Sunteți pe pagina 1din 7

Quem Augusto Comte?

? Filsofo frances , nascido em 1798 , Foi o criador da Sociologia ( estudo da formao e comportamento da sociedade ) e precursor do Positivismo Qual a importncia do seu Pensamento? As ideias de Comte modificaram dogmas da ciencia moderna. Na busca por uma ciencia pura , o rigor metodolgico jamais poderia ser esquecido. O Pesquisador deveria se manter neutro , abdicando de seus valores e conceitos e baseando seu projeto apenas nos fenmenos observados. Tudo em prol de atingir uma verdade absoluta e inquestionvel. Comte foi o filosofo que buscava por ordem no mundo. A ordem e a organizao , para Comte , eram a chave do progresso cientifico e social. Quais suas principais ideias? Dentre as principais ideias de Augusto Comte destacam-se : Positivismo A investigao do real atravs da observao. Comte acreditava que que tanto a natureza como a sociedade eram regidas por leis imutaveis. O positivismo tem como prioridade entender como os fenmenos ocorrem e no as causas do fenmeno. Comte acreditava que o estudo da sociedade deveria ser encarado como uma ciencia tradicional como a Fisica , Astronomia, dando origem ao termo Fisica Social A instituio da Moral como ciencia - estudo da constituio psicolgica dos indivduos e suas interaoes sociais. O principio do Espirito de Conjunto - O sistema determina o comportamento de suas partes. Como o ambiente influencia o comportamento dos indivduos, como a sociedade participa da construo de valores e principios morais. A Designao do termo Sociologia , para o estudo da ciencia social , do comportamento da sociedade e das relaoes entre os indivduos. Lei dos 3 Estados - Descreve as etapas pelas quais o espirito humano teve que atravessar em sua busca pelo conhecimento absoluto.Os 3 estados so: O estado teolgico, o estado metafisico e o estado positivo. O estado teologico baseia-se no homem primitivo que atribui a ocorrncia de todos os fenmenos como obra divina. O estado metafisico tende a ser mais racional, com o homem recorrendo a substancias , elementos , e entidades ocultas como causas dos fenmenos. Todavia no deixa de ser um estado fora da realidade, porem j apresenta um avano em relaao ao estado teolgico. O ultimo estado, o estado positivo, baseia-se na busca por respostas plausveis, sem recorrer a entidades estranhas ao homem. A ciencia esta completamente baseada na realidade, com dados obtidos exclusivamente da observao dos fenmenos. O estado positivo ocorre aps a superaao dos estados teologico e metafisico.

O que o Positivismo? O positivismo uma corrente filosfica totalmente desprendida da corrente teolgica e metafsica, que surgiu no sculo XIX. Esse movimento considera a cincia como o nico caminho para o conhecimento verdadeiro, em que esse conhecimento se afirma em uma verdade comprovada, baseada nos dados da observao e experimentao. Discuta a relao entre a ciencia social e a biologia O pensamento de Comte foi bastante influenciado pelas cincias naturais, sendo fundamental para explicar sua concepo de Sociologia. A relao entre Sociologia e Biologia levantada por Comte era devido ao mtodo das cincias de experimentao. Ele altera a concepo da Cincia Humana como de carter analtico (analisa fatos separadamente) e passa a v-la como uma cincia de carter sinttico (analisa a sociedade como um todo), ou seja, ele v na Sociologia uma cincia que englobe a totalidade da histria humana. Para elaborar conceitos que abordassem uma grande diversidade de contextos sociais, Comte adota uma viso tpica da Biologia do Sculo XIX, uma viso teleolgica (noo de que as coisas servem a um propsito) e evolucionista. Ele determina quais so os pontos de menor e maior desenvolvimento, sendo que o de menor desenvolvimento seria toda e qualquer sociedade que no apresentasse as mesmas caractersticas da sociedade europia, e o de maior desenvolvimento seria a sociedade industrial europia que se formava em sua poca. Seguindo uma espcie de linha de evoluo, toda a sociedade sairia do ponto de menor desenvolvimento e evoluiria para o de maior desenvolvimento, cabendo Sociologia acelerar esse processo.

