Sunteți pe pagina 1din 40

M A I M O N I D E S

emanuel
1

dimas
9

de

melo
9

pimenta
8

parte dos trabalhos apresentados em Symmetry: Order and Disorder Fourth Interdisciplinary Symmetry Congress and Exhibition of the International Society for the Interdisciplinary Study of Symmetry Technion Institute of Technology, Haifa, Israel, 1998 Maimonides Emanuel Dimas de Melo Pimenta

ttulo: MAIMONIDES autor: Emanuel Dimas de Melo Pimenta ano: 1998

Maimonides, Moses Ben Maimon, filosofia editor: ASA Art and Technology UK Limited Emanuel Dimas de Melo Pimenta ASA Art and Technology www.asa-art.com www.emanuelpimenta.net

Todos os direitos reservados. Nenhum texto, fragmento de texto, imagem ou parte desta publicao poder ser utilizada com objectivos comerciais ou em relao a qualquer uso comercial, mesmo indirectamente, por qualqueis meios, electrnicos ou mecnicos, incluindo fotocpia, qualquer tipo de impresso, gravao ou outra forma de armazenamento de informao, sem autorizao prvia por escrito do editor. No caso do uso ser permitido, o nome do auto dever ser sempre includo.

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

para Tomas Zinner e Joseph Brenner

Todas as cadeias causais avanam na direo do tempo formando, assim, uma grande rede comum entrelaada em todos os sentidos... constituindo o curso do mundo. Tudo se reflete em tudo, toda coisa tem o seu eco em toda coisa... Arthur Schopenhauer

primeira vista pode parecer estranho como algum que dedica a vida esttica possa estar muito interessado na figura de um pensador medieval que no chegou a escrever uma nica linha sobre arte e que nunca considerou-se ser um filsofo. Mas, h um pensador medieval que nunca se considerou filsofo e jamais escreveu qualquer coisa sobre esttica que tem magnetizado a ateno de filsofos, artistas e cientistas ao longo de quase mil anos.

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Moiss Ben Maimon que ficaria popularmente conhecido como Maimonides, verso Grega do Hebraico filho de Maimon realizou formidveis obras como humanista, mdico, astrnomo, telogo e filsofo antecipando o esprito renascentista que surgiria sculos depois. Maimonides nasceu no ano de 1135, ou em 1138 segundo alguns historiadores, onde hoje Espanha, na mesma Crdoba que viria influenciar de forma definitiva a obra de Maurits Cornelis Escher e que era o centro do mundo civilizado de ento. Moiss Ben Maimon poderia ser considerado, se pudssemos utilizar livremente a expresso, um pragmtico por excelncia no tivesse tal conceito sido cunhado por Peirce cerca de setecentos anos mais tarde. As palavras de Charles Sanders Peirce defendendo que apenas a experincia ensina poderiam, seguramente, ser consideradas tambm as de Maimonides para quem o ser humano necessita de subordinar ao pensamento todos os poderes da sua alma. Essa postura, orientada para o pensamento e para a experincia, para o contnuo aprendizado, conduziria as reflexes de ambos diretamente no sentido da lgica, mesmo quando tratavam de assuntos cuja natureza era aparentemente diversa.

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Maimonides no hesitava defender que nos textos sagrados podiam ser encontradas as chaves para o bom funcionamento de qualquer governo, para a excelncia na poltica, no equilbrio da polis. Seu pai foi matemtico, astrnomo, juiz e famoso talmudista.

Pertencente a uma famlia judaica de grande tradio, acabou por se tornar num dos mais eminentes talmudistas de sempre. Diz-se que era direto descendente do Rei Davi. Mas, Moiss Ben Maimon no teve vida fcil.

Quando tinha apenas quinze anos de idade, sua famlia iniciou uma longa e penosa fuga da cidade de Crdoba. Os temveis Almohadas seita Islmica organizada por fanticos fundamentalistas, em certo sentido, ainda que grosseiramente, comparveis aos talib do sculo XX tinham tomado boa parte da Pennsula Ibrica, povoandoa de cruis perseguies. Para aqueles fundamentalistas, a nica alternativa para a recusa de converso era a morte.

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Pai e filhos a me falecera dois anos antes fugiram pelo sul do mundo Ibrico, subiram a costa catal e tero chegado at ao que hoje conhecido como a Provence francesa. Aps dez anos de fugas e perseguies, partiram para Fes, no Marrocos onde, apesar de ser um importante centro almohada, conta-se que a administrao local respirava alguns momentos de maior tolerncia. que Abd al-Ummin, o dirigente islmico radical, encontrava-se com idade avanada e teria aliviado as medidas repressoras e persecutrias. Cinco anos, apenas, foram suficientes para justificar uma nova fuga, desta vez em direo Palestina, passando pelo Acre, por Hebron e Jerusalm quela altura devastada pelas Cruzadas acabando por se fixarem definitivamente em Fustat, Antigo Cairo, Egito. Rapidamente, tornou-se responsvel pelos negcios da comunidade judaica local, alm de reconhecido mdico e juiz. Logo depois, o seu pai morreria. Maimonides tinha cerca de trinta anos de idade. A metade deles vivida sob perseguio e a tenso das fugas.

