Sunteți pe pagina 1din 6

w

c e t w.

ia r a

m o c

REFORO DOS SOALHOS

ao-beto com ligadores de pino fixados com cravadeira

Soalhos mistos

SOALHOS DE ELEVADOS DESEMPENHOS


SOALHOS MISTOS AO-BETO: VANTAGENS ESTTICAS E ECONMICAS
A realizao de estruturas mistas ao-beto oferece grandes vantagens de caracter esttico e econmico. A estrutura portante em ao e a betonagem que se encontra por cima, adequadamente ligados por meio de ligadores, garantem uma resposta esttica unitria aos dois diferentes materiais que dessa forma exprimem no melhor dos modos as prprias caractersticas individuais. As vantagens mais evidentes traduzem-se numa reduo do peso das estruturas em ao, uma menor altura total das lajes, uma maior rigidez flexional e uma melhor resistncia ao fogo. O pino com cabea tipo "Nelson", fixado trave por meio de soldadura, a soluo normalmente adoptada para a conexo a entalhe nas estruturas mistas ao-beto.

UM NOVO SISTEMA DE CONEXO


Com o objectivo de superar as dificuldades aplicativas derivantes da soldadura dos pinos, TECNARIA criou um novo sistema que prev a cravao a frio dos ligadores por meio de pregos especiais. O ligador constitudo por um pino, com cabea, inserido numa placa de base adequadamente perfilada e endurecida. Dois pregos de fixao em material de elevada resistncia realizam, atravs da placa, a unio rgida do ligador com a trave em ao. Os pregos so cravados por meio de uma cravadeira de disparo. Os ligadores TECNARIA apresentam, portanto, uma srie de vantagens: - A fixao no influenciada pelo tratamento superficial das partes unidas (pintura ou galvanizao) e nem sequer pela presena da chapa ondulada que se encontra entre a placa de base e a trave que ir formar, um conjunto estrutural - As condies climticas no interferem no bom resultado da ligao (humidade e baixas temperaturas) - Para a montagem no necessria mo de obra especializada mas uma utilizao cuidadosa dos equipamentos -O trabalho pode ser executado no estaleiro sem que se disponha de instalaes custosas e volumosas -O controle da fixao efectuado vista - No so libertados fumos txicos

Caractersticas principais do ligador


Dimetro da haste 12 mm Altura dos ligadores variveis de 40 a 135 mm Dimenso menor da placa de base: 38 mm Do ponto de vista esttico o ligador de pino com cabea TECNARIA, possui as mesmas caractersticas e a mesma ductilidade dos pinos Reduzidas dimenses totais (pode ser facilmente posicionado na maior parte das chapas onduladas) Valores de deformao reduzidos para cargas moderadas e elevados para cargas de grande intensidade A cabea impede o destaque da laje devido a solicitaes dinmicas ou elevadas deformaes ptimo comportamento sob cargas cclicas

APLICAES
MONTAGEM RPIDA, PRTICA E SEGURA
A montagem dos ligadores TECNARIA muito simples. suficiente, uma vez posicionada a eventual chapa ondulada sobre a trave em ao, disparar os dois pregos de elevada resistncia fornecidos com o equipamento do ligador. A operao simples, rpida e segura. Os pregos podem ser disparados com cravadeiras accionadas por ar ou por disparo, equipamentos que a TECNARIA tambm proporciona em aluguer.

Cravao de disparo sistema SPIT P 230

A potncia de propulso fornecida por discos dotados de cargas de variada potncia que se inserem no interior da cravadeira.

Cravadeira com tiro para trs, peso 4,1 kg comprimento 410 mm

TECNARIA reserva-se de sugerir a melhor aplicao de caso para caso.

ESCOLHA DO PREGO PARA AOS TIPO:


AE 235:O ligador pode ser fornecido pr-montado com os pregos. AE 275: O ligador pode ser fornecido somente no pr-montado. AE 355: Em todos os aos pode-se utilizar o ligador no montado para fixao de disparo. A operao de fixao calibrada e de alta fiabilidade.

