Sunteți pe pagina 1din 5

Efeito de borda

O efeito de borda depende do tamanho e da forma dos fragmentos florestais. menor em remanescentes maiores e com forma mais prxima de circular. Como o efeito de borda pode atingir, em uma generalizao grosseira, 100 metros mata adentro, remanescentes com menos de 100m de largura ou dimetro podem ser "inteiramente borda", e requerem tcnicas de conservao mais complicadas. Os dois tipos de ambientes (a floresta e a rea aberta) se influenciam mutuamente, em uma certa medida. Assim, se nas plantaes agrcolas o ambiente estiver ensolarado e quente, basta aproximar-se da mata para experimentar um ambiente gradativamente mais fresco e sombrio, at o interior da floresta. As reas da floresta perto da borda com o exterior acabam ficando mais iluminadas, mais quentes e mais secas. E as espcies da floresta respondem de vrias maneiras a este fenmeno. Algumas no suportam a baixa umidade, por exemplo, mas outras acabam por se beneficiar, como algumas espcies de cips. Com isso, o equilbrio natural fica comprometido, podendo haver perda de espcies. Um perigo adicional o avano da borda para o interior, com a mortalidade de rvores, que alm dos cips ficam mais expostas seca e ao vento. Na verdade, existe na ecologia um conceito - ectono - criado apenas para definir a transio natural entre dois ambientes ou dois ecossistemas. No caso das bordas dos fragmentos de floresta, no entanto, no se trata de uma situao natural, contnua e estvel (numa escala de tempo mais longa), mas de algo abrupto e que tem uma dinmica muito rpida.

Fragmentao florestal
A fragmentao florestal resultado de inmeras perturbaes ocorridas com os desmatamentos durante os processos de ocupao territorial. Os fragmentos florestais podem ser considerados como ilhas de diversidade, pois se encontram desconectados de outras formaes florestais, cercados por diversos outros usos da terra presentes na paisagem. O processo de fragmentao forma mosaicos na paisagem, constitudos por manchas, corredores e matriz.

Controle biolgico
Controle biolgico um fenmeno que acontece espontaneamente na natureza e consiste na regulao do nmero de plantas e animais por inimigos naturais. uma estratgia que o homem vem utilizando h muito tempo para o controle de patgenos, pragas e ervas daninhas.

O termo Controle Biolgico foi empregado pela primeira vez em 1919, por H.S. Smith, para designar o uso de inimigos naturais para o controle de insetos-praga. Posteriormente essa expresso foi usada para designar todas as formas de controle, alternativas aos produtos qumicos, que envolvessem mtodos biolgicos. Assim, o Controle Biolgico denominava tcnicas to diversas como o uso de variedades resistentes, rotao de culturas, antecipar ou retardar as pocas de plantio e colheita, queima de restos de culturas, destruio de ramos e frutos atacados, uso de atraentes e repelentes, de feromnios e de armadilhas. O controle biolgico um componente fundamental do equilbrio da Natureza, cuja essncia est baseada no mecanismo da densidade recproca, isto , com o aumento da densidade populacional da presa, ou do hospedeiro, os predadores, ou parasitos, tendo maior quantidade de alimento disponvel, tambm aumentam em nmero. Desta maneira, os inimigos naturais causam um declnio na populao da praga. Posteriormente, a populao do inimigo natural diminui com a queda no nmero de presas, ou hospedeiros, permitindo que a populao da praga se recupere e volte a crescer. Neste caso, os parasitos e predadores so agentes de mortalidade dependentes da densidade populacional da praga. Em comparao ao controle qumico o controle biolgico apresenta vantagens e desvantagens. Entre as vantagens pode-se citar que uma medida atxica, no provoca desequilbrio, no possui contra-indicaes, propicia um controle mais extenso e eficiente quando no existe maneira de se utilizar o controle qumico. Em compensao requer mais tecnologia, possui um efeito mais lento, no de to fcil aquisio, nem sempre pode ser aplicado em qualquer poca do ano e, geralmente, mais caro. Tipos de Controle Biolgico: 1.Controle biolgico artificial 2.Controle biolgico clssico 3.Controle biolgico natural 4.Controle biolgico aplicado

Questes ENADE _ Prova 2005


20. Em relao s comunidades presentes em montanhas da zona equatorial, espera-se encontrar nas montanhas da zona temperada, (A) cadeias trficas mais complexas no topo do que na base. (B) maior fluxo de energia e muitas interaes competitivas entre as faces norte e sul. (C) menor riqueza especfica e maior diferenciao entre as comunidades das faces norte e sul. (D) cadeias trficas muito complexas nas faces norte e sul e maior produtividade.

