Sunteți pe pagina 1din 5

THIAGO TEIXEIRA SANTOS

QUESTES SOBRE O TEXTO:


Conferncias em Paris de Edmund Husserl.

Estudo dirigido referente ao texto: Conferncias em Paris. Orientado pela Professora: Ana Selva. Aluno: Thiago Teixeira.

Instituto de Filosofia e Teologia Dom Joo Resende Costa 2010

1.Que relao Husserl estabelece entre seu propsito e o de Descartes?

Em seu texto intitulado As conferncias de Paris, Husserl aponta a filosofia de Descartes como a grande influencia sobre a fenomenologia, pois ele quem instaura uma peculiaridade do mtodo e da problemtica fenomenolgica. H uma aproximao entre as perspectivas destes filsofos que pode ser identificada atravs de seus propsitos: a valorizao da conscincia. Ademais, colocamos em relevo a tentativa de ambos em tratar da imerso para dentro de si a fim de se reconhecer como o eu pensante. Em Descartes a res cogitans, ou a coisa pensante aponta o caminho para a dvida metdica, em Husserl, por sua vez, o Ego possibilita o gnesis da epoch ou da reduo fenomenolgica. Husserl considera vlida a necessidade que Descartes apresenta de que o homem se volte a si mesmo, a fim de que no seja o objeto desse ego a preocupao com a existncia do mundo, mas sim com os sentidos que so inferidos no mundo e pela significao que a conscincia do sujeito estabelece com o mundo objetivo.

2.Que

crtica ele faz a Descartes? A crtica de Husserl a Descartes versa sobre a tentativa deste ltimo em

apresentar o eu pensante como de modo fechado em si mesmo. Descartes, atravs do seu mtodo, instaura a dvida sobre a existncia do que os sentidos apontam como real. Isso para que a nica certeza fosse a que o acerca eu pensante chegasse ao conhecimento verdadeiro por seu esforo reflexivo e distanciando-se das experincias sensveis. Logo, se duvido da existncia da efetividade, tenho a certeza que s no duvido de que penso. Husserl, por sua vez, no se props, por meio da fenomenologia, garantir a existncia do mundo, mas sim considerar como a conscincia atribui sentido ao esse mesmo mundo. indelvel que transcendncia da conscincia rumo a algo para que seja construdo o sentido de mundo garanta a efetividade desse algo.

3. O que quer dizer Ego cogito cogitata?

O que entendemos por este termo que a epoch ou reduo fenomenolgica em nada modifica o mundo objetivo e que toda conscincia conscincia de algo. Portanto, dentro desta perspectiva, cada cogito ou pensamento possui seus pensados ou seu cogitatum.O autor cita o exemplo de uma casa que mesmo numa suspenso da atividade perceptiva essa casa se mostra de acordo com suas propriedades. Ento percebemos que no s penso, mas atribuo sentido ao que penso, o que pensado possui propriedades e determinaes que podemos chamar de Cogitaes, por isso Husserl afirma que o titulo ego cogito deve incluir mais um elo: cada cogito tem em si como visado seu cogitatum. Ou seja, o pensamento e seus pensados

4 .O quer dizer intencionalidade da conscincia?

Toda conscincia conscincia de algo. Essa , portanto, a propriedade fundamental dos modos de conscincia. Husserl contra uma posio construtivista que identifica a conscincia como aquela que afetada pelo externo e responsvel por concatenar as percepes sensrias da afetao do mundo objetivo. Para o autor, no h essa distino, a conscincia e mundo objetivo fazem parte de uma unidade, ou seja, se tenho conscincia de algo no por que sou afetado por aquele algo, mas por que minha conscincia atribui sentido aquele algo.

5. O que reduo fenomenolgica?

A reduo fenomenolgica anloga a epoch, ou em outros termos a reduo do fenmeno as essncias. o que o autor aponta como o reconhecimento de sua peculiaridade absoluta e no pretendeu, como Descartes por meio dela, questionar a efetividade do mundo, mas sim, perceber que o mundo era para ele a partir de seu cogito e seus cogitatas. O que Husserl pretende chegar no s ao que o mundo apresenta para ele e o que o cogito atribui sentido, mas perceber-se com ego que experimenta e vive no interior do mundo. A reduo fenomenolgica consiste ento, em o eu conquistar um ponto ultimo pensvel da experincia e do conhecimento.

6. Por que ele afirma que a reduo fenomenolgica nos remete ao nosso eu transcendental?

Porque por ela, pela reduo fenomenolgica que me encontro na posio de espectador transcendental e estou acima de mim mesmo. Percebe-se como parte desse mundo objetivo enquanto cogitatum e atreves desses, a inerncia a vida e o ser transcendental que constituem o mundano integral. Esse espectador de si tem o mundo como fenmeno e transformou-se consciente de forma transcendental. Husserl pretende mostra que o ser um ser que habita no interior do mundo e a partir dessa vivencia se d uma transcendncia particular e atravs da experincia e do conhecimento aquele se torna espectador imparcial do seu eu - mundano e da vida do eu, assim se desvela um pedao especifico de sua vida transcendental desvelada.

7. Comente a afirmao da pgina 26: No existem primeiro coisas, e em seguidas, se insinuam na conscincia.

Bom, por essa afirmao entende-se que no h uma diviso entre o percebido pelas sensaes e a conscincia daquilo que se percebido. Para Husserl as coisas no se mostram conscincia e deixam que esteja se encarregue de dar os sentidos, esse

processo para o autor no apresenta uma ruptura, mas sim caracterizado por uma unidade, ou seja, quando se percebe algo a uma adequao entre percebido e conscincia, e essa j tem acesso aquele percebido dotando- o de sentido. como uma rede que se laa para capturar algo, essa rede ao capturar os objetos j atribui a eles sentido e no num movimento contrario a este segundo Husserl.

S-ar putea să vă placă și