AE 235 (S 235)* AE 275 (S 275)* AE 355 (S 355)*

Prego pr-montado

Prego pr-montado

Prego no pr-montado

* EN 10 025: 1993

O ligador de pino TECNARIA pode ser fixado com a placa de base orientada de qualquer forma. Durante a fase de fixao, capaz de adaptar-se s mais variadas configuraes das chapas onduladas comercialmente usadas (dimenso menor da placa de base: 38 mm). Para executar a fixao a chapa deve estar bem aderente trave. Podemse sobrepor no mximo duas chapas com uma espessura total de 2 mm.
O posicionamento dos ligadores pode ter qualquer direco. Podem-se associar os ligadores unicamente com as limitaes dimensionais
Os desenhos so a ttulo de exemplo

Compatibilidade com todas as chapas onduladas de uso comum

Exemplos de possveis posicionamentos em planta

REABILITAO DE ESTRUTURAS EXISTENTES


A partir da segunda metade do sc. XIX tm sido realizados soalhos com traves em ferro a "duplo T" (vigas) com interpostos elementos em terracota. A estrutura era completada sobrepondo uma camada de enchimento, denominada "beto magro", apta a nivelar a superfcie do soalho e a constituir o leito de assentamento para a pavimentao.

Este soalhos requerem frequentemente intervenes estruturais de consolidao, porque so dimensionados para cargas reduzidas. A sobreposio de uma laje de beto, de cerca 5 cm de espessura, armada com uma rede electrosoldada e unida s traves portantes em ao por meio dos ligadores TECNARIA, consente adequar estas realizaes s actuais exigncias de construo. A interposio dos ligadores entre os dois elementos limita o deslizamento realizando uma seco em que, por efeito dos cargas verticais, o ao resulta predominantemente teso e o beto comprimido. A estrutura mista assim realizada desfruta melhor a peculiaridade dos dois materiais, incrementando os desempenhos do soalho quer em termos de resistncia que de rigidez. A obra realiza-se metendo a nu o extradorso das traves, fixando os ligadores, estendendo uma adequada rede electrosaldada e efectuando a betonagem. O escoramento do soalho antes da betonagem, garante que a seco mista seja activa quer em relao ao peso prprio da estrutura que s cargas sucessivamente aplicadas.

A composio qumica das vigas em ferro existentes torna dificultosa, se no impossvel, a soldadura de elementos metlicos, dificultada tambm pela presena de poeiras, oxidaes ou argamassa: a fixao a frio com ligadores TECNARIA resolve eficientemente o problema pois que os pregos penetram directamente no ferro.

ligador de pino
Descrio tcnica
O ligador de pino TECNARIA consiste em: A) Uma haste com cabea obtida a frio de uma barra de ferro com um dimetro de 12 mm, B) uma placa de base rectangular 38x50 mm, com uma espessura de 4 mm, obtida por meio de estampagem. O ligador de pino e a placa de base esto unidos por meio de decalque a frio. C) Dois pregos que passam atravs de dois furos da placa. Pregos comprimento 22,5 mm, dimetro haste 4,6 mm. Todas as partes do ligador so galvanizadas a frio.
Cdigo do artigo
dimetro x altura ligador

placa de base 38 X 50 mm

CTF 12/40 CTF 12/60 CTF 12/70 CTF 12/80 CTF 12/105 CTF 12/125 CTF 12/135

12 X 40 mm 12 X 60 mm 12 X 70 mm 12 X 80 mm 12 X105 mm 12 X125 mm 12 X135 mm

C
38

50

Alturas diferentes a pedido

Provas de laboratrio

Item da folha de especificaes: ligador de pino em ao galvanizado, dimetro 12 mm com cabea, decalcado a frio a uma placa de fixao 38 x 50 mm de espessura 4 mm, fixado estrutura em ao por meio de dois pregos.
Provas de carga efectuada na Universidade de Padova

A capacidade portante do ligador e a eficcia da ligao pregada trave em ao foram analisadas experimentalmente atendendo aos procedimentos das instrues CNR10016-85, com consequente enquadramento na normativa vigente. Foram executadas com sucesso as provas de dobra da haste at um ngulo de 90. Foram efectuadas provas de tipo push-out e provas de carga com esquema a trave nos casos de laje cheia e de laje lanada na chapa ondulada em ao. O funcionamento do ligador resulta excelente e as suas partes singulares bem dimensionadas. A elevada ductilidade de comportamento associa-se s caractersticas de adaptao plstica com amplas possibilidades de redistribuio do esforo. As provas foram efectuadas no "Laboratorio dell'Istituto di Scienza e Tecnica delle Costruzioni" da Faculdade de Engenharia da Universit degli Studi di Padova. Tambm foram efectuadas provas experimentais sobre a resistncia da extraco dos pregos.
Suporte tcnico: Escritrios Prof. Eng. Romaro (Padova) Itlia

