Sunteți pe pagina 1din 21

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013.

ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 134

Decomposio dos ndices de desenvolvimento humano e social da Microrregio de Foz do Iguau: uma aplicao da anlise shiftshare para 1991 e 200089
Decomposition of human and social development indexes of the Micro Region of Foz do Iguau: an application of shift-share analysis for 1991 and 2000 Diego Camargo Botassio90 Gilson Batista de Oliveira91
Artigo recebido para publicao em Ago/2013 e aceito para publicao em Ago/2013.

RESUMO
O presente trabalho busca fazer uma anlise do crescimento dos ndices de desenvolvimento humano e social na Microrregio de Foz do Iguau, utilizando a tcnica de anlise regional s hift-share (estrutural-diferencial) nos indicadores de 1991 e 2000. Para tal, utilizou-se indicadores bsicos de desenvolvimento humano publicados pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento. Ao fim, se obtm quais cidades da microrregio obtiveram maiores variaes de cada ndice, assim como as que no tiveram resultados to expressivos. Porm, para o perodo todos municpios apresentaram crescimento em seus ndices e indicadores de desenvolvimento (a exceo do coeficiente de Gini). O estudo demonstrou que a aplicao da metodologia de grande utilidade para a deteco de indicadores de desenvolvimento humano e social que desempenharam melhor papel para o avano do desenvolvimento em cada municpio comparando-o com a regio, alm de identificar em cada caso onde h problemas de eficincia alocativa, assim como ativao social. Palavras-Chave: Microrregio de Foz do Iguau. Shift-share. Desenvolvimento Humano.

ABSTRACT
This paper aims to analyze the variation of the human development index in the Micro Region of Foz do Iguau, using the technique of regional shift-share analysis (structural-differential) for 1991 and 2000. For this, we used basic indicators of human development published by United Nations Development Program. At the end, which is obtained from the cities had higher variations of each index, as well as those who did not results so expressive. But for the period all municipalities had positive changes in their indexes and indicators of development (except the Gini coefficient). Finally, the study demonstrated that the application of the methodology is useful for the detection of human and social development indicators role they play better to advance development in each city by comparing with the region, and to identify in each case where there are problems of allocative efficiency, and social activation. Keywords: Micro Region of Foz do Iguau. Shift-share. Human Development.

89

Pesquisa desenvolvida no Projeto Construo da Matriz Informacional HINCO da Microrregio de Foz do Iguau: identificao de entraves e potencialidades para o desenvolvimento regional sob a coordenao do prof. Dr. Gilson Batista de Oliveira. 90 Bolsista do PROBIC/UNILA - Universidade Federal da Integrao Latino-Americana. E-mail: diego.botassio@unila.edu.br 91 Doutor em Desenvolvimento Econmico pela Universidade Federal do Paran. Professor Adjunto II da Universidade Federal da Integrao Latino-Americana. E-mail: gilson.oliveira@unila.edu.br

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 135

INTRODUO

A anlise regional tem importante papel quanto h problemas pontuais a serem diagnosticados, tanto para economistas, quanto para os gegrafos e ou demais cientistas sociais. De acordo com Azzoni (2003, p.1), h dois modos de caracterizar a existncia de um 'problema regional': desigualdade e concentrao. Quando se tm tais temas, vem a mente a distribuio de riqueza e renda que ponto fundante do desenvolvimento econmico. Mais do que isso, se necessita, alm de altos recursos e sua distribuio, que a sociedade se veja em boas situaes de vida. O presente trabalho busca fazer uma anlise do crescimento dos ndices de desenvolvimento humano e social na Microrregio de Foz do Iguau (MFI), utilizando a tcnica de anlise regional shift-share (estrutural-diferencial) nos indicadores que compem os referidos ndices para os anos de 1991 e 2000. O municpio mais antigo da MFI o mesmo que lhe d nome. O municpio de Foz do Iguau foi fundado em 1914, originado de uma antiga Colnia Militar existente na regio desde 1989 (PIERUCCINI, TSCH, e IWAKE, 2008). Desde sua fundao, a regio foi palco de diversos processos de emancipao de municpios e recortes geogrficos que, em 1990, levou a criao da microrregio.