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

O irmo mais novo, Davi, que se revelara talentoso comerciante de pedras preciosas, tratou de suprir a famlia de todas as necessidades materiais, de forma que Maimonides, que se tornara seu mestre, pudesse se dedicar integralmente aos estudos. Havia entre eles um relacionamento de profundo amor e respeito. Davi dava ao seu papel como comerciante a importncia de providenciar ao irmo tempo livre, fundamental para os seus estudos e reflexes. Para ele, essa postura era algo verdadeiramente sagrado, pois o pensamento de Maimonides podia assim se expandir para iluminar o mundo. Depois de alguns anos de grande prosperidade, Davi decidiu realizar uma longa e aventurosa viagem atravs do Oceano ndico com o objetivo de concretizar um grande negcio. Levou consigo no apenas toda a fortuna da famlia como tambm a de vrias outras pessoas, que lhe confiaram vultuosos bens na esperana de um rpido sucesso como parceiros naquele negcio promissor. Aconteceu, ento, uma tragdia. Conta-se que sob uma terrvel tempestade, ou por mos criminosas, houve um naufrgio Davi morre e a fortuna desaparece engolida pelas profundezas do mar.

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

A perda do irmo foi um brutal choque que acompanharia Maimonides at ao fim dos seus dias. Numa carta datada de 1184, quando tinha cerca de cinquenta anos de idade, ele diria que no Egito, fui vtima de srios reveses. Ca doente e perdi muitas coisas. Mas, o golpe mais duro que me atingiu e que me infligiu a mais profunda dor de toda a minha vida foi o desaparecimento no oceano ndico do mais perfeito e mais virtuoso de todos os seres humanos. Eu soube da triste notcia somente cerca de um ano depois dos fatos e lutei, naquele momento, contra a febre e o desespero. Esses acontecimentos ocorreram h mais de oito anos, mas ainda lamento, pois como eu poderia encontrar algum consolo? E o qu poderia me consolar? Meu irmo cresceu no meu colo, era meu filho, meu discpulo. Era ele quem ganhava dinheiro para permitir que eu ficasse em casa estudando. Ele era muito versado no Talmud e na Bblia, e era igualmente um excelente gramtico. Minha nica felicidade foi ter estado com ele, mas hoje essa felicidade se transformou em escurido; ele passou eternidade e me abandonou, aqui prostrado num pas estrangeiro. Quando eu encontro por acaso um dos seus livros ou ainda algum dos seus escritos o meu corao ameaa falhar quando a minha dor reanimada. Em resumo: eu morrerei de tristeza pela morte do meu filho; e se o estudo da Torah no constitusse as minhas delcias, e se a investigao das cincias no me distrasse da minha dor, eu cairia na mais completa misria. Tornar-se-ia mdico famoso, conta-se que ter chegado a ser responsvel at mesmo pela sade do lendrio sulto Saladino.

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

E que ter tratado de Ricardo Corao de Leo. Mas, as suas cartas e foi um homem dedicado a elas revelam algum muito s. Uma pessoa cujas razes se destacaram deste mundo e o lanaram dimenso das idias, ao permanente questionamento de quem somos ns. E esse questionamento, essa eterna dvida, que nos faz vacilar entre o livre arbtrio e o destino, entre um mundus phenomenon e um mundus intelligibilis, sempre desenhado pela linguagem, pela estrutura do pensamento, que nos faz admir-lo e busc-lo ao longo dos sculos. Por isso, ele universal. Maimonides tradicionalmente chamado de Rambam, palavra construda com as iniciais do seu nome extraa da prtica, das situaes objetivas, o seu universo terico e, tambm por isso, foi considerado por muitos como sendo um aristotlico, em oposio a um carter platnico ou pitagrico embora uma tal classificao no faa muito sentido para uma personalidade da sua envergadura.

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Nessa senda fortemente pragmtica, sempre em perseguio obedincia aos ensinamentos da Torah e tomando como ambiente o universo tico do Talmud, ele partiria para um profundo mergulho nas halachot as leis, preceitos elaborados sobre a realidade concreta do comportamento humano. As halachot tomadas, num certo sentido, como dharma objetivo de equilbrio na vida, raiz da iluminao. O equilbrio , para Maimonides, o signo primeiro de um corpo so guiado pelas mos de um talentoso mdico; de uma mente s produzida pela figura do filsofo; mas tambm de uma sociedade ntegra orientada por governantes sbios. O equilbrio, para ele, est fundado no conhecimento, no saber e tudo enfeixado pela educao, cujo sentido latino, no termo educere, indica a conduo, a orientao, lembrando o papel do timoneiro resgatado pela ciberntica de Norbert Wiener ou pela antiga e fascinante Paideia grega. O conhecimento , para ele, uma necessidade natural.

Da inextinguvel perseguio, coroada pela doao de toda uma vida reflexo intelectual, surgiu a sua principal e monumental obra, em quatorze volumes o Mishn Torah, tambm conhecido como Yad Hachazak.

10

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Na introduo do Mishn Torah ele defenderia que este livro uma compilao de toda a Lei Oral. Aquele que estudar a Lei Escrita, o Pentateuco, e esta obra, conhecer toda a Torah, e no necessitar de consultar qualquer outro livro. Maimonides reconhecido como um talmudista por excelncia aquele que observa privilegiadamente a tica. E embora nunca seja tomado como um mstico, importante lembrar que a estrutura lgica da cabala, considerada enquanto mtodo filosfico, terlhe- fornecido inegveis subsdios para praticamente tudo o que elaborou ao longo dos anos. Dois elementos emergem, neste momento, como referncia estrutural do seu pensamento. Um deles , exatamente, aquela estratgia lgica que to profundamente marcou a cabala e que lana profundas razes no universo sumrio. Essa estratgia lgica caracteriza-se pela forte presena de relaes tridicas. Foram elas que to nitidamente marcaram o desenho de tantos pensadores ao longo dos tempos.