Existe uma cincia exata da sociedade? Para Comte, possvel construir uma cincia exata da sociedade. O autor considera todos os outros fenmenos das cincias naturais (astronmicos, fsicos, qumicos, etc.) de "mesmo esprito" que os da Sociologia. Dessa maneira todos os fenmenos, incluindo os sociolgicos, seriam submetidos a leis naturais invariveis. Escreva os pontos mais importantes do texto A cincia conduz a previdncia, e a previdncia permite regular a ao. A cincia de carter social, chamada pelo autor de Fsica Social, responsvel por estudar os fenmenos sociais, e assim como os outros fenmenos so regidos pelas leis naturais invariveis. A explicao destes fenmenos tambm a explicao da evoluo e desenvolvimento de um isolado, neste caso, a explicao dos fenmenos sociais nos leva a explicar tambm o desenvolvimento da espcie humana. Contudo, certos fenmenos apresentam regularidades, e tais regularidades proporcionam previses e repeties que, do ponto de vista de Comte so importantes (...) a fim de evitar, ou pelo menos mitigar, quando possvel, as crises mais ou menos graves que um movimento espontneo determina, quando no previsto. O surgimento de uma filosofia verdadeiramente positiva, ou seja, inteiramente desprendida de qualquer aliana teologia e metafsica.

Criao da Fsica Social - A Fsica Social nasceu da necessidade de criar uma categoria distinta relativa aos fenmenos sociais. Embora tais fenmenos fossem considerados, implicitamente, como parte dos fenmenos fisiolgicos, se fazia necessria a criao de outra categoria com um ponto de vista social devido a sua importncia e complexidade de estudo Busca do carter positivo na Fsica Social. - Esta rea da cincia a nica lacuna existente para a formao da Filosofia Positiva, e ela seria positiva assim como as outras cincias. Com esta condio satisfeita, ou seja, aps passar pelo estado teolgico, metafsico e s ento o estado positivo, as cinco grandes categorias abrangeriam todos os fenmenos existentes e a filosofia ento todas seriam inteiramente positivas. A Sociedade encontra-se desorganizada , tanto no aspecto espiritual quanto temporal. A anarquia espiritual precede a anarquia temporal. A sociedade esta sob o aspecto moral em um grande estado de anarquia Com a impossibilidade de estabelecer a teologia , faz-se necessrio a implantao da Filosofia positiva como estado consequente. Em seu trabalho sociolgico Comte relacionou ideias de outras reas do conhecimento com a sociologia e tambm utilizou princpios de algumas delas (principalmente das cincias naturais) em seus estudos. Alguns exemplos so a Biologia e a Economia Poltica. Conforme foi respondido em uma questo anterior, Comte utiliza o mtodo das cincias de experimentao, principalmente da Biologia, sendo esse um ponto fundamental da concepo de Sociologia. Relacionando Economia Poltica, segundo Comte, os fenmenos econmicos no poderiam ser desvinculados dos sociais, desse modo, o estudo da Economia Poltica estaria includo na Sociologia. Logo, seria necessrio o entendimento dos estudos da sociedade relacionados circulao de capital e de outras variveis sociolgicas para compor o estudo econmico.

Biografia de Auguste Comte: Auguste Comte (1798-1857) foi um filsofo francs. Criou a corrente de pensamento chamada "Positivismo". Auguste Comte (1798-1857) nasceu em Montpellier, Frana, onde fez os seus primeiros estudos. Em 1814 ingressa no curso de medicina na Escola Politcnica de Paris. Ficou conhecido da intelectualidade francesa depois que foi secretrio do socialista Saint-Simon, de quem mas tarde viria a romper a amizade, por divergncias ideolgicas. Comte passou a estudar as possibilidades de esboar em teoria, um modelo ideal de sociedade organizada. Em 1822, publicou "Plano de Trabalhos Cientficos para Reorganizar a Sociedade". Em 1830, iniciou o livro "Curso de Filosofia Positiva", concludo em 1842. Em 1848, criou uma Sociedade Positivista, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de tericos por todo o mundo.