1. A MICRORREGIO DE FOZ DO IGUAU

A Microrregio de Foz do Iguau (MFI), hoje constituda por 11 municpios, foi criada a partir da diviso regional geogrfica estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) no ano de 1990 (IBGE, 1990). As microrregies geogrficas so espaos derivados de territrios maiores denominados mesorregies92 e estas so definidas por um conceito mais abrangente de identidade regional, por determinao de regies mais tradicionais levando em considerao os centros urbanos de grande importncia local e sua posio
92

Anterior publicao do IBGE no havia a segregao em mesorregies, somente existindo a diviso regional em microrregies homogneas (IBGE, 1990). Detalhes sobre a diviso regional do Paran antes do perodo estudado ver Muniz Filho (1996).

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 136

geogrfica. Por outro lado, as microrregies so definidas, inicialmente, por um aporte tradicional nomeado pelo municpio mais antigo ou que represente maior articulao no espao geogrfico e aporte de hierarquia urbana levando em considerao, de acordo com Raiher (2009, p. 19), as caractersticas referentes estrutura de produo agropecuria, industrial, de extrativismo mineral, ou de pesca e as relaes de troca, distribuio e consumo entre as cidades que compem a microrregio.

Figura 1. Localizao geogrfica da Microrregio de Foz do Iguau Fonte: IBGE, 2012.

Figura 2. Municpios da Microrregio de Foz do Iguau. Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano (PNUD, 2003)

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 137

Na publicao do IBGE (1990) a MFI era constituda por oito municpios. Porm, durante a dcada de 1990 houve processos de emancipao de trs municpios que foram incorporados microrregio. Os municpios incorporados foram Ramilndia (1991), Itaipulndia (1992) e Serranpolis do Iguau (1995). Assim, de acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (PNUD, 2003) a MFI , assim como segue nos dias atuais, constituda pelos municpios Cu Azul, Foz do Iguau, Itaipulndia, Matelndia, Medianeira, Missal, Ramilndia, Santa Terezinha do Itaipu, So Miguel do Iguau, Serranpolis do Iguau e Vera Cruz do Oeste, localizada dentro da mesorregio do oeste paranaense mapas 01 e 02. A regio de anlise se localiza no extremo oeste paranaense abarcando uma rea total de 5.588,2 km, altitude varivel entre 164 (Foz do Iguau) e 620 metros (Cu Azul) e populao de 399.487 habitantes para o fim do perodo analisado. O municpio que d nome a microrregio est a 533 km da capital do estado, Curitiba, sendo dos 11 municpios o mais distante. A densidade demogrfica da regio de 71,5 hab./km, porm existe uma grande disparidade analisando municpio a municpio. De acordo com Rolim (2004, p.4), Foz do Iguau possui um dos mais elevados graus de urbanizao do Brasil: 99,22%. Enquanto isso, os municpios de Serranpolis do Iguau (40,68%), Ramilndia (45,35%) e Missal (47,66%) apresentam as menores concentraes populacionais.

A respeito do crescimento demogrfico, desde 1980, a MFI se destaca no contexto estadual. importante destacar a emergncia da microrregio de Foz do Iguau a
partir dos anos de 1980, como concentradora de populao urbana no contexto estadual. Todos os municpios que formam esta microrregio

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 138

apresentaram evoluo significativa do nmero de populao urbana no 93 perodo de 1970 a 2000. (IBGE , 2005 apud ALVES, 2005)

Alves (2005) explica que tal crescimento demogrfico ocorre por dois motivos: primeiro, resultado da grande demanda de trabalhadores para a construo da Usina Hidreltrica de Itaipu e segundo a posio geogrfica da microrregio, pois faz fronteira com Paraguai e Argentina. Quanto s atividades econmicas na microrregio, Lima (2007) cita diversas caractersticas regionais. Para esse autor a MFI no apresenta nenhuma disperso quanto s atividades dos ramos da indstria mais dinmicas, como metalrgica e indstria do papel. Por outro lado, a indstria de calados, produtos alimentcios e extrao mineral aparecem de forma significativa. Obteve-se tambm destaque para a indstria de produtos minerais no metlicos e construo civil, que, como salienta o autor, so indstrias no tradicionais das microrregies paranaenses94. O setor tercirio, assim como o comrcio, tem papel expressivo na regio. J o setor primrio, setor mais disperso no Paran, vem perdendo localizao significativa nesta regio desde 1985.

2. CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO

O conceito de desenvolvimento, em especial desenvolvimento econmico, muitas vezes se confunde com outro conceito econmico, o do crescimento. Crescimento deve ser entendido como aumento real no nvel de renda, isto , incrementos positivos no PIB Produto Interno Bruto. Estes incrementos podem ser alcanados por meio de um processo de industrializao ou outras polticas. Tal conceito no abarca necessariamente o conceito de desenvolvimento, que mais amplo. Desenvolvimento econmico entende-se pela melhor distribuio da renda e da riqueza em uma sociedade, ou seja, quanto mais distribuda for a renda e a riqueza mais desenvolvida ser a sociedade. (SANDRONI, 1999; OLIVEIRA, 2002 e 2010).
93

IBGE. Banco de dados agregados SIDRA. Disponvel em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/>. 2005. 94 Ibid., p. 12.

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 139

A discusso do conceito de desenvolvimento ganha fora no perodo pssegunda guerra mundial, contudo, o termo desenvolvimento utilizado para pregar uma noo de progresso econmico. Porm, o debate acerca do qu desenvolvimento possui suas diversas vertentes, tanto acadmicas quanto polticoideolgico (discurso poltico). Um exemplo disso est nas interpretaes das escolas de pensamento econmico. Comparando a viso do autor estadunidense Walt Whitman Rostow (1916-2003) e o pensamento latino-americano, criado a partir dos pensadores da Comisso Econmica para Amrica Latina e Caribe (CEPAL), fica evidente as divergncias de interpretao. Rostow v o desenvolvimento como algo a ser alcanado etapista enquanto o pensamento cepalino, em especial o de Celso Furtado, encara o desenvolvimento como uma consequncia do

subdesenvolvimento, com condies impostas do centro a periferia, no percorrendo um caminho em etapas. A noo de desenvolvimento que se considera neste trabalho abarca no s a renda (termo econmico), mas tambm a qualidade de vida da populao, levando em considerao tambm sua educao e sade, caracterizando no somente o desenvolvimento como econmico, mas tambm humano e social, pois o que importa, na verdade, mais do que o simples nvel de crescimento ou de industrializao, como os frutos do progresso, da industrializao, do crescimento econmico so distribudos para a populao, de modo a melhorar a vida de todos (OLIVEIRA, 2002, p.45). Para a anlise de desenvolvimento que se leva a cabo utiliza-se os indicadores de renda, educao e sade. Os dados brutos utilizados nessa pesquisa so obtidos no Atlas do Desenvolvimento Humano (PNUD, 2003): PIB per capita municipal: calculado a partir do produto municipal dividido por sua populao e adaptado a paridade do poder de compra medido em salrios mnimos; Educao: calculado a partir da Taxa Bruta de Frequncia Combinada que utiliza a quantidade de pessoas que frequentam os cursos nos trs nveis divididos pela quantidade total de pessoas na faixa etria de 7 a 22 anos (peso 1/3) e taxa de alfabetizao (peso 2/3);

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 140

Sade ou Longevidade: traz a expectativa de vida ao nascer (em anos), com peso de 2/3, e a taxa de mortalidade infantil a cada mil nascidos vivos, com peso de 1/3; Coeficiente de Gini: indicador utilizado para medir a distribuio da renda em cada municpio95. Cada um dos indicadores apresenta resultados em uma escala de 0 a 1 (mtodo distancial), sendo 0 (zero) a pior situao para cada indicador e 1 (um) a situao inversa96, salvo o Coeficiente de Gini, que precisa de uma adaptao para inverter a interpretao dos resultados. Os dados brutos retirados do PNUD (2003), expostos na tabela 02, permitiram os clculos dos ndices e indicadores necessrios para anlise. Optou-se pelos anos bases 1991 e 2000, pois foram anos censitrios.