11

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Junto com esse elemento, e de uma forma surpreendente, um dado verdadeiramente revolucionrio, que apenas podia ter surgido num momento situado entre campos civilizatrios, encontra-se o outro fator essencial das suas idias: algo a que poderamos, ainda que no sem algum risco, indicar como o proto-modelo do terceiro includo, princpio lgico genialmente revelado quase mil anos mais tarde pelo matemtico Stephanne Lupasco. Dois elementos formadores do pensamento de Maimonides, o segundo deles responsvel por intensas, longas e calorosas polmicas discusses. O mundo mtico Sumrio, tal como acontecia com as sociedades Indo Europias, era articulado por relaes de natureza fortemente tridica. Na cabala, a rvore da Vida se organiza atravs de cenrios tridicos nas suas dez sephirot. A compreenso da prpria lgica como obedecendo a priori um princpio tridico ir determinar muitas das reflexes de Maimonides ao longo de toda a sua vida. Por essa via, segundo os seus textos, existiriam trs naturezas do mal: a degenerao da matria, o domnio tirnico entre seres humanos, e aquele que alcana cada um de ns atravs dos nossos prprios atos, que acontecem to frequentemente.

12

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Para ele, sabedoria e vontade, ou f e razo, no so mais objeto de qualquer conflito, lembrando-nos que a principal ligao entre Deus e o ser humano nada mais que a inteligncia, o conhecimento. Com uma defesa que nos faz pensar em algumas das recentes descobertas ao nvel das neurocincias nomeadamente aquela bravamente defendida por Antnio Damsio segundo a qual emoo e razo pertencem a um mesmo complexo cognitivo para Maimonides, f, razo e mundo se revelam partculas contnuas de um mesmo corpus lgico. Tudo enfeixado por estruturas tridicas.

Mesmo a definio dos quatro tipos de proposies feita por Maimonides no seu Tratado da Arte da Lgica pode ser compreendida como imediatamente reversvel a um sistema notavelmente tridico. Segundo a sua definio, as proposies, ao nvel lgico, seriam de quatro tipos: as percepes sensoriais; aquilo a que chamou de primeiros inteligveis como saber, por exemplo, que o todo maior que uma das suas partes; as opinies geralmente aceites e, finalmente, as tradies. Na mesma obra, ele sugeriria que tanto as opinies geralmente aceites como as tradies poderiam ser consideradas como espcies de fases de uma mesma categoria.

13

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

J os chamados primeiros inteligveis seriam as prprias coisas percebidas. Assim, teramos as percepes sensoriais, os primeiros inteligveis e, finalmente, as tradies. Ou, qualidades sensoriais, objectos concretos e leis. Esse princpio lgico parece ter sido mais que essencial, verdadeiro guia conceitual do seu pensamento. Toda a existncia seria, assim, composta por trs relaes fundamentais: matria csmica e forma; matria terrestre e forma; e, finalmente, forma pura. Relaes que podem ser tomadas como planetas e esferas celestes; minerais, animais e vegetais; e idias. Ou, relaes de deduo, de induo e de inferncia. Ou ainda, em papis que podem ser trocados aqui ou ali, razo, existncia e qualidade.

No seu clebre e fascinante Guia dos Perplexos, trs palavras so por ele consideradas como fundamentais para o que chamou de caminho para a sabedoria. Elas so hesed que poderia ser compreendido como algo prximo do amor e do carinho; mishpat o julgamento; e sedaqah a firmeza e correo. Assim, pode ser resumido afirmando que hesed aplicado beneficncia

14

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

tomada na sua dimenso absoluta; sedaqah toda a boa ao praticada por si em funo de uma virtude moral com a qual aperfeioa-se a alma; e mishpat que algumas vezes tem como consequncia a punio e outras a ajuda, a benfeitoria.

Hesed estaria para a primeiridade de Peirce, como sedaqah para a secundidade e mishpat para a terceiridade. Sedaqah correo, tica refere-se diretamente ao comportamento, concretude das aes, enquanto que mishpat baseia-se nas leis, na reflexo racional a priori.

Maimonides aceitava, ainda, a diviso tripartida da alma proposta por Galeno e que, tambm ela, ter sido inspirada nas antigas tradies mesopotmicas. Segundo essa diviso, algo a que ele chamou de poder natural seria reforado pela alimentao correta; o que disse ser o poder vital poderia tornarse melhorado e amplificado pelos sons; e, finalmente, o poder psquico poderia ser mudado e melhorado pelo perfume.

15

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Mesmo considerando a alimentao como algo primrio, podemos escolher o que ou no mais saboroso, o que preferimos, o que julgamos ser melhor ou pior para os nossos corpos estabelecendo julgamentos, decises; a audio obedece a uma ordem diacrnica, de natureza polar e causal um nmero dois; e o olfato o mais integral dos nossos sentidos, tambm em grande parte responsvel pela estruturao da memria a longo prazo nmero um. Um terceiro, um segundo e um primeiro. Sabores, msica e perfume trs elementos essenciais da alma.

