Sunteți pe pagina 1din 22

R

VAIO Care Rescue


Guia do Usurio

Ressalvas, Notas, Avisos do VAIO Care Rescue


AVISO
2010 Sony Electronics Inc. Est proibida a reproduo parcial ou integral sem autorizao por escrito. Todos os direitos reservados. Este manual e o software por ele descrito, no pode ser reproduzido, traduzido nem resumido, no todo ou em parte, por meio de qualquer forma legvel por mquina, sem aprovao prvia por escrito. A SONY ELECTRONICS INC. NO FORNECE NENHUMA GARANTIA EM RELAO A ESTE MANUAL, A QUALQUER SOFTWARE NELE MENCIONADO OU A OUTRAS INFORMAES AQUI CONTIDAS, E, PELO PRESENTE DOCUMENTO, EXPRESSAMENTE SE ISENTA DE QUALQUER GARANTIA IMPLCITA REFERENTE COMERCIALIZAO OU ADEQUAO A QUALQUER FINALIDADE PARTICULAR NO QUE SE REFERE A ESTE MANUAL, AO SOFTWARE OU A OUTRAS INFORMAES. EM NENHUMA CIRCUNSTNCIA A SONY ELECTRONICS INC. SER RESPONSABILIZADA POR QUALQUER DANO INCIDENTAL, CONSEQENCIAL OU ESPECFICO, INDEPENDENTEMENTE DE ESTAR BASEADO EM ILICITUDE CIVIL OU CONTRATUAL, OU QUE RESULTE OU SE RELACIONE AO USO DESTE MANUAL, DO SOFTWARE OU DE OUTRAS INFORMAES AQUI CONTIDAS. A SONY NO PODE GARANTIR QUE AS FUNES DESCRITAS NESTE MANUAL NO POSSAM EVENTUALMENTE APRESENTAR ERROS OU QUE NO SERO DESCONTINUADAS. A SONY TAMBM NO ASSUME QUALQUER RESPONSABILIDADE, E NO SER RESPONSABILIZADA, POR DANOS OU VRUS QUE POSSAM INFECTAR SEU COMPUTADOR OU OUTRA PROPRIEDADE COMO RESULTADO DE SEU ACESSO, UTILIZAO OU NAVEGAO EM QUALQUER WEBSITE DESCRITO, OU PORQUE VOC FEZ DOWNLOADS DE MATERIAIS, DADOS, TEXTOS, IMAGENS, VDEOS OU MATERIAIS DE UDIO NOS WEBSITES DESCRITOS. AS INFORMAES DE WEBSITES SO OBTIDAS DE VRIAS FONTES E TALVEZ NO SEJAM EXATAS. CPIAS DE INFORMAES PROTEGIDAS POR LEIS DE DIREITO AUTORAL SOMENTE PODEM SER FEITAS PARA FINALIDADES LEGALMENTE PERMITIDAS. A Sony Electronics Inc. se reserva o direito de modificar este manual ou as informaes aqui contidas, a qualquer momento e sem aviso prvio. O software aqui descrito regido pelos termos de um contrato especfico de licena do usurio. Este manual faz referncia a softwares de propriedade da Sony e licenciados por terceiros. Uso de software est sujeito aos termos e condies da licenaacordos fechados com o produto que acompanha esse software. Alguns softwares no podem ser utilizados ou transportados para fora dos Estados Unidos. As especificaes de software esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio e podem no ser necessariamente idnticas s verses atualmente disponibilizadas no mercado de varejo. Sony, o logotipo Sony, VAIO, o logotipo VAIO e iLINK so marcas comerciais ou registradas da Sony Electronics. Microsoft, Windows e o logotipo Windows so marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Blu-ray Disc uma marca comercial da Blu-ray Disc Association. Todas as outras marcas comerciais so marcas comerciais ou marcas comerciais registradas de seus respectivos proprietrios.