Na obra "Discurso sobre o Esprito Positivo", escrita em 1848, Comte afirma que o esprito positivo, que compreende a inteligncia, os sentimentos e as aes positivas, maior e mais importante que a mera cientificidade, que abrange somente questes intelectuais. Na obra "Sistema de Poltica Positiva" Comte institui a "Religio da Humanidade" que se caracteriza pela busca da unidade moral humana. Importante ressaltar que as idias do positivismo inspiraram at a inscrio da bandeira brasileira "Ordem e Progresso", inspirada no lema de Auguste Comte que diz: "Amor como princpio, ordem como base e progresso como objetivo". Suas ideias inspiraram o exrcito brasileiro e a proclamao da Repblica do Brasil em 1889. O pensamento positivista pregava um modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual no teria mais importncia, sendo os sbios e cientistas a primazia nas decises. Entre seus lemas destaca-se: "No h problema que no possa em ltima instncia ser reduzido a nmeros". Auguste Comte morreu em Paris, Frana, no dia 5 de setembro de 1857. Obras de Auguste Comte Plano de Trabalho Cientfico para Reorganizar a Sociedade, 1822 Opsculos de Filosofia Social, 1816-1828 Curso de Filosofia Positiva, 1830-1842 Discurso sobre o Esprito Positivo, 1848 Discurso sobre o Conjunto do Positivismo, 1848 Catecismo Positivista, 1852 Sistema de Poltica Positiva, 1851-1854 Apelo aos Conservadores, 1855 Sntese Subjetiva, 1856 Caractersticas Gerais do Positivismo: Ao idealismo da primeira metade do sculo XIX se segue o positivismo, que ocupa, mais ou menos, a segunda metade do mesmo sculo, espalhado em todo o mundo civilizado. O positivismo representa uma reao contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experincia e os dados positivos. Entretanto, o positivismo fica no mesmo mbito imanentista do idealismo e do pensamento moderno em geral, defendendo, mais ou menos, o absoluto do fenmeno. "O fato divino", dizia Ardig. A diferena fundamental entre idealismo e positivismo a seguinte: o primeiro procura uma interpretao, uma unificao da experincia mediante a razo; o segundo, ao contrrio, quer limitar-se experincia imediata, pura, sensvel, como j fizera o empirismo. Da a sua pobreza filosfica, mas tambm o seu maior valor como descrio e anlise objetiva da experincia - atravs da histria e da cincia - com respeito ao idealismo, que alterava a experincia, a cincia e a histria. Dada essa objetividade da cincia e da histria do pensamento positivista, compreende-se porque elas so fecundas no campo prtico, tcnico, aplicado. Alm de ser uma reao contra o idealismo, o positivismo ainda devido ao grande progresso das cincias naturais, particularmente das biolgicas e fisiolgicas, do sculo XIX. Tenta-se aplicar os princpios e os mtodos daquelas cincias filosofia, como resolvedora do problema do mundo e da vida, com a esperana de conseguir os mesmos fecundos resultados. Enfim, o positivismo teve impulso, graas ao desenvolvimento dos problemas econmico-sociais, que dominaram o mesmo sculo XIX. Sendo grandemente valorizada a atividade econmica, produtora de bens materiais, natural se procure uma base filosfica positiva, naturalista, materialista, para as ideologias econmico-sociais. Gnosiologicamente, o positivismo admite, como fonte nica de conhecimento e critrio de verdade, a experincia, os fatos positivos, os dados sensveis. Nenhuma metafsica, portanto, como interpretao, justificao

transcendente ou imanente, da experincia. A filosofia reduzida metodologia e sistematizao das cincias. A lei nica e suprema, que domina o mundo concebido positivisticamente, a evoluo necessria de uma indefectvel energia naturalista, como resulta das cincias naturais. Dessas premissas teorticas decorrem necessariamente as concepes morais hedonistas e utilitrias, que florescem no seio do positivismo. E delas dependem, mais ou menos, tambm os sistemas poltico-econmicosociais, florescidos igualmente no mbito natural do positivismo. Na democracia moderna - que a concepo poltica, em que a soberania atribuda ao povo, massa - a vontade popular se manifesta atravs do nmero, da quantidade, da enumerao material dos votos (sufrgio universal). O liberalismo, que sustenta a liberdade