Para ele haveriam, ainda, trs tipos distintos de alma: a natural, a vital e a psquica. Na medicina, como se estivesse seguindo a mesma estratgia lgica, Maimonides definiria trs classes diferentes de tratamentos: a preventiva, a curativa e uma orientada recuperao, especialmente destinada s pessoas convalescentes. A primeira visava cuidar da sade de forma a prevenir o aparecimento de doenas doenas que ainda no existiam, manifestando um princpio de primeiridade.

16

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

A segunda classe referia o tratamento concreto das doenas perfeita secundidade. E a ltima, que tambm inclua o que viria a ser denominado geriatria, visava tratar o envelhecimento uma terceiridade. No apenas, ele defendia ainda que haveriam trs qualidades essenciais para designar o verdadeiro discpulo de Abrao: o bom olhar, a humildade e a abnegao. O bom olhar primeiridade, inequvoca relao de qualidade; a humildade acontece face a um Outro e, portanto, relao de existncia, secundidade; enquanto que a abnegao implica algum tipo de julgamento, de razo terceiridade. Quanto s pessoas, em geral, Maimonides as considerava tambm aqui pertencentes a trs grandes grupos. Aquelas que no se detm diante das questes da vida, os flanneurs de Baudelaire verdadeiros zumbis, os fantasmas dos Toltecas, badauds para Walter Benjamin constituiriam o primeiro grupo. Em seguida, estariam as pessoas que tomam obedientemente como verdade, literalmente aquilo que percebem com os seus sentidos, sem questionamento, sem reflexo pessoas que se consideram a si mesmos, segundo Rambam, verdadeiros intelectuais, mas que nada mais so que indivduos enciclopdicos, para quem tudo pode ser resumido memorizao mecnica de fatos e leis.

17

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Finalmente, caracterizando uma formidvel minoria, estariam aqueles que, aps profundos questionamentos e reflexes, seriam capazes de compreender a lgica, a ordem estrutural das ideias, distinguindo-as entre significados claros e encobertos. Logo no incio do Guia dos Perplexos, Maimonides designa trs categorias fundamentais que orientaro todo o seu pensamento: o simblico, o imaginrio e o real! As relaes tridicas, ao nvel lgico, esto fortemente relacionadas emergncia do verbo e ao fenmeno da predicao isto aquilo, princpiomeio-e-fim. Uma lgica relacionada estrutura fsica e sensorial do ouvido interno que torna-se contedo de uma sociedade em transio para uma cultura mais fortemente visual. Foi assim que Aristteles, j vivendo um perodo de intensificao do uso da viso atravs do papiro associado ao alfabeto fontico perodo que desintegraria a lgica impressa nas Cidades Estado Gregas desencadeando o domnio de Roma trataria de estabelecer as bases para um princpio conhecido como terceiro excludo. Isto , se algo dado como existente, a sua no existncia impossvel.

18

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Ou seja, no possvel duas coisas contraditrias existirem simultaneamente. Embora esse princpio possa parecer-nos algo claramente evidente e tenha dominado a filosofia ocidental at ao sculo XIX, ele no uma verdade absoluta. Schopenhauer questionou vivamente aquele princpio lgico defendido por Aristteles com a introduo dos conceitos de causalidade local e causalidade no local. No final do sculo XX, as teses voltadas para uma Teoria das Super Cordas coroavam definitivamente as idias de Schopenhauer. Maimonides representa uma fascinante antecipao, em vrios sculos, dessas intrigantes idias. Uma antecipao muitas vezes equivocadamente interpretada como incompreensveis incoerncias, paradoxos e contradies. O primeiro dos seus escritos da fase adulta foi o Comentrio sobre a Mishn, que iniciou com apenas vinte e cinco anos de idade, quando partia para Fes, e que consumiu treze anos de estudos.

19

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Mishn trata, essencialmente, do corpus juris hebraico elaborado nos trs primeiros sculos depois de Cristo. Trata-se das leis hebraicas transmitidas, at ento, oralmente conhecidas como a tradio oral. Curiosamente, a raiz sh-n-h que compe o termo Mishn, significa ensinar, mas tambm repetir como se o aprendizado acontecesse privilegiadamente atravs da repetio. Esse ser, igualmente, pelo menos em parte, o segundo significado da palavra religio, que lana-se expresso Latina medieval relegere, em certa oposio, ou complementao, anterior raiz, mais antiga, religare. Na Mishn, Maimonides tece alguns aprofundamentos essenciais. O principal deles, conhecido como Os Oito Captulos, lida com o tratado Aboth, uma coleo de mximas ticas e religiosas elaboradas pelos antigos rabinos estabelecendo uma forte relao entre elementos religiosos e discusses filosficas. nos Oito Captulos que a sua ligao com Aristteles e com pensadores rabes como Alfarabi, que tanto admirava revelam-se com maior clareza. Resgatando a defesa de Aristteles, segundo a qual as faculdades da alma podem ser classificadas em cinco departamentos tambm aqui lanando-se ao antigo universo Sumrio ele se pergunta sobre quais as faculdades seriam pertinentes aos mandamentos da lei religiosa. E d, ele mesmo, a resposta: aquelas que esto sujeitas nossa deciso e escolha.