Contedo
Guia do Usurio do VAIO Care Rescue ..................................... 1 Introduo................................................................................... 1 Compatibilidade e Limitaes do VAIO Care Rescue............................................................... 2 Antes de comear....................................................................... 2 Desempenho do seu computador ........................................ 2 Iniciar o VAIO Care Rescue ....................................................... 3 Boto Ajuda.......................................................................... 3 Mdia de recuperao .......................................................... 4 VAIO Care............................................................................ 4 Programas do VAIO Care Rescue ............................................. 5 Assistente de Recuperao de Inicializao........................ 5 Menu Ferramentas............................................................... 6 Assistente de Recuperao Avanada de Inicializao 6 Condio de Fbrica ............................................... 7 Recuperao Personalizada - Remover contedo de recuperao ....................................... 8 Recuperao Personalizada - Redimensionar a unidade C: e criar drive D: ................................... 9 Recuperao personalizada - Apenas unidade C: ............................................................. 10 Diagnstico de Hardware VAIO................................... 11 Recuperar Dados ........................................................ 12 Limpeza e Excluso de Dados .................................... 14 Informaes do sistema .............................................. 15 Sair..................................................................................... 15

Observaes sobre o processo de recuperao .........................................................................16 O processo de recuperao e problemas de segurana...................................................................... 16 O sensor de impresso digital e Ativao de Segurana ..................................................................... 16 Parties............................................................................. 16

Guia do Usurio do VAIO Care Rescue Introduo


O VAIO Care Rescue um conjunto de programas que ajudam voc a gerenciar e manter seu computador Sony VAIO. Esses programas oferecem opes para detectar e solucionar problemas com o seu computador, restaurar o seu computador para as configuraes originais de fbrica assim como outros programas teis. Os programas que compem o VAIO Care Rescue incluem: Assistente de Recuperao de Inicializao Ferramentas Assistente de Recuperao Avanada de Inicializao Diagnstico de Hardware VAIO Recuperao de Dados Limpeza e Excluso de Dados Informaes do sistema

Dica: A Sony veementemente recomenda que voc crie mdia de recuperao o mais rpido possvel. Voc pode criar mdia de recuperao a qualquer momento usando o programa VAIO Care. Ter uma mdia de recuperao garante que voc tenha os meios para restaurar seu computador no caso improvvel de ocorrer um problema. Consulte o Guia do Usurio do VAIO Care Rescue para instrues sobre a criao de mdia de recuperao.

VAIO Care Rescue

Observaao: Este guia do usurio acompanha diversos modelos e configuraes de computadores VAIO. O computador VAIO pode no incluir todos os programas do Vaio Care Rescue listados neste guia. Ou seja, os menus que voc v podem incluir menos programas.

Compatibilidade e Limitaes do VAIO Care Rescue


importante lembrar que o VAIO Care Rescue pode apenas ser usado para recuperar o seu computador VAIO para a sua configurao original de fbrica. Ou seja, todas as suas configuraes pessoais, dados, programas de aplicativos, etc. no podem ser recuperados utilizando o VAIO Care Rescue. Estas informaes so aplicadas a todos os mtodos disponveis de acesso do VAIO Recovery Center, como descrito neste guia do usurio.

Antes de comear
Antes de executar os programas do VAIO Care Rescue, conecte o seu computador a uma sada de alimentao do estabilizador, e se aplicvel, carregue completamente a bateria.

Desempenho do seu computador


Muitas coisas podem afetar o desempenho do seu computador, como adicionar ou remover software, as condies de trabalho dos perifricos, ou um vrus, para citar alguns fatores. Se voc estiver tendo dificuldades em relao ao desempenho do computador, pode ser muito difcil solucionar o problema. Aps tentar outras opes, talvez voc decida restaurar as configuraes originais de fbrica. Antes de considerar qualquer opo disponvel no VAIO Care Rescue, consulte o site de suporte a seguir para obter as informaes atualizadas mais recentes e especficas para o modelo do seu computador: www.esupport.sony.com/EN/VAIO

VAIO Care Rescue

Iniciar o VAIO Care Rescue


Seu computador VAIO est equipado com uma partio de unidade de recuperao oculta que contm as informaes e os dados necessrios para restaurar o seu computador. H quatro mtodos que voc pode usar para iniciar ou acessar o VAIO Care Rescue. Voc deve usar um desses mtodos dependendo do estado atual do seu computador. Os quatro mtodos so: Boto Ajuda Tecla de Funo F10 Discos de recuperao (que voc criou ou comprou separadamente) VAIO Care Observaao: Os programas especficos de recuperao acessveis no VAIO Care Rescue dependem do mtodo selecionado para iniciar o processo de recuperao e do modelo e configurao especficos do computador.