completa do indivduo - enquanto no lesar a liberdade alheia - sustenta tambm a livre concorrncia econmica atravs da lida mecnica, do conflito material das foras econmicas. Para o socialismo, enfim, o centro da vida humana est na atividade econmica, produtora de bens materiais, e a histria da humanidade acionada por interesses materiais, utilitrios, econmicos (materialismo histrico), e no por interesses espirituais, morais e religiosos. O positivismo do sculo XIX pode semelhar ao empirismo, ao sensismo (e ao naturalismo) dos sculos XVII e XVIII, tambm pelo pas clssico de sua florao (a Inglaterra) e porquanto reduz, substancialmente, o conhecimento humano ao conhecimento sensvel, a metafsica cincia, o esprito natureza, com as relativas conseqncias prticas. Diferencia-se, porm, desses sistemas por um elemento caracterstico: o conceito de vir-a-ser, de evoluo, considerada como lei fundamental dos fenmenos empricos, isto , de todos os fatos humanos e naturais. Tal conceito representa um equivalente naturalista do historicismo romntico da primeira metade do sculo XIX, com esta diferena, entretanto, que o idealismo concebia o vir-a-ser como desenvolvimento racional, teolgico, ao passo que o positivismo o concebe como evoluo, por causas. Atravs de um conflito mecnico de seres e de foras, mediante a luta pela existncia, determina-se uma seleo natural, uma eliminao do organismo mais imperfeito, sobrevivendo o mais perfeito. Da acreditar o positivismo firmemente no progresso - como nele j acreditava o idealismo. Trata-se, porm, de um progresso concebido naturalisticamente, quer nos meios quer no fim, para o bem-estar material. Mas, como no mbito do idealismo se determinou uma crtica ao idealismo, igualmente, no mbito do positivismo, a nica realidade existente, o cognoscvel, a realidade fsica, o que se pode atingir cientificamente. Portanto, nada de metafsica e filosofia, nada de esprito e valores espirituais. No entanto, atinge a cincia fielmente a sua realidade, que a experincia? E a cincia positivista pura cincia, ou no implica uma metafsica naturalista inconsciente e, involuntariamente, discutvel pelo menos tanto quanto a metafsica espiritualista? Nos fins do sculo passado e nos princpios deste sculo se determina uma crise interior da cincia mecaniscista, ideal e dolo do positivismo, para dar lugar a outras interpretaes do mundo natural no mbito das prprias cincias positivas. Da uma reviso e uma crtica da cincia por parte dos mesmos cientistas, que ser uma reviso e uma crtica do positivismo. Nessa crtica e vitria sobre o positivismo, pode-se distinguir duas fases principais: uma negativa, de crtica cincia e ao positivismo; outra positiva, de reconstruo filosfica, em relao com exigncias mais ou menos metafsicas ou espiritualistas. Vida e Obras: Estudante da Politcnica aos 16 anos, Comte nomeado em 1832 explicador de anlise e de mecnica nessa mesma escola e, depois, em 1837, examinador de vestibular. Ver-se- retirado desta ltima funo em 1844 e de seu posto de explicador em 1851. Apesar de seus reiterados pedidos, no obter o desejado cargo de professor da Politcnica, nem mesmo a ctedra de histria geral das cincias positivas no Collge de France, que quisera criar em benefcio prprio. A obra de Comte guarda estreitas relaes com os acontecimentos de sua vida. Dois encontros capitais presidem as duas grandes etapas desta obra. Em 1817, ele conhece H. de Saint-Simon: O Organizador, o Sistema Industrial, e concebe, a partir da, a criao de uma cincia social e de uma poltica cientfica. J de posse, desde 1826, das grandes linhas de seu sistema, Comte abre em sua casa, rua do Faubourg Montmartre, um Curso de filosofia positiva - rapidamente interrompido por uma depresso nervosa - (que lhe vale ser internado durante algum tempo no servio de Esquirol). Retoma o ensino em 1829. A publicao do Curso inicia-se em 1830 e se distribui em 6 volumes at 1842. Desde 1831 Comte abrir, numa sala da prefeitura do 3. distrito, um curso pblico e gratuito de astronomia elementar destinado aos "operrios de Paris", curso este que ele levaria avante por sete anos consecutivos. Em 1844 publica o prefcio do curso sob o ttulo: Discurso dobre o esprito positivo.