Resistncia esttica do ligador TECNARIA


O pino com cabea, obtida por decalque a frio de uma vara com dimetro 12 mm em ao Fe 360 (segundo UNI 7070), reentra na normativa italiana CNR 10016-85 (Traves compostas por ao e beto. Instrues para a utilizao nas construes). Os smbolos utilizados so os da norma CNR10016-85. Para a avaliao da capacidade de clculo e da capacidade admissvel dos ligadores pode-se atender a normativa do Eurocdigo 4 ENU 1994-1-1 (Planificao das estruturas compostas ao-beto) ou normativa CNR1001685 (Traves compostas por ao e beto. Instrues para a utilizao nas construes). Os valores da capacidade indicados a seguir foram obtidos experimentalmente, por conta da sociedade TECNARIA spa, pelo laboratrio da Universit degli Studi di Padova de acordo com as Instrues do Apndice A das normas CNR 10016-85 relativas determinao experimental da resistncia ao deslizamento dos conectores:
capacidade na laje com espessura constante de 12 cm resistncia admissvel resistncia ltima resistncia de clculo Pamm Pu Pd kN (kg) kN (kg) kN (kg) 43,8 (4380) 35,0 (3500) 23,4 (2340)

capacidade no laje de 12 cm com grega alta 55 mm e bl / hl ~ 1,4 resistncia admissvel resistncia ltima resistncia de clculo Pamm Pu Pd kN (kg) kN (kg) kN (kg) 32,5 (3250) 26,0 (2600) 17,3 (1730)

capacidade no laje de 12 cm com grega alta 90 mm e bl / hl ~ 1,5 resistncia admissvel resistncia ltima resistncia de clculo Pamm Pu Pd kN (kg) kN (kg) kN (kg) 30,0 (3000) 24,0 (2400) 16,0 (1600)

capacidade no laje de 12 cm com grega alta 90 mm e bl / hl ~ 1,5 resistncia admissvel resistncia ltima resistncia de clculo Pamm Pu Pd kN (kg) kN (kg) kN (kg) 28,1 (2810) 22,5 (2250) 15,0 (1500)

Os resultados so independentes da orientao das placas de base dos conectores.

CARACTERSTICAS TCNICAS
Capacidade do ligador TECNARIA com lajes cheias
A capacidade de clculo e a capacidade admissvel resultam independentes da classe do beto, para betes pertencentes s classes Rbk 300, Rbk 350, Rbk 400 (e classes superiores) pois que dimensionada a resistncia ao corte do pino.
capacidade em laje com espessura constante de 12 cm resistncia ltima resistncia de clculo resistncia admissvel Pu Pd Pamm kN (kg) kN (kg) kN (kg) 43,8 (4380) 35,0 (3500) 23,4 (2340)

Capacidade do ligador TECNARIA com lajes que possuem o intradorso perfilado com chapa ondulada
1- Nervuras da laje paralelas s traves portantes: reduzem-se os valores para laje cheia multiplicando-os pelo coeficiente K: k = 1 se bl/hl < 1,5

k = 0,6

bl hp - hl hl
X

hl

<1

se bl/hl

> 1,5

(Segundo CNR 10016-85 e Eurocdigo 4)

2- Nervuras da laje transversais s traves portantes: reduzem-se os valores para laje cheia multiplicando-os pelo coeficiente redutor:

0,85
nc
hc

bl hp - hl X hl hl

<1
(Segundo CNR 10016-85)

0,70
nc

bl hp - hl X hl hl

<1
(Segundo Eurocdigo 4)

hp

Em que nc o nmero dos ligadores para cada nervura na interseco com uma trave e:

nc < 3

hl

Escolha da altura do ligador TECNARIA


Ligadores Tecnaria CT 12/80 CT 12/105 CT 12/125 CT 12/135
altura (mm) espessura mnima da laje (mm) ambiente corrosivo ambiente normal altura mxima da grega (mm) bl / hl > 1,5 bl / hl < 1,5

bl
eixo baricentrico da chapa

O SOFTWARE PARA O CLCULO


uma preciosa ajuda para o projectista

Tecnaria oferece aos profissionais um instrumento til para a planificao: o suporte de clculo para o rpido dimensionamento dos soalhos mistos ao-beto com os ligadores de pino. Pode ser descarregado gratuitamente do site www.tecnaria.com

OUTROS PRODUTOS TECNARIA


Ligadores de pino e arpes para estruturas em madeira Ligadores de pino e placa para estruturas em terracota-cimento

TECNARIA S.p.A. Viale Pecori Giraldi 55 - Bassano del Grappa (VI) - Italy - Tel. +39. 0424 502029 r.a. Fax +39.0424.502386 - E-mail: info@tecnaria.com - http://www.tecnaria.com

ad carlo guazzo

80 105 125 135

100 125 140 155

90 115 130 145

65 90 100 110

60 85 95 100

S-ar putea să vă placă și