Boto Ajuda
Pressionar o boto Ajuda quando o seu computador estiver desligado iniciar o VAIO Care Rescue. Observao: Nem todas as unidades esto instaladas com um boto Ajuda, se sua unidade no estiver configurada com um boto Ajuda, essa opo para iniciar o VAIO Care Rescue no est disponvel no seu computador. Para acessar o VAIO Care Rescue usando o boto Ajuda 1 Desligue o seu computador. Certifique-se que o seu computador esteja desligado h pelo menos 30 segundos. 2 Pressione o boto Ajuda. A janela VAIO Care Rescue aparecer. Isso pode demorar alguns instantes.

VAIO Care Rescue

Tecla de Funo F10


Use a tecla de funo F10 no teclado para iniciar o VAIO Care Rescue, se desejar. Para acessar o VAIO Care Rescue usando a tecla de funo F10 1 Desligue o computador. Aguarde aproximadamente 30 segundos e ligue o computador. 2 Quando aparecer o logotipo da VAIO, pressione a tecla F10 no teclado. 3 A tela do VAIO Care Rescue exibida.

Mdia de recuperao
Utilize os discos de recuperao para restaurar o sistema se : Voc ligar o computador e o Windows no for iniciado. O disco rgido principal for substitudo ou os dados estiverem corrompidos. A partio da unidade de recuperao oculta tiver sido removida do disco rgido. Para acessar o VAIO Care Rescue usando a mdia de recuperao 1 Insira a mdia no drive aplicvel. 2 Desligue o computador. Aguarde aproximadamente 30 segundos e ligue o computador. Se estiver iniciando a partir da mdia de recuperao, faa o seguinte: No gerenciador de inicializao do Windows, selecione VAIO Care Rescue e pressione Enter. (Observao: Se a tela do VAIO Care Rescue no for exibida, pode ser necessrio pressionar Enter novamente.)

VAIO Care
Consulte o Guia do Usurio do VAIO Care Rescue para instrues sobre como recuperar o seu sistema usando o VAIO Care.
4 VAIO Care Rescue

Programas do VAIO Care Rescue


VAIO Care Rescue contains the following programs to help you manage and maintain your Sony VAIO computer: Assistente de Recuperao de Inicializao Menu Ferramentas Assistente de Recuperao Avanada de Inicializao Diagnstico de Hardware VAIO Recuperar Dados Limpeza e Excluso de Dados Informaes do sistema

Assistente de Recuperao de Inicializao


O programa de Assistente de Recuperao restaura a unidade de disco rgido principal inteira com a configurao original de fbrica, incluindo todos os softwares instalados de fbrica. Esse programa exclui todos os arquivos em todas as parties. A nova unidade C: usar todo o espao em disco disponvel. Este programa recomendado quando o computador no inicia corretamente. O tempo necessrio para concluir o processo de restaurao pode variar dependendo da quantidade de software que est sendo restaurada e da velocidade do computador. Esse programa principalmente usado com os seguintes objetivos: O computador foi infectado com um vrus e no possvel reparar os danos usando programas antivrus. O computador est instvel e no est sendo executado com eficincia. Voc excluiu a unidade C: do computador por engano. AVISO - A Recuperao exclui todos os arquivos e as configuraes pessoais e qualquer software instalado aps a compra do computador.

VAIO Care Rescue

Para acessar a Recuperao 1 Iniciar o VAIO Care Rescue. Consulte Iniciar o VAIO Care Rescue. 2 No VAIO Care Rescue, clique em Iniciar assistente de recuperao. 3 A tela a seguir fornecer a voc informaes sobre o uso da funo Recuperar dados para garantir que seus dados pessoais sejam copiados em um dispositivo externo. Voc tem a opo de iniciar a recuperao de dados ou de pular a recuperao. Veja Recuperar Dados para mais informaes sobre o programa de Recuperao de dados. 4 Se voc iniciar a recuperao de dados ou pular o a recuperao, ser direcionado para a janela Tem certeza que deseja iniciar a recuperao?. 5 Leia todas as instrues na tela. Quando voc estiver pronto para iniciar a recuperao, clique na caixa de seleo prxima a Sim, tenho certeza e depois clique no boto Iniciar a Recuperao. 6 Siga todas as instrues na tela at concluir a recuperao.