De acordo com PNUD (2003), os valores do ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), permitem classificar as cidades em trs grupos: Valores menores que 0,5: baixo desenvolvimento; Valores entre 0,5 e 0,8: mdio desenvolvimento; Valores acima de 0,8: alto desenvolvimento.
95

O Coeficiente de Gini no o nico indicador existente para o clculo da concentrao de renda, porm se optou por utiliz-lo j que o mais conhecido. O software do PNUD tambm disponibiliza os dados do ndice L de Theil, um outro coeficiente que mede desigualdade, porm com critrios de clculo distintos e consequentemente se obtm outros valores. 96 Esta metodologia tambm denominada de genebrino, onde se utiliza os extremos de mximo e mnimo como referncia, sendo 0 extremo inferior e 1 o extremo superior. Os valores intermedirios so ponderados conforme este padro.

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 141

Assim, assumindo a mesma segregao dos pases quanto seus valores do IDH para municpios, todos os municpios da regio em anlise, ao fim do perodo, encontram-se na faixa de municpios com mdio desenvolvimento tomando como base o IDH-M. Ademais de isso, sete dos 11 municpios esto entre os 70 com melhor desempenho do IDH-M no Estado do Paran, um grupo composto pelos 17% municpios com melhores ndices no estado. Nesse artigo, conforme anteriormente definido, so usados trs ndices de desenvolvimento humano e social: 1. ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi apresentado pela primeira vez no Relatrio de Desenvolvimento Humano publicado pela ONU em 1990, que desde ento tem uma publicao anual e , at os dias atuais, o ndice de desenvolvimento mais usado para se referir a qualidade de vida da sociedade. Em 1998, trs instituies de pesquisa brasileiras97, com base no IDH, adaptaram a metodologia para os municpios, criando assim o ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Por se tratar de uma adaptao do ndice original (IDH), no se deve fazer comparaes dos resultados do IDH com os do IDH-M, pois se tratam de tipos de delimitaes geogrficas distintas, assim como as aproximaes de clculo; 2. ndice de Desenvolvimento Social (IDS) Para compensar um erro metodolgico proposto no IDH-M, pois a renda per capita no compatvel com o conceito de desenvolvimento quanto a distribuio mais igualitria da renda, o ndice de Desenvolvimento Social (IDS), formulado inicialmente em 1991, leva em considerao no a renda per capita, mas como esta distribuda na sociedade atravs do coeficiente de Gini. Observa-se que o coeficiente de Gini graduado de 0 a 1, porm 0 (zero) representa a melhor situao para concentrao de renda (distribuio completamente igualitria) enquanto 1 (hum) para a maior concentrao de renda possvel. Para compensar esta diferena adapta-se o coeficiente de Gini para a unidade menos o coeficiente dado pela base de dados. Assim, zero representaria a pior situao (completa concentrao) e 1 (hum) a distribuio de renda mais
97

Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA); Fundao Joo Pinheiro (FJP) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE).

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 142

igualitria. O IDS calculado a partir da mdia aritmtica simples das componentes concentrao de renda, longevidade e educao, conforme descrito por Oliveira (2010); 3. ndice de Desenvolvimento Humano Municipal Ampliado (IDH-MA) Por fim, o ndice anteriormente apresentado leva em considerao a concentrao da renda, porm no analisa a paridade do poder de compra. Tendo em vista este problema utilizaremos o ndice de Desenvolvimento Humano Municipal Ampliado (IDH-MA) que busca suprir esta necessidade. Para tal clculo se leva em conta a mdia simples com quatro componentes, duas delas referentes renda. Assim, o IDH-MA calculado a partir dos indicadores de renda (renda per capita e coeficiente de Gini), indicador de educao e indicador de longevidade. (OLIVEIRA, 2010)

3. METODOLOGIA SHIFT-SHARE

A metodologia Shift-share (tambm chamada de Estrutural-Diferencial) amplamente utilizada como ferramenta de sintetizao de dados estatsticos atravs da anlise dos componentes de variao de um indicador e largamente utilizada para anlise regional, tanto por economistas quanto por gegrafos. De acordo com Simes (2005, p.10), o mtodo consiste, basicamente, na descrio do crescimento econmico de uma regio nos termos de sua estrutura produtiva. Conforme Vale e Vasconcelos98 (1984 apud OLIVEIRA, 2010, p.120) devese criar um roteiro para a utilizao da metodologia99. Este roteiro inclui: 1) escolha de uma regio de anlise a qual observar-se- o desempenho dos municpios que a formam; 2) escolher as variveis para anlise e 3) deve -se isolar os efeitos da varivel para analisar o desempenho da estrutura no desenvolvimento regional. Portanto, a MFI a regio (universo) a ser analisada e os ndices escolhidos, como j apresentados, so o IDH-M, IDS e IDH-MA.

