem. No levantamento de nomes, a professora deve registrar g numa folha de kraft o nome dessas histrias, cumprindo a funo de escriba e demonstrando turma a funo social da escrita. Esse levantamento pode ser feito numa roda de conversa, permitindo uma maior interao entre os alunos e quebrando a organizao fixa de mesas e cadeiras. Com essa atividade, a professora j pode iniciar um trabalho com as letras usando os nomes, primeiro os da histria e posteriormente os nomes dos alunos.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


2. No dia seguinte, a professora pode levar vrios livros de contos de fadas para os alunos manipularem, explorarem as imagens, apresentarem hipteses sobre elas. A professora faz uma pequena assembleia e define com o grupo uma histria contada por ela. Ex.: Chapeuzinho Vermelho. Ao contar a histria, as crianas vo percebendo a entonao, os dilogos, os momentos de suspense, suspe se, o percurso, pe cu so, o vocabulrio, ocabu o, eles e es vo tomando conscincia das linguagens falada e escrita.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


3. Nesse mesmo dia, com diferentes materiais (canetinhas, lpis cera, lpis de cor, carvo), os alunos so convidados a reproduzir uma cena que apreciaram. Essas produes devem ser afixadas no quadro de cortia cortia, pois sero retomadas num outro momento.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


Para realizar essa oficina de artes, a professora pode dispor os materiais em uma mesa central e organizar o espao com estaes de 4 ou 6 crianas, que podem desenhar nesses espaos, no cho ou ainda numa prancheta, prancheta favorecendo a autonomia e a interao. 4. A exposio das produes deve criar um momento de reflexo dos traos, cores, ocupao do papel, cenas escolhidas e as crianas podem contar o escolhidas, porqu dessas escolhas. Interdisciplinaridade com Artes.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


5. No dia seguinte, as produes podem servir para um reconto da histria e a organizao das cenas por ordem de acontecimento, evidenciando tambm a estrutura do gnero textual (narrativa, comeo meio, comeo, meio fim). fim)

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


Em continuidade, os alunos podero, em grupos, organizar uma dramatizao, explorando assim as linguagens oral e corporal. Essa forma de organizar as atividades rompe com a proposta de transmisso de contedos. interessante compartilhar com os alunos essas etapas para motiv-los, ti l dar d a eles l cincia i i do d que se espera que eles aprendam e, assim, so desafiados a aprender prazerosamente. 6. Iniciar o trabalho com nomes exige a aquisio ou confeco do alfabeto mvel, a realizao de jogos e brincadeiras que levem ao conhecimento h i t do d prprio i nome e dos d colegas. l Para tanto, significativo afixar os nomes dos alunos da classe e outros textos que faam parte do cotidiano dessa turma; assim, eles comeam a observar as regularidades da escrita e avanar em suas fases.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


7. Um projeto tem sempre a apresentao de um produto final, que pode ser um livro produzido pela turma, um caderno com o registro das histrias lidas ou a presena de um contador de histrias da comunidade Essa deve ser uma etapa comunidade. prevista e organizada em conjunto com os alunos. 8. As famlias podem se envolver com o projeto conto de fadas. Aos finais de semana as crianas podem levar um semana, livro para casa e solicitar que algum da famlia leia para eles. Na segunda-feira, uma criana pode ser convidada a recontar a histria, desenvolvendo assim a oralidade e a autonomia.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


9. Ampliar com outras histrias alm de Chapeuzinho Vermelho, com a inteno de explorar o gnero escolhido. A professora pode pedir a criao de histrias em duplas e registr-las na lousa A criana vai progressivamente lousa. observando os sinais grficos, uma letra, uma palavra, sons que se repetem, e percebendo as regularidades da lngua. 10.Assistir a filmes ou a seus fragmentos contribui p para criar uma imagem g dessas histrias e o estabelecimento de relaes espaciais e temporais, ao comparar objetos, vesturios, meios de transportes, msicas e outros, entre o presente e o passado.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


11. A prateleira da sala que j tinha uma caixa de livros pode ser melhor organizada, ampliando o referencial e organizando um canto acolhedor com livros, almofadas e um pequeno tapete. Esse E cantinho ti h pode d ser convidativo id ti leitura e confortvel, permitindo uma atividade de passagem para aqueles que acabam as tarefas mais cedo e ficam ociosos. 12 Sendo os alunos dos anos iniciais 12. iniciais, recomendvel que brinquem nos espaos externos da instituio para explorar o corpo com atividades que envolvam o movimento e o autoconhecimento.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