Menu Ferramentas
Assistente de Recuperao Avanada de Inicializao
O Assistente de Recuperao Avanada permite que voc recupere o seu computador com opes. As seguintes opes esto disponveis: Condio de Fbrica Recuperao Personalizada - Remover contedo de recuperao Recuperao Personalizada - Redimensionar a unidade C: e criar drive D: Custom Recovery - C: unidade C: Observao: Dependendo de quais opes vm com seu computador na compra, voc pode ver uma tela (Opes Adicionais) antes de confirmar se deseja iniciar a recuperao. Leia e siga todas as instrues na tela antes de iniciar a recuperao.

VAIO Care Rescue

Condio de Fbrica O programa Assistente de Recuperao Avanada o mesmo que o Assistente de Recuperao descrito anteriormente. Esse programa restaurar o disco rgido principal inteiro para sua configurao original de fbrica, inclusive todo o software instalado em fbrica. Esse programa exclui todos os arquivos em todas as parties. A nova unidade C: usar todo o espao em disco disponvel. Este programa recomendado quando o computador no inicia corretamente. O tempo necessrio para concluir o processo de recuperao pode variar dependendo da quantidade de software que est sendo recuperada e da velocidade do computador. Esta opo destina-se sobretudo s seguintes situaes : O computador foi infectado com um vrus e no possvel reparar nenhum dano usando programas antivrus. O computador est instvel e no est sendo executado com eficincia. Voc excluiu a unidade C: do computador por engano. AVISO - Restaurar para a condio de fbrica exclui todos os arquivos pessoais, configuraes e qualquer software instalado aps a compra do computador. Para acessar a condio de Fbrica 1 Start VAIO Care Rescue. Consulte Iniciar o VAIO Care Rescue. 2 Em VAIO Care Rescue, clique em Ferramentas. 3 Clique em Iniciar assistente de recuperao avanada. 4 A tela a seguir fornecer a voc as informaes sobre o uso da funo Recuperar dados para garantir que seus dados pessoais sejam copiados em um dispositivo externo. Voc tem a opo de iniciar a recuperao de dados ou de pular a recuperao. Ver Recuperar Dados para obter mais informaes sobre o programa de Recuperao de dados. 5 Se voc iniciar a recuperao de dados ou pular o a recuperao, ser direcionado para a janela Selecionar tipo de recuperao.

VAIO Care Rescue

6 Selecione o boto de rdio Condio de Fbrica e selecione o boto Prximo. 7 Leia todas as instrues na tela. Quando voc estiver pronto para iniciar a recuperao, clique na caixa de seleo prxima a Sim, tenho certeza e depois clique no boto Iniciar Recuperao. 8 Siga todas as instrues na tela at concluir a recuperao. Recuperao Personalizada - Remover contedo de recuperao Esse programa disponvel apenas quando voc executar o VAIO Care Rescue a partir da mdia de recuperao. Utilizar esse programa restaurar o seu computador para a sua condio original de fbrica e remover o contedo de recuperao da partio de recuperao oculta. Para acessar a Recuperao personalizada - Remover contedo de recuperao 1 Inicie o VAIO Care Rescue a partir da mdia de recuperao. Consulte Iniciar o VAIO Care Rescue. 2 No VAIO Care Rescue, clique em Ferramentas. 3 Clique em Iniciar o assistente de recuperao avanada. 4 A tela a seguir fornecer a voc as informaes sobre o uso da Recuperao de Dados para garantir que seus dados pessoais sejam copiados para um dispositivo externo. Voc tem a opo de iniciar recuperao de dados ou de pular o a recuperao. Veja Recuperar Dados para mais informaes sobre o programa de Recuperao de dados. 5 Se voc iniciar a recuperao de dados ou pular o a recuperao, ser direcionado para a janela Selecionar tipo de recuperao. 6 Selecione o boto de rdio Recuperao Personalizada Remover contedo de recuperao e selecione o boto Prximo.