98 99

VALE e VASCONCELOS, A. Economia urbana. Porto/Portugal: Rs-editora, 1984. The classical shift-share equation is designed to decompose the growth of a regional variable such as employment, income or output into three effects that measure differential growth among regions (Herzog e Olsen, 1977, p. 441)

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 143

De acordo com Oliveira (2010), algebricamente, o modelo bsico pode ser escrito da seguinte forma: Xik = [Xik (t) Xik (t-1)]= [NXik + SXik + RXik] ; sendo que: Xik representa a variao observada na varivel Xik; Xik
(t)

representa a varivel econmica escolhida como explicativa X,

medida na regio i, no setor k, no perodo de anlise t, no caso a ser estudado, foram escolhidos os componentes do IDH-M, IDS e IDH-MA; NXik representa o componente nacional, nessa averiguao esse componente refere-se ao agregado da Microrregio de Foz do Iguau (MFI);

SXik representa o componente estrutural de cada localidade (cidade) da MFI e; RXik representa o componente regional, no caso, o componente de cada municpio que faz parte da MFI;

Para se obter as variveis explicativas definidas anteriormente deve-se proceder da seguinte maneira: NXik = gNX . Xik (t-1); SXik = (gNXK gNx).Xik (t-1); RXik = (gik gNXK).Xik (t-1); sendo que: gNX reflete a variao percentual da varivel X observada a nvel nacional (regional), no nosso caso a nvel da MFI relativamente ao ano base t-1; gNXK reflete a variao percentual da varivel X observada a nvel nacional (da MFI), referente ao setor k (cada um dos indicadores bsicos do IDH-M, IDS e IDH-MA da amostra da regio em estudo);

gik reflete a variao percentual da varivel X, observada na regio i, no caso em cada municpio membro da MFI, no setor k (assim como o anterior, trata-se de cada um dos indicadores bsicos do IDH-M, IDS e IDH-MA da MFI).

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 144

Para facilitar a comparao desse trabalho com outros com a mesma metodologia, sero usadas e mantidas nos quadros de decomposio do crescimento em componentes de variao, a notao e interpretao apresentadas por Haddad e Andrade (1989). Para esses autores, a anlise shift-share permite a identificao da variao do indicador selecionado atravs da VLT Variao Lquida Total, que o crescimento observado menos o terico, ou seja, o crescimento que seria obtido caso as cidades mantivessem as mesmas taxas de crescimento da MFI, o mesmo indicador de foi denominado de NXik . O VLT ou NXik obtido da seguinte forma: VLT = VLE + VLD. Sendo que: VLE, retrata a Variao Lquida Estrutural, no caso, o mesmo que a componente estrutural (SXik) e; VLD, reflete a Variao Lquida Diferencial ou componente diferencial, que aparece anteriormente como componente regional (RXik), cujos resultados apontam que na localidade estudada (cada municpio da MFI) a varivel tem um desempenho superior ou inferior ao das suas congneres. Agora, para compreenso plena dos resultados deve-se explicar dois conceitos importantes para a aplicao da metodologia e leitura dos grficos sintetizadores. Tais conceitos so ativao social e eficincia alocativa. O primeiro, ativao social, se refere a variao regional (VLD) e o segundo, eficincia alocativa, dado pela variao estrutural (VLE). A ativao social reflete a capacidade de transformar crescimento em desenvolvimento (capacidade de ativao social) 100 desde que a VLD seja positiva. O inverso vlido. Eficincia alocativa se refere a eficincia dos gastos pblicos para alocao de recursos para melhoria nas reas utilizadas em cada indicador. Para VLE>0 se verifica eficincia quanto a alocaes desses recursos e VLE<0 a ineficincia. Os possveis resultados so resumidos por Oliveira (2010) no quadro 1.