20

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Assim, as leis religiosas estariam sempre orientadas razo. No podemos controlar a nossa digesto, o nosso crescimento, a nossa presso arterial, a temperatura dos nossos corpos, ou mesmo a nossa imaginao. Portanto, a Lei no poderia estar orientada diretamente para a esttica, mas estaria tratando preferencialmente da linguagem verbal, fundamento essencial da razo, conduzindo a um quadro de impacto esttico a posteriori. Pois a arte, no seu sentido mais profundo inevitavelmente ligada imaginao seria, e deveria sempre ser, livre! Isto , livre de tudo o que cultura! Relacionado ao universo sensorial, mas traando profundas ligaes ao transcendental e iluminando algo daquilo que ele poderia ter tomado como esttica, encontra-se a sua concepo de profecia. A profecia um transbordar transbordando de Deus atravs da intermediao do intelecto ativo, primeiramente pela faculdade racional e, depois, pela faculdade da imaginao defendia claramente o papel do conhecimento, da formao do intelecto, como condio sine qua non para a profecia.

21

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

curioso, para dizer o mnimo, observar o paralelo entre essa defesa e a de Hegel quando explica que o trabalho em arte segue uma direo das leis para as relaes de qualidade. Por essa via, os profetas no poderiam ser pessoas despreparadas, mas verdadeiros filsofos conduzidos, principalmente, pela razo. Razo que esclarece-nos, pela sua prpria natureza, o significado da profecia, pr-viso, antecipao num complexo de causalidade. Tudo isso significa que Maimonides tomava privilegiadamente o mundo comportamental enquanto contedo, evidenciando um fenmeno conhecido como iluso da contiguidade, que desenharia o mundo ocidental sculos mais tarde. Os nossos comportamentos responderiam a contedos de informao, complexos de razo. Para ele, tudo na obedincia da Lei deve, portanto, estar fundado na volio, em certo sentido antecipando novamente Schopenhauer e a vontade como representao essencial do mundo. A Lei estaria, assim, consagrada numa estrutura fortemente hierrquica, num ponto de fuga, estratgia perspectvica que no afeta diretamente o mundo dos sentidos, as relaes de qualidade.

22

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

de deciso e ao implicando sempre a linguagem que Maimonides trata privilegiadamente. por volta do ano de 1180, quando tinha cerca de quarenta e dois anos de idade, que ele apresenta a sua grande obra o Cdigo da Lei, tambm conhecido como Mishn Torah buscando codificar todas as Leis da Torah e os seus regulamentos, sem nada omitir. Aqui, como tantas vezes aconteceria, a palavra codificao parece constituir a chave central do seu pensamento. Maimonides trata o Universo como sistema codificado, cujo entendimento, inteleco, atravs do contnuo aprendizado, pode conduzir a uma iluminao, a uma compreenso csmica, a uma revelao. Mas, revelao apenas e exclusivamente atravs do conhecimento. ento que toda a separao entre cincia e filosofia definitivamente abatida por ele, atravs dos princpios metodolgicos e ticos projetados pela escritura sagrada. Durante toda a vida escreveu praticamente sempre em rabe ou em rabe-judaico. A sua nica obra escrita em hebraico foi o Sefer h-madda Livro do Conhecimento a primeira parte do Mishn Torah.

23

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Comeou a escrever muito cedo. A sua primeira obra foi Millot h-higgayon Terminologia Lgica escrito quando tinha apenas treze ou quatorze anos de idade, ainda vivendo na Pennsula Ibrica. Israel Efros definiria a sua Terminologia Lgica como uma verdadeira introduo filosofia. Tudo nele gira em torno da escrita, da letra, da palavra pertencente ao livro. Uma postura que, pelas mais diversas vias, designaria o chamado Ocidente aps a imprensa de tipos mveis de Gutenberg. Assim, a Mishn Torah um profundo exerccio de classificao, em muito semelhante quele que caracterizou a obra de Aristteles. Tudo fundado no conhecimento. Est no conhecimento original, nas leis essenciais de funcionamento do Universo, a chave para a compreenso da prpria vida. Por essa via, o Primeiro Motor de Aristteles se torna, para ele, em nada mais que num dado de inteligncia.

24

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

A partir do Comentrio sobre a Mishn se seguiu o seu gigantesco conjunto de escritos, passando pelo Tratado da Arte da Lgica, o famoso Guia dos Perplexos e as suas epstolas entre vrios outros. Estaria no seu fascinante e intrigante Guia dos Perplexos a coroao dos seus trabalhos de interpretao filosfica dos textos sagrados. Escrito entre os anos de 1185 e 1190, como resposta a um jovem Marroquino chamado Joseph ben Judah ibn Shimon que viajara ao Egito com o objetivo de estudar com ele, o Guia se tornaria, seguramente, na obra mais conhecida de Maimonides. Durante cerca de trs anos, o jovem estudara com ele astronomia, lgica e filosofia. Em 1185, ibn Shimon parte para Aleppo, Maimonides se torna mdico do vizir de Saladino no Cairo e decide escrever uma profunda reflexo sobre a perplexidade que atinge algum culto e inteligente ao ler as escrituras. Sendo as escrituras a chave para a compreenso do Universo, a obra refere-se, em ltima instncia, perplexidade que somos todos objeto face complexidade do prprio conhecimento.