13. A professora da turma nova na escola e nunca trabalhou num primeiro ano; preciso que ela tenha o apoio da coordenao e tambm interesse em saber aprender e buscar conhecimento para rever a sua prtica calcada no modelo tradicional. 14. O projeto pode culminar com a presena das famlias na escola, com uma atividade a ser apresentada para os pais elaborada pelos alunos. alunos

Envolvimento dos outros segmentos


Para uma boa mudana conceitual, ser preciso que o PPP envolva todos os segmentos da escola, organizando com a coordenadora pedaggica momentos de estudo e reorganizando os tempos e os espaos da escola em funo dos interesses e das necessidades das crianas. Organizar as reunies de pais em horrios em que estes possam participar e contribuir com sugestes g e solues conjuntas para possveis problemas. Rever a organizao do mobilirio da sala de aula com o objetivo de favorecer a circulao, a interao e a autonomia dos alunos.

Recursos
Para o projeto: o que os contos e as histrias podem contribuir para a alfabetizao. So necessrios: Recurso humanos p participao p de toda a comunidade escolar, famlias, alunos, professores e funcionrios. Recursos materiais livros diversos, materiais de artes, DVDs, revistas, fantasias, , sucata e material simblico, , entre outros. Recursos financeiros angariar fundos para uma possvel ida ao teatro como uma atividade ocasional.

Tempo do projeto e cronograma


O tempo de um projeto pode variar de acordo com o interesse e participao dos alunos. Ele pode durar semanas, dois meses, um semestre. Se for de um carter mais longo, pode-se estabelecer um cronograma para cada fase fase. 1 etapa: Problematizao com os alunos ms de maro. 2 etapa: Desenvolvimento (sequncia de atividades) meses de abril e maio. 3 etapa: Sntese apresentao aos pais e avaliao ms de junho.

Avaliao
A avaliao de um projeto se faz durante o processo de desenvolvimento e, ao final da apresentao, pode ser um marco para um registro mais detalhado do professor. Os alunos podem avaliar as aprendizagens adquiridas e, e numa roda de conversa conversa, expor professora. Quanto aos avanos na alfabetizao, a professora deve ter um acompanhamento de cada aluno com suas conquistas, dificuldades e suas intervenes. A avaliao significativa se faz no prprio processo, como parte dele, enquanto ele se desenvolve, sem que, para isto, se deva sempre realizar uma parada formal. (GANDIN, 2000)

Consideraes finais
No final do projeto de interveno, o grupo deve fazer um pequeno texto, concluindo o trabalho e apontando as aprendizagens adquiridas com a sua elaborao. Nesta etapa, o grupo pode indicar que as mudanas propostas no projeto de interveno so muito diferentes das aes da professora observada, tendo em vista que a fundamentao adquirida e pesquisada pelos alunos est embasada em outra concepo educacional. Realizar uma reflexo se a realizao do projeto de interveno foi uma atividade que contribuiu, ou no, para o desenvolvimento de habilidades instrumentais necessrias implementao da ao pedaggica.

Referncias bibliogrficas
Citar conforme o Manual da UNIP os autores pesquisados: HERNANDEZ, Fernando. A organizao do currculo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Arte Mdicas, 1998. ______. Transgresso e mudana. Porto Alegre: Arte Mdicas, 1998. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estgio e docncia. 3 ed. So Paulo: Cortez, , 2008. SANTOM, Jurjo. Globalizao e interdisciplinaridade: o currculo integrado. Porto Alegre: Arte Mdicas, 1998.

Resumindo...
Esperamos que o curso de formao esteja dando conta do aspecto prtico da profisso na medida em que possibilite o treinamento em situaes experimentais de determinadas habilidades consideradas a priori, como necessrias consideradas, ao bom desempenho profissional. (PIMENTA; LIMA, 2008).

Interatividade
Escolha a alternativa que se reporta ao estgio fundamentado na prtica da observao, registro, reflexo e pesquisa: a) Aprendizagem pela observao e imitao. b) Aprendizagem pelo uso de tcnicas. c) Aprendizagem como prtica investigativa. d) Aprendizagem pela orientao e superviso. superviso e) Aprendizagem pela elaborao de um projeto.

AT A PRXIMA!

S-ar putea să vă placă și