Sunteți pe pagina 1din 6

Introduo

Neste trabalho pretendemos explicar resumidamente o que O trabalho, sua evoluo e estatuto no Ocidente. Para tal, abordamos a noo de trabalho, recorrendo origem etimolgica do termo, bem como, a revoluo histrica do trabalho desde o homem primitivo at atualidade. Referimos, ainda as formas de organizao do trabalho o Taylorismo e o Fordismo e a razo pela qual estas entraram em crise. Salientamos, a precarizao do trabalho e o desemprego, com base na situao atual em que se encontra o futuro do trabalho.

Desenvolvimento

1. Noo de Trabalho

A noo de trabalho consiste na realizao de atividades produtivas ou criativas para se atingir determinado fim, ou seja, a satisfao de necessidades humanas, implicando dispndio de esforo fsico e mental. A origem etimolgica da palavra trabalho vem do latim: tripalium (trs estacas), sinnimo de instrumento utilizado para subjugar os animais e forar os escravos a aumentar a produo, bem como, um instrumento de tortura, algo semelhante cruz que o rebanho cristo adotou como objecto-smbolo.

2. Revoluo Histrica do Trabalho

A revoluo histrica do trabalho sofreu vrias transformaes na sua aplicao ao longo dos sculos at atualidade, ou seja, desde a existncia do Homem Primitivo, Antiguidade, Feudalismo, Revoluo Industrial e Atualidade. O Homem Primitivo vivia da recolha de alimentos, da caa e da pesca, sendo estas actividades coletivas, o homem utilizava instrumentos muito rudimentares, da o homem era recoletor e o seu trabalho era essencialmente cooperativo. Sendo assim, as tarefas eram repartidas por sexos ou idades e surge a diviso natural do trabalho. Mais tarde, o homem domina a Natureza, com a descoberta da pecuria e da agricultura, no necessitando de deslocarse para procurar os alimentos, tornando-se num Homem sedentrio e produtor. Surgem especializaes em diversas actividades, por exemplo, a pecuria, agricultura ou a pastorcia, e assim aparece a primeira diviso social do trabalho. Com o aperfeioamento do trabalho dos metais aparecem os ofcios que produzem os instrumentos ou armas em metal, afastando-se as atividades de pastorcia e da agricultura. Separam-se os ofcios da agricultura e da pastorcia, levando segunda diviso social do trabalho.

Posteriormente, na Antiguidade o trabalho era considerado como algo de penoso, duro e constitudo por atividades subalternas, uma vez que este era feito pelo escravos. Seguidamente, surge o trabalho no Feudalismo, nesta sociedade devemos considerar os servos da releva que trabalhavam as terras dos proprietrios mais importantes e da surgir o servilismo que no mais do que uma forma atenuada de organizao social esclavagista. O servo da gleba no detinha direitos nem deveres, vivendo na dependncia dos senhores feudais. Com o avanar dos tempos e das tecnologias, surge a substituio do arteso e aparece o operrio, bem como a fbrica. Mais tarde, surge a mecanizao das atividades industriais, atravs de invenes e de inovaes, o surgir da Revoluo Industrial, nos sculos XVIII e XIX e XX. de salientar o trabalho assalariado nas fbricas, com o uso de mquinas e outros instrumentos novos e maquinizados. O trabalho assalariado dependia de condies miserveis e pouco saudveis. Daqui que aparecem as greves e revolues fundamentalmente das classes trabalhadoras. Foi essencial a interveno do Estado e dos Poderes Pblicos para legislar nas fbricas e outras instituies econmicas e sociais, bem como a Legislao Laboral e o Direito do Trabalho. Devemos salientar o papel dos sindicatos que defendem os direitos dos operrios. A partir das descobertas e outras invenes, vai aumentar a eficcia da produo em indstrias e servios, por exemplo, a indstria dos txteis e a indstria automvel, mas por outro lado, na economia industrializada comea a surgir o desemprego e a falta de postos de trabalho. Atualmente, o trabalhador executa o trabalho de maneira autnoma e individualizada, devido aos avanos das tecnologias de mecanizao e de automao, bem como, de comunicao. Na qual, o trabalhador hoje em dia usufrui de direitos e deveres, entres os quais: salrios renumerados de acordo com as suas funes, segurana e higiene no trabalho, seguro de trabalho, descanso semanal, frias e subsdios.

