Sunteți pe pagina 1din 7

AS TEORIAS ACERCA DA OBRA DE ARTE

8 de Junho - entrega 12 de Junho - apresentao

2012
Filosofia

TPICOS DE EXECUO
Definir Esttica Identificar O Problema: o problema da definio de obra de Arte Teorias acerca da Arte Arte como representao Arte como expresso Arte como forma significante (Referir) Tese Argumentos Objeces

O Problema da Definio de Obra de Arte


cada vez mais impensvel criar critrios que sejam comuns a todas as obras de Arte, visto que hoje em dia, com a chegada da Arte Moderna (que pode tambm representar a ciso com o Passado), tm-se criado as obras de Arte mais diversas e distintas, de tudo o que at ento havia sido feito. Morris Weitz, filsofo da americano, assim como muitos outros seus contemporneos, conclui ento que a Arte indefinvel. Isto porque considerava impossvel reunir toda uma lista de critrios que fossem comuns a todas as obras de Arte, ou seja: no havia nenhuma(s) caracterstica(s) necessria(s) e suficiente(s) da Arte. Ele pensa que ser mais proveitoso perceber como se pode manobrar, por assim dizer, o conceito de Arte, do que tentar encontrar uma definio especfica e conclusiva para ela. Ento Weitz defende que o conceito de Arte um conceito aberto, ou seja, moldvel e pode ser sujeito a alteraes, na medida em que criativa. Este , de facto, um forte argumento: como poderia o conceito de algo que implicasse criatividade, originalidade e inovao em desenvolvimento contnuo, ser fechado? Seria uma contradio de conceitos. Weitz afirma que existe um padro de descendncia que ajuda a perceber a evoluo Arte e a razo pela qual esta indifinvel, comeandose por uma base aceitada pela generalidade como obra de Arte, e que, a pea que vier depois, ter algumas parecenas com a primeira, e ento tambm ser considerada Arte, repetindo-se o processo sucessivamente. No fim, haver uma rvore genealgica de aspectos semelhantes entre as obras de Arte, sem que nenhum seja, porem, comum a todos, ou seja: sem que haja um padro fixo de aspectos em comum. Conclui que se podem identificar obras de Arte sem haver uma definio concreta e objectiva de Arte.

Objeces Teoria da Indefinibilidade Arte


A abalar a teoria de Weitz, so-nos apresentadas trs objeces.

- Ser um conceito aberto, no implica que no possa ter uma definio; a Arte. Ao caracterizar a Arte como criativa e inovadora, estamos a descrever a sua essncia, o que significa que afinal sempre h caractersticas que, reunidas, possam definir Arte. - A objeco das parecenas familiares. Pode haver outra maneira de o objecto se tornar Arte, que no a agregao fixa de condies indispensveis para tal. - necessrio mais do que simples parecenas para definir a Arte. No necessrio existir uma rede de semelhanas entre as obras de Arte para algo ser Arte.

A Arte como Forma Significante


Tudo comea com a grande revoluo na Arte (especialmente na pintura), no sculo XX em que alguns pintores comeam a querer contrariar a ideia da representao, de que tratava, por exemplo, a fotografia. Assim, decidem ir em busca de novos caminhos, no satisfeitos com os limites de representar o mundo e a realidade. Esse ideal est no bero de um novo tipo de Arte, a Arte Moderna. Um desses novos caminhos acaba por levar alguns artistas da pintura a basear as suas obras em composies de linhas, cores e formas, partindo apenas da sua organizao visual. Ou seja, o nascimento da pintura abstracta.

A Teoria Formalista da Arte Tese e Argumentos a Favor


a teoria que Clive Bell, um filsofo e crtico de arte Ingls, expe na sua obra literria, singelamente intitulada de Arte. Esta teoria defende que o ponto de partida de qualquer sistema esttico tem de ser a experincia pessoal de uma emoo peculiar, querendo dizer com estas palavras que: - Esta dita emoo peculiar provocada por um objecto, que, dado que a provoca, uma obra de Arte. - A diversidade das obras de Arte provoca diferentes emoes, contudo, todas elas so do mesmo tipo. - A emoo peculiar de que Bell nos fala, trata-se apenas de um ponto de partida para compreender a Arte Bell chama a esta emoo, emoo esttica, e importante apelar para um detalhe importante da teoria deste filsofo: apesar de poder parecer fundvel com o ideal de Arte como expresso por se basear numa experincia pessoal , a teoria de Bell sublinha que, para que haja a emoo esttica, necessrio haver na obra de Arte alguma caracterstica particular que a despolete. E essa caracterstica ter de ser comum a todas as obras de Arte, pois se um objecto no for dotado dela, segundo Bell, isso exclui automaticamente a possibilidade de esse objecto se tratar de uma obra de Arte. Aos objectos que provocam tal emoo chamamos obras de Arte

