Sunteți pe pagina 1din 3

LIO 11 A ILUSRIA PROSPERIDADE DOS MPIOS INTRODUO I. OS PARADOXOS DA VIDA II. A REALIDADE DO PRESENTE E A INCERTEZA DO FUTURO III.

A IMPREVISIBILIDADE DA VIDA IV. VIVENDO POR UM IDEAL CONCLUSO Perspec !"#s $%$&!c#s e e'&()!c#s p#r# ' pr'$&e*# +' s',r!*e- ' A Bblia Sagrada, Palavra de Deus, declara que o sofrimento humano consequncia da queda de Ado. A re resenta!o humana, or Ado, no "ardim do #den, trou$e a condena!o a todos os homens. %sse ato no surgiu da voli!o de Deus, mas da vontade humana. &a %scritura Sacra a questo no 'Se Deus (usto)*, mas 'como odemos +n,s os humanos- "ustificarmos)* A queda foi resultado da rebelio de Ado. . ecado fe/ o homem cair, denotando as cat0strofes de nature/a cosmol,gica +1m 2.34,33-. 5ogo a nature/a do sofrimento humano recisa ser vista sobre o onto de vista bblico antro ol,gico, ou se"a, as consequncias das a!6es do homem. O ser"' s',re+'r e # e.p!#/0' +e Cr!s ' . %vangelho de 7risto integral, tanto corres onde a esfera material +cor o- quanto a esfera imaterial +alma8es rito-. %m 9saas :;, estabelecido o sofrimento do Servo Sofredor como ressu osto ara a cura divina na e$ ia!o. . evangelista <ateus afirma e$atamente o car0ter curador fsico da e$ ia!o. 9sso totalmente relevante orque os ensinos bblicos da salva!o e a nature/a humana acham=se interligados, "0 que o ser humano no uma associa!o desorgani/ada de cor o, alma e es rito. . ser humano uma unidade e a salva!o se a lica a todas as facetas da e$istncia humana. '. %vangelho inteiro ara a essoa inteira* um tema genuinamente bblico que recisa ser reiterado a cada dia. 1efle$o> Se a raa humana foi criada por Deus para desfrutar integralmente de tudo, e esta era mesmo a sua inteno razovel deduzir pelas evidncias bblicas ue a cura !pelo menos num sentido limitado" faz parte da obra salvfica de Deus em #risto$% +?.1@.&, StanleA <., %d. @eologia Sistem0tica, uma ers ectiva entecostal. 1io de (aneiro, 7PAD, BCCD, . :B3-.

Pr'$&e*#s D'1 r!-2r!'s s'$re ' s',r!*e- ' e ' c#r2 er &!*! #+' +# res #1r#/0' 31*#-# A conce !o triunfalista da e$tin!o do sofrimento no am arada elos ressu ostos bblicos. . dese"o de Deus aben!oar a sua cria!o e "amais amaldi!o0=la +En B3.;F @g B.BG-, orm, isso no significa que no tem o resente estamos livres de todo e qualquer ti o de sofrimento. A conhecida f,rmula da f, baseada nas confiss6es humanas, tem sido o maior em ecilho ara com reender e viver de fato as benesses do %vangelho genuno. ?0 v0rios roblemas relacionados a esse movimento da f,rmula da f. Para eles vergonhoso o crente est0 enfermo, orque h0 romessa da liberta!o total do sofrimento fsico, rique/as e gl,rias so o que es eram os crentes. A confisso ositiva mascara a realidade ,bvia da vida, ou se"a, o estabelecimento de um novo ensamento que nega a realidade do mundo fsico uma fuga da realidade. @odos esses ressu ostos so contradit,rios aos ensinos das %scrituras. . a ,stolo Paulo se refere aos sofrimentos da vida +fsicos- que sero com letamente removidos na reden!o futura desse cor o fsico, quando ento os crentes a semelhan!a do 7risto ressuscitado tero seus cor os transformados. %m 1omanos 2.B2=3G fica e$ lcita a condi!o resente da vida humana, totalmente envolvida em afli!o e gemidos, denotando o car0ter limitado da restaura!o humana no tem o resente, ou se"a, a com leta restaura!o do homem ainda estar or vir +1m 2.B2F B 7o B:.H3=HG,:4=::F B (o ;.3-. 1efle$o> & erro da teologia da f atribuir ' cura divina (ou ausncia de sofrimento) poderes ue somente iro se manifestar nos fins dos tempos% ! ?.1@.&, StanleA <., %d. @eologia Sistem0tica, uma ers ectiva entecostal. 1io de (aneiro, 7PAD, BCCD, . :3G-. P#1&' e ' s',r!*e- ' *stou crucificado com #risto+ logo, , no sou eu uem vive, mas #risto vive em mim% +El 3.BCb,34-. Para os cristos "udeus a autoridade a ost,lica era sinInimo de trans orta!6es de e$ erincias es irituais ortentosas. Paulo, orm, afirma que estas e$ erincias no so evidncia de autoridade a ost,lica e nem so de roveito ara a congrega!o. %videntemente, Paulo no nega o valor do dom de revela!o dado elo %s rito Santo +B7o BH.D,3D,;4-, mas ele est0 lhe dando com os argumentos dos falsos a ,stolos e em rela!o ao a ostolado ele afirma que no est0 abai$o de ningum, orque a e$ erincia dada elo %s rito Santo foi to ortentosa que ara ele no se envaidecer, como os falsos a ,stolos, foi=lhe dado um es inho na carne. A humildade de Paulo to clara, que ele narra o acontecimento na terceira essoa, sendo honesto com a nature/a da