(E) comunidades equivalentes, porm mais estveis ecologicamente. 32. Uma cidade, cuja economia baseada na agricultura e na pesca de subsistncia, apresentou problemas relacionados perda de qualidade da gua, que foi eutrofizada pela lixiviao de fertilizantes para os rios. Foi estabelecido um programa educativo visando a recuperao das matas ciliares da regio. Para maximizar o poder filtrante das matas ciliares, esses ecossistemas devem: (A) apresentar diversidade mnima de 500 espcies por hectare. (B) ser compostos apenas por espcies climxicas da flora brasileira. (C) apresentar uma largura mnima de 10 metros nas duas margens. (D) ser adubados e protegidos durante os primeiros anos de plantio. (E) ser manejados e mantidos em estdio sucessional subclimxico. 33. A colonizao dos diversos ambientes terrestres pelos vegetais decorreu de adaptaes s caractersticas de cada ambiente. Observa-se freqentemente que: (A) a fotossntese C4 predomina na regio temperada. (B) razes apresentam geotropismo negativo em ambientes alagados. (C) plantas com ciclo de vida anual so exclusivas da zona equatorial. (D) o metabolismo CAM decorre da alta presso de herbivoria e competio interespecfica. (E) plantas suculentas so mais freqentes nas regies midas e com alta insolao.

_ Prova 2008
12. Bioma uma rea do espao geogrfico, com dimenses de at mais de um milho de quilmetros quadrados, que tem por caracterstica a uniformidade de determinado macroclima definido, de determinada fitofisionomia ou formao vegetal, de determinada fauna e outros organismos vivos associados, e de outras condies ambientais, como altitude, solo, alagamentos, fogo e salinidade. Essas caractersticas lhe conferem estrutura e funcionalidade peculiares e ecologia prpria. O bioma um tipo de ambiente bem mais uniforme em suas caractersticas gerais, em seus processos ecolgicos, enquanto o domnio muito mais heterogneo. Bioma e domnio no so, pois, sinnimos.
COUTINHO, L. M. O conceito de bioma. In: Acta Botanica Brasilica, v. 20, 2006, p. 13-23 (com adaptaes).

Acerca dos temas tratados no texto acima, assinale a opo correta. (A) Os manguezais constituem um tipo de domnio de floresta tropical pluvial, paludosa, composto por um mosaico de biomas. (B) As savanas constituem um nico bioma, no qual devem ser includas as reas de vegetao xeromorfa, com estacionalidade climtica marcante. (C) Aspectos abiticos so mais relevantes que as fisionomias em qualquer esforo de classificao de biomas. (D) A Amaznia Legal definida por critrios biogeogrficos que se aproximam mais do conceito de domnio que do de bioma. (E) A definio clara de termos como bioma e domnio importante, pois tem implicaes para a definio de polticas pblicas de proteo biodiversidade. 13. Comunidades naturais so o resultado da ao de processos adaptativos, histricos e estocsticos sobre o conjunto de organismos que ocupa determinada rea fsica ou

