Sunteți pe pagina 1din 3

1- Tecnologia Do grego tekhno- (de tkhn, 'arte',) e -loga (de lgos, ou 'linguagem, proposio').

Tecnologia um termo usado para atividades de domnio humano, embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanas aos meios por resultados adicionais competncia natural, proporcionando desta forma, uma evoluo na capacidade das atividades humanas, desde os primrdios do tempo, e historicamente relatadas como revolues tecnolgicas. A tecnologia pode ser vista, assim, como artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criao, conhecimento sobre uma tcnica e seus processos etc. A terminologia TIC (tecnologias de informao e comunicao), especificamente, envolve a aquisio, o armazenamento, o processamento e a distribuio da informao por meios eletrnicos e digitais, como rdio, televiso, telefone e computadores, entre outros. Resultou da fuso das tecnologias de informao, antes referenciadas como informtica, e as tecnologias de comunicao, relativas s telecomunicaes e mdia eletrnica. 2-Mdia Termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expresso e de comunicao. Literalmente "mdia" o plural da palavra "meio", cujos correspondentes em latim so "media" e "medium", respectivamente. Na atualidade, mdias uma terminologia usada para: suporte de difuso e veiculao da informao (rdio, televiso, jornal), para gerar informao (mquina fotogrfica e filmadora). A mdia tambm organizada pela maneira como uma informao transformada e disseminada (mdia impressa, mdia eletrnica, mdia digital...), alm do seu aparato fsico ou tecnolgico empregado no registro de informaes (fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs). A palavra escrita, o discurso oral, o som, a imagem esttica e em movimento formam o substrato da mdia.

Evoluo da conceituao de mdia Considerando a mutao das terminologias ao longo do tempo, bem como a amplitude que elas abarcam nos dias atuais, comumente usado o termo "mdias", no plural, pois como bem destaca Santaella: "O termo mdias no plural visa pr em relevo os traos diferenciais de cada mdia, para caracterizar a cultura que nasce nos trnsitos, intercmbios e misturas entre os diferentes meios de comunicao" (1992, p. 138). Assim, a palavra mdias foi adotada e redimensionada nas sucessivas dcadas do sculo XX, com o intuito de ampliar e tornar flexvel o conceito. Acompanhe sua evoluo: Dcada de 20

Dcada de 30:

Dcada de 60:

Com relao s tecnologias da mdia de massa, destacam-se trs grandes transformaes segundo Dizard (1998): Transformaes segundo Dizard (1998):

1. Transformao: Introduo, no sculo XIX, das impressoras a vapor e do papel de jornal barato , que resultou na edio de jornais, livros e revistas em grande escala. 2. Transformao: Introduo da transmisso por ondas eletromagnticas - o rdio em 1920 e a televiso em 1939. 3. Transformao: Produo, armazenagem e distribuio de informao e entretenimento estruturados em computadores.
Abordaremos com mais profundidade, ao longo do semestre, as diferentes mdias e como elas vo sendo ou podem ser incorporadas ao cotidiano das escolas.

Referncias: DIZARD, W. P. A nova mdia: a comunicao de massa na era da informao /Wilson Dizard Jr.; traduo [da 2 ed.], Edmond Jorge; reviso tcnica, Tony Queiroga - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. SANTAELLA, L. Cultura das mdias (2. Ed. 1996) SP: Experimento. Abril/2006, 1992.

Referncias da Internet: http://josecicero.wikispaces.com/file/view/ME_UNID1_evolu_conceito(2).pdf https://docs.google.com/document/preview?hgd=1&id=16rXFElFlOrMTXnyjnecU8q9FggEeC7fXKZvYBF5maJI

S-ar putea să vă placă și