100

OLIVEIRA, op. cit., p. 127.

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 145
Quadro 01: Guia de interpretao dos resultados dispostos nos grficos de decomposio do crescimento por ndice escolhido e por municpio da MFI.
Quadrante Componentes Eficincia Ativao VLT Interpretao alocativa Social VLE VLD Presente Presente + + + Municpios com as maiores variaes positivas dos indicadores bsicos componentes de cada ndice estudado. A capacidade de ativao social (VLD>0) consegue suplantar a ineficincia alocativa municipal (VLE<0) e ter um crescimento maior que a mdia da MFI (VLT>0). Crescimento total abaixo da mdia regional (VLT negativo). Possuem ativao social, porm, no conseguem superar a ineficincia alocativa (VLE<0). So municpios com baixas taxas de crescimento e baixa participao no crescimento dos ndices da regio analisada, cuja falta de ativao social piorada pela ineficincia alocativa municipal. Cidades com desempenho regular. A gesto municipal no consegue evitar perdas lquidas, mas consegue manter a cidade afastada da rea de pior desempenho. Embora com crescimento total acima da mdia regional (VLT>0), a VLD<0 mostra que o municpio tem pouca capacidade de ativao social.

Ausente Presente II Ausente Presente

III

Ausente Ausente

Presente Ausente IV Presente Ausente

Fonte: Oliveira (2010), modificado.

4. ANLISE DOS DADOS

A partir do software do PNUD (2003), foi extrada toda a base de dados e aplicada metodologia. Estes dados produziram um conjunto de tabelas, que por fim puderam ser sintetizadas em grficos para melhor anlise. Nota-se que as variaes percentuais relativas para os indicadores longevidade e educao so as mesmas para os trs ndices analisados, assim como as variaes percentuais relativas renda per capita para o IDH-M e o IDH-MA e a variao da concentrao de renda para o IDS e o IDH-MA. As diferenas esto relacionadas s metodologias de clculo utilizadas para cada ndice, pois utilizam combinaes de indicadores bsicos distintas.

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 146

4.1 ANLISE DO IDH-M

O IDH-M para a MFI passou de 0,7 em 1991 para 0,77 em 2000, caracterizando variao positiva de 10,43% sendo a componente educao a principal responsvel pela evoluo do desempenho do ndice (13,24%), seguida da componente longevidade (9,32%) e a componente renda per capita (8,19%). O municpio que melhor apresentou crescimento do IDM-M foi Cu Azul (16,29%) e em contra partida Medianeira (6,66%) apresentou o menor crescimento entre os municpios da microrregio.

Grfico 1: Componente regional por indicador bsico do IDH-M: 1991-2000 Fonte: Elaborao prpria

Fazendo uso dos dados obtidos e dos conceitos dispostos no quadro 2, pode-se observar que Cu Azul foi o nico municpio da MFI que aparece localizado no primeiro quadrante do grfico 02. Tal posio indica que este municpio obteve as maiores variaes dos indicadores bsicos para o IDH-M. Por outro lado, Foz do Iguau, Itaipulndia, Ramilndia e Vera Cruz do Oeste apresentam variaes abaixo da mdia regional. Nenhum municpio se encontra no terceiro quadrante. J os municpios de Matelndia, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, So Miguel do Iguau e Serranpolis do Iguau apresentam resultados abaixo da mdia regional (MFI).

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 147

Grfico 2: Representao da decomposio de crescimento do IDH-M: 1991-2000 Fonte: Elaborao prpria

4.2. ANLISE DO IDS

O IDS apresentou variao de 8,47%, ou seja, variao positiva, porm menor que o ndice anteriormente analisado. Tal diferena se d pela substituio do indicador renda per capita pelo de concentrao de renda. O IDS passou de 0,63 a 0,68 no perodo. O indicador concentrao de renda apresenta oscilao negativa (1,24%) para a regio, enquanto os indicadores de educao (13,24%) e longevidade (9,32%) apresentaram oscilaes positivas. Assim como o IDH-M, Cu Azul apresentou o maior crescimento do ndice IDS com variao de 14,19%. Em contra partida, Itaipulndia apresentou o menor crescimento com 2,23%. O baixo crescimento deste ndice para Itaipulndia se deve ao acentuado aumento da concentrao de renda (17,65%). Mesmo com este desempenho ruim, o municpio que apresentou maior disparidade na concentrao de renda foi So Miguel do Iguau (-22,73%). Enquanto isso, do total, cinco municpios apresentaram variao nula para a concentrao da renda, trs variao positiva e trs variao negativa. Ademais, todos os municpios apresentaram variaes positivas dos indicadores educao e longevidade. O grfico 03 apresenta os resultados da componente regional de acordo com a metodologia.