em outubro de 1844 que se situa o segundo encontro capital que vai marcar uma reviravolta na filosofia de Augusto Comte. Trata-se da irm de um de seus alunos, Clotilde de Vaux, esposa abandonada de um cobrador de impostos (que fugira para a Blgica aps algumas irregularidades financeiras). Na primavera de 1845, nosso filsofo de 47 anos declara a esta mulher de 30 seu amor fervoroso. "Eu a considero como minha nica e verdadeira esposa no apenas futura, mas atual e eterna". Clotilde oferece-lhe sua amizade. o "ano sem par" que termina com a morte de Clotilde a 6 de abril de 1846. Comte sente ento sua razo vacilar, mas entrega-se corajosamente ao trabalho. Entre 1851 e 1854 aparecem os enormes volumes do Sistema de poltica positiva ou Tratado de sociologia que institui a religio da humanidade. O ltimo volume sobre o Futuro humano prev uma reformulao total da obra sob o ttulo de Sntese Subjetiva. Desde 1847 Comte proclamou-se grande sacerdote da Religio da Humanidade. Institui o "Calendrio positivista" (cujos santos so os grandes pensadores da histria), forja divisas "Ordem e Progresso", "Viver para o prximo"; "O amor por princpio, a ordem por base, o progresso por fim", funda numerosas igrejas positivistas (ainda existem algumas como exemplo no Brasil). Ele morre em 1857 aps ter anunciado que "antes do ano de 1860" pregaria "o positivismo em Notre-Dame como a nica religio real e completas". Comte partiu de uma crtica cientfica da teologia para terminar como profeta. Compreende-se que alguns tenham contestado a unidade de sua doutrina, notadamente seu discpulo Littr, que em 1851 abandona a sociedade positivista. Littr - autor do clebre Dicionrio, divulgador do positivismo nos artigos do Nacional - aceita o que ele chama a primeira filosofia de Augusto Comte e v na segunda uma espcie de delrio poltico-religioso, inspirado pelo amor platnico do filsofo por Clotilde. Todavia, mesmo se o encontro com Clotilde deu obra do filsofo um novo tom, certo que Comte, j antes do Curso de filosofia positiva (e principalmente em seu "opsculo fundamental" de 1822), sempre pensou que a filosofia positivista deveria terminar finalmente em aplicaes polticas e nas fundao de uma nova religio. Littr podia sem dvida, em nome de suas prprias concepes, "separar Comte dele mesmo". Mas o historiador, que no deve considerar a obra com um julgamento pessoal, pode considerar-se autorizado a afirmar a unidade essencial e profunda da doutrina de Comte.() () Comte, afirmando vigorosamente a unidade de seu sistema, reconhece que houve duas carreiras em sua vida. Na primeira, diz ele sem falsa modstia, ele foi Aristteles e na segunda ser So Paulo. Caractersticas Gerais do Positivismo: Ao idealismo da primeira metade do sculo XIX se segue o positivismo, que ocupa, mais ou menos, a segunda metade do mesmo sculo, espalhado em todo o mundo civilizado. O positivismo representa uma reao contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experincia e os dados positivos. Entretanto, o positivismo fica no mesmo mbito imanentista do idealismo e do pensamento moderno em geral, defendendo, mais ou menos, o absoluto do fenmeno. "O fato divino", dizia Ardig. A diferena fundamental entre idealismo e positivismo a seguinte: o primeiro procura uma interpretao, uma unificao da experincia mediante a razo; o segundo, ao contrrio, quer limitar-se experincia imediata, pura, sensvel, como j fizera o empirismo. Da a sua pobreza filosfica, mas tambm o seu maior valor como descrio e anlise objetiva da experincia - atravs da histria e da cincia - com respeito ao idealismo, que alterava a experincia, a cincia e a histria. Dada essa objetividade da cincia e da histria do pensamento positivista, compreende-se porque elas so fecundas no campo prtico, tcnico, aplicado. Alm de ser uma reao contra o idealismo, o positivismo ainda devido ao grande progresso das cincias naturais, particularmente das biolgicas e fisiolgicas, do sculo XIX. Tenta-se aplicar os princpios e os mtodos daquelas cincias filosofia, como resolvedora do problema do mundo e da vida, com a esperana de conseguir os mesmos fecundos resultados. Enfim, o positivismo teve impulso, graas ao desenvolvimento dos problemas econmico-sociais, que dominaram o mesmo sculo XIX. Sendo grandemente valorizada a atividade econmica, produtora de bens materiais, natural se procure uma base filosfica positiva, naturalista, materialista, para as ideologias econmico-sociais. Gnosiologicamente, o positivismo admite, como fonte nica de conhecimento e critrio de verdade, a experincia, os fatos positivos, os dados sensveis. Nenhuma metafsica, portanto, como interpretao, justificao transcendente ou imanente, da experincia. A filosofia reduzida metodologia e sistematizao das cincias. A lei nica e suprema, que domina o mundo concebido positivisticamente, a evoluo necessria de uma indefectvel energia naturalista, como resulta das cincias naturais.