25

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Antes, ainda, trata da perplexidade face ao maravilhamento da descoberta, quilo que Scrates to magistralmente apresentou a Teaeteto como sendo a justificativa, por excelncia, da prpria vida. Os sessenta e nove primeiros captulos do Guia dos Perplexos tratam do maior gerador possvel de perplexidade o conceito de Deus. As descries de Deus na Bblia so, para ele, simbolicamente antropomrficas com o objetivo didtico como tornar tudo mais compreensvel para o ser humano comum. aqui, na sua anlise do conceito de Deus, que surge com grande evidncia aquele proto-modelo do princpio do terceiro includo. Se, por um lado, quando consideramos as aes divinas o mesmo que dizer as aes naturais, revelando as razes das idias de Espinoza, to violentamente atacadas sob a acusao de atesmo, temos Deus como tudo, tempo e espao; por outro lado, Deus o Primeiro Motor, aquele que causou tudo, causa original e essncia total. Sendo a origem de tudo e estando em tudo, Deus no passvel de ser conhecido. Mas, Ele igualmente tudo, incluindo os seres humanos.

26

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

No h, para Maimonides, lugar para qualquer oposio ou diferena entre Natureza e Deus. Todavia, simultaneamente, Deus outra entidade, separada da sua criao. Essa abordagem eminentemente paradoxal h muito tem sido fortemente questionada, pois o instrumental lgico dos seus crticos, de natureza fortemente literria, no previa o princpio do terceiro includo: a possvel existncia de a, no-a, assim como de a e no-a. Para Maimonides, Deus tudo, eterno, mas tambm o Primeiro Motor. Ora, se Ele eterno e se est em tudo, a primeira causa ter sido livre de tempo e de espao e, portanto, eterna, sempre presente. Mas, se tal verdade, no poder ter existido um incio dos tempos e, assim, os textos sagrados estariam condenados. Maimonides defende que Deus eterno, est em todas as coisas, mas tambm a primeira causa, desencadeando aquilo que nomeamos como existncia. Por outro lado, um mundo eterno como era defendido por Aristteles implica a noo do livre arbtrio, de volio; enquanto que um mundo iniciado por uma causa, de carter espao-temporal, que provoca um sistema causal em

27

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

cadeia, numa complexidade crescente, significa o domnio absoluto do destino, da no volio. Para Maimonides, entretanto, o mundo no eterno possui um princpio, um meio e um fim mas, em aparente paradoxo, a Lei se refere exclusivamente ao universo da volio, do livre arbtrio, da razo, indicando a sua natureza eterna. Defesas tomadas como contraditrias e polmicas quando no possumos o recurso lgico do princpio do terceiro includo. Assim, o mais interessante no exatamente aquilo que ele defende, mas como o faz: a estrutura de pensamento que caracteriza, que designa as suas idias. A Lei a terceiridade por excelncia assim definida por Charles Sanders Peirce a razo e se refere obrigatoriamente a ela, implicando um passado e um futuro, um universo de causalidade. Mas, a obedincia Lei implica a noo de livre-arbtrio, de deciso, de eternidade. O incio de tudo apenas pode ter sido objeto da vontade, da volio, de uma condio de eternidade que se projeta em causalidade, em mundo finito essa a natureza conflituosa lgica da Lei.

28

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Afinal, como poderiam existir milagres em algo que eterno? Deus o eterno. E como poderamos admitir a inexistncia de fortes relaes entre o mundo e o seu Criador? O milagre implica o no-eterno, uma singularidade, uma mudana da mesma forma como acontece com o incio e com o fim das coisas. A eternidade a no-Lei, por excelncia, pois implica a no-mudana, a permanncia enquanto totalidade. Pois, para ele, Deus eterno e, simultaneamente, o Primeiro Motor, a Primeira Causa, num mundo criado, partindo da vontade, e que pode estar sujeito a milagres, sendo e no sendo, ao mesmo tempo, sem se submeter a uma lgica do terceiro excludo, tipicamente aristotlica, mas antevendo o princpio do terceiro includo. O mesmo acontece com o tratamento dado por ele aos divinos atributos, considerados como ponto de grande controvrsia do seu pensamento. A palavra atributo nasce do termo rabe sifa, que tambm poderia indicar as idias de descrio, de caracterstica ou de propriedade.

29

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Ora, se Deus um no sentido pitagrico da unidade total, singularidade universal como poderia ter atributos, propriedades? Ser e no ser, eis a questo. Quando temos uma propriedade, um atributo, ele existe em referncia a algo exterior a si mesmo. Por exemplo, se algo azul essa qualidade azul uma parte do seu objeto e no a sua totalidade. Se fosse totalidade, seria o prprio objeto e no um atributo. Mas, como defende Maimonides, Deus um! Deus e no implicando o todo, e existir como um todo absoluto tambm significa ser a Sua prpria negao. Apenas um totos, um todo absoluto tambm a sua prpria negao. No h qualquer relao direta possvel entre Deus e as Suas criaturas e, ao mesmo tempo, Deus tudo, incluindo as Suas criaturas. A partir desse formidvel desenho lgico, Maimonides trata de provar a existncia de Deus: se Ele tudo, ento no possvel qualquer conhecimento acerca Dele pois qualquer conhecimento que possa existir nada mais que parte do seu objeto.