VAIO Care Rescue

7 Leia todas as instrues na tela. Quando estiver pronto para iniciar a recuperao, clique na caixa de seleo prxima a Sim, tenho certeza e depois clique no boto Iniciar Recuperao. 8 Siga todas as instrues na tela at que a recuperao esteja concluda. Recuperao Personalizada - Redimensionar a unidade C: e criar drive D: Esse programa semelhante s outras opes de recuperao nas quais todos os arquivos criados desde que voc comprou o seu computador sero excludos e o seu computador ser restaurado para a sua condio original de fbrica. No entanto, voc designar um novo tamanho para a sua unidade C: e utilizar todo o espao do disco rgido restante como uma partio da unidade D: Para acessar a recuperao personalizada - Redimensionar and create D: drive 1 Inicie o VAIO Care Rescue. Consulte Iniciar o VAIO Care Rescue. 2 No VAIO Care Rescue, clique em Ferramentas. 3 Clique em Iniciar o assistente de recuperao avanada. 4 A tela a seguir fornecer a voc as informaes sobre o uso da Recuperao de dados para garantir que seus dados pessoais sejam copiados para um dispositivo externo. Voc tem a opo de iniciar recuperao de dados ou de pular a recuperao. Veja Recuperar Dados para mais informaes sobre o programa de Recuperao de dados. 5 Se voc iniciar a recuperao de dados ou pular a recuperao, ser direcionado para a janela Selecionar tipo de recuperao. 6 Selecione o boto de rdio Recuperao personalizada Redimensionar and create D: drive radio button. 7 Usando a caixa de texto, designe a quantidade de espao que o disco rgido utilizar para recosntruir a unidade C: 8 Selecione o boto Prximo.

VAIO Care Rescue

9 Leia todas as instrues na tela. Quando voc estiver pronto para inciar a recuperao, clique na caixa de texto prximo a Sim, tenho certeza e depois clique no boto Iniciar Recuperao. 10 Siga todas as instrues na tela at que a recuperao esteja concluda. Recuperao personalizada - Apenas unidade C: O programa de Recuperao personalizada restaura apenas a unidade C: para sua condio original de fbrica. Este processo reinstala todos os softwares pr-carregados, mas no os softwares instalados depois que o computador foi comprado. Este programa exclui todos os arquivos na unidade C: (a partio C:), inclusive dados pessoais, mas no afeta nenhuma outra partio. O tempo para concluir a restaurao pode variar dependendo da quantidade de software que est sendo restaurada e da velocidade do seu computador. AVISO - A recuperao da unidade C: exclui todos os arquivos e as configuraes pessoais e qualquer software instalado na unidade C: aps a compra do computador. No entanto, ela no afetar nenhum arquivo em qualquer outra partio, como uma unidade D: Para acessar a Recuperao personalizada - apenas a unidade C: 1 Inicie o VAIO Care Rescue. Consulte Iniciar o VAIO Care Rescue. 2 No VAIO Care Rescue, clique em Ferramentas. 3 No menu Ferramentas, clique em Assistente de Recuperao Avanada de Inicializao. 4 A tela a seguir fornecer a voc informaes sobre o uso da Recuperao de dados, isso garantir que seus dados pessoais sejam copiados para um dispositivo externo. Voc tem a opo de iniciar a recuperao de dados ou de pular a recuperao. Veja Recuperar Dados para mais informaes sobre o programa de Recuperao de dados. 5 Clique no boto de rdio Recuperao personalizada - apenas unidade C: e depois clique no boto Prximo.
10 VAIO Care Rescue

6 Leia todas as instrues na tela. Quando voc estiver pronto para iniciar a recuperao, clique na caixa de seleo prxima a Sim, tenho certeza e depois clique no boto Iniciar Recuperao. 7 Siga todas as instrues na tela at concluir a recuperao.

Diagnstico de Hardware VAIO


O Diagnstico de Hardware VAIO (Hardware Diagnostics) um programa que o ajuda a determinar se o hardware do seu computador VAIO est funcionando corretamente. Os problemas do computador podem ser causados por diversos fatores, inclusive hardware interno e externo, software instalado no computador e o modo como as configuraes operacionais do computador foram definidas. Esse programa de fcil utilizao pode executar automaticamente uma srie de testes dos componentes de hardware usados mais comumente. Tambm permite a seleo de testes individuais que enfatizam reas de hardware especficas do seu computador VAIO, para identificar possveis problemas de hardware. O Diagnstico de Hardware VAIO ajuda voc a identificar e possivelmente corrigir problemas de hardware, e pode tambm ajud-lo a manter o computador em execuo com eficincia ao tornar-se parte da rotina de manuteno do computador. O Diagnstico de Hardware VAIO inclui trs reas principais: Quick Test - executa automaticamente uma srie de testes comuns; e testes individuais direcionados a reas especficas do sistema de hardware do computador. Teste Individual - permite que voc verifique se um dispositivo selecionado est funcionando apropriadamente. Verificao e Reparo do Disco Rgido - identifica e pode reparar automaticamente alguns erros do disco rgido. Tambm pode localizar setores invlidos do disco e possivelmente recuperar informaes legveis. Os testes contidos nesse programa utilitrio no fornecem 100% de garantia de que um dispositivo esteja funcionando
11