Dessas premissas teorticas decorrem necessariamente as concepes morais hedonistas e utilitrias, que florescem no seio do positivismo. E delas dependem, mais ou menos, tambm os sistemas poltico-econmicosociais, florescidos igualmente no mbito natural do positivismo. Na democracia moderna - que a concepo poltica, em que a soberania atribuda ao povo, massa - a vontade popular se manifesta atravs do nmero, da quantidade, da enumerao material dos votos (sufrgio universal). O liberalismo, que sustenta a liberdade completa do indivduo - enquanto no lesar a liberdade alheia - sustenta tambm a livre concorrncia econmica atravs da lida mecnica, do conflito material das foras econmicas. Para o socialismo, enfim, o centro da vida humana est na atividade econmica, produtora de bens materiais, e a histria da humanidade acionada por interesses materiais, utilitrios, econmicos (materialismo histrico), e no por interesses espirituais, morais e religiosos. O positivismo do sculo XIX pode semelhar ao empirismo, ao sensismo (e ao naturalismo) dos sculos XVII e XVIII, tambm pelo pas clssico de sua florao (a Inglaterra) e porquanto reduz, substancialmente, o conhecimento humano ao conhecimento sensvel, a metafsica cincia, o esprito natureza, com as relativas conseqncias prticas. Diferencia-se, porm, desses sistemas por um elemento caracterstico: o conceito de vir-a-ser, de evoluo, considerada como lei fundamental dos fenmenos empricos, isto , de todos os fatos humanos e naturais. Tal conceito representa um equivalente naturalista do historicismo romntico da primeira metade do sculo XIX, com esta diferena, entretanto, que o idealismo concebia o vir-a-ser como desenvolvimento racional, teolgico, ao passo que o positivismo o concebe como evoluo, por causas. Atravs de um conflito mecnico de seres e de foras, mediante a luta pela existncia, determina-se uma seleo natural, uma eliminao do organismo mais imperfeito, sobrevivendo o mais perfeito. Da acreditar o positivismo firmemente no progresso - como nele j acreditava o idealismo. Trata-se, porm, de um progresso concebido naturalisticamente, quer nos meios quer no fim, para o bem-estar material. Mas, como no mbito do idealismo se determinou uma crtica ao idealismo, igualmente, no mbito do positivismo, a nica realidade existente, o cognoscvel, a realidade fsica, o que se pode atingir cientificamente. Portanto, nada de metafsica e filosofia, nada de esprito e valores espirituais. No entanto, atinge a cincia fielmente a sua realidade, que a experincia? E a cincia positivista pura cincia, ou no implica uma metafsica naturalista inconsciente e, involuntariamente, discutvel pelo menos tanto quanto a metafsica espiritualista? Nos fins do sculo passado e nos princpios deste sculo se determina uma crise interior da cincia mecaniscista, ideal e dolo do positivismo, para dar lugar a outras interpretaes do mundo natural no mbito das prprias cincias positivas. Da uma reviso e uma crtica da cincia por parte dos mesmos cientistas, que ser uma reviso e uma crtica do positivismo. Nessa crtica e vitria sobre o positivismo, pode-se distinguir duas fases principais: uma negativa, de crtica cincia e ao positivismo; outra positiva, de reconstruo filosfica, em relao com exigncias mais ou menos metafsicas ou espiritualistas. Vida e Obras: Estudante da Politcnica aos 16 anos, Comte nomeado em 1832 explicador de anlise e de mecnica nessa mesma escola e, depois, em 1837, examinador de vestibular. Ver-se- retirado desta ltima funo em 1844 e de seu posto de explicador em 1851. Apesar de seus reiterados pedidos, no obter o desejado cargo de professor da Politcnica, nem mesmo a ctedra de histria geral das cincias positivas no Collge