30

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Sendo tudo, sendo um, o totos universal, Deus no passvel de ser conhecido, estando para muito alm de qualquer compreenso pois , em Si, o conhecimento total. Ora, sempre que significamos alguma coisa, o fazemos em relao a algo que est fora do seu significado. O significado, como a Histria, aspira sempre sua significao mxima, ao seu objeto, mas se trata de uma aspirao impossvel, pois se a atingssemos a prpria significao deixaria de o ser, para se tornar no prprio objeto. Por essa via, a palavra ma, por exemplo, aspira enquanto significao o seu objeto, mas diferente dele, continua a ser uma palavra. Esse exerccio de linguagem verbal a priori impossvel em relao ao conceito de Deus que , por definio, tudo. Por isso, ele considera a imaginao como uma faculdade menor pois ela est distante do seu objeto. Maimonides aspira concretude mxima, significao ltima de tudo. Foi essa postura, em certo sentido, que levou Jackson Pollock entre outros a buscar uma pintura que no era qualquer coisa para alm de si prpria, tudo estava ali, na sua prpria existncia.

31

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Seguramente o trao mais popularizado das suas estratgias lgicas ter sido o princpio da negao o nosso desconhecimento de Deus a maior prova de que Ele existe; pois tamanha a Sua grandiosidade, que no teramos condies de existncia para aferir a Sua prpria existncia, embora saibamos Dela pois a podemos cogitar. Negao que implica a existncia concreta de tudo.

Em termos cabalsticos, o princpio da negao expresso, na rvore da Vida, pelo mais elevado grau das dez Sefirot que chamado Keter, ou Coroa, que desaparece no Nada, que tambm Tudo, e que, assim, no pode possuir um Nome. Embora a sua aplicao por Rambam tenha sido de uma excelncia nica, projetando-se ao longo dos sculos, o princpio filosfico da negao no era novo no tempo em que viveu. Pelo menos desde a Grcia Antiga, de forma sistemtica, sempre houve todo o tipo de especulaes a partir desse princpio. Seguindo esses passos, Maimonides trataria de defender que, dado toda e qualquer existncia implicar o seu contrrio, haveria, consequentemente, uma entidade no existente. Se algo tudo, porque esse tudo est em oposio a um nada.

32

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Para se conhecer algo que no existe, trataremos, portanto, do que existe ainda assim, a sua significao ser sempre negativa. Segundo essa estratgia, tratamos de conhecer Deus pelo que Ele no por tudo o que conhecemos. Pois, em ltima instncia, conhecemos apenas particulares e nunca, verdadeiramente, o universal. Esse exerccio lgico ficaria conhecido como via negativa e indicaria muito do seu pensamento. Segundo as suas palavras, os atributos afirmativos, ou positivos, indicam sempre uma parte da coisa que desejamos conhecer, seja uma parte da substncia, seja uma parte dos seus acidentes, enquanto que os atributos negativos fazem-nos saber, de alguma forma, aquilo que realmente a essncia do que desejamos conhecer. Espinoza foi flagrantemente marcado pela via negativa de Maimonides, tendo sido violentamente acusado de atesmo, pois apenas pela negao que seria suposto poder conhecer algo do conceito de Deus. Mas, Maimonides vai alm e defende algo que ficaria conhecido como princpio da admissibilidade: qualquer coisa que possamos imaginar existir admissvel.

33

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Esse princpio nada mais que o fundamento essencial daquilo que sculos mais tarde conheceramos como utopia: aquilo que supreendentemente possvel, mas no esperado. E a partir da, faz emergir a questo: por que as coisas so como so, e no de outra forma? Para resgatar, uma vez mais, a Lei mas no como o telogo dogmtico e sim tomando a prpria Lei como indicadora do funcionamento da Natureza. As coisas so como so devido ao seu funcionamento, sua funo sendo, portanto, a funo a natureza primeira de tudo. Essa diferena essencial entre uma organizao estabelecida por via exclusivamente hierrquica como ocorre com a teleologia e outra, de natureza metablica, tal como aconteceria com os princpios darwinianos, seria definitivamente iluminada no sculo XX pelo conceito de teleonomia de Konrad Lorenz. De fato, para Maimonides o mundo uma criao de Deus, e acontece de forma hierrquica mas, ao mesmo tempo, Deus tudo, eterno e, portanto, sem tempo. Os peixes nadam e os pssaros voam dizia ele ao indicar que o comportamento, a existncia concreta, , em si, a natureza das coisas.

34

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Encontramos curiosas referncias nas teses de Gerald Edelman, j no final do sculo XX, acerca daquilo a que nomeou como topobiologia a tendncia de tomos e at mesmo de substncias formarem agregamentos especializados em funo da sua ordem estrutural ou mesmo na prpria Gestalt. Num meio que tinha praticamente perdido muitas das suas ligaes com a tradio grega, Maimonides iria resgatar muito do pensamento de Aristteles para quem o nmero era privilegiadamente quantidade mas tambm o de Plato e Pitgoras para quem o nmero era qualidade dando nova vida tradio Clssica e impulsionando uma enriquecida corrente filosfica que desencadearia aquilo que ficaria conhecido como o Renascimento Ocidental. Maimonides vive na poca em que a Europa comea a produzir, pela primeira vez, papel. E esse incio, que indicaria uma formidvel transformao social, d-se precisamente na Pennsula Ibrica. Um perodo que anunciaria, gradualmente, o predomnio da viso sobre os outros sentidos. At neste ponto Maimonides foi um pioneiro. Quando ele descreve o desenvolvimento de um ser humano ideal, um ser humano mais prximo da perfeio, deixa clara a importncia do domnio da viso sobre os outros sentidos.

