Sunteți pe pagina 1din 3

Questo 1

A Histria no passa de uma rea de conhecimento preocupada em estudar o passado? Justifique a sua resposta.

Questo 2

Os fatos histricos s podem ser reconhecidos nas aes dos grandes acontecimentos e personagens? Justifique a sua resposta atravs de um exemplo.

Questo 3

Estabelea a diferena existente entre o tempo cronolgico e o tempo histrico.

Questo 4

Aponte a diviso do tempo histrico usualmente utilizada pelos historiadores e demais estudantes dessa rea do conhecimento.

Questo 5

Explique de que forma o historiador tem condies de acessar o passado.

Questo 6

O que anacronismo, e como ele dificulta o trabalho com o passado?

Respostas

Resposta Questo 1

No. Apesar de trabalhar com dados que se encontram no tempo passado, a cincia histrica uma importante ferramenta para que possamos repensar a situao presente do homem. Sempre que nos voltamos quilo que j foi feito, procuramos informaes e desdobramentos daquele ato em nosso tempo presente. De tal forma, tem grande importncia na reflexo das experincias vividas e na obteno de respostas que possam reorientar nossas aes e comportamentos.

Resposta Questo 2

No. A realizao dos fatos histricos podem acontecer pela ao de pessoas completamente desconhecidas ou por coletividades. Em um processo eleitoral, por exemplo, vrias pessoas determinam a escolha de um governante atravs de uma ao individual. Dessa forma, vemos que elas participam de um importante fato poltico sem que para isso, tenham que ser reconhecidas ou responsveis por uma ao de grande impacto.

Resposta Questo 3

O tempo cronolgico trabalha com unidades de tempo constantes que buscam um padro vlido para um grande nmero de pessoas. Dessa forma, ao falarmos do tempo cronolgico, fazemos referncia aos minutos, horas, dias, meses,anos... J o tempo histrico tem uma forma de organizao dinmica, que varia de acordo com as transformaes mais significativas para uma sociedade. Nesse caso, vemos que cada povo tem autonomia para estabelecer a diviso do seu tempo histrico.

Resposta Questo 4

Os historiadores costumam dividir o tempo histrico da seguinte forma: Pr-Histria, que vai do surgimento dos primeiros homindeos (4 milhes de anos atrs) at a inveno da escrita (4000 a.C.); Idade Antiga, que vai de 4000 a.C. at o sculo V d.C.; Idade Mdia, compreendida entre os sculos V e XV; a Idade Moderna, que fica entre os sculos XV e XVIII; e a Idade Contempornea, que vai dos fins do sculo XVIII at os dias atuais.

Resposta Questo 5

A relao do historiador com o passado acontece atravs do trabalho com as chamadas fontes histricas. Essas fontes podem abarcar uma srie de registros do passado, entre os quais podemos incluir, o trabalho com documentos oficiais, relatrios, cartas, artefatos arqueolgicos, o mobilirio, as vestimentas, as obras artsticas, as fotografias e os relatos orais. Na medida em que rene tais fontes, o historiador busca responder s questes que levanta sobre as mesmas.

Resposta Questo 6

O anacronismo toda a interpretao do passado realizada a partir dos valores e conceitos desenvolvidos no tempo presente. Muitas vezes, o anacronismo dificulta o trabalho com o passado por criar interpretaes que no tm relao com o conjunto de valores e ideias da poca trabalhada. De tal forma, esse tipo de ao pode incorrer no desenvolvimento de interpretaes incoerentes sobre as experincias, questes e modos de vida das sociedades passadas.

S-ar putea să vă placă și