Sunteți pe pagina 1din 1

CONCEPES OU TENDNCIAS PEDAGGICAS DA EDUCAO BRASILEIRAS Nome da Tendncia Pedaggica Papel da Escola Contedos Mtodos Professor X aluno Aprendizagem

em Manifestaes Nas escolas que adotam filosofias humanistas clssicas ou cientficas.

Conhecimento Exposio e receptiva e mecnica, Pedagogia cientfico acumulado e Autoridade do professor Preparao intelectual e demonstrao verbal sem se considerar as Liberal repassados aos alunos que exige atitude moral dos alunos da matria e / ou por caractersticas prprias Tradicional. como verdades receptiva do aluno. meios de modelos. de cada idade. absolutas. Os contedos so A escola deve se Por meio de estabelecidos a partir Tendncia adequar as experincias, O professor auxiliador das experincias baseada na motivao Liberal Renovadora necessidades pesquisas e mtodo no desenvolvimento livre vividas pelos alunos e na estimulao Progressiva. individuais e ao meio de soluo de da criana. frente s situaes social. problemas. problemas. Tendncia Educao centralizada no Baseia-se na busca dos Mtodo baseado na Aprender modificar as Liberal Renovadora aluno e quem garantir Formao de atitudes. conhecimentos pelos facilitao da percepes da no-diretiva um relacionamento de prprios alunos. aprendizagem. realidade. (Escola Nova) respeito. Procedimentos e So informaes Tendncia modeladora do tcnicas para a o professor transmite ordenadas numa Aprendizagem baseada Liberal comportamento atravs transmisso e informaes e o aluno seqncia lgica e no desempenho. Tecnicista. de tcnicas especficas. recepo de vai fix-las. psicolgica. informaes. visa levar professores e Tendncia alunos a atingir um A relao de igual para Resoluo da situao Progressista nvel de conscincia da Temas geradores. Grupos de discusso. igual. problema. Libertadora realidade em busca da transformao Tendncia Transformao num As matrias so Vivncia grupal na o professor orientador Progressista sentido libertrio e colocadas mas no Informal, via grupo. forma de auto-gesto. e os alunos livres. Libertria. autogestionrio. exigidas. Tendncia Contedos culturais parte de uma relao Papel do aluno como Progressista "crtico universais que so direta da experincia participador e do Baseadas nas estruturas social Difuso dos contedos. incorporados pela do aluno confrontada professor como cognitivas j dos contedos ou humanidade frente com o saber mediador estruturadas nos alunos. "histrico-crtica" realidade social. sistematizado.

Montessori Decroly Dewey Piaget Lauro de oliveira Lima Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill. Leis 5.540/68 e 5.692/71.

Paulo Freire.

C. Freinet Miguel Gonzales Arroyo. Makarenko, B. Charlot Suchodoski, Manacorda G. Snyders Demerval Saviani.

S-ar putea să vă placă și