Observaes importantes

VAIO Care Rescue

corretamente ou que um dispositivo de hardware identificado como defeituoso seja o motivo real do problema observado. O fato de um teste identificar erros no constitui necessariamente um incentivo para que voc tente fazer reparos sem a ajuda na resoluo de problemas por um tcnico qualificado. Para acessar o Diagnstico de Hardware VAIO 1 Inicie o VAIO Care Rescue. Consulte Iniciar o VAIO Care Rescue. 2 No VAIO Care Rescue, clique em Ferramentas, depois clique em Diagnstico de Hardware VAIO. 3 Siga todas as instrues na tela at concluir o programa Diagnstico de Hardware VAIO.

Recuperar Dados
O programa de Recuperao de Dados lhe permite recuperar ou fazer backup dos dados no disco rgido, mesmo que voc no consiga reiniciar o Windows. Tambm possvel restaurar os dados de recuperao usando o programa Recuperao de Dados VAIO. H duas opes para recuperar arquivos: Easy Backup - essa opo salva automaticamente todos os arquivos que podem ser recuperados no disco rgido em um disco rgido externo. Recuperao Personalizada - essa opo salva os arquivos especificados por voc em uma unidade de disco rgido externa, mdia removvel ou um disco ptico (CD, DVD etc.). Observaes sobre o uso da Recuperao de Dados A utilizao do programa de Recuperao de Dados no garante que todos os dados no disco rgido sero recuperados. A Sony no responsvel pela perda de dados. Se voc tiver ativado o recurso BitlockerTM (criptografia de unidade Bitlocker), ser necessrio desativ-lo antes de usar a Recuperao de Dados.

12

VAIO Care Rescue

No se esquea de usar o adaptador de CA, se aplicvel, para ligar o computador ao utilizar o programa de Recuperao de Dados. Mantenha os dados do arquivo de recuperao e os discos de recuperao em um local seguro para impedir a cpia no autorizada de seus dados. Talvez voc possa selecionar Blu-ray DiscTM como o local para salvar os arquivos, dependendo do computador. No desconecte uma unidade de disco rgido externa ou unidade de disco ptico (DVD) durante o processo de recuperao. Pode ser necessrio instalar drivers de software se voc selecionar uma mdia removvel, como Memory Stick , carto de memria SD ou unidade flash USB como o local para salvar os arquivos de recuperao. Normalmente esses drivers esto includos no Windows e pode ocorrer uma pequena demora na primeira vez em que a mdia removvel for usada enquanto os drivers so instalados. Consulte o manual fornecido com a mdia para obter mais informaes. Talvez tambm seja necessrio instalar drivers de software se voc salvar arquivos de recuperao em uma unidade de disco rgido externa ou unidade de disco ptico (DVD) que no suporte conexes i.LINK ou USB. Os arquivos de recuperao podem ser divididos ou renomeados quando salvos, dependendo do local selecionado. Para recuperar seus arquivos usando a Recuperao de Dados 1 Inicie o VAIO Care Rescue. Consulte Iniciar o VAIO Care Rescue 2 No VAIO Care Rescue, clique em Ferramentas. 3 No menu Ferramentas, clique em Recuperar Dados. 4 Siga as instrues na tela para concluir o programa.

O programa VAIO Data Restore Tool (Ferramenta de Restaurao de Dados VAIO) lhe permite restaurar arquivos que foram recuperados (passaram por backup) com o uso do programa Rescue Data.

VAIO Care Rescue

13

Para restaurar dados de recuperao usando a Ferramenta de Recuperao de Dados VAIO 1 Conecte ou prepare o dispositivo ou a mdia que contm os dados recuperados anteriormente. 2 No menu Iniciar do Windows, clique em Computador. 3 Localize a unidade ou o dispositivo que contm os dados recuperados e selecione para abrir a pasta. 4 Selecione a pasta de backup que voc especificou durante a recuperao dos dados. 5 Selecione a pasta RModule. 6 Selecione Restaurar. A Ferramenta de Recuperao de Dados VAIO exibida. 7 Clique em Avanar para continuar. 8 Siga as instrues na tela para concluir o processo de recuperao. Para obter mais informaes sobre como usar essa ferramenta, consulte o arquivo de Ajuda de Recuperao de Dados VAIO. Observaao: Talvez seja necessrio mover os arquivos restaurados para um novo local.