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 148

Grfico 3: Componente regional por indicador bsico do IDS: 1991-2000 Fonte: Elaborao prpria.

Os municpios de Itaipulndia, Ramilndia, Serranpolis do Iguau e So Miguel do Iguau apresentaram variaes negativas para a componente regional, o que representa que tiveram variao mdia menor que a taxa de crescimento do IDS na MFI. Para o grfico 04, sintetizador das componentes estrutural e regional, temos no primeiro quadrante os municpios de Foz do Iguau, Medianeira, Missal e Vera Cruz do Oeste, ou seja, os municpios que apresentaram maiores variaes nas componentes do IDS comparados regio. Por outro lado, os municpios que apresentaram maiores variaes negativas foram Itaipulndia e Ramilndia, ambas situadas no terceiro quadrante, apresentando variaes negativas para as duas componentes. Os demais municpios (Cu Azul Matelndia e Santa Terezinha de Itaipu) apresentaram variao acima da mdia regional, porm com variao negativa da componente estrutural (2 quadrante), e, por outro lado, apresentando resultados abaixo da mdia regional e componente regional negativa se encontram os municpios de Serranpolis do Iguau e So Miguel do Iguau (4 quadrante).

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 149

Grfico 04: Representao da decomposio de crescimento do IDS: 1991-2000 Fonte: Elaborao prpria.

4.3 ANLISE DO IDM-MA No perodo de 1991 2000 houve variao de 8,4% do ndice IDHM-MA para a microrregio, puxado principalmente pelas variaes dos indicadores educao (13,24%), longevidade (9,32%) e renda (8,19%). Como j vimos para o IDS, a indicador de concentrao de renda apresentou variao negativa (-1,24%) para o perodo. Assim como os demais ndices, Cu Azul apresentou o maior crescimento do IDH-MA (13,32%) e Itaipulndia (4,49%) a menor variao positiva. De modo geral, a microrregio apresentou em 1991 o IDH-MA igual a 0,63 passando a 0,68 em 2000, crescimento de 7,93%.

Grfico 5: Componente regional por indicador bsico do IDH-MA: 1991-2000 Fonte: Elaborao prpria.

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 150

A anlise das componentes estrutural e diferencial para o IDH-MA esto sintetizados no grfico 06. Os municpios que apresentaram maiores variaes positivas para os indicadores do IDH-MA foram Matelndia e Missal, apresentando ambas variaes positivas para as componentes apresentando eficincia alocativa e ativao social. Por outro lado, cinco dos municpios da microrregio apresentaram ambas componentes negativas, e por consequncia variao lquida total negativas, o que as colocam no terceiro quadrante explicitando municpios que tiveram pior sucesso para aumentar a qualidade de vida de sua populao. Tais municpios so: Foz do Iguau, Itaipulndia, Medianeira, Ramilndia e So Miguel do Iguau. Por fim, os municpios de Cu Azul, Santa Terezinha do Itaipu e Vera Cruz do Oeste se localizam no segundo quadrante e Serranpolis do Iguau no quarto quadrante.

Grfico 06: Representao da decomposio de crescimento do IDH-MA: 1991-2000 Fonte: Elaborao prpria.

CONSIDERAES FINAIS

Os indicadores de desenvolvimento para a MFI apresentaram crescimento, assim como para cada municpio analisado individualmente. O objetivo foi analisar como cada municpio colaborou, para mais ou para menos, com o desenvolvimento da regio como todo.