ambiente. A prpria atividade humana, em certas circunstncias, pode ser considerada uma das foras que moldam a estrutura e organizao das comunidades. Alm disso, o entendimento da dinmica natural fundamental para que se possa compreender a amplitude e os efeitos da ao humana sobre os organismos e o meio ambiente. Apesar de se terem estabelecido em ambientes muito distintos, a comunidade vegetal natural, em uma montanha, e a comunidade de organismos marinhos, em um costo rochoso, na zona entre mars, tm diversas caractersticas em comum, pois ambas se distribuem ao longo de gradientes ecolgicos determinados por fatores fsicos do ambiente. Considerando-se a base da montanha e o nvel das menores mars baixas como os extremos inferiores dos gradientes, que caractersticas so essas e a que gradientes correspondem? (A) Maior riqueza e diversidade de espcies no extremo inferior do gradiente e rarefao de espcies no extremo superior, onde se concentram aquelas menos especializadas e com maior amplitude de tolerncia a fatores fsicos do ambiente. Na montanha, o gradiente inclui fatores como taxa de fotossntese, altitude e declividade; no costo rochoso, os fatores so umidade, impacto de ondas e inclinao. (B) Maior riqueza e diversidade de espcies no extremo superior do gradiente e rarefao de espcies no extremo inferior, onde se concentram aquelas menos especializadas ou com menor amplitude de tolerncia a fatores fsicos do ambiente. Na montanha, o gradiente inclui fatores como declividade e umidade; no costo rochoso, os fatores so umidade, densidade populacional e salinidade. (C) Maior riqueza e diversidade de espcies no extremo inferior do gradiente e rarefao de espcies no extremo superior, onde se concentram aquelas mais especializadas ou com maior amplitude de tolerncia a fatores fsicos do ambiente. Na montanha, o gradiente inclui fatores como temperatura e nutrientes no solo; no costo rochoso, os fatores so umidade, temperatura e salinidade. (D) Maior riqueza e diversidade de espcies no extremo inferior do gradiente e rarefao de espcies no extremo superior, onde se concentram aquelas menos especializadas e com menor amplitude de tolerncia a fatores fsicos do ambiente. Na montanha, o gradiente inclui fatores como quantidade de oxignio, altitude e declividade; no costo rochoso, os fatores so umidade, inclinao e salinidade. (E) Maior riqueza e diversidade de espcies no extremo superior do gradiente e rarefao de espcies no extremo inferior, onde se concentram aquelas mais especializadas ou com maior amplitude de tolerncia a fatores fsicos do ambiente. Na montanha, o gradiente inclui fatores como altitude, declividade e umidade; no costo rochoso, os fatores so umidade, inclinao e densidade populacional.

_ Prova 2011
10. No dia 3 de junho de 2011, foi inaugurado o projeto Tartarugas da Amaznia: Conservando para o Futuro, coordenado pela Associao de Ictilogos e Herpetlogos do Amazonas (AIHA), com a misso de ampliar os estudos cientficos sobre os cinco principais quelnios mais ameaados na regio Amaznica. Entre as vrias ameaas a que esto sujeitas as populaes de quelnios, destaca-se a perda progressiva de hbitat, resultante de aes antrpicas e alteraes climticas. Modelos climticos atuais predizem que a temperatura mdia na Amaznia possa aumentar em 4C at o final do sculo 21, com grande reduo da precipitao pluviomtrica local. Este cenrio seria catastrfico para o bioma da regio, tendo como consequncia a substituio da

vegetao amaznica por um sistema de savana. Diante das previses climticas citadas acima, analise as afirmaes acerca da biologia dos quelnios amaznicos. I. A substituio da vegetao amaznica por savana no ser to preocupante para a conservao das populaes desses animais quanto o aumento mdio da temperatura no bioma da regio. II. A baixa precipitao no ter influncia direta na incubao de seus ovos j que esses se desenvolvem em substrato seco e impermevel, e os embries apresentam reservas em sua vescula amnitica. III. As alteraes climticas amaznicas podero resultar em redues populacionais do grupo j que a temperatura de incubao de seus ovos fator determinante do sexo dos embries. correto o que se afirma em: (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

Referncias bibliogrficas:
RICKLEFS, R. E.; A economia da natureza; Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2010 ODUM, E. P.; Ecologia; Ed. Guanabara Koogan; Rio de Janeiro, 1988 ODUM, E. P./ BARRETT, G. W.; Fundamentos de ecologia; Ed. Cengage Learning, So Paulo, 2008 http://ambientes.ambientebrasil.com.br/unidades_de_conservacao/artigos_u cs/corredor_biologico_e_efeito_de_borda.html cienciasflorestaisufes.webnode.com.br/products/daiani bernardo pirovani"estudo da fragmentao florestal e da ecologia da paisagem na bacia hidrografica do rio itapemirim, es-" orientador%3A aderbal gomes da silva/ http://sitebiologico.blogspot.com.br/2007/10/controle-biolgico.html

S-ar putea să vă placă și