Limpeza e Excluso de Dados


O programa de Limpeza e Excluso de Dados lhe permite apagar os dados na unidade de disco rgido permanentemente e assegura a privacidade dos seus dados. Use esse programa para: Apagar dados antes de vender ou doar o computador. Apagar um sistema operacional danificado com possveis vrus ocultos. Apagar um disco rgido antes de descart-lo para evitar o Roubo de Identidade.

14

VAIO Care Rescue

Observaes Voc deve acessar o programa de Limpeza e Excluso de Dadosna mdia de recuperao. Se voc precisar criar a mdia de recuperao, consulte o Guia do Usurio do VAIO Care. Antes de comear a usar a Limpeza e Excluso de Dados, verifique se o computador est ligado com o adaptador de CA, se aplicvel. O processo de excluso ser interrompido automaticamente e o computador ser reiniciado, caso esse procedimento no seja concludo em 72 horas. Esse processo ser retomado quando o computador for reiniciado. Para apagar permanentemente todos os itens no disco rgido 1 Inicie o VAIO Care Rescue a partir da mdia de recuperao. Consulte Iniciar o VAIO Care Rescue. 2 No VAIO Care Rescue, clique em Ferramentas. 3 No menu Ferramentas, clqiue em Limpeza e Excluso. 4 Leia as informaes na tela e clique em Iniciar. 5 Siga todas as instrues na tela at concluir o programa de Limpeza e Excluso.

Informaes do sistema
Fornece informaes sobre o seu computador VAIO. importante ter essas informaes no caso de voc falar com um agente do servio ao consumidor, pessoalmente ou pelo telefone. As seguintes informaes so fornecidas: Nome do modelo Nmero de srie Etiqueta de servio Informaes sobre hardware CPU Memria Dispositivo de armazenamento integrado

Sair
Fornece a opo de desligar o seu computador ou reiniciar para o Windows.
VAIO Care Rescue 15

Observaes sobre o processo de recuperao


A recuperao do sistema de computador excluir os dados. No se esquea de fazer backup dos dados antes de iniciar o processo de recuperao. Desconecte todos os perifricos do computador e conecte o adaptador de CA. A recuperao do computador restaura todas as configuraes padro de fbrica. Se tiver definida uma senha para proteger os dados, voc no poder iniciar o processo de recuperao sem inserir a senha. Seu computador pode ter recursos de segurana especiais que podem ser afetados pelo processo de recuperao. No deixe de ler a seo a seguir.

O processo de recuperao e problemas de segurana


Seu computador Sony VAIO pode vir equipado com um processador Trusted Platform Module (TPM). Neste caso, existem outras preocupaes relacionadas recuperao do sistema.

O sensor de impresso digital e Ativao de Segurana


Para os computadores Sony VAIO equipados com processadores TPM e sensor de impresso digital: Se voc tiver definido Ativar segurana no Centro de controle de impresso digital do Windows antes da recuperao do sistema, ser necessrio fazer a identificao de impresso digital para iniciar o Windows aps ligar o computador. Durante a recuperao do sistema, os dados da sua impresso digital sero apagados do hardware de impresso digital. Aps a recuperao do sistema voc dever utilizar a senha da BIOS para acessar o Windows.

Parties
Consulte a Ajuda e Suporte do Windows para encontrar informaes sobre a criao de parties no seu computador.
16 VAIO Care Rescue

Recursos de suporte
Documentao
Guia do Usurio do Computador VAIO
O Guia do Usurio on-line do VAIO fornece informaes sobre configurao, manuteno e atualizao do computador. Esse recurso oferece uma variedade de tpicos que permitem que voc visualize rapidamente as informaes especficas sobre um tpico.

Guia do Usurio do VAIO Care Rescue


Este documento on-line. Para acessar a documentao on-line 1 Clique em Iniciar na barra de tarefas do Windows, depois clique em Ajuda e Suporte. A Ajuda e Suporte oferece um nico local para todas as informaes e necessidades de suporte. 2 Clique em Manuais e Especificaes para exibir ou fazer download do guia do usurio on-line.

Sony Support
O site Sony eSupport fornece um nico local com informaes e assistncia para todos os produtos da Sony. http://www.esupport.sony.com/EN/VAIO

VAIO Care Rescue

17

S-ar putea să vă placă și