de France, que quisera criar em benefcio prprio. A obra de Comte guarda estreitas relaes com os acontecimentos de sua vida. Dois encontros capitais presidem as duas grandes etapas desta obra. Em 1817, ele conhece H. de Saint-Simon: O Organizador, o Sistema Industrial, e concebe, a partir da, a criao de uma cincia social e de uma poltica cientfica. J de posse, desde 1826, das grandes linhas de seu sistema, Comte abre em sua casa, rua do Faubourg Montmartre, um Curso de filosofia positiva - rapidamente interrompido por uma depresso nervosa - (que lhe vale ser internado durante algum tempo no servio de Esquirol). Retoma o ensino em 1829. A publicao do Curso inicia-se em 1830 e se distribui em 6 volumes at 1842. Desde 1831 Comte abrir, numa sala da prefeitura do 3. distrito, um curso pblico e gratuito de astronomia elementar destinado aos "operrios de Paris", curso este que ele levaria avante por sete anos consecutivos. Em 1844 publica o prefcio do curso sob o ttulo: Discurso dobre o esprito positivo. em outubro de 1844 que se situa o segundo encontro capital que vai marcar uma reviravolta na filosofia de Augusto Comte. Trata-se da irm de um de seus alunos, Clotilde de Vaux, esposa abandonada de um cobrador de impostos (que fugira para a Blgica aps algumas irregularidades financeiras). Na primavera de 1845, nosso filsofo de 47 anos declara a esta mulher de 30 seu amor fervoroso. "Eu a considero como minha nica e verdadeira esposa no apenas futura, mas atual e eterna". Clotilde oferece-lhe sua amizade. o "ano sem par" que termina com a

morte de Clotilde a 6 de abril de 1846. Comte sente ento sua razo vacilar, mas entrega-se corajosamente ao trabalho. Entre 1851 e 1854 aparecem os enormes volumes do Sistema de poltica positiva ou Tratado de sociologia que institui a religio da humanidade. O ltimo volume sobre o Futuro humano prev uma reformulao total da obra sob o ttulo de Sntese Subjetiva. Desde 1847 Comte proclamou-se grande sacerdote da Religio da Humanidade. Institui o "Calendrio positivista" (cujos santos so os grandes pensadores da histria), forja divisas "Ordem e Progresso", "Viver para o prximo"; "O amor por princpio, a ordem por base, o progresso por fim", funda numerosas igrejas positivistas (ainda existem algumas como exemplo no Brasil). Ele morre em 1857 aps ter anunciado que "antes do ano de 1860" pregaria "o positivismo em Notre-Dame como a nica religio real e completas". Comte partiu de uma crtica cientfica da teologia para terminar como profeta. Compreende-se que alguns tenham contestado a unidade de sua doutrina, notadamente seu discpulo Littr, que em 1851 abandona a sociedade positivista. Littr - autor do clebre Dicionrio, divulgador do positivismo nos artigos do Nacional - aceita o que ele chama a primeira filosofia de Augusto Comte e v na segunda uma espcie de delrio poltico-religioso, inspirado pelo amor platnico do filsofo por Clotilde. Todavia, mesmo se o encontro com Clotilde deu obra do filsofo um novo tom, certo que Comte, j antes do Curso de filosofia positiva (e principalmente em seu "opsculo fundamental" de 1822), sempre pensou que a filosofia positivista deveria terminar finalmente em aplicaes polticas e nas fundao de uma nova religio. Littr podia sem dvida, em nome de suas prprias concepes, "separar Comte dele mesmo". Mas o historiador, que no deve considerar a obra com um julgamento pessoal, pode considerar-se autorizado a afirmar a unidade essencial e profunda da doutrina de Comte.() () Comte, afirmando vigorosamente a unidade de seu sistema, reconhece que houve duas carreiras em sua vida. Na primeira, diz ele sem falsa modstia, ele foi Aristteles e na segunda ser So Paulo.

S-ar putea să vă placă și