3. Formas de Organizao do Trabalho: Taylorismo e Fordismo

O Taylorismo consiste na medio do tempo que os trabalhadores demoram a realizar determinada tarefa, esta forma de organizao do trabalho defendida por Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Este estuda os movimentos que os trabalhadores realizam para os colocar segundo uma ordem lgica e encurtar o tempo necessrio produo de uma unidade do produto. Taylor tambm recomendou a instituio de prmios de produtividade e a cooperao entre managers (administradores) e trabalhadores. O Fordismo uma forma de organizao do trabalho defendida por Henry Ford (1863-1947). Desenvolveu este processo de organizao cientfica do trabalho, atravs do sistema da cadeia de montagem, em que as tarefas eram ainda mais parcializadas e em que os operrios no necessitavam de se deslocar durante a realizao das mesmas, j que eram as peas que se moviam de acordo com a cadncia imposta. Estes princpios que ficaram conhecidos como fordismo possibilitaram no s elevados ganhos de produtividade, mas tambm o processo de produo em massa.

4. Taylorismo e Fordismo em Crise:

A partir das dcadas de 1920 e 1930 e, posteriormente, nas dcadas de 1950 e 1960, desencadeou-se uma forte oposio de trabalhadores e de cientistas sociais ao Taylorismo e ao Fordismo, devido intensificao do sistema de cadeia de montagem e crescente alienao do trabalho. Esta evidenciava-se pela crescente separao dos trabalhadores do resultado do produto final. Estvamos perante a crise dos modelos tayloristas e fordista.

5. Precarizao do Trabalho:

No atual contexto de globalizao, a precarizao do trabalho caracterizado pelas deslocalizaes do capital financeiro e das grandes empresas transnacionais, pelas migraes massivas Sul-Norte, que atingem propores desumanas, e pela emergncia de novas potncias regionais, com
4

abundante e barata mo-de-obra, permitindo uma grande diversidade de situaes face ao trabalho. Esta diversidade resultante de uma Nova Diviso Internacional do Trabalho (DIT) em que pases, anteriormente produtores de matrias-primas e de produtos brutos, se transformaram em grandes exportadores de produtos manufaturados com tecnologia incorporada, como o caso dos pases emergentes como a ndia, Coreia do Sul, China, Malsia, Tailndia, Brasil, Mxico, entre muitos outros. Estas economias emergentes, com elevadas taxas de crescimento, baseiam os reduzidos custos de produo numa forte explorao da classe trabalhadora, violando os direitos humanos e na qual assentam o lucro e a competividade no centro.

6. Desemprego e Situao Atual:

Neste incio do sculo XXI, vivemos em sociedades com elevado desenvolvimento tecnolgico e cientfico, em que mquinas inteligentes esto a reduzir, no s o nmero de horas de trabalho, como tambm a utilizao de mo-de-obra humana. Como consequncia, o nmero de pessoas no desemprego tem vindo a aumentar significativamente, independentemente da idade, sexo e estudos acadmicos, o que leva a que haja uma sobrecarga de trabalho para os que esto empregados. Pois, o desemprego no deve s ao facto do desenvolvimento tecnolgico e cientfico das mquinas, mas tambm crise instalada em alguns pases desenvolvidos, como por exemplo, em Portugal. A entidade patronal despede funcionrios no pela falta de trabalho, mas sim por questes econmico-financeiras na busca incessante de reduo de custos para com o trabalhador e manter a margem de lucros e competitividade. Sendo assim, caber aos seres humanos encontrar a sabedoria e as formas de reverter estes avanos em benefcio da Humanidade sem perder a noo das aquisies que os trabalhadores ao longo da revoluo da histria do trabalho obtiveram de forma digna, ou seja, atravs dos Direitos do Trabalho.

Concluso

Com a realizao deste trabalho, conclumos que a noo de trabalho tem vindo a variar de cultura para cultura ao longo do tempo. E que, a revoluo histrica do trabalho evoluiu significativamente desde a era do homem primitivo, passando pela antiguidade, feudalismo, revoluo industrial at atualidade. de salientar, o papel importante que a organizao cientfica do trabalho: o Taylorismo e o Fordismo contriburam para o desenvolvimento da noo de trabalho e os direitos que os trabalhadores adquiriram ao longo dos anos. Todavia, em pleno sculo XXI deparamos com uma elevada

precarizao do trabalho, nomeadamente nos pases emergentes e uma elevada taxa de desemprego nos pases desenvolvidos. Devido, evoluo do desenvolvimento tecnolgico e cientfico das mquinas, mas tambm da crise econmico-financeira em que se encontra o Ocidente.

S-ar putea să vă placă și