A caracterstica individuadora presente nas obras de Arte (e em que s nelas existe), considera Bell, que detectada atravs da pareceria entre a inteligncia e a sensibilidade, dado que, segundo ele, no pode haver compreenso esttica sem o emparelhamento de ambas estas virtudes. O filsofo vai at mais longe, ele afirma que encontrar esta caracterstica, como que identificar a essncia da obra, como se, de alguma forma, estivesse a atribuir o dote de uma espcie de Alma a uma obra de Arte. Como com as pessoas, quando se diz que os olhos so os espelhos da Alma, quase parece que Bell est a insinuar que preciso identificar essa essncia profunda atravs da viso. Essa caracterstica ter de ser simultaneamente condio necessria e suficiente da Arte, ou seja, um objecto s pode ser considerado uma obra de Arte se tiver essa caracterstica, mas tambm no precisa de mais nada alm disso para o ser. Concretamente, de que tipo de caracterstica falamos? E a resposta de Bell para esta pergunta poder ser simplesmente: a forma. Mas tudo tem uma forma, e nem tudo obra de Arte. Pois ento ser necessrio reduzir este termo to abrangente a um outro bastante mais esclarecedor A Forma Significante, o termo que Bell encontra para definir a caracterstica individuadora que tem, indispensavelmente, de estar presente numa obra de Arte, e aquilo que no pode ser modificado no objecto, sem que o faa perder valor ou significado. aquilo que cativa a nossa ateno para o objecto. No entanto, o manual faz-nos deparar com um exemplo interessante e to vulgar como placas de trnsito. Porque a sua forma significante (na medida em que a sua forma e a sua cor que transmite o seu significado), e, contudo, no se pode dizer que so Arte! Para esta questo, os formalistas podem facilmente retrucar que as placas de trnsito tm como sua nica funo transmitir informao, e no servem para exibir a sua forma. Aqui que destacamos a diferena: o objectivo da Arte precisamente, exibir a sua forma. Alis, para o defensor desta teoria, qualquer outra finalidade da obra de Arte que no a exibio da sua forma, no esteticamente relevante para a sua apreciao.

O formalista defende que a anlise esttica de uma obra de Arte, como por exemplo no campo da pintura, a descoberta de um qualquer significado pela ligao/relao das linhas e das cores. Em suma, esta teoria no restringe como as anteriores, e a sua essncia simples: A partir do momento em que provoca emoes estticas, o objecto Arte.

Objeces
importante ter presente que, apesar de esta teria ter de se confrontar com algumas fortes objeces, a forma realmente uma caracterstica particularmente importante na Arte, principalmente na Arte Moderna. - Existem objectos considerados obras de Arte que no se distinguem de outros que, na verdade, no so. - A relatividade e subjectividade do conceito de forma significante. Aparentemente, sempre houve grandes dvidas relativamente a este aspecto. Ora, se analisarmos o argumento do formalista, ao mesmo tempo que ele nos diz que a forma significante detectada pelas emoes estticas, diz-nos que as emoes estticas so despoletadas pela forma significante. E este argumento parece desaguar numa redundncia, num ciclo vicioso. Este um argumento fortssimo, que Bell tenta contornar. Mas a forma de Bell o fazer quase dogmtica, na medida em que recusa contraexemplos ao dizer que a forma significante apenas detectada pelas pessoas sensveis e que tm acesso a emoes estticas mais reveladoras que os insensveis no seriam capaz de entender. Isto s pode querer dizer que o tacto para encontrar a forma significante restrito a apenas algumas pessoas, e que por ser uma definio to imprecisa, no h maneira de encontrar um contra exemplo para ela; uma fuga objeco: um dogma do formalista, por no querer aceitar um contra exemplo.

S-ar putea să vă placă și