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 151

O estudo demonstrou que a aplicao da metodologia de grande utilidade para a deteco de indicadores de desenvolvimento humano e social que desempenham melhor papel para o avano do desenvolvimento em cada municpio comparando-o com a regio, alm de identificar em cada caso onde h problemas de eficincia alocativa, assim como ativao social cujo a presena pode auxiliar na melhoria da qualidade de vida. Os resultados da decomposio com uso do shift-share, tanto do IDH-M, IDS e IDH-MA quanto dos seus indicadores bsicos, podem nortear as polticas pblicas municipais, estaduais e federais na tentativa de melhorar o desenvolvimento humano e social na MFI.

REFERNCIAS

ALVES, L. R. Urbanizao e polarizao das microrregies paranaenses 1970/2000. 2005. Monografia (Bacharelado em Cincias Econmicas) Universidade Estadual do Oeste do Paran Campus de Toledo. Toledo, 2005. AZZONI, C. R. Sobre a Necessidade da Poltica Regional. In: KON, A. (Org.). Unidade e Fragmentao: A Questo Regional no Brasil. Unidade e Fragmentao: A Questo Regional no Brasil. So Paulo: Editora Perspectiva, 2002. HADDAD, P. R; ANDRADE, T. A. Mtodo de anlise estrutural-diferencial. In: HADDAD, P. R. (org.). Economia Regional: teorias e mtodos de analise. Fortaleza: BNB/ETENE, 1989. HERZOG, H. W; OLSEN, R. J. Shift-Share analysis revisited: the allocation effect and the stability of regional structure. Journal or Regional Science. 1 7 (3): 441-54, 1977. IBGE. Diviso do Brasil em Mesorregies e Microrregies Geogrficas. v. 1. Rio de Janeiro, 1990. ______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Pgina eletrnica: www.ibge.gov.br. Acesso em: 01 nov. 2012. ______. Banco de dados agregados SIDRA. Disponvel em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/>. 2005. Acesso em: 01 nov. 2012.

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 152

LIMA, J. F. Disperso e alocao do emprego nas atividades produtivas das microrregies paranaenses. Toledo: Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Regional e Agronegcios da UNIOESTE, 2007. MUNIZ FILHO, C. Diviso regional do Paran. Rev. parana. desenvolv., Curitiba, n.87. jan/abr.; 1996. OLIVEIRA, G. B. O desenvolvimento na Regio Metropolitana de Curitiba. 312 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econmico). Universidade Federal do Paran. Curitiba: PPGDE/UFPR, 2010. ______. Uma Discusso sobre o Conceito de Desenvolvimento. Rev. FAE, Curitiba, v.5, n.2, p.45-48, maio/ago. 2002 PNUD. Programa das Naes Unidas para o desenvolvimento. Pgina eletrnica < http://www.pnud.org.br>. Acesso em: 01 nov. 2012. ______. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2003). Software disponvel em http://www.pnud.org.br. Acesso em: 01 nov. 2012. PIERUCCINI, M.A; TSCH, O. C; IWAKE, S. Criao dos Municpios e Processos Emancipatrios. In: PERIS, A. F. (org). Estratgias de Desenvolvimento Regional: Regio Oeste do Paran.Cascavel: Edunioeste, 2008. RAIHER, A. P. A evoluo do capital humano e sua importncia no crescimento econmico das microrregies paranaenses no perodo de 1999 a 2006. 141 p. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Cincias Econmicas, Programa de Ps-graduao em Economia, Porto Alegre, 2009. ROLIM, C. F. C. Como analisar as Regies Transfronteirias?: esboo de um enquadramento terico-metodolgico a partir do caso de Foz do Iguau. In: III Encontro Paranaense de Economia, 2004, Londrina. Anais do III Encontro Paranaense de Economia, 2004. SANDRONI, P. Novssimo Dicionrio de Economia. So Paulo, Crculo do Livro; Best Seller, 1999. SILVA, J. C. A anlise de componentes de variao (shift-share). In: COSTA, J. S. (org). Compedio de economia regional. Coimbra/Portugal: APDR, 2002. SIMES, R. F. Mtodos de anlise regional e urbana: diagnstico aplicado ao planejamento. Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG, 2005.

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 153

ANEXO ESTATSTICO

Revista Tecnologia e Sociedade - 2 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526 ISSN (verso impressa): 1809-0044 154

S-ar putea să vă placă și