e$ erincia, ou se"a, ele no sabia se a viso fora dada dentro ou fora do cor o, 'Deus o sabe* +v.;-. Jraque/a, limita!6es e sofrimentos eram caractersticas resentes na vida de Paulo. &o h0 certe/a o que era o es inho na carne de Paulo, mas o %terno or vontade soberana decretou a Era!a consoladora em sua vida dando refrigrio e a/. A e$ ia!o de 7risto ro icia cura mediante a vontade soberana de Deus, -aulo, no entanto, no foi curado$ .lguns sustentam ue Deus responder a ual uer orao basta ue acreditemos$ -aulo no carecia de f, mas no foi curado$ *sta e outras passagens do /ovo 0estamento, como 1ilipenses 2$23425, nos lembram ue os cristos podem sofrer em decorrncia de uma sa6de precria, alm de outras dificuldades, sem ue isso represente pecado ou falta de f$ .o permitir os sofrimentos de -aulo, Deus tinha um prop7sito para sua vida (no se ensoberbecer)$ #omo bom estarmos confiantes em duas situa8es9 :uando sofremos, Deus tem em mente uma boa razo$ :uando estamos fracos, podemos aguardar at ue Deus nos mostre seu poder em, e atravs de n7s%$ +197?A1DS, 5aKrence .. ;uia do <eitor da =blia, uma anlise de ;nesis a .pocalipse captulo por captulo$ 1io de (aneiro, 7PAD, . G2H-. Pre/ado rofessor, nesta li!o enfati/e ao seu aluno a im ortLncia de reconhecermos que mesmo em meio ao sofrimento odemos ser a rovados or Deus e desfrutar das maiores e mais sublimes e$ erincias es irituais. 1efle$o> . garantia de #risto de ue sua graa suficiente e seu poder se aperfeioa na fra ueza nos motiva ho,e$ *m vez de tentar controlar nosso pr7prio destino, temos de nos submeter ' vontade de Deus$ Sempre ue nos sentirmos impotentes, ( uer fsica, relacional, financeira ou estruturalmente), podemos dizer9 >/o se faa a minha vontade, mas a tua? !<c 22$@2"$ *nto, a medida ue obedecemos o Senhor ativamente, poderemos reivindicar sua suficiente graa e eAperimentar seu poder, ue >se aperfeioa na fra ueza?% +?.1@.&, StanleA <. B C BB #orntios, os problemas da Bgre,a e suas solu8es. 1io de (aneiro, 7PAD, . 3H2-. Re,er4-c!# B!$&!')r2,!c# ?.1@.&, StanleA <., %d. 0eologia Sistemtica, Dma -erspectiva -entecostal$ 1io de (aneiro, 7PAD, BCCD. 197?A1DS, 5aKrence .. ;uia do <eitor =blico, uma anlise de ;nesis a .pocalipse captulo por captulo$ 1io de (aneiro, 7PAD, 344:. ?.1@.&, StanleA <. B C BB #orntios, os problemas da Bgre,a e sua solu8es$ 1io de (aneiro, 7PAD, 344;.

S-ar putea să vă placă și