35

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Um tal ser humano adquiriria conhecimento at alcanar um intelecto perfeito e hbitos puros e equilibrados. Quando tal acontece, todos os seus desejos so dirigidos para o aprendizado da cincia dos segredos de tudo o que existe e das suas causas... Atravs desse conhecimento ele ter o seu pensamento destacado de todas as coisas bestiais, assim como ter abolido os seus desejos por essas coisas eu quero dizer da preferncia pelos prazeres dos alimentos, dos sabores, das bebidas, dos atos sexuais e, em geral, do sentido do tato.... assim que no quinto captulo do Guia dos Perplexos ele trata de explicar trs razes hebraicas relacionadas percepo visual, indicando a sua essencial importncia para preparar o intelecto. Essa postura conheceria um forte desenvolvimento no Ocidente, principalmente a partir do Renascimento. Ele defende que de todas as faculdades do esprito humano, apenas o intelecto, fundado na razo e estabelecido a partir da viso, pode ser imortal. Os outros sentidos, como o paladar, o olfato, a audio ou o tato, estariam to intensamente e to diretamente ligados matria que, com a desintegrao do corpo, delas nada poderia sobreviver. A viso, cunhada pela luz, elemento imaterial por excelncia, produziria uma espcie de destaque da matria, gerando a nica forma que poderia tornarse imortal.

36

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Tambm aqui, Maimonides no esconde a sua admirao pelo pensamento de Aristteles. A estrutura que fundamenta as suas idias articula-se por um corpus nico, fundindo religio e filosofia, resgatando na Natureza as leis sagradas, produzindo uma espcie de Teoria Unificada, tudo estabelecido numa rede de relaes que acontecem em funo de uma rvore fortemente hierrquica, como que possuindo um ponto de fuga virtual, potencial, gerador. Identificamos todos esses elementos, de uma ou outra forma, com o pensamento Renascentista, com o Iluminismo, com as idias de Descartes, de Hume, Berkeley, Kant, Hegel e muitos outros. Pode-se imaginar como a obra de Maimonides acabaria por se revelar como uma referncia essencial para pensadores como Espinoza, Toms de Aquino, Newton, Leibniz e Emanuel Kant para referir somente alguns poucos nomes. No seu poderoso salto Grcia, Maimonides ter representado, ainda, o elo fundamental, ao nvel lgico, com toda a antiga tradio Sumria. Charles Sanders Peirce afirmaria que a imaginao dos antigos babilnicos foi uma ajuda e no um entrave para o seu maior avano face aos egpcios ou mesmo face aos primeiros gregos na descoberta de verdades gerais na geometria, na lgebra e na astronomia, esta sendo a rainha das cincias.

37

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Para Maimonides, a lgica mantiq no rabe, palavra derivada de um verbo que significa raciocinar ou falar, mas que muitas vezes traduzida como divinao, prestidigitao possui trs sentidos diferentes. O primeiro a razo propriamente dita. O segundo a coisa inteligvel, aquilo que perceptvel, a coisa percebida. O terceiro sentido a noo impressa na alma, as emoes, a percepo na sua dimenso icnica. O primeiro () o poder racional. O segundo significado o prprio inteligvel (). O terceiro significado a expresso, em linguagem, das noes impressas na alma, segundo as suas prprias palavras. Quantas semelhanas guardam entre si as estratgias de pensamento de Maimonides e de Peirce! Entretanto, para Maimonides, embora atuando na esfera da razo, a idia de Lei no algo puramente racional ela estaria para alm daquilo que compreendemos como razo.

38

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Para ele, a Lei significa o que ordena todas as coisas, o princpio geral de articulao de tudo e que, dado significar a ordem total, estando para alm da prpria lgica, no pode ser totalmente compreendido pela razo. Enquanto que para Maimonides a ideia de Lei algo semelhante ordem oculta de Anaxgoras, aos princpios do nmero de Pitgoras, o conceito de lei para Peirce um fenmeno de linguagem, prximo do logos compreendido por Herclito. Assim, o conceito de lei para Peirce parece ser, sinteticamente, equivalente ao poder racional de Maimonides. Maimonides seria considerado um dos mais importantes filsofos medievais. A sua celebridade no esteve contida nos fechados crculos dos aclamados pensadores e filsofos. Em Portugal, chegou a ser considerado como um mestre Portugus, ainda que nunca tenha l estado. Mas, a sua gigantesca e fascinante obra no passou livre de controvrsias e perseguies. Em 1320, Salomon ben Abraham, um rabino de Montpellier, interditou o estudo do Guia dos Perplexos, do Livro do Conhecimento e dos seus estudos filosficos em geral, sob pena de expulso da comunidade judaica.

39

MAIMONIDES emanuel dimas de melo pimenta 1998

Na Espanha, crticos das suas idias solicitaram ajuda dos padres dominicanos e franciscanos para confiscar e queimar os seus livros. Para Maimonides, ao longo de toda a sua vida, o estabelecimento do mtodo foi algo manifestamente essencial. Tudo forjando um mundo onde o conhecimento, o contnuo aprendizado das leis da Natureza, a no separao entre ao e reflexo, entre f e razo, so os seus signos essenciais. Nas suas abordagens do mundo, o aparato classificatrio tipicamente aristotlico apenas um recurso para a compreenso de um modelo dinmico e no linear. Algo que nos faz lembrar Octavio Paz quando afirmava que uma comunidade seria aquela sociedade universal em que as relaes entre os seres humanos, longe de ser uma imposio da necessidade exterior, fossem como um tecido vivo, feito da fatalidade de cada um ao se enlaar com a liberdade de todos.

40